terça-feira, 19 de outubro de 2010

Secretaria de Assistência Social elabora seu Plano Estratégico Participativo

Foto: Klaudimar Silva
Toda organização, seja empresa pública ou privada ou o terceiro setor (a sociedade civil organizada) necessita, hoje em dia, de visão estratégica capaz de nortear suas ações e favorecer a conquista de resultados. Muitas dessas organizações têm utilizado ferramentas de planejamento estratégico participativo, como é o caso da Secretaria de Assistência Social de Icapuí, a exemplo do que fez recentemente a Secretaria de Educação e a Secretaria de Turismo e Esporte.

Com três encontros, contando com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social e de representantes de outras secretarias do Governo Municipal foi definida a identidade da secretaria, como primeira etapa do processo de construção do Plano Estratégico Participativo da Assistência Social no município.

Nos próximos encontros, já agendados, será realizado o diagnóstico com análise do ambiente interno e externo, identificação, descrição e análise dos principais problemas quanto ao impacto sobre as diretrizes estratégicas; serão ainda definidas ações estratégicas transformando em desafios os principais problemas analisados; e finalmente será construído um plano de ação com projetos, metas, ações, prazos e responsáveis.

Veja abaixo a primeira etapa do processo de planejamento participativo da Secretaria de Ação Social:



MISSÃO – PROMOVER OS DIREITOS SÓCIO-ASSISTENCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO, PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS FAMÍLIAS DE ICAPUÍ.



VISÃO DE FUTURO – SER REFEÊNCIA INSTITUCIONAL ÀS FAMÍLIAS DE ICAPUÍ COMO ORGÃO DE PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA.


VALORES –

  • ÉTICA e SOLIDARIEDADE bases de todos os valores;
  • PARTICIPAÇÃO efetiva de pessoas, famílias e comunidades;
  • COMPETÊNCIA dos servidores da assistência social na oferta dos serviços à população eficiência e eficácia;
  • COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE no cumprimento dos deveres de cada servidor da assistência social;
  • RESPEITO à legislação com o reconhecimento da universalidade e integralidade dos direitos e deveres sociais;
  • AUTONOMIA da secretaria de Assistência Social do município, das pessoas, das famílias e das comunidades, sempre considerando a necessária interdependência desses atores na condução da política municipal da Assistência;
  • IGUALDADE de oportunidades para todos com JUSTIÇA SOCIAL e DEMOCRACIA;
  • HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA no uso dos recursos públicos e nas relações pessoais e sociais;
  • COERÊNCIA entre teoria e prática, entre o pensar e agir e com a política nacional da Assistência;
  • DESCENTRALIZAÇÃO das ações desenvolvidas na implementação da política municipal da Assistência;
  • DIGNIDADE, AUTOESTIMA E AUTOREALIZAÇÃO dos servidores da Assistência e das famílias icapuiense.


DIRETRIZES ESTRATÉGICAS –

  • PRIMAZIA DO ESTADO NA CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS;
  • CENTRALIDADE NA FAMÍLIA;
  • PARTICIPAÇÃO;
  • DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.

Fonte: Prefeitura Municipal de Icapuí

3 comentários:

Marquinhos disse...

Em uma gestão pública e claro e conhecedor que para dá certo e preciso um plano estratégico participativo. Posso estar enganado mas durante os seis anos de gestão do prefeito Edilson do PSDB, agora e que vejo falar sobre plano estratégico. Espero que dê certo e que Augusto coloque em prática esta idéia.
Já sobre o plano estratégico da Secretaria de Turismo e Esporte gostaria de sabe quais foram os resuldados?
O que vejo são muitos servidores da Secretaria de Turismo e Esporte sem fazerem nada, todos ansiosos. O turismo praticamente não existem, o esporte cadê? não vejo em lugar nenhum, o que vejo e o campo de futebo da Gruta abandonado, quadras destruindas e crianças e jovens na ansiosidade sem praticarem esporte, sem lazer. Em fim um abandono total deste gorveno que aí estar.
Lamento muito pela nossas crianças e jonvens Icapuiense.

JEFSON REIS disse...

Eh triste MARQUINHOS saber que nosso municipio ja nao eh o mesmo em relacao a muita coisa, esporte, educacao, lazer , saude e etc...Acompanho mesmo de longe todos os dias as noticias sobre ICAPUI, fico triste e ver que hj a maioria das noticias nao sao nada animadoras. Hj ICAPUI me parece nao ser nem de longe o que foi durante 20 anos de governo do ZE AIRTON e do DEDE TEIXEIRA.

anaalice disse...

E verdade Jeff e Marc......da pra chorar........de tanta tristeza, em que apesar de uma parte de gente dizer "Sim" a Icapui outros decidirao optar pelo o tempo do "Nao" mas uma vez.