sábado, 31 de outubro de 2009

UERN divulga concorrência do Vestibular 2010


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte divulgou no dia 29/10 a concorrência do Processo Seletivo Vocacional 2010.

O curso que teve maior concorrência foi o de Medicina (matutino), com 92.07 (geral) e 28.69 (cotistas). O segundo foi Direito (noturno, Campus do Natal) com 72.85 (geral) e 29.25 (cotistas).

Segundo os números, Letras (noturno, Macau), habilitação em Língua Inglesa e Literatura da Língua Inglesa foi o menor: 0.80 (geral) e 0.20 (cotistas).

Vale ressaltar que a partir do dia 20/11/09 e até o dia prova, em 20/12/09, os candidatos poderão retirar o Cartão do Candidato, que será disponibilizado exclusivamente no site da UERN.

Para você ver o documento com toda concorrência clique AQUI

Fonte: UERN

Pai do Prof. Raimundo Monteiro é homenageado em Aracati

Retirado do site do Jornal O Povo - 31/out/2009

Aracati comemora centenário de jornalista

Antonio Monteiro será homenageado em Aracati (Foto: ARQUIVO PESSOAL)

Homem forte nas decisões, defensor de seu município, o jornalista e historiador Antonio Figueiredo Monteiro, que foi correspondente do O POVO por mais de 40 anos, será homenageado (in memorian) a partir de hoje em Aracati, por seu centenário de nascimento. A abertura oficial das festividades será às 19h30min, no Instituto do Museu Jaguaribano (avenida Coronel Alexanzito, 740, Centro), e apresentará dados biográficos do jornalista em prosa e versos de Jota Gomes e Rogaciano Lopes. As comemorações prosseguem até o dia 30 novembro.

Nesta noite, haverá ainda exibição de vídeos e depoimentos de personalidades de Aracati. De acordo com o filho do homenageado, professor Raimundo Nonato Ribeiro Monteiro, toda a programação foi pensada para preservar a memória de Antonio Figueiredo, que contribuiu para várias melhorias na cidade de Aracati. ``Como correspondente no Interior, ele nunca foi defensor dos interesses do prefeito, mas sim da população``, disse o filho, que ressalta sua forte atuação na preservação de prédios históricos do Município.

Ainda hoje, a partir das 20 horas, haverá apresentações culturais, incluindo o mestre da cultura Gilberto Calungueiro junto com Marquinhos Calungueiro, além de peças de teatro de rua, apresentações de embolada, repente e outras atrações. Na segunda-feira, dia 2, a programação começa às 9 horas, com inserção de placas com o nome do jornalista em ruas e nas residências onde ele nasceu e morou.

À noite, haverá missa do centenário de nascimento de Antonio Figueiredo, na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, que será celebrada por monsenhor Diomedes de Carvalho e padre Antonio Lopes de Lima. De hoje até 30 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, uma exposição estará aberta ao público, com peças que reconstroem a vida e a obra do jornalista.


E-Mais

> Comemorações do centenário de nascimento de Antonio Figueiredo Monteiro. De hoje a 3 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, em Aracati.

> Exposição de hoje ao dia 15 de novembro, no Instituto do Museu Jaguaribano, das 8h às 17h. Fotografias do Homenageado; reportagens de jornais, crônicas e artigos do homenageado; documentos; jornais antigos do Aracati; reportagens sobre Icapuí e suas comunidades.

Veja matéria original aqui.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fotos de Icapuí

A foto de hoje é da Praia de Barrinha!

Barcos no Mar - Barrinha
Foto: Thiago Tavares

Blog Bodega Cultural denuncia problemas na Saúde de Icapuí


O blog Bodega Cultural de Carlinho Medeiros em um artigo entitulado "Icapuí: assim sucumbem os filhos dos miseráveis" relata sobre problemas na saúde de Icapui:

Como no caso de que "Outro dia um amigo foi pegar uma receita com uma médica que confessou não poder fazê-lo por que era residente." E a negação de remédio no posto de Saúde da Mutamba por considerar que ele era Bacural. Assim em Icapuí tem dois tipos de cidadão, os que votaram no prefeito, com direito a tudo e o que votaram na oposição, que não tem direito a nada.

Relata também o caso de negligência médica que ocorreu nessa semana no Hospital Municipal Maria Idalina:
O médico de plantão, se encontrado, costuma receitar dipirona sódica e outros paliativos se os pacientes aparecem com febre e dores.

O pai de um menino de apenas um ano e meio de idade, relatou que foi ao açougue Hospital para consultar seu filho que ardia em febre. O medico, como de costume, receitou o antifebril sem ao menos consultar o menino o que indignou o pai.

Ele, com toda razão, pois se tratava de uma vida humana, a de seu filho, resolveu não deixar barato e começou a reivindicar um tratamento justo.

O médico acionou a polícia ( aqui no interior nordestino médico é "doutor" ainda que, não saiba nem o que vem a ser doutorado, e se acha uma autoridade) que o expulsou do recinto a tapas, ele com o filho nos braços.
Por fim, conta que os pais do menino levaram-o para consultar em Aracati e foi identificado que o menino sofria de uma infecção respiratória e foi internado no hospital de lá.

Para ler o artigo completo acesse o blog Bodega Cultural, nesse endereço: http://www.bodegacultural.com/2009/10/icapui-assim-sucumbem-os-filhos-dos.html

Fonte: Bodega Cultural

Comunidade de Quitérias denuncia o péssimo estado da estrada

Os moradores da Praia de Quitérias, em e-mail encaminhado ao nosso espaço, denunciam o péssimo estado da estrada que liga a Ibicuitaba à comunidade. Como pode ser visto nas imagens abaixo, vários pontos da mesma não tem mais asfalto e ficando somente na areia, ocasionando vários acidentes e tornando um perigo para as pessoas que transitam por ela.

Fotos enviada pela Comunidade

A população de Quitérias solicita que a Prefeitura de Icapuí consiga resolver rapidamente o problema que aflige a comunidade.

É bom lembrar que as outras estradas do município, como a estrada de Manibú, a de Peixe Gordo, Tremembé, Requenguela, Barreiras-Redonda, que enfrentam problemas parecidos com grande trechos sem contar com a pequena manta asfáltica que existia.


SEDUC anuncia concorrência para o Concurso para Professor do Estado

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará anunciou ontem (29/10) à concorrência do Concurso para professor do Ensino Médio.

CONCORRÊNCIA GERAL POR VAGA (não-deficientes)

Disciplina - Quantidade de candidatos inscritos por cada vaga

1. Educação Física.........12,67
2. História................12,14
3. Biologia................11,28
4. Língua Portuguesa........9,32
5. Geografia................7,91
6. Língua Espanhola.........7,31
7. Filosofia................7,14
8. Sociologia...............5,09
9. Matemática...............4,13
10. Língua Inglesa...........3,69
11. Arte-Educação............3,23
12. Química..................3,16
13. Física...................2,22

As provas acontecerão no domingo - 01/11 à partir das 14:00h (horário de Fortaleza).

Mais informações acesse o site do CESPE: http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Festa do Servidor Público do SINDSERPUMI


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - SINDSERPUMI realizará amanhã (30/10) a Festa do Servidor Público na Casa de Shows Som Raiá a partir das 19 horas.

A festa terá a presença da banda de forró pé de serra Forró dos 3 e o show de humor com a dupla Paçoca e Fubá.

Haverá sorteios de prêmios para os funcionários sindicalizados, como celulares, liquidificadores, máquina fotográficas e outros.

A entrada será franca para os sindicalizados e para a população custará apenas Um quilo de alimento não perecivel.


Artigo - O socorro da princesa da Pedra da Moça: mito ou verdade?

De volta às problemáticas das dificuldades porque passa a população local em função de circunstâncias diversas, entre elas os conflitos em volta da pesca da lagosta, e em decorrência disso a desaceleração econômica do município, penso que poderíamos estabelecer reflexões que utilizem, inclusive, elementos simbólicos via expressão cultural do município e suas lendas e o poder interpretativo que elas podem trazer para os dias atuais.

Há um bom tempo atrás, sentado com um pescador ouvi atentamente a versão que ele tinha da história da Pedra da Moça. A lenda falava de uma princesa encantada e de um reino cheio de belezas e riquezas, onde vivia um povo feliz e cheio de bem estar. Tal reino se estendia da Ponta Grossa aos manguezais da Barra grande e a princesa encantada estendia seus domínios por todo este seu território. Passagens da lenda falava das tentativas de contato com os transeuntes e visões diversas de quem morava perto da pedra. Falava-se na lenda, inclusive, que os riscos e rabiscos das traiobas e búzios (que me socorram os biólogos locais se agrido e confudo os nomes desses bichinhos, rs), eram mensagens deixadas ao povo pela princesa para orientar seus súditos.

