quarta-feira, 31 de março de 2010

SEDEMA inicia programa de incetivo à Agricultura Familiar


A SEDEMA - Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente do município de Icapuí iniciou o cadastramento de fornecedores de alimentos para para merenda escolar da rede municipal de ensino. Essa ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do Governo Federal, que visa estimular a economia baseada na agricultura familiar, predominante no país. A lei prevê que no mínimo 30% dos alimentos adquiridos para merenda escolar em todo o país, seja proveniente dos produtores que utilizam esse sistema de produção.

Os produtores de Icapuí podem fazer seus cadastros na própria SEDEMA, para serem fornecedores de produtos que não necessitem de beneficiamento (ovo, frutas, doces, salgados, grãos, etc). Lembrando que os pescadores também podem se cadastrar para fornecer peixe, de preferência cortado em forma de filé. Os agricultores interessados têm duas maneiras de participar: formando um grupo formal (associação, cooperativa, etc) ou em grupos de informais de no mímino 3 pessoas. A renda mensal para cada agricultor é estipulada em R$ 900,00.

O processo de aquisição destes alimentos será de responsabilidade das escolas, que farão os pagamentos diretamente aos produtores, eliminando os intermediários.

A nutricionista que coordena o programa, elaborará o cardápio para as escolas de acordo com os tipos de alimentos e fornecedores cadastrados, adequando os tipos de alimentos à demanda e a oferta em cada comunidade.

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar tem caráter social ao incentivar novas formas de incrementar a base alimentar da merenda escolar, preterindo produtos naturais no cardápio a alimentos industrializados, e ainda fortalece a economia de pequenos municípios que gira em torno dos pequenos produtores, fazendo com que o capital gerado por esse comércio se reverta em ações para a própria cidade.

Mais informações:

Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA
Avenida Newton Ferreira, s/n, Centro - Icapuí/CE (próximo à Coelce)
Falar com JOÃO PAULO

Serviço mal feito na restauração da estrada de Barreiras

Recentemente, a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, através do DNIT, realizou a restauração da estrada asfaltada que liga a Praça da Liberdade, na Mutamba, a Praia de Redonda, passando pelo Pé de Serra de Barreiras. A recuperação era necessária devido à grande quantidade de buracos causados pelas chuvas do ano passado ainda. Alguns trechos da pista foram recapeados e outros totalmente reconstruídos, já que as chuvas haviam retirado toda a camada asfáltica da estrada.

No entanto, podemos perceber através da foto acima, que o serviço deixou muito a desejar em algumas partes da estrada. Por exemplo, no trecho próximo a residência do Sr. João Pereira (foto), esqueceram de tapar um buraco que se estende por toda a largura da estrada, e com as incidência de pequenas chuvas durante essa semana, já se formaram poças de lama que causam transtornos a quem transita por ali. Além da sujeira, o tal buraco pode causar acidentes, já que a área está bastante escorregadia.

Tentaremos obter informações sobre a restauração desse trecho junto à Secretaria de Turismo do Estado e publicaremos posteriormente.

Estamos atentos.

terça-feira, 30 de março de 2010

Blog A CIDADE ICAPUÍ passa a ser Recomendado pelo jornal O POVO


Na última sexta-feira, recebemos um e-mail do Sr. Demócrito Rocha Dummar Filho, do grupo O Povo de Comunicação. Nesse email somos convidados a integrar a lista de blogs recomendados pelo Jornal O Povo online. Que o perfil do blog se encaixa com a nova e inovadora iniciativa do O POVO online, sendo selecionado o blog A Cidade Icapuí pela criatividade e pela execelência na escrita e dedicação com que o blog é desenvolvido.

Sendo assim, a partir de hoje, o blog "A Cidade Icapuí" está em parceria com O POVO online. A parceria consiste que em nosso espaço terá no topo a barra do O POVO Online. Por outro lado, no portal www.opovo.com.br, terá um link do blog na página inicial no espaço "Recomendados", além da possibilidade de ter matérias do blog nas chamadas no portal. Sendo uma iniciativa inovadora desse importante veiculo de imprensa do Estado do Ceará.

Para nós que fazemos A CIDADE ICAPUI há 8 meses, é um reconhecimento do trabalho e da dedicação de todos que fazem parte deste blog, que se esforçam para levar informação sobre a cidade de Icapuí aos quatro cantos do mundo. Isso mostra que estamos no caminho certo, reforçando a credibilidade, a responsabilidade e o compromisso de mostrar as notícias e informações, com imparcialidade, sobre nossa cidade.

A Equipe do Blog agradece e compartilha dessa alegria com os leitores que muito contribuem para o nosso sucesso.

Vamos em frente, temos muito ainda por fazer.

MEC e Secretaria Municipal fazem monitoramento do PAR em Icapuí

Nestes dias 29 e 30 de Março, técnicos representantes do Ministério da Educação por meio da Universidade Federal do Ceará (UFC), e representantes municipais da equipe da Secretaria da Educação de Icapuí e integrantes do Comitê local de acompanhamento do PAR (Plano de Ações Articuladas) estiveram reunidos no auditório do órgão para realizar avaliação e monitoramento das ações planejadas nos anos de 2008 a 2009.

Para quem não domina estas terminologias faz-se necessário esclarecer que o PAR é um documento de planejamento elaborado em 2007 no município, por exigência do MEC, por conta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, firmado entre a União, Estados e Municípios. No caso de Icapuí, o PAR foi elaborado em função de nosso município ter apresentado baixo IDEB e, portanto, mereceu atenção especial do MEC. O PAR é, então, um plano de trabalho onde consta todas as ações a serem desenvolvidas pelo municípío e com a assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para a melhoria da educação básica.

Hoje, todos os estado e municípios brasileiros elaboraram seu PAR e Icapuí, como os demais, vem fazendo o monitoramento do Plano, que em tese significa avaliar e analisar que ações previstas no ano de 2007 foram realizadas e que outras estão em andamento. No evento foi possivel também verificar que ações necessecitam de redirecionamentos e que outras podem ser acrescidas.

Todas as políticas de educação que venham a ser implantadas em Icapuí com o apoio do MEC estão necessariamente relacionadas a esse Plano de Ação. Sem ele o município não poderá dispor de nenhum apoio ou financiamento do Governo Federal para a Educação municipal. Daí a grande importância do documento e do acompanhamento do MEC no encontro que aconteceu nestes dois dias.

Para os educadores, pais e comunidade em geral o PAR de qualquer município pode ser acessado no site simec.mec.gov.br. Basta selecionar o Estado e depois o município e ter acesso a todas as informações. No caso de Icapuí, as pessoas interessadas podem analisar e acompanhar o cumprimento das metas.

Encenação da "Paixão de Cristo" em Aracati - opção para a semana santa


Houve uma época em que o belíssimo espetáculo da "Paixão de Cristo" era encenado a céu aberto pelas ruas de Icapuí, e o auge da encenação acontecia na Gruta. Esse espetáculo levava multidões às ruas do centro para prestigiar a performance dos atores. A produção era caprichada, com figurino bem elaborado e interpretações emocionantes, que retratava com fidelidade os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Infelizmente, esse espetáculo não recebeu o merecido apoio, e a falta de incentivo não permitiu dar continuidade as apresentações, interrompendo a montagem da encenação. A "Paixão de Cristo" era um dos grandes atratativos dentro da programação local da Semana Santa, de cunho tipicamente religioso, abrindo espaço para a deturpação do sentido bíblico de renovação da fé. O que vemos hoje, principalmente entre os jovens, é que o feriadão da Semana Santa se tornou praticamente um carnaval fora de época, onde predomina o uso de bebidas alcoólicas e o anseio por festas, de preferência com atrações conhecidas.

Enfim, para os que ainda valorizam as tradições e os costumes religiosos, uma boa opção para essa Semana Santa, é assistir a encenação da peça teatral " A paixão de Cristo do Aracati" no município vizinho de Aracati.

