quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Artigo: Comentário

Como espaço de participação democrática, o blog reproduz o comentário feito por Daniel de Oliveira no artigo Icapuí Contemporâneo de Francisco Celestino.



Caros conterrâneos,

É fácil discernir que em tudo que existe há lados distintos, dois, três, quatro..., enfim, depende de quem os vê e de que maneira pela qual olhamos. Desta mesma forma é a política, ou se não um dos exemplos mais reais da observação acima descrita, principalmente se tratando da cidade de Icapuí, onde os cidadãos histórica e culturalmente não souberam até hoje separar as diferenças políticas. Aqui se preserva muito o fanatismo partidário, durante os pleitos eleitorais esta prática atinge niveis preocupantes e durante os 04 anos de gestão do candidato eleito esta mesma prática permanece a tona, criando um mal-estar entre os munícipes. Política se observa e se trata com imparcialidade, não podemos fechar os olhos para os avanços e para o que estar errado ou abrir os olhos só para um dos lados (avanços ou erros).

Todos os cidadãos, principalmente se tratando de pessoas que tem certos níveis de instruções ou formação, sabem que não é facil governar, principalmente quando se trata do setor publico, muitas vezes há mais despesas do que receita o que compromete todo o orçamento e planejamento executado, principalmente quando estes recursos financeiros são imprevisíveis. Icapuí tem 25 anos de criação e 26 de emancipação, aqui se passaram 07 gestores e todos contribuíram de forma excepcional para o desenvolvimento e a construção de nossa história, todos erraram e todos acertaram. durante estas gestões e este tempo Icapuí cresceu isso não se deve não só a José Airton como 1° gestor, nem a Dedé Teixeira que governou 03 vezes, nem ao atual gestor, o Irmão Edilson, mas sim a todos eles e a todos os vereadores que passaram pela casa do povo durante estes anos e que contribuíram de forma grandiosa para o avanço de nossa cidade, não poderia esquecer que cada munícipe também contribuiu para a cidade que temos hoje, seja através do voto democrático como também, por suas ações como cidadãos.

Então, caros conterrâneos, não podemos utilizar um meio de comunicação para expressar nossos sentimentos de ódio ou desprezo ou não aceitação por uma gestão que o povo acreditou. Ser sábio é reconhecer os dois lados da moeda, mesmo que esta moeda não me pertença, sejamos imparcial e inteligentes por que um dia quem poderá estar governando esta cidade pode ser um de nós e jamais gostaríamos de ser criticado.

Parabéns aos criadores deste espaço, porque se trata de uma janela aberta a democrática participação, onde podemos expressar nossos sentimentos e pensamentos.

Diante de tudo saibam que todos os que participam são cidadão desta terra abençoada e não podemos nem devemos aceitar que pessoas com fanatismo políticos usem este espaço para denegrir a imagem de seus opositores, até porque um dia quem sabe os opositores se transformaram em SITUAÇÃO.

Irmão Edilson tem contribuído de forma grandiosa para a cidade de Icapuí, assim como todos os que administraram esta cidade e erra da mesma forma, cabe aos cidadãos icapuienses discernir e avaliar a cada 04 anos se quer manter ou não o modelo atual de gestão.

Daniel de Oliveira
Cidadão Icapuiense

Fonte: Comentário do Artigo Icapuí Conteporâneo

29 comentários:

Daniel Freitas disse...

Parabéns chará. É de um amadurecimento político e cível como este que todos os cidadãos icapuienses precisam.

Infelizmente, ainda hoje, a oposição, que muito visita esse blog, não busca a ajuda da população através de criticas, mas apenas buscam sua própria ajuda, tentando desestabilizar o governo para derrubá-lo e chegar no tão sonhado poder. Será que isso é realmente oposição? ou é apenas a posição de um lado invejoso?

Reflitam sobre isso.

Abraços!

Daniel Freitas

Francisco disse...