As visões relatadas traziam imagens belas de grandes casas e palácios, jardins e riquezas, alegria e paz que esse povo tinha. Numa delas, porém, um morador havia feito contato com a princesa e esta lhe confessou a existência de um grande tesouro no reino, enterrado bem no maguezal da Barra Grande e que, para desenterrá-lo, este deveria levar alguém junto com ele. A princesa, no entanto, avisava que na busca do tesouro, e por suas imensa riquezas, correria o risco de acontecer uma grande briga entre os dois e um deles seria destruído, morto, e o que sobrevivesse, ficaria com o tesouro. E o reino teria fim. A princesa permaneceria encantada.

Qualquer semellhança não é mera coincidência. E por incrível que pareça, passagens da lenda nos convida a estabelecer relações com o real. Não sendo a questão desse ensaio fazer a interpretação do mito com a história de Icapuí, empreitada que ainda farei, prefiro centrar-me na princesa, no seu reino e na sua presença nestes domínios.

Quero crer que há uma busca do tesouro do reino encantado sim. E não é de hoje. Com um olhar mítico e curioso, penso que os fenômenos de proliferação de búzios, siris, carabebas, e outros frutos do mar entranhadamente surgidos de forma volumosa em épocas tão difíceis e que vem, percebam, mantendo o povo mais feliz, mais alimentado, socorrendo em momentos de penúria, seja o socorro da princesa para acudir seus súditos. Ela parece generosa. Enquanto desejosos de tesouros escondidos se gladiam entre si para ver quem fica com o tesouro e quem sucumbe no "manguezal da Barra Grande", o reino se desfigura, o povo entristece, as belezas são destruídas, e as riquezas se esvaem.

Numa atitude delicada, a princesa, que é mãe desse reino, mobiliza as forças naturais para dar alimento e vida a seu povo, oferta em abundância aquilo que pode oferecer. Quem não viu ultimamente alguém descobrir um local onde superabunda carapicus, ou camarão, ou siris, ou búzios, ou saúnas, etc, e espalhar na cidade e todos acorrerem a esse local para pegarem sua parte? Uma festa!!! Serve para comer, vender, distribuir, até "tomar umas", etc. Muitos vem tirando o ganha pão desses momentos. Isso traz mais conforto a um povo cheio de dificuldades.

Que bom que seja assim. Enquanto a princesa continuar a amar o seu reino e o queira socorrer, e enquanto um corajoso rapaz não se atreva a encaixar o pé na pedra da moça e desencantar o reino (isso também tem um sentido real, acreditem!), o povo terá quem cuide dele e o socorra em suas necessidades! Alguém se habilita a salvar o reino?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa Minha Casa, Minha Vida recebe propostas até amanhã


Retirado do site da APRECE


Até esta quinta-feira (29), municípios com menos de 50 mil habitantes interessados em participar do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e estados que queiram contemplar cidades deste porte com o programa devem acessar o site do Ministério das Cidades e preencher o formulário de propostas.

Podem ser apresentadas três propostas de projetos, sendo que cada uma, no máximo, com 30 unidades quando a população for de até 20 mil habitantes. Para os que tiverem até 50 mil habitantes, as propostas podem ter até 60 unidades, cada uma.

O PMCMV em municípios com população de até 50 mil habitantes tem por objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna. O Programa para esse requisito será operado com recursos de subvenção econômica do Orçamento Geral da União e contrapartidas dos estados ou dos municípios.

Os beneficiários são pessoas físicas cujo rendimento familiar mensal bruto não ultrapasse R$ 1.395,00. É proibida a participação no Programa de pessoas físicas que tenham sido beneficiadas, a qualquer época, com subsídios proveniente dos recursos orçamentários da União ou de descontos habitacionais concedidos com recursos do FGTS, destinados à aquisição de unidade habitacional, que sejam detentoras de financiamento imobiliário ativo em qualquer localidade do território nacional, ou que sejam proprietárias, cessionárias, arrendatárias dos programas do Governo Federal ou promitentes compradoras de imóvel residencial urbano ou rural.

Dep. Estadual Adahil Barreto propõe perdão para dívidas de motoqueiros do interior.

Notícia retirada do site Ceará Agora

O deputado estadual Adahil Barreto (PR) propôs emenda ao projeto do Governo Estadual de refinanciamento de dívidas junto aos cofres do estado (Refis), onde seriam perdoadas todas as multas leves e médias, principalmente dos motoqueiros que usam a moto como meio de sobrevivência no interior do Ceará. A emenda anda em tramitação mas tiveram parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça e do relator da matéria, deputado Nelson Martins (PT). Segundo o relator,isso poderia gerar injustiças com os que pagam sua dívidas em dia e acertam sua situação com o fisco estadual.

A emenda apresentada por Adahil defende que sejam perdoadas também as dívidas relativas a multas leves e médias de trânsito, daqueles que têm o veículo como único meio de sustento. Ele citou o caso dos motoqueiros do interior do estado, que muitas vezes compram a moto para trabalhar, mas não têm dinheiro sequer para pagar o licenciamento e são multados por isso, ficando sem seu instrumento de trabalho. “Muitas vezes o valor das multas impostas pela CPRV são maiores do que o valor dos veículos”, informou.

Se essa emenda for aprovada, irá beneficiar muitos motoqueiros de Icapuí, que tiveram suas motos apreendidas e foram multados pelas britz realizada pela CPRV aqui em Icapuí nos últimos dois anos. Quem não lembra dos caminhões lotados de motos que os agentes da CPRV levaram para Russas?

É aguardar!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Veja quem foram os medalhistas de Icapuí no Campeonato Cearense de Taekwondo


No 17° campeonato Cearense de Taekwondo, a cidade de Icapuí foi um dos destaques da competição conseguindo o Vice-Campeonato Cearense. O torneio contou com 15 equipes de Fortaleza e do Interior do Estado, além da equipe Campeã a de Mossoró-RN. A disputa aconteceu no dia 19 de outubro no Ginásio do Colégio 7 de setembro - Aldeota.

A delegação de Icapuí teve a participação de 18 atletas, e os medalhistas foram:
  • Adriano Rebouças (Categoria 74kg Adulto) - Ouro;
  • Hélio Daniel (Categoria 68kg Adulto) - Ouro;
  • Jaime Crispim (Categoria 68kg - Adulto) - Ouro;
  • Williane Santos (Categoria 32kg - Infatil) Ouro e (Categoria Poom-Se) Ouro;
  • Carlos Vicente (Categoria 52kg - Infatil) Ouro;
  • Magno Braga (Categoria 74kg - Adulto - 1º Dan) Ouro;
  • Nicodemos Freitas (Categoria 52kg - Adulto) Ouro;
  • Roberto (Categoria 32kg - Infantil) Prata;
  • Jhonny Heverton (Categoria 52kg - Juvenil) Prata
  • Isabele (Categoria 32kg - Infantil)Prata;
  • Vitor Hugo (Categoria 52kg Infantil) Bronze

A Equipe de Icapuí foi formada pelas academias de Taekwondo AIT do professor Wallyson Santos e CAMI do professor Magno Braga.

O professor Wallyson afirmou que "se não fosse o apoio do prefeito Ir. Edilson, e Claudio da viação Icapuí para conseguir o onibus para levar os atletas e da secretária da Educação Ana Melo, as meninas do CRAS Janailma e Ana, FAE informática, vereador Lacerda Filho, Antoniete Santos, Dona Iracema do deposito em patrocinar as incrições do atletas, não teríamos conseguido esse resultado."

Secretaria da Educação e Cultura realiza Festa Comemorativa aos Professores do município

Na sexta-feira (23/10) a Secretaria da Educação e Cultura realizou uma grande festa em Comemoração ao Dia dos Professores. O evento aconteceu no Centro de Juventude e Cidadania e teve inicio às 19:00h.

Com uma organização impecável e com um ambiente muito agradável, os professores receberam, ao chegar no local, flores e um livro, onde foram servidos salgadinhos e bebidas.

Foi apresentado um vídeo-homenagem aos professores, com imagens das equipes e fala dos diretores. Também foi apresentado um vídeo onde o Prefeito Irmão Edilson fala da importância de ser professor, e também teve as palavras do vice-prefeito, Herverton Costa, em vídeo também.

A Secretária da Educação e Cultura, Ana Mello, parabenizou os professores pelo seu dia, e falou da importância do trabalho que os mesmos desenvolvem no município.

Houve sorteio de brindes como: bicicletas, televisão, liquidificadores, entre outros, para os professores que estavam presentes.

