quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO


Foto: Eu Já Fui

Missa de Ano Novo

A Missa na Igreja Matriz Católica acontecerá hoje a partir das 22 horas, celebrada pelo Pároco Padre Lopes.

Polícias potiguar e cearense se unem para garantir segurança em Tibau

Notícia vinculada ao Jornal O Mossoroense,

Polícias potiguar e cearense se unem para garantir segurança em Tibau


O aumento do fluxo de pessoas na cidade e no litoral desde o início do mês de dezembro, em virtude do veraneio, levou as autoridades locais a adotarem procedimentos a fim de melhorar a segurança, incluindo a disciplina no trânsito, que se torna caótico nessa época do ano, e uma parceria com a polícia do vizinho Estado do Ceará.

Em recente audiência pública realizada por iniciativa da Câmara Municipal de Tibau, para debater as questões relacionadas à segurança pública no município, houve promessas de que medidas urgentes seriam adotadas visando atenuar a situação.

No início desta semana, conforme prometera, o coronel Elias Cândido, comandante do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM), informou que já existe policiamento reforçado em funcionamento na cidade. Segundo ele, em torno de 30 homens estão atuando durante a semana e nos finais de semana esse número pode chegar a 60 policiais.

São cinco barreiras fixas em todas as entradas da cidade, além de viaturas e motos circulando pela cidade e pela orla durante as 24 horas, tirando de circulação pessoas procuradas pela polícia, e todas as viaturas da PM estão equipadas de bafômetros e decibelímetros, para inibir o uso de bebida alcoólica e abuso de poluição sonora.

A partir de hoje, chega a Tibau o destacamento de cavalaria que atuará no trabalho de prevenção, colaborando com as duplas de policiais que também percorrem a pé ruas e becos de Tibau.

Nas praias, não poderá trafegar nenhum veículo, moto ou quadriciclo, da praia das Emanuelas até o campo de futebol, na praia do Ceará. Também está atuando a Delegacia de Icapuí, em parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Em caso de qualquer ocorrência, pessoas apreendidas em Tibau, que cometam abusos no lado do litoral cearense, serão levadas para a Delegacia de Icapuí. Portanto, para assegurar a tranquilidade dos banhistas, foi necessário as duas polícias, de comum acordo, interditar as praias para qualquer veículo automotor, fiscalizando ininterruptamente todos os acessos.

Destacamento tibauense conta com novo comandante

Em Tibau, há cerca de dez dias, assumiu o destacamento de polícia o tenente Sávio Diomedes Paiva Diniz, 34 anos.

O tenente Diomedes lembra que, dentro do crescimento de Tibau, o momento é de readequação no policiamento, não podendo continuar com o pequeno destacamento que havia, tendo em vista que o visitante estava com receio de veranear por conta dos índices de violência na cidade.

Em relação ao som, seguindo norma nacional, o tenente Diomedes pede que a lei seja obedecida, porque não será permitido som alto nas residências nem em carros, circulando ou não.

"Não permitiremos perturbação do sono, para que todos tenham um veraneio tranquilo. Preciso contar com a participação e colaboração da população. No réveillon, se puderem deixar o carro em casa e se deslocarem a pé na cidade, seria ótimo", sugere.

O tenente Diomedes pede para os moradores e visitantes tomarem mais cuidado com suas casas, para não deixar portas e janelas abertas. "Pois a ocasião não faz o ladrão, faz o furto, porque o ladrão sempre vai estar à espera da ocasião", finaliza.

A Polícia Militar está atuando em parceria com a Prefeitura de Tibau, que fornece a hospedagem e alimentação de todo o efetivo.

Para fins de prestação de serviços à comunidade, a polícia de Tibau está disponibilizando os seguintes telefones que podem ser acionadas em caso de emergência ou para denunciar fatos de qualquer natureza: 190 / (84) 3326.2203 ou (84) 8881.9796."

Fonte: Blog Ceará é Agora

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ultimas horas para apostar na MEGA SENA DA VIDADA

A Mega Sena pagará no ultimo dia do ano de 2009, o maior prêmio de loterial da America Latina, 120 milhões de reais.

Para os icapuienses tentarem a sorte na Mega Sena da Virada, a Loterica Canoa Veloz fucionará até as 13 horas do dia 31.

UERN divulga nova empresa para o PSV e as novas datas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN divulgou, através do Reitor Milton Marques, as novas datas das provas do Vestibular da nstituição e a empresa que fará a aplicação.

O processo seletivo será nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2010 e será aplicado pela Empresa CONSULTEC da Bahia. O resultado sairá provavelmente, no dia 12 de março.

Fonte: Uern


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Prefeitura de Icapuí faz manuntenção da Praça Central

A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, desde a semana passada, está realizando consertos na Praça Central, arrumando locais onde as pedras portuguesas estão desterioradas, tendo em vista a realização do Reveillon no dia 31 de Dezembro.

Videos do projeto De Olho na Água

Retirado do Site Banco do Planeta.

De Olho N'Água implanta soluções baratas e eficazes



Nas comunidades pesqueiras de Icapuí, no Ceará, O Projeto “De Olho na Água” enfrentou o desafio da falta d'água de forma criativa para mais de 200 famílias.

Com soluções simples, como cisternas para água de chuva, construídas no próprio local e sistemas de tratamento biológico dos esgotos domésticos, ampliou a oferta de água limpa e combateu a poluição que ameaçava os moradores.

As ações em Icapuí foram desenvolvidas pelo Ecocentro IPEC, em parceria com a Fundação Brasil Cidadão e recursos da Petrobrás Ambiental.

Confira os videos:


Primeira Parte



Parte II



Fonte: http://www.bancodoplaneta.com.br/group/agua/forum/topics/1741754:Topic:234740

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Câmara de Vereadores realiza Sessão extraordinária

A Câmara Municipal de Vereadores realiza nessa terça-feira uma sessão extraordinária, em sua sede, a partir das 9:00h, para discussão e aprovação do projeto de Recuperaçao Fiscal - REFIS para para a Prefeitura. Será discutido também a doação de terreno para implantação do viveiro de mudas e o apoio financeiro para APRECE.

Fonte: Diretoria da Câmara de Vereadores

Icapuí perde a dragagem da Barra Grande por intransigência do PSDB e DEM na aprovação do Orçamento da União

Segundo o site Antonio Viana Online, afirma na Matéria intitulada Ceará perde recursos e obras com a intransigência do PSDB e DEM na aprovação do Orçamento, o Ceará perdeu aproximadamente 227 milhões de reais em investimento.

O municipio de Icapuí ficou penalizado para ano de 2010, com os recursos para Dragagem do Porto de Barra Grande, vinculado a Secretaria Especial de Portos, no valor de R$ 8.000.000,00.

Fonte: AVOL

Blog HY-Brasil repercute video

O blog HY-BRASIL de Karline Batista repercutiu o video do turista e faz comentários sobre o turismo em Icapuí:

Encontrei pelo site Youtube um vídeo feito por um turista que esteve em Icapuí(Ceará) onde ele denuncia o descaso vivido por aquele lugar. Quem já esteve em Icapuí conhece as belezas naturais daquela paisagem exótica. Entretanto o setor administrativo da cidade parece não estar dando muita importância para um dos maiores potenciais daquela região: o turismo.
Deixo minha nota de pesar e espero que imagens desse tipo não voltem a circular. Além de fazer uma má propaganda a Boa Natureza não merece o descaso a que o homem a acomete.
Fonte: http://hybrasil3.blogspot.com/2009/12/um-paraiso-em-descaso.html

Turista faz vídeo para denunciar descaso com turismo em Icapuí

Imagens da cidade de Icapuí, cujas praias são belas, seu povo sofrido e as autoridades indiferentes.

Esta frase está no resumo do vídeo postado por um turista no site Youtube.

Abordando as belezas naturais de Icapuí, mas o que o autor do vídeo quer mesmo é fazer uma denuncia sobre o acúmulo de lixo nas praias da cidade, da incapacidade da prefeitura municipal em resolver esse problema, como ele escreveu "Gostaria de registrar nosso pesar pelo fato de as autoridades não cuidarem dos seus paraísos. Onde está a administração de Icapuí que não cuida das suas praias?". Também denuncia a exploração praticada por donos de bares e restaurantes nos preços cobrados aos turistas que nos visitam, dizendo "A população reclama que não há turistas. Mas como, se os poucos que há são explorados, como prova a majoração de preços no cardápio. (mostra um cardápio)".