De autoria de Tinoco Luna, com direção de Xico Izidorum, essa peça foi montada pelo Grupo Teatral Frente Jovem de Aracati, que está com uma nova concepção cênica e efeitos especiais para atrair um grande público durante as apresentações. O espetáculo acontecerá nos dias 1 e 2 de abril, no Santuário Nacional do Manguezais do Rio Jaguaribe e percorrerá as ruas centenárias do patrimônio histórico daquela cidade. Terá ainda uma caravana sagrada pelo rio Jaguaribe, enquanto carruagens e cavalaria romana seguem pelas ruas do centro histórico, findando na Igreja Matriz.

Certamente, um belo espetáculo para prestigiar. Afinal, não fica tão longe assim de Icapuí.

Fonte: blog Aracati em foco. Veja a matéria completa aqui.

MAIS INFORMAÇÕES:
Paixão de Cristo de Aracati
Dias 1º e 2 de abri
Largo da Igreja Matriz
Fones: (88) 3446.2595 / 9211.2000

Músicas que retratam as belezas de Icapuí

A cidade de Icapuí sempre foi rica nas diversas manifestações artísticas e culturais. Seja no teatro de rua, na pintura, na dança e também na música. Ao longo de nossa história, muitos artistas compositores retrataram em suas poesias musicais, as nossas belezas, costumes, conquistas e experiências.

Muito de nossa história está registradas em diversas composições feitas por músicos locais. Inclusive existe o registro dessas músicas gravadas em um disco comemorativo dos 20 anos de emancipação do município, em 2004. Tentaremos dispor o conteúdo desse disco histórico para download, para que todos que amam essa terra possa conhecer um pouco de nossa cultura.

Na atual gestão, tivemos algumas composições que marcaram a transição política pela qual nossa cidade passou. A exemplo da belíssima canção "Icapuí terra abençoada", que não temos certeza ainda quem seja o autor.

ICAPUÍ TERRA ABENÇOADA

Terra abençoada, cheia de graça
Por que Deus quis assim
Essa é a beleza da natureza
Chamada Icapuí

Sol irradiante
Mar deslumbrante
Emocionando gerações
Povo iluminado
Céu estrelado
Apaixonando corações

Nasce em cada canto
Um novo encanto de viver nesse lugar
É a minha cidade
Que felicidade de cantar, de cantar...
Icapuí, vive-se lá
Icapuí, sempre te amar

Para iniciarmos a divulgação dessas músicas que mostram um pouco de nós, do que somos, e o que queremos ser, disponibilizamos aqui três músicas que retiramos do site da prefeitura municipal de Icapuí, que foram compostas durante a atual gestão e que contribuem para expressar nossas belezas naturais e a nossa cultura.

Basta clicar na música desejada para baixar:

Icapuí cresceu - clique para baixar

Icapuí terra abençoada - clique para baixar

Icapuí Tema Ano Novo - clique para baixar


Fonte: www.icapui.ce.gov.br

segunda-feira, 29 de março de 2010

Abertas as inscrições para Construção de Centros de Educação Infantil

Retirado do Site da SECUC-CE.

Abertas as inscrições para Construção de Centros de Educação Infantil

Seg, 29 de Março de 2010 00:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), informa que estão abertas as inscrições para participação no Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil, que tem por objetivo a prestação de cooperação técnica e financeira do Estado aos Municípios, para Construção de Centros de Educação Infantil (CEI).

Os municípios que se candidatarem a participar do CEI deverão formalizar sua inscrição mediante entrega de Ficha de Adesão e da documentação exigida neste Edital, em duas vias, em dias úteis, no período de 29 de março a 07 de maio, no horário de 8h às 12h, e de 13h às 17h, na Seduc (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n, 1º andar, bloco B – Cambeba. Coordenação de Cooperação com os Municípios – Copem).

Confira aqui o EDITAL


Fonte: SEDUC-CE

RESGATE DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU EM ICAPUÍ

Retirado do site da CREDE 10:

RESGATE DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU EM ICAPUÍ

Qui, 18 de Março de 2010 00:00
A EEM Prof. Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, encerrou ontem, 17/03, as atividades referentes ao ano letivo 2009 com uma cerimônia de colação de grau dos seus alunos de 3º ano.

Numa tentativa de resgatar esse momento que há muito não tinha a sua devida importância e valorização pela comunidade escolar, o núcleo gestor, junto a uma comissão de alunos e professores, trabalhou bastante para promover o evento e, mais ainda para incentivar a participação de seus alunos concludentes.

Os que se comprometeram a participar não se arrependeram da experiência. Foram 60 alunos acompanhados de seus padrinhos e/ou madrinhas e uma festa memorável: tapete vermelho, discursos, homenagens, e até valsa!

A escola ficou pequena para tantos convidados. Pais, professores, ex-alunos e comunidade se fizeram presentes para prestigiar esse momento solene, que se configura como um rito de passagem. Para alguns, talvez esta seja a única formatura. Mas é bem verdade que, para muitos, este é o primeiro passo para grandes conquistas.

PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS CONCLUDENTES 2009!
Fonte: CREDE 10 - SEDUC

Pescadores pagam pena alternativa na Estação Ambiental


O juiz da Comarca de Icapuí o Dr. Renato Belo Vianna Velloso enviou 16 homens para prestação de serviços comunitários na Estação Ambiental Mangue Pequeno. Os sentenciados com a pena alternativa são na maioria pescadores que praticavam a pesca predaria e proibida por Lei com o uso de redes e compressores.

Os “colaboradores” como são chamados na Estação Ambiental, também foram cedidos para prestação serviços no projeto Mulheres de Corpo e Algas e no Projeto “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro”.

Os serviços prestados na Estação Ambiental estão interligados diretamente ao processo de educação ambiental não formal. Os “colaboradores” fazem semanalmente coleta de sementes no manguezal, produzem mudas de mangue (só nos primeiros dois meses de 2010 foram produzidas 2444 mudas de mangue e reintroduzidas 140 no manguezal), participam de replantios e atividades de limpeza na praia, ainda participam de oficinas sobre os manguezais e sua importância para a produção pesqueira.

Além de uma pena alternativa, os pescadores estão aprendendo como cuidar do meio ambiente e realizar uma pesca responsável. Dessa forma, a punição se torna um processo de formação de cidadãos conscientes.

Os pescadores recebem orientações sobre o meio ambiente e vão iniciar um curso de inclusão digital.

Retirado do site www.deolhonaagua.org.br.

Bodega Cultural: Lacerda Filho é contra a instalação da CPI da Icaprev

Reproduzimos abaixo a postagem no Blog Bodega Cultural de Carlinhos Medeiros sobre a Sessão da Câmara de Vereadores em 26/03/2010:

Icapuí: Lacerda Filho é contra a instalação da CPI da Icaprev


Lacerda Filho (PSDB) faz a defesa do Executivo

A Câmara de Vereadores de Icapuí esteve lotada ontem (26), para o caloroso debate sobre a CPI da Icaprev instalada na sessão anterior, que visa apurar denúncias de desvio de dinheiro do Instituto*.

Os vereadores compareceram em massa, e ainda levaram suas torcidas para aplaudir os oradores. Foi uma demonstração de democracia, entretanto, é bom que se diga, nosso povo é muito passional, e por não compreender os procedimentos regimentais acaba provocando bate-bocas desnecessários, que atrapalham os trabalhos da Casa. É preciso que haja mais civilidade e respeito a todos os vereadores, que são autoridades independentes, assim como pelos que ocupam a Tribuna Popular. [...]

Logo na leitura da ATA Lacerda Filho (PSDB) se posicionou contrário, informando que não era necessária a votação em plenária para a instalação da CPI, apenas três assinaturas seriam suficientes para que ela fosse instalada. Segundo Lacerda, o objetivo da votação foi causar um fato político. Depois contestou a formação da comissão visto que, os partidos não haviam sido notificados, e como o PSDB tem a maior bancada deveria ficar com a presidência.

O vereador Jerônimo Felipe (PT) rebateu as críticas informando que o partido estava representado por dois de seus membros, e que na reunião para a escolha dos cargos foi priorizado o PSDB.

O discurso de Lacerda, como líder do governo na Câmara, foi sem duvida brilhante e cheio de estratégia, mas a meu ver meramente político e não técnico. Lacerda foi enfático ao dizer que a finalidade da CPI era a de julgar e não investigar, pois as faixas, os apócrifos, bem como o discurso de Dedé Teixeira na Assembleia Legislativa no mesmo dia da votação da CPI, diziam acintosamente que o prefeito “surrupiou” os servidores públicos.

