terça-feira, 20 de julho de 2010

Léo Costa: ilustre figura de Icapuí recebe título de cidadão acopiarense.

"Léo Costa e o quebrando a barra". Era assim que a cidade de Icapuí despertava logo de manhã cedo, através da Rádio FM Educativa de Icapuí. No seu programa matinal, a voz grave e ao mesmo tempo suave do Léo Costa, ilustre personagem de nossa cidade, que por muito tempo dedicou-se de corpo e alma para a construção da cidade Icapuí, transmitia aos ouvintes todo o seu bom humor e alegria com seu jeito inconfundível de cativar as pessoas.

Nascido e criado em Aracati-CE, teve sua formação acadêmica em História e Ciências Contábeis na cidade de Mossoró-RN, trabalhou em São Paulo-SP e pra nossa sorte, nos agraciou com sua presença em 1986, onde veio somar com suas ideais e dedicação ao início da administração da cidade recém emancipada que perdurou até o ano de 2004. Aqui, ele ocupou funções de secretário de governo, assessor, gerente de departamento, professor, comunicador, diretor geral da FM Educativa e uma infinidade de participações nos principais eventos da cidade. Sem dúvida, sua história pessoal se confunde com a história de Icapuí.

Uma importante contribuição foi a idealização do conceito de orçamento participativo, onde a população definia as prioridades constantes no orçamento do governo municipal, através da participação em plenárias que definiam o destino dos recursos financeiros arrecadados pelo município. O objetivo do orçamento participativo era tornar as gestões municipais mais democráticas, transparentes e participativas, sendo esse modelo adotado por inúmeras outras cidades país afora, tendo Icapuí como referência.

No ano de 2005, Léo Costa foi convidado pela empresa Assessoria Técnica Municipal - ATM, empresa do ramo de assessoria contábil, para integrar o seu quadro de funcionários, sendo remanejado para a cidade de Acopiara, na mesorregião dos sertões cearenses. Sua cessão se deu graças a um convênio de cooperação técnica firmado entre os municípios de Acopiara e Icapuí. Naquela cidade, Léo Costa mostrou a mesma dedicação e empenho na realização de suas atividades se identificando rapidamente com o trabalho, com as pessoas e com a cultura local, ocorrendo uma rápida adaptação e apego às ações do governo local.

Em resposta à sua dedicação e contribuição valorosa para o desenvolvimento daquele município, Léo Costa foi agraciado com o título de CIDADÃO ACOPIARENSE, de acordo com a Lei Municipal 1.613/2010 no dia 05 de julho deste ano, pelos relevantes serviços prestados ao município de Acopiara-CE como coordenador de gestão financeira e administrativa, concedido pelo prefeito daquele município Antônio Almeida Neto.

Por reconhecermos a importância de Léo Costa para o desenvolvimento do município de Icapuí e de sua inegável participação na construção de muito daquilo que Icapuí é hoje, o blog "acidadeicapui" publica esse breve histórico como forma de homenagem à grande pessoa que ele é, e continua sendo, mesmo distante de nossas vistas, mas sempre dentro de nossos corações.

Parabéns Léo Costa. Seja sempre essa pessoa íntegra e amigo de todos que você sempre foi. Abraços!


2 comentários:

Adolfo Maia disse...

Recebemos um email de Idalmi Pinho Guilherme, Chefe do Cerimonial Público de Acopiara, comentando a nossa postagem, veja abaixo:

Eu queria parabenizar o blog A Cidade de Icapuí especificamente ClaudiMar Silva pela postagem da matéria intitulada Léo Costa: ilustre figura de Icapuí recebe título de cidadão acopiarense.



Ficamos muito felizes pelo reconhecimento desse cidadão ilustre de tripla naturalidade Icaraí, Icapui e agora Acopiara. “Pense numa celebridade!”



Eu queria acrescentar que o Leo é uma pessoa abençoada e um verdadeiro representante de Deus aqui na terra, é fácil perceber sua áurea de luz que irradia a todos a partir do seu sorriso e de suas atitudes pautadas na honestidade, verdade, responsabilidade e solidariedade em busca do bem comum.



Além de ser ainda um cara divertido e de bem com a vida.



Leo não só mais um cidadão acopiarense, nem só nosso colega de trabalho...

...Ele é nosso Irmão.



Parabéns Leo !!!



Você merece todo esse reconhecimento.



Idalmi Pinho Guilherme

CERIMONIALISTA – CNCP Nº. 1471

Chefe do Cerimonial Público de Acopiara.

__________________________________________________________________



Obrigado.

Idalmi Pinho Guilherme

CERIMONIALISTA
CNCP nº. 1471
Chefe do Cerimonial Público Municipal
Prefeitura Municipal de Acopiara - CE
Organizo qualquer tipo de Evento.
VISITE MEU BLOG: www.idalmieventosecerimoniais.blogspot.com

Marquinhos disse...

LÉO,LÉO,LÉO COSTA E O QUEBRANDO A BARRA. Há como era gostoso acordar ouvido o Léo desejando bom dia ao povo do Pé da Serra, ouvido suas músicas selecionadas que agradava a todos.
Saudade do AMIGO, administrador, competente, cheio de qualidades que se entregou de corpo e alma a nossa Icapuí.
Todos sabemos das grande perdas devido a mudança de governos, perdemos nossa cidadania, o direito de sonhar e principalmente perdemos você que representava a FELICIDADE e como era FELIZ esta CIDADE.
LÉO COSTA UMAS DAS MAIORES FIGURA ILUSTRE DE ICAPUÍ RECEBEDO O TITULO DE CIDADÃO ACOPIARENSE COM MERECEMENTO.