quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Secretaria de Assistência Social inicia elaboração do Planejamento Estratégico Participativo

Augusto Alvaro: secretário de Assistência Social
O Secretário de Assistência Social do município de Icapuí, Augusto Álvaro Jerônimo Gomes, mais conhecido como "Guto", iniciou ontem os encontros com membros daquela secretaria e representantes de outros órgãos municipais para juntos elaborarem as diretrizes do Planejamento Estratégico Participativo que norteará as ações de assistência social à população icapuiense. A reunião aconteceu na sede do Centro de Referência a Assistência Social - CRAS em mutamba, um dos projetos desenvolvidos pela secretaria, e marcou o início de uma série de encontros programados até a conclusão do plano.

O objetivo desse primeiro encontro consistiu em definir a identidade da Secretaria de Assistência Social, qual a sua finalidade e razão de existir. A partir dessa premissa, foi elaborado um conceito da missão a ser incorporado pelos integrantes da secretaria. "Promover os direitos sócio-assistenciais e políticas públicas para a inclusão, proteção e desenvolvimento sustentável das famílias de Icapuí" foi o compromisso definido pelos participantes do encontro. São esses preceitos que regerão as diretrizes a serem elaboradas dentro do plano de ação. As próximas etapas consistem em definir a visão de futuro, os princípios éticos ou valores e as diretrizes estratégicas, completando assim o processo de construção dos objetivos que serão focados pelos serviços de assistência social.


O secretário Guto usa uma metodologia de trabalho interessante, onde prioriza a participação coletiva do grupo. Cada um contribuiu com ideias, opiniões e sugestões e por meio de momentos de descontração extraiu dos colaboradores conceitos importantes sobre a abrangência da Secretaria de Assistência Social. Trata-se na verdade de um conjunto de ações desenvolvidas principalmente para a atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social. A assistência social, desse modo, engloba praticamente todos os aspectos constitutivos de uma sociedade, pois cada fator de risco tem correlação com uma infinidade de causas, desde ordem econômica até ambiental.

Fui convidado pelo secretário de Assistência Social a participar do grupo e senti-me honrado em poder contribuir e aprender com os demais colegas sobre essa dignificante tarefa: garantir a proteção social aos que de fato necessitam.

Por ClaudiMar Silva

3 comentários:

Adolfo Maia disse...

Guto está de parabens, por fazer o que todos os gestores públicos devem fazer quando assumem seu cargo. Fazer um planejamento coletivo para ordenar o trabalho da secretaria é uma forma de que todos os funcionarios se envolvam e se comprometam com o trabalho. Planejamento feito em escritório não anima os principais responsáveis de desenvolver o serviço público, que são os proprios funcionários.

Espero que não fique somente no planejamento e que das propostas apresentadas que 60% no minimo seja efetivada!

Seria legal que os outros secretários da PMI, sigam o exemplo!

ClaudiMar Silva disse...

Valeu Adolfo,

É esse tipo de comentário que enriquece o debate e que certamente surte mais efeito.

Icapui necessita de mentes brilhantes como a sua e de críticas construtivas como essa.

A troca de conhecimentos é a base para o desenvolvimento sustentável de qualquer cidade.

Abraços!

Assistência Social disse...

Olá!

Parabéns pelo blog!

estamos aqui para divulgar o nosso blog e buscar a troca de experiências e conhecimentos.

Sucesso!

Abraços!
http://assistenciasocialteofilandia.blogspot.com