quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Comunidade de Serra do Mar sofre com falta d´água


Mais uma comunidade do município de Icapuí está sofrendo com a falta de abastecimento de água. Desta vez, moradores da Serra do Mar, solicitaram a presença do blog "acidadeicapui", para registrar as dificuldades que estão passando com o falta de água. Segundo eles, esse problema já dura aproximadamente nove meses e que nenhuma medida foi tomada para tentar solucionar a questão.

A comunidade conta com um poço profundo, inaugurado em 2005 pelo prefeito Irmão Edilson para solucionar o problema de falta de água na Serra do Mar. Muitos moradores afirmaram que a água é de excelente qualidade, porém a quantidade de água bombeada não está sendo suficiente para abastecer todas as casas dos cerca de 600 moradores. "A água, quando aparece, é sempre de noite onde vem com mais força e dar pra até pra encher as caixas d´água", disse uma moradora. Ao visitarmos o local do poço, detectamos que a bomba não estava instalada. Fomos informados pelos próprios moradores da comunidade, que a mesma apresentou defeitos e foi retirada pela equipe do SAAE para efetuarem os reparos necessários.
As famílias que moram mais distantes do local do poço são as que mais sofrem com a falta d´água. Devido a distância, e possivelmente a utilização de canos de espessura inadequada, a água não chega nesses locais com pressão suficiente. Apenas duas dessas famílias conseguiram cadastro na Operação Carro-pipa do Exército Brasileiro, que recebem eventualmente alguns litros para suprirem suas necessidades imediatas. O restante dos moradores, fizeram um buraco e instalaram uma torneira e ficam aguardando a noite chegar para "aparar" água em baldes e tambores plásticos.

"Vários moradores procuraram o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE (autarquia municipal responsável pelo abastecimento de água no município), e até falaram com o prefeito Irmão Edilson para tentar resolver o problema, mas não obtiveram uma solução definitiva", nos conta outro morador. Segundo ele, uma das justificativas dadas pelo SAAE é que o Mirante da Serra de Mutamba, ponto turístico da cidade, está comprometendo a distribuição da água para os moradores da comunidade.


Entramos em contato por telefone com o diretor do SAAE, Edson Barreto, para sabermos sua posição em relação ao problema da Comunidade de Serra do Mar. Ele nos contou que, a bomba do poço realmente apresentou defeito e teve que ser retirada e levada para Mossoró-RN para conserto. Ele garantiu que até amanhã à tarde a bomba seria reinstalada. Sobre a afirmação feita pelos próprios moradores, de que a rede hidráulica do Mirante da Serra do Mar interfere no fluxo de água para as casas, Edson Barreto confirmou a versão dos populares. Ele chegou a essa conclusão, depois de realizar um teste, desligando a água que servia ao Mirante durante um breve período, o que normalizou prontamente o abastecimento na comunidade. Com isso, sugeriu como alternativa para resolver o problema, o uso de um carro-pipa para fazer a jardinagem do local, pois considera também importante a manutenção do espaço público que é atrativo turístico da cidade, porém, a prioridade é a população.

Os moradores reivindicam uma solução urgente para esse problema, pois muitos alegam que não deixam de pagar as contas de água, que chegam religiosamente todo mês, tendo muita ou pouca água.

4 comentários:

Jailson Ribeiro disse...

São realidades que afentam não só a cidade/bairros de Icapuí, como tambem a cidade vizinha de Aracati, a qual sempre o descaso de falta d'água muitas vezes passa dias sem informações se moradores não tomarem providências para soluções.

joao disse...

Até que enfim vejo uma das propostas do governo "O POVO CONSTRUINDO O NOVO" sendo cumprida: "Se eu me eleger garanto que a população de Icapuí irá tomar água mineral"!
Toma só se ficar esperando os carros que vendem e tiverem o real para comprar um botijão, caso contrário vão continuar enfrentando esse sério problema!!!!!!

Yone disse...

kkkkkkkkkkkkkk....sem falar que não os pobres não iriam pagar energia eletrica...icapui voltou ao tempo de lata d*gua na cabeça.
agora não precisa mas de rodo..

Francisco disse...

O mais impressonante é que foi utilizado uma estrutura feroz nos ultimos meses e dias da campanha para produzir votos para os candidatos oficiais, dizem as más linguas que os votos no sabado e domingo tinha ate tabela, enquanto isso uma grande parcela da população sofre a falta de agua nas torneiras, haja rodo... para passar a seco. seé que isso existe!