quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mirante da Serra do Mar sofre vandalismo

O Mirante da Serra do Mar, construído recentemente com recursos do Ministério do Turismo do Governo Federal, fica localizado na principal entrada da cidade de Icapuí. Trata-se de uma belíssima praça encrostada na cabeçeira do morro da Mutamba. A construção prima pela qualidade dos acabamentos e detalhes arquitetônicos criando espaços agradáveis para contemplação das belezas naturais de nossa orla marítima e o extenso coqueiral. Porém, o espaço é mais visitado durante o dia, pois ainda falta a instalação de energia elétrica no local, o que proporcionará ainda mais atrativos para os passeios noturnos ao local.

Foto: Claudimar Silva

Porém, na última semana, esse belíssimo espaço público sofreu ataque de vandalismo e surgiram marcas de pixação na parede lateral. Ainda não se sabe quem foram os responsáveis por tal ato, mesmo tendo um vigia no local.

Foto: Claudimar Silva

Pixação pode ser encarado como uma expressão artística, desde que seja realizada em local apropriado, e não em locais de uso coletivo. O mirante é um patrimônio público que merece ser conservado e preservado.

Dificilmente os culpados serão encontrados, mas fica o alerta para a população observar e cumprir seu papel de cidadão e ajudar a fiscalizar os espaços públicos que são de todos nós.

6 comentários:

Daniel Freitas disse...

lamentável...

Claudi Mar disse...

Alguém aí entende a linguagem de pixador... que possa decifrar esses desenhos? KKK!

Axo que estão esculhambando alguém..!

Rabelo, C.D. disse...

Compreendo que pixações, antes mesmo de ser vandalismo, carrega uma possível insatisfação social, em especial de jovens, em expressões codificadas, pela falta de espaços e oportunidades de expressão com liberdade e autonomia.

Adolfo Maia disse...

Cladimar, pichação não é uma expressão artistica, o que é, chama-se grafite, que é bem diferente.

E nessa parede ficaria um grafite muito bonito. Já imaginou uma continuação dos coqueirais. Ficaria muito legal.

Clotenir, como diz o velho ditado mente ociosa é oficina do inferno. Com falta de atividades para a juventude em Icapuí, ela acham alguma coisa para fazer e pichações são uma delas.

vilda disse...

Parabésn pela materia!
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do art. 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).
Para pichar eles se arriscam, nem querem saber se um vigia no local.
Pichar é vandalismo é crime ambiental. Agora não confundam Pichação com Grafite.

vilda disse...

Vi essa materia via Twitter @jangaonline - Blog da Janga - : No mirante de Icapuí, a pichação do desrespeito http://bit.ly/aNvdpt

Fonte:
http://jangadeiroonline.com.br/blogdajanga/jornalismo/no-mirante-de-icapui-a-pichacao-do-desrespeito/

Tão famosos! rsrsrs