O que torna interessante nesse vídeo, que reproduzimos abaixo, é perceber uma visão de alguém de fora, sobre o município.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tJVw7lvkDyI

domingo, 27 de dezembro de 2009

Blog cria enquete para saber o que o desportista icapuiense acha sobre a forma de disputa do Peladão 2010

O blog futebolicapuiense.blogspot.com criou uma nova enquete, para saber qual a opnião do nosso desportista em relação as equipes que disputarão Peladão 2010. A pergunta é: O Peladão deverá ser aberto para jogadores não residentes no nosso município?
  1. Sim, deverá ser aberto
  2. Aberto apenas para uma vaga
  3. Aberto para duas vagas
  4. Fechado
Acesse você também e vote.

sábado, 26 de dezembro de 2009

I Congresso de Jovens e Senhoras da Assembleia de Deus - Montese

Acontece nos dias 26 e 27 de dezembro, no Centro de Juventude e Cidadania, o I Congresso de Jovens e Senhoras da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Montese. Com participação de preletores, cantores de fora e locais.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Papai Noel visitou várias comunidades de Icapuí

O ex-vereador Almir divulgou no orkut informações sobre o MOVIMENTO FELIZ NATAL ICAPUÍ, que desde o dia 23 de dezembro está passando pro várias comunidades do muncipio. segue abaixo a mensagem postada na comunidade Amantes de Icapuí do Orkut.


Movimento Feliz Natal Icapuí

As crianças, no Natal de Icapuí em 2009, tiveram uma grande surpresa, pois contaram com a presença de um convidado ilustre, o Papai Noel.
-
Por isso, estas vem agradecer a contribuição de todos para que tenha sido possivel a realização deste maravilhoso evento.
-
Foram feito brincadeiras, distribuição de lanches e de brinquedos, tudo com o acompanhamento do bom velhinho.
-
Ao todo, participaram da brincadeira cerca de 1200 crianças, na faixa etária de até 12 anos, em diversas comunidades do município.
-
CRONOGRAMA:
23/12 – Olho D’agua, Vila da Palha e Vila do Cruzeiro – 150 brinquedos
24/12 (manhã) – Gravié, Quatro Bocas, Tanque do Lima e Ilha do meio – 150 brinquedos
24/12 (tarde) – Centro (parte de baixo), Salgadinho I e II – 500 brinquedos
25/12 (tarde) – Centro (partede cima), Vila Ananias e Belém – 400 brinquedos
-
Por tanto,
-
Muito Obrigado!
-
e que você e sua família tenham um maravilhoso Natal, cheio de paz e muita alegria, é o desejo de todas as crianças icapuienses!
-
Para quem quiser se informar sobre o evento:
-
Fotos do evento em: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=17857318289596730792 (em atualização)
-
Profile Papai Noel: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17857318289596730792
-
Matéria sobre o evento: http://acidadeicapui.blogspot.com/2009/12/papai-noel-passou-pelas-ruas-de-icapui.html
-
Sugestões, criticas ou doações: papainoelicapui@gmail.com
Fotos: Perfil do Papai Noel Icapuí
Fonte: Amantes de Icapuí

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Câmara de Vereadores de Icapuí passa por reforma

Aproveitando o recesso para os vereadores, A Câmara Municipal de Icapuí está passando por reformas. Foram construídos um muro, (veja foto acima) e uma rampa de acesso de deficientes ao andar superior da Casa legislativa.


Papai Noel passou pelas ruas de Icapuí

O ex-vereador Almir Alcantara realizou hoje a tarde, como faz todos os anos, fato já tradicional no dia de natal, vestido de Papai Noel e distribuindo brinquedos fazendo a alegria das crianças da cidade.



Programação da Missa de Natal na Paroquia de Icapuí

Segue abaixo a programação da Tradicional Missa de Natal da Paroquia Nossa Senhora da Soledade de Icapuí.

Dia 24 de Dezembro

  • 19:30h - Cajazeiras - Celebrante: Padre Lopes
  • 20:00h - Ibicuitaba - Celebrante: Padre Diomedes
  • 22:00h - Igreja Matriz - Centro - Celebrante: Padre Lopes

Dia 25 de Dezembro

  • 19:00h - CVTP - Celebrante: Padre Lopes
  • 19:00h - Cajuais - Celebrante: Padre Diomedes

Novo edital para segunda etapa do Concurso para Professor

O Edital para segunda etapa do processo seletivo para o cargo de Professor da rede estadual do Ensino Médio, saiu ontem (23) no site do CESPE. a prova prática acontecerá no periodo de 07 a 10 de janeiro.

Clique AQUI para baixar o novo edital

Fonte: CESPE

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Assessoria do Deputado José Airton esclerece algumas dúvidas sobre projetos e emendas

Diante da prestação de contas que o deputado Federal José Airton prestou, em áudio, e que publicamos em nosso espaço (clique aqui), surgiram algumas dúvidas sobre as informações e por isso, enviamos um email para Assessoria de Imprensa do deputado com os questionamentos.

Uma primeira questão é saber se os Recursos que a Prefeitura Municipal de Icapuí perdeu um convenio de 300 mil reais para quadra de esportes e aproximadamente 500 mil reais para construção de calçamentos e se esse recursos são as emendas apresentadas pelo Deputado José Airton?

A Assessoria de Imprensa respondeu:

Os recursos do esporte e R$ 6oomil para a 2ª etapa da Serra de Cajuais a Icapuí, voltaram sim, mais devido a prefeitura ter pendências de convênios nos Ministérios e não ter prestado contas durante a gestão do ex-prefeito Dedé Teixeira, que deixou dezenas de pendências, ficando a prefeitura na atual gestão muito prejudicada. Mas, comunicamos que estamos tentando retornar esses recursos perdidos. Que fique claro que esses problemas se deram em gestões anteriores.

Existe uma previsão para construção da obra de saneamento na Praia de Tremembé?

Sobre Tremembé estamos trabalhando para dar início neste final de ano, ou no começo do próximo.

Gostaria de esclarecer e informar que o Deputado José Airton patrocinou o Festival Curta Canôa, no valor de R$ 100 mil reais pelo Ministério do Turismo e também deu entrada nos requerimentos de Sessão Solene para o próximo ano: REQ. Nº 6090/2009 - SESSÃO SOLENE DIA DO COMERCIÁRIO e REQ. Nº 6087/2009 - SESSÃO SOLENE DIA DO PESCADOR.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

5 meses informando sobre Icapuí


A cidade Icapui está a cinco meses agrandando uns, desagrandando outros, mas cumprindo com seu papel originário de informar os fatos, acontecimentos e informações sobre Icapuí.

Hoje, contamos com mais de 26 mil paginas vistas e mais de 10 mil visitas, sendo uma media de 2.500 visitantes mensais. É muito para um espaço tão jovem e tudo isso graças aos leitores que acreditaram na proposta do blog e que colaboram divulgando para seus amigos, através das conversas sobre o "pé-do-teclado".

Aproveitamos essa postagem, para iniciar uma nova enquete, que se encontra na coluna direita, com a segunda pergunta:

COMO VOCÊ AVALIA A GESTÃO DO PREFEITO IRMÃO EDILSON, DESDE QUE TOMOU POSSE DA RE-ELEIÇÃO EM JANEIRO/2009?


Terão cinco opções: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo.

A enquete terminará no dia 22 de Janeiro.



IV Regata dos Botinhos da Peroba

A IV edição da Regata dos Botinhos da Praia de Peroba acontecerá no dia 01 de janeiro de 2010. Encontramos o video promocional, criado pelo cineasta Tibico Brasil e que reproduzimos abaixo:



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=W5_AkHv-tTY

Reveillon 2010 em Icapuí trará a Banda Inala


A Secretária de Turismo e Esporte de Icapuí divulga a programação do Reveillon da Cidade.

A Programação inicia na praça Central com a banda Inala de Natal à meia noite, depois tocará a banda Cezão do Forró e para fechar a noite a Banda Mil Mania.