A festa foi finalizada pelo show do cantor Guilherme que animou a todos os presentes.


BB amplia prazo de pagamento de linha para micro e pequenas empresas

Retirado do Diário do Nordeste,


BB amplia prazo de pagamento de linha para micro e pequenas empresas

O Banco do Brasil ampliou o prazo de pagamento do BB Giro Rápido, linha de capital de giro voltada para as micro e pequenas empresas. Segundo a instituição, o prazo passou de 18 para 24 meses.

Já as taxas de juros não foram alteradas. Segundo o BB, a taxa, definida de acordo com nível de relacionamento do cliente com o banco, vai de 2,08% ao mês a 2,34% ao mês.

A linha atende as pessoas jurídicas com faturamento bruto anual de até R$ 5 milhões. Segundo o BB, o crédito é pré-aprovado logo após a análise cadastral da empresa e são aceitas apenas garantias pessoais e vinculação do Fundo de Garantia de Operações (FGO), mecanismo que complementa as garantias em até 80% do valor do contrato.

Há ainda carência de até 59 dias para o pagamento da primeira prestação de capital.

Fonte: Diário do Nordeste


Icapuí será contemplado com novos ônibus escolares

Retirado site da Confederação Nacional dos Municipios - CNM.


O município de Icapuí está entre os 823 municípios brasileiros, 56 no Estado do Ceará, que serão contemplados com veículos para o transporte escolar ainda em 2009. Os Municípios contemplados integram a lista de atendimento prioritário do Ministério da Educação (MEC) por possuírem baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dia 13 de outubro começaram a ser enviados aos Municípios os documentos necessários para a celebração dos convênios que serão firmados para o entrega dos ônibus escolares. Os documentos são o plano de trabalho, ofício de adesão ao pregão, termo de compromisso do gestor e termo de convênio, que deverão ser assinados pelo Prefeito Municipal e remetidos ao Ministério da Educação em caráter de urgência.

Os veículos serão adquiridos com recursos do Ministério da Educação (MEC), e, para receber a documentação, os Municípios não podem apresentar problemas no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), em relação ao preenchimento ou aplicação de recursos em Educação.

Acesse aqui a lista dos Municípios com previsão de atendimento em 2009

FM Educativa de Icapuí: 13 anos de história.

Dedicado a todos que contribuíram para a criação da FM Educativa de Icapuí, aos que dão continuidade e acreditam em sua força, e em especial a um leitor deste blog que comentou recentemente sobre o futuro da rádio.

Nos primórdios, as “tilintosas radiadoras” penduradas em postes espalhavam as principais notícias de Icapuí. Eram duas edições diárias de notícias e os repórteres populares entravam em ação com todas as novidades do dia.

Em 21 de setembro de 1996, as ondas da rádio FM Educativa de Icapuí invadiam o município por mar, terra, ar e até debaixo de chuva tocando a música “Canção civil” de Milton Nascimento e Fernando Brant, a primeira a ser tocada. Talvez tenha sido escolhida não por acaso, mas por retratar em seus versos o sentimento de todos que sonharam com o projeto.

A rádio mantinha sua identidade educativa mesclando uma programação diversificada. Caminhando entre serviços de utilidade pública, preservação da cultura, conscientização dos ouvintes sobre aspectos sociais, políticos e econômicos de Icapuí, e claro, o entretenimento. A participação dos ouvintes logo se tornou significativa. Pedidos de músicas se misturavam a anúncios de achados e perdidos. Divulgação de eventos andava lado a lado com propaganda do comércio local. Enfim, estava consolidado o sucesso da FM.

Hoje, depois de uma longa estrada percorrida, a FM Educativa ainda segue firme e forte em sua trajetória. O tempo passa, os governos mudam, e naturalmente mudam os pontos de vistas e as perspectivas. Novos olhares e novos pensamentos reformulam ideias e ideologias.

Com a FM Educativa de Icapuí não foi diferente. Houve mudanças em sua programação e na equipe de locutores, diretores e produtores. O conteúdo da grade de programação, porém, segue a mesma linha, focando sempre o uso da rádio como meio de aproximar o ouvinte dos acontecimentos da cidade. Atualmente, a sessão semanal da câmara de vereadores é uma das atrações principais da rádio. A programação musical dar a impressão de uma salada de estilos diferentes, o que pode ser interpretado como algo intencional, com o intuito de não segmentar a programação por estilo musical.

Porém, em plena era da informática, onde o mundo inteiro está o tempo todo conectado, sentimos falta da transmissão da FM Educativa de Icapuí via Internet. Não temos informação se há algum interesse da atual gestão em disponibilizar o sinal da rádio na rede de computadores, se isso já foi pensado ou se está fora de cogitação por problemas técnicos e/ou financeiros. Seriam necessários investimentos em equipamentos e despesas com a manutenção do site, além da necessidade de um link com capacidade alta de transmissão de dados. Enfim, não entendo dessa parte técnica, mas creio que seria muito bom para todos os ouvintes e admiradores da rádio, principalmente os que trabalham e têm o hábito de ouvir rádio pela web. Também acarretaria um alcance enorme da programação da rádio, pois poderia ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Fica a sugestão.

A FM Educativa é um patrimônio de nossa cultura , sendo um instrumento de comunicação que faz parte de nossa história e que muito contribuiu com causas importantes de nossa cidade. Enquanto a FM Educativa não se adequa as novas tecnologias, desejamos que suas ondas nos alcancem sempre, seja através do bom e velho radinho de pilha, radiola, celular ou em um futuro próximo pela rede mundial de computadores.

Abraços e sintonizem a 102,5!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Informativo: CRAS e PETI contribuem para o desenvolvimento social em Icapuí

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) estão vinculados a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), e integram um conjunto de políticas públicas de proteção social, garantida pela Constituição Federal, prestada a quem necessitar.

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Instituído no ano de 2003, o CRAS, também conhecido como Casa da Família, se localiza em uma área com o maior índice de vulnerabilidade e risco social no município. Estrutura-se como a “porta de entrada” dos usuários das políticas de proteção social.

O CRAS tem como missão prevenir o risco social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e promovendo a inclusão das famílias e dos cidadãos nas políticas públicas, no mercado de trabalho e na vida em comunidade.

ALGUMAS AÇÕES E SERVIÇOS OFERECIDOS E/OU POTENCIALIZADOS
• Visitas domiciliares;
• Atendimento psicossocial;
• Encaminhamentos para a rede de atendimento;
• Grupos de convivência e sociabilidade intergeracional (crianças, adolescentes, jovens e idosos);
• Aulas de música;
• Aulas de capoeira;
• Palestras e oficinas com temas de interesse das famílias e da comunidade;
• Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais;
• Ações de capacitação e inserção produtiva.

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI


O PETI foi criado em 1996 e tem como principal objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil, principalmente aquelas atividades consideradas perigosas, insalubres, penosas ou degradantes para as crianças. É voltado para as famílias com crianças e adolescentes com até 16 anos de idade em situação de trabalho.

No âmbito do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS são desenvolvidas ações de apoio às famílias, por meio de transferência direta de renda condicionada, para que as crianças possam freqüentar a escola e as atividades socioeducativas e de convivência.

ALGUMAS AÇÕES E SERVIÇOS OFERECIDOS E/OU POTENCIALIZADOS
• Arte e cultura;
• Esporte;
• Reforço escolar;
• Ações sociopedagógicas;
• Recreação;
• Educação Ambiental;
• Complementação alimentar;
• Trabalho socioeducativo junto às famílias.

Enviado por:
Isaac Evangelista da Silva Júnior
Acadêmico do Curso de Serviço Social da UERN

ICAPUÍ: Economia distritalizada?

Por força de algumas colocações de Adolfo Maia sobre problemas locais de desaceleração no comércio e na economia municipal em comentários no Blog, tomei a decisão de externar algumas reflexões que vinha fazendo anteriormente e que até já havia externado a algumas pessoas. Umas dessas oportunidades foi em viagem de Aracati a Icapuí enquanto conversava com outros passageiros do mesmo táxi que utilizei.

A conversa saiu logo após nossa parada em função das muitas pessoas que esperavam transporte para retornar para Icapuí com suas volumosas compras feitas no shopping canoa. Comentei com cautela vários aspectos que na minha opinião precisavam ser cuidadosamente analisados pelas autoridades locais. O que estava em jogo na conversa era o fato do grande volume de pessoas que se deslocavam de Icapuí a Aracati especialmente, mas também Mossoró para fazer suas compras, na maioria das vezes a feira do mês.

