quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Corte de energia provoca crise no abastecimento de água em Icapuí

Atualizado às 13:20

O município de Icapuí sofre desde ontem com falta de abastecimento de água, prejudicando moradores e o comércio, um exemplo é que a Escola Professora Mizinha, maior do município, parou as aulas devido ao problema. O motivo é o corte de energia elétrica das bombas de abastecimento que são administradas pelo Sistema Autônomo de Água e Esgotos - SAAE, devido a falta de pagamento à COELCE.

A falta de abastecimento de água perdura há anos em Icapuí e já foi motivo de trocas constantes na Direção do SAAE, que é uma autarquia ligada a Prefeitura Municipal de Icapuí, responsável do serviço de abastecimento de água no município. Alguns vereadores reclamam quase toda semana, durante as sessões legislativas, da existência de comunidades sem água nas torneiras das residências.

O grande problema que o SAAE enfrenta é a baixa arrecadação das contas de água no município. Recentemente o órgão investiu na compra de novos hidrômetros para substituir os que estavam quebrados, para evitar desperdícios e melhorar as finanças. No entanto, devido a crise da pesca da lagosta em nosso município, a inadimplência continua alta, agravando o problema. 
 
Segundo o SAAE, o maior devedor da autarquia é a própria Prefeitura Municipal de Icapuí , sendo isso  motivo da atitude de corte nos prédios públicos municipais, exceto escolas e hospital, no ano passado (Veja aqui). 

Existe, desde o ano passado, uma negociação por parte de setores da Prefeitura para repassar o SAAE para a CAGECE, como afirmou o presidente do órgão estadual ao jornal O Povo e o blog já noticiou (Leia aqui). Há pessoas questionam se essa constante falta de águas na rede de abastecimento não seria uma estratégia para que a opinião pública de Icapuí possa aceitar a negociação do SAAE com a Companhia de Água e Esgotos do Estado do Ceará. 

Entramos em contato com o diretor do SAAE, Edson Barreto, ele garantiu que até o final da tarde, o problema estaria resolvido.

8 comentários:

Emilio Konrath - Catamaram Mås disse...

Um dia, em uma discussão sobre este assunto o prefeito da cidade me chamou de forasteiro e me disse que por isto eu não tinha direito de reclamar.
Pelo jeito nenhum os representantes da população tem o direito, pois eles reclamam e nada é resolvido.

Prof. Mauro disse...

Esse problema deve ser sanado o mais rápido possivel, pois a população não aguenta mais a parada no fornecimento de água todas as noite em virtude de não sei lá o que. Isso é um problema de gestão, pois em épocas anteriores, essa autarquia abastecia o município, apresentava porblemas sim, mas honrava com seus comprimissos e acima de tudo não tínhamos esse problema de falta de abastecimento constante em nosso município. Como dizem é o povo constríndo o novo!

Francisco disse...

Tudo isso é fruto da imcompetencia do prefeito, mas população pode dar o troco domingo a partir das oito horas da manha, os candidatos do Blindado estão ai é so naão votar neles.

Segundo paz disse...

esse problema de abastecimento de agua em um problema onde quase toda sexta venho reclamando sobre a falta de agua nas comunidades, ja participei de diversas reunioes sobre o assunto nas comunidades, reclamamos,mas nao se resolve, fica complicado para o saae resolver esses problemas , ja que a prefeitura ao invez de dar exemplo, é a maior devedora da autarquia! coisa que ja nao podemos chama-lo , pois o que vimos é que quem manda no saae é a prefeitura! abraços a todos contem comigo pra reivindicar esse nosso direito! vlw vereador SEGUNDO

Adolfo Maia disse...

Caro professor Mauro, solicito que envies um email para acidadeicapui@gmail.com, preciso falar uma assunto com o senhor!

Abraços

Adolfo Maia

Professor Wellington Pinto disse...

Na campanha do irmão Edilson prometeu água de graça e água mineral na serra de Mutamba, as pessoas não pagam confiando na promessa do pastor.Não culpo o irmão,a administração,do SAEE foi entregue a seu irmão Demétrio que tem o poder de administrar o sistema de água, só que o nobre Demétrio acha que todo homem tem um preço.Quer agora eleger seu filho Heverton a prefeito, o menino, a qualquer custo, vale ressaltar que nem todo mundo se vende por migalhas, principalmente os mais conscientes e independentes.

procad disse...

A problemática do sistema de abastecimento de água e esgoto do município só será resolvido com investimento, que é uma coisa que o município já não recebe a muito tempo neste setor. A única forma de recebermos tais investimentos é o SAAE ser administrado pela CAGECE que tem estrutura, organização, planejamento e corpo técnico competente para isso. É lamentável as autoridades locais não compreenderem a importância dos serviços ofertados pelo SAAE a sociedade. Nossa população é abastecida por poços profundos (a única forma de abastecimento, já que não temos mananciais superficiais adequados a este fim) e nosso esgoto é lançado bruto, quase que a maioria, em fossas negras, contaminando as águas por microrganismos patogênicos, devido o tratamento utilizado não atender aos padrões, isso é no relatório de viabilidade da CAGECE elaborado quando em estudo na cidade e isso pouca gente sabe. Agora eu não sei quais são os verdadeiros interesses de nossos governantes, ou seria desgorvernantes?!

redondamix disse...

agora ta bom.. sem água :)
vlw... otimo trabalho..