segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Uma mensagem para todos os amigos visitantes!!


Fico imaginando aquela cena estranha,
Na periferia de Belém.
Uma mulher numa estrebaria,
Com um filho recém nascido, e um senhor maduro como marido.
Uma criança numa espécie de coxo, cheio de palhas,
Enrolado em panos.
Ali pertinho, o que é próprio de uma estrebaria:
Bois, vacas, jumentos, ovelhas.
Parece uma cena improvável para o nascimento de um rei.
Muito menos provável para a revelação de um Deus.
Seria irônico imaginar que alguém pudesse encontrar Deus
Em tais condições. É igualmente absurdo considerar
que a manifestação divina usaria de tais recursos.
O improvável, o irônico, o absurdo, são assim categorias do olhar e do sentir.
E parece certo dizer que olhar e sentir são elementos subjetivos,
E que é do lugar de cada um que se vê e que se sente.
 
Vejam que maravilhoso!!!
Os artifícios divinos são dotados de extrema sabedoria.
Poucos são capazes de encontrar Deus numa cena e numa situação tão esquisita.
Parece que Ele não pode estar no visível, no provável, na explicitação pública.
É certo que, por essa razão, Ele se manifesta no menos possível.
 
E por isso não é à toa que, pastores de ovelhas, pobres e sem maior formação,
foram  capazes de olhar e sentir a presença de Deus na estrebaria.
De encontrar o maravilhoso e o surpreendente, o grandioso e estupendo.
E muito menos foi à toa a empreitada de três reis em andar quilômetros
Para reverenciar um estranho.
 
Fico aqui rezando e pedindo a Deus que conceda a você, a mim, a todos nossos amigos, neste Natal, a educação do olhar e do sentir.
Que nos presenteie com olhos e coração de pastores e estrangeiros,
Para sermos brindados com a graça de ver e sentir Deus onde ele se manifesta de verdade, completo, inteiro.
Quantas vezes será que ele esteve manifesto em nossos dias e vidas
E infelizmente não conseguimos perceber porque nos pareceu improvável e absurdo que Deus estivesse ali?
 
Que esse novo olhar e sentir nos faça mais felizes neste Natal e Ano Novo.
 
Com carinho,
 
A equipe de colaboradores do "A Cidade Icapuí".

Maior exportadora de melão do Brasil fica em Icapuí

Foto: Jornal O Povo

O jornal O POVO na edição do dia 28 de Novembro, O jornalista Jocélio Leal faz uma reportagem sobre a Agricola Famosa onde ele comenta:
No Ceará, pouca gente conhece, mas a fama é internacional. A maior exportadora de frutas frescas do País fica em Icapuí, no Litoral Leste. A Agrícola Famosa põe em contêineres e manda para a Europa 5 mil toneladas de melão toda semana em 250 caminhões enviados aos portos do Pecém (maior volume), Mucuripe e Natal. Do começo pequeno, a Famosa cresceu, amadureceu e virou uma gigante de 3,2 mil funcionários em períodos de safra. A empresa é um dos cartões de apresentação do Ceará no Exterior.
Ele relata o inicio da empresa na conversa com um dos donos, Luiz Roberto Barcelos, e como é o funcionamento da empresa no município.

Para ler a matéria completa, clique AQUI.

Fonte: Jornal O POVO - 28/11/2009

Icapuí terá internet sem fio e parque tecnológico

Essa informação foi repassada pelo Leo Ribeiro, que é coordenador do Projeto Icapuí Digital.

O site Guia das Cidades Digital relata a experiência do projeto Icapuí Digital em uma matéria que transcrevemos abaixo:

Município cearense terá internet sem fio e parque tecnológico

Na pequena Icapuí, as fazendas marinhas de produção de lagosta e camarão, principal atividade econômica local, vão ficar lado a lado com as antenas wireless. A cidade cearense de 20 mil habitantes, localizada a 200 quilômetros da capital, tem pronto seu projeto de digitalização. O sinal será sem fio, inicialmente. Uma rede de fibra ótica será construída posteriormente, para haver redundância e driblar possíveis problemas de topografia. Aliado à infovia, haverá centro de formação, serviços de governo eletrônico, incubadora tecnológica e estímulo ao comércio local.

À frente da coordenação do projeto, o secretário de Ciência e Tecnologia, Silvio Teixeira Barreira, conta que a iniciativa compreende duas vertentes: a iluminação da cidade com sinal de internet sem fio e um parque tecnológico. "Para high tech e low tech", conta Barreira. Para colocar o parque tecnológico em prática, estão sendo firmadas parcerias com grandes empresas e universidades, além do Ministério das Comunicações.

"Algumas parcerias já estão sinalizadas, com a Petrobras, a Vale e a Universidade Federal do Ceará (CE)", adianta o secretário. Complementando a ideia, será montado um distrito industrial setorial, para produção e venda produtos locais, com identidade cultural, principalmente na área de pesca.

Já na parte de iluminação da cidade, o divisor de águas será o Cinturão Digital, projeto de infovia do governo cearense, que está montando um anel ótico circundando todo o estado. Previsto para ser oficialmente inaugurado em março, o Cinturão Digital consumiu mais de R$ 60 milhões do governo estadual, que optou por um modelo de manutenção que incluirá a iniciativa privada e as prefeituras.

O servidor do Cinturão Digital em Icapuí ficará em um antigo centro de formação da Petrobras, cujas instalações foram passadas para a prefeitura. É também no local que vai funcionar um centro de formação em informática e uso da internet, com cursos para a população. "Serão capacitadas 14 mil pessoas em introdução à informática, fundamentalmente no uso da internet", planeja o secretário, revelando a ousada ideia de ensinar a 70% dos habitantes como usar a web. Segundo ele, serão elaboradas cartilhas específicas de acordo com faixa etária.

A prefeitura já está em conversas com o Ministério da Educação para levar para a cidade um núcleo de formação tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Este núcleo complementaria as atividades de capacitação, oferecendo inclusive cursos de nível superior na área de tecnologia da informação.

Todas as unidades de administração direta e indireta da prefeitura receberão sinal de internet, incluindo secretarias, as 14 escolas e as 11 unidades de saúde. Além desses locais, somente algumas praças wireless ou telecentros terão sinal disponível. "Não vai ter internet de graça nos domicílios", sentencia o secretário de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, nas praças wireless, onde o acesso será gratuito, serão feitos cadastros das pessoas que usarão a rede na área, através do número de série do computador utilizado.

A opção de não oferecer internet gratuita nas casas se dá para resguardar a concorrência e não gerar desemprego nas lan-houses e nas Ilhas Digitais (centros de acesso à internet fruto de parceria entre o governo do estado e o Ministério das Comunicações). "Vamos estabelecer parcerias com provedores e gestores dessas atividades, para que seja cobrada uma taxa simbólica para uso de internet", adianta Barreira. "A ideia é que tenhamos preços razoáveis e a preservação das lan-houses e das Ilhas Digitais, que estão previstas também no termo que cada município tem que assinar para ter acesso ao Cinturão Digital", conta o secretário.

Paralelamente, a cidade vai oferecer serviços de governo eletrônico de maneira diferenciada. Além de prover as opções básicas – como emissão de boletos de pagamentos de impostos, cadastros municipais, etc. - a intenção é fazer parceria com instituições para prestação de serviços mais complexos, inclusive da esfera federal. Uma ideia é se aliar ao Sistema Nacional de Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, para viabilizar seguro-desemprego e carteira profissional. Outra intenção é fazer parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, para viabilizar carteiras de identidade. Para integrar todos estes planos, a prefeitura está no momento buscando um software que dê conta de todas as demandas. “Se não encontrarmos, acabaremos tendo que desenvolver um para cobrir todas as necessidades”, acredita Barreira.

A sustentabilidade do projeto e manutenção de todos esses planos é uma das principais preocupações reveladas pelo secretário. “Consegue-se dinheiro para implantar, mas não se consegue para manter”, constata. Para garantir que o projeto fique vivo depois de implantado, foi criada uma cooperativa de negócios que vai canalizar boa parte das atividades desenvolvidas. Atualmente, a instituição está pleiteando título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), no Ministério da Justiça. É ela que vai viabilizar a geração de recursos e também o repasse de verbas a partir dos governos estadual e federal e também de verbas parlamentares.


Fonte: Guia das Cidades Digital

http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/municpio-cearense-ter-internet-sem-fio-e-parque-tecnolgico

Saae realiza reunião com comunidade...