A reflexão que propus e proponho é que tal fato tem a força de provocar deslocamentos quase imperceptíveis na vida do município e na economia do lugar. Poucos percebem a dimensão disso e o impacto sorrateiro que o processo causa lentamente no desenvolvimento local. Parece "a olhos nus" uma coisa simples, corriqueira. Na verdade, o problema é bem maior. Ele cria processos de perda de identidade local. Significa dizer que vai tornando as pessoas mais articuladas economicamente e afeiçoadamente a outros municípios que o seu. Significa que em passos pequenos as pessoas vão se identificando mais com Aracati e Mossoró como CIDADE e dando ao lugar que residem, ICAPUÍ, um município emancipado, a feição de um DISTRITO dependente de outros centros urbanos. As pessoas passam a não reconhecer o local como espaço economicamente independente e em tudo procuram outras praças. Isso prococa, inclusive, certa perda de "amor" ao município. Já vi pessoas dizerem em função disso: "isso é lugar de gente!".
Nesta situação, há uma razão justa a que se deve respeito. Os trabalhadores precisam otimizar seus salários e assim buscam locais onde os preços e a variedade são bem melhores, são compensatórios. E, diga-se de passagem, muito compensatórios. O comércio local, por razões que não cabe aqui aprofundar, pratica preços muitas vezes abusivos em vários ítens da cesta básica e em muitos outros elementos que não apenas alimentação. Isso sem falar nas facilidades e prazos que outras praças praticam e que aqui não se vê muito.

Toda essa questão esbarra em uma única que abarca os problemas todos. É a ausência de uma política econômica municipal clara e organizada. Neste sentido é que penso que as autoridades locais e a sociedade civil organizada deve intervir. É necessário, em primeiro plano, criar uma política de incentivo aos comerciantes locais, possibilitando que, mediante as situações que lhe permite praticar preços altos, possam encontrar apoio para terem preços mais acessíveis e produtos mais variados.

Outro movimento aliado a esse deve ser uma política de sensibilização à população que se desloca para fora, como bem propôs Adolfo e eu reforço. Uma campanha e o incentivo dos órgãos públicos locais deve esclarecer as pessoas acerca dos riscos que o município corre com isso e sensibilizá-las para que invistam na economia municipal, fazendo suas compras aqui mesmo, deixando o dinheiro aqui na cidade.

Os graves problemas que poucos andam percebendo explicam "o paradeiro" dentro da economia de Icapuí. Mesmo com o problema da pesca da lagosta, penso que a desaceleração não se deve a isso somente, porque mesmo que estivesse boa, com essa lógica, o dinheiro da lagosta também iria sair. Deve-se sim à ausência de circulação interna dos poucos recursos que aqui são gerados, especialmente via funcionalismos público e aposentados. Há atualmente, pelo deslocamento das pessoas, um grande prejuízo nesse campo, comprometendo o desenvolvimento local. O definhamento do desenvolvimento municipal nesse ritmo passa pelo prejuízo das receitas da Prefeitura (FPM, ICMs, entre outras) em função da enorme saída de recursos para outros municípios que ganham em muito com isso e nós perdemos na queda dos recursos para as políticas públicas, em especial educação e saúde.

Nesses termos, anuncia-se o risco da distritalização econômica de um município emancipado, com amplas condições de se desenvolver e crescer economicamente muito mais, por suas enormes riquezas, e oferecer aos seus munícipes - em especial aos assalariados - boas condições de compra, preços acessíveis, variedade e qualidade. De quebra, o dinheiro fica por aqui mesmo, circula internamente, gera riquezas, emprega pessoas, distribui renda, anima a cidade, desenvolve o município, mantêm as pessoas identificada com seu município. O cuidado com todos esses aspectos não se devem somente pela questão econômica, mas pela força simbólica que isso tem sobre a consciència das pessoas e na imagem do município.

Seria ótimo se esse ensaio aqui apresentado fosse motivo de discussão, debates e iniciativas locais para reverter esse processo emquanto é tempo. Ainda que minha especialidade não seja a economia, mas educação, ficaria feliz se contribuísse para o bem-estar de Icapuí, a que tenho imensa filiação e que prezo carinhosamente. Daí tantas preocupações

Vem aí a 3ª Beleza Gay de Icapuí em noite de Halloween!

No sábado próximo (31) acontece a super noite de Halloween no Ginásio Poliesportivo de Icapuí com escolha da Beleza Gay 2009. Você que quer concorrer ao título de mais belo da cidade pode se inscrever com os organizadores do evento.

Os ingressos já estão a venda na Locadora Mundo do DVD, Farmácia Borges e com a organização e custa apenas R$ 7,00 se for antecipado.

Imperdível! Dá-lhe Koka!

domingo, 25 de outubro de 2009

Operação TERRAMAR da PF em Icapuí

A polícia Federal costuma dar nomes as operações que realiza. A Operação Terramar foi o nome dado a operação deflagrada no ultimo dia 23 de outubro em Icapuí.

Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, a operação teve o objetivo é combater o crime de pesca predatória da lagosta, assim como o envolvimento de empresas e atravessadores que praticam o comércio ilegal, além de combater os crimes relacionados aos integrantes dos grupos armados que vêm se formando na comunidade pesqueira em conflito.

Munidos de mandatos expedidos pela Justiça Federal do Ceará, a operação contou com a participação de 140 policiais federais e o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e do Ibama, na região. A operação foi inciada a partir de denúncias.

Na nota divulgada ainda afirma que "O fato, além de ilegal, causa prejuízo aos pescadores artesanais da Praia de Redonda, que revoltados passaram a se armar para realizar -fiscalização- por iniciativa própria. Essa 'fiscalização' irregular gerou conflito entre os pescadores artesanais e pescadores das praias de Barrinha. As denúncias foram confirmadas nas investigações, pelo que, tornou-se imperiosa a ação da PF"

Matéria baseada no jornal O POVO

sábado, 24 de outubro de 2009

O blog "acidadeicapui" está de cara nova!


"Acidadeicapui" está com um novo visual. Nosso objetivo é proporcionar aos visitantes uma leitura agradável através de um layout moderno. Aos poucos faremos outras alterações na parte gráfica do blog.

O responsável por esse novo visual foi o Jakson Ney que nos presenteou com a nova logomarca.

Quem estiver interessado em contratar os seus serviços de designer gráfico entrar em contato pelo telefone (88) 8808-3277 ou pelo e-mail jaksonney@hotmail.com.

Valeu Neyzim pela contribuição!

Mirante da Serra do Mar...


(Foto: Claudimar Silva)

O Mirante da Serra do Mar, construído recentemente com recursos do Ministério do Turismo do Governo Federal, fica localizado na principal entrada da cidade de Icapuí. Trata-se de uma belíssima praça encrostada na cabeçeira do morro da Mutamba. A construção prima pela qualidade dos acabamentos e detalhes arquitetônicos criando espaços agradáveis para contemplação das belezas naturais de nossa orla marítima e o extenso coqueiral. Porém, o espaço é mais visitado durante o dia, pois ainda falta a instalação de energia elétrica no local, o que proporcionará ainda mais atrativos para os passeios noturnos ao local.

Alguns questionaram a localização do mirante, devido o bloqueio da vista do coqueiral que antes era o cartão-postal da cidade. Como a construção se estende por alguns metros acompanhando a CE-264, só se ver a paisagem a partir da metade da descida, ou então, do próprio mirante.

Por essas questões, propomos uma enquete para saber a opinião dos leitores deste blog a respeito do Mirante da Serra do Mar.

Responda a enquete ao lado.

Várias equipes podem ficar suspensas por um ano!!!


Algumas equipes que disputam a IV Copa Mutamba de Futsal, podem ser suspensas de competições realizadas pelo Dep de Esportes por um ano. O motivo seria o não pagamento da inscrição deste campeonato, segundo informações, o Departamento já enviou comunicado a essas equipes e espera que as situações sejam regularizadas.

detalhe: o valor da inscrição é de R$ 50,00.

fonte: www.futebolicapuiense.blogspot.com

Prefeitos cearenses discutem crise do FPM

(Foto: Wilson Gomes, Diário do Nordeste)

Ontem (23), no Dia Nacional de Defesa dos Municípios, aconteceu em Sobral-CE um encontro de prefeitos do estado do Ceará e deputados estaduais para discutirem a crise financeira ocasionada pela redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM pelo Governo Federal.

Segundo a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará - APRECE, esse corte representou uma diminuição de 6,2% de receita para os municípios cearenses, bem acima da média nacional de 5,8%. Esse queda de receita se traduz em dificuldades para os gestores administrarem com eficiência os serviços essencias á população, principalmente na área da Saúde e Educação, por serem atividades que têm um custo de manutenção elevado e de extrema importância para o desenvolvimento social do município.

