segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EM EXTINÇÃO: CORRUPIÃO, CABEÇA VERMELHA E GRAÚNA



A natureza de Icapuí pede socorro! Três passarinhos que fazem parte de nosso litoral icapuiense estão ameaçados em extinção. As populações de graúnas (derivado do tupi “guira-una” = ave preta), galo campina ou cabeça vermelha (Paroaria dominicana)  e corrupião (Icterus jamacaii) estão diminuindo passo a passo . Além dos desmatamentos, das queimadas constantes e destruição da vegetação que acontecem em nossa cidade, bem como a captura desenfreada destes pássaros colocam em risco a manutenção destas espécies. 

O vereador Marcos Nunes diz que é necessário que a populção tome consciência do que estes danos poderão acarretar a esses animais da nossa fauna. É imprescindível conscientizar as crianças e jovens que utilizam assaprão para aprisionar estes bichinhos, quando não são sequestrados ainda em seus ninhos de suas mães. É necessário coibir a sua comercialização e sobretudo é preciso fazer um trabalho de conscientização nas escolas, igrejas, associações, principalmente nos Sindicatos Rurais, ou em todos os lugares onde o povo esteja, o mais importante é que todos se envolvam na preservação e manuntenção destas espécies.

 ENTRE NA CAMPANHA:
SOLTE, NÃO PRENDA O PASSARINHO.

Um comentário:

Liberdade disse...

Muito oportuno e digno de atenção poe nós o assunto sobre o qual o excelentíssimo senhor vereador Marcos Nunes aborda:a ameaça de extinção de três pássaros típicos de nossa região. E mais importante ainda foi a precisa identificação do que devemos fazer a fim de evitar que este quadro se intensifique, como estimular as instituições formais e informais, a prevenir o meio ambiente na sua integridade, conforme preceitua nossa constituição e, por via reflexa, a lei orgânica de nosso município. Atente-se poder público!!!!!!!!