terça-feira, 2 de novembro de 2010

OPOVO: Redutos petistas dão vitória mais apertada a Dilma no Ceará

Apesar de ter vencido com folga no Ceará, foi em alguns redutos tradicionalmente petistas que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), obteve pior desempenho. A mais tradicional cidade petista no Estado e a ex-vitrine do petismo cearense, respectivamente Quixadá e Icapuí, deram as vitórias menos folgadas para a petista - com exceção de Viçosa do Ceará, único município onde vitória foi de José Serra (PSDB).

Embora desde 2005 com um prefeito do PSDB à frente, Icapuí foi, durante quase duas décadas, o paradigma cearense do chamado “modo petista de governar”, dando ao hoje deputado federal José Airton Cirilo a projeção para ser duas vezes candidato a governador.

Ainda assim, Icapuí deu a Dilma a vitória mais equilibrada do Estado - 58,65% contra 41,35%. O irmão de José Airton, José Edilson, é o atual prefeito - mas pelo PSDB.

Há 10 anos sob administração do PT, Quixadá, deu a segunda vitória mais apertada a Dilma: 60,58% dos votos a Dilma. Para Serra, foram mais de 39,42% dos votos.

Para o vice-presidente do PT do Ceará, deputado federal, José Guimarães, isso ocorreu devido à disputa polarizada desde a década de 1980 nesses municípios. “Quanto mais polarizado o município entre o PT e o PSDB, mais arrochada a votação foi”, disse.

Em contrapartida, muitos municípios governados por tucanos estiveram longe de prestigiar seu candidato a presidente. Administrados pelo PSDB, municípios como Canindé, Abaiara e Araripe deram em torno de 85% dos votos à candidata do PT.

Mesmo percentual Dilma conquistou em Boa Viagem, berço político do candidato ao Governo derrotado, deputado Marcos Cals (PSDB). Mas a maior diferença de votos em um município tucano - pró-Dilma - foi de 87%, em Granja, onde o prefeito é Esmerino Arruda (PSDB).

O bom desempenho de Serra ficou por conta de Viçosa do Ceará. Tradicional reduto tucano, o município localizado na Serra da Ibiapaba foi o único a dar vitória ao candidato do PSDB: 51,36% contra 48,64% para a petista. Lá, há quatro anos, Geraldo Alckmin (PSDB) também já havia vencido Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Giselle Dutra - giselledutra@opovo.com.br)

NÚMEROS

FOI O PERCENTUAL DE VOTOS DE SERRA EM ICAPUÍ. DILMA FICOU COM 58%