E mais.

Não temos informações sobre a participação de Icapuí, nesse encontro bastante importante para mobilizar e fortalecer as cidades afetadas pela diminuição de receita. Sabemos que nosso município enfrenta grandes dificuldades financeiras, e mesmo com o apoio extra do FPM repassado a nossa cidade recentemente, não é suficiente para assegurar que os serviços públicos sejam realizados de forma satisfatória.

Ressaltamos que o município deu um significativo aumento salarial aos professores da rede municipal de ensino, o que causou impacto nas contas do governo. Para manter esse patamar é necessário que a receita mantenha-se equilibrada para que o compromisso assumido com os profissionais seja cumprido.

Os demais servidores também tiveram reajuste salarial, em um percentual bem menor, mas que acarretou em um acréscimo de gastos para os cofres públicos, além do custo para se manter os serviços de utilidade pública em pleno funcionamento. São gastos necessários ao proporcionamento do bem estar da população e uma redução de receita implica em cortes dos serviços fornecidos pelo governo municipal, afetando diretamente a população que faz uso desses serviços.

...

Muitos municípios, em decorrência disso, estão ajustando suas contas para se adequaram a nova realidade dos repasses do FPM, porém estão buscando união para cobrar do governo federal um incentivo financeiro maior aos municípios por serem os responsáveis direto pela prestação de serviços á população.

Jangadeiro Online: PF e Ibama realizam operação em Icapuí

Retirado do site do Jangadeiro Online:


23/10/2009 às 14:52
PF e Ibama realizam operação em Icapuí

A ideia, segundo a PF, é reprimir crimes relacionados à pesca predatória de lagosta na região e acabar com os conflitos que movimentam a cidade

A Polícia Federal e o Ibama, deflagraram, desde às 5h30min desta sexta-feira (23), no município Icapuí – a 202 quilômetros de Fortaleza – , a ‘Operação Terramar’. A intervenção consiste na busca de lagosta miúda, apetrechos de pesca ilegal (caçoeiras e compressores), além de armas e drogas, nas Praias de Redonda, Barrinha, Tremembé e no centro da cidade. 140 homens estão envolvidos na ação.

A ideia, segundo a PF, é reprimir crimes relacionados à pesca predatória de lagosta na região e acabar com os conflitos que movimentam a cidade de Icapuí.

O setor de Comunicação Social da PF, informou ao Jangadeiro Online que a operação já terminou, mas que ainda não recebeu o resultado das buscas. Já segundo o Ibama, vários agentes ainda estão em alto mar.

Redação Jangadeiro Online


Fonte: Jangadeiro Online


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Hoje é o Dia Nacional em Defesa dos Municípios

O dia 23 de outubro de 2009 foi instituído como o Dia Nacional em Defesa dos Municípios por meio de uma deliberação unânime dos mais de 1.300 prefeitos e prefeitas que estiveram presentes na mobilização “O reflexo da queda das receitas na gestão municipal”, realizada pela CNM no dia 23/09/2009, no auditório Petrônio Portela, em Brasília/DF.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade brasileira para as dificuldades que os municípios estão enfrentando em decorrência da injusta repartição das receitas na Federação Brasileira, agravada pela atual crise econômica; e, ainda, pressionar as demais esferas de poder e o Congresso Nacional para que adotem as medidas necessárias ao correto financiamento das políticas públicas, fundamentais para a população brasileira.

O êxito dessa iniciativa depende da capacidade de articulação política e de liderança de cada prefeita e prefeito brasileiro. É necessário, no dia 23 de outubro de 2009, reunir vereadores, imprensa, servidores públicos, entidades públicas e privadas, associações da sociedade civil e os cidadãos em geral para que todos tomem conhecimento sobre o que acontece com seu município.

Essa iniciativa que tem por objetivo mobilizar e refletir, com os diversos setores da sociedade, sobre a atual situação dos nossos municípios, principalmente, em virtude dos problemas ocasionados pela queda das receitas neste ano de 2009 e pelo desequilíbrio no financiamento das políticas públicas.

Visite a página do Dia Nacional em Defesa dos Municípios aqui.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios.

Artigo: O comercio de Icapuí está parado

Por Adolfo Maia

Esse ano foi um ano ruim para o comercio em Icapuí devido ao conflito sobre a pesca da Lagosta, não está havendo movimentação de dinheiro na cidade.

O que está movimentando são as aposentadorias do INSS aos idosos e os salários dos funcionários públicos. Que geralmente se dão na primeira quinzena de cada mês.

Existem um problema para o comercio local, é que muitas pessoas, em vez de comprar na cidade, fazem compras fora, em Aracati e em Mossoró, ajudam a tirar dinheiro da cidade. Mas é justificado por achar que os preços praticados pelo comércio local são considerados caros e que fazer compras nessas cidades compensa o custo com o transporte.

O fiado também atrapalha o desenvolvimento do comércio, já que tem instalado uma cultura de dever e não pagar..

Outro problema levantado é que os funcionários que são contratados pela Prefeitura Municipal, e que não são poucos, estão com dois ou três meses de salários atrasados, dificultando o pagamento de suas contas no comércio.

Para ajudar a amenizar é necessário uma ação do Poder Público Municipal, digo isso, lembrando que na crise econômica recente que o mundo se envolveu, Os governos tiveram papel importante de amenização da crise, por exemplo, os Estados Unidos ajudaram os bancos, montadoras de carros.

Como alternativa sugiro que a Prefeitura de Icapuí coloque em dias todos os salários dos funcionários contratados, fazendo com que volte a circular algum dinheiro no município e assim melhorando as vendas do comércio.

Por outro lado, os comerciantes devem começar a se organizar para realizar uma campanha tipo "Quem ama a Cidade compra em Icapuí" para incentivar as pessoas a comprar aqui. Além disso, buscar alternativas de enfrentar os verdadeiros concorrentes dos comerciantes da cidade, que são o comércio das cidades de Mossoró e Aracati, buscando formas de diminuir os preços (principal justificativa alegada) para que possa fazer as pessoas voltarem a comprar aqui.

Desfile Garoto e Garota Raimunda Lacerda acontece nesse sábado


A Escola Raimunda Lacerda realizará nesse sábado, 24 de outubro, a Festa com Desfile para Escolha do Garoto e da Garota Raimunda Lacerda 2009. A Festa acontecerá na Quadra da Escola à partir das 22:00h, que fica na Av Ezau Lacerda - Mutamba.

A festa é uma parceria da Escola com a Faculdades Vale do Jaguaribe - FVJ e será animada pela banda Levada do Forró.

A entrada custará 5,00 reais.

Retirado do Blog da Escola Raimunda Lacerda

Icapuí está dentro da Operação Pipa do Exército

Foto meramente ilustrativa

O município de Icapuí foi aprovado na Operação Pipa que o Exército Brasileiro realiza para combater a falta de água no interior cearense. A cidade está esperando o início da distribuição.

Fonte: O POVO

Cinco mil pescadores ficam sem Seguro-Defeso no Ceará.

A obrigatoriedade do Registro da Embarcação pelo Ministério da Pesca, em 2008, reduziu o número de beneficiados pelo Seguro-Defeso no Estado do Ceará nos últimos três anos. O valor de um salário mínimo (R$ 465,00) repassado aos pescadores no período de defeso serve como ajuda financeira durante o período em que a pesca da lagosta fica proibida, passando a ser na maioria das vezes a única fonte de renda desses trabalhadores.

O problema é que existem “falsos” pescadores que vinham se aproveitando desse benefício. Prática que vem sendo combatida através da intensificação da fiscalização. Atualmente tem 1.912 embarcações registradas o que permite o controle dos pescadores que realmente tem direito ao seguro. Com isso, houve uma migração dos “aproveitadores” para estados vizinhos que ainda não adotaram o modelo de fiscalização do Ceará.

Na tentativa de coibir essa prática, os demais estados estão padronizando a fiscalização tendo como base a experiência do estado do Ceará. Como está em fase de implantação ainda é possível que esse tipo de fraude aconteça. A previsão é de que em seis todo o sistema de cadastro das embarcações e de pescadores esteja totalmente informatizada.

Bom para os pescadores que realmente precisam do benefício e que estão dentro da legalidade.

Fonte: diário do nordeste, veja a matéria completa aqui.

Icapuí amanhece com uma operação da Polícia Federal

Foto meramente ilustrativa


A Polícia Federal junto com o IBAMA, desde as 5:30 da manhã de hoje, está realizando uma operação nas Praias de Redonda, Barrinha e Tremembé e no Centro de Icapuí em busca de Lagostas miúdas, apetrechos de pesca ilegal (caçoeiras e compressores), armas e drogas.

