quinta-feira, 22 de abril de 2010

Amigos do Meio Ambiente completa 7 anos

O Amigo do Meio Ambiente começou em 2003, com o intuito de mostrar e incentivar as pessoas uma nova maneira de educar através da arte como preservar o meio ambiente. Começou com o projeto do Instituto Sousa Cruz, plantando árvores exóticas no nordeste. O teatro começou com uma participação do grupo numa gincana da semana do meio ambiente da cidade de Icapui.

O grupo é formado por adolescentes moradores do município de Icapuí, que se preocupando com o futuro do meio ambiente, e realizam atividades de conscientização sobre os problemas ambientais em nosso município.

Os integrantes nunca fizeram curso de teatro, iniciaram com no mundo teatral com a cara e a coragem. E deu certo. Não imaginavam que iriam tão Longe. Tiveram o auxílio de uma coordenadora que sempre incentivou e ensinou aos jovens a interagir com outras pessoas!, entender o que é meio ambiente, a impoirtância de preservar para que futuramente nossos descendente possam desfrutar de todas as suas riquezas.

Neste Ano o grupo faz 7 anos de existência e abordam em suas peças teatrais temas da atualidade do mundo e da nossa cidade. O primeiro tema foi a pesca predatória (MAR É ViIDA, um tema bem discutido na nossa cidade, já que Icapui é uma cidade litorânea e a metade da sua população vive da pesca da lagosta. Depois, o tema foi a mata atlântica, com a peça "Quem conhece Ama, quem ama Preserva ), em seguida, o tema abordado foi a afrodescendência, sendo um dos mais aplaudidos, pois na sua temática trazia um pouco da realidade do Brasil. Fizeram uma pequena apresentação no Acampamento Latino Americano, realizado em Icapuí ,trazendo os versos de Patativa do Assaré que fala do meio ambiente. Atualmente estão produzindo novas peças, revitalizando a cultura de hortas e o replantio de árvores nativas, além de outras atividades.

Retirado do blog www.amigosdomeioambienteicapui20.blogspot.com

6 comentários:

Vitoria Viana disse...

Obrigado Claudimar!
O Grupo Amigos Do meio Ambiente Agradece pelo poster!
beijos

Luiz Oswaldo Sant'Iago disse...

É muita ingenuidade achar que uma empresa que cresceu promovendo o envenenamento de tantos pelo fumo, seja "amiga do meio ambiente". Quanta hipocrisia! Luiz oswaldo

Claudi Mar disse...

Luiz Oswaldo...

É de conhecimento de todos que ainda carregam em si um pouco de lucidez, que as grandes empresas, que visam unica e exclusivamente a obtençao de lucros, adotam programas de responsabilidade social para se fazerem de boazinhas.

No mundo voraz do capitalismo, as empresas necessitam transparecer uma imagem de "amiga do meio ambiente" e incetivadora de qualidade de vida. Tudo balela. São "amigas" apenas do lucro fácil e cada vez maior.

Abço e continue nos prestigiando com seus comentários!

Rosimeire Rebouças da Silva(Meirinha) disse...

Caros colegas,
assim como vocês penso também que a empresa Souza Cruz cometeu e comete atrocidades contra a humanidade e consequentemente contra o meio ambiente.
O convite foi a mim lançado no ano de 2003, e como fã das questões ambientais aceitei a proposta, não de forma inconsequente, mas pelo apoio que recebermos relacionado ao material didático pedagógico que era necessário para o funcionamento de qualquer grupo, pois acho que vocês são testemunhas do quanto é difícil fazer algo sem apoio nenhum.
O grupo apesar de ter se iniciado com a proposta da empresa, por trabalharem com uma política de plantio e replantio de mudas nunca fomos patrocinadores do mal que eles fazem, pois durante esses sete anos de criação do Grupo Amigos do Meio Ambiente(AMA), a qual me orgulho dele fazer parte e ser sua criadora, sempre procurei mostrar a sua verdadeira imagem.
Fazem 5 anos que o Grupo Amigos do Meio Ambiente se desvinculou totalmente da proposta de política ambiental da empresa e caminha com suas próprias pernas, fazendo um trabalho sério e sendo reconhecido dentro e fora do município, levando para as pessoas, através da linguagem teatral questões ambientais como a pesca predatória da lagosta, bem como questões sociais com a peça EU, AFRO-DESCENDENTE.
Sou apaixonada pelo o que faço e o Grupo é minha maior paixão.
O Grupo tem sede em Ibicuitaba e é coordenado pela professora Rosimeire Rebouças da Silva.
Agradeço a compreensão!

Claudi Mar disse...

Rosimeire...

Seus esclarecimentos foram muito bem vindos. Sabemos da importância do grupo Amigos do Meio Ambiente e apoiamos toda e qualquer manifestação que objetive o desenvolvimento socio-educativo da nossa cidade.

Só lembramos que este espaço é aberto para todos que desejarem expor suas opiniões, sejam elas controversas as nossas ou não.

A equipe do blog agradece sua participação.

Ana Beatrys disse...

O Grupo Amigos do Meio Ambiente realiza trabalhos educativos super legais entre eles estão as peças teatrais, o plantio de hortas, as oficinas de papéis reciclados, etc.
Essas atividades são tanto educativas como de bastante entretenimento!Quem o acompanha ou até mesmo dele participa sabe que isso é verdade.
Eu como participante amo participar das atividades pelo grupo realizadas!!!