Lacerda disse ainda que o sindicato deixou de ser uma entidade de classe para ser base da apoio do deputado estadual Dedé Teixeira e para defender os interesses do PT, pois quando Dedé era prefeito deixou de repassar R$ 5 milhões de reais aos cofres do sindicato, mostrando cópia do processo do TCM da época.

Marcos Nunes (PCdoB) rebateu as críticas feitas ao Sindicato com muita convicção -- mesmo tendo sido interrompido várias vezes pelos peessedebistas presentes na assembleia -- dizendo que na época, ao constatar a falta do repasse pelo gestor Dedé Teixeira, eles foram à Câmara, onde a presidente era Fátima Lacerda (mãe do vereador) e o vice-prefeito era seu tio, atual prefeito, e que a Câmera havia votado pelo parcelamento.

Lacerda aproveitou a sessão para protocolar mais uma CPI, agora para investigar o passado, como a falta do repasse de Dedé Teixeira a Icaprev, o que estrategicamente pode não ter sido muito bom uma vez que, Irmão Edilson era vice prefeito de Dedé e sua mãe, Fátima Lacerda, a presidente da Câmara. Outra coisa é que segundo consta nos arquivos do TCM, este processo está arquivado por ter sido feito o parcelamento como acordado entre Sindicato, poderes executivo e legislativo.

Mas Lacerda falou com muita propriedade, e aqui eu lhe dou razão, sobre o direito à presunção da inocência, o direito ao contraditório, pois não se deve acusar sem provas.

Não estou generalizando, mas algumas pessoas de Icapuí têm o péssimo habito de falar demais, de julgar e condenar as pessoas, e botar o nome delas nas ruas sem ter provas consistentes, apenas meras e infundadas suspeições. São os fofoqueiros de plantão, que acabam desgraçando a vida de pessoas decentes, e como Lacerda bem disse, “depois que um nome vai para as ruas só Deus”

As pessoas acham que podem dizer o que quiserem na Tribuna Livre, por exemplo. Chegam lá e chamam o prefeito de “ladrão”, disso e daquilo e fazem insinuações irresponsáveis ao seu respeito sem ter provas. Eu ouço estas coisas também na Praça, como não me diz respeito a vida particular do prefeito nem a de ninguém, entra em meu ouvido e sai no outro, independente das nossas divergências ideológicas e políticas.

Se a assessoria jurídica do prefeito resolver acionar o cidadão que fala o que não deve sem conhecimento de causa, ele vai ter que provar o que disse senão está ferrado. Se não conseguir provar pode ser processado por calunia, difamação e injúria, entre outros crimes, mesmo que o nome e a honra do prefeito nunca mais se restabeleçam, como aconteceu, por exemplo, com os donos da Escola Base, em São Paulo, acusados de molestar crianças.

Vejamos o que diz a constituição sobre a presunção da inocência:

Direito à presunção da inocência

Presunção de inocência diz respeito ao Estado Democrático de Direito, presunção de culpabilidade se vincula aos regimes repressivos e ditatoriais. Já a presunção de periculosidade tem origem na doutrina ultrapassada da escola positivista do século XVIII, conhecida também por criminologia clínica ou lombrosiana, o que gera a culpabilidade de autor – direito penal de autor -, espécie de tipos de homens “disciplinados” e “indisciplinados”, o que resta injusta e discriminatória a manutenção da prisão por estes últimos argumentos, conceitos e expressões subjetivas.

O cidadão acusado pela prática de um ilícito não têm o dever de juntar nos Autos, informações a respeito de sua pessoa, porque até prova em contrário – até sentença firme -, presume-se a sua inocência, esta é a regra geral (MAIA NETO, Cândido Furtado, in “Presunção de Inocência e os Direitos Humanos - Justiça Penal e Devido Processo no Estado Democrático." Revista Jurídica Consulex, Bsb-DF, ano VIII, no.171, 29 de fevereiro/2004), e ninguém está obrigado a produzir prova contra si próprio.

Portanto, aqui vai uma dica, afinal, canja de galinha e prudência nunca fizeram mal a ninguém: Antes de saírem por aí falando mal das pessoas munam-se de documentos, provas concretas, bastantes consistentes, porque vocês podem causar danos irreparáveis à vida, à honra e a dignidade de pessoas probas e seus familiares, além de terem que arcar com prejuízos financeiros sem proporções. A Globo teve que pagar um indenização de mais de R$ 1 milhão de reais por calúnia, difamação e injúria no caso da Escola Base.
Fonte: Bodega Cultural
Foto: Carlinhos Medeiros

* Alteração nossa

Fundo de Apoio a Projetos Juvenis do CIP altera data para receber projetos


O Fundo de Apoio a Projetos Juvenis alterou o prazo de entrega de projetos para participar da seleção 2010. O novo prazo será até dia 01 de abril.

Para que não sabe o Fundo de Apoio a Projetos Juvenis é uma ação do CIP Desenvolver que busca fortalecer os grupos de jovens na região de Aracati, Fortim e Icapuí.

Dessa forma, o grupo juvenil que se encaixe no perfil abaixo poderá participar da seleção:

I. Grupos e ou Organizações Juvenis, legalmente constituídas ou não, que tenham como público alvo do seu trabalho ou atuação o infanto-juvenil;
II. O Grupo e/ou Organização Juvenil deve ter em sua composição predominância jovem (14 a 29 anos);
III. O grupo deve ter no mínimo 06 meses de existência
IV. O Grupo e ou Organização Juvenil poderá propor um projeto para financiamento.

Para isso deve elaborar um projeto dentro das seguintes áreas Artístico/Cultural; Esporte/Lazer; Educação; Assistência Social; e Geração de Trabalho e Renda. Baixe AQUI o roteiro de projetos oficial do Fundo de Apoio. Procure os Centros de Juventude e Cidadania de Icapuí, Aracati e Fortim para saber mais informações sobre o processo de seleção e também para entrega dos projetos.

Outras informações estão no edital nº 01/2010 que você pode baixar AQUI.

O Edital nº 02/2010 somente modifica as datas e prazos do edital nº 01. Sendo as novas datas descriminadas abaixo::

  • Período para entrega dos projetos – 08 de Fevereiro a 01 de Abril de 2010;
  • Publicação nos flanelógrafos – 05 de Abril de 2010;
  • Apresentação dos projetos inscritos – 19 de Abril de 2010;
  • Publicação dos projetos selecionados – 20 de Abril de 2010.

Fonte: Comitê Gerencial do Fundo de Apoio à Projetos Juvenis - Cip Desenvolver - Email: fundodeapoio@yahoo.com.br

Vereador Lacerda Filho esclarece mal entendido

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro ao blogueiro Adolfo Maia sobre o “Blog esclarece os comentários do Vereador Lacerda na Sessão da Câmara”. Não se refere em momento algum, no meu discurso na Câmara Municipal, aos comentários do Blog, mais sim a maneira maliciosa, irresponsável e imprudente do comentário do Presidente do Sindicato, Sr. Celestino, no mesmo.

Portanto se V. Sa. entendeu diferente, aqui já gostaria de ratificar meu pensamento supracitado, até porque o Blog “A CIDADE DE ICAPUÍ”, sempre que posso, o visito com maior prazer e reconheço a contribuição construtiva das informações noticiadas de forma inteligente sobre a política local, principalmente sobre nossa maravilhosa cidade.

Lacerda Filho


Nota do Blog

Agradecemos a resposta e esclarecimento de vossa Excelência à nota de esclarecimento. Nosso motivo em fazer nota de esclarecimento foi para que não tivesse nenhum mal entendido sobre isso, pois conversando com algumas pessoas entenderam da mesma forma como uma crítica ao blog. Nós achávamos que vossa excelência não teria feito critica ao blog, justificado pelos várias elogios que já demonstrou por esse espaço, mas que em seu pronunciamento aparentou isso.

Reforçarmos que caso seja de interesse divulgar notícias de seu mandato parlamentar ou mesmo escrever algum artigo sobre a nossa cidade, o blog A CIDADE ICAPUÍ está de braços abertos . O convite é também estendível aos outros vereadores de Icapuí.