São cerca de 20 carros que estão na operação, mais um helicóptero. Esse operação é mais uma forma de acabar com os conflitos que durante esse ano movimentaram a cidade de Icapuí.

Se você tiver alguma informação ou foto da operação, mande para a gente, pelo e-mail acidadeicapui@gmail.com


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A participação e propostas marcam a Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura, ação dentro da programação da II Conferencia Nacional de Cultura, aconteceu hoje, das 9:00 às 14:00 horas, no Centro de Juventude e Cidadania, com a presença de 140 representantes de grupos e de ativistas culturais do município, sendo a maioria compostas de adolescentes e jovens.

Segundo a Assessora do Departamento de Cultura, Antoniete Santos, "A Conferencia foi um momento único de participação popular no planejamento das ações culturais do município e estou feliz com o número de participantes do encontro".

Nos cinco grupos formados, foram discutidos as propostas para melhorar a cultura de Icapuí e consequentemente do Brasil, já que essas propostas seguem para o encontro inter-municipal. Depois do almoço, aconteceu a plenária, onde foram levantados as propostas discutidas dentro dos grupos, tendo como pontos mais debatidos a melhoria da utilização do Fundo Municipal de Cultura, a criação da Secretaria Municipal de Cultura e de um circuito municipal de atividades culturais. Lembrado que essas propostas comporão o plano de cultura de Icapuí.

Após a aprovação das propostas foram escolhidos os 40 delegados que participarão da Conferência Intermunicipal de Cultura, que reúne os municípios de Icapuí, Aracati e Fortim, e que realizará no dia 29 de outubro em nosso município.


3 meses informando sobre o que acontece em Icapuí

O blog completa 3 meses com total de 253 notícias divididas em várias categorias. O blog agora tem 9.963 paginas vistas e 4.001 visitas. Aumentando seus numeros em quase 50% em relação ao mês anterior.

Notícias da Secretaria de Ciência e Tecnologia

Prefeito Irmão Edilson falará na abertura do evento Ceará Wirelless - APLICAÇÕES PARA CIDADES DIGITAIS, que acontecerá amanhã, dia 23/10 no Centro Cultura OBOÉ – Rua Marian Tomásia, 531 – Fortaleza – Ceará. O evento se propõe a tratar sobre as cidades digitais, que significa criar um ambiente digital que favoreça a modernização da gestão pública, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, além da prestação de serviços aoscidadãos em diversas áreas. Mas significa, principalmente, criar uma nova perspectiva de cidadania por meio da inclusão digital. O evento contará com a presença do Secretário da SECITEC, Silvio Barreira.

Já o Secretário Silvio Barreira participará do I Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios Brasileiros, que será realizado nos dias 27 e 28 de outubro. O Encontro será promovido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão -SLTI/MP com apoio da Secretaria de Gestão - SEGES/MP e da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República - SRI/PR.

Fonte: Secretária de Ciência e Tecnologia de Icapuí

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

1ª Conferência de Comunicação Regional do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe vai acontecer em Fortim


O Governo do Estado do Ceará, através da Comissão Pró-Conferência e Prefeitura Municipal de Fortim realizam a 1ª Conferência de Comunicação Regional do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe no dia 24 de outubro no NIT - Núcleo de Informação Tecnológica de Fortim que fica no endereço: João Martins, s/n° - próximo a Pedra do Chapéu e tem início às 9 horas da manhã.

A Conferência buscará entrar no centro das discussões sobre a concentração da mídia, a qualidade da programação em canais de TV e Rádios, os conteúdos de jornais e sites, os mecanismos de controle social da mídia, a comunicação popular e a mídia livre. Contando com a participação de agentes de comunicação e interessados nesse temática dos municípios do Litoral Leste e do Vale Jaguaribe.

Os municípios de Cascavel, Beberibe, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Russas, Jaguaruana e Limoeiro do Norte deverão responsabilizar com o deslocamentos dos participantes para a cidade de Fortim.

Nessa Conferência regional buscará contribuir com a discussão das propostas a serem levadas à Conferência Estadual de Comunicação do Ceará, a ser realizada em novembro, e à Nacional, em dezembro.

Segue abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO

09h- Abertura com composição de Mesa
9h20-Mesa de Debate: A Comunicação no Litoral Leste
12h - Almoço
13h30- GTs -Grupos de trabalhos
I-Controle Social da Mídia e Marcos Regulatórios
II - Comunicação e Direitos Humanos
III- Regionalização na Mídia - Rádios comunitárias
IV- Educação, Cultura e Mídia Livre
15h-Leituras das propostas no plenário
16h- Encerramento

Fonte: Ascom - Prefeitura de Fortim

Assalto a mercantil em Barreiras da Sereia

Ontem (20/10) por volta de 18:30h aconteceu um assalto a um Mercantil na praia de Barreiras da Sereia. Três homens em duas motos, encapuzados e armados, rederam cerca de 8 pessoas. Os meliantes levaram dinheiro.

A Polícia Militar foi acionada enquanto o assalto estava sendo executado, mas os assaltantes viram que os populares próximos perceberam o assalto e fugiram rapidamente.

Mais um barco de pesca capturado em Icapuí.

Hoje pela manhã, um barco foi capturado por pescadores da comunidade de Redonda. Segundo informações colhidas, o barco passava em frente ao mar do Retiro Grande quando a tripulação do mesmo, ao avistar o barco que fiscaliza aquela área, desviaram sua rota levantando suspeitas de estarem usando equipamento proibido por lei para realizar a captura da lagosta. Fato esse confirmado, pois foi realizado a apreensão do barco onde foi levado para a comunidade de Redonda e encostado no morro. Ainda não temos informações sobre o proprietário do barco e se estavam realmente pescando ilegalmente naquela área.

Os conflitos recentes entre pescadores em Icapuí tinham cessado. As negociações entre a classe pesqueira e as autoridades responsáveis pela fiscalização da pesca predatória estavam em andamento. Porém, a notória burocracia que envolve os órgãos criou uma lentidão no processo de resolução da questão. E a fiscalização que era para ser reforçada só aconteceu nos primeiros dias. Com isso, os pescadores da comunidade de Redonda retomaram o papel de agentes fiscalizadores.

Qualquer nova informação, publicaremos aqui.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prefeito de Aracati é alvo de ação contra diplomação no TRE

Por conta das contratações temporárias do período que antecedeu a campanha, o prefeito reeleito de Aracati, Expedito Ferreira (PP) pode perder seu mandato.

O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar, em breve, ação originada pela coligação ``Unidos pelo Aracati``, encabeçada pela principal adversária do prefeito reeleito, Regina Lúcia (PTB), derrotada no último pleito. A ação é um recurso contra a diplomação do prefeito e de seu vice, Felipe Randhall Consta Lima (PRTB).

Em sessão do dia 30 de setembro, o processo esteve na pauta de julgamento do TRE, mas acabou sendo retirado por um pedido do juiz relator, Emanuel Leite Albuquerque.

Vicente Aquino, advogado do prefeito Expedido Ferreira, disse que todas as contratações são regulares e que as próprias pessoas contratadas afirmam que não existiram acordos eleitorais nos processos de contratação.

``As próprias pessoas contratadas já deram depoimento comprovando que não houve cunho eleitoral nessas contratações. Não há irregularidades``, afirma o advogado.

Na época da cassação do registro de candidatura de Expedito, O POVO mostrou que no primeiro semestre do ano eleitoral (2008), o ritmo de contratações na Prefeitura de Aracati era superior a duas novas contratações por dia. O dado foi apontado pelo juiz Raimundo Desdeth, no despacho em que declarou o prefeito inelegível.

fonte: http://www.noolhar.com/opovo/politica/920478.html

Icapuí é citado como "Exemplos de simplicidade e eficiência no turismo"

O jornalista Raul Machado Carvalho, em sua coluna no site Itu.com.br, escreve sobre Cidades "Exemplos de simplicidade e eficiência no turismo". Dentre várias, ele cita Icapuí.

Ele inicia o texto dizendo:
Desta vez, vamos comentar sobre algumas pequenas cidades brasileiras, várias até desconhecidas do grande público, que tratam o turismo com simplicidade, mas com seriedade e usufruem dos benefícios de crescente nível de empregos e de melhor qualidade de vida para seus habitantes.

