sábado, 11 de dezembro de 2010

Fotos de Icapuí: manguezal da Barra Grande

Manguezal da Barra Grande - Icapuí/CE
Foto: Claudimar Silva
O Manguezal, também chamado de Mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais.

O geógrafo José de Arimateia Silva acrescenta que "manguezal corresponde ao ecossistema onde está a  vegetação de mague e as demais espécies vegetais e animais, as dinâmicas das águas, sedimentos e todos os fatores físicos e biológicos. Mangue corresponde a espécie vegetal. Existem várias, mas no Brasil predominantemente são três no sedimento lodoso e uma no sedimento arenoso."

Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta. A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico.

Com relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

Geografia disse...

Me emociono a cada foto ou matéria sobre o manguezal da Barra Grande, pois tenho ciência da grande importância que esse ecossistema tem para o município de Icapuí e do quanto ele foi devastado. Peço a todos que juntem-se a mim na luta pela preservação do manguezal da Barra Grande.

Ah só corrigindo o Wikipédia:
Manguezal corresponte ao ecossistema onde está a vegetação de mangue e as demais espécies vegetais e animais, as dinâmicas das aguas, sedimentos e todos os fatores físicos e biológicos.
Mangue corresponde a espécie vegetal, existem várias, mas no Brasil predominantemente são três no sedimento lodoso e uma no sedimento arenoso.

José de Arimatea Silva
Geógrafo

ClaudiMar Silva disse...

Obrigado Ari,

Sabemos de sua dedicação na preservação do ecossistema manguezal de Icapuí e que serve de exemplo para muitos que também lutam para manter essa área preservada.

Acrescentei sua explicação no texto original para que não fiquem dúvidas sobre o que é "mangue" e "manguezal".

Abço!

Jackson disse...

Que foto bucólica! Faz-me lembrar da infância, quando passávamos, em meio a banho ali perto de Zé Pretinho, por trilhas muito parecidas com essa.
Preservação é fundamental mesmo. Caso contrário viveremos de boas lembranças somente...