quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vereador Marcos Nunes alerta para poluição do ar em Icapuí

Foto: internet
O vereador Marcos Nunes (PCdoB), em artigo publicado em seu blog, faz um alerta importante sobre a poluição do ar que acontece com maior intensidade em cidades tidas como industrializadas, mas que também atinge cidades pequenas e pouco ou nada industrializada, como Icapuí por exemplo. O vereador faz um panorama dos principais fatores poluentes nas grandes cidades e destaca, de forma enfática, algumas atitudes muito comuns de alguns moradores icapuienses que contribuem para o processo de poluição do ar que respiramos. 

Leia abaixo o artigo retirado do www.vereadormarcosnunes.blogspot.com


A poluição do ar nas cidades industrializadas são ocasionadass pelas emissões de poluentes produzidos nas Unidades Industriais e de Produção de Energia como a geração de energia elétrica, as refinarias, fábricas de pasta de papel, siderúrgicas, cimenteiras e indústria química e de adubos. A utilização de combustíveis para a produção de energia é responsável pela maior parte das emissões de SO2 e CO2 contribuindo, ainda, de forma significativa para as emissões de CO e NO2. O uso de solventes em colas, tintas, produtos de proteção de superfícies, aerossóis, limpeza de metais e lavanderias é responsável pela emissão de quantidades apreciáveis de Compostos Orgânicos Voláteis.

Existem outras fontes poluidoras que, em condições favoráveis, se podem descrever como importantes, tais como: A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos (ver Fichas, e ); Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2; O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agropecuária, são os principais contribuintes para as emissões de metano, amoníaco e N2O; As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas. 
Fontes Móveis.

As fontes móveis, sobretudo os transportes rodoviários, são uma fonte importante de poluentes, essencialmente devido às emissões dos gases de escape, mas também como resultado da evaporação de combustíveis. São os principais emissores de NO2 e CO2, importantes emissores de CO2 e de COV, além de serem responsáveis pela emissão de poluentes específicos como o chumbo.
Além das grandes queimadas de florestas que estão acontecendo devido à falta de chuva ou pelo manejo inadequado das limpezas dos roçados para a agricultura familiar, destacam-se também nas pequenas cidades como Icapuí, as queimadas de lixo doméstico que vem sendo feitas nos fundos dos quintais. Os gases poluidores emitidos pela combustão desses resíduos estão agravando o ar atmosférico e provocando agravos respiratórios, principalmente em crianças e idosos.
Além desses prejuízos muitos técnicos salientam que o método traz diversas desvantagens porque destõem nutrientes importantes para o solo. A vizinhaça tamém reclama porque a queimada de lixos domésticos podem provocar doenças, inimizades e fazer com que as pessoas tenham que refazer toda a lavagem de roupas e utensílios domésticos.
Muitas pessoas de Icapuí se utilizam desta prática, é uma ação bastante difundida pelas pessoas mais idosas, alguns até aproveitam o vento terral para atear fogo nas folhagens ou em cascas de cocos, palhas de coqueiros e em lixos domésticos. Parte desse lixo poderia se tornar adubos se fossem enterrados em locais propícios.

2 comentários:

Professor Wellington Pinto disse...

O vereador Marcos Nunes não tem coisas mais importantes para resolver na sua cidade do que defesa de passarinhos e o ar, são coisas importantes mais em Icapui isso ainda não é caso de preocupação.Nossa preocupação é com a pesca, até o exato momento não apareceu um político para resolver.

juliana kenia disse...

so pode ter vindo do Pinto.. pouco...