Na comunidade de Melancias de Baixo o Saae participa de reunião com Associação de moradores neste domingo com a participação do Diretor adiministrativo Edson Barreto, que, apresentou as intervenções que se encontram em andamento para restauração do sistema de distribuição d`água que há mais de dez anos se encontrava literalmente sem nenhuma manutenção.
A Associação assistiu em data show uma apresentação em fotos da estrutura das caixas d`água, tubulação, poço, rede elétrica e equipe técnica do Saae em plena atividade dos trabalhos já iniciados no início da ultima semana.
Em seguida os presentes interrogaram o Diretor sobre detalhes de contas dágua, tarifa cobrada nas ligações residenciais
e algumas reinvindicações sobre o fornecimento mais eficiente e constante da água, principalmente nas residências dos locais mais elevados.
O Diretor explicou que este tipo de problema será definitivamente resolvido apartir da instalação dos hidrometros e de uma rigorosa fiscalização que eliminará irregularidades na tubulação praticadas por alguns clientes, e, que ainda neste mês de dezembro será concluida a instalação de todos os hidrômetros que fará com que a água seja distribuida da forma mais justa possível.

Fonte: saaeicapui.blogspot.com

domingo, 29 de novembro de 2009

Projeto "Cultivo Sustentável de Algas Marinhas" fica entre os finalistas

É assim a cada dois anos, desde 2001. A Fundação Banco do Brasil seleciona um grupo de projetos país afora e, distribuindo-os por categorias específicas, regionais ou temáticas, abre uma disputa por um prêmio que, em dinheiro, chega hoje a R$ 50 mil. A quinta edição teve como um dos destaques ressaltados a forte participação cearense, com quatro finalistas certificados para a disputa em duas categorias, uma delas de abrangência nacional.

Um deles foi o projeto ``Cultivo Sustentável de Algas Marinhas``, desenvolvido em Icapuí (a 202 km de Fortaleza), no litoral sul do Ceará, possibilitou à comunidade de Barrinha, segundo constatou a FBB, uma importante transformação de vida. Algueiros passaram de depredadores de algas a empreendedores de exploração comercial do recurso, a partir de uma técnica simples e de baixo impacto ambiental. Um fato importante é que os produtos advindos da atividade custam, hoje, até dez vezes mais do que conseguiam antes de serem capacitados pelo projeto, chamado de Mulheres de Corpo e Algas.

Além dos projetos Pingo D-água, de Quixeramobim (a 206 km de Fortaleza), e Mulheres de Corpo e Algas, de Icapuí (a 202 km da Capital), os outros dois projetos cearenses foram ``A reserva natural Serra das Almas e seu Modelo Integrado de Conservação da Caatinga``, de responsabilidade da Associação Caatinga, e ``Abordagem Sistêmica Comunitária``, tocado pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, de Fortaleza. Os dois trabalhos perderam na categoria Nordeste, que teve todos os finalistas do Ceará, para o projeto desenvolvido em Icapuí.

Confira a matéria completa aqui.

Igreja Católica comemora 11 anos das Santas Missões Populares em icapuí

Foto: Paróquia de Icapuí

As Santas Missões Populares aconteceram em Icapuí em 1998 e tem por objetivo dá uma sacudida especial para os católicos, ser um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, formando um grande retiro espiritual popular para cultivar entre nós relações pessoais, bem sinceras, verdadeiras e solidárias. Um tempo especial de ecumenismo dentro da nossa Igreja e uma visita e um abraço especial de Deus misericordioso para com o povo.

Por isso a Paróquia de Icapuí celebra hoje (29/11) 11 anos da realização das Santas Missões Populares no município com um retiro missionário pela manhã no CJC no Centro, para relembrar esse momento importante.

sábado, 28 de novembro de 2009

Artigo: Uma guerra que não passa na mídia

Encontramos no site Observatório da Imprensa um artigo sobre o conflito em Icapuí, escrito por Túlio Muniz, com titulo "Uma guerra que não passa na mídia" dentro da seção Jornal de Debates, segue abaixo o artigo:

REDONDA, CEARÁ
Uma guerra que não passa na mídia

Por Túlio Muniz em 24/11/2009

É incrível como muitas nuances de conflitos nacionais e internacionais são ignoradas pela grande mídia. Desde o dia 14 de novembro, está em curso um conflito de graves proporções no município de Icapuí, Ceará, onde pescadores artesanais de lagosta da praia da Redonda, por não contarem com amparo do Estado na fiscalização, enfrentam à bala barcos que pescam ilegalmente. O tema está, até agora, circunscrito aos jornais de Fortaleza (O Povo e Diário do Nordeste), sem destaque algum na mídia nacional – que, afinal, segue a tendência mundial quando assuntos sérios envolvem uma multidão de simples trabalhadores.

Posso citar, por exemplo, os casos da Somália e Guiné Bissau, que estiveram em destaque no noticiário internacional nestes últimos meses. A primeira, dado aos atos frequentes de "pirataria moderna", com o sequestro de navios comerciais ou de turismo no golfo de Aden; a segunda, pela constante instabilidade política que volta e meia leva a golpes militares e faz da Guiné hoje um típico "narco-Estado", território livre de recepção e distribuição de droga para outros continentes, sobretudo Europa. Comum a ambos, além de serem países africanos e com pouca ou nenhuma institucionalidade consolidada, está a pobreza das populações, boa parte composta por pescadores artesanais.

Hoje, os pescadores da Guiné têm a concorrência desleal dos barcos industriais chineses. Com autorização do governo, um único navio chinês pesca por dia o que um barco artesanal não capturaria em um ano. Da Somália, os meios de comunicação praticamente não informam que muito dos piratas são ex-pescadores que perderam território e estoque de peixe para a poluição causada pelo fluxo intenso de petroleiros oriundos da Arábia Saudita e pelos despejo de lixo tóxico (inclusive radioativo), sem tratamento, por parte de empresas européias que subornam lideranças militares e empestam o Golfo de Aden, agravando a situação de pescadores miseráveis que, a duras penas, mantêm-se em atividade e hoje enfrentam os piratas, a Otan e a poluição do mar.

Entre a repressão e o mutismo

Assistimos agora ao conflito recente na Redonda, em Icapuí, onde as primeiras opiniões oficiais, veiculadas pelos jornais, tendem a criminalizar os pescadores que, revoltados, voltam a queimar barcos que praticam a pesca ilegal. Segundo relatos que colhi junto a alguns deles nesta semana, encontram-se em "estado de sítio", ameaçados mesmo de morte caso circulem por vias públicas do centro de Icapuí, numa flagrante violação do direito constitucional de ir e vir.

O primeiro conflito na Redonda data de 1989. Está registrada no poema de cordel "A Guerra dos Redondeiros contra os compressores", de Chico de Marina, editado em 2001 com apoio do Premio BNB de Cultura, organizado pela professora Mari Cecília Silvestre. A comunidade é desde então referência de organização comunitária e de coragem no enfrentamento das práticas ilegais de captura da lagosta e de reivindicação de seus direitos junto às autoridades – estas, oscilando sempre entre o apoio e a ausência. Os redondeiros, para além da pesca ilegal, defrontam-se com a poluição pelo despejo de resíduos metálicos no mar sob pretexto de criar recifes artificiais, mas que, sem remoção adequada de produtos químicos, contaminam a fauna marinha. Enfrentam ainda na pesca a crescente especulação imobiliária que advém do turismo, acelerada pela pauperização da população que, sem muitas alternativas, vende suas casas, muitas vezes o único bem que possui.

Os exemplos africanos citados estão geograficamente distantes do Brasil. Mas socialmente estarão cada vez mais próximos dos pescadores do Ceará se as autoridades optarem pela repressão aos "rebeldes", e os políticos e a mídia, pelo mutismo.

Fonte: Observatório da Imprensa

O Jornal O Povo divulga a segunda matéria do dia sobre a pesca

Disputa entre grupos de pescadores já dura 20 anos

Para o período do defeso da lagosta, que começa no próximo dia 1º de dezembro, o Ibama promete intensificar a fiscalização. Mas diz que o problema é que faltam políticas de pesca

O conflito entre as comunidades de Icapuí por causa da pesca ilegal da lagosta já dura 20 anos. Os moradores da cidade preferem não entrar em detalhes e têm medo de falar. Culpam o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e as autoridades do município de descaso com a briga histórica. O órgão garante que intensificou a fiscalização desde o último dia 16 de novembro e acusa a falta de políticas pesqueiras como principal culpada dos constantes conflitos entre as comunidades.