Muito obrigado.

domingo, 28 de março de 2010

Chuva derruba barranco no Centro de Icapuí. Areia fica acumulada na rua


Em todo município de Icapuí ocorreram chuvas nesta madrugada. Segundo a FUNCEME, na região do Centro de Icapuí choveu 36 milimetros. Foi a maior chuva do Estado de 7:00 horas de ontem à 7 horas de hoje. Na região de Peixe Gordo teve precipitações de 6 milimetros de chuva.

A chuva no Centro de Icapuí fez com um barranco próximo a Gruta de Icapuí deslizasse e areia descesse e aloja-se na rua Pe. Marcondes Cavalcante em frente a Casa dos Conselhos, atrapalhando o trânsito. As máquinas da Prefeitura Municipal foram rápidas, retiraram a terra da rua e deixaram no estacionamento da Praça do Centro de Memória Chico Bagre.

Se você outras informações sobre problemas ocasionados pela chuva em Icapuí, nos informe pelo e-mail ACIDADEICAPUI@GMAIL.COM.

Fonte: FUNCEME


Labirinto de Icapuí é destaque em matéria sobre Artesanato do Jornal Diário do Nordeste

Em matéria assinada pelas Jornalistas Germana Cabral e Cristina Pioner entitulada "A arte de criar o belo" dentro da Série Mãos que fazem história do Caderno Eva deste domingo (28/03) em que aborda o "FAZER RENDA NO LITORAL OU NO SERTÃO DO CEARÁ É OFÍCIO E, ACIMA DE TUDO, ARTE. NA SEGUNDA EDIÇÃO DA SÉRIE "MÃOS QUE FAZEM HISTÓRIA", O EVA MOSTRA A TRADIÇÃO DAS RENDAS DE BILRO, LABIRINTO E FILÉ, PASSADA, QUASE SEMPRE, DE MÃE PARA FILHA."

Na reportagem é dito que o labirinto é uma renda tradicional nas praias de Aracati, Icapuí, Beberibe e Cascavel. Sendo em Icapuí destacado "Dona Maria de Lourdes, em Icapuí, com espírito renovador, faz labirinto utilizando a juta."

Para ler a matéria completa clique AQUI

Fonte: Caderno EVA - Diário do Nordeste

sábado, 27 de março de 2010

Programação do Domingo de Ramos em Icapuí


Programação do Domingo de Ramos em Icapuí

28/03/2010 – Domingo de Ramos

05:00 horas: Bênção dos Ramos, em seguida procissão pelas principais ruas da cidade.

06:00 horas: Missa de Ramos na Igreja Matriz. Celebrante Pe. Lopes.

08:00 horas: Missa de Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo na comunidade de Cajuais. Celebrante Pe. Lopes.

17:00 horas: Missa de Ramos na Igreja de Santa Luzia na comunidade da Redonda. Celebrante Pe. Lopes.

18:00 horas: Missa de Ramos na Igreja da Sagrada Família na comunidade de Melancias de Cima. Celebrante Pe. Diomedes.


Blog esclarece comentário do Vereador Lacerda na sessão de Vereadores

Acompanhando a Sessão pela FM Educativa, dentro do pronunciamento do Vereador Lacerda Filho em que ela abordava sobre como a mídia condena as pessoas mesmo que não fossem culpados e citou o blog A Cidade Icapuí, dando por entender que esse espaço havia estava condenando as pessoas citadas no relatório do TCM e que seria tendencioso.

Queremos esclarecer que estamos apenas fazendo o que o blog se propôs em ser um instrumento de informação e notícia sobre o município de Icapuí. Dessa forma, nós apenas informamos sobre a o que acontece na cidade, de acordo com as nossas possibilidades. Lembramos que também fazemos um registro do que sai na mídia também.

Assim nós cobrimos sobre a instauração da CPI da Icaprev e também divulgamos o que saiu na mídia sobre o fato. E esperamos que o Icaprev nos mande os esclarecimentos, para divulgamos também .

A Cidade Icapuí tem uma parte que abre espaço para as pessoas escreverem sobre Icapuí e é aberto a todos, que desejam escrever, basta mandar um email para gente, que publicamos. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas escrevam para essa iniciativa.

O funcionamento do blog leva aos leitores a fazerem comentários sobre o que é publicado e está aberto também a todos a escreverem.

Nós queremos deixar bem claro que este espaço está aberto a envio de noticias sobre Icapuí. O blog assim não se recusaria a receber as notícias de ações que a Prefeitura de Icapuí está executando. Assim caberia a Assessoria de Comunicação da Prefeitura nos enviar as informações e imagens, que nós temos o prazer de publicar. Para deixar claro, quando sabemos de noticias sobre a Prefeitura, nós publicamos.

Numa cidade pequena, uma das principais fontes de noticias é sobre a Prefeitura Municipal, não dá para fugir disso, essas noticias podem ser positivas ou negativas ao que estão na administração. Mas é um fato que existe e temos o dever de divulgar, para atender o objetivo desse projeto.

Dessa forma, reforçamos o que o blog está atendendo a sua proposta de criação. E convidados a todos os leitores para que nos ajudem, enviando matérias e imagens sobre o que acontece sobre o município.

Um grande abraços a todos e todas.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Artigo: OS FRUTOS DO PROJETO


Recentemente tive a oportunidade de participar de uma experiência de formação com a presença de alguns municípios da região onde se situa o nosso Icapuí. Estar nessa oportunidade foi um exercício de reflexão e ao mesmo tempo de “acarinhamento” do ego caiçara que me foi conquistado. Não contendo a satisfação, explodi, como sempre, num pequeno artigo.
Refiro-me, nesta situação, ao sentimento de alegria que me deu ao ver jovens icapuienses presentes na sala de reunião, alguns deles para minha surpresa, assumindo postos e funções de trabalho conquistados com seus esforços e habilidades. Deu um orgulho tão “caiçara” que me fez ficar feliz como num arroubo de paternidade, “lambendo as crias”, porque entre eles figuravam personagens que, mesmo que distante, os vi crescer e se tornarem singulares, competentes, capazes de galgar muitas conquistas. Melhor que isso, tive a consciência que todos, sem exceção são frutos de um projeto político e social vivenciado desde anos atrás no município.
A palavra projeto, etimologicamente, vem do latim projectus, significando algo que é lançado para a frente, e neste sentido, tenho a convicção que, para além de suas qualidades e esforços, todos são frutos de um programa intencionalmente desenhado (de um design), de um trajeto vivenciado, de algo que se almejou alcançar e que para o qual se investiu esforços. Ainda que haja contraposições à minha opinião, acredito que a experiência histórica de Icapuí em investir prioritariamente em educação desde sua emancipação criou condições e oportunidades para que estes jovens a que me refiro, bem como muitos outros, chegassem a tornarem-se cidadãos capazes e atuantes, com trabalho e condições de vida mais qualificadas.
De fato, são muitos que hoje ocupam postos importantes, tanto no âmbito interno, quanto externo, em diversas áreas de atuação. Isso é muito rico e muito promissor para um pequeno município. Resta a nós abrir os espaços locais para oportunizar a manifestação desses profissionais que, sem maiores oportunidades são “exportados” para outros municípios e lá proliferam-se em frutos para outros territórios. Isso não permite que hoje colhamos os louros desse projeto e se usufrua dos bons resultados para o desenvolvimento de Icapuí.
Afora isso, fica a preocupação de se saber que projeto atualmente se desenha e que perspectivas de crescimento e de conquistas terá a geração dos dias de hoje.

Sessão tumultuada por causa da CPI. Novo pedido de CPI é protocolado


A Sessão dos Vereadores de hoje foi muito tumultuada por causa das discussões sobre a CPI do Icaprev, que foi aprovada na sessão anterior. Muitos populares estavam presentes, várias vezes se manifestavam, interrompendo a sessão.

Os vereadores Lacerda Filho e Antonio Carlos declararam-se contra a CPI, justificando que os vereadores não tem capacidade de julgar ninguém. Quem tem essa capacidade é a justiça.

O vereador Cadá em seu pronunciamento disse que não tem medo perde seu mandato por conta de ter votado a favor da CPI, pois ele só deve aos eleitores que votaram nele.

