segunda-feira, 12 de abril de 2010

Secretaria da Educação realizará Semana Pedagógica


 A Secretaria da Educação e Cultura realizará no período de 19 a 22 de Abril a SEMANA PEDAGÓGICA 2010, destinadas aos professores e gestores, funcionários e demais segmentos da comunidade escolar.  O tema central da Semana é “ESCOLA QUE APROVA ENSINA E APRENDE, cujo foco é a mobilização de esforços conjuntos para a garantia de melhorias na aprendizagem de crianças, jovens e adultos de nossas escolas e por conseqüência a conquista de indicadores positivos em toda a rede de ensino. Este tema enfoca três grandes idéias: ENSINAR, APRENDER E AVALIAR. Todas como movimentos dos diversos sujeitos da escola, de professores, de alunos, de gestores, de pais, e como modos de interelações necessários entre estes para a melhoria da aprendizagem. Neste sentido, todos ensinam, todos aprendem, todos devem avaliar.

A semana pedagógica terá um caráter escolar, organizado e realizado em sua maior parte pela escola e com sua coordenação, como desejado por professores e gestores, com o apoio da Secretaria da Educação e Cultura. A programação prevista será como segue abaixo:

1º DIA  19/04 - Segunda feira
7h - Acolhida
 7h 30min - Abertura
8 h às 11 h - PLENÁRIAS TEMÁTICAS NAS ESCOLAS E CEI’s

EEF MARIA EDILSE BARBOSA : Fatores que interferem na aprendizagem.
EEF CARLOTA TAVARES DE HOLANDA : Indisciplina na escola, em especial na sala de aula.
EEF PROF MIZINHA: Como avaliar nos tempo atuais.
EEF RAIMUNDA LACERDA: Avaliação: que modelo contribui para a melhor aprendizagem do aluno.
EEF JOANA MARQUES BEZERRA: Ensinar e aprender com motivação.
EEF HORIZONTE DA CIDADANIA: Aprendizagem com foco em novas metodologias de ensino: porque os alunos não aprendem?
EEF FRANCISCO EZEQUIEL: Envolvimento dos pais no processo educacional na escola.
CEI’s : Conteúdos curriculares nas etapas da Educação Infantil.

13h - Acolhida Cultural
13h30min  às 15h  -  APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARA 2010
15h às 15h15min - Lanche
15h15min às 17h - SOCIALIZAÇÃO DOS INDICADORES E DIAGNÓSTICOS DA ESCOLA

2º DIA  20/04 - Terça feira
7h - Acolhida
7h30min às 11h - ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DAS ESCOLAS PARA 2010 E REFERENCIAL CURRICULAR DOS CEI’s
13h às 17h - Continuação do Plano de Ação das escolas

3º DIA  21/04 - Quarta feira
7h - Acolhida
7h30min às 11h - Conclusão do Plano de Ação nas escolas
13h às 17h - SOCIALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO COM OS PAIS E  ALUNOS
7h às 17 h - Elaboração do Plano de Ação dos CEI’s

4º dia 22/04 - Quinta feira
8h às 12h -  SOCIALIZAÇÃO  DAS ATIVIDADES  SEMANAIS
PALESTRA COM ESPECIALISTA

4 comentários:

Marcos Nunes disse...

É salutar a realização da Semana Pedagógica no município de Icapuí, pois é partir dela que se deve fazer todo o planejamento do ensino do ano letivo Não entendo porque não é realizada no início do ano letivo, ou seja, paraliza-se as aulas dos alunos do ano em curso. esperamos também que a logomarca desta semana seja mais barata do que a da Semana Pedagógica de 2009, uma vez que esta logomarca custou R$4.000,00(40% fundeb) pago Harley Braga Dias ME e R$3.000,00 pago a mesma microempresa pela confecção da logomarca da semana Cultural.

Aldzuir disse...

Qdo coordenada pelo PT a então ''Semana Cultural'' independente de data de realização e investimento era, por parte dos dirigentes sindicais e educadores, alvo de grandes elogios. Recentemente e na gestão tucana na ''Semana Pedagógica'' tivemos a ilustre e agradável presença do professor-doutor e escritor Gabriel Chalita que, por ter sido secretário de Educação do PSDB paulista, foi alvo de severas críticas por parte das estrelas petistas icapuienses e agregados.

Cordialmente,
Aldzuir Junior.

Aldzuir disse...

Ainda como foco a Educação - nossa maior riqueza - : Agora o ''choque'' de estrelismo envolve os dois ex-prefeitos de nossa querida e maltratada cidade que afirmam terem conseguido Escola Profissionalizante que visa capacitar nossos jovens...Precisamos de nossos deputados unidos, reeleitos e trazendo ainda mais melhorias para o povo. Os conheço há quase 30 anos e ''sem medo de ser feliz'' afirmo: São pessoas que pensam grande, conscientes politicamente, líderes natos, capazes, influentes e que, infelizmente, comportam-se como neófitos na política!!

Abraços fraternos,
Aldzuir Junior.

JEFSON REIS disse...

ALDZUIR.
Concordo quando vc fala que eles deveriam ser unidos, mas essa possibilidade esta reduzida a quase zero. Em parte entendo o DEDE TEIXEIRA e ZE AIRTON, o DEDE porque foi e eh quase que massacrado por LACERDA, EDILSON e companhia, os que se jugam corretos e nunca foram envolvidos em corrupcao, te digo uma coisa se eles podessem com certeza eles exterminariam o DEDE TEIXEIRA de um jeito ou de outro da politica, nao so de ICAPUI e sim de todo CEARA, so que eles sabem que o DEDE TEIXEIRA queira eles ou nao eh forte.O ZE AIRTON por se tratar da sua familia, nada contra. So nao entendo tanto odio dele e deles por DEDE TEIXEIRA.Mas como cada um sabe onde o sapato aperta eles que resolvam e facam o que achar melhor, mais desde que nao deixem ICAPUI e ver navios e trabalham em prol da populacao que tanto precisa deles, porque pelo que vejo nos comentarios o no blog o prefeito e nada eh mesma coisa.