sexta-feira, 30 de abril de 2010

Alunos de várias universidades do Nordeste visitam a Estação Ambiental Mangue Pequeno

No mês de março foram iniciadas as aulas de inclusão sócio-digital e de educação ambiental com as crianças e adolescentes da comunidade da Requenguela, com quatro turmas de alunos, duas no período da manhã e duas no período da tarde, totalizando 32 participantes. Nas aulas os alunos aprenderam noções básicas de informática e utilizaram o computador como ferramenta de pesquisa e de promoção da educação ambiental através do uso da internet.

Utilizando sites sobre meio ambiente, ainda fizeram trabalhos de pintura, leitura de textos, desenhos, palestras e debates sobre os ecossistemas costeiros e, em especial, sobre os manguezais, ecossistema no qual estão diretamente inseridos. Para melhorar a leitura dos alunos, nos dias vagos eles recebem reforço escolar. As oficinas de educação ambiental e inclusão sócio-digital ainda se estendem aos colaboradores da Estação Ambiental (pessoas que pagam penas alternativas na Estação Ambiental), e que contribuem na produção de mudas, na limpeza do Centro de Referência, na coleta de propágulos e, além disso, participam de oficinas sobre a importância dos manguezais e sua relação com a pesca e começam a dar os primeiros passos para aprender a operar o computador.

Uma vez por semana são recebidos também os alunos das oficinas do Projeto “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro”, que participam de palestras, conhecem as instalações da Estação Ambiental e fazem visita à passarela pelo manguezal. Além disso, cada aluno recebe uma muda de planta nativa e se responsabiliza por cuidar e acompanhar seu crescimento.

No mês de março foram doadas 81 mudas para os visitantes da Estação Ambiental e para os alunos do projeto “Brincando no Presente para Ser Cidadão no Futuro”. No viveiro de mudas foram produzidas 1.337 mudas de mangue da espécie Laguncularia racemosa, totalizando 3.781 mudas produzidas desde o início do ano. Foi também construído viveiro de apoio, exclusivo para as mudas de mangue.

Entre os grupos visitantes, estiveram alunos de várias universidades dos estados do Nordeste como Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas e Bahia, todos os alunos do doutorado em desenvolvimento e meio ambiente, além de grupos de italianos ligados à Rede TUCUM e à Associação Tremembé.

Coordenador da Estação Ambiental José de Arimatea da Silva.

Retirado do site da Fundação Brasil Cidadão.


quinta-feira, 29 de abril de 2010

Professores da Escola Gabriel recebem Certificado do Curso de Tecnologia da Informação

O curso de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COMS AS TICs, de 100horas/aula foi concluído e as professoras da Escola Gabriel Epifânio dos Reis, que participaram da capacitação, receberam o certificicado das mãos da Coordenadora do NTE da CREDE 10 (Russas), Maria de Fátima Gonçalves Leitão.


Fonte: Blog do Laboratório da Escola Gabriel

SINDISERPUMI convoca servidores para Assembléia Geral

O Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí lança edital de 1ª e 2ª convocação para Assembléia Geral para discutir e deliberar sobre os Encaminhamentos sobre a não obtenção de Resposta da Prefeitura em relação à Campanha Salarial de 2010. A Assembléia será realizada na Pousada Icapuí no Centro, no dia 30 de abril (sexta-feira), tendo início às 8:00h em primeira convocação e às 8:30h em segunda.

Fonte: SINDSERPUMI

1a. Etapa do Campeonato Cearense de Taekwondo 2010

Retirado do blog MastaeKwondo abordou a primeira etapa realizada em Icapui do Campeonato Cearense de Taekwondo.

Reproduzimos abaixo:

1a. Etapa do Campeonato Cearense de Taekwondo 2010

A 1a. Etapa do 18° Campeonato Cearense de Taekwondo foi realizada na cidade de Icapuí com a participação de 236 atletas.
O evento teve a boa organização da Associação Icapuiense de Taekwondo e do Crispim Taekwondo Clube, contando com a realização da Federação de Taekwondo do Ceará.
Os destaques foram o atleta Charles Santos (Academia ATC – Fortaleza) que venceu 4 (quatro) lutas, sendo a última por nocaute, o atleta juvenil Daniel Monte (Academia ATC – Fortaleza) e, no master acima de 33 anos, o atleta Hélio Daniel (Academia CTC – Icapuí).
.
A classificação por equipe ficou assim:
.
1° Lugar: AIT – Icapuí (Prof. Wallyson)
2° Lugar: AETC – Mossoró (Mestre Kalielber)
3° Lugar: CTC – Icapuí (Prof. Magno)
.
Esse evento marca um novo começo de uma mudança realizada pela Federação de Taekwondo do Ceará. Agora serão 3 (três) etapas para a formação do Ranking Estadual, tendo a meta de alimentar o número de atletas e seu nível técnico, visando os Jogos Olímpicos de 2016. A FTC também tem o intuito de apoiar seus atletas nas dificuldades que tem para conseguir disputar eventos nacionais.