O vereador Lacerda afirmou que no Brasil a mídia já condena as pessoas mesmo que não tenha culpa e citou o caso da revista Veja fez com a pessoa dele, no caso dos Sanguessugas. Afirmou que a oposição só solicitou a CPI para o período da gestão do Prefeito Irmão Edilson e que esqueceram o que aconteceu com os dois parcelamentos das dívidas que aconteceram na gestão de Dedé Teixeira, que que a Prefeitura na época não repassava os recursos para o Fundo de Previdência. Por isso ele, junto com Cadá, Erika, Antonio Carlos estão entrando com pedido de outra CPI para investigar esses parcelamentos da Gestão de Dedé Teixeira. Lacerda também acusou de omissão o vereador Marcos Nunes, que na época dos parcelamentos , era presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Por fim afirmou que a intenção da oposição com a CPI da Icaprev é cassar o prefeito Irmão Edilson e o seu vice Heverton.

Depois o vereador Marcos Nunes solicitou direito de resposta e afirmou que quando era presidente do Sindicato, foi questionado o parcelamento feito em 2001. Mas o sindicato foi pego de surpresa pelo parcelamento de 2004, mas que os vereadores aprovaram. E questionou onde estava os vereadores do PSDB na época que não fizeram nada.

O vereador Jerônimo discursou que a CPI não que condenar ninguém, mas só que esclarecer os dados que contém no relatório do TCM e que ele ficaria feliz em dizer que se fosse tudo esclarecido sobre o caso. Ao final, leu três bilhetes que foram entregue a sua filha depois da eleição de 2004.

Na ordem do dia, foram aprovados vários projetos de indicativo propostos pelo vereador Lacerda.

Novo pedido de CPI foi protocolado nessa sessão para investigar a Previdência na época da Gestão de Dedé Teixeira. Que será votado na próxima Sessão da Câmara, que acontecerá no dia 09 de abril.


Telina é nova secretária de Saúde de Icapuí

A Secretária de Saúde e Saneamento de Icapuí já tem a gestora para a pasta, que ficou 15 dias sem secretário. A nova secretária é Francisca Alves da Costa Silva, conhecida como Telina. Ela é esposa de Demetrius, irmão do Prefeito Irmão Edilson. Também é mãe do vice-prefeito, Herverton Costa e da vereadora Erika Costa.

Mãe ainda procura filhos que não vê a dez anos

Em uma matéria divulgada no blog em 18 de fevereiro de 2010 sobre a busca de Dona Severina dos seus quatro filhos. Para reforçar re-publicamos a materia!

Mãe procura filhos que não ver há dez anos

Dona Severina Fernandes de Lima, que mora em Jaguaribara - CE, está à procura de seus 04 (quatro) filhos que não ver há mais de dez anos. Dois deles residem em Icapuí - CE, Edivando Fernandes da Silva e Adriana Fernandes da Silva, e votam nas seções eleitorais da escola da Fazenda Belém. Adriano Fernandes da Silva tem título eleitoral registrado no Córrego do Cajueiro em Cascavel - CE e o caçula Francisco Fernandes da Silva não se sabe onde mora. Essas informações foram obtidas no TRE e são as únicas pistas até o momento.

Qualquer informação entrar em contato com a rádio Santa Rosa FM no fone (88) 3568-0058, ou pelo celular (88)96444285 falar com João Luis, ou pelo email santarosafm@hotmail.com.

Noticias do Sindicato do Servidores Públicos de Icapuí

Reproduzimos abaixo as noticias públicadas no site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí. Para conhecer o site basta acessar : www.sindicapui.org.br.

Sindicato encaminha proposta de reajuste ao governo municipal

O Sindicato protocolou hoje 23/03/2010 ofício nº 006/10 em que encaminha a Proposta de Reajuste Salarial para os Servidores Públicos Municipais aprovada em Assembléia realizada na última quinta-feira 18/03 na Pousada Icapuí, a proposta defende a integralização do Piso dos Profissionais do Magistério de acordo com a Lei Nº 11.738/08 que representa um Reajuste de 10,6% e para os demais servidores o índice de 30% para corrigir perca salariais alencadas nos últimos cinco anos, além da implantação do PCC’s dos servidores.


A Secretaria de Saúde precisando ser socorrida!

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Icapuí está a 13 (treze) dias sem secretário (a) e além disso, os servidores até hoje 24/03/2010 não receberam seus salários referente ao mês de fevereiro; no momento atual todo mundo manda mais ninguém obedece, é impressionante a capacidade que este governo (O Povo Construindo o Novo) tem de ser desastroso, quando se pensa que ele conseguiu ser totalmente desprovido de ações efetiva para atender os anseios do povo, ele consegue se superar e piorar.


Sindicato lança nota de esclarecimento

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí lançou na manhã de hoje uma nota de esclarecimento sobre o processo de investigação que está sendo feita no Instituto de Previdencia de Icapuí. No texto ele mensiona o uso indevido de R$ 600.458,20 nos meses de agosto e setembro de 2008 e as possiveis punições que esse processo, se provado as irregularidades, pode acarrentar.


Fonte: SINDSERPUMI


Artigo: CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - Relatórios de Março de 2010 - Desorganização – Bandalheira – Incompetência – Corrupção... Nas Prefeituras

Reproduzimos abaixo o artigo "CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - Relatórios de Março de 2010 - Desorganização – Bandalheira – Incompetência – Corrupção... Nas Prefeituras do Brasil" escrito por Valdecy Alves em seu blog (http://www.valdecyalves.blogspot.com/).

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - Relatórios de Março de 2010 - Desorganização – Bandalheira – Incompetência – Corrupção... Nas Prefeituras do Brasil


Em 19 de março de 2010, a Controladoria Geral da União, através do seu site http://www.cgu.gov.br/ publicou notícia dando conta da divulgação dos Municípios brasileiros fiscalizados por sorteio e todas as constatações de irregularidades. Qualquer um pode acessar através do seguinte link http://www.cgu.gov.br/sorteios/index1.asp, seja por Estado, seja por Município.

Limitar-nos-emos ao Estado do Ceará, onde moro e milito, seja na área cultural, seja na área jurídica. MAS NO RESTO DO BRASIL A REALIDADE É A MESMA! Eis mais de 70 Municípios que sofreram auditoria da CGU, nos últimos anos, desde o sorteio nº 01, do ano de 2003, até o sorteio nº 29, do segundo semestre de 2009, cujos relatórios podem ser acessados no último link, acima. Eis os Municípios:

Acaraú -Acopiara -Aiuaba -Alto Santo -Amontada -Antonina do Norte Apuiarés -Aracati -Aracoiaba -Arneiroz - Barro - Barroquinha - Camocim Campos Sales - Capistrano –Caririaçu - Cariús -Cascavel - Catarina Caucaia -Chaval -Crateús -Crato -Croatá - Farias Brito - Frecheirinha -General Sampaio -Granja - Guaramiranga - Horizonte - Independência - Iracema Irauçuba - Itaitinga - Itarema - Itatira - Jaguaribara -Juazeiro do Norte Lavras da Mangabeira -Marco -Milhã -Morrinhos -Mucambo - Nova Olinda Nova Russas -Novo Oriente - Pacajus -Pacatuba - Pacoti - Pacujá Paraipaba Paramoti - Pentecoste - Pires Ferreira - Quiterianópolis, Quixelô Quixeramobim -Redenção - Saboeiro - Salitre -Santa Quitéria - Santana do Acaraú - São Benedito - São João do Jaguaribe - Senador Pompeu -Sobral Tamboril -Tejuçuoca - Ubajara - Uruoca -Varjota -Viçosa do Ceara

Não há um Município onde não exista alguma irregularidade, o que mostra a bandalheira nas prefeituras do Ceará e do Brasil, um país de contrastes, pois para trabalhar em qualquer empresa, como auxiliar de escritório, salário no máximo equivalente a dois salários mínimos, exigem um curriculum invejável, alguém no mínimo com segundo grau, sem antecedentes, sadio, que saiba trabalhar num computador e até com noções básicas de inglês... No setor público, para um cargo de agente administrativo, necessário ser aprovado em concurso público, ter um passado de santo, ser honesto como a própria honestidade, ter segundo grau, aguardar pacientemente a convocação dentro do número de vagas, que pode durar até mais de dois anos. Uma vez nas funções, talvez ganhe até dois salários mínimos. Pisou fora da linha, a demissão é imediata é um passo, ocorre num piscar de olhos.