No dia 01, à meio dia tocará a banda Timbale Elétrico na praia de Barreiras.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Deputado José Airton faz prestação de contas para Icapuienses

O deputado Federal José Airton Cirilo - PT lançou um mensagem em áudio fazendo prestação de contas e mensagem de Natal e Ano Novo. O audio fala das emendas que já foram construidas e as que irão ser executadas.

Segue abaixo o texto da mensagem, com a fala do Deputado e de um locutor.

José Airton:
Conterrâneos da minha querida terra natal Icapui, venho aqui neste final de ano, prestar contas de meu mandato. Informo, com orgulho, mais um ano de realizações e conquistas. Independentemente da cor partidária, tenho trabalho muito por todo o Ceará, mais especialmente ajudado a nossa querida cidade, com investimento em infraestrutura, para melhorar a condição de vida do nosso povo.

Locutor:
Momento histórico para Icapuí, ao todo serão investidos mais de dez milhões, destinados por meio de emendas parlamentares, para construção de estradas que dão acesso as praias de Redonda, Ponta Grossa e Retiro Grande. Também foram construídos os portais de entrada do município, o mirante, a urbanização e o muro de contenção de Barreiras. Além do corredor Icapuí a Barra Grande que será construído. Ainda foram liberados recursos para pavimentação em paralelepípedos da Serra de Mutamba-Cajuais até Icapuí e também 300 mil reais para esgotamento sanitário de Tremembé.

José Airton:
No Ministério do Esporte, consegui liberar recursos para ampliação e reforma das quadras poliesportivas nas localidades de Quitérias e Tremembé. No Ministério da Previdência Social, coloquei uma emenda de minha autoria, para construção de uma agencia do INSS em Icapuí, que ira beneficiar os aposentados e pensionistas. Na educação, iremos construir uma escola técnica profissionalizante, para capacitar e formar nossos jovens e também iremos liberar um milhão e duzentos e noventa e oito mil reais para construção de uma bela creche na sede do município. Quero dizer, que sempre estarei trabalhando pela nossa cidade Icapuí, jamais deixarei de pensar em nossa terra.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos voces, muita paz, saúde, união com caminho trilhado pela fraternidade e que esse momento de paz esteja presente com o Senhor em nossas vidas. Um feliz natal e um prospero ano novo e que Deus abençoe a todos vocês.

Clique AQUI para baixar o áudio.

Fonte: Assessoria de Impresa do gabinete do Deputado José Airton

Delegacia de Icapuí está em fase final de licitação

O governo de Estado inaugura nesta segunda feira a delegacia de Caririaçu dentro do programa de construção de 50 delegacias no Ceará. Onde se encontram com 10 Delegacias concluídas, 8 em execução, 01 licitadas, 09 com projetos em execução e 22 Delegacias em fase final de licitação.

A Delegacia de Icapuí se encaixa neste ultimo quesito, ou seja, está em fase final de licitação.

Informações do portal do Governo do Estado do Ceará

Justiça Eleitoral: Falta tempo para julgamentos

JUSTIÇA ELEITORAL - 21/12/2009

Falta tempo para os julgamentos

Alguns processos, ainda da última eleição municipal, vão ter que ficar para ser julgados no próximo ano

O procurador Regional Eleitoral do Ceará, Alessander Sales, admite que não há mais tempo hábil em 2009 para a apreciação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dos processos que ainda restam das eleições de 2008.

Segundo ele, o Ministério Público aguarda também o recebimento das ações de Perda de Cargo Eletivo por infidelidade partidária, estas também estão ameaçadas de não serem votadas no prazo legal de 60 dias, por um atraso que houve na citação das partes.

Alessander Sales destacou que os processos referentes ao pleito municipal de 2008 estão previstos para ser concluídos antes do início do período eleitoral do ano que vem. Ele reconhece que há demora no julgamento das ações, porém os prazos e recursos da ampla defesa são consideráveis e a Corte de Eleitoral deve considerar esses trâmites. "Este ano não dá mais tempo. Isso vai ficar para 2010, mas antes do período eleitoral vai está tudo concluído", disse.

Entre as ações de maior repercussão, que ainda merecem apreciação do TRE, referentes à Eleição 2008, há uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o prefeito de Itapiúna; Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, de Trairi e uma ação que pede a cassação do prefeito do município de Abaiara.

Ainda está esperando deliberação do pleno também, um embargo de declaração, recurso contra alguma decisão da Corte, em que o requerente pede que seja submetido ao plenário um voto do relator de uma matéria específica, oriundo do município de Santa Quitéria.O prefeito daquela cidade, cassado em 2ª instância, apresentou o recurso para tentar desfazer a decisão anterior, que deve entrar em pauta ainda em 2009, pela previsão de Alessander Sales.

Infieis
No que se refere às ações de perda de cargo eletivo por infidelidade partidária, às quais sete deputados estaduais e suplentes estão respondendo atualmente, Alessander disse que está correndo o risco de a Corte não julgá-los dentro do prazo. Segundo ele, houve uma grande dificuldade, depois da instalação dos processos, de o oficial de justiça designado pela Justiça Eleitoral conseguir citar os deputados acusados.


Informações do Jornal Diario do Nordeste

Fonte: Aracati em Foco

Festa na Barra Grande termina em confusão

A festa que aconteceu em um bar do ancoradora da Barra Grande terminou em briga, após um bebado querer entrar a força, sem pagar, no recinto e ser impedido pela pessoa que estava na bilheteria, que sofreu uma agressão com uma pedrada.

Após esse fato, pessoas, revoltados com a atitude do bebado, começaram a agredi-lo, depois de apanhar bastante, conseguiu fugir.

Vestibular da UERN foi cancelado

O vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que estava previsto para acontecer neste domingo e segunda, dias 20 e 21 de dezembro, foi cancelado, segundo o site da Uern, pois ao dar início à aplicação das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2010, identificou em algumas salas desencontros na lista dos candidatos/sala com os dados constantes no cartão de inscrição. A Comissão Permanente do Vestibular decidiu por cancelar todo o processo, prevenindo assim eventuais prejuízos aos candidatos.

A UERN informa ainda que abriu processo administrativo para apurar junto à empresa responsável pelo PSV, a AOCP (PR), as responsabilidades pelo erro de processamento e para adoção das providências cabíveis.

A nova data para o vestibular será divulgado depois vendo as datas mais adequadas.

Com informações do portal da Uern - www.uern.br

domingo, 20 de dezembro de 2009

Petrobras: Projeto De Olho na Água inaugura Estação Ambiental em Icapuí (CE)

Retirado

Projeto De Olho na Água inaugura Estação Ambiental em Icapuí (CE)




Inauguracao da Estacao Ambiental Mangue Pequeno AGÊNCIA PETROBRAS DE NOTÍCIAS


O projeto De Olho na Água inaugurou hoje a Estação Ambiental Mangue Pequeno, na praia de Requenguela, em Icapuí (CE). O programa trabalha na recuperação, conservação e gestão dos recursos hídricos da costa marinha de Icapuí (CE), município localizado na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.

A Estação será responsável por um conjunto de ações integradas a equipamentos ambientais, com o objetivo de contribuir para a preservação do mangue, através do conhecimento e da adoção de práticas ambientais corretas nas comunidades de Requenguela, Barrinha e Ponta Grossa.

Construída utilizando técnicas que aplicam conceitos de arquitetura bio-climática e permacultura, a Estação Ambiental Mangue Pequeno é composta por um Centro de Referência, passarelas suspensas, trilhas para visitas monitoradas por guias locais, que permitirão conhecer a paisagem através de um percurso permeando áreas significativas do mangue. A Estação possui um observatório da vida marinha, que funcionará como posto de monitoramento da qualidade da água do mangue e um mirante de observação, que será utilizado como ponto de apoio para projetos de proteção ao peixe-boi marinho e de aves migratórias. Além disso, um viveiro de mudas, que servirá de banco de sementes com espécies nativas para refazer a cobertura vegetal de toda a área do mangue, completa os equipamentos da Estação Ambiental Mangue Pequeno.

A Estação Ambiental será também local para recepção de visitantes e turistas, para guarda de equipamentos e apoio técnico dos agentes ambientais, além de espaço para cursos e treinamentos sobre novas tecnologias e gestão da água.