A grande celeuma disso tudo é que algumas pessoas po n... motivos estão sempre na situação, talvez seja por isso que elas sejam tão complacente com essa gestão e a ver com tantos avanços, felizmente não comungo com as mesmas ideias, pois não posso identificar avanço em um governo em que o prefeito nunca aparece no local de trabalho(gabinete), um gestor que deixa voltar recursos de transferencia voluntaria, uma gestão que não tem palnejamento, um governo que esta dividido por lotes (entre a familia), um governo que teve sua RCL duplicada em cinco anos ( saiu de R$ 13.400.00,00 em 2004 para R$ 28.000.000,00 em 2009) e não melhorou em quase nada a vida do nosso povo, dentre outras coisas.
É bem verdade que o povo votou e daqui a 4 anos reavalia se ele permanece ou não, mas eu me sinto com autonomia e no direito enquanto cidadão de fazer o meu juizo de valor dessa gestão e não é por odio nem por nenhum sentimento parecido pois não cultivo esse tipo de sentimento mas por entender que icapui pode e deve ser melhor administrado.

OBS. não faço isso por fazer, pois conheço muito bem a estrutura e a quantidade de recurso que entra nesse municipio e a forma como ela é gasta, como tambem o que deixa de entra por incapacidade de gestão dos que estão a frente deste municipio.

Klaud´mar disse...

Nós que fazemos o blog "acidadeicapui" estamos muitos felizes pelo excelente nível dos debates entre os nossos leitores. È justamente esse tipo de dialogo que fortalece a democracia e o desenvolvimento de novas ideias para a construção de um municipio justo para todos.

Esperamos que muitas dessas ideias abordadas, tanto pelos autores dos artigos, quanto pelos leitores que expoem seus pensamentos abertamente, possam ser aproveitadas da maneira correta e seja transformadas em ações práticas pelo governo atual e/ou os que virão.

Parabéns meninos!

Daniel Freitas disse...

Francisco, porque invés de criticar você não se levanta desse computador e vai tentar ajudar o tal governo que você diz tão ruim? o que você acha que vai ser melhor para o povo, uma pessoa incapaz de ter a humildade de usar seus conhecimentos para ajudar e faz de tudo para achar algum erro para poder criticar... ou uma pessoa que tenta ajudar o governo, como nosso amigo Daniel faz? quando os 04 anos acabarem, ai sim você usa de sua cidadania e diz se o atual governo merece ou não continuar, isso é muito simples, só basta ter bons olhos para enxergar.

e porfavor seja mais claro em suas insinuações, esse tipo de coisa é de gente covarde...

Daniel Freitas, ajudando o governo, para o bem do povo. Daqui 04 anos voto em quem acho que deve ser o novo gestor. simples e eficaz.

Francisco disse...

Voce mais do que ninguem sabe do que eu estou falando, e eu não tenho obrigação de ajudar governo em que não acredito isso cabe a voce e outros que ve algum sentido nessa administrção.
Tenho obrigação sim de ajudar este municipio e isso eu tenho feito sempre, de forma simploria é bem verdade, mais tenho feito o que posso sempre que possivel a minha maneira é claro, diferente de vc companheiro que eu não tenho visto contribuir, é so vermos as prestações de contas que estão na camara que é possivel entender muitas coisas. então me poupe das seus comentarios sem muito fundamento.

Marcos disse...

Celestino tem toda minha admiração, sabemos que você e icapuiense de corpo, alma e coração e que conhecem a nossa realidade. Já alguns icapuiense nato estão de olhos fechados ou não conhecem o nosso municipio?

Daniel Freitas disse...

para quem não tem discernimento todo comentário é sem fundamento. mas vo para por aqui, pois estamos desvirtuando o objetivo do blog.

Abraços

e me desculpem a direção do blog, mas tem gente que não consegue discutir política, pois a unica coisa que entende é de politicagem. Quem sabe um dia você consiga chegar no poder, ou não. :D

Daniel Freitas, como sempre arrematando fãs onde escreve!

