sexta-feira, 9 de abril de 2010

Icapuí ganhará escola profissionalizante

Retirado do site do deputado estadual Deputado estadual Dedé Teixeira.

Icapuí ganhará escola profissionalizante


Unidade educacional foi garantida após articulação do deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e do deputado federal José Guimarães junto ao governador Cid Gomes e ao presidente Lula

O município de Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza, ganhará este ano uma escola profissionalizante do Governo do Estado. A garantia foi dada pelo governador Cid Gomes (PSB), que incluiu o município na lista das cidades onde serão construídas as escolas em 2010.

“O compromisso do governador Cid Gomes nos dá a certeza de uma conquista importante para a juventude do município de Icapuí, que terá melhores oportunidades de estudar e se qualificar”, comemora o deputado estadual Dedé Teixeira (PT). O terreno que abrigará o equipamento está sendo adquirido pelo Governo do Estado.

Dedé e o deputado federal José Guimarães (PT), coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, articularam a inclusão da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Icapuí desde a última visita do presidente Lula ao Ceará, em setembro do ano passado. Em Sobral, o presidente inaugurou uma escola técnica federal. Na ocasião, Dedé e Guimarães participaram de uma reunião com o governador, o presidente e o ministro da Educação, Fernando Haddad, quando Cid e Lula firmaram o compromisso de contemplar o município litorâneo com a unidade.

Os recursos do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, serão de R$ 7 milhões na construção da escola profissionalizante de Icapuí. O governo cearense está investindo na construção de 112 escolas da modalidade profissionalizante até o final de 2010, sendo que cerca de 56 já estão em funcionamento.

As EEEPs oferecem educação básica de qualidade integrada ao ensino profissional com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho. Atualmente, os cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes são: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura. As Escolas de Educação Profissional funcionam nos turnos manhã e tarde, em tempo integral.

“São investimentos que mudam de forma definitiva o perfil socioeconômico do Ceará. Em 10 anos a economia cearense deverá dobrar. Só a Refinaria da Petrobras contará com um investimento de R$ 38 bilhões”, afirmou o governador Cid Gomes para justificar a necessidade de melhor qualificação dos jovens cearenses, ao citar ainda os projetos como a Siderúrgica, a Usina de Itataia e o Estaleiro Promar.

Fonte: Site do Deputado Dedé Teixeira

2 comentários:

Fonte disse...

O Dep. José Airton, em nota publicada em seu site diz que, foi ele o grande articulador e responsável pela viabilização do projeto da escola profissionalizante para Icapuí, segue o link: http://www.joseairton.org.br/noticias/texto.asp?id=1635&var=noticias&c=noticias

Frederico Marques disse...

O que o Deputado José Airton queria trazer era um IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), e o que está sendo apresentado aqui é um EEEP (Escola Estadual de Educação Profissional). apesar de serem ambas instituições de ensino, não quer dizer que se tratam da mesma coisa.
Espero que o Deputado José Airton também consiga um IFET para Icapuí, assim teremos duas intituições profissionalizantes que trarão desenvolvimento não só para o municipio, mas também para a região jaguaribana.