sábado, 22 de maio de 2010

Homenagem: Icapuí Para e Chora por Sr. Juarez

O texto abaixo está disposto no blog Caminhos do Turismo pelo Turismólogo, da professora Eliane Curvello Arruda.

Icapuí Para e Chora por Sr. Juarez

Cazuza disse:
"Senhoras e senhores
Trago boas novas
Eu vi a cara da morte
E ela estava viva"

Nunca essa música falou tão claramente em mim como ontem. O leitor pode pensar: como falar em boas novas e falar em morte?

Ontem fui ao sepultamento do pai da querida aluna, Dayane, em Icapuí. Não poderia deixar de registrar aqui no blog esse momento em que "vi a cara a morte e ela estava viva"!

E a boa nova é que vi Sr. Juarez vivo. Vivo nas lágrimas de cada pessoa que estava ali.

Sr. Juarez é vida, mesmo não estando mais aqui. Vou mais longe, podemos ver beleza na morte.

Podemos sim! Quando vemos uma cidade que se cala e chora a morte de um filho. Podemos ver beleza quando vemos pessoas simples chorando por uma pessoa que muitas vezes matou a sua fome. Podemos ver beleza quando vemos políticos de grande representação nacional e estadual comungando da mesma dor com todas as pessoas do lugar. Podemos ver beleza quando vemos filhos completamente destruídos pela dor, mas forte no amor e na união que Sr. Juarez ensinou. Podemos ver beleza quando vemos uma filha de 6 anos com a mais bela manifestação de pureza, perguntando porque o comércio do pai não abriu naquele dia. E nessa pergunta vemos que Sr. Juarez deixou o exemplo de uma vida de trabalho honrada. Existe herança maior que essa? Podemos ver beleza quando vemos cada um dos seus funcionários dizerem que vão em frente. Podemos ver beleza quando vemos a representação do poder na casa de Sr. Juzrez e vemos filhos trabalhadores que não usufruem dos benefícios do poder. Podemos ver beleza quando vemos seu filho mais velho, mas muito jovem, Diego, dizer que seu pai era a sua vida! Podemos ver beleza quando sua filha, Dayane, com toda dor consola as irmãs menores.


E isso vemos beleza no rastro de benefícios que esse homem deixou com uma passagem tão rápida nesse mundo. Vemos beleza quando vi toda uma cidade aplaudir a sua partida.


É Sr. Juarez, o senhor conseguiu o mais importante, erguer a sua família nos verdadeiros valores humanos: amor, honestidade, solidariedade, respeito e união!

Este post é para os filhos de Sr. Juarez que são a verdadeira representação dele.

As fotos são de Icapuí e da frente da casa de Sr. Juarez e do cortejo do seu sepultamento.



Texto e Fotos do blog:   Caminhos do Turismo pelo Turismólogo


2 comentários:

Jailson Ribeiro disse...

Dedico a minha querida amiga de faculdade Dayane e Família, "Que não desistem de si mesmo, e que descobriram que a vida é o maior de todos os espetáculos um espetáculo dada pela Ressureição do Sr,Juarez".

Que hoje não se faz presente neste mundo, a qual partiu para o outro mundo ao lado do Pai Celestial,mas ficará sempre na lembranças e bons momentos. Ele não morre ele VIVE.
Amém! Aleluia,Aleluia.

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Através do que escrevi sobre Sr. Juarez conheci o blog: http://www.acidadeicapui.com.br/
Mais uma manifestação de beleza que veio dele. Parabéns a todos que fazem este blog onde aborda aspectos desse lugar tão encantador. Tenho carinho especial por Icapuí, que só faz crescer através de alunos queridos, e da beleza única desse lugar. Icapuí é uma jóia do Ceará, que reluz na sua gente e na sua paisagem.
Eliane