sábado, 13 de fevereiro de 2010

Papangu, tradição mantida em Icapuí

Tradicionais na nossa cidade, os Papangus começaram a desfilar pelas ruas da cidade já no primeiro dia de carnaval.

A tradição dos papangus surgiu em 1905 com um grupo de amigos que resolveram brincar o Carnaval escondido das mulheres. Eles se fantasiavam com folhas de bananeiras, cobriam os rostos com sacos de embrulhar pão e entravam nas casas das pessoas pedindo cachaça ou um prato de angu, especialidade da culinária da região.

Em Icapuí a tradição é mantida principalmente pelascrianças que não veêm a hora do carnaval chegar para que possam se fantasiar e desfilar pela cidade.

O principal objetivo de hoje, diferentemente do grupo de amigos que criaram a brincadeira, é não ser reconhecido pelos populares, amigos ou familiares e por outro lado a disputa dos que assistem o desfile é tentar descobrir quem são os mascarados.

3 comentários:

Wallyson Honorato disse...

É uma das coisas que eu ainda gosto do carnaval é essa tradição dos papangus, aqui na serra da mutamba onde sempre está viva esta tradição não tem idade nem sexo os brincantes.
Viva a este carnaval sadio e de brincadeira.

Klaud´mar disse...

Wallyson...

Realmente os jovens de mutamba e serra de mutamba são os unicos que ainda mantem a tradição dos papangus!

parabens a todos eles que todo ano no periodo de carnaval se fantasiam e saem as ruas divertindo os turistas e os moradores de Icpui..!

Robson disse...

Os Panpangus ainda é uma das pouquíssimas tradicões que se matém em Icapuí. Com advento da música baiana, do axé music, o verdadeiro carnaval estar se perdendo no tempo.
Parabéns para aqueles que brincam verdadeiramente o carnaval.