quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Caravana Verdes Mares mostra os encantos de Icapuí

Comida típicas de Icapuí (Foto: ClaudiMar)
A Caravana Verdes Mares é um projeto da TV Verdes Mares que visita os municípios cearenses mostrando as peculiaridades de cada um deles. A equipe de reportagem transmite ao vivo para os telejornais do canal que são exibidos em todo o estado do Ceará. A caravana já percorreu boa parte das cidades cearenses, desde o sertão central até os litorais oeste e leste. 

Hoje foi a vez de Icapuí receber a equipe da Verdes Mares. O repórter Luiz Esteves e sua equipe fincaram sua estrutura no Mirante da Serra de Mutamba motivados pela exuberância dos coqueirais, cartão postal da cidade. De lá, ele falou ao vivo com os telejornais CETV em suas duas edições, e também para o CETV da filial no Cariri.

Veja como foi a visita da Caravana Verdes Mares a Icapuí clicando em LEIA MAIS.

Na primeira edição, a caravana mostrou o trabalho realizado pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município, que criou um grupo de percussão chamado "Batulata". O grupo é formado por crianças e adolescentes de Icapuí que tocam instrumentos fabricados por eles mesmos. Além disso, foram destaques as praias de Ponta Grossa, com sua beleza exótica, e a praia de Requenguela, que chama a atenção dos visitantes pelo "sumiço" do mar durante algumas horas do dia, revelando o que se esconde sob as águas.

Dedé do Turismo mostra sua arte (Foto: ClaudiMar)
Além das belezas naturais, a reportagem destacou a produção de artesanato. Obras de artes esculpidas em madeira pelo artesão "Dedé do Turismo" chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Junto às suas obras, estavam também os barcos e peixes, também feitos de madeiras, do artesão Inácio; os labirintos tecidos por Dona Vânia e Itinha e a renda de bilrros de Irmã Luciene, que mostram as qualidades do artesanato local.

Renda de bilros (Foto: ClaudiMar)
No aspecto cultural, o grupo de Pastoril de Icapuí, formado por senhoras da comunidade de Mutamba, resgatam a tradição que mistura religião com danças populares, originários de Portugal e que havia desaparecido em nossa cidade. O grupo de Pastoril também foi iniciativa da equipe do CRAS e suas apresentações em eventos locais são regadas com músicas e danças típicas da época áurea dessa tradição.
"Meninas" do pastoril (Foto: ClaudiMar)
Luiz Esteves se encantou mesmo foi com a diversidade de comidas oferecidas pela Secretaria de Turismo do município. No cardápio constavam delícias como lagosta, moqueca de arraia, ensopado de búzio, doce de caju, côco e a inusitada farofa sem farinha. Trata-se na verdade de um cozido de arraia sem o caldo. O repórter agradeceu a hospitalidade dos icapuienses e não resistiu a tantas delícias.

Luiz Esteves saboreando ensopado de búzio (Foto: ClaudiMar)
A Caravana Verdes Mares seguiu para a próxima cidade de seu roteiro: Aracati. Porém, tantas belezas e sabores não serão esquecidos tão cedo pela equipe que nos visitou hoje.

Confira o vídeo produzido pela equipe da Verdes Mares mostrando um pouco dos encantos de Icapuí, clicando aqui.

Reportagem de: Adolfo Maia e ClaudiMar Silva

3 comentários:

thiagojstavares disse...

Mostraram os encantos la no mirante e enquanto isso, moradores da serra do mar que a 4 meses não tem agua nas torneiras tentaram pegar agua la no mirante, pois é onde é gasta a agua que seria para a população, e foram impedidos pelo vigia do mesmo.
isso eles não mostram, so querem mostrar "OS ENCANTOS"...

Elaine disse...

A matéria ficou muito legal... no entanto senti falta das rendeiras (labirinto, bilros) que além de representarem um artesanto do Ceará é também produto da cultura icapuiense.

ClaudiMar Silva disse...

Elaine,

Na matéria menciono a presença de Dona Vânia e Itinha como representantes das labirinteiras e Irmão Luciene representando a renda de bilros. Inclusive, elas estavam confeccionando peças no local do evento.

Abraços e obrigado pela participação!