``Nosso barco está lá, lancha em alto mar. São cinco policiais, dois bombeiros e cinco fiscais. Será permanente``, garante Rolfran Ribeiro, chefe de Fiscalização do Ibama. Ele ainda anuncia que, para o período do defeso da lagosta, que vai de dezembro a maio, o monitoramento na área será intensificado. O problema, segundo Rolfran, é que a lancha precisa parar para troca de pessoal e para manutenção. ``Eles se aproveitam disso. Com a pesca predatória, conseguem pegar em dois ou três dias tudo que não pescaram em um mês``.

A saída encontrada pelo Ibama para dificultar a pesca irregular é tomar o barco do pescador ilegal. ``Muitos não pagavam a multa e ficava por isso mesmo. Agora somos mais rígidos, levamos o barco, eles estão sentindo no bolso``.

De acordo com Raimundo Bonfim Braga, o Kamundo, ex-superintendente do Ibama, havia uma parceria entre Ibama e as comunidades pesqueiras para uma fiscalização conjunta. ``Começou em 1995, mas ano passado, quando eu ainda estava lá, a gerência do Ibama em Brasília interrompeu a parceria. Preferiram contratar embarcações mais modernas e isso ficou mais caro, reduzindo a quantidade de barcos``.

Mas para Rolfran Ribeiro o que falta em Icapuí e no restante do litoral do Brasil são políticas pesqueiras. ``Precisa acabar com esse paternalismo. Não tem nenhum mocinho, não. Só tem artista. E muito político no meio``. O padre do município, Antônio Lopes, também pensa assim. ``São anos de muitas concessões. Pode, não pode. São sempre medidas paliativas, não existe uma política clara, por isso os conflitos não são resolvidos``.

SAIBA MAIS

> Os conflitos entre pescadores de Icapuí, disputa histórica no município, se agravaram neste ano.

> No dia 18 de setembro, um grupo de pescadores ocupou o prédio da Câmara Municipal, ateou fogo em contêineres de lixo e interditou ruas.

> O protesto era um pedido de proteção, já que eles estariam sofrendo agressões dos pescadores da praia da Redonda.

> Neste mês, novas brigas aconteceram. Dia 14, durante uma abordagem em alto mar por homens encapuzados, um pescador foi atingido por um tiro nas costas em Icapuí. O ataque teria sido feito por pescadores de Redonda.

> No mesmo dia, as estradas de acesso entre as duas localidades foram fechadas à altura da praia de Barrinha, por pescadores da sede.

> Um pescador de Redonda, que tentou furar o bloqueio, teve a moto queimada.

> Por causa do bloqueio, estudantes que moram na praia da Redonda ficam impedidos de ir à escola com tranquilidade, já que o acesso continuava obstruído.

> Somente dia 17, a estrada foi liberada. Cerca de 80 homens do Batalhão de Choque foram enviados de Fortaleza ao Município para realizar a operação.

> Há denúncias de que o prefeito estaria envolvido. ``O irmão dele é o pescador na cidade que mais tem barco do tipo que faz a pesca irregular``, afirma um morador.

> Os moradores da cidade reclamam que tudo no município está sendo prejudicado com os conflitos. ``A gente vive com medo. Nem os turistas tão vindo mais``.

> O defeso da lagosta vai até maio de 2010. As empresas que armazenam o crustáceo têm até o dia 3 dezembro pra declarar o estoque ao Ibama.

> É preciso protocolar a informação com o endereço do estabelecimento e o CPF do responsável. Para as indústrias, o prazo vai até o dia 7 de dezembro.

> A multa para quem é pego pescando irregularmente varia de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da embarcação e da quantidade de pesca.

Fonte: http://www.noolhar.com/opovo/ceara/932406.html

Jornal O Povo escreve mais uma página triste sobre a nossa pesca, confira:

Conflito entre pescadores deve se acirrar com início do defeso

Pescadores da praia de Redonda, que praticam a pesca legal da lagosta (foto), reclamam e fiscalizam por conta própria quem trabalha de forma proibida por lei no município(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

A briga em Icapuí vai bem além da pesca. Denúncias revelam que interesses políticos fomentam a luta antiga que se agravou em 2009. Na próxima terça-feira, início do defeso da lagosta, mais um confronto deve começar

Os conflitos entre comunidades de Icapuí, a 209 quilômetros de Fortaleza, parecem bem simples. Pescadores da praia de Redonda, que praticam a pesca legal da lagosta, reclamam e fiscalizam por conta própria quem trabalha de forma proibida por lei no restante do município. Mas o problema parece ser bem mais complicado. Denúncias revelam que interesses e jogos políticos incentivam e agravam a luta antiga, que tomou proporções maiores neste ano. Um novo capítulo do conflito já foi anunciado para a próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, início do período do defeso, quando fica proibida a pesca da lagosta até maio de 2010.

``Nós paramos de pescar, mas eles não. Só que a gente vai continuar indo pro mar fiscalizar``, anuncia um pescador de Redonda. A principal justificativa da fiscalização por conta própria é a falta de ação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

Mas, conforme O POVO apurou, uma das hipóteses para o estopim da briga neste ano é o suposto envolvimento de Raimundo Bonfim Braga, o Kamundo, ex-superintendente do Ibama, que é de Icapuí e apoia os pescadores de Redonda. Depois de deixar o comando do órgão, ele teria fomentado o conflito para ganhar visibilidade e galgar uma futura candidatura no município. ``Depois que ele saiu do Ibama foi que a situação começou a piorar``, denuncia a fonte que prefere não dizer o nome.

Kamundo se defende dizendo que já tinha ouvido a acusação. ``Há um sentimento interno no órgão que acha que é revanche. Mas o setor de pesca em Redonda me tem como representante. Muitas manifestações não se realizaram na época que eu estava no Ibama``. Ele ressalta que não incetiva os conflitos. ``Meu apoio é pela pesca legal e se limita a evitar que desague pra violência``.

Outro fato que deixa os moradores mais temerosos é a ausência constante do prefeito José Edilson da Silva (PSDB), o irmão Edilson, mesmo nos dias mais tensos. Ele foi procurado duas vezes enquanto O POVO esteve na cidade. Na quinta-feira passada, estava em Brasília. Ontem, em Fortaleza. ``Ninguém vê o prefeito nessa cidade``, reclama um comerciante.

Um dos barcos que fazia pesca irregular e foi apreendido pelos pescadores de Redonda seria dele. ``O pessoal confunde. Não é do prefeito, é de uma associação evangélica que ele fazia parte``, justifica Alderlei Martins, chefe de gabinete da Prefeitura.

E-MAIS

O QUE É PROIBIDO
> Pescar lagosta miúda. Os tamanhos mínimos de captura são de 13 cm de cauda (lagosta vermelha) e 11 cm (lagosta verde).

> Capturar lagosta durante o período do defeso, que começa no dia 1º de dezembro e vai até 31 de maio.

> Uso de caçoeira, rede de fundo que captura lagosta miúda e outras espécies, removendo o substrato marinho.

> Pesca com compressor, que é uma espécie de adaptação do botijão de gás como reservatório de ar comprimido, fonte de oxigênio para o pescador, que mergulha no mar à procura da lagosta.

> Uso de marambaia, nicho artificial onde ficam as lagostas. É depositado no fundo do mar. Assim, o pescador sabe onde encontrar o crustáceo.

fonte: http://www.noolhar.com/opovo/ceara/932403.html

Ações do SAAE - Icapuí

O SAAE de Icapuí, em seu blog, mantêm informado das ações que a autarquia vem realizando, dando dicas sobre uso da água, além de manter uma agenda de compromissos do Diretor, Edson Barreto, em face da gestão do SAAE.

As ações que vem realizando são:

  • O SAAE realiza instalação de Hidrômetros na comunidade de requenguela, processeguindo depois com a substituição na comunidade de Barrinha.

  • O SAAE faz mais um importante investimento na aquisição de uma nova bomba com potência maior viabilizando uma maior vazão e pressão na água que abastece as comunidades de Barreiras de Cima, Barreiras da Sereia e Pé de Serra de Barreiras.

  • A equipe do Saae deu assistência ao sistema de distribuição d'água da comunidade de Retiro Grande, que se encontrava com problemas elétricos, de responsabilidade da Coelce, que veio a interromper o funcionamento da bomba que abastece toda a comunidade.