Junior disse...

Daniel, acho muito engraçado vc fala de discernimento ou até mesmo que tem alguma ideologia política, porque aqui em Icapuí todo mundo sabe qual é a verdeira ideologia que vcs defendem.

Daniel Freitas disse...

Junior, por favor, não desvirtue o objetivo do blog. Mas, parece que você padece do mesmo mal do Francisco, porque você se contradiz em falar em discernimento e em ideologia, o que deixa seu comentário sem nexo lógico. Sem se prolongar, fico muito feliz em saber que todo mundo conhece minha ideologia, espero que todas a sigam, pois se assim ocorrer, Icapuí conseguirá se tornar referência mundial em política em prol da cidadania.

Se eu tivesse a popularidade do Francisco, iria chamar o Adolfo para nos candidatarmos ao próximo pleito político, mas infelizmente não tenho. Topa ser meu Vice Adolfo? (lol)

abraços Junior,

Daniel Freitas, com mais um fã conquistado para sua grande lista.

Junior disse...

Caro Daniel, eu não estou desvirtuando o blog, só acho que vc deveria para com as suas falacias, até pq sabemos que vc já andou dos dois lados da moeda, pq será?
A politica desse país ja uma palhaçada, imagine se todos forem seguir a sua ideologia política, estariam onde tivessem mais beneficios!

Daniel Freitas disse...

está ai o seu grande engano caro Júnior, quem está com o povo só tem um lado. Partidos são apenas invenções de burgueses para conseguirem o poder. Infelizmente no Brasil os políticos tem que se candidatar por alguma legenda.

mas eu lhe indico o trabalho de minha autoria "o paradigma da fidelidade partidária na sociedade brasileira", (campeão do Direito 2008 - maior congresso de direito do Ceará-, campeão da amostra de iniciação cientifica da faculdade de Fortaleza, e nota 10 pela banca da monografia com indicação para publicação).

se você quiser lê-lo, eu lhe envio, ai você aprende um pouco sobre o que é partido político.

Abraços!

Daniel Freitas, conquistando um fã assíduo, quem será o próximo?

Junior disse...

Acho que não é do lado do povo não, é do lado de vcs mesmo!

Junior disse...

Daniel, no seu artigo também fala sobre a infidelidade partidária?

Daniel Freitas disse...

mas 721 sábios eleitores icapuienses discordam de você. E é isso que importa.

abraços, e em nome da Coordenação, não desvirtue o blog que esta tão belo.

Daniel Freitas, com mais um fã invejoso no seu pé.

Daniel Freitas disse...

o titulo do artigo é "o paradigma da fidelidade partidária na sociedade brasileira"

tenho certeza que apesar de pequeno, com o seu escasso discernimento, você consegue responder sua própria pergunta.

Abraços,

daniel freitas, com um fã com pouco discrenimento me fazendo perder tempo.

Klaud´mar disse...

Momento único no blog: debate saudável entre leitores bastante politizados e defensores verozes de suas ideologias.

Muito importante para nós, que fazemos este blog! Parabens a todos!

Daniel Freitas disse...

kkkkkkkkkkkk

só sendo Klaud'mar mesmo!

abraços meu amigo.

Rabelo, C.D. disse...

Meninos, muita calma nessa hora! Uma dose de respeito mútuo e humildade são fundamentais num debate com esse teor. Especialmente porque é um exercício que revela discursos, posições, alinhamentos ideológicos, externalizam práticas e concepções de quem fala. No entanto, tem sido construtivo para o valor do blog que se trave o conflito saudável entre pontos de vistas diferentes e capazes de dialogar! Não pequem pelo silêncio, tampouco pela prolixidade!

Jr. disse...

Realmente muitos votos para um único vereador, parabéns!
Agora a grande maioria da população de Icapuí votam em um candidato pelas migalhas que eles dão e não pelo projeto que eles tem para beneficíos da mesma.