Quando o turismo se torna prioridade, muitos prefeitos se esforçam para melhor entender os mecanismos desse negócio e procuram ouvir entidades, comerciantes, empresários do setor etc, no sentido de buscar informações para se criar a infra-estrutura necessária para atrair turistas.
Após abordar questões sobre o turismo na cidade de Itu, ele começa a falar das cidades que para ele é exemplo, porque são "Cidades muito menores que Itu, mas que se empenham em fazer ações com profissionais do ramo e estabelecer políticas públicas que são cumpridas. Cidades que conseguem verbas do Ministério do Turismo e as aplicam para melhorar as condições de infra-estrutura. Cidades que participam e se empenham em aparecer no cenário nacional.

Cita a cidade de Pirenópolis (GO) - Cultura, Patrimônio e verbas para progredir; Flores da Cunha (RS) – Maior produtor de vinho do Brasil; Brusque (SC) - Cidade de imigrantes alemães, italianos e poloneses se destaca pela Festa Nacional do Marreco; Venda Nova do Imigrante (ES) – Terra de coisas grandes, festeja a polenta; Arraial do Cabo (RJ) – É a capital do Mergulho. Cubatão (SP) – Parece brincadeira, mas Cubatão também está inserida nos destinos turísticos de São Paulo.

Para finalizar, jornalista Raul Machado Carvalho aborda Icapuí ao qual transcrevemos abaixo:

Icapuí (CE) – Esta cidade você nunca ouviu falar dela. Mas é um destino turístico importante da costa do Ceará e tem sua principal atração no Festival da Lagosta.

Icapuí é um pequeno município litorâneo situado ao leste do Estado do Ceará, integrante do Fórum de Turismo e Cultura do litoral leste e inserido no roteiro turístico Rota das Falésias - Cenário de Cores, que participa com brilho das grandes feiras turísticas do Brasil.

Em Icapuí, terra da lagosta, o turista se encanta com o verde mar, imensos coqueirais, os manguezais, dunas e falésias ponteadas de cavernas e areias coloridas.

Na sua quarta edição, o Festival da Lagosta de Icapuí constitui-se em evento estratégico com o propósito de agregar valor ao potencial turístico do município, promover o aumento do fluxo de turistas, divulgar a gastronomia e a cultura locais, gerando oportunidades de abertura de canais de comercialização dos produtos artesanais e incentivando o crescimento e profissionalização do segmento de turismo.

Para ler a matéria completa, clique AQUI

Fonte: Itu.com.br

Câmara Municipal de Vereadores lança Irformativo Mensal


A Câmara Municipal de Vereadores de Icapuí, tendo como presidente Vicente Braga, lança jornal informativo sobre as atividades da Câmara, com o nome "Câmara em Ação". A proposta que tenha uma periodicidade mensal. A tiragem é de 5 mil exemplares, tendo o informativo quatro paginas.

Nos próximos dias publicaremos o conteúdo desse jornal para nossos leitores.


Icapuí cediará Curso de Habitações Sustentáveis

Quer ser mais ecológico sem sair de casa? Aprenda algumas ferramentas para melhorar o seu dia-a-dia e aproveite para fazer isso numa das belas praias do nosso litoral!

Curso de Habitações Sustentáveis
06,07 e 08 de novembro de 2009.
Pousada Tremembé – Icapuí – Ce

Programação acesse: http://jessyandrade.wordpress.com/2009/10/20/curso-de-habitacoes-sustentaveis-em-icapuice/

Alimentação onívora com opção ovo-lacto-vegetariana.

Investimento:
R$280,00 à vista ou 02 parcelas de r$150,00 no cheque pré-datado.
Para pagamento à vista:
Banco Do Brasil
A C P Humana Rede Tur
Ag. 3879-2
Cc. 11.562-2

Inscrições e informações
Rede Tucum – 85 3226.2476 / 85 9632 8386 / 85 9114 1312

Melão é o principal produto de exportação de Icapuí

Foto: Evanio Araujo

Recentemente divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Icapuí ocupa a 9ª colocação dos municípios do Ceará com maior exportação, com US$ 25 milhões.

Analisando os dados do MDIC, percebemos que o melão fresco é o principal produto de exportação icapuiense, mantendo cerca de 73% da pauta, que equivale a 18,5 milhões de dólares.

O segundo item de exportação é a cauda de lagosta congelada, com 3,6 milhões de dólares, representando cerca de 14,44%, seguido de melancias frescas (9,45% - US$ 2,3 milhões), bananas (1,74% - US$ 434 mil), Lagostas inteiras congeladas (0,47% - US$ 118 mil) e por fim, mamão papaia (0,03% - US$ 7 mil).

Os principais países compradores dos produtos icapuienses são a Holanda, Reino Unido Estados Unidos, Espanha e Japão.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Se quiser fazer o download dos dados clique AQUI

Prefeitura de Icapuí realiza amanhã a Pré-Conferência Municipal de Cultura


A prefeitura de Icapuí, através do Departamento de Cultura, realizará amanhã, 21/10, às 8:00h a pré-conferencia municipal de Cultura, dentro do programação da II Conferência Nacional de Cultura. O evento acontecerá no Centro de Juventude e Cidadania - CJC.

Os principais temas a serem desenvolvidos estão apoiados em cinco eixos:

  • Produção Simbólica e Diversidade Cultural, focado na produção de arte, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação;
  • Cultura, Cidade e Cidadania, voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais;
  • Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento;
  • Cultura e Economia Criativa, que abordará a economia como estratégia de desenvolvimento; e
  • Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.
Dentro da Programação da Conferência Municipal serão escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura e as principais aspirações das pessoas que fazem a cultura no município.

Icapuí recebe avaliação "in loco" do Selo Verde essa semana

Icapuí será avaliado essa semana junto com os municípios de Croatá, Ibiapina, Tianguá, Beberibe, Aracati, Tauá, Novo Oriente, Crateús, Fortaleza e Caucaia.

Os técnicos do programa Selo Município Verde em sua 6ª edição, iniciou, nesta segunda-feira (19/10), as avaliações "in loco" em 11 municípios dos 34 pré-qualificados, que está em sua 6ª edição.

Segundo o site AVOL, a avaliação "in loco" consiste na visita dos técnicos aos municípios pré-qualificados para confirmar as ações e projetos destas cidades em prol do meio ambiente.

O Selo Verde é coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e as cidades serão certificadas com 3 tipos de selo., nas categorias A, B ou C. Desde a sua implantação nenhuma obteve até o momento a certificação A. Ano passado 42 cidades foram pré-qualificadas e 39 receberam o Selo Verde, sendo 7 com certificação B e 32 obtiveram a certificação C.

Fonte: AVOL

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRESIDENTE DO BNB RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE

O Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, recebeu nesta segunda-feira (19) o título de Cidadão Cearense, concedido pela Assembléia Legislativa do Ceará. A iniciativa partiu do deputado Dedé Teixeira (PT), e teve aprovação unânime na Casa.

A cerimônia de outorgação do título teve lugar no Plenário 13 de Maio, às 19 horas. O evento contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) e Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

Confira a matéria completa aqui: www.cearaagora.com.br/ver_news.asp?cod=19097



Jovem fatura a clavícula em acidente de moto

Ontem (18) o jovem José Wilker acidentou-se na estrada de Barreiras ao cair em um buraco, no final da tarde, ocasionando uma fratura de Clavícula.

Cascavel assume 2ª posição, Icapuí é a 9ª cidade que mais exporta


Com desempenho surpreendente, Cascavel assume a 2ª posição no volume de exportações do Estado, no acumulado de janeiro a setembro deste ano. O município só ficou atrás da Capital cearense. O crescimento das vendas de castanha de caju foi o principal responsável pelo bom resultado da cidade interiorana. Os dados estão contidos nas balanças comerciais dos Estados e Municípios brasileiros, divulgados na última semana pelo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo o levantamento, em igual período do ano passado, Cascavel era a 3ª colocada no ranking das cidades cearenses que mais contribuíram para as negociações de produtos com destino ao mercado externo. O município saltou para a 2ª posição, com o volume de US$ 93,9 milhões, ficando atrás somente de Fortaleza que atingiu a marca de US$173,6 milhões. A cidade ultrapassou Maracanaú (US$ 92,9 milhões) e se manteve a frente de Sobral (US$ 92,5 milhões), que continuou no mesmo 4º lugar de 2008.

Para Eloísa Bezerra, economista do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a castanha de caju é a grande responsável pela evolução de Cascavel no ranking. "A amêndoa é produzida durante o 2º semestre. Portanto, o que foi negociado em 2009 é fruto da boa produção dos últimos meses do ano passado", disse Heloísa, considerando que as fortes chuvas pouco influenciam nesse tipo de cultura, em virtude da sazonalidade da safra.

