segunda-feira, 7 de junho de 2010

Colônia de Pescadores de Icapuí promove reunião para debater sobre licença de pesca

A Colônia de Pescadores Z-17 de Icapuí realiza amanhã, terça-feira (08/06), no auditório de Centro de Juventude e Cidadania - CJC (antigo Clube Recreativo), no centro de Icapuí, a partir das 16:00 horas, reunião com pequenos armadores de pesca para discutir sobre a atual crise pesqueira em nosso município, tendo como foco, a burocrática concessão de licença para pesca da lagosta.

A reunião contará com a presença do Deputado Federal José Airton Cirilo (PT-CE), membro da Comissão Parlamentar de Pesca, e terá como objetivo interar os pescadores sobre os direitos garantidos por lei, para que busquem o licenciamento necessário para realização de suas atividades.



O licenciamento para pesca da lagosta, como já escrevi em um artigo neste blog, tornou-se um objeto de desejo de muitos pescadores de nossa região. É antes de tudo a solução para garantir a subsistência de muitas famílias de pescadores que dependem exclusivamente da pesca da lagosta. A burocracia e as novas regras para a concessão destas licenças, têm provocado reações diversas entre os trabalhadores da pesca. Alguns já demonstram desespero, por não enxergarem solução para o problema. A licença de pesca da lagosta, permite que os donos de embarcações pesqueiras explore o crustáceo dentro da legalidade, ficando livre da fiscalização cada vez mais violenta em nossa cidade. Basta ver os exemplos recentes.

Os pescadores, talvez cansados de esperar uma solução, procuraram a Colônia de Pescadores, órgão que representa legitimamente a classe, e incentivaram a discursão sobre o tema entre todos os envolvidos diretamente com a crise da pesca da lagosta. A ideia é promover a uniao dos pescadores, os mais afetados, no esforço coletivo para viabilizar meios de concessão de licenças as embarcações que ainda se encontram proibidas de pescar.

Amanhã publicaremos novas informações sobre esta importante reunião.

Um comentário:

vilda disse...

Antes tem reunião das mariqueiras às 14 horas, no mesmo local!