  • O Saae realiza restauração no reservatório elevado com capacidade de armazenamento de 150.000 litros na Serra de Cajuais "Obra construída pela Fundação Nacional de Saúde" que tem ultilidade para auxiliar no abastecimento da água das comunidades de Vila Jardim Paraíso, Serra de Cajuais e Serra de Mutamba.

Fonte: Blog do SAAE-Icapuí

Adeci e Ibicuitaba se classificam...


Mais dois jogos movimentaram a IV Copa Mutamba de Futsal.
Pelo Master Cajuais e Adeci se enfrentaram para ver que enfrenta o MAC nas semifinais. No primeiro tempo Cajuais saiu na frente com gols de Bibita e Bebeto, 2 a 0, e este foi o resultado da primeira etapa.
Na etapa complementar, foi a vez do Adeci reagir, Aba e Pedro foram os autores dos gols que empataram a partida, levando a decisão da vaga para as penalidades.
Aba cobrou o primeiro e fez 1 a 0 para o Adeci.
Zuquinha empatou na sequencia para Cajuais.
Pedro voltou a colocar a equipe do centro em vantagem.
E Lacerda, desperdiçou a chance do empate.
Assim o Adeci venceu nos penaltis por 2 a 1 e agora enfrenta a equipe do MAC.

Já pelo aberto, a equipe de Ibicuitaba não encontrou dificuldades para passar para a próxima fase, o adversário era a equipe do Adrivasco que não dificultou as coisas para a equipe do técnico Neto.
Márcio (2), Buiú (2), Cleílson e Diego marcaram os gols da vitória por 6 a 0.
Agora Ibicuitaba enfrenta o Araújo nas semi-finais da competição.

Icapuí não paga repasse à APAE

Segundo o blog Giro pelo Estado de Márcio Costa, na notícia "Municípios dão ‘calote’ na Apae e deficientes devem ficar sem tratamento" afirma que o município de Icapuí não cumpriu o compromisso feito com APAE para a acomodação de alunos, fazendo repasse de recursos para isso.

Abaixo reproduzimos a notícia:

Municípios dão ‘calote’ na Apae e deficientes devem ficar sem tratamento

O advogado Evânio Araújo utilizou dos microfones da RPC no dia de hoje para a abordagem de um assunto complexo e de certa forma vergonhoso.

Segundo o advogado, municípios da região assumiram compromisso com a APAE para a acomodação de alunos, e após fazerem uma média grande para acomodar seus estudantes, esqueceram de um detalhe básico: Contribuir com a entidade.

Segundo o advogado, voluntário da entidade, apenas três dos nove municípios cumpriram com as obrigações, os demais...

Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado e Apodi, efetuaram o primeiro repasse.

Já as cidades de Antônio Martins, Patu, Felipe Guerra, Serra do Mel, Upanema e Icapui (CE), não deram o ar da graça.

Na próxima semana, os municípios serão notificados, e caso não cumpra com seus compromissos, os alunos não terão o direito à renovar as matriculas.

As vagas abertas serão utilizadas por parte dos 200 deficientes que esperam pela abertura de uma vaga na instituição em Mossoró.

Será que os municípios vão alegar crise?

Dureza.

Fonte: Blog Giro Pelo Estado

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AcidadeIcapui bate recorde de visitas ontem!

O blog de noticias A CIDADE ICAPUI bateu seu recorde de visitas ontem (26), Segundo o google Analytics 311 pessoas visitaram o espaço para saber principalmente sobre o acidente ocorrido com o carro pipa.


Importante:


Os comentários estão sendo moderados.

Governo do Estado construirá Portal de Entrada de Icapuí

Matéria sugerida pelo leitor Juarez Teixeira.

O jornal Diário do Nordeste publicou na edição de hoje uma notícia sobre o pacote de infraestrutura turistica proposto pelo Governo do Estado e que vai beneficiar também a cidade de Icapuí, com a construção de um portal na entrada no Belém e a Iluminação das praias de Redonda e Ponta Grossa.

Com o titulo "Turismo com qualidade" a materia afirma:

PROJETO do governo prevê a construção de portais nos corredores de entrada de 26 municípios cearenses que se destacam no Estado na oferta de atrativos turísticos
O pacote de obras do governo para consolidar o Estado como destino turístico de qualidade contempla todas as regiões cearenses

Experts em turismo afirmam, há anos, que um lugar só é bom para o visitante e atrairá cada vez mais turistas se for aprazível, principalmente, para seus habitantes. Outra ideia já enraizada é a de que não se faz turismo de qualidade sem a necessária infraestrutura. O Ceará agora busca esse caminho. O governo aposta num conjunto de obras para consolidar o Estado como um destino turístico de qualidade.

Dentre os projetos considerados de alta relevância destaca-se a construção dos portais do Ceará, que absorverão em torno de R$ 2,5 milhões. A ordem de serviço já foi dada.

Os portais são estruturas que ficarão localizadas nos corredores de entrada de 26 municípios cearenses. Com temas referentes a cada região, as estruturas futuristas identificarão os destinos turísticos de forma marcante para os visitantes. Municípios de todas as regiões do Estado serão contemplados.

Será erguido um portal com mirante na Serra da Ibiapaba e 25 portais simples nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Barbalha, Campos Sales, Nova Olinda, Ipu, Viçosa do Ceará, Ubajara, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Icapuí, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Camocim, Canindé, Quixadá, Tauá, Redenção, Itarema, Acaraú e Sobral.

Com o objetivo de proporcionar condições de banhos noturnos para nativos e visitantes nas praias, oferecendo mais conforto e segurança para visitação e prática de esportes, receberão nova iluminação as orlas marítimas das praias do Cumbuco, em Caucaia; Paracuru, Flecheiras e Mundaú, no Trairi; Iguape, em Aquiraz; Majorlândia, em Aracati; e Ponta Grossa e Redonda, em Icapuí. A ideia é viabilizar um melhor aproveitamento das praias no período da noite, efetivando-as como espaço de convivência para lazer e entretenimento, agregada à geração de emprego e renda no terceiro turno.

Fonte: Diario do Nordeste

Um dos favoritos entra em quadra hoje

A bola não para e volta a rolar hoje a noite com mais duas partidas pelas quartas de finais da IV Copa Mutamba de Futsal.
Na preeliminar, Adeci e Cajuais medem forças pra ver quem merece enfrentar o MAC que já esta classificado para a próxima fase.
Já na principal, um dos favoritos, Ibicuitaba enfrenta o Adrivasco e prometem fazer um dos jogos mais esperados das quartas, o confronto promete ter muita rivalidade, raça e gols bonitos.
A expectativa é de que todas as dependêcias sejam tomadas e assim o Reizão vai ficar pequeno, já que teremos em quadra grandes jogadores como, Brinquedo, Buiú, Neguinho, Tibério, entre outros. Você não vai ficar de fora dessa vai??? Compareça, prestigie o esporte do nosso município!!!

Relação de Pessoas de Icapuí classificadas para 2 etapa do Concurso


A SEDUC-CE e a Cespe divulgaram ontem (26) a relação dos aprovados na prova objetiva para o concurso para provimento do cargo de professor da rede estadual de ensino. O edital para segunda fase, que é a aula pratica, sairá no dia 04 de dezembro.

Relacionamos abaixo a lista provisória de pessoas de Icapuí, que se classificaram para segunda fase do referido concurso. Caso você, leitor, saiba de outras pessoas que se classificaram, avise-nos usando os comentários dessa notícia.

Desejamos aos classificados, boa sorte na próxima etapa.


Listas de classificados
  1. Joao Paulo Oliveira Maia - Biologia
  2. Jair Rodrigo da Silva Rebouças - Educação Física
  3. Cleriston da Paz Bezerra - Física
  4. Getulio dos Reis Santos - Física
  5. Raimundo Nonato da Silva Junior - Geografia
  6. Antonio Adolfo de Carvalho Maia - História
  7. Natalia Maria da Silva Cunha - História
  8. Ana Caroline de Oliveira - Língua Portuguesa
  9. Francisca Edilene Fernandes da Silva - Língua Portuguesa
  10. Mari Cecilia Silvestre da Silva - Lingua Portuguesa
  11. Francisco Edmilson Fernandes da Silva - Matemática
  12. Tonicley Luis da Silva - Matemática
  13. Deibson Pereira da Costa - Matemática
  14. Jakson Ney da Costa Reis - Matématica
  15. Jose Luiz Rebouças Viana - Sociologia
  16. Sueli Maia de Oliveira - Língua Inglesa
  17. Carlos Antonio Barros e Silva Junior - Química

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Facilidade no Master e Dificuldade no Aberto marcaram a noite de quinta...