Entre as dez maiores exportadoras do Estado, Itapajé (US$ 40,8 milhões) se manteve em quinto lugar, Caucaia (US$ 27,3 milhões) saiu da sétima para a sexta posição, ganhando a posição de Horizonte (US$ 26 milhões). Icapuí (US$ 25 milhões), em 9º, e Aquiraz (US$ 21,6 milhões), em 10º, mantiveram os mesmos desempenhos de ambos os períodos.

De acordo com as informações do MDIC, em sete das dez cidades cearenses que aparecem no topo do ranking, houve queda nas exportações. Segundo Heloísa Bezerra, economista do Ipece, a turbulência mundial inibiu as negociações do Estado com os países estrangeiros.

"A crise internacional prejudicou alguns dos principais produtos da pauta. Grandes importadores como EUA reduziram suas compras. No entanto, já podemos perceber que a recuperação da economia - como o aumento no número de empregos - está trazendo otimismo para as empresas do Ceará".

Ela destacou o setor de calçados como um dos que mais sofreram redução nas exportações, mas já há uma luz no fim do túnel. "No Ceará, só em setembro, segundo o Caged, os empresários ofertaram 1.892 empregos. É um bom indício de melhoras", pontua a economista.

fonte: diariodonordste.com.br

Equipe de Icapuí brilha no Campeonato Cearense de Taekwondo

A Associação de Mossoró foi o destaque da edição 2009 do Campeonato Cearense de Taekwondo. O time mossoroense, comandado pelo professor Kalieber, conquistou o título da competição. O evento organizado pela Federação de Taekwondo do Ceará (FTC) foi realizado, ontem, no ginásio do Colégio 7 de Setembro, sede da Aldeota.

A equipe vice-campeã do Estadual 2009 de Taekwondo foi a Associação de Icapuí, que conta com a orientação do professor Magno, enquanto o terceiro lugar ficou com o grupo da Associação Caririense, cujo técnicoé o professor Jeová Ferreira. Cerca de 200 atletas representando 15 associações tanto da CapitaI e Interior do Estado, mais a equipe representante de Mossoró, participaram do campeonato.

Na competição individual do Estadual 2009 de Taekwondo destaques para os atletas Katarine Moreira (categoria até 67kg), Magno Braga e Gerson Dutra. Esses três competidores garantiram classificação para disputar a Copa do Brasil da modalidade. O campeonato está programado para os dias 21 e 22 do mês de novembro. O evento nacional acontecerá na cidade de Matinhos, no Paraná.

fonte: diariodonordeste.com.br

Reportagem sobre Icapuí no Viagem & Lazer do O POVO

Retirado do Jornal OPOVO:


Para guardar

Um dia em Icapuí

19 Out 2009 - 00h01min


BELEZA LITORÂNEA
Icapuí, localizado a cerca de 200km de Fortaleza, é conhecido pela beleza de suas praias e pela culinária que tem a lagosta como prato principal. É difícil escolher entre as 14 praias do município qual a mais bonita, mas os grandes destaques são Redonda, Ponta Grossa e Tremembé. Icapuí também é ideal para quem procura descansar.

MANHÃ
> A Praia de Redonda é a mais conhecida do município. Em seus seis quilômetros de extensão podem ser encontradas areias levemente escuras e formações rochosas em pleno mar.

> Paradisíaca é a praia de Ponta Grossa. Cercada por falésias com fontes de água doce e grutas, recebe visitas periódicas de tartarugas, botos e peixes-boi. A área é bastante preservada.

TARDE
> Diante de tanta beleza litorânea, a grande pedida é, no período da tarde, continuar apreciando as praias de Icapuí.

> Vale a pena visitar Tremembé e conferir de perto o grau de conservação do ecossistema local.

> Toda a faixa litorânea de Icapuí tem como característica um mar calmo, ideal para banho.

NOITE
> Aproveite a noite para descansar e apreciar a culinária da região. A lagosta é o ingrediente principal dos saborosos pratos.

> Quem visitar Icapuí no período inicial de outubro pode conferir o Festival da Lagosta, que ocorre anualmente no município. Esse ano o evento foi realizado nos dias 2 e 3.

> Na ocasião, o público saboreia pratos à base de lagosta ao som de música ao vivo, além de conhecer o artesanato local.

> Quem procura algo mais agitado tem a opção de passear à noite por Canoa Quebrada, que fica a 55 km de Icapuí. O percurso, de carro, é de aproximadamente 50 minutos. Atenção na estrada.

> Música, bares temáticos e artesanato peculiar são características da agitada Canoa Quebrada.

> Nos bares, onde geralmente não são cobradas entrada, há música ao vivo e
agitação até a madrugada.

ONDE FICAR

> TREMEMBÉ
BRISTON HOTEL CASA DO MAR
Telefone: (88) 3432.4149

> PONTA GROSSA
Pousada Ponta Grossa
Telefone: (88) 9254.5965
Pousada Crispim
Telefone: (88) 9223.5069

> PRAIA DE REDONDA
Oh! Linda Pousada
Telefone: (88) 3432.3025
Pousada O Jangadeiro Telefone: (88) 3232.3136

> ICAPUÍ - SEDE
Pousada Icapuí
Telefone: (88) 3432.1072

QUANTO CUSTA

100
REAIS É O VALOR DA DIÁRIA NA OH! LINDA POUSADA, PARA DUAS PESSOAS, NO FERIADO DE 2 DE NOVEMBRO

21
REAIS É O VALOR DA PASSAGEM FORTALEZA - ICAPUÍ PELA EMPRESA DE ÔNIBUS SÃO BENEDITO. RODOVIÁRIA: (85) 3444.9999.

COMO CHEGAR
1 > É possível chegar em Icapuí pela CE-040 até Aracati. De lá, é preciso pegar a BR-304 até a CE-261, que dá acesso ao município.

2> O percurso pode ser feito também pela BR-116, seguindo depois pela BR-304, passando por Aracati até entrar em Icapuí pela CE-261.

3> Aos que preferem viajar de ônibus, a opção é a empresa São Benedito.
Ela faz o trajeto direto Fortaleza - Icapuí.

4 >Outra opção é pegar o ônibus para Aracati e, de lá, pegar uma van até Icapuí.

CÂMBIO
> FECHAMENTO DIA 16/10/2009
DÓLAR: R$ 1,71
EURO: R$ 2,55
PESO: R$ 0,45

SÃO PAULO
AZUL (CAMPINAS) R$ 489
TAM (GUARULHOS) R$ 343
GOL (CAMPINAS) R$ 419

CONTATOS ÚTEIS

> CENTRO
Pousada e Restaurante Icapuí
Telefone: (88) 3432.1072

> PRAIA DE REDONDA
Barraca do Carlinhos
Telefone: (88) 3432.3004
Barraca da Boneca
Telefone: (88) 3432.3085

> BARREIRAS
Pousada e Restaurante O Francisco
Telefone: (88) 3432.1608

Fonte: Jornal OPOVO

domingo, 18 de outubro de 2009

Mais apoio à pesca







Os deputados federais José Airton Cirilo (PT) e Flávio Bezerra (PMDB) e mais o estadual Dedé Teixeira, do PT, trabalham na mesma direção: conseguir mais recursos para o setor pesqueiro. Semana passada, Zé Airton participou em Brasília da 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, ao lado dos ministros Dilma Roussef (Casa Civil) e Altemir Gregolim (da Pesca).


Conta o deputado cearense de Icapuí que a pesca e aquicultura movimentam no Brasil cerca de 3 bilhões por ano, com uma produção de em torno de 1,1 milhão de toneladas, beneficiando 3,5 milhões de trabalhadores.

CONPAM DIVULGA CIDADES PRÉ-QUALIFICADAS NO SELO VERDE 2009, ICAPUÍ ESTÁ INCLUÍDA.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Compam) divulgou na última quinta-feira (8), a relação dos municípios pré-qualificados para a primeira etapa da Certificação Ambiental Selo Município Verde Edição 2009. O anúncio foi dado após reunião, na sede do Compan, com os conselheiros da Comissão Técnica e Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde (PSMV).

Ao todo, 34 municípios foram pré-qualificados na 1ª etapa. As avaliações iniciaram terça-feira (13) e seguem até o dia 14 de novembro, pelos técnicos do Programa. Eles vão verificar as informações fornecidas pelos municípios, nos questionários, em relação às ações desenvolvidas em cada cidade quanto à eficácia de projetos ou programas junto às comunidades em prol do meio ambiente.

O Selo Verde tem como objetivo incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, inserindo o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização e de projetos de educação ambiental.

Os municípios pré-qualificados foram: Acaraú, Apuiarés, Aracati, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Itaitinga, Itarema, Jardim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Quixeramobim, Redenção, Sobral, Tauá e Tianguá.

Fonte: Aprece