quarta-feira, 2 de junho de 2010

Conheça o Projeto Manati que visa a proteção do Peixe-Boi marinho


A ONG Aquasis está executando o projeto Manati, conta com o patrocínio do Programa Petrobrás Ambiental da Petrobrás e com a parceria do SESC Ceará e  visa "promover a conservação do peixe-boi marinho nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, através do resgate e a reabilitação de filhotes órfãos, e do envolvimento das comunidades costeiras para diminuir a degradação do habitat da espécie." (Objetivo geral do Projeto)

Abaixo reproduzimos o resumo do projeto Manati da Aquasis: 

O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, com menos de 250 indivíduos estimados no NE. Atualmente, a maior ameaça a espécie é a degradação dos estuários, áreas de berçário. O litoral leste do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte é o recordista nacional de encalhes de filhotes de peixe-boi por causa da destruição dessas áreas. Desde 1994, a Aquasis já resgatou 37 filhotes nessa região, que são transportados para o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), em Itamaracá-PE, e soltos, após reabilitação, em locais mais próximos deste centro. Desta forma, este projeto propõe-se a implantar, um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos no Ceará, que terá estrutura adequada para reabilitar os filhotes que encalham no CE, PI e RN, até que possam ser soltos na natureza, em seu local de origem.

Imagem de como será o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos no Ceará

O projeto também terá como objetivo executar uma Campanha de Educação Ambiental junto às comunidades do CE e PI, ressaltando a necessidade de proteger o peixe-boi marinho e seu habitat. Esta ação será realizada em 11 meses de visitas, cinco dias cada uma, por dois técnicos, em comunidades previamente selecionadas, e contará com seminários, distribuição de cartilha, oficinas de arte-educação, conversas interativas, eventos esportivos (três Regatas de Mini-Jangadas) e culturais (três Dias do Peixe-boi).

Outro objetivo do projeto é realizar uma Campanha de Informação e Divulgação no CE e RN, para promover o envolvimento das comunidades nas atividades de resgate de mamíferos marinhos.

Também será executada uma Campanha de Monitoramento nas praias, com o intuito de registrar encalhes de mamíferos marinhos, para identificar as espécies, as causas de encalhe e/ou morte, indícios de ações humanas e determinar as principais ameaças sofridas pelas espécies, principalmente o peixe-boi marinho.

No Ceará, o foco da campanha de educação ambiental serão as praia de Redonda em Icapuí e Quixaba em Aracati. A comunidade de Cajueiro da Praia, no Piauí, fará parte também da campanha.

Visite o sítio da Aquasis: http://www.aquasis.org/


Nota do Blog

O blog A Cidade Icapuí está aberto a colaborar com o projeto, divulgando informações de preservação do peixe-boi e as ações do projeto em nossa cidade.

Nenhum comentário: