segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artigo: ICAPUÍ CONTEMPORÂNEO

A categoria "ARTIGO" de nosso blog foi criado para que pessoas de Icapuí podessem expressar sua opinião sobre temas que focam Icapuí ou que possa se relacionar a cidade. Este é um espaço aberto para todos que desejam publicar seus textos. Os que desejam fazê-lo devem utilizar nossos formas de contato no menu "Participe".

Abaixo publicamos um artigo de opinião do presidente do PCdoB de Icapui, Francisco Celestino Cavalcante.


ICAPUÍ CONTEMPORÂNEO

Escrito por Francisco Celestino Cavalcante,
presidente do Partido Comunista do Brasil - PCdoB

Nunca antes na historia de Icapuí um prefeito se vangloriou tanto de feitos que não realizou, é o caso do prefeito Ir. Edilson são tantas as “ações” que agente vai acabar acreditando que ele descobriu Icapuí montado em um cavalo branco com a espada na mão as margens do canal da Barra Grande.

O atual gestor permanece em cima de um palanque fazendo discursos mirabolantes e demagógicos se vangloriando de aquisição de Hilux e de Trollers, de construção do paredão do Barreiras, da construção da estrada que liga Redonda a Ponta Grossa que ainda não foi concluída, de reforma do ginásio Jose do Carmo que ainda não foi concluída da construção das ladeiras de Pedinho e do Birinbau que ele só fez a metade, pois o resto já estava feito há anos, reinauguração do Chico Bagre que apenas mudou a pintura dentre outras.

Passado-se cinco anos da Administração “O povo construindo o novo” o que se ver e um município capenga, sem brilho, sem entusiasmo, sem investimentos na geração de emprego e renda e na juventude, na verdade o que existe em Icapuí é uma desconstrução sistemática das construções de outros governos, parece que se quer convencer o povo de que Icapuí começou em 2005 nunca antes, é como se o atual prefeito tivesse reivindicando o papel do marco zero.

O nosso município que tem como maior marco da sua historia, a sua independência política em 15 de Janeiro e 1985, quando o município saiu das mãos dos Costa Lima do Aracati, para caminhar com suas próprias pernas, tomar seu próprio rumo como muito Icapuiense diziam: - O povo tomou a direção da Barca - nada disso se compara com os “feitos” dessa administração segundo o atual gestor.

O PSDB pretendia sim mudar Icapuí, mas para pior. As promessas de campanha em que o governo do atual prefeito dizia que ia romper com o atual modelo de gestão em que poucos se beneficiavam e que iria melhorar o serviço público ofertado a população, dar maior atenção ao cidadão atendendo-os na praça publica era tudo balela conversa para boi dormir, o que na verdade aconteceu foi que a atual prefeito piorou o modelo de gestão passado, manteve alguns dos que se beneficiavam na gestão anterior (colocando os inclusive em melhor situação), ampliou essa pratica das benesses há algumas novas famílias (estando em voga a família do próprio gestor), os serviços prestados a população são piores do que nas gestões passadas, enquanto que cidadania isso é coisa extinta em Icapuí. Tudo isso mantido com doses elevadas de desfaçatez, muito assistencialismo e muita falta de compromisso com a coisa pública. Ate quando!!!

10 comentários:

young_brasil disse...

Acredito que na questao de se vangloriar por acoes que por ele nao foram realizadas nada mais normal, coisa tal que o nosso gestor anterior tambem fez, entao acho que isso nao deve ser motivo de espanto ou ate mesmo criticas.

Nossa Icapuí disse...

Meus caro, tenho acompanhado este blog e quero parabenizalos pelas materias publicadas, porem vejo e sinto um ar de críticas, mas críticas destrutivas, invejosas, escabrosas em cima da gestão do PSDB, em cima do prefeito Ir. Edilson, procurando denegrir a imagem do mesmo, não vêem as obras feitas na gestão do prefeito Ir. Edilson são obras de qualidade como:

* Calçamento da Rua do Ginásio de Ibicuitaba.
* Calçamento da Rua Maria Adalgiza na Serra do Olho Dágua.
* Calçamento da Vila do Cruzeiro na Serra do Olho Dágua.
* Calçamento da Ladeira do Berimbau.
* Calçamento de Vila Nova
* Calçadão de Barreira da Sereia.
* Calçamento da Ladeira de Pedrinho de João Paulino.
* Calçamento de Jardim Paraíso I e II.
* Mirante da Serra do Mar.
* Iluminação Padronizada.
* 1ª Etapa do Calçamento da Serra de Mutamba e
* Estrada de Ponta Grossa.

meus caro são tantas obras que merecem destaques, mais não, vocês colocam textos como esses "ICAPUÍ CONTEMPORÂNEO" que não passa de um grito de desespero da oposição.

"Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico." (Sibelius)

Claud´mar Silva disse...

Caro leitor,

Mais uma vez enfatizamos aqui que a função do blog não é defender nem acusar partido A ou B.

O blog disponibiliza um espaço para publicação de artigos de opiniões a qualquer leitor que esteja interessado em expor suas idéias. Para isso criamos a sessão PARTICIPE do blog, onde qualquer um pode solicitar a publicação de seu texto.

Portanto, o blog está a disposição de todos!

Claud´mar Silva disse...

E mais...

O Blog "acidadeicapuí" fez a cobertura de todas as inaugurações citadas pelo nosso leitor ai em cima, dando a devida importancia aos feitos do irmao Edilson.

Fomos praticamente o único meio de divulgação das ações do governo durante a Semana do Municipio, juntamente com a FM Educativa.

O blog "acidadeicapui" preza a IMPARCIALIDADE acima de tudo!

Agradecemos a participaçao!

Adolfo Maia disse...

Opinião do blog sobre o comentario de Nossa Icapui (http://nossaicapui.blogspot.com).

No blog o mesmo espaço que é aberto para quem faz criticas é aberto para quem defende, basta escrever um texto e enviar para gente publicar, dizendo o nome do autor, pois na categoria ARTIGO, abarca esse quesito

O que eu questiono é que todo nosso trabalho de fazer esse blog o que é hoje não é reconhecido, pois publicamos algumas noticias e um artigo de alguem que vai contra a gestão, parace que estamos fazendo perseguição ao prefeito e não é o que isso acontece.

Publicamos o que surge sobre Icapuí e quando surge coisas positivas publicamos, da mesma forma quando sai negativamente. O o grande problema é que as pessoas associam um projeto do blog com as o pensamento meu pensamento politico sobre a gestão, e são duas coisas distintas. Eu poderia simplesmente usar o blog de forma precisa para fazer oposição ao governo, mas não, a participação de outros colaboradores como Claudimar, Clotenir e João Filho, e eles estão participando por causa disso, garante que esse espaço é abrangente sobre a realidade de Icapuí e não tem um direcionamento politico.

Agora, entenda se o objetivo do blog é "ser um instrumento de informação e notícia sobre o município de Icapuí, procurando sempre a interação com seus leitores." E alguem envia um texto e nós não iriamos publicar por ser um artigo que é uma critica à gestão atual? Nossa parte não vemos nada de mal publicar, já o blog não está ligado a gestão e é uma opinião válida, cabe os leitores concordarem ou discordarem. E cabe quem faz parte da prefeitura atual, escrever um artigo respondendo a essas críticas, pois o espaço de publicação aqui no blog está aberto.

Estamos abertos também a receber noticias das secretárias da Prefeitura, já que não temos tempo de ir em secretária em secretaria colhendo informações, mas é sempre possivel , alguém das mesmas enviar para nosso email as informações.

O BLOG ACIDADEICAPUI é um espaço plural e se manterá assim, procurando colocar toda e qualquer noticias e informação sobre o municipio de Icapuí, dentro de nossas possibilidades.

grande abraço

Francisco disse...

Realmente foi muitas "obras" realizadas em cinco anos não é a toa que a qualidade de vida da população tem melhorado muito em especial da juventude, são muitas as pespectivas dessas juventude icapuiense não acha? Ninguem e cego a vida toda podendo enxergar!!!

Junior disse...

Uma pergunta para "Nossa Icapuí" ou "Jares Petros", é assim seu nome, não é? Se não for me desculpe!
Por que vcs não aceitam críticas ao atual gestor, ou melhor, por que que ninguém mais ninguém mesmo pode criticar o "brindado", digo o Ir. Edilson prefeito?