Selecionado em 2006, pelo Programa Petrobras Ambiental, o projeto De Olho na Água tem como foco principal a segurança e qualidade do fornecimento de água para a população, bem como o tratamento biológico dos efluentes para torná-los recursos valiosos para a conservação ambiental e segurança alimentar. Na sua primeira fase, foi realizado um diagnóstico da região.

Nas fases seguintes do projeto, foram instaladas na região fossas sépticas e cisternas, além iniciar o processo de mobilização da comunidade com ações de educação ambiental. Neste primeiro mês de funcionamento, a Estação ambiental Mangue Pequeno ficará aberta à visitação do público diariamente das 8h às 12h.

Agência Petrobras de Notícias- www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br

Fonte: Farol Comunitario

Dois títulos em 24hs


O Araújo conseguiu um feito inédito, conquistar dois títulos em apenas 24 hs.
Mais para que isso virasse realidade não foi nada fácil. Primeiramente na sexta, a equipe suou muito a camisa para reverter um placar que para muitos era impossível e conquistar o título da IV Copa Mutamba de Futsal sobre Mutamba.
Já no sábado á noite, não foi diferente, e depois de começar perdendo por 2 a 0, os comandados de Sérgio viraram pra cima de Ibicuitaba na final do 2º Campeonato Society de Cacimba Funda, mas no final acabaram cedendo o empate.
A decisão foi para os penaltis e mais uma vez brilhou a estrela de Juninho Macaco, que cobrou seis penaltis nas alternadas, convertendo cinco. Bilú defendeu duas cobranças e deu o segundo título em apenas 24hs a equipe do centro.

Os gols da partida foram anotados por, Marquinhos, Gamarra e Cleílson para Ibicuitaba e Juninho Macaco, Peixe e Marinho Brasil para o Araújo.

fonte: Futebol Icapuiense

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vestibular da Uern 2010 começa amanhã

O Processo Seletivo Vocacional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern inicia amanhã (20/12) e continua na Segunda-Feira (21/12), a prova está marcada para 8h da manhã e terão duração de duração de quatro horas. Os portões dos locais de prova Os portões serão abertos às 7h15 e fecham às 7h45.

Foram mais de 19 mil candidatos disputando as 2.332 vagas distribuídas nos Cursos de Graduação da UERN.

Mais informações no site da UERN> www.uern.br


Foi por pouco...

O Araújo conquistou mais um título para sua coleção, desta vez a equipe do centro bateu Mutamba no ginásio Reizão por 4 a 3.

Mas as coisas não foram tão facéis quanto esperava o mais pessimista torcedor do Araújo. Depois de fazer 1 a 0 no primeiro tempo, o Araújo jogou sob pressão a maior parte do jogo.

Na segunda etapa, Netinho entrou em quadra e marcou duas vezes, virando o jogo para os donos da casa, logo em seguida Mutamba fez 3 a 1, deixando parecer que a vitória seria Mutambense, mas na sequencia depois de várias chances desperdiçadas por Marcelo e Ciro, os donos da casa não resistiram a pressão e tomaram a virada em 4 a 3.

O destaque do jogo dessa vez não foi Juninho Macaco, e sim a implacavél marcação do experiente ala Zuquinha, que segurou o pivô até onde pôde.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Radio Três Climas - Novas Informações

Em novembro, noticiamos que Icapuí ganhou uma nova concessão de uma rádio FM comercial , denominada Três Climas Ltda.

Recebemos em nosso email, pelo leitores Thiago Tavares e Nazareno, mais informações sobre essa rádio. Ela é de propriedade de Anya Pessoa Freire, Eveline Pessoa de Araújo e José Pessoa de Araujo Filho, sendo outorgado pelo Ministério das Comunicações pela portaria 772 de 20 de dezembro de 2007 e autorizado pelo Senado Federal pelo Decreto Legislativo nº 616/2009.

A rádio Três Climas Ltda tem a permissão de explorar por 10 anos, sem direito de exclusividade, serviços de radiofusão na cidade de Icapuí-CE e terá a frequência 97,5 MHz.

para maiores informações, baixe o documento AQUI.

Com informações do Ministério das Comunicações.

Icapuí não recebe Selo Verde 2009

Foi divulgado na quinta-feira (17/12), o resultado do Selo Verde edição 2009. O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde anunciará no próxima dia 21/12, na Federação das Indústrias do Ceará - FIEC os 27 municípios agraciados com o Selo Verde 2009 dentre os 139 inscritos.

O município de Icapuí não atingiu as metas impostas na última fase de avaliação e ficou de fora dos contemplados com o Selo. A avalição foi feita em três etapas. A primeira constava de um questionário enviado aos municípios, sobre questões de legislação ambiental, infra-estrutura, sáude pública, biodiversidade e educação ambiental. Nessa fase, o município de Icapuí ficou entre as 34 cidades cearenses classificadas. Na segunda fase, houve a visita dos técnicos do Comitê Gestor para averiguação das informações contidas nos questionários. A última fase da avaliação se deu através de Mobilização Ambiental, onde foram analisadas os níveis de organização da sociedade civil.

Veja os municípios certificados e sua categoria de lassificação:

Acaraú (B), Aracati (B), Barreira (B), Beberibe (B), Bela Cruz (B), Caucaia (B), Crateús (B), Crato (B), Croatá (B), Cruz (B), Eusébio (B), Fortaleza (B), General Sampaio (B), Ibiapina (B), Iguatú (B), Itaitinga (B), Itarema (B), Lavras da Mangabeira (C), Maracanaú (B), Maranguape (B), Massapê (B), Novo Oriente (B), Ocara (B), Pacatuba (B), Quixeramobim (B), Redenção (C), Sobral (B).

Fonte: blog Ceará é Notícia

Poesia

SONHO DE UM RINCÃO DITOSO

Do alto dos morros verdejantes
Que não verdejam como antes
Via dois mares
Um azul imenso
Outro verde intenso

Coqueiros inocentes
Escondem-se da gente
Que ao chegar ao paraíso
Avista concreto de duas cores
Não é o azul do mar
Nem o verde da flora
É a cinza cor de cinza dos muros
Que tapa a vista
Com letreiros sem agudos

O avante virou regresso
O passado virou presente
O tempo parou num instante
Em cima de uma linha sem trilhos
E aqui, o freio do abandono
Em um mundo que segue adiante
Travou o destino dos filhos

Fui criança que corria solta
Brincando de bola e levando carão
Descalço ao meio dia
Banhava-me nas ondas calmas
De um mar alegre como eu
Águas salgadas que jorravam riquezas
Do lagamar ao horizonte
Passava bem a nossa frente
Cardumes de pessoas felizes
Nas águas de um tempo que se perdeu

O progresso secou o mar
O regresso secou o homem
Que pra matar sua fome
Poe pedras no seu caminhar
Impede o próprio homem de ser
O que apenas sabe ser
Um pescador de enganos
Que perde noites de sonos
Contando as ondas de um infinito oceano
Onde não pode entrar

Lembro de um céu iluminado
Que brilhava incessantemente
Cada um era destino
E cada destino sabia para onde ir
Nesse novo céu não vemos luzes
Não temos um rumo
Não temos um prumo
O norte é um inverso
E o futuro é o breu do escuro

Farpas jogadas nas faces
Feridas expostas no caos
A força e a prepotência dos fortes
Dos ricos, dos que mandam
Nos fracos coitados pedintes
Que sobrevivem das migalhas
De um mundo criado por nós

Nós, calados
Ouvintes das dores
Dos clamores dos que precisam de pão
Dos destinos que quisemos um dia
Das maravilhas que conquistamos
Dos gritos que nunca foram em vão
Acordem filhos da terra, brandem suas angústias
Resgatem a verdade que construímos
Os caminhos que desenhamos
Nos rastros que um dia seguimos
Nas asas deste rincão

Nas noites sem brilho de lua
Sem brilho do povo na rua
Escuto os dizeres dos mais sabidos
Que tempos bons eram aqueles
Onde tínhamos de tudo,
Até sorrisos dos indiferentes
A esperança surgia nas esquinas
Nos semblantes eufóricos
Nos ideais imaginários
Cantado em prosas e versos
A luta de um povo nascido decente

Nas incontáveis voltas
Que o ciclo celestial vivencia
Desejamos que algo de bom
Sobrepuje essa nossa letargia
Que “eu criança” sorria
Que nossas luzes brilhem
Mesmo durante o dia

As noites serão completas
As vozes serão libertas
Os sonhos serão verdades
Os passos seguirão em frente
O futuro não será algo distante
O mundo será nosso quintal
O bem que tanto quero
O progresso que tanto espero
Um dia se tornará real

Passarelas da Estação Ambiental Mangue Pequeno

foto: Jakson Ney

Os visitantes já podem usufruir das passarelas construídas pelo projeto "De olho na água", que fazem parte da Estação Ambiental Mangue Pequeno no Requenguela. As passarelas percorrem trechos por dentro do manguezal indo até próximo ao mar.

foto: Jakson Ney

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cinema na Praça - O que o leitor achou?

