sábado, 3 de abril de 2010

Maestro Robson Almeida realizou a defesa da dissertação da Mestrado

O Maestro Maestro Robson Almeida, regente da Banda de Música Municipal de Icapuí, defendeu a sua dissertação do Mestrado em Educação Brasileira pela Univesidade Fedral do Ceará (UFC) no último dia 26 de março em Fortaleza. O título do Estudo é "Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical no Ceará" que versa sobre o ensino coletivo de instrumentos de sopros, mais especificamente no ambito das bandas de música. Na banca avaliadora estava o Prof. Dr. Elvis Matos - UFC (Orientador), Prof. PhD Luiz Botelho (UFC), o Prof. Carlos Velasquez (UNIFOR) e a Prof. Ms Izaíra Silvino. A apresentação do trabalho e a dissertação foram aprovadas com êxito.

Abaixo destacamos o resumo da Disertação do Maestro Robson Almeida:

O trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas a partir de sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, mostram-nos que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela.

Nota d´ACIDADEICAPUI

Parabens Robson por essa conquista, nós sentimos o prazer de divulgar notícias como essa, que demonstra a capacidade dos icapuienses.


4 comentários:

Rabelo, C.D. disse...

Mais um grande fruto de esforços pessoais e coletivos de Icapuí. Fico feliz com o sucesso desse garoto!!! Parabpens Robinho!

Lidiane disse...

Robson sem dúvida é um grande exemplo para a juventude de Icapuí...Fico muito feliz por mais uma realização de tantas que ainda estão por vir...Sucesso amigo.

Lidiane disse...

Robson sem dúvida é um grande exemplo para a juventude de Icapuí...Fico muito feliz por mais uma realização de tantas que ainda estão por vir...Sucesso amigo.

Luiz Oswaldo Sant'Iago disse...

Parabéns, Robinho!
Este é um fato que diz de uma juventude que se dedica a uma aspiração. Acompanhei os primeiros passos de Robinho como maestro da Banda de Música de Icapui, ainda menino. De lá pra cá tenho acompanhado sua dedicação e amor à música. Este é mais que um sonho realizado; é o início de uma carreira promissora. Parabéns. Você merece. Luiz Oswaldo.