terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Prefeitura de Icapuí perde viveiro de mudas

A Prefeitura de Icapuí perdeu o viveiros de mudas que havia ganho como premiação do Selo Verde de 2007. O valor para o processo de construção do Viveiro é de R$ 100.000,00 (Cem mil reais). O blog noticiou a possibilidade da perda deste espaço ambiental para o município em agosto de 2009. (Veja Aqui). 

A Prefeitura de Icapuí deveria doar um terreno com área não inferior a um hectare e apresentar o documento de doação para o governo do Estado do Ceará. O local teria que ter fácil acesso, água, energia e demais infraestruturas indispensáveis à operacionalização do viveiro. 

Sobre a doação

Primeiramente a Prefeitura quis desapropriar o terreno de 1,5 hectares localizado na estrada que liga a CE-261 a comunidade de Redonda, de propriedade da presidente do ICAPREV, Maria Irisvanda de Sousa Viana Braga. No entanto, a maioria dos vereadores foram contra essa desapropriação. Na época, questionaram o valor da desapropriação que, segundo os vereadores, era de 47 mil reais. Devida a forte pressão dos vereadores, a prefeitura desistiu de desapropriar o terreno. 

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) concedeu mais tempo para que a Prefeitura efetivasse a doação do local para instalação do viveiro. Segundo informações colhidas pelo blog, a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente teria encontrado um outro terreno na Serra do Mar, que atendia todos os requisitos impostos pelo Governo do Estado, e teriam acertado o valor do terreno em 26 mil reais. Porém, o pagamento ao dono não foi efetuado e com isso o prazo para enviar o documento de doação expirou.

O Resultado
A Prefeitura de Icapuí acabou perdendo os recursos financeiros que seriam utilizados na construção do aparelho ambiental de criação de mudas de plantas que serviriam para reflorestar áreas degradadas no município.

E mais

Só neste ano, devido aos entraves burocráticos e políticos, o município de Icapuí deixou de receber recursos importantes para construção de obras na cidade. Entre elas, a implantação da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante ficou impossibilitada pela não desapropriação do terreno em tempo hábil. A construção das quadras de esportes em Tremembé e Quitérias e a continuação do calçamento da Serra de Mutamba até o Centro de Icapuí também foram prejudicados pela perda de recursos, estes últimos devido a Prefeitura  de Icapuí não ter enviado os projetos das obras. 80 mil reais de uma construção de quadra de esportes em Olho D´água também retornaram porque a Prefeitura não cumpriu os  tramites burocraticos para fazer uso do dinheiro.

10 comentários:

thiagojstavares disse...

E continuando nesse ritmo o municipio de icapui e seus municipes perderão muito mais, por nada mais nada menos que incompetencia da administração publica municipal. Com todos esses recursos perdidos fica dificil até para os vereadores e quem mais quiser ir atras de verbas pois quem financia não quer disponibilizar pois sabe que não haverá nenhum esforço por parte da administração para o cumprimento de tais requisitos para o recebimento dessas verbas.

E ANTES QUE VENHAM UNS E OUTROS AQUI DEPOIS DE MIM DIZER QUE EU SÓ SEI CRITICAR O PREFEITO E A ADMINISTRAÇÃO, FAÇAM O FAVOR DE ADMITIR QUE ISSO É INCOMPETENCI E IRRESPONSABILIDADE E NÃO É PORQUE EU SOU DA OPOSIÇÃO QUE EU ESTOU FALANDO ISSO E SIM POR QUE É A MAIS PURA VERDADE. ADMITAM OS ERROS ANTES DE DIZER QUE EU SÓ SEI CRITICAR.

OBG.

Professor Wellington Pinto disse...

O prefeito não é o único culpado, cadê nossos vereadores que perdem o tempo com propaganda política? Muitos já estão em campanha pela prefeitura,enquanto isso o povo padece. Outra bomba que vai estourar é dos taxistas, as vans credenciadas e que ganharam a licitação é que poderão trafegar de Aracati a Icapuí, e aí como ficam os pais de família que depende da linha para alimentar as famílias? Cadê o poder judiciário que não aje na legitimidade dos direitos do cidadão? Acorda Icapuí...

Professor Celestino disse...

Essa perca não é a primeira e infelismente não sera a ultima vez que Icapuí perde beneficio por incompetencia dessa gestão, mas foi assim que a maioria do povo escolheu, uma administração xula, sem projeto, sem planejamento e sem rumo, que não controi nada de positivo para a nossa cidade, pelo contrario dem destruido tudo que comquistamos a partir da nossa emancipação. mas como diz um conterraneo "Ninguem é cego a vida toda podendo enxergar" e o nosso povo vai despertar!!!

Professor Celestino disse...

caro adolfo inclua como perda a quadra de Olho dagua com R$ 80.000,00 emenda do dep. estadual Lula Morais por intermedio do mandato do vereador Marcos Nunes, que a prefeitura não coumpriu os tramites burocraticos para fazer uso do dinheiro.

paulosilvaicapui disse...

isso eh brincadeira!!!!!!

thiagojstavares disse...

O mais legal de tudo é que quando eu fiz o primeiro comentario eu ja coloquei uma parte advertindo sobre futuras criticas a minha pessoa por "só saber falar mau da administração", fiz isso pq em todos os outros posts que fiz a respeito de assuntos envolvendo a administração publica e o administrador publico fui ostensivamente criticado pq eu só sabia falar mau, criticar... enfim... quando eu me antecipo já não deixando espaço para tal "os sem argumento". Mas como a esperança é a ultima que morre (se é que ela morre) eu ainda estou esperando por tais.

Ricardo Rebouças. disse...

Vindo de uma gestão tão incompetente, isso já era de se esperar. Típico.

Prof. Mauro disse...

É lamentável a situação em que se encontra nosso município. Não precisa relatar quais as causas que tem gerado tais probelmas.Uma administração perfeita é basntante difícil, pois sabemos que problemas todas possuem. O mais impressionante é existir uma administração inoperante, vazia, sem rumo como esta que está instalda em nossa cidade e ainda por cima o povo a referendar novamente. Que isso sirva de lição para numa próxima vez pensarmos no bem de todos e não somente nos nossos interesses. Torço para que isso possa tomar rumos melhores, pois Icapuí está quase sem forças e no buraco. Acorda povo, mais uma vez repito, está bem próxima a hora de tomarmos a direção dessa barca que está mais perdida que cego em tiroteio.

Emilio Konrath - Catamaram Mås disse...

Desta vez não tem jeito Thiago, acho que ninguém terá coragem de jogar uma pedrinha que seja em você.
A verdade é inatacável!

Marquinhos disse...

Por muita muita incompetência mesmo o nosso municipio esta perdendo recursos financeiros.
Estamos perdendo também as coisas boas que nosso municipio tinha.
A culpa e desta administração vazia que não tem projeto.