“Estamos trabalhando em busca de apoio, fazendo o dever de casa e mostrando que o esporte é uma ótima opção para aqueles que querem investir”, assegura o Presidente da FTC, Fábio Almeida (também conhecido como “Ronin”).
.
.
.
José Renato da Silva, Equipe masTaekwondo.com
pt.masTaekwondo.com
josedasilva@mastaekwondo.com


Fonte:  Mastaekwondo

Servidores da Saúde estão com salários atrasados

Retirado do site do SINDSERPUMI:

Os servidores da saúde do município de Icapuí ainda não receberem seus proventos referente ao mês de março, como se não bastasse o não pagamento do GAP os salários achatados e os seus vencimento só serem pagos a partir do dia 20 do mês seguinte, o governo municipal inovou nos últimos meses só tem efetuado o pagamento desses servidores quando completa dois meses de salários. É no mínimo estranho essa prática nociva aos trabalhadores já que a evolução das receitas do município é algo a se comemorar.


Fonte: SINDISERPUMI

Município deve declarar investimento em educação até próxima sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para os municípios enviarem dados sobre seus investimentos em educação, em 2009, ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A transmissão dos números deve ser feita pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), disponível no portal do FNDE. O Siope também está aberto para declarações das secretarias estaduais de educação, que têm prazo até 31 de maio para mandar suas informações.

Até o início desta tarde, apenas 1.642 dos 5.563 municípios brasileiros enviaram seus dados orçamentários sobre educação. Conforme estipula a Lei de Responsabilidade Fiscal, quem não declarar as informações dentro do prazo ficará impedido de receber recursos do governo federal e os convênios vigentes com a União serão suspensos até a situação ser regularizada.
 Com o objetivo de ajudar os gestores que estão com dificuldade de preencher o sistema, a autarquia divulgou no seu portal na internet um manual com orientações detalhadas. “O documento está bem didático exatamente para facilitar a navegação de qualquer pessoa inexperiente pelo sistema”, afirma Paulo Malheiro, coordenador do Siope.  

 Planejamento – O Siope coleta, processa e divulga informações sobre os orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Desse modo, auxilia os gestores públicos no planejamento das ações e na melhor aplicação dos recursos na área, ao divulgar indicadores educacionais e financeiros específicos, como dados sobre repetência, evasão e gasto por aluno.

Extraído do site do SINDSERPUMI

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE 

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Semana Pedagógica: o foco na aprendizagem


A Semana Pedagógica de 2010, realizada nestes dias 19 a 22 de Abril, e ofertada aos professores e gestores, funcionários e demais segmentos da comunidade escolar, mobilizou educadores e a comunidade escolar para uma reflexão com foco na aprendizagem. O objetivo de tomar como destino a escolas de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, refazendo os modelos anteriores onde o foco foi sempre o órgão central da gestão e a sede municipal alcançou pontos muitos positivos no evento. 

De fato, para o evento deste ano, a diretriz principal eleita quis que o espaço tido como micro na gestão educacional, a escola, tivesse a atenção principal. O tema central da Semana “ESCOLA QUE APROVA ENSINA E APRENDE, cuja intenção foi a mobilização de esforços conjuntos para a garantia de melhorias na aprendizagem de crianças, jovens e adultos de nossas escolas e por conseqüência a conquista de indicadores positivos em toda a rede de ensino. Para a realização da semana pedagógica de 2010, as escolas e CEI’s realizaram programações de acordo com suas realidades. Neste sentido a semana pedagógica teve um caráter escolar, ajudou a escola a pensar estrategicamente e buscar centra-se em ações efetivas. 
No dia 19, o primeiro dia, o período da manhã foi destinado ao debate de um tema escolhido pela escola, a partir do tema central da Semana e das questões específicas de cada estabelecimento. Os professores e gestores dos CEI’s, reuniram-se  o dia todo no CEI Ângela Maria de Góis para discutir e aperfeiçoar as atividades sobre conteúdos curriculares nas etapas da Educação Infantil.  No período da tarde as escolas tiveram a presença e apresentação pela Secretaria da Educação do seu Plano de Ação para 2010, que foi realizado com a coordenação da escola e a participação de um (a) técnico (a) da equipe do órgão central presente e participando das atividades.