A bola voltou a rolar pela IV Copa Mutamba de Futsal.

Na preeliminar da noite, Ibicuitaba e Tremembé fizeram o clássico da região de cima, pelas quartas de finais da categoria master. O jogo começou equilibrado com chances para o dois lados, mas foi a equipe de Tremembé que partiu na frente, depois de um longo lançamento, o pivô Mecinho dominou no peito e fuzilou antes da bola tocar o chão, fazendo um dos gols mais bonitos do campeonato. Mas logo na sequencia o camisa 10 de Ibicuitaba, Jorge, marcou três gols e virou o marcador para 3 a 1. ainda no primeiro tempo, Pompeu marcou o quarto gol e fechou a primeira etapa em 4 a 1.

Na volta para o segundo tempo o jogo voltou a ficar equilibrado, mas no fim, Frank acabou marcando duas vezes fechando o placar em 6 a 1.

Agora Ibicuitaba espera o vencedor do confronto Pet Shop x Barreiras que acontece dia 3/12.



Já na partida principal, Veleiro de Mutamba e JJMCA de Ibicuitaba entraram em quadra para literalmente brigarem por uma vaga na semifinal do aberto. O jogo começou bastante movimentado e Claúdio abriu o marcador para o Veleiro, na sequência depois de grande pressão sofrida, o Veleiro voltou a marcar, denovo ele, Claúdio. O segundo tempo terminou mesmo 2 a 0 para a equipe da casa.

Na volta do intervalo, logo no início, Diego diminuiu para o JJMCA, 2 a 1. Depois de muita pancadaria Pipio em um belo gol recolocou a equipe da Mutamba na frente, mas Rafael empatou mas uma vez antes do fim do jogo. Fim de jogo 3x3.

Nas penalidades Diego converteu a primeira cobrança, JJMCA 1 a 0.

O goleiro Júnior cobrou e também marcou, 1 a 1.

Rafael recolocou o JJMCA na frente, 2 a 1.

Na última cobrança, Marquinhos jogou na trave jogando fora a chance da classificação para a próxima fase.

Final de jogo, Veleiro 3x3 JJMCA, nos penaltis 2 a 1 para o JJMCA que agora espera o vencedor do jogo entre Mutamba e Sport Tibau.

Mais notícias de esportes acesse: Futebol Icapuiense

Saiu o resultado do Concurso para Professor do Estado

Como a Cespe prometeu, saiu hoje o resultado do Concurso para Professor do Estado do Ceará.

No site do concurso, você poderá ter acesso ao seu gabarito, as justificativas de questões anuladas e ao resultado final das provas objetivas.

o Endereço é http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUCCE2009/

Clique AQUI para ver o resultado final.

VI FEIRASSI começa hoje em Icapuí


A VI edição da FEIRASSI - Feira das Associações da Agricultura, Arte e Artesanato de Icapuí acontece nos dias 26 e 27 de novembro, na Praça Chico Bagre no Centro de Icapuí. O evento conta com exposições, artesanato, gastronomia, oficinas, apresentações de peças teatrais e músicas.

A FEIRASSI foi criada em 14 de maio de 2004 para mostrar todo o potencial de nosso município. Hoje, no seu sexto ano, faz parte do calendário festivo da cidade de Icapuí. A feira tem caráter sócio-econômico e cria uma instância para a comercialização de produtos regionais. Assim, a FEIRASSI busca:

- Fomentar a produção de alimentos e do artesanato no município;
- Incentivar o empreendedorismo;
- Promover um canal de comercialização dos produtos da agricultura e da manufatura familiar;
- Promover, como atrativo paralelo à feira, apresentações da cultura popular (dança, música, teatro);
- Atrair nativos e turistas ao evento;
- Manter um intercâmbio com outros municípios;
- Promover o resgate da cultura popular.

A FEIRASSI é realizada pela FECI - Federação das Entidades Comunitárias de Icapuí e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará, além de comerciantes locais e pessoas que contribuiram para a realização do evento.

Para maiores informações sobre a feira entrar em contato com a FECI no email feci2009@hotmail.com ou nos telefones (88) 9208-2938 e 9209-1920.

Prestigiem!

Mais notícias sobre o acidente com carro-pipa. (atualizado)


O acidente aconteceu próximo a comunidade do Incra. O motorista do carro-pipa, de propriedade do Sr. Savio Holanda de Manibú, Icapui-CE, perdeu o controle do veículo e desceu o barranco de aproximadamente 5 metros de altura que causou o capotamento. O motorista ficou preso as ferragens e não resisitiu aos ferimentos e foi identificado como Antonio Márcio de Sousa(25 anos), também de Manibú.


Vejam a imagem do que sobrou do caminhão-pipa envolvido no acidente.

foto: Claud´mar Silva

Todos nós que fazemos este Blog nos solidarizamos com os familiares.

Mais um acidente em Icapuí

Aconteceu agora há pouco mais um acidente. O motorista perdeu a direção de um carro-pipa nas proximidades da comunidade do Incra. Segundo relato de testemunhas um dos ocupantes do carro-pipa não resistiu os ferimentos e faleceu ficando preso nas ferragens.

Qualquer nova informação divulgaremos aqui, mesmo sendo lamentável divulgar esse tipo de notícia.

Mais uma noite de bola rolando...

Hoje á noite teremos mais duas partidas pelas quartas-de-final da IV Copa Mutamba de Futsal que acontece no Ginásio José Borges dos Reis. Pelo Master, disputam uma vaga na semifinal, Ibicuitaba e Tremembé, este jogo começa as 19:00.
Já pelo aberto, Veleiros e JJMCA de Ibicuitaba se enfrentam em jogo que promete ser bastante disputado e interessante para quem comparecer naquela praça esportiva.
Portanto amigo torcedor, hoje a noite não vai faltar jogo bom e mulher bonita no Reizão em Mutamba, compareça, prestígie o esporte do nosso município.





Mais notícias sobre esportes acesse: futebolicapuiense.blogspot.com

Fundação Brasil Cidadão ganha prêmio Tecnologia Social


A Fundação Banco do Brasil anunciou em Brasília - DF os vencedores do Prêmio Tecnologia Social. A Fundação Brasil Cidadão, que desenvolve projetos sociais aqui em Icapuí, está entre os oitos contemplados com a premiação de R$ 50 mil, que deve ser usado em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social. As vencedoras foram escolhidas segundo critérios de inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade

As tecnologias sociais premiadas foram: Telinha de Cinema (TO), da categoria Região Norte; Cultivo Sustentável de Algas Marinhas (CE), da categoria Região Nordeste; Adolescentes Protagonistas (DF), da categoria Região Centro-Oeste; Vovô Sabe Tudo (SP), da categoria Região Sudeste; Produção e Preservação de Sementes Crioulas (RS), da categoria Região Sul; Rádio Pela Educação (PA), da categoria Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil; Barragem Subterrânea com Lona Plástica (RN), da categoria Gestão de Recursos Hídricos; e Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária (PE), da categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais.

E mais

Os projetos na área de cultivo de algas marinhas em Icapuí são orientados pela bióloga Rosinere Ferreira da Costa, que desenvolve junto as comunidades técnicas de cultivo sustentável através da realização de cursos que ajudam essas populações a terem uma fonte de renda extra. As algas marinhas têm grandes potencialidades e suas substâncias são utilizadas em comésticos e alimentos. Um desses projetos é o "Mulher de Corpo e Alga".

Fonte: http://www.remaatlantico.org/


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Concurso para professor do Estado, resultado sai amanhã

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) comunica que o resultado final das provas objetivas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009, no dia 26 de novembro de 2009.
Comunica, ainda, que a convocação para a prova prática (aula) será publicada no Diário Oficial do
Estado do Ceará e divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009, na data provável de 4 de dezembro de 2009.

Dedé Teixeira diz que conflito entre pescadores afasta turistas

Noticia retirada do site da Assembleia Legislativa do Ceará:

24.11.2009
Dedé Teixeira diz que conflito entre pescadores afasta turistas

O deputado Dedé Teixeira (PT) manifestou, nesta quarta-feira (24/11), em plenário, sua preocupação com os conflitos entre pescadores que vêm ocorrendo no município de Icapuí. Segundo ele, o problema está fazendo com que os turistas procurem outro ponto turístico comprometendo, consequentemente, a economia do município, conforme matéria publicada no Caderno Regional do jornal Diário do Nordeste. “Isso vem aterrorizando muitas pessoas. O município vive o pior momento econômico de sua história”, disse, afirmando que 80% da população vive da pesca e da ocupação turística.

