quinta-feira, 29 de julho de 2010

Saiba como foi a participação de Icapui nas Olimpíadas Escolares do Ceará

Saiba como foi a participação dos alunos de Icapuí nas Olimpíadas Escolares do Ceará. Os jogos para faixa etária de 12 a 14 anos aconteceram em Limoeiro do Norte no período de 08 a 11 de julho. Os jogos de 15 a 17 anos ocorreu em Aracati entre os dias de 22 a 25 de julho. A final Estadual acontecerá em Fortaleza entre 27 de julho e 01 de agosto.



A participação de Icapuí foi decepcionante diferente de outrora que levaram delegações para praticamente todas a modalidades no antigo Jogos das Escolas Públicas. Não tivemos informações sobre a realização da fase municipal das Olimpíadas Escolares. O município levou somente atletas para seis das treze modalidades disputadas nos jogos juntando as duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Os alunos participantes foram das escolas EEF Horizonte da Cidadania, EEFM Profo.Gabriel Epifanio dos Reis e EEF Joana Marques Bezerra.

Isso vem demonstrar a falta de planejamento e cuidado dos responsáveis pelo Esporte do município  (Departamento de Esportes e Departamento do Desporto Escolar) em preparar a participação da cidade para as Olimpiadas Escolares, estes que é um verdadeiro incentivo para melhorar a formação das crianças, adolescentes e jovens.

Abaixo os resultados da participação de Icapuí nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.


Categoria 12 a 14 anos

Os jogos aconteceram na cidade de Limoeiro do Norte no período de 08 a 11 de julho. Quem representou o município foi Escola Horizonte da Cidadania nas modalidades de Futsal (masculino e feminino) e atletismo; e da Escola Prof. Gabriel Epifânio dos Reis, disputando Tênis de Mesa. A delegação foi de 25 atletas.

O time de futsal masculino disputou três partidas e perdeu as duas primeiras por 1 a O para cidades de Alto Santo e Jaguaribe. O jogo contra Potiretama foi cancelado. O futsal feminino perdeu também por 1 a 0 das cidades de Quixeré e Aracati.

No atletismo, cinco alunos disputaram e classificaram para final estadual. Foram eles: Alana de Castro Silva (75 metros e Salto em Distância); Jamily Bernardino da Silva (Arremesso de Peso; Francisco Luan da Cruz Silva (75 metros e 250 metros); Bruno Rodrigues Valente (1000 metros); e Weverson Antonio da Silva (Arremesso de Peso). Todos alunos da Escola Horizonte da Cidadania. No tênis de mesa, participou Eduardo Martins Reis da escola Prof. Gabriel Epifânio dos Reis. 

Categoria 15 a 17 anos

Nos dias 22 à 25 de julho aconteceu em Aracati a fase regional do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe das Olimpíadas Escolares do Ceará da faixa etária de alunos de 15 a 17 anos. Foram disputadas em Aracati as modalidades coletivas (Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol). Já as modalidades individuais (Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Taekwondo, Judô, Karatê, Ciclismo e Ginástica Rítmica) classificaram automaticamente para fase final em Fortaleza. A delegação de Icapuí  foi de 50 atletas.

Icapuí disputou no futsal masculino três jogos representado por alunos da EEFM Profo.Gabriel Epifanio dos Reis. O primeiro jogo foi 03 a 03 contra o time de Jaguaruana. O Segundo o time perdeu para Potiretama por 03 a 02 e contra Aracati por 01 a zero.  No Volei masculino, o time dos alunos da Escola Gabriel perdeu os dois jogos por dois sets a zero tanto para Limoeiro do Norte e Aracati.  Os jogos de handebol masculino e futsal feminino tiveram seus jogos cancelados, não disputando nenhuma das partidas previstas. 

Não participaram nenhum time da cidade nas modalidades coletivas de basquete (masculino e feminino), handebol e volei feminino. Nas modalidades individuais, os atletas passaram diretamente para final, no entanto o município não teve nenhum participante nas modalidade de atletismo, ciclismo, natação, taekwondo, tênis de mesa  e xadrez.


Fase Estadual

As Olimpíadas Escolares do Ceará têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.

A etapa estadual, que será realizada entre os dias 27 e 31 de julho, no qual são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.  Icapuí será representada somente na categoria de 12 a 14 anos pelos alunos do atletismo e do tênis de mesa.

Com informações do Secretaria Estadual de Esportes

Por Adolfo Maia
www.acidadeicapui.com.br

Um comentário:

Atenciosamente, Magno Braga. disse...

Nova informação com relação a representação do município na modalidade TAEKWONDO, tivemos representação pelo atleta Ágabo Crispim, que se classificou na fase estadual com medalha de bronze. Postoriormente segue publicação da informação completa.