Está acontecendo até hoje a noite, a amostra itinerante do Festival Curta Canoa na praça Central de Icapuí, que está sendo uma atividade para movimentar esse espaço publico.

Por isso, queremos que você, leitor, nos diga sua opinião sobre essa atividade na praça. Lembramos que os comentários estão sendo moderados e que publicaremos após analise.

Lembrete: Não perdam os filmes de hoje!

TRANSPORTE ALTERNATIVO COMEÇAM A SER RETIRADOS DO CENTRO DE MOSSORÓ

Medida visa "desafogar" o trânsito no Centro de Mossoró (Foto: Blog do Evânio Araújo).

Notícia do Jornal de Fato de 15/12, reportagem do Jornalista Paulo Sérgio Freire:

Alternativos começam a ser retirados

Inicia-se na próxima quarta-feira, 16, a retirada gradual dos taxistas e transportes alternativos que fazem linhas para diversas cidades do Rio Grande Norte e de estados vizinhos a partir do Centro de Mossoró.

A Gerência de Trânsito (GETRAN), através de seu gerente responsável Walter Pedro, informa que os novos pontos de partida e chegada para esses transportes foram definidos pelo órgão com o objetivo de desafogar o complicado trânsito do Centro da cidade.

"Nossa previsão é retirar do Centro de Mossoró, mais de 250 carros estacionados diariamente no Centro e que fazem esse tipo de serviço", explica Walter Pedro, acrescentando ainda que circulam pela cidade entre 550 e 600 carros por dia, transportando passageiros vindos de cidades vizinhas e da capital.

Os novos pontos de partida e chegada desses transportes foram distribuídos de acordo com a localização geográfica das cidades:

Nas imediações do restaurante Laçador, na Avenida Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel (zona Leste), ficarão os carros que circulam com destino a Natal, Assú, Ipanguaçu e demais cidades do Vale.

Já nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Alto da Conceição (zona Sul), ficarão os veículos com destino a Apodi, Pau dos Ferros e demais cidades da região Oeste.

Para os veículos com destino ao Ceará, sobretudo para as cidades de Aracati e Icapuí, o ponto de partida e chegada será o restaurante Oba Show na BR-304.

Desde ontem, dia 14, a Getran está informando, através de panfletagem, sobre os novos locais de parada que deverão ser utilizados.

Fonte: Jornal de Fato

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Saiba os filmes do Festival Curta Canoa na praça de Icapuí


A Amostra Itinerante do Festival do Curta Canoa está na Praça Central de Icapuí com a exibição, a partir das 19H, dos filmes : Zé Sozinho, do cineasta Adriano Lima (CE); Canoa Veloz, do cineasta Tibico Brasil (CE); Doido Lelé, do diretor baiano Ceci Alves; Calango Lengo, do paulista Fernando Miller; Patativa do Assaré, do cineasta cearense Rosemberg Cariry; Coração dos Deuses, do diretor Geraldo Moraes (DF), e Labirinto, dos cineastas Tibico Brasil e Margarita Hernandez.

O evento será apresentado na cidade hoje (16/12) e amanhã (17/12) e conta com a parceria do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal.

A Amostra Itinerante da Festival Curta Canoa percorerá, além de Icapuí, Aracati (18 e 19/12), Cascavel (20 e 21/12) e teminará nos dias 22 e 23 em Limoeiro do Norte.

Com informações do Portal Jangadeiro Online.


Exibiçao de filmes na Praça Central de Icapuí

Hoje á noite terá exibição de filmes na Praça Central de Icapuí. As exibições fazem parte do projeto itinerante apresentado no Quinto Festival Latino Americano Curta Canoa acontecido em setembro desse ano na praia de Canoa Quebrada, município de Aracati - CE.

Essa é uma boa oportunidade para o público, que não tem acesso a cinemas, apreciar a exibição do melhor do curta-metragem nacional.

Confiram na praça central.

Discoteca Beneficente

Acontece na próxima Sexta (18/12), a partir das 22:00 horas, no CJC (antigo Clube Recreativo) uma Discoteca Beneficente promovida pela Força Jovem Atravessa Fronteiras - FJAF, grupo de jovens da comunidade de Quitérias que conta com o apoio do vereador Jerônimo Reis e do Deputado Estadual Dedé Teixeira.

Para participar do evento, basta levar um quilo de alimento não-perecível e trocar pelo ingresso. Lembrando que os alimentos arrecadados serão doados à população carente da comunidade de Quitérias.

Diversão e Solidariedade andando de mãos dadas! Prestigiem!

Turista relata fim de semana em Icapuí

A estudante de Jornalismo, Gisa Carvalho, relatou, em seu blog pessoal, a visita que fez a cidade de Icapuí, durante o fim de semana:

Icapuí

Pense num lugar lindo! É Icapuí. Com praias maravilhosas, perfeitas para estudar Geologia das falésias, lindo pra tirar foto, pra namorar, enfim...

Fiquei em uma praia chamada "Redonda". Parece uma daquelas vilas de pescadores que não se tem absolutamente nada para fazer, mas que tem um ambiente super agradável. No mar, barquinhos preparados pra sair, nos barcos, pescadores esperançosos por fartura.

À noite no céu, lindas estrelas, muitas estrelas. Típico de cidades de interior, mas que continuam chamando a atenção de quem mora na cidade grande. Na pousada, dormir ouvindo o barulho do mar. Eita natureza maravilhosa de Meu Deus!

Caminhada, sol, mar, areia, bronzeado. Fim de semana com uma vista linda. Adorei!

Fonte: Blog da Gisa

Evento de inauguração da Estação Ambiental Mangue Pequeno

A Estação Ambiental Mangue Pequeno foi oficialmente inaugurado agora há pouco na praia de Requenguela, em Icapuí-CE. O evento contou com a presença de representantes da Fundação Brasil Cidadão, Petrobrás e do Prefeito Municipal de Icapuí, Irmão Edilson. A Estação faz parte do projeto "De olho na água" que tem por objetivo a preservação das áreas de manguezal existente naquela área.

O evento foi agraciado com uma apresentação do grupo de teatro de rua Flor do Sol, da comunidade de Redonda, que encenaram um texto que retrata a importância da água para a existência humana e a necessidade de sua conservação.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Inauguração da Estação Ambiental Mangue Pequeno

A Petrobras e a Fundação Brasil Cidadão realizam amanhã (16/12) a inauguração da Estação Ambiental Mangue Pequeno na Praia de Requenguela, sendo uma ação do projeto "De Olho na Água", que tem como objetivos: Recuperação e conservação de ambientes relacionados com corpos hídricos, ambientes costeiros e marinhos; Implementação de gestão integrada de recursos hídricos; Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos; Integridade ambiental dos corpos hídricos nas áreas de influência da Petrobras.

A Estação Ambiental Mangue Pequeno, como afirma o site da Fundação Brasil Cidadão , é um conjunto de ações integradas a equipamentos ambientais, que tem como objetivo contribuir para a preservação do mangue. Através do conhecimento e da adoção de práticas ambientais corretas, a comunidade poderá obter uma nova percepção do ambiente em que se insere, despertando-se para sua riqueza e mobilizando-se para sua conservação. Utilizando técnicas de construção que aplicam conceitos de arquitetura bio-climática e permacultura, a Estação Ambiental Mangue Pequeno é composta dos seguintes equipamentos:

  • Centro de Referência: será construído próximo à praia da Requenguela, em terreno doado pela comunidade. Servirá de local para recepção de visitantes e turistas, para guarda de equipamentos e apoio técnico dos agentes ambientais, além de espaço para cursos e treinamentos sobre novas tecnologias e gestão da água;
  • Passarelas Suspensas: trilhas para visitas monitoradas por guias locais permitirão conhecer a paisagem através de um percurso permeando áreas significativas do mangue;
  • Observatório da Vida Marinha: além de posto de monitoramento da qualidade da água do mangue e mirante de observação, será ponto de apoio para projetos de proteção ao peixe-boi marinho e de aves migratórias;
  • Viveiro de Mudas: será construído junto ao Centro de Referência e servirá de banco de sementes com espécies nativas para refazer a cobertura vegetal de toda a área do mangue.