Com o jornal em mãos, ele informou que a ocupação turística do Estado “já está lotada”, mesmo antes de iniciar a alta estação. “E esse problema (conflito) pode prejudicar uma das uma das maiores atividades do município: o turismo”, lamentou, comunicando a realização de uma audiência pública ainda neste mês de novembro para discutir com entidades locais alternativas de renda para o município.

O parlamentar cobrou a interferência do Tribunal de Justiça e da Procuradoria do Estado no caso, na mediação do conflito de pescadores, para “que a paz possa reinar naquela cidade”. “Precisamos de uma posição tanto da gestão municipal quanto da comarca, para se tomar medidas fortes e evitar um problema maior”, enfatizou.

MULHERES PESCADORAS

O parlamentar registrou ainda a realização, desde ontem, na Capital, do encontro promovido pela Infopesca – empresa especializada em projetos para mulheres pescadoras da América Latina. No evento estão sendo discutidas políticas públicas para a inclusão de mulheres pescadoras. “Com a criação do Ministério da Pesca, surgem novas oportunidades para dignificar a mulher pescadora”, disse, comentando que o evento reune a presença de mais 12 países da América Latina.
Fonte: Assembleia Legilativa do Ceará

Secretaria das Cidades seleciona Projetos Produtivos

Secretaria das Cidades seleciona Projetos Produtivos

Serão investidos R$ 8 milhões no apoio a atividades produtivas já em desenvolvimento nos municípios.

A Secretaria das Cidades recebe até dia 30 de novembro os projetos a serem apoiados pelo Governo do Estado e BNDES, por meio do II Edital de Apoio a Projetos Produtivos. Serão investidos R$ 8 milhões no apoio a atividades produtivas já em desenvolvimento nos municípios.

Podem participar da seleção projetos de Cooperativas de Produção ou Comercialização, Associações Comunitárias e produtores, sem finalidade econômica ou lucrativa, legalmente constituídos há, no mínimo dois anos. Serão selecionados projetos produtivos sustentáveis cuja produção de bens e serviços esteja conectada à vocação, potencialidade e habilidades humanas locais, com vistas à geração de ocupação e renda para a população dos municípios cearenses, exceto Fortaleza , priorizando aqueles com menor Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM.

A seleção de projetos por meio de edital foi uma inovação do Ceará, que beneficiou, em 2008, vinte e cinco atividades produtivas. A experiência chamou a atenção de outros estados e também foi reconhecida pelo BNDES, que este ano aportará recursos para o apoio aos projetos cearenses.

Assessoria de Imprensa das Cidades


Fonte: Governo do Estado

Projetos para Icapuí do Deputado José Airton

O deputado Federal José Airton - PT lançou em abril/2009 um jornal chamado Litoral Leste onde ele aborda seu trabalho e seus projeto para a região, destacamos aqui as informações sobre o município de Icapuí:

Obras em planejamento para o município de Icapuí

Projeto da dragagem do Porto de Barra Grande

Por compreender a importância da atividade pesqueira para Icapuí, o Deputado apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no valor de R$ 21 milhões para a excursão da obra. José Airton vem lutando para incluir a dragagem do porto no Orçamento da União, pois o investimento na infraestrutura portuária será fundamental na produção de pescado da região. O petista também apresentou emenda (PL 4338/08) para tornar o porto Federal.


Projeto Eixo Jaguaribe-Icapuí

O Eixo de Integração Jaguaribe-Icapuí, uma obra solicitada desde a época do Deputado, quando era prefeito, foi incluída na LDO, vai possibilitar a adução de água do rio Jaguaribe, em Itaiçaba, passando por Jaguaruana e Aracati, chegando até Icapuí. Serão 60 Km de distância, sendo 10 Km de adutora e 50Km de canal, beneficiando várias localidades com abastecimento de água de qualidade e com quantidade para irrigação. Esta obra custará cerca de R$ 100 milhões.


Projeto Nova Entrada para Icapuí

Está sendo elaborado o projeto de reforma e duplicação da entrada de Icapuí, que vai da Pça da Liberdade, em Mutamba até a sede do município. A entrada vai contemplar a população com avenida de pista dupla a partir do Corredor Raimundo Felix até o centro.


Muro de Contenção

O projeto trata da contenção da erosão nas praias de Barrinha, Barreira e Redonda, onde será construído um murro para evitar a destruição das mesmas, a obra está orçada em R$ 25 milhões.


Avenida Panorâmica

Da Serra de Mutamba a Icapuí, o projeto trata da construção de uma avenida ligando as duas localidades, gerando urbanização turística com uma vista panorâmica do município.


Urbanização da Praia de Redonda

A Praia de Redonda um dos pontos turísticos mais belos de Icapuí. Com interesse em desenvolver o local, o deputado está elaborando o projeto de urbanização e esgotamento sanitário que irá proporcionar condições estruturais para atividades turísticas, além de melhorar a infra-estrutura para comunidade.

Confi ra no quadro abaixo os valores exatos das obras para Icapuí Ano 2007/2008.

Para ler clique na imagem.

Para ler o Jornal do Litoral Leste clique AQUI.

Fonte: Site do Dep. José Airton

Plantão Policial


Ontem à noite, aconteceu mais um assalto na região de Melancias de Cima, por volta de 20 horas. Dois elementos armados, em uma moto, assaltaram uma merciaria na comunidade e levaram dinheiro, uma maquina digital e um celular. Depois, os assaltantes evadiram do local em direção ao Estado do Rio Grande do Norte.

A Polícia Militar prendeu dois suspeitos de trafico de drogas na Praça Central, às 11:15 de hoje. Os policiais abordaram os elementos, que são de Mossoró, e os mesmos portavam 5 pedras de crack e dinheiro, sendo levados para Delegacia da cidade para ser investigado.

Icapuí Digital é destaque em Portugal

A cidade de Icapuí foi citado no site www.i-gov.org de Portugal. A nota fala sobre a possível instalação de um sistema de internet sem fio e a criação de um parque tecnológico. Esse site é especializado em tecnologias digitais e aborda diversos temas relacionados a internet e redes sociais.

Reproduzimos aqui a nota publicada no referido site:

Icapuí com Internet sem fios
Data: 2009-11-25

O pequeno município de Icapuí , no Ceará, vai contar com ligação sem fios à Internet e com um parque tecnológico.

Numa fase posterior, esta cidade de 20 mil habitantes, poderá contar com uma rede de fibra óptica para que possa haver redundância, uma vez que a topografia do local poderá colocar alguns problemas na ligação wireless.

A par desta rede serão desenvolvidos serviços de governo electrónico, assim como será criada uma incubadora de empresas tecnológicas.

Para ver a matéria original clique aqui.

SPAECE E ICMS: ARTICULAÇÃO PREOCUPANTE

 Segundo informações da Secretaria Estadual da Educação Básica, neste dias 24 a 26 de Novembro, e dias 2 e 3 de Dezembro, estarão sendo aplicados em todo o Estado do Ceará as avaliações do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ) Esse sistema se propoe a diagnosticar a qualidade da educação pública cearense para implementar melhorias no ensino ofertado. Esse é um dos ganhos obtidos pela Secretaria da Educação (Seduc) ao implementar o (SPAECE) que realizará mais um ciclo de aplicação na próxima terça-feira, dia 24, para mais de 600 mil alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais e municipais. 

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a avaliação abrangerá, respectivamente, os 142.242 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, público-alvo do SPAECE-Alfa, e 150.030 matriculados no 5º ano desse mesmo nível de ensino nas escolas municipais e estaduais. O SPAECE avaliará as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Seduc conhecerá o nível de leitura, além das competências nessas disciplinas dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (Spaece-Alfa). É política do governo estadual a alfabetização dos alunos na idade certa.

Além dos testes aplicados, o SPAECE incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconomico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino. A avaliação será realizada de forma censitária em aproximadamente 600 escolas estaduais e 6 mil escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. Nosso município está entre os que estão sendo avaliados, claro! 
 
Mas o que vem preocupando os municípios e isso vale muito para Icapuí se organizar nesse sentido, é que, segundo informações ainda não comprovadas, o Governo estará utilizando os resultados de tal avaliação, especialmente da avaliação do nível de alfabetização e atrelando a ele os repasses do ICMs para os municípios cearenses. Ou seja, municípios que não tem bons resultados, não tem boas parcelas de ICMs. Essa notícia foi coletada de forma ainda informal e estamos buscando dados mais precisos para afirmar isso com certeza e de que forma será os procedimentos dessa nova vinculação. Mas há um zunzunzn bem nítido nas falas de secretários de educação de vários municípios.