Daniel Freitas disse...

Muito obrigado pelos parabéns Jr.

E realmente é verdade que o assistencialismo não só em Icapuí mas em todo o Brasil é muito grande. Temos o exemplo do nosso Presidente Republicano que foi e é o maior político assistencialista e também por isso popular da história.

assim como é verdade também que se criou uma imagem preconceituosa desse tipo de ajuda, pois esse tipo de política é de grande valia para a população e surge no mais intimo sentimento político que ja existiu, pois a democracia surge exatamente da necessidade de ajuda a todos. Como o Brasil é um país de um povo humilde que necessita urgentemente de ajuda o assistencialismo se enquadrou perfeitamente na cultura desse povo.

Vo sair da net, escrevo so amanhã.

Abraços e Boa noite a todos que ficam.

Daniel Freitas, com um fã mais calmo agora.

Júnior disse...

Lula, o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de "Estadista Global", devido à sua atuação em vários setores, como meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e paz mundial, o homem que fez os países ricos olharem com outros olhos para o nosso país, fortaleu a nossa economia, o homem que projetou o Brasil para ser a 5° economia mundial? é desse Lula, Daniel que vc está falando?

Francisco disse...

Lula é tão asistencialista que deu o PROUNI integral para tu Daniel!!!

Agora pode inventar uma desculpa para esse quesito tb... vou está esperando!!!!

Daniel de Oliveira disse...

Caros conterraneos! Amigos desta linda cidade denominada ICAPUÍ...

É de grande relevância para a prática eficaz de um DEMOCRACIA, debates, mas debates que visem uma compreensão do que está em discussão, principalmente quando se trata do eixo POLÍTICA.

Quando comentei a respeito da imparcialidade de tratarmos a politica e da importancia de observarmos os dois lados da moeda, foi com o objetivo de fazer compreender que não chegamos a um denominador comum quando discutimos analisando apenas o nosso proprio lado. Não podemos ser impocritas ou simplismente ignorantes em afirmar que a atual gestão não tem seus vários defeitos e erros que poderiam ser evitados, pois são erros que penalizam a propria população que fica a mercê de seus lideres que estão no poder.Não poderemos ser ignorantes quando se trata dos avanços que nossa cidade obteve durante os 05 anos desta gestão. Como dizer que Icapuí parou. Avançou? sim avançou. Avançou e avança no mesmo ritmo desde o inicio de sua emancipação; alguns setores com mais rapidez, outros com velocidade mais moderada, mais Icapuí cresce a cada dia. Reconhecer os dois lados não é facil, mas se torna necessario, porque somos cidadãos desta terra. Não é analisando somente os erros que iremos melhorar nem mudar a cidade. Brigar, discutir, debater com odio e rancor no coração não vai ajudar o desenvolvimento desta terra, pois é somente atraves de um debate sadio e amigavel que podemos compreender a realidade e podemos chegar a um objetivo comum.
Aprender a ouvir e aceitar é uma das mais dificeis tarefas, mas é uma das virtudes mais sábias de um ser humano.

Daniel de Oliveira

Daniel Freitas disse...

Francisco e Júnior,

Eu fico triste que mesmo tentando escrever da forma mais clara possivel, vocês não consigam entender o que agente escreve. Me lamento profundamente. Mas vou tentar desenhar para vocês. Eu falei que "assistencialismo" é olhado de forma preconceituosa, pois nem sempre é uam coisa ruim. E respondendo a pergunta dos meus caros fã:

Junior, é esse mesmo Lula ai que você falou que tem vários projetos assistencialista. E, quanto ao Francisco, Sim, eu ganhei uma bolsa do PROUNI que também é um prjeto do atual governo nacional, e o que tem isso haver com o debate?

eu sei que vocês são desprovidos de processos cognitivos, mas eu fiz um elogio ao nosso atual presidente e não uma critica!

Abraços!

Daniel Freitas, com fãs incapazes intelectualmente.

