segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

V Rally dos Brutos: brutalidade do mar ao sertão


Cerca de cem motoqueiros percorreram ontem aproximadamente 200 quilômetros de estradas de terra, areia, lama e muita adrenalina. Eram os "brutos" com a quinta edição do tradicional Rally dos Brutos, que desbravaram as trilhas entre as cidades de Icapuí, Aracati e Jaguaruana e retornando no final da tarde. O evento foi organizado por Kleiton, Inácio, Alderi, Jardel, Zezinho e Xavier e teve apoio de várias pessoas envolvidas nesse projeto idealizado por um pequeno grupo de jovens da comunidade de Barreiras, e que já virou evento obrigatório todos os anos.

O Rally dos Brutos vem crescendo a cada edição. Neste ano alcançou a marca histórica de aproximadamente cem pessoas, divididos em 64 motocicletas e 5 carros de apoio. Mesmo sem a ocorrência de acidentes entre os participantes, o evento conta com os serviços de atendimento de primeiros socorros de Zulene Sabino que acompanha o grupo. O cuidado com a segurança dos participantes também está presente durante todo o trajeto: o uso de capacete e o respeito aos limites de velocidade são requisitos obrigatório para participar do "rally".

Apesar de ter o nome "rally", o evento na realidade é apenas um passeio de motociclitas que usam trilhas de estradas de terra, piçarra, areia e lama. Não tem caráter competitivo, sendo sorteado alguns brindes no final entre os "motoqueiros". O objetivo é promover momentos de interação entre as pessoas, através de atividades de lazerl, com as comunidades das cidades visitadas. Durante o trajeto, a organização do evento distribuiu brinquedos, doces, pipocas e camisas a crianças dessas comunidades, dando um natal diferente a essas populações geralmente esquecidas e praticamente isoladas.


Todas as "aventuras" dos "brutos" foram registradas pelo cinegrafista Wallyson Honorato, que em breve disponibilizará o material com os melhores momentos do passeio. O vídeo será apresentado em telão na comunidade de Barreiras e posteriormente estará disponível para venda.

A organização cobrava uma pequena taxa de cada participante, para custear as despesas com camisa, adesivos, almoço, segurança e abastecimento dos veículos de apoio. No entanto, recebeu patrocínio de muitos comerciantes locais e pessoas que acreditaram no projeto, contribuindo para um das edições mais organizadas e estruturada do Rally dos Brutos, e merecem ser destacados aqui:

Apoiaram este evento:

Deputado Estadual Dedé Teixeira
Prefeitura Municipal de Icapuí
Pousada O Francisco (em Praia de Barreiras)
Casa da Carne (de Noberto)
Lava-jato Duas Rodas (de Alderi)
M&S Construpesca (em Mutamba)
Mercadinho Borges (em Praia de Barreiras)
Peixaria Icapuí (de Solonildo)
César Peças (em Mutamba, que doou um capacete para sorteio)
UTI das Motos (de João de Nelito)
Oficina do Renato
Vandir Contruções (em Mutamba)
Marujo Lanches Bar
MCO Publicidade (de Mário)
Vereador Jerônimo Reis
Vereador Marcos Nunes
Aldécio
Jobede Cirilo

A próxima edição do Rally dos Brutos, para 2011, já está sendo planejada. Parabéns a todos que participaram e contribuíram com esse evento.

Um comentário:

lizajunioricapui disse...

o rally foi muito massa dranalina pura mesmo com pequenas motos fizemos manobras de moto grandes. utrapassamos os limites da moto preciza muita coragem e brutalidade maxima cara. é isso ai bicho bruto na cabeça.