sábado, 4 de dezembro de 2010

Fotos de Icapuí: Praia de Requenguela

Foto: ClaudiMar Silva
A Praia de Requenguela, localizada entre a praia de Barrinha e o manguezal da Barra Grande, é conhecida por abrigar muitas casas exclusivas de veraneio, mar calmo e tranquilidade o ano inteiro. Nas proximidades da área do mangue é onde concentram-se moradores com residência fixa, alguns pescadores, bares e barracas de praia e a Estação Ambiental Mangue Pequeno, onde foi construída uma passarela de observação que atravessa um trecho do manguezal.

Na foto, vemos uma árvore muito comum em toda a extensão da praia. Tão comum, que nem a jangada resistiu a sua frondosa sombra e aproveitou para descansar. 

Conheçam a praia de Requenquela. Mais um atrativo da bela Icapuí.

OBS: De acordo com nosso leitor Thiago Tavares, a árvore da foto é uma Algarobeira da espécie Prosopolis Juliflora, também conhecida por Algaroba. Saiba mais sobre essa belíssima árvore e a praia do Requenguela lendo os comentários nesta postagem. 

7 comentários:

thiagojstavares disse...

A algarobeira Prosopis juliflora (Sw) DC, é uma espécie vegetal arbórea da família Fabaceae (leguminosae), subfamília Mimosodae. É conhecida também pelos nomes: algaroba, algarobeira, algarobo.
Pouco exigente em água, cuja ocorrência, em sua forma natural, se dá em zonas tropicais áridas, que não chegam a alcançar índices de 100 mm. Essa característica é de extrema importância para o nordeste brasileiro, uma vez que a precipitação pluviométrica média anual dessa região gira em torno de 750 mm e, embora seja baixa para outras espécies vegetais, já é 7,5 vezes maior do que essa espécie necessita para ocorrer. Devido a essa pequena exigência em água, comprovada capacidade de medrar em solos de baixa fertilidade e de condições físicas imprestáveis a outras culturas, evidencia-se as grandes potencialidades desta leguminosa como fonte geradora de alimentos para o homem e para os animais, constituindo-se em importante fonte de desenvolvimento para as regiões áridas e semi-áridas do planeta. E tem sido pelo as suas múltiplas aplicações e usos, além de outras características importantes, que a algarobeira é reconhecidamente no meio rural nordestino, como "PLANTA MÁGICA", de valor precioso para o nordestino e tem sido recomendada por conceituados pesquisadores e técnicos da área para a região do polígono das secas.

FONTE: http://www.ct.ufpb.br/laboratorios/lpfd/algaroba.htm

Yone disse...

AIIIIIII QUE SAUDADES ME DEU AGORA DO MEU PARAISO.

procad disse...

Assim como a Praia do Requenguela, cada praia de Icapuí possui sua particularidade, começando por Retiro Grande com suas magníficas falésias de tonalidades e dimensões variadas que se encontra situada sobre um gigantesco lençol freático que de tão imenso insiste em competir com o mar algum espaço aqui fora (a pressão existente no lençol freático da praia de ponta grossa é tão grande que chega a aflorar em terra e em alguns pontos dentro do mar). Caminhado um pouquinho mais temos as fabulosa praias de Ponta Grossa, com todas aquelas conformações rochosas, gigantescas dunas, e claro, as falésias. Não se estendendo muito, passamos pelas praias de Redonda, Peroba, Picos, Barreiras etc. vemos uma variedade de conformações citadas acima só que cada uma com suas figurações diferenciadas, que as tornam únicas.

Eu poderia falar de cada praia sobre o que cada uma nos oferece de especial, porém vou citar apenas a praia do Requenguela já que é a praia mais próxima da minha casa em Cajuais e é a que o Blog nos reverencia. Sua particularidade esta no mar que vês em quando some, mas nunca via embora, sempre volta. Nesta praia, como em poucas no mundo, o mar possui a característica de recuar a uma distancia de aproximadamente 2,5 a 3,0km, possibilitando diversas atividades turísticas e econômicas para a comunidade e comunidades vizinhas.

Geografia disse...

Show de bola Thiago, isso sim é cientificismo... parabéns!

ClaudiMar Silva disse...

Obrigado meninos pelas preciosas informações....!!!

Icapuí é sim um pedaço do paraíso!

Abços!

Vitoria Viana disse...

Uma postagem que nao tem nada a ver com o poster mais é uma Duvida minha sei que falta um tempinho ainda mais queria saber o ano novo vai ser na praça ou na praia de barreiras?

ClaudiMar Silva disse...

Vivi,

Tudo indica que a festa de reveillon acontecerá na praia de Barreiras de Cima... todos de branco, pés descalços na areia e fogos de artíficios sobre balsas dentro do mar...

Será lindo, neh!?

Porém, nada certo ainda!

Abços!