Todavia, mesmo sendo analfabeto, mal falando o português, com o poder econômico, o poder da violência ou mesmo o poder político, qualquer um, mesmo tendo uma ficha policial de 20 metros, mesmo tendo matado, mesmo tendo enriquecido ilicitamente, podendo ser o maior dos ladrões ou ladra... PODE SER PREFEITO OU PREFEITA, o maior cargo de um Município, responsável por gerir milhões, por implementar toda política educacional, toda política da saúde, todos os direitos humanos fundamentais, os objetivos da República Federativa do Brasil num município. Sem dúvida que algo está errado nesse Brasil gigante pela própria natureza. Há exceções, porém raríssimas! Necessários, além da eleição, criar critérios para alguém chegar a governar um povo! SE BRINCAR O PESSOAL QUE ROUBOU O BANCO CENTRAL ENTRA JÁ NA POLÍTICA!

Analisei cerca de 10% dos relatórios da CGU, do Estado do Ceará, por amostragem, para pesquisar quais as principais irregularidades ou anomalias encontradas pela Controladoria Geral da União, ei-las:

-Ausência de documentação comprobatória das despesas;
- Atuação insatisfatória do Conselho de Alimentação Escolar;
- Ausência de prova de regularidade junto ao INSS e FGTS por ocasião dos pagamentos;
- Indícios de falta de merenda escolar em escolas municipais;
- Realização de despesas sem amparo legal;
-Utilização, no transporte escolar, de veículos em condições precárias;
-Aquisição de gêneros alimentícios após o término do ano letivo;
-Realização de despesas incompatíveis com a finalidade do FUNDEB;
-Superlotação de alunos nos veículos terceirizados para o transporte escolar;
- Descumprimento de obrigações relativas ao INSS;
-Construção de banheiros aproveitando paredes preexistentes;
- Inexistência de empresa no endereço indicado;
- Pagamento de benefícios do bolsa família a famílias residentes em outros municípios;
- Pagamento a beneficiários falecidos;
-Ausência de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço -FGTS, de pagamento do 13º salário e de concessão de férias aos professores contratados temporariamente, pagos pelo FUNDEB;
-Despesas indevidas realizadas com assessoria e consultoria contábil com recursos do FUNDEB;
-O Conselho do FUNDEB não faz o acompanhamento e controle social dos recursos do PNATE;
-Recondução dos conselheiros do FUNDEB em desacordo com a Lei e ausência de infra-estrutura para o exercício das atribuições do Conselho do FUNDEB;
-Condições inadequadas de armazenamento dos alimentos da merenda nas escolas da Secretaria de Educação da Prefeitura;
-Funcionamento irregular das equipes de saúde da família;
- Demora excessiva no atendimento aos usuários do sistema de saúde;
-Ausência de atividades voltadas para a pessoa idosa;
-Falta de oferta de alimentação escolar;
-Escolas da rede pública municipal sem condições de armazenamento e de elaboração da merenda escolar;
-Atraso na comunicação de óbitos ao INSS pelo Cartório de Registro do Município;
-Direcionamento em certame licitatório;
-Quantidades de famílias atendidas por Agentes Comunitários de Saúde em número superior ao permitido;
-Pagamento de diárias custeadas com recursos do FUNDEB sem comprovação de vínculo com atividades relacionadas à educação básica;
-Ausência de profissionais de saúde nas Equipes do Programa Saúde da Família;
-Infra-estrutura inadequada em Unidades de Saúde;
-Falta de medicamentos em Unidades de Saúde do Município;
-Quantidade significativa de medicamentos descartados;
-Indisponibilidade de acesso à internet para a comunidade;
-Desempenho ineficaz do Conselho Municipal de Assistência Social nos programas assistenciais em execução no Município;
-Beneficiários do Programa Bolsa Família não localizados;
-Beneficiário do Programa Bolsa Família com freqüência escolar inferior a 85%;
-Gestão ineficaz da Prefeitura no gerenciamento do Programa Bolsa Família;
-Ausência de seleção das necessidades educacionais prioritárias;
-Construção de módulos sanitários em desconformidade com o plano de trabalho.
-Ausência de Atendimento domiciliar por parte dos médicos e enfermeiros em Unidades Básicas de Saúde;
-Qualidade no atendimento às famílias insatisfatória;
-Falta de diagnóstico de áreas de risco e vulnerabilidade social;
-Infra-estrutura deficiente em Unidades de Saúde;
-Beneficiários de cisternas não localizados;
-Falta de notificação aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais sobre a liberação de recursos federais;
-Desvio de finalidade na utilização de bem do Programa Bolsa Família;
-Realização de Procedimento Licitatório eivado de vício insanável
...............
Percebe-se a falta de seriedade, a incompetência, a desorganização, o descompromisso com a causa pública, a violação ao princípio da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da eficiência, da publicidade, a desonestidade, a incompetência..... É chegado o momento das ações civis públicas, das ações populares, das ações por improbidade administrativa....

Resta claro que o Tribunal de Contas dos Municípios deixa muito a desejar aprovando prestações de contas a partir de documentos enviados pelos municípios, sem ir à cada localidade; que a Controladoria Geral da União deveria fiscalizar todos os municípios, sobretudo no que diz respeito a repasses de verbas federais, sem necessidade de sorteio; que os vereadores e as câmaras municipais se transformaram, em sua maioria, em secretarias das prefeituras, abrindo mão de ser um poder e do dever de fiscalizar o Poder Executivo; resta claro ainda que conselhos municipais da merenda, do FUNDEB, da educação, bem como outros conselhos foram todos sabotados e aniquilados pelos municípios, abortando-se assim instrumentos de democracia participativa, que o Ministério Público e o Poder Judiciário terão muito trabalho pela frente... que o eleitor precisa avaliar melhor o seu voto e que relatórios assim deveriam ser lidos nas escolas e debatidos com os alunos de cada município.


Os repasses para saúde e educação, milhões e milhões, estão sendo mal utilizados, quando não desviados de forma acintosa, comprometendo a prestação de serviços, que são a materializãção de direitos fundamentais. Tão fundamentais, sem os quais a sociedade não tem como avançar, nem haverá cidadania e o próprio Estado brasileiro perderá sua essência, sua razão de existir.

Necessário uma ruptura completa quanto a ser cidadão e cidadá no alavancar da democracia representativa, da democracia participativa, da forma de trabalhar dos tribunais de contas, mais fiscalização, mais condições de trabalho e instrumentos para o Ministério Público, sob pena de total fracasso do Estado Democrático de Direito, de grassar a incompetência, os custos da máquina pública, a ineficácia, o patrimonialismo e a corrupção.

ESSES RELATÓRIOS SÃO UM GRITO URGENTE PELA RECONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA ADMINISTRATIVA, DE UMA NOVA POSTURA DE TUDO E DE TODOS!


Fonte: Blog do Valdecy Alves

Igreja Católica divulga Programação da Semana Santa em Icapuí

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2010

Escrito por Antonio José

A Semana Santa é um tempo forte de reflexão e meditação sobre o Mistério da Paixão, Morte de Cruz do Filho de Deus, Jesus Cristo, e Ressurreição, que entregou sua própria vida, livremente, por amor a cada um de nós. Sua morte não é a negação da vida, pelo contrário, por ela Ele nos deu vida plena em Deus. Ao Senhor Deus, a nossa eterna gratidão!

Há maior prova de amor do que doar a própria vida?

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 28/03/2010 – Domingo de Ramos

Venha você também com seu ramo celebrar a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém e em sua vida! Neste dia, a liturgia da Palavra nos apresenta a Paixão de Cristo, o Ato de Salvação. Não esqueça de sua oferta para a Campanha da Fraternidade como gesto concreto de solidariedade.

05:00 horas: Bênção dos Ramos, em seguida procissão pelas principais ruas da cidade.

06:00 horas: Missa de Ramos na Igreja Matriz. Celebrante Pe. Lopes.

08:00 horas: Missa de Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo na comunidade de Cajuais. Celebrante Pe. Lopes.

17:00 horas: Missa de Ramos na Igreja de Santa Luzia na comunidade da Redonda. Celebrante Pe. Lopes.

18:00 horas: Missa de Ramos na Igreja da Sagrada Família na comunidade de Melancias de Cima. Celebrante Pe. Diomedes.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 01/04/2010 – Quinta-feira Santa

Nesta noite, Cristo instituiu a Eucaristia e nos deixou o Mandamento do Amor, pelo rito do Lava-pés.

08:00 horas: Confissões na Igreja de Santo Antônio na comunidade de Peixe Gordo. Celebrante Pe. Diomedes.

19:00 horas: Missa da Ceia do Senhor na Igreja de Santo Antônio na comunidade de Peixe Gordo. Celebrante Pe. Diomedes.

02/04/2010 – Sexta-feira Santa

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. O sentido de “adorar” a Cruz é de reconhecer nela o instrumento de Salvação. Beijá-la significa aceitar carregar a sua cruz de cada dia e renovar o seguimento a Jesus Cristo (Mc 8,34).

08:00 horas: Confissões na Igreja da Mãe Rainha na comunidade de Melancias de Baixo. Celebrante Pe. Diomedes.

15:00 horas: Via-Sacra da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo pelas principais ruas do centro da cidade. Celebrante Pe. Lopes.

16:00 horas: Via-Sacra da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo na comunidade de Melancias de Baixo. Celebrante Pe. Diomedes.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 03/04/2010 – Sábado Santo

Traga a sua vela para a liturgia da Luz. Esta é a Noite das noites. A mais importante da fé cristã, porque nela a Vida vence a morte definitivamente. Pois o nosso Deus é o Deus da VIDA. Seu Amor é mais forte que a morte e pelo Batismo nós participamos desta imortalidade. Nesta liturgia é celebrado o memorial das Maravilhas de Deus em favor do Seu povo. Há também a bênção do Fogo Novo, sinal da Luz de Cristo. Aleluia! Cristo Ressuscitou! E VOCÊ?

08:00 horas: Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário na comunidade de Ibicuitaba. Celebrante Pe. Diomedes.

20:00 horas: Celebração da Vigília Pascal na Igreja de Nossa Senhora do Rosário na comunidade de Ibicuitaba. Celebrante Pe. Diomedes.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

04/04/2010 – Domingo de Páscoa

Para o povo de Israel, o Sábado era o dia do Senhor (Ex. 20,8-10). Para nós, cristãos, o dia do Senhor passou a ser o Domingo, porque nele Cristo Ressuscitou e nos deu a Vida Eterna.

19:00 horas: Missa de Páscoa na Igreja de São Pedro na comunidade de Tremembé. Celebrante Pe. Diomedes.

FELIZ PÁSCOA!


quinta-feira, 25 de março de 2010

Patrimônio histórico e turístico de Icapuí ameaçado. Prefeitura inicia reforma.

A Gruta é um patrimônio histórico do município de Icapuí e uma das principais atrações turísticas da cidade. Segundo o Livro de Tombo II da Paróquia de Icapuí, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes teve sua construção iniciada em 1960 pelo Padre Martiniano de Brito e sua conclusão foi em 1962 pelo Padre José Sales. As pedras são de origem marítima, vindo da Praia de Ponta Grossa e chegaram pelo canal da Barra Grande, depois conduzidas por animais até o local da construção. O local foi ampliado na década de noventa com a construção de um anfiteatro, de um mirante e da escadaria para facilitar atividades de cultura e visitação de turistas. Na primeira gestão do prefeito Irmão Edilson, foi instalado uma nova iluminação, revitalizando o espaço que embelezou ainda mais a descida de acesso ao centro do município.

Porém, há três meses, apareceram rachaduras em toda a estrutura de pedra que forma a base do mirante e o anfiteatro (veja foto), possivelmente causado pelas chuvas do ano passado e pela eroção do terreno bastante inclinado. As rachaduras estavam afetando principalmente uma das paredes laterais, que poderia não suportar o peso da estrutura e vir a desabar, causando algo mais sério para os moradores que ficam próximos a escadaria da Gruta.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, está desde ontem com uma equipe fazendo os devidos reparos na estrutura e consertando a parte que estava deteriorada (veja a foto acima). Derrubarram a parede que estava caindo e estão colocando areia, para depois reconstruir o muro.

Esperamos que essas medidas contenham as fissuras até que uma reforma completa seja realizada naquele espaço tão importante historicamente para nossa cidade.


Colaboraram com essa matéria:
  • O historiador Freitas, pelo resgate historico da Gruta;
  • Felipe Freitas e Thiago Tavares através das fotos;

Filhotes de peixe-boi são encaminhados para Recife-PE

Três filhotes de peixe-boi marinho, que encalharam no litoral cearense entre os dias 6 e 19 de março, nas praias de Retirinho (entre Aracati e Icapuí), em Tremembé (Icapuí) e em Pontal do Maceió (Fortim) estão sendo encaminhados para a cidade de Recife-PE, através de transporte aéreo.

Os mamíferos são originários do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) e estavam sob os cuidados da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que não obtiveram sucesso nas tentativas de readaptação ao ambiente marinho. A Aquasis é membro do Conselho Gestor da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (Remane), sendo a instituição responsável pela execução de ações de resgate de peixes-bois, botos, baleias e golfinhos, vivos e mortos, em todo o litoral do Ceará.

Fonte: www.ceara.gov.br

Erramos: Em vez da Policia Federal, a Policia Militar e Civil realizaram operação de combate a drogas

O blog errou ao informar na manhã de hoje ao noticiar sobre a Operação de combate ao tráfico de drogas na cidade. Várias pessoas que nós conversamos nos afirmaram que era a Policia Federal que estava na cidade e acabamos informando errado em nosso blog. Mas a operação foi deflagrada pela Policia Militar e Cívil.

Já corrigimos o nosso erro na postagem sobre a operação, como você pode ver AQUI.

Desculpe a nossos leitores.

Policia faz operação contra tráfico de drogas em Icapuí


Os Policiais Militares e Policia Civil realizaram uma operação de combate ao tráfico de Drogas em Icapuí nessa semana. Ontem, foram presos dois acusados de tráfico de drogas em Icapuí. Os dois são moradores da cidade. Os dois foram levados para Delegacia de Icapuí para ser interrogados pela Delegada Juliana.

Segundo relatos, um já está solto e o outro se encontra encacerado na Cadeia Pública de Icapuí.

Atualização - 13:40

Errata - O blog aporou que a operação foi feita pela Policia Civil e Militar e que não havia agentes da Policia Federal.

Lúcio Alcântara comenta sobre a CPI da Icaprev

O ex-governador Lúcio Alcântara comentou hoje em seu blog (http://lucioalc.blogspot.com) sobre a CPI da Icaprev.

Previdência

A Câmara Municipal de Icapuí constituiu CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar possível desvio de recursos do Instituto de Previdência dos servidores municipais.

O dinheiro reservado à aposentadoria dos servidores não poderia ter tido outra destinação.

Coisa semelhante ocorreu em vários municípios do Ceará, inclusive Sobral, durante a administração do atual governador.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 19/03/10.


Fonte: Blog do Lúcio Alcântara

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ambulância da SAMU e de Icapuí socorrem feridos em acidente de moto na BR-304


As ambulâncias da SAMU e da Prefeitura Municipal de Icapuí socorrerem duas vitimas de um acidente com uma moto XRE-300 na comunidade de Cacimba - Aracati, na BR-304.

Segundo informações, o pneu dianteiro da moto secou rapidamente e arremessou o casal. Os dois sofreram várias fraturas pelo corpo.

As ambulâncias encaminharam as vítimas para Mossoró-RN.

Icapuí será beneficiado com investimentos da Petrobras no Ceará


Novas reservas de petróleo no Ceará podem vir a ser anunciadas pela Petrobras. A estatal direciona, de acordo com seu Plano de Negócios 2010-2014, 30% dos seus investimentos no Estado para exploração de novas descobertas e ampliação das reservas de petróleo.

