quinta-feira, 10 de junho de 2010

ICAPUÍ RECEBE KIT DE IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

No blog Educação de Fato da Secretária de Educação de Icapuí foi postado um notícia sobre a Biblioteca Pública Municipal, que recebeu um kit do Governo Federa,que contém livros e equipamentos necessários para o bom funcionamento da Biblioteca. Informa que o prédio já está em reforma para o funcionamento da mesma, que ficará na extinta Creche Maria Maia Rebouças.



ICAPUÍ RECEBE KIT DE IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal, criada pela Lei nº 55/90, é um importante espaço de fomento à leitura. Espaço que, para muitos, não passava de um amontoado de livros e para outros tantos, local de pesquisa e construção do saber.

Durante muito tempo funcionara de forma precária, em local inadequado e com poucas condições de acessibilidade. Observando que o funcionamento da Biblioteca Pública Municipal não correspondia às expectativas do público-alvo, a Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Departamento de Arte e Cultura, buscou desenvolver em parceria com o Estado (Secult) e governo Federal para estudar melhorias para o equipamento.

Após realização da visita técnica constatou-se que o espaço onde a Biblioteca funcionava era inadequado (Centro de Memória Chico Bagre) e que outro espaço seria necessário para o bom funcionamento do equipamento.

A partir daí, foi escolhido um novo espaço para funcionamento da Biblioteca, a antiga creche Maria Maia Rebouças. A Secult disponibilizou técnicos para a elaboração da nova planta do Espaço, adequando ás exigências legais, inclusive acessibilidade.

A Prefeitura Municipal de Icapuí já iniciou a reforma do espaço com recursos oriundo do Fundo Municipal de Cultura. Enquanto a reforma acontecia, recebemos o Kit de Implantação de Biblioteca Pública Municipal – Programa Livro Aberto – Governo Federal - que contém livros e equipamentos necessários para o bom funcionamento da nossa Biblioteca, conforme descrição seguinte:

1.087 títulos de material Bibliográficos
02 computadores com Softwares de catalogação e empréstimo
02 impressoras
02 nobreaks
1 TV de 29 polegadas
02 circuladores de ar
01 mine sistem
01 aparelho de DVD
04 mesas redondas
02 mesas de trabalho, com 02 cadeiras giratórias
04 estantes com 06 prateleiras
06 estantes baixas com rodízio
01 pufe amarelo, 01 pufe azul, 01 pufe vermelho
01 quadro de aviso grande e 01 quadro de aviso pequeno.

Em um segundo momento será disponibilizado, através de parceria com o Estado, uma estação digital, bem como ampliação do acervo. Durante o processo de instalação da Biblioteca foram capacitados funcionários para operacionalização do software, cadastramento dos livros bem como empréstimo, etc

2 comentários:

Luiz Teotônio Mendes disse...

Caso você tenha dificuldade em ler, compreender, acompanhar, desenvolver ou não consegue expressar seu ponto de vista em público com medo do que os outros pensam sobre o que você fala, conheço a cura para estas questões: A leitura de ótimos livros em companhia de outros leitores ou então na companhia de quem escreveu o livro, e através das palavras ali escritas sinta pulsar em seu peito, cérebro e mãos, as emoções e experiências que existem e que estão ao alcance de todos que procurem ler um ÓTIMO LIVRO. É sempre uma delícia e uma experiência nova o que o hábito de ler proporciona. Uma sensação que só sabe quem já leu uma ÓTIMA OBRA LITERÁRIA.
Podem acreditar neste conselho que vos dou e caso duvides, corram (cuidado com os cruzamentos) a biblioteca e com o auxílio do bibliotecário procure os CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL e caso existam poucos ou nenhum, pesquise no Google por "Downloads de Livros em PDF" que você encontrará sites que disponibilizam quase tudo o que se procura em matéria de literatura, desde que sejam de domínio público, geralmente os melhores livros.
Quem tem a oportunidade de viver este curto tempo que nos é dado e nunca leu um ótimo ou bom livro ou nunca escutou música erudita. Não viveu, simplesmente vegetou.

Aquele abraço!

Luiz Teotônio Mendes disse...

Muitas pessoas são induzidas a pensar que globalização é o crescimento da audiência da pútrida reudis grobo ou rede globo para os mais íntimos, uns cem milhões ou mais de brasileiros. Quem não ouviu a chamada “GLOBO É GLOBALIZAÇÃO”. Dá vontade de rir, mais a questão é séria demais para se expressar este nobre sentimento sobre tamanha sujeira.
Portando deixo uma dica aos leitores para que leiam o obrigatório, atual e excelente livro intitulado:
Globalização neoliberal e exclusão social Autor: Adriano Sella Editora: Paulus.
"Este livro é uma tentativa de sistematizar e fundamentar parte das assessorias e palestras administradas pelo Autor ao longo de vários anos sobre a questão social e as alternativas possíveis para construir uma sociedade justa e solidária. A gravíssima situação da exclusão social aflige a sociedade, porque atinge, empobrece e massacra bilhões de pessoas, sobretudo dos países de maioria pobre, como o Brasil. o Autor reflete segundo uma visão existencial e pastoral sobre a exclusão social, que faz emergir como hoje a humanidade está sendo excluída da possibilidade de alcançar a dignidade humana, ou seja, a exclusão da essência da vida. Não se pode, porém, falar de exclusão social sem desnudar a violência e a opressão do sistema neoliberal, pois o neoliberalismo e a sua globalização são as causas da humilhante e assustadora exclusão e apartação social. Além disso, é o caso de deslumbrar e fazer desabrochar alternativas para dar esperança e, sobretudo, para fazer acontecer outro mundo: que é possível, necessário e urgente"