terça-feira, 6 de abril de 2010

Contas de energia elétrica assustam consumidores

Os consumidores icapuienses de energia elétrica, fornecida pela Companhia Energética do Ceará - COELCE, tiveram um grande susto na manhã desta segunda-feira (05/04) ao receberem suas respectivas contas. As tarifas cobradas estavam com valores muito acima das contas anteriores, mesmo para aqueles que mantiveram um consumo equilibrado durante o mês de março.

Segundo um agente do escritório da COELCE em Icapuí, há duas explicações para o ocorrido:

1) As excessivas ondas de calor recentemente provocaram um grande aumento no consumo de energia elétrica, já que houve naturalmente uma utilização maior de ventiladores. Outro eletrodoméstico que exige um gasto maior de eletricidade em período quentes são as geladeiras, que requerem mais energia para refrigerar.

2) De acordo ainda com o agente, o período de leitura neste mês foi de 33 dias, o que resultou também no aumento da tarifa proporcionalmente ao número de dias acrescidos.

Solicitei algumas explicações sobre esse fato no Atendimento Online no site da Coelce e a resposta foi: NO SITE TEM ALGUMAS DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA.

Ficam aí as possíveis explicações para os valores exorbitantes cobrados nas contas de energia deste mês.

3 comentários:

SOS DIREITOS HUMANOS disse...

DENÚNCIA: CONSPIRAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA: “ANEEL” AJUDA AS CONCESSIONÁRIAS A ENRIQUECEREM ÀS CUSTAS DOS CONSUMIDORES.



No ano de 2009 as concessionárias de energia elétrica confessaram na mídia o "engano" no cálculo das tarifas, ou seja, que ESTÃO COBRANDO A MAIOR do consumidor brasileiro desde o ano de 2002, com o respaldo de uma “metodologia de cálculo” produzida pela “ANEEL” (que deveria fiscalizar as concessionárias). Este “erro” que enriquece as concessionárias enquanto lesa o consumidor, foi comprovado pelo TCU em Pernambuco bem como pela CPI das Tarifas no mesmo ano.



Até agora, infelizmente ninguém foi preso, isto mesmo, porque se fosse um consumidor que estivesse fazendo um “gato” na energia elétrica, a concessionária já teria chegado à sua residência com um policial, um engenheiro com equipamento fotográfico, e o arrastaria preso em flagrante por furto de energia, mas neste caso quem faz o “gato” são as concessionárias nas contas de energia dos consumidores, escudadas pela “ANEEL” e pela palavra “erro” e por isto acham que estão fora do alcance da "longa manus" da Justiça.



Para agravar a lesão causada ao consumidor, a “ANEEL” em fevereiro de 2010 informou pela mídia que “corrigiu o erro na tarifa de energia elétrica”, mas que esta correção não será obrigatória para as concessionárias, ou seja, se quiserem continuarão a cobrar como vêm cobrando (à maior).



A SOS DIREITOS HUMANOS já antecipando que o consumidor não seria indenizado pelas concessionárias uma vez que têm o apoio incondicional da “ANEEL”, protocolou no dia 04 de novembro de 2009, no Fórum Clóvis Beviláquoa, em Fortaleza - Ceará, (distribuída para a 23ª Vara Cível), a PRIMEIRA AÇÃO CIVIL COLETIVA NO BRASIL requerendo a REPETIÇÃO EM DOBRO DO INDÉBITO, ou seja, dos valores pagos à maior pelos consumidores de energia elétrica, em todo o Ceará, bem como, que a COELCE seja obrigada a corrigir o erro e, aplicar nas contas vincendas de energia elétrica, os índices corretos, sob pena de pagamento diário de multa no valor de R$100.000,00.



O consumidor pessoa física ou jurídica, que quiser habilitar na ação deverá entrar em contato com a SOS DIREITOS HUMANOS pelo email: sosdireitoshumanos@ig.com.br ou pelo celular: (85) 8613.1197.



Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br

OBS: Participe da CORRENTE DO BEM, repasse esta informação para o próximo consumidor.

Flávio Rebouças disse...

O aumento na conta de energia, é geral, não é uma "regalia" apenas do Icapuí, ou do Ceará.

E foi tema do RNTV de hoje.
Aqui no RN o aumento chega até 7% no valor desse serviço.

A justificativa é a mesma dada pela COELCE, que devido o calor o consumo com Ventilador, Ar-condicionado, freezer e geladeira aumentou. E ainda devido ao maior número de pessoas que conseguiram comprar estes eletrodomésticos devido a baixa de impostos para os produtos chamados da linha branca.

Icapuí em Foto disse...

Ainda existem pessoas que são contra a instalação de energia eólica no Ceará e em Icapuí?! Meus Deus, quanta ignorância... Para ficarem sabendo, o Ceará junto com o Rio Grande do Norte serão os maiores produtores em energia elétrica auto-suficiente do país, chegando a produzir mais do que o necessário no ano de 2010. Tudo isso graças a energia eólica. Agora, o que a energia eólica tem a ver com isso?! Se ela for instalada, a COELCE gastará menos dinheiro comprando energia de fontes renovavéis e ainda gerará centenas de empregos diretos e milhares indiretos. A história que fala da "conspiração" da ANEEL é pura fantasia. A ANEEL investe milhões na melhoria do setor elétrico do país. Não é a toa que tivemos índices maiores de consumo de energia elétrica no Brasil inteiro. Ah, sem esquecer. Depois que a ANEEL passou a investir na rede elétrica do país, em 2003, quantos apagões aconteceram? Quantas horas eles duraram? Não queiram tapar o sol com uma peneira. Corrupção existe dentro da casa de muitas pessoas, quem dirá num bem público. Se as contas de energia vem aumentando não é culpa da ANEEL é culpa do nosso antigo presidente... FHC. Que fez o favor de PRIVATIZAR O MAIOR SETOR ENERGÉTICO PÚBLICO MUNDIAL !!! Votem no José Serra que o preço da energia vai diminuir...

ASS: Felipe Freitas