Desta forma, há uma preocupação em mobilizar os alunos e garantir bons resultados. Na prova serão avaliados alunos de 2o anos do Ensino Fundamental e de 5o anos também, no caso municipal. Sem maiores informações sobre como isso está sendo articulado em Icapuí, acreditamos sim que toda a equipe de coordenadores e técnicos da secretaria municipal estão empenhados nesse movimento que, se não cuidar direitinho pode trazer muitas repercussões financeiras para o município, caso a promessa do Governador se efetivar mesmo.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Portal da Transparência do Tribunal de Contas


O Tribunal de Contas do Município do Estado do Ceará oferece, através do Portal da Transparência, serviço de consulta a informações sobre as contas de todas as prefeitura do estado.

Esse instrumento é uma ótima oportunidade para o cidadão icapuiense, mas precisamente, acompanhar as receitas e as despesas tanto da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores, quem são seus fornecedores e a folha de pagamentos dos servidores.

O endereço é http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/index.php/

Cidades certificadas com Selo Verde 2009 serão conhecidas até dia 30

Os municípios a serem certificados com o Selo Verde, edição 2009, programa implantado pelo Governo do Estado desde 2004, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) poderão ser conhecidos até o final do mês. É com essa perspectiva que trabalha a equipe da coordenadora do programa, técnica do Conpam Socorro Azevedo, e todo o Comitê Gestor responsável pela avaliação. A solenidade de entrega dos certificados e premiação deverá ser marcada pelo cerimonial do governador do Estado, Cid Gomes, como acontece anualmente, antes do Natal.


Embora os técnicos dos diversos órgãos envolvidos na avaliação comemorem o fato de que desde sua implantação o programa, a cada ano, vem apresentando significativo número de municípios inscritos - este ano foram 139 cidades contra 110 de 2008 - o fato não ensejou, consequentemente, maior número de cidades pré-qualificadas, caindo de 42 para apenas 34. Mesmo assim, 11 cidades entraram com recurso junto ao Comitê Gestor solicitando uma nova avaliação a fim de continuarem com o direito de disputar a conquista do Selo Verde.

Reavaliação


Antes do anúncio oficial dos municípios a serem contemplados com a certificação do selo, a equipe se debruça com os pedidos de reavaliação de 11 cidades que ficaram de fora da fase de pré-qualificação. São elas: Campos Sales, Canindé, Forquilha, Araripe, Parambu, Juazeiro do Norte, Pacoti, Várzea Alegre, Saboeiro, Acopiara e Ipu. Toda a documentação enviada com as respostas dos questionários estão novamente sendo avaliadas e se houver necessidade as técnicas voltarão ao município para constar o trabalho "in loco" apresentado pelas administrações municipais.

A Presidente do Conpam, técnica Tereza Farias, comemora o fato de que hoje no Ceará já ascende a 151 as cidades que dispõem, em funcionamento, dos respectivos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condema), condição "sine qua non" prevista em lei estadual, para que possam fazer a inscrição no programa Selo Verde. Isso, frisou ela à imprensa, "nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, pois o programa implantado em 2004 tem o propósito de despertar o interesse nas gestões municipais com a questão do meio ambiente". Hoje, prosseguiu Tereza, "o fator ambiental faz parte de qualquer política pública em todos os três níveis de administração - federal, estadual e municipal - já que a agenda ambiental já integra as estratégias das empresas privadas em quaisquer segmentos de atuação, dentro do que preceitua as leis ambientais".

Por fim, Tereza Farias, acrescentou que "o sucesso do programa leva a certeza de que no ano de 2010 todas as 184 cidades do Ceará participarão do programa Selo Verde, pois somente em 33 delas inexistem os Conselhos de Defesa do Meio Ambiente, e, até o final de março, com o trabalho desenvolvido pelo Conpam em parceria com a Aprece, os prefeitos dessas comunas já terão enviado, às respectivas Câmaras Municipais, mensagem com o projeto de lei criando os seus Condemas". É nesse sentido que o Conpam tem promovido seminários regionais com o objetivo de desperar nas públicas administrações a importância da criação dos Conselhos, na verdade o primeiro passo para que o município possa inscrever-se e participar efetivamente do programa Selo Verde.

Coordenadoria de Comunicação do CONPAM:
Pedro Gomes de Matos Neto (85) 9984.4440 / 3101.1234

Ranne Almeida
(85) 9978.7019 / 8757.2550

Fonte: Portal do Governo do Estado do Ceará

Turistas estão com medo de vir a Icapuí


Saiu hoje, no jornal Diário do Nordeste, uma reportagem sobre a influência negativa que conflitos recentes entre pescadores exercem sobre o turismo em Icapuí.

Com a aproximação do período de alta estação no litoral cearense, percebe-se que os turistas estão amedrontados com os últimos acontecimentos em Icapuí. O clima de guerra instalado nas comunidades pesqueiras, principalmente a praia de Redonda, a mais visada pelos turistas, está afastando os visitantes que procuram um lugar tranquilo e sossegado para relaxar. Esse sentimento de medo é percebido pelos comerciantes locais, que já sentem a diminuição do movimento em relação a anos anteriores. As comunidades envolvidas nos conflitos abrigam as principais pousadas e barracas e, consequentemente, são as que mais sofrem com a ausência dos turistas. Redonda, Barrinha de Mutamba e Tremembé (essa última ainda se mantém pacífica) é destino certo para a maioria dos visitantes, por possuírem uma boa estrutura hoteleira e de serviços aos que procuram belas paisagens e comidas típicas de nossa região, como peixe e lagosta.

A reportagem do Diário do Nordeste deixa claro que esses conflitos são antigos, porém, a intesidade da violência se agravou nos últimos meses, onde ocorreram fechamentos das vias de acesso com pedra e fogo, pescador baleado, presença do Batalhão de Choque da Polícia Militar por duas vezes e até uma operação da Polícia Federal. Nessas condições, fica difícil prever se há um ambiente seguro e receptivo para os turistas.

Enquanto os "objetivos dos pescadores manifestantes" não são alcançados, duas consequências já afetam a economia local diretamente: a escassez da lagosta e a fuga dos turistas.

Icapuí cansou de ser paraíso?

Veja a notícia no Diário do Nordeste aqui.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Deputado José Airton se defende das denúncias no Jornal OPOVO



Já sobre José Airton, aparecem notas fiscais da AP Transportes. No local indicado nas notas, em Pacajus, funciona uma empresa de cosméticos. O dono da AP, que se identificou apenas como Egberto, disse que a empresa não foi achada porque mudou de endereço ``há mais de um mês``. Na de cosméticos, porém, a informação dada foi a de que a empresa está instalada no mesmo local há uns "dois anos", segundo a Folha. A reportagem analisou 70 mil notas que foram objeto de reembolso nos últimos quatro meses de 2008.


José Airton afirmou ao O POVO que a empresa AP foi contratada por um processo de concorrência, através de carta-convite, e que realizou o serviço. "Pelo que vi, a empresa mudou de endereço, mas não acompanhei esse processo", disse.


Site Ceará Agora noticia acidente de sábado em Icapuí

23/11/2009 (10:12)

MOTORISTA ALCOOLIZADO INVADE A CONTRAMÃO E ATROPELA MOTONETA EM ICAPUÍ

Por: Márcio Dornelles

Em visível estado de embriaguês, segundo a Polícia, o motorista Zoroastro Hélio Mendonça, funcionário público de 42 anos, avançou a contramão da avenida Esaú Lacerda, em Icapuí, e colidiu com uma motoneta que tinha dois ocupantes. O acidente, ocorrido neste sábado (21), às 19h, deixou Junior Cesar dos Santos, 42, e Maria Elizabete da Costa de Lima, 42, em estado grave.

O aposentado e a doméstica que estavam no veículo de duas rodas foram levados ao hospital local e em seguida para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Junior Cesar sofreu fratura exposta nos quatro membros e traumatismo craniano. Elizabete não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da capital cearense. As informações são do correspondente Rozil Bezerra.

Fonte: Ceara Agora

Dep Federal José Airton Cirilo(PT-CE) está sob investigação


O Deputado Federal José Airton Cirilo (PT-CE) está entre os 25 deputados que serão investigados pela Corregedoria da Câmara. A acusação é feita por supostas fraudes usando notas fiscais de empresas que não existem (fantasmas) como meio de prestação de contas dos gastos feitos com o dinheiro de verbas indenizatórias.

