segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Show com Chico Cesar encerra o V Festival da Lagosta em Icapuí

Cantor Chico Cesar foi a grande atração do Festival
A Praia de Barreiras de Cima estava lotada para acompanhar a terceira e última noite do V Festival da Lagosta. Os shows de Mimih Rocha e da atração mais esperada pelo público, Chico Cesar, fecharam com chave de ouro o evento que ficou marcado pela diversidade musical. Os pratos feitos à base de lagosta rapidamente acabaram nas stands do salão gastronômico. O artesanato de Icapuí também foi mostrado e posto à venda. Segundo Geraldo Menezes, presidente da GDTUR, "o festival deste ano teve uma evolução,  em termos de organização, estrutura e comparecimento do público." 



MPB com Koka e Banda

O grande chamariz do festival, os pratos de lagosta, estavam  sendo servidos no Salão Gastronômico, que durante os três dias foi animado por Koka e Banda tocando  músicas de MPB. Participaram  do evento com pratos:  Pousada Canaã, Pousada Estrela, Peixada do Toinho, Pousada Chalés do Mar, Pousada Falesias, Barraca Por-do-Sol, Barraca da Boneca, Pousada Planeta Redonda, Barraca do Francisco, Pousada de Zé de Mariano, Oh Linda Pousada, Pousada Bicho Preguiça, Pousada Beija-Flor e Chalés e Restaurante Navegante.

Mimih Rocha e banda
O shows da noite ficaram por conta do Guitarrista Mimih Rocha, que com sua banda animou o publico com musicas de Santana, Ledzeppelin, Cazuza, Bob Marley, entre outros. Mas o público foi ao delírio com o show Francisco Forro y Frevo de Chico Cesar, que ao iniciar apresentação lembrando que já esteve em Icapuí e citou o Orçamento Partipativo e a prestação de contas na parede de uma casa. Chico Cesar cantou suas novas músicas no inicio e seus sucessos no final do show, levando as pessoas presentes a dançar e cantar nas areias de Barreiras.

Público curtindo o show de Chico Cesar.

O blog conversou com algumas pessoas durante o evento e elas parabenizaram a forma como foi realizado o Festival neste ano, no entanto relataram que será necessário uma maior divulgação do evento na própria cidade, para que a a população local ajude a divulgar mais ainda, pois ela  serve como informante dos eventos da cidade.
Durante os dias do festival, que coincidiu com o feriadão da Proclamação da República, todas as pousadas e hoteis da cidade ficaram lotados de turistas, não tendo um sequer apartamento sem ocupação durante este período.

Nós conversamos com Geraldo Menezes, proprietário da Oh Linda Pousada e presidente da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí - GDTur, ele nos disse que o propósito do Festival da Lagosta "é mostrar que Icapuí é e pode ser um dos grandes destinos turísticos do Ceará. O Ceará não é só Canoa Quebrada, Jericoacoara, Porto das Dunas e Cumbuco. O Ceará tem muito mais. E Icapuí, onde o sol nasce mais cedo no Ceará, poderá ter ser um destino consolidado. O Festival se propõem a ser uma peça na construção da consolidação de Icapuí como destino turístico no Estado." Relata ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, "O apoio da prefeitura é muito importante, pois não se faz desenvolvimento sem a união do poder publico e do poder privado. No entanto, o apoio da Prefeitura podia ser maior e melhor. Este ano foi bem melhor, graças ao empenho pessoal da secretaria de Turismo, Dona Fatima Lacerda." Cita também o apoio do Sebrae, do Banco do Nordeste e destaca o esforço do deputado Estadual Dedé Teixeira, que conseguiu angariar recursos financeiros para que o Festival pudesse ser realizado. "Com certeza no próximo ano teremos a sexta edição, ainda melhor e com mais apoio", finaliza Geraldo Menezes.


Fotos e texto: Adolfo Maia

2 comentários:

ClaudiMar Silva disse...

Parabéns mais uma vez ao Adolfo.

Ótima cobertura do Festival da Lagosta.

Parabéns a organização do evento, que conseguiram unir gastronomia e diversidade musical em um único evento, agradando a todos os gostos.

Aguardamos a próxima edição!

Juarez Teixeira disse...

Parabéns mesmo, no entanto, ñ agradou a todos os gostos... faltou algo a mais, principalmente para a juventude... Faltou tb divulgação, pois a população ñ sabia deste evento e tb muita gente q veio de fora para passar o feriadão com seus familiares nao ficou sabendo justo pq faltou divulgação.