No Dia 20, o segundo dia, as escolas fizeram, em sua maioria, a discussão e elaboração de um plano de ação da escola para 2010 nos períodos da manhã e tarde. Para esse momento, as equipes de gestão da escola organizaram e prepararam a elaboração do Plano de Ação garantindo que a discussão do dia de planejamento oportunizasse a definição das ações emergenciais a serem cuidadas por toda a escola. Os CEIs tiveram uma atividade diferentes neste dia. Os professores e coordenadores, com o apoio da coordenação da educação infantil cuidou de revisar e atualizar o documento das diretrizes e dos conteúdos curriculares para a educação infantil. Durante todo o dia, diversas sugestões foram sendo discutidas para sistematizar o documento e fortalecer a ação dos professores nas salas de educação infantil.

O dia 21 teve dois momentos básicos, e cada escola procurou dar um formato específico, mas com a intenção de se ter momentos com os pais de crianças da escola onde se fez a socialização o Plano de Ação da escola para 2010 e outros assuntos pertinentes a cada escola. Fez-se também o momento com os alunos, onde a escola discutiu muitos elementos destinados a esse público como os códigos de conduta e a socialização do base no Plano de ação.  Diferentes das escolas de EF, neste dia os CEIs fizeram a discussão e elaboração de um plano de ação do CEI para 2010 durante todo o dia, de acordo com cada comunidade. A elaboração deste Plano de 2010 seguiu a idéia de projetar as ações do CEI’s com atenção a seu público e na aprendizagem.

Em todas essas atividades, a presença e apoio dos técnicos da secretaria da educação se tornou efetivo e contribuiu para dinamizar e aprofundar as discussões realizadas pela escola. Terminadas as atividades previstas para as escolas, e depois desse percurso proveitoso e cheio de bons resultados, no dia 22 de Abril, privilegiou-se as atividades coletivas com a participação de todos, escola de EF e CEI’s. Neste momento houve a participação de todos como conjunto do sistema de ensino, prevemos a socialização das atividades da semana, o congraçamentos dos educadores locais, a reflexão da temática central da semana, e outras ações que foram realizadas nesta manhã de integração, como um momento de afirmação dos compromissos e das responsabilidades projetadas em nosso planos de ação

terça-feira, 27 de abril de 2010

Fundação Brasil Cidadão realiza Curso de Legislação Ambiental


A Fundação Brasil Cidadão realizou no periodo de 20 a 23 de abril um curso de Legislação Ambiental para representantes de organizações sociais de Icapuí, ministrado pelo vereador de Fortaleza, João Alfredo e pelo professor da UFC Jeová Meirelles. Onde foram abordados vários temas sobre direito ambiental e tendo no final um estudo de campo dos problemas ambientais de Icapuí.

SINDSERPUMI divulga estudo sobre evolução de receitas do município de Icapuí

Retirado do site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais:

Demonstrativos de evolução de receitas do município de Icapuí

O Sindicato dos Servidores apresenta um estudo minucioso a respeito da evolução das receitas do município de Icapuí, além de fazer um comparativo do crescimento dessas receitas com o achatamento dos salários dos Servidores Públicos.
Para ver clique aqui.


Taty Girl e prêmios na I Festa do Trabalhador de Icapuí

O Partido dos Trabalhadores de Icapuí realiza no próximo dia 1º de maio, sábado, a I Festa do Trabalhador de Icapuí, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador. A festa acontecerá a partir das 16 horas, na Casa de Show Som Raiá, e terá como atrações principais Taty Girl e Forró Adoro, participação da Banda Swingão The Clapton de Icapuí, e o sorteio de uma moto, uma TV de LCD e uma geladeira duplex entre os participantes.


Segundo a organização do evento, a I Festa do Trabalhador de Icapuí deverá reunir pelo menos oito mil pessoas do próprio município e de regiões vizinhas, sendo aberto à todas as pessoas, independente de ser filiado ou não ao partido. O ingresso será um quilo de alimento não perecível, onde pode ser trocado pela senha em vários pontos de troca na cidade. Esses alimentos serão doado pelo PT de Icapuí a entidades e pessoas carentes do município.

Segundo o presidente do PT de Icapuí, Sérgio Araújo, estão sendo convidados ainda lideranças do PT de todo o Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, como forma de mobilizar e integrar o partido e suas bases. Sergio Araújo, no blog do PTIcapuí, ainda agradeceu ao Dep. Estadual Dedé Teixeira pelo empenho na realização do 1º DIA DO TRABALHO DE ICAPUÍ, afirmando que ele foi o articulador principal do evento, garantido a aquisição dos brindes e bandas.

Veja abaixo alguns pontos de troca do Evento:
CENTRO:
Sede do PT; Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí; Mercantil Canecão; Mercantil de Nembranca; Padaria a vencedora.

VILA PARAÍSO:
Mercearia do Padre; Mercearia da Dinha; Mercearia do Zé Cunca;

REDONDA:
Associação Monsenhor Diomedes e Associação Pesca e Cultura da Redonda

IBICUITABA:
Padaria do Paulo

MELANCIAS:
Mercearia do Raimundo e Mercearia do Júnior.

