quarta-feira, 28 de abril de 2010

Semana Pedagógica: o foco na aprendizagem


A Semana Pedagógica de 2010, realizada nestes dias 19 a 22 de Abril, e ofertada aos professores e gestores, funcionários e demais segmentos da comunidade escolar, mobilizou educadores e a comunidade escolar para uma reflexão com foco na aprendizagem. O objetivo de tomar como destino a escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, refazendo os modelos anteriores onde o foco foi sempre o órgão central da gestão e a sede municipal alcançou pontos muitos positivos no evento. 

De fato, para o evento deste ano, a diretriz principal eleita quis que o espaço tido como micro na gestão educacional, a escola, tivesse a atenção principal. O tema central da Semana “ESCOLA QUE APROVA ENSINA E APRENDE, cuja intenção foi a mobilização de esforços conjuntos para a garantia de melhorias na aprendizagem de crianças, jovens e adultos de nossas escolas e por conseqüência a conquista de indicadores positivos em toda a rede de ensino. Para a realização da semana pedagógica de 2010, as escolas e CEI’s realizaram programações de acordo com suas realidades. Neste sentido a semana pedagógica teve um caráter escolar, ajudou a escola a pensar estrategicamente e buscar centra-se em ações efetivas. 
No dia 19, o primeiro dia, o período da manhã foi destinado ao debate de um tema escolhido pela escola, a partir do tema central da Semana e das questões específicas de cada estabelecimento. Os professores e gestores dos CEI’s, reuniram-se  o dia todo no CEI Ângela Maria de Góis para discutir e aperfeiçoar as atividades sobre conteúdos curriculares nas etapas da Educação Infantil.  No período da tarde as escolas tiveram a presença e apresentação pela Secretaria da Educação do seu Plano de Ação para 2010, que foi realizado com a coordenação da escola e a participação de um (a) técnico (a) da equipe do órgão central presente e participando das atividades.

No Dia 20, o segundo dia, as escolas fizeram, em sua maioria, a discussão e elaboração de um plano de ação da escola para 2010 nos períodos da manhã e tarde. Para esse momento, as equipes de gestão da escola organizaram e prepararam a elaboração do Plano de Ação garantindo que a discussão do dia de planejamento oportunizasse a definição das ações emergenciais a serem cuidadas por toda a escola. Os CEIs tiveram uma atividade diferentes neste dia. Os professores e coordenadores, com o apoio da coordenação da educação infantil cuidou de revisar e atualizar o documento das diretrizes e dos conteúdos curriculares para a educação infantil. Durante todo o dia, diversas sugestões foram sendo discutidas para sistematizar o documento e fortalecer a ação dos professores nas salas de educação infantil.

O dia 21 teve dois momentos básicos, e cada escola procurou dar um formato específico, mas com a intenção de se ter momentos com os pais de crianças da escola onde se fez a socialização o Plano de Ação da escola para 2010 e outros assuntos pertinentes a cada escola. Fez-se também o momento com os alunos, onde a escola discutiu muitos elementos destinados a esse público como os códigos de conduta e a socialização do base no Plano de ação.  Diferentes das escolas de EF, neste dia os CEIs fizeram a discussão e elaboração de um plano de ação do CEI para 2010 durante todo o dia, de acordo com cada comunidade. A elaboração deste Plano de 2010 seguiu a idéia de projetar as ações do CEI’s com atenção a seu público e na aprendizagem.

Em todas essas atividades, a presença e apoio dos técnicos da secretaria da educação se tornou efetivo e contribuiu para dinamizar e aprofundar as discussões realizadas pela escola. Terminadas as atividades previstas para as escolas, e depois desse percurso proveitoso e cheio de bons resultados, no dia 22 de Abril, privilegiou-se as atividades coletivas com a participação de todos, escola de EF e CEI’s. Neste momento houve a participação de todos como conjunto do sistema de ensino, prevemos a socialização das atividades da semana, o congraçamentos dos educadores locais, a reflexão da temática central da semana, e outras ações que foram realizadas nesta manhã de integração, como um momento de afirmação dos compromissos e das responsabilidades projetadas em nosso planos de ação

Um comentário:

Francisco disse...

Não necessariamente a escola que aprova, ensina e aprende, inclusive acho que ja esta na hora de se deixar um pouco de lado a discussão a respeito da reprovação e se discutir o tipo de aprovação das nossas escolas. Acho algo salutar!
Com relação a educação de Icapuí acho que tem muito cacique para pouco indio.