Marcos disse...

Caro, Celestino este artigo condiz com toda verdade sobre esta Administração. Mas o bom e que ela e um cristal que aos pouco esta se quebrando.

Daniel de Oliveira disse...

caros conterraneos,

É facil discernir que em tudo que existe há lados distintos, dois, tres, quatros..., enfim, depende de quem os vê e de que maneira pela qual olhamos. Desta mesma forma é a politica, ou se não um dos exemplos mais reais da observação acima descrita, principalmente se tratando da cidade de Icapuí, onde os cidadãos historica e culturalmente não souberam até hoje separar as diferenças politicas. Aqui se preserva muito o fanatismo partidario, durante os pleitos eleitorais esta prática atinge niveis preocupantes e durantes os 04 anos de gestão do candidato eleito esta mesma prática permanece a tona, criando um mal-estar entre os munícipes. Politica se observa e se trata com imparcialidade, não podemos fechar os olhos para os avanços e para o que estar errado ou abrir os olhos só para um dos lados (avanços ou erros). Todos os cidadãos, principalmente se tratando de pessoas que tem certos niveis de instruções ou formação, sabem que não é facil governar, principalmente quando se trata do setor publico, muitas vezes há mais despesas do que receita o que compromente todo o orçamento e planejamento executado, principalmente quando estes recursos financeiros são imprevisiveis. Icapuí tem 25 anos de criação e 26 de emancipação, aqui se passaram 07 gestores e todos contribuiram de forma excepcional para o desenvolvimento e a construção de nossa história, todos erraram e todos acertaram. durante estas gestões e este tempo Icapuí cresceu isso não se deve não só a José Airton como 1° gestor, nem a Dedé Teixeira que governou 03 vezes, nem ao atual gestor, o Irmao Edilson, mas sim a todos eles e a todos os veredores que passaram pela casa do povo durante estes anos e que contribuiram de forma grandiosa para o avanço de nossa cidade, não poderia esquecer que cada municipe tambem contribuiu para a cidade que temos hoje, seja atraves do voto democratico como tambem, por suas ações como cidadãos.
então, caros conterraneos, não podemos utilizar um meio de comunicação para expressar nossos sentimentos de odio ou desprezo ou não aceitação por uma gestão que o povo acreditou. Ser sábio é reconhecer os dois lados da moeda, mesmo que esta moeda não me pertença, sejamos imparcial e inteligentes por que um dia quem poderá estar governando esta cidade pode ser um de nós e jamais gostariamos de ser criticado.
parabens aos criadores deste espaço, porque se trata de uma janela aberta a democratica participação, onde podemos expressar nossos sentimentos e pensamentos.
diante de tudo saibam que todos os que participam são cidadão desta terra abençoada e não podemos nem devemos aceitar que pessoas com fanatismo politicos usem este espaço para denegrir a imagem de seus opositores, até porque um dia quem sabe os opositores se transformaram em SITUAÇÃO.

Irmão Edilson tem contribuido de forma grandiosa para a cidade de Icapuí, assim como todos os que administraram esta cidade e erra da mesma forma, cabe aos cidadãos icapuienses discernir e avaliar a cada 04 anos se quer manter ou não o modelo atual de gestão.

Daniel de Oliveira
Cidadão Icapuiense

hosana disse...

è tão engraçado os artigos escritos pelo Sr. Celestino e mais sempre defendidos, pelo Sr. Marcos, parece-me até ironico. Será que em Icapui, na atual gestão nao tem nada de bom?????? Ques estranho!!!! Sempre há coisas boas e coisas ruins em todas as gestões, seja em qual lugar for. Não é so porq o Sr. Celestino è da oposição que deve somente criticar, isso é tão pobre de cultura. Que pena que em nosso pais estao cheios de pessoas com esse pensamente, de estarem sempre do contra. Se seu partido perdeu e vc nao tem as mesmas oportunidades de antes, bninguem tem nada haver com isso, ate porq para quem tem capacidade sempre a lugar ao sol, mas para quem so leva o tempo em criticas infundadas e com um fundo de "QUERO QUE ICAPUI EXPLODA" não há realmente espaço. o mundo perfeito nao existe, mas existe a possibilidade de ajudalo a ser melhor. Pense Nisso!!!!