O caso foi revelado pelo jornal Folha de São Paulo que mencionou que a oficialização da investigação do caso será feito hoje (23). A denúncia aponta ainda outro deputado cearense envolvido no caso. Trata-se de Eugênio Rabelo (PP-CE).

Em resposta as denúncias, o Deputado Federal José Airton Cirilo alegou não haver nenhuma irregularidade com as notas emitidas por empresas que prestaram os serviços contratados por meio de processo licitatório.

Lembrando que o deputado José Airton Cirilo é filho de Icapuí e foi um dos responsáveis pela emancipação de nossa cidade. Hoje é representante do estado do Ceará na Câmara dos Deputados Federais e já contribuiu com alguns recursos para construção de obras em nossa cidade e no estado.

Fonte: Jangadeiro Online.

Resultado da enquete sobre sistema de abastecimento de água de Icapuí



Perguntamos aos leitores do blog "A cidade Icapuí" quem deve fazer a gestão do sistema de água e esgoto de Icapuí? Obtivemos 61 respostas e o resultado é o seguinte:

45 leitores votaram na opção "Continuar com o SAAE".
16 leitores votaram na opção "Mudar para CAGECE".

Agradecemos a participação de todos.

domingo, 22 de novembro de 2009

Sergio Araujo é eleito presidente municipal do PT

Durante o todo domingo (22) aconteceu as eleições para escolha dos novos dirigentes e diretórios do Partido dos Trabalhadores em âmbitos nacional, estadual e municipal.

Em Icapuí, a votação e contagem de votos aconteceu na Escola Mizinha. Votaram 898 de um total aproximadamente 1600 filiados.

O resultado do PED, como é chamado esse processo no PT, foi o seguinte:

Sergio Araújo foi eleito presidente municipal do PT com 788 votos e a chapa Democratização, renovação e autonomia obteve 737 votos para o diretório. Lembrando que tanto o presidente como diretório foram chapa única.

Já na disputa Estadual, Luizianne Lins obteve 802 contra 14 votos de Zezé Morais. E para o diretório, tivemos as chapas: Unidade que muda o Brasil e o Ceará com 646; Movimento: partido para todos - 109; Sem medo de ser feliz - 28; Militância petista com 13; Construção Socialista - 11 e Terra, Trabalho e Soberania com 5 votos.

Nacionalmente, o candidato à presidente Zé Eduardo Dutra obteve 655 votos; Geraldo Magela - 126; Iriny Lopes - 12; Serge Goulart - 6; Markus Sokol -4 e José Eduardo Cardozo com 3 votos.

A chapas para diretorio nacional: O partido que muda o brasil - 670; Movimento: partido para todos - 107; Esquerda Socialista - 15; Virar à esquerda, reatar com socialismo - 7; Terra, trabalho e soberania - 3 e Mensagem ao partido com 3 votos.


Dois acidentes de moto nesse domingo.

Neste domingo (22) aconteceram dois acidentes de moto em Icapuí. O primeiro aconteceu a tarde na CE-261, próximo ao assentamento do Incra e o segundo acidente aconteceu às 21:30 na comunidade do Olho D´água. Em Ambos, os pilotos vinham sozinho e tiveram ferimentos leveis e encontram-se em observação no hospital Maria Idalina.

Artigo: ICAPUÍ/CE O PARAÍSO PERDIDO DO PT FOI NOTÍCIA NO JORNAL HOJE

Vendo o blog do Sandro Guimarães, Aracati em Foco, encontramos um artigo do blog Pensador Sincero de Olivaci Junior.

ICAPUÍ/CE O PARAÍSO PERDIDO DO PT FOI NOTÍCIA NO JORNAL HOJE

A História de Icapuí/ce começa quando era apenas uma pequena vila, chamada Caiçara, devido a uma cerca de galhos que protegia as tribos dos índios. Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí, corruptela do tupiIgarapuí” que significa, ao pé da letra, canoa (ygara) rápida, veloz (puí).

No começo Icapuí tinha poucos habitantes. Depois, com o passar dos tempos, a população aumentou e aconteceu a primeira tentativa de torná-la município, através de Orlando Rebouças e Marcondes de Oliveira, em 1957, o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento. Vinte e sete anos após a primeira tentativa, um grupo de icapuienses sob a liderança de José Aírton Félix Cirilo da Silva e com o apoio da comunidade, conseguiu tornar Icapuí um município através de um plebiscito, desmembrando-o política e administrativamente de Aracati, a partir de 22 de janeiro de 1984.


Apartir
da data de sua emancipação política até o ano de 2004, o município foi sempre administrado por prefeitos petistas, durante esse tempo você poderia encontrar o companheiro LULA tomando uma caipirinha e comendo uma lagosta na praia da Redonda, o Ricardo Benzoini fazendo uma caminhanda na praia Tremembé, o petista que não podia ir a Cuba, concerteza podia ir a Icapuí nem que fosse nos encontros mundiais da juventude uma das atrações do calendário turístico da cidade,mas em 2003 surgiu um candidato um do PSDB irmão José edilson um homem evangélico, irmão do primeiro prefeito petista da cidade hoje Dep Federal José airton cirilo,a família estava dividida, seu slogan de campanha era vamos passar o rodo, era o fim do império petista em icapuí, logo agora que companheiro LULA tinha sido eleito presidente no ano de 2002, teve 2 anos para fazer parcerias com administração petista municipal, a população escolheu um prefeito de oposição, a canoa foi muito veloz.


A população da cidade ficou sem a parceria do companheiro lula, mas os amigos companheiros jamais, muitos foram aproveitados em administrações municipais petistas das cidade de fortaleza e Quixadá, outros foram convocados para assumir cargos federais em Aracati, Fortaleza e Brasília, alguns ficaram mas não estão esquecidos, certa vez em um empreendimento hoteleiro turístico da cidade em um bate papo informal de manhã de domingo ensolarado de praia com o seu empresário pernambucano um conterrâneo de lula, ele me fez uma confissão lula mudou minha vida além de vários outros elogios, não fiquei surpreso pois sabia dos milhões de reais do BNDES liberados para financiar o seu empreendimento.


Tenho a certeza convicta o petísmo é uma religião de fanáticos onde LULA é o seu Deus, porquê só LULA e Deus podem mudam nossas vidas.
Fonte: Blog Aracati em Foco

A CIDADE ICAPUI - 4 MESES INFORMANDO SOBRE ICAPUÍ

O blog "A CIDADE ICAPUÍ" surgiu em 22 de julho de 2009, com uma proposta simples, de criar um canal de informações e noticias exclusivamente sobre nossa querida cidade. Já que percebemos que existia uma carência desse tipo de informação. A proposta é ousada, já que visa abarcar toda e qualquer notícia, mas sabemos que isso é um trabalho coletivo e demorado.

Hoje, passado quatro meses desde o lançamento, percebemos que o trabalho desenvolvido pelos quatro colaboradores (Adolfo, Claudimar, Clotenir e João Filho) está sendo reconhecido pela pessoas que visitam o blog e por alguns canais de noticias, como site Jangadeiro Online e Rádio Caiçara de Sobral , pelos blogs Ceará é Noticia , Ceará Noticias.com e Aracati em Foco.

Hoje contamos com 17.433 paginas vistas, com 7.100 visitas sendo prioritariamentes do Brasil e de outros países.

Agredecemos a vocês, leitores que contribuiram com sua visita, seus comentários e sua divulgação.

Vítima do acidente morre no caminho para o hospital em Fortaleza

A Senhora Maria Elisabete Costa de Lima, uma das vítima do acidente do trânsito, ocorrido ontem (21), não resistiu aos ferimentos graves decorrentes do abarroamento do carro gol contra a motocicleta 50cc e veio a falecer antes de chegar no hospital em Fortaleza. O óbito foi causado por uma forte hemorragia.

Segundo informações, a outra pessoa que foi vítima, está agora na mesa de cirurgia no Instituto José Frota.


Nota do Blog:

Todos que fazem o blog ACIDADEICAPUI se solidarizam com a dor da Família da Senhora Maria Elisabete Costa de Lima.


Fotos de Icapuí - Dunas de Ponta Grossa

O blog ACIDADE ICAPUI faz QUATRO meses hoje, por isso iniciamos esse dia com uma foto especial na Seção Fotos de Icapuí.

Duna de Ponta Grossa - Panorâmica

Foto:72pixel
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/8645174