O Plano de Negócios 2010 - 2014 da Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará (UN-RNCE) prevê investimentos de R$ 1 bilhão do Ceará. A maior parte destes recursos é destinada à exploração e produção de petróleo e revitalização da produção. A Companhia pretende chegar em 2014 produzindo 100 mil barris de petróleo dia, nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

A Petrobras, por meio da sua Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará, irá investir em 2010, mais de R$ 1,5 bilhão, distribuídos em cerca de 300 projetos, nos dois estados.

No Ceará, serão implantados projetos nos campos de Atum, Xareu, Curimã e Espada (área marítima) e nos campos de Fazenda Belém e Icapuí (área terrestre). Uma campanha de perfuração de 760 poços (254 até 2014 e mais 504 até 2017) será feita somente no campo de Fazenda Belém, entre os municípios de Aracati e Icapuí.

Segundo informou a assessoria de imprensa da estatal, a contribuição na produção de petróleo será "significativa", alcançando picos de 3.400 bpd (barris por dia) em 2014 e 12.800 bpd em 2017.

A produção no Ceará é, atualmente, da ordem de 7,2 mil barris por dia.

Fonte: Diário do Nordeste. Veja a matéria completa aqui.

TV Sinal de Aracati retransmite sua programação na internet


A programação da TV Sinal de Aracati poderá ser vista pela internet.

A TV Sinal de Aracati é uma emissora de televisão da Cidade de Aracati,que pertence a Rede Sinal de Comunicação, que tambem tem a Rádio Sinal AM e a Rede Sinal FM,que tem como proprietário o Deputado Bismarck Maia. Ela é a afiliada da TV Cultura de São Paulo. Seu sinal chega as cidades de Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte.

O endereço é http://www.tvsinal.com/web/

Informações - Wikipédia

Jefferson Benny lançará seu segundo CD


O cantor gospel Jefferson Benny lançara seu segundo CD, Santo dos Santos, no dia 17/04/2010 em um culto realizado no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus, localizado na rua dos Porfirios. O lançamento acontecerá às 19 horas e terá a participação dos cantores: Paulo Neto, Railson Marques, Vera Duarte, Joelma Oliveira e Banda Filadélfia.

Segundo o cantor em seu blog: "O Cd está uma benção... com lindas melodias e arranjos de primeira mão, no entanto, a produção foi elaborada com muito profissionalismo e dedicação dos músicos e profissionais em geral que participaram dessa nova obra, que sem dúvida será mais uma porta para tocar ao íntimo da alma e do espírito daqueles que realmente necessitam de um novo caminho que leve ao encontro com Deus."

Mais informações acesse: http://jeffersonbenny.blogspot.com/


terça-feira, 23 de março de 2010

Abertas inscrições para o Programa Selo Município Verde edição 2010


O Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), já abriu inscrições para os municípios que desejam obter certificação ambiental este ano. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 5 de maio na sede do Conpam (Rua Osvaldo Cruz, 2366 – Dionísio Torres), das 08 às 12h e das 13 às 17h, ou pelo fax (85) 3101.1233.

A condição "sine qua non" para que o município possa se inscrever é dispor de Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) em funcionamento e com a participação da comunidade. Hoje, das 184 cidades do Ceará, 154 já contam com o Conselho.

Este ano, de acordo com a coordenadora do Programa, Socorro Azevedo, o Conpam já realizou 5 seminários regionais, orientando tanto os técnicos das prefeituras como as comunidades com informações sobre o Programa. Outros 17 seminários ainda serão realizados em todo o Estado.

O município de Icapuí ganhou o selo verde em 2007, mas em 2009 não consegui ser contemplado com o Selo Verde.

Fonte: CONPAM

Fotos de Icapuí: Retiro Grande

Continuando a mostrar a beleza de Icapuí, a Seção FOTOS DE ICAPUÍ trás a beleza da Praia de Retiro Grande, retratadas por Juarez Teixeira.

Vista de Retiro Grande para Ponta Grossa - Juarez Teixeira
Praia de Retiro Grande - Juarez Teixeira

Se você tem uma imagem bonita de Icapuí, envie para a gente pelo email acidadeicapui@gmail.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Atividades realizadas na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí

Retirado do site do Projeto de Olho na Água:



O mês de fevereiro na Estação Ambiental iniciou-se com uma reunião do Comitê Gestor da EAMP, onde foram apresentados os primeiros resultados dos trabalhos realizados. Na reunião, o Comitê abriu espaço para entrada de mais dois membros, sendo a SEMACE representante governamental e outra vaga ficou para uma ONG local.

Nesse período, o Centro de Referencia da EAMP recebeu material de apoio pedagógico como jogos educativos, livros, cartilhas e vídeos para realização de oficinas de educação ambiental. Ainda foram entregues seis computadores, todos ligados a internet para a realização dos cursos de inclusão sócio-digital e meio ambiente através do Projeto - “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro.

A coordenadora do Grupo de Defesa do Manguezal que desenvolve suas atividades na EAMP participou de intercambio com uma jovem da Argentina através da rede internacional dos Ecoclubes.

Nesse mês a EAMP também concluiu o curso de espanhol com crianças e jovens da comunidade do Requenguela.

Quanto às visitas, diariamente recebemos vários grupos de visitantes, principalmente italianos ligados a rede TUCUM, a Estação Ambiental também está na rotas do bugueiros de Ponta Grossa e dos hóspedes da Pousada Tremembé. Recebemos ainda a visita de quatro turmas de alunos da Escola de Ensino Médio Prof. Gabriel Epifânio dos Reis.

Realizamos duas atividades de replantio e recuperação de áreas degradadas no manguezal, reintroduzindo nessas áreas 150 mudas da espécie Rhizophora mangle. A produção de mudas duplicou de janeiro para fevereiro, saltamos de 1207 mudas para 2444 mudas de mangue. Semanalmente fizemos doação de mudas de plantas nativas a visitantes, totalizando 28 mudas doadas nesse mês.
Durante o carnaval e as marés grandes intensificamos a segurança da passarela para que o grande número de visitantes fosse acompanhado ao local com segurança e obtivessem todas as informações necessárias. Nesse mês, também passamos a funcionar nos finais de semana, com dois guias locais para melhor receber e informar aos visitantes.

A reunião do Comitê de Bacias também foi realizada na sede da EAMP com visita de toda equipe ao conjunto do projeto.


Fonte: DE OLHO NA ÁGUA


domingo, 21 de março de 2010

Prefeitura decreta Luto de três dias

A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou luto de três dias pela morte de Dona Santina Felix Cirilo da Silva, mãe do Prefeito Municipal, José Edilson da Silva. Dona Santina faleceu na sexta-feira de falência múltipla de órgãos e foi sepultada no sábado.

A data do luto iniciou no sábado, indo até a segunda-feira, por isso as repartições públicas municipais não funcionarão e nas escolas não haverá aulas.

Grupo Batulata do CRAS realizou apresentação no Fortim

Por Janailma Ribeiro

Nesta última sexta, 19 de março, o grupo de percussão BatuLata do CRAS – Icapuí apresentou-se no Hotel Vila Selvagem no Fortim. O Hotel estava lotado de turistas de vários países: França, Itália, Irlanda, Espanha e alguns brasileiros também. O BatuLata despertou interesse e admiração dos hóspedes pela sua originalidade.

O grupo vem se destacando por transformar materiais, que antes eram considerados sem utilidade, em instrumentos musicais. Das latas velhas de óleo, de leite em pó e dos pedaços de madeiras, os participantes criam instrumentos de percussão, como baquetas, bumbos, ganzás, etc.

O BatuLata foi criado há quase um ano, sendo uma ação desenvolvida pelo CRAS. Atualmente, o grupo é composto por 60 jovens, tendo como idealizadoras: Anny Rakiely (professora de percussão), Janailma Ribeiro (técnica responsável pela ação) e Audísia Braga Queiroz (coordenadora do CRAS). As aulas acontecem todas as segundas e sextas, às 18:00h, no CRAS.

Essa Insttuição tem como uma de suas metas resgatar crianças e adolescentes que estejam na zona de vulnerabilidade social, valorizando o potencial dos jovens. Além do aspecto musical que os participantes aprendem, o CRAS também tem a finalidade de despertar em cada um a consciência cidadã na transformação do meio em que vive.