terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SIRI COM MEL: mais um grupo de vida que um bloco!


Inaugurador de uma cultura de formação de blocos carnavalescos em Icapuí com base em critérios de grupos de vida, o surgimento do grupo SIRI COM MEL tem suas vias ligadas aos laços afetivos de amizade e companheirismo que se articulou durante um tempo considerável entre adolescentes e jovens do centro da cidade de Icapuí-Ce, marcados inclusive por estreitas relações familiares. Nessa relação e também por extensão dela, agregaram-se no percurso outras pessoas do mesmo espaço urbano que tornarem-se amigos e intimamente ligados como que da mesma família, vindos inclusive de outros locais, mais ligados ao grupo por caminhos outros relacionamento. Aos poucos o grupo de amigo foi se tornando mais atrelado e constituindo uma equipe sempre presente e organizada nos eventos da cidade, de forma alegre, festiva, participativa. O grupo agregou amizade, alegria, companheirismo e aventura em muitos espaços, especialmente em vivências de fins de semana em locais pitorescos, em nível de acampamento nas praias, de preferência no setor do manguezal da Barra Grande, em Icapuí.
Numa dessas aventuras é que nasce o grupo SIRI COM MEL, com esse nome propriamente dito. Com freqüência em finais de semana, com família, amigos e simpatizantes, o grupo passou a ser assíduo em encontros numa barraca aberta, de propriedade de Sr. Anastácio, que cedeu o espaço para as pessoas do grupo no sentido de que o conservasse e velasse, já que há tempos carecia disso, dado seu estado de abandono. Isso tornou a barraca uma espécie de sede ou base do grupo em fins de semana. Nesta oportunidade, nasce o cômico nome do grupo carnavalesco que tem sua origem no fato de sempre os integrantes se reunirem na barraca para saborear o famoso caldo e pirão de siri, feito por integrantes do grupo. Ao lado desse prato, o grupo é composto de grandes apreciadores da famosa “cachacinha” cearense que na gíria popular vem sendo chamada de mel ou “mé, numa expressão do saudoso muçum.
A idéia foi reunir as duas coisas marcantes nas aventuras do grupo, que se tornou o siri acompanhado da cachacinha. Assim nasceu o titulo SIRI COM MEL, como grupo de amigos próximos, grupo recreativo e como grupo carnavalesco. Por esse caráter de amigos reunidos e de laços familiares, a adesão ao grupo é criteriosa a pessoas que não tem algum tipo de ligação imediata com o grupo. A exigência do envolvimento e da construção de relações afetivas mais próximas marcam os critérios básicos para estar no grupo. Por essa razão desde o começo o grupo preferiu não ser considerado bloco carnavalesco, dado o caráter utilitarista e lucrativo que os blocos vinham tomando, arrebanhando todos quanto queiram e tenham recurso para pagar o Kits, mesmo sem nenhuma ligação ou compromisso. O SIRI COM MEL desde sua criação se destaca por essa peculiaridade. Ser um grupo, com critérios e exigência de compromisso para integrar-se a ele, especialmente de laços afetivos.
No decorrer do tempo, a exemplo dessa experiência, muitos outros grupos foram incorporando essa prática e criando seus grupos específicos também, abrilhantando o carnaval de Icapuí com as mais variadas formações.

Um comentário:

danielle disse...

o bloco siri com mel já é tradição no carnaval de icapuí. e que venha mais um ano!!!