quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fenômeno do Recuo do Mar na Praia de Requenguela é notícia no Bom Dia Brasil

O Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo exibiu hoje (03/02). A repórter Sabrina Aguiar e o cinegrafista Carlos Marlon mostraram o fenômeno que ocorre na praia de Requenguela em Icapuí. Abaixo o texto e o vídeo da reportagem.


Conheça a praia cearense onde o mar desaparece

Na Praia da Requenguela, o mar só aparece três horas por dia. Entenda o fenômeno.


Falta alguma coisa nesta praia? O mar, é claro. Aqui, ele só aparece três horas por dia. Se você pensa que o fenômeno atrapalha a vida dos pescadores da região, está enganado. Segundo eles, o que muda é a rotina do trabalho. Enquanto muitos colegas acordam cedo para ir ao encontro do mar, aqui, as jangadas ficam paradas, a espera da maré.

Seu Paulino trabalha no mesmo ritmo do mar: “Espera umas três horas até a maré chegar”.

Um pescador avista a maré de longe e, de tão ansioso, vai logo ao encontro dela: “Ando três ou quatro quilômetros todo dia".

Na grande extensão de areia, é possível ver o que fica escondido debaixo d'água. A comerciante Fátima Santos aproveita e cata búzios e ostras: "Vendo para a comunidade”.

O comerciante João Pereira é um dos clientes mais antigos. Há 38 anos, ele tem um restaurante com vista para o mar, quando o mar aparece. É isso que atrai os turistas. "Eles vêm pela curiosidade e divulgam para os amigos", aponta.

O geógrafo Arimatéia Silva estuda o afastamento do mar da Requenguela. Depois de seis anos de pesquisa, ele chegou a uma conclusão: “A área mais alta faz com que, quando a maré recua, haja uma planície muito grande. Ou seja, o lugar fica muito plano e descoberto”.

Entre o vai e vem da maré, a vida segue tranquila na Praia da Requenguela.


Vídeo


Fonte: Rede Globo - Bom Dia Brasil

2 comentários:

Rabelo, C.D. disse...

Fico muito feliz e emocionado com o fato de ver Arimatéia alcançar instâncias tão valorosas na vida e na profissão. Pelo fato de ser um icapuiense e pelo fato de ser um amigo que vi crescer e tornar-se esse profissional competente, inteligente e generoso. Parabéns cara!

Francisco disse...

Pena que ainda naõ teve o devido reconhecimento pelo seu potencial em nosso municipio. Mas ainda vai ter `e so uma questão de tempo. parabens Ary!!!