Júnior disse...

O governo Lula tem sim vários programas assistencialistas isso é inegável, porque se precisava de programas de curto prazo (urgente) para se amenizar o sofrimento da população pobre desse país, que era praticamente esquecida pelos governos anteriores.
Mas também é inegável que existem programas de longo prazo para que se tire a população do assistencialismo, como vários incentivos para a geração de emprego e renda, grande investimentos em educação, (vale ressaltar que nesse país nunca se investiu tanto em educação como no governo Lula), como construções de muitas escolas técnicas, a oportunidade de alunos carentes cursarem uma universidade, etc.
Já aqui em Icapuí isso não acontece, o que vemos é crescer cada vez mais o assistencialismo alimentados por politicos que não tem nenhum compromisso com a população, sem fazer nada para que um dia a nossa Icapuí possa sair dele.
"O assistencialismo se faz necessário para que se possa remediar uma situação que é urgente, mas tem que se criar programas para que se possa sair dele, para que a população não fique a mercê do assistencialismo para sempre".

Quanto a vc Daniel um pouc mais de humildade e menos arrogância não faz mal a ninguém!

Abraços!

Daniel Freitas disse...

Junior lhe deixo essas palavras do escritor Paulo Coelho, e não vou mais responder as piadinhas e acusações.

A arrogância do poder

Mestre e discípulo conversavam numa esquina, quando uma velha os abordou:
“Saiam da frente da minha vitrine!”, gritou a velha. “Vocês estão atrapalhando os fregueses”.
O mestre pediu desculpas, e mudou de calçada.
Continuaram a conversa, quando um oficial aproximou-se.
“Precisamos que o senhor se afaste desta calçada”, disse o oficial. “O conde irá passar por aqui daqui a pouco”.
“Que o conde use o outro lado da rua”, respondeu o mestre, sem se mover.
Depois se virou para seu discípulo:
“Não esqueça: jamais seja arrogante com os humildes. E jamais seja humilde com os arrogantes”.

em seguida, deixo uma mensagem do poeta Mauro Sales, que resume o porque de eu nao mais lhe responder e nem ao Francisco, que por não ter o que falar fica soltando piadinhas...


“o guerreiro da luz escolhe seus inimigos”.

O guerreiro sempre sabe do que é capaz. Não precisa sair pelo mundo alardeando suas qualidades e virtudes.Entretanto - como no velho oeste – a todo o momento aparece alguém querendo provar que é melhor que ele.
O guerreiro sabe que não existe “melhor” nem “pior”: existe um caminho a ser percorrido com dignidade, e isto é tudo.
Mas certas pessoas insistem. Provocam, ofendem, fazem de tudo para irritá-lo. Neste momento, o coração do guerreiro diz: “não revide. Isto não vai aumentar a sua habilidade. Você vai se cansar à toa”.
Um guerreiro da luz não perde tempo escutando provocações. Ele tem um destino a ser cumprido.

Fonte: http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/page/4/


Abraços

Daniel Freitas, cansado de falar para paredes.

Klaud´mar disse...

A equipe do blog pede autorização aos ilustres comentaristas dessa série de debate aparentemente interminavel,para usarmos os textos aqui apresentados em um futuro artigo a ser publicado neste mesmo blog.

E continuem o debate!

Parabens e obgdo!

Daniel Freitas disse...

Fique a vontade Klaud'mar.

Se o artigo não me agradar eu processo o blog. (brincadeira)

Abraços!

Júnior disse...

Daniel,

Para encerrar esse debate, até porque desse jeito nunca chegaremos a um denominador comum, também te deixo esta frase:
"A arrogância sempre é o véu que está na iminência de ser despido para efetivamente mostrar a ignorância tal como é: nua, crua e feia de doer". Eder Siegel


Fique a vontade Klaudimar!
Mas se o artigo também não me agradar vou me juntar mais o Daniel e processar o Blog! rsrsrsrs


Abraços!