O evento iniciará às 8:00h, com palavra do representante da Petrobras, do Presidente da Fundação Brasil Cidadão e do Prefeito Municipal de Icapuí. Após o decerramento da placa, terá uma palestra com o Professor Jeovah Meireles e apresentação do video do projeto. A programação prossegue com visitas as instalações da Estação Ambintal Mangue Pequeno e as Praias de Barrinha e Ponta Grossa. Está previsto para terminar ao meio-dia.

Abaixo você poderá ver a mata da Estação:



Fonte: www.brasilcidadao.org.br e http://www.deolhonaagua.org.br

Icapuiense será titular pela primeira vez

Time definido para jogo-treino em Apodi

O técnico Erandy Montenegro, definiu a equipe que vai entrar em campo nesta terça (15) em Apodi, contra a seleção local. O jogo-treino começa a partir das 19h00min.

Em treino realizado ontem no campo da UFERSA, Erandy Montenegro definiu a equipe titular, composta pelos seguintes jogadores: Magdiel, Magno, Antônio Carlos, Marcio Silva e Iury; Emerson, Everton, Thiago Mariano e Paulinho; Jarbas e Cledinaldo.

Foram relacionados para o banco de reservas os jogadores: Rafael, Victor, Diego, Afonso, Diogo, Joeder, Flavinho, Gledson e Giliarde.

O técnico Erandy Montenegro deixou claro que vai priorizar a marcação desde o início do jogo. "Vamos priorizar a marcação, quero um time forte neste setor", disse o treinador.

Fonte: Futebol Icapuiense

Artigo: A Tragédia dos comuns e a Pesca da Lagosta

Reproduzimos aqui o artigo escrito pelo mestrando Bruno Menezes, encontrado no blog do Cantor Paulo Roberto.

A Tragédia dos comuns e a Pesca da Lagosta

Bruno Menezes

Certa vez passando pela orla, observei um jangadeiro desembarcando com o resultado do seu trabalho. Curioso, perguntei-lhe o preço do quilo da lagosta que trazia consigo. Em seguida, entrei em um restaurante luxuoso e me admirei com o valor cobrado pelo crustácio. Seriam necessários vinte árduos dias de trabalho do pescador para que o mesmo pudesse desfrutar do prato servido no restaurante. Todavia, ficou o pensamento sobre quais fatores teriam contribuido para essa discrepância.

O episódio chama a atenção para um grave problema social, econômico e ambiental do Ceará: a supervalorizaçào da lagosta. Por ser muito apreciada pela culinária mundial, nas ultimas duas décadas destacou-se como um dos ítens de exportação mais importante da economia cearense. Nesse período, o Ceará foi o responsável por 65% da produção total brasileira.

Muitas empresas e produtores enriqueceram a custa da exportação da lasgosta e o pescador, peça fundamental, todo dia arriscava sua vida no oceano para sustentar a si e familiares. Essa situação me remete aos tempos do Brasil colônia, quando a mão-de-obra escrava era usada para gerar lucro aos grandes proprietários rurais.

"A tragédia dos comuns" texto de Garret Hardin, descreve uma situação que pode muito bem ser aplicada ao caso da lagosta. O texto relata um tipo de armadilha social, que envolve o conflito entre interesses individuais e o bem comum no uso de recursos naturais. No entanto, deixando para outra oportunidade a discussão sobre a questão social pertinente, reflito sobre os possiveis motivos que levaram à situação atual de acentuado declínio desse pescado. Motivados pelo interesse financeiro, os proprietários de embarcações pesqueiras elevaram a sua frota até um ponto insustetável. Desse modo, aumentando o esforço de pesca e reduzindo a disponibilidade da lagosta. Como consequência da sobrepesca nos últimos 15 anos, a produção cearense reduziu 8 mil toneladas por ano em 1991 para 3 mil toneladas por ano em 2008.

Os órgãos competentes têm tomado atitudes para tentar reverter esse quadro preocupante. Dentre elas, a criação dos comitês de discussão sobre a lagosta, que reúne profissionais de diferentes setores interessados em preservar o recurso; proibição da utilização de determinados apetrechos de pesca, como compressores e redes caçoeiras, e o período de defeso, época em que a pesca é proibida, em virtude da reproduçao da lagosta.

Porém, mesmo com todas as ações de preservação, ainda é grande o número de proprietários de embarcação que desrespeitam a lei e visam obter lucros mometâneos. Esses não se preocupam com a sustentabilidade do rescurso e tentam compensar na produção com o aumento no número de armadilhas para a pesca. Com isso, um novo problema ecológico surge, o uso de marambaias. Esse artefato é feito de tambores de óleo, pneus, troncos de árvores, os quais quando submersos funcionam como recifes naturais. Entretanto, dado a origem de muitos materiais que as constituem, as marambaias podem alterar todo o equilibrio do ecossistema aquático. Os metais pesados provenientes da degradaçào desses materiais, entram na cadeia trófica marinha e contaminam peixes, moluscos e crustácios. Como consequência, além da maior mortalidade desses animais, o consumo de tais produtos pode provocar sérios prejuízos à saúde humana.

Em tempos de crise econômica, quando o valor do dólar aumenta, a grande preocupação é que os donos de embarcações procurem compensar o prejuízo de anos anteriores intensificando a pesca. Assim podem causar graves danos a espécie, justamente na época em que as populações de lagosta começam a se recuperar lentamente.

Texto escrito e publicado no Jornal "O Povo", de 13/12/2009, Bruno Menezes, (foto acima) mestrando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fonte: Blog do Cantor Paulo Roberto

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!


O blog "A cidade Icapuí" entrou no clima do Natal e do Ano Novo.

Desejamos a todos que amam essa cidade iluminada e abençoada por Deus, um Feliz Natal e muita prosperidade no Novo Ano que se inicia.

São os votos da equipe da "Cidade Icapuí".

Queremos agradecer ao Marcus Felipe pelo banner de natal cedido ao blog.

III Assembléia Geral da Rede Tucum aconteceu em Icapuí

A Rede de Turismo Comunitário - REDE TUCUM realizou nos dias 07 a 10 de dezembro na Pousada Tremembé em Icapuí sua III Assembleia Geral. Como podemos ver no Blog da Comunidade dos Caetanos de Cima:

III Assembléia Geral da Rede Tucum

Realizou-se entre os dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro de 2009 na pousada Tremembé- Icapui/CE a III Assembléia Geral da Rede Tucum (Rede de Turismo Comunitário), formada por 12 comunidades do litoral Leste e Oeste do Ceará.

A assembléia contou com a presença de 09 comunidades da Rede: Caetanos de Cima-Amontada, Curral Velho- Acaraú, Flecheiras- Trairi, Alojamento Frei Humberto- Fortaleza, Conj. Palmeiras- Fortaleza, Prainha do Canto Verde- Beberibe, Coqueirinho- Fortim e Tremembé- Icapui, contou também com a presença de duas comunidades parceiras: Os Tapebas- Caucaia e MCP (Movimento Vira Mundo)- Fortaleza. Das 12 comunidades da Rede 03 não compareceram, Tatajuba-Camocim, Batoque e Jenipapo Canindé- Aquiraz.

Na assembléia foram pautadas as seguintes discussões:

* Avaliação do ano de 2009;

- Ações em 2009: Curso de gestão, alimentação, seminário, estágio, troca de experiências, reformas, padronização e o prêmio.

