sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Secretário de Ciência e Tecnologia apresenta o projeto Icapuí Cidade Digital

O Secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí, Silvio Roberto Teixeira Barreira, apresentou hoje, em uma palestra realizada na sede da secretaria, detalhes sobre o projeto Icapuí Cidade Digital que pretende disponibilizar acesso gratuito a internet banda larga aos cidadãos icapuienses. O projeto será interligado com o Cinturão Digital implantado pelo governo do estado do Ceará. A palestra foi dirigida principalmente a secretários municipais e a servidores, para se inteirarem das ferramentas digitais que permitirão melhorias no funcionamento da administração pública municipal, os benefícios que trarão para os cidadãos e a criação de oportunidades de negócios que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social do município.

O projeto Icapuí Cidade Digital abrange uma diversidade enorme de aplicações, que vão desde a interligação entre escolas até o gerenciamento do sistema de saúde municipal. Veja as principais características do projeto clicando em LEIA MAIS.

Os pilares da implantação de um serviço gratuito de internet de boa qualidade para a população icapuiense, residem no interesse de modernizar a administração pública, garantindo serviços públicos de qualidade à população; segurança e transparência nas informações geradas pela gestão; otimização dos recursos necessários ao desenvolvimento econômico sustentável e criação de novas alternativas. O uso dessa tecnologia se faz necessário para atender as crescentes demandas sociais, o volume de informações que aumentam de acordo com o crescimento do município e a diversidade de serviços públicos ofertados que necessitam de um gerenciamento mais eficiente. O projeto integrará o Plano Nacional de Banda Larga do governo federal, que visa expandir a oferta de serviços através da internet e o aumento da conectividade em todo o país.

O Icapuí Cidade Digital contará com tuas torres instaladas em pontos estratégicos da cidade, para alcançar um raio de cobertura do sinal digital de internet em todo o município. A primeira torre está em fase de  instalação na Serra de Cajuais, e a segunda será montada ou na Fazenda Belém ou na Redonda. Essa fase de instalação é composta de uma infinidade de detalhes técnicos que requer tempo e pessoal capacitado, além, dos entraves políticos, financeiros e burocráticos que demandam tempo e recursos par que esse serviço entre em funcionamento. Porém, esses obstáculos estão sendo superados e os procedimentos de implementação estão avançando gradualmente.

Dentro dos serviços públicos que serão melhorados com o uso dessa tecnologia, estão: o recolhimento e controle eficaz dos tributos e impostos; incentivo ao turismo com a disponibilidade de informações sobre o município; inclusão digital com a construção de quiosques de acesso a internet; realização de cursos de capacitação à distância, melhorando a educação; monitoramento eletrônico com uso de câmeras que trará mais segurança à população; garantia de acesso gratuito à internet sem necessidade de fios por qualquer pessoa, bastando para isso, efetuar um cadastro. Outro serviço que ganhará agilidade será o sistema de saúde, pois será possível efetuar marcação de consultas médicas, acesso a prontuários dos pacientes, controle de medicamentos e materiais em estoque e a frequência de médicos e funcionários, tudo isso através do governo eletrônico, o E-gov. 

Toda essa tecnologia requer uma estrutura de gerenciamento que garanta o perfeito funcionamento, interação e integração entre os diversos serviços ofertados. O modelo de gestão adotado será através da criação de uma cooperativa de tecnologia da informação, que administrará o Icapuí Cidade Digital, que será enquadrada  como uma entidade de Participação Público-Privada (PPP) certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). 

O projeto Icapuí Cidade Digital mostra-se, portanto, grandioso. As possibilidades para sua utilização parecem infinitas e com uma abrangência enorme. Os benefícios gerados à população proporcionarão um grande salto no desenvolvimento social e econômico do município. Porém, Silvio Barreira expôs que, algumas medidas de conscientização e mobilização social são essenciais para a obtenção dos resultados positivos desejados com esse projeto. É necessário ter o apoio incondicional das forças políticas do poder executivo e legislativo, um engajamento dos formadores de opinião e lideranças comunitárias e a participação efetiva de todos os envolvidos e interessados na causa, para que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e implantação do projeto, tenham o suporte necessário à realização dos procedimentos que darão vida ao Icapuí Cidade Digital. 

Por: ClaudiMar Silva
www.acidadeicapui.com.br

2 comentários:

Adolfo Maia disse...

Parabens Claudimar, pela materia e por informar as pessoas de icapui como será o projeto icapui digital, pois é uma coisa que todos nos pergunta sobre ele. Acho que a SECITEC deve melhor explorar o que é o projeto, pois a população nao sabe o que é o projeto, como funcionará.

Aproveito o momento, para me desculpar com os leitores do blog, por não está postando com certa frequencia ultimamente, mas estou muito atarefado com várias coisas e ai o tempo não sobra, mas estarei sempre postando!

Abraços

ClaudiMar Silva disse...

Valeu Adolfo,

O Projeto Icapuí Digital é importatíssimo para o município de Icapuí, e pude ver ontem que o Sr Silvio Barreira é extremamente competente e tem uma grande força de vontade para ver esse projeto funcionando. Devido a complexidade que esse tipo de tecnologia exige, a equipe da Secitec vem trabalhando incessantemente para viabilizar a internet gratuita e merece nosso reconhecimento.

Em breve, a Secretaria de Ciencia e Tecnologia disponibilizará material explicativo sobre o projeto Icapuí Digital no site oficial da prefeitura e todos poderão conhecer melhor seus detalhes. Inclusive há indicado no projeto a criação de cartilhas explicativas à população de acordo com a faixa etária e o perfil sócio-econômico para que saibam o que é o Icapuí Digital.

Quanto a vc, amigo Adolfo, desejo sorte em sua nova empreitada.

Abços!