* A Estratégia de marketing para as comunidades (relação com as agencias de turismo e relacionamento com guias e motoristas de pacotes);

* Sustentabilidade da Rede Tucum;

*Desenvolvimento Institucional da Rede;

* Manual de Normas e Procedimentos (leitura e aprovação de alguns capitulos);

* Construção da agenda e encaminhamentos para 2010;


Fonte: Blog da Comunidade dos Caetanos de Cima

O paradeiro em Icapuí

Definitivamente entramos no paradeiro com todo o sentido que a palavra possa ter. Um paradeiro que não é de hoje, mas no ensejo do paradeiro da pesca da lagosta, acentuou-se mais ainda esse fenômeno. Todas as expressões de movimento da cidade entram em processo de "paradeiro". Há sem dúvida um não sei que capaz de dar ao município uma sensação de estar parado.

Com um pouco de observação criteriosa, qualquer pessoa percebe um ar de falta de movimento, de ir e vir, de deslocamento de pessoas e veículos que inquieta quem viu esta cidade em polvorosa em todos os seus momentos. No conjunto, o silêncio inquietante e intrigante do conflito entre os pescadores, a desaleceração das atividades da Prefeitura Municipal via recesso natalino, a baixa circulação de dinheiro internamente, a ausência de iniciativas municipais de lazer, cultura e entretenimento, o definhamento das grandes festas, a suposta (?) falta de dinheiro no bolso da maioria da população, entre outros fatores deve ser o que está causando essa "precondia" na cidade. E põe precondia nisso!!

A perspectiva das festas natalinas, que a princípio poderia deixar a cidade mais alegre e frequentada por munícipes e turistas ainda não se manifestou. O desejo de uma virada de ano muito animada é o que se visualiza para logo mais e isso já deixa uma expecativa mais positiva. Essa letargia municipal pode ter muitos outros fatores, cabe apenas a cada um procurar refletir sobre o que lhe incomoda. Mas não há para onde correr, há sim um forte clima de "tristeza". Pelo menos é o que se sente.

A praça central de Icapuí é sempre um ótimo termômetro do clima de animação da cidade. Percebe-se logo quando a cidade está mais animada quando para lá acorrem jovens, adolescentes, crianças, adultos. Poucas vezes se tem visto a praça com esse perfil animador. Há alguns meses, escrevi sobre essa ausênicia das pessoas na praça central. Salvo nos grandes shows, o que era expressão da alegria da cidade se torna manifestação de isolamento e solidão, especialmente à noite. Durante o dia ainda há o movimento comercial e aí ameniza.

Talvez fosse bom que se convocasse as pessoas, se proporcionasse eventos, garantisse algo de interessante na praça, montasse uma programação extra, possibilitasse algum show extra, ou uma telão com apresentação de shows, uma apresentação de cantores locais, uma "bandinha" que alegressa o ambiente, sei lá. Algo precisa ser feito para "dar vida" à nossa praça central. Isso precisa sim!

Nesta semana e na próxima, vesperás de Natal, ainda é tempo de trazer essas iniciativas e proporcionar à população uma alternativa ao paradeiro de festividades locais, da mesma forma que se precisa ter alternativas de sobrevivência no paradeiro da pesca.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Direto de Canindé para o ACidadeIcapuí



Estamos em Canindé ou em Icapuí? É essa a sensação que hoje se tem aqui na cidade de Canindé. Nesta manhã de sábado cerca de 05 ônibus com romeiros de São Francisco das Chagas do Canindé chegaram a esta cidade. Impressionante como as pessoas se deslocam para este centro de romaria para pagar suas promessas, para conhecer ou visitar, para fazer turismo até. Mas o mais engraçado é que a verdadeira sensação é de estar em Icapuí. Para onde voce se vira a gente encontra pessoas de todas as comunidades icapuienses. Adultos, jovens, adolescentes, crianças. Todas as idades e lugares, enfim.

Isso dá um sentimento de estar em casa. Os responsáveis como D. Nilde, D.Chagas, Sr. Chico de Doninha entre outros realizam essas romarias e trazem "toda" a Icapuí para Canindé. Todos juntos num só dia faz a romaria trazer a cidade de Icapuí para o sertão pesado de Canindé. Mas todos com muita boa vontade, alegria, diversão, e Fé, é claro.

Aqui estamos todos bem demais. Cada um do seu jeito, com seus familiares ou amigos, uns ajudando os outros, dormindo nos mesmos quartos, trocando generosidades, etc. Uma festa sem igual. Coisas assim fazem a gente sentir o calor do povo de Icapuí e sua Fé em dias melhores. Que São Francisco nos dê estes dias. Nós esperamos ansiosos.


Praça Central sem decoração de Natal

A Praça da Cidade está, até o momento, sem decoração natalina, como pode ser observado na foto acima.

Uma cidade decorada é uma importante ação para o turismo e para a população, principalmente as crianças, que ajudam a manter o espirito natalino nas pessoas, mas na Praça Central, a prefeitura municipal, até o momento, não ornamentou sequer um pisca-pisca para enfeita-la. Iso torna-se preocupante pois a cidade é uma cidade turistica e a praça central é um dos camariz do município. Apesar dela estar mal cuidada e haver promessas de reforma, tinha que fazer, pelo menos, uma maquiagem e a decoração de natal ajudaria nisso.


Por outro lado, único local público que percebemos que tem decoração natalina está situada na área externa da Câmara Municipal de Vereadores, realizada pela própria Câmara.

Escola Joana Marques recebe Selo Escola Solidária 2009


A Escola de Ensino Fundamental Joana Marques Bezerra de Barreiras ganhou o Selo Escola Solidária 2009 do Instituto Faça Parte, que conta com a parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Unesco, Unifec e OEI.

A proposta do Selo é premiar escolas municipais, estaduais, federais e particulares, urbanas e rurais, que se destacaram por suas ações de voluntariado educativo, um dos caminhos para e melhoria do desempenho dos indicadores nacionais de educação.


Fonte: SEDUC-CE

Segura o Araújo

A noite de sexta sem dúvida foi a mais animada no ginásio de Mutamba. Cerca de 3.000 pessoas acompanharam as duas partidas da noite.
Na preeliminar pela categoria Master, Adeci e Mac fizeram um dos jogos mais emocionantes, e depois de um empate em 1a1 no tempo normal, o Mac acabou levando a melhor e venceu nos penaltis por 2a0. Assim a equipe dos jogadores Toni, Júnior e Maninho entre outros, vai para mais uma final de Copão, o adversário será Ibicuitaba que na quinta havia vencido Barreiras também nos penaltis.
Já na principal a expectativa era muito grande para o que seria pra muitos a final do campeonato antecipada, e Araújo e Ibicuitaba fizeram mais uma vez o que o torcedor gosta de ver. Se é que podemos chamar de Araújo e Ibicuitaba, já que dos 10 jogadores que começaram a partida, apenas 2 (Diego e Brancoso) são do nosso município. Mas voltando ao jogo, que por sinal já começou a mil, o Araújo acabou marcando o primeiro gol, depois de sofrer grande pressão dos adversários, já no segundo tempo, Juninho Macaco fez o segundo, 2 a 0, em seguida depois de boa jogada, Márcio diminuiu para Ibicuitaba, mas a reação não durou muito, o experiente Testinha fez o gol que decretou a vitória do Papa-Títulos em 3 a 1. Agora o Araújo enfrenta Mutamba na grande decisão da IV Copa Mutamba de Futsal.

Fonte: Futebol Icapuiense

Governo do Estado quer intensificar a aquicultura em 2010

Durante a solenidade de ampliação da Cervejaria Femsa em Pacatuba, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Antônio Balhmann, c0mentou que considera uma boa alternativa para a Zona Costeira do Ceará, o desenvolvimento da Aquicultura e ela é uma das apostas de investimento do governo do Estado.

Balhmann afirmou que "em 2010, iremos intensificar o cultivo de algas em águas estuarinas e marítimas, em uma área que vai abranger inicialmente o litoral do Pecém, de Camocim e Icapuí. Também apostaremos na produção de pescados em águas continentais no entorno do Castanhão, no município de Pentecoste e no Açude Jaibara, em Sobral"

Com informações do caderno negócios do Diario do Nordeste de 12/12/2009.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Seminário para criação do Comitê Regional da Pesca da Lagosta

Em Aracati no dia 09 de dezembro aconteceu o seminário para criação do Comitê Regional da Pesca da Lagosta - Polo Aracati, Icapuí e Fortim, essa ação faz parte do projeto de ordenamento da pesca de lagosta com a Núcleo de Educação Ambiental do Ibama do Ceará.

A proposta do comitê é ser um espaço democrático para discutir e encaminhar propostas sobre as questões relacionadas à pesca de lagosta, com uma estrutura de gestão participativa condizente ao que afirma o Plano Nacional de Uso Sustentado da Lagosta.

No encontro em Aracati, participaram cerca de 90 pessoas, representando as colônias de pescadores, as praias que praticam a pesca da lagosta, além de representantes das Prefeituras, que de Icapuí foram Francinildo Nunes (Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente) e o diretor de meio Ambiente, Julio.

O grupo ficou divido em temas para discutirem sobre a problematica da pesca na região e no final do encontro formou-se o Comitê provisório, que ficou com a seguinte organização: 03 colônias de pesca, 04 associações comunitárias, 01 sindicato, 01 ONG e 03 poder público. Sendo formado por 12 titulares e 12 suplentes.

A primeira reunião do comitê será no dia 09 de março 2010.

Com informações do blog do Aracati em Foco e do site Guia da Pesca.

Fonte: Aracati em Foco
Guia de Pesca

Conferência Municipal das Cidades

Ontem, no auditório da Educação, aconteceu a Conferência da Cidade para discutir políticas públicas necessárias ao desenvolvimento das cidades, dentro da preparação para Conferência Nacional das Cidades.

O jogo mais esperado do ano

A noite desta sexta-feira promete ser a mais importante para o IV Copão de Mutamba, já que se enfrentam os dois principais favoritos ao título, Araújo e Ibicuitaba. A expectativa é de casa cheia já que jogadores consagrados a nível nacional devem entrar na quadra do Reizão, nomes como Juninho Macaco, Testinha, Juninho Aracati e Ramon pelo Araújo e Buiú, Neguinho, Brinquedo, Tibério e Márcio por Ibicuitaba.
Para muitos o jogo de hoje será o jogo da década, além dos atletas citados acima, a rivalidade entre as equipes será outro ingrediente interessante, nas arquibancadas a festa também promete e com certeza as dependencias do Reizão serão tomadas logo mais a noite.
Já pelo Master, Adeci e Mac se enfrentam para ver quem avança a grande final, Ibicuitaba irá assistir de camarote a decisão do seu adversário na grande finalissima.

Fonte: Futebol Icapuiense

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Com uma mão na taça!!!


Noite agitada no ginásio de Mutamba e no final, Ibicuitaba no Master e Mutamba no Aberto colocaram uma mão na taça.


Na raça

Na preeliminar jogaram Ibicuitaba e Barreiras pelas Semifinais do Master. Milindor marcou três vezes para Ibicuitaba e Carlos e João duas vezes anotaram os gols de Barreiras, fechando o marcador em 3x3. Depois de um jogo bastante dispultado a decisão do primeiro finalista foi para os penaltis e a equipe de Ibicuitaba acabou levando a melhor vencendo por 3x2. Neném disperdiçou o penalti para Barreiras.


Orgulho Icapuiense

Já no Aberto os donos da casa receberam o JJMCA de Ibicuitaba em um dos jogos mais esperados do ano. O jogo muito disputado acabou tendo um tom de nervossismo do começo ao fim. No final Mutamba acabou levando a melhor e venceu por 3x0. Marcelo (de falta), Netinho e Ciro anotaram os gols do primeiro finalista da competição. Agora os donos da casa esperam Araújo ou Ibicuitaba que se enfrentam nesta sexta. Ah, e o orgulho icapuiense é porque Mutamba é a única equipe das Semifinais que tem todo seu elenco formado por jogadores da cidade de Icapuí.


Escola Gabriel realiza XII Feira de Ciências, Artes e Cultura


A Escola de Ensino Médio Professor Gabriel Epifanio dos Reis realiza hoje (10/12) e amanhã (11/12) a XII Feira de Ciências, Artes e Cultura com tema no Brasil de canto a canto, que é um verso do poeta Patativa do Assaré. O evento iniciará às 19:00h.

Na sexta a noite, haverá uma Discoteca na quadra de Cajuais promovidos pelos alunos dos terceiros anos da escola.

SEDUC adia segunda fase do concurso de Professor

Em nota no portal da Secretaria da Educação do Estado - SEDUC apresenta uma nota adiando para uma data ainda a ser digulgada no site da CESPE, promotora do Concurso. Leia a nota abaixo:

ADIAMENTO DA 2ª FASE DO CONCURSO

Qui, 10 de Dezembro de 2009 00:03
A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO e a SECRETÁRIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ tornam público o adiamento da realização da prova prática (aula) do Concurso Público para provimento de cargo de professor pleno I, cuja convocação foi divulgada pelo Edital nº 007 – SEDUC/CE, de 3 de dezembro de 2009, publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará.

Portanto não haverá a realização das provas nos dias 12 e 13, e 19 e 20/12/ 2009, conforme publicado no edital que regulamenta a segunda etapa do certame.

Demais informações sobre a data da realização da prova prática (aula) serão divulgadas em edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará e no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009

Fonte: SEDUC-CE

É hoje!!!

A bola pesada volta a rolar hoje a noite no ginásio José Borges dos Reis, O Reizão em Mutamba.
Ibicuitaba e Barreiras se enfrentam pelo Master em busca de uma vaga na tão sonhada final, este jogo começa as 19:30 e a expectativa é de casa cheia mais uma vez.
Na sequencia, a equipe da casa, Mutamba recebe o JJMCA de Ibicuitaba, também valendo uma vaga na final, só que na categoria Aberto. O jogo é um dos mais esperados desta competição, já que quem passar espera o vencedor de Araújo e Ibicuitaba na grande final.
Compareça, prestígie o esporte do nosso município, a entrada é franca.

Fonte: Futebol Icapuiense

Manu Chao deve passar réveillon em Icapuí

Finalmente, Manu Chao vai fazer show em Fortaleza. O músico francês, que passou um bom tempo morando em nossa cidade, confirmou no início desta semana a passagem de sua turnê por Fortaleza.

A apresentação vai rolar no dia 12 de dezembro, na barraca Biruta (Praia do Futuro).

Este é o primeiro show aberto do cantor na Terra do Sol, mas não é a primeira vez dele em Fortaleza, já que seu filho mora na capital. Manu Chao deverá cantar as novidades Me Llaman Calle e Tristeza Maleza e relembrar os sucessos, como Clandestino, Minha Galera e Mala Vida.

Fontes dizem que o cantor deverá passar o réveillon no Ceará, na Praia de Peroba, em Icapuí.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

I Festal da Mizinha

O grêmio da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha realiza o I FESTAL DA MIZINHA, em que consiste uma série de atividades que acontecerão na própria escola, no Centro de Juventude e Cidadania e no Ginásio Poliesportivo de Icapuí.

Terão como atividades a realização de quatro Festivais: da Canção; de Teatro; de Poesia e de Dança. Bem como ações de esporte, arte visual e informática. O evento contará com um desfile dos alunos da escola.

O I FESTAL DA MIZINHA inicia hoje, dia 09, e vai até o dia 12 de dezembro e conta com apoio da Secretaria de Turismo e Esporte, Secretária da Educação e Cultural e Rádio FM Educativa 102,5 .


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Calçamento na comunidade de Berimbau


A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Obras, está realizando a construção do calçamento que liga a BR-261 a comunidade do Berimbau, na proximidades do Mercantil do Seu Sebastião. A obra inicia da ladeira feita na época da recuperação da CE-261.

Essa obra visa facilitar o acesso a comunidade, já que o calçamento da Av. Chico Felix é péssimo. Nesse trecho, na época da chuvas, fica impossível passar devido erosão e com a construção do calçamento acabará com esse problema.

A construção é realizada pela Empresa SERVIS CONSTRUCOES LTDA e tem o valor de R$32.495,00, como nos informar o leitor José Milton nos comentários dessa noticia.



SECITEC participa do FÓRUM NACIONAL DOS SECRETÁRIOS E DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CT&I

O secretário Silvio Barreira, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia do município participou, nos dias 05 e 06 de dezembro em Recife, do FÓRUM NACIONAL DOS SECRETÁRIOS E DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CT&I. O secretário foi o unico convidado do Estado do ceará no evento.