TREMEMBÉ:
Bar e Restaurante do Seu Moço e Juarez.



Para saber mais informações:

Sérgio Araújo, presidente do PT de Icapuí – Fones: (88) 9615-9673 / 9236-5334

Eurivan de Paula – Fone (88) 8809-6736

Fonte: Blog do PT de Icapuí

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Globo Rural: Fartura de melão

Em matéria nos enviada por Juarez Teixeira, O Globo Rural de hoje tratou sobre o cultivo da melão no Ceará e que aborda uma fazenda de produção de Icapuí.

Abaixo reproduzimos o conteúdo da matéria e no final o endereço da pagina onde contém o vídeo.

Fartura de melão


Apenas 10% da produção de melão do Ceará fica no Estado. A maior parte é destinada ao mercado externo. Nesta safra, nem a estiagem atrapalhou o bom momento da fruta.
Clima quente e seco, alta luminosidade é tudo o que o melão precisa. Só na fazenda no litoral leste do Ceará, a 200 quilômetros de Fortaleza, são plantados três mil hectares da fruta. O melão é produzido o ano inteiro. Nesta época, a colheita chega a 120 toneladas por semana.
Mesmo com pouca chuva, a produção de melão na região litorânea do Ceará não caiu. Como a plantação é mantida por irrigação, com água de poços profundos, o ritmo da colheita continuou. Por mais um ano, o melão será a fruta fresca mais exportada pelo Brasil. Quando saem do campo os frutos recebem um tratamento especial.
“O fruto é lavado e recebe fungicida. Daí, é embalado e enviado para a câmara de resfriamento. Nós precisamos resfriá-lo para que ele tenha uma vida de prateleira maior”, explicou a engenheira agrícola Valesca Souza.
Toda variedade de melão tem um país consumidor certo. O amarelo é o preferido dos ingleses e holandeses. Noventa por cento do melão vai para a Europa. Na Espanha, o campeão tem nome de pele de sapo. Ele é maior e mais doce que os outros. Mesmo assim, para merecer o paladar do consumidor, as frutas passam por testes.
O Ceará é o principal produtor de melão do país, com 50% da safra.



O video pode ser assistido abaixo:



Fonte: Globo Rural

Icapuí recebeu a 1ª Etapa do 18° campeonato cearense de TAEKWONDO

A Associação Icapuiense de Taekwondo – AIT, Crispim Taekwondo Clube – CTC e a Federação de Taekwondo do Ceará - FTC realizaram no dia 25 de abril, na quadra da Escola Raimunda Lacerda, a primeira etapa do 18° campeonato cearense de TAEKWONDO.

O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, do Vereador Lacerda Filho, do Deputado estadual Téo Menezes e da Diretora da Escola de Ensino Fundamental Raimunda Lacerda Damião, Luzenir Honório. E contou com vários atletas de Fortaleza, Mossoró e outras cidades, além das duas equipes de Icapuí.  As lutas foram disputadas nas modalidades infantil, juvenil e Adulto, divididos em várias categorias de acordo com o peso do atleta.

A equipe da Associação Icapuiense de Taekwondo do professor Wallyson foi a grande vencedora, seguida pela equipe AETC  de Mossoró, conduzida pelo Mestre Kalielberde e a terceira colocada foi a equipe de Icapuí, Crispim Taekwondo Clube - CTC – do professor Magno. 

Os vencedores foram:


Infantil até 30Kg

1°- Mateus – AIT (Icapuí)
2° - João Pedro – AIT (Icapuí)

Infantil até 55Kg

1° - Djairo – AETC (Mossoró)
2° - Lucas – ATC (Fortaleza)
3° Vitor Hugo – AIT (Icapuí)

Infantil até 63Kg

1°- Juninho Reis – AIT (Icapuí)
2° - Alex Junior – AIT (Icapuí)

Juvenil Masculino até 48Kg

1°- Daniel Dantas – AETC (Mossoró)
2° - Marlison Roberto – AIT (Icapuí)

Juvenil Masculino até 55Kg “A”

1°- Charles Santos- ATC (Fortaleza)
2° -Johnny Heverto – AIT (Icapuí)
3°- Robson Barbosa – AIT ( Icapuí)

Juvenil Masculino até 55Kg “B”

1°- Eric – CTC (Icapuí)
2° -Max - AETC(Mossoró)

Juvenil Masculino até 63Kg

1°- Daniel Monte – ATC (Fortaleza)

2° -Felipe – TOP FIGTHER



Juvenil Masculino acima de 63Kg

1°- Daniel Nascimento- AIT (Icapuí)
2° -Rafael – ATT ( ? )
3°- Ágabo - CTC ( Icapuí)

Juvenil Feminino até 55Kg

1°- Victória Júlia – AIT ( Icapuí)
2° - Régila Ferreira – TEC (?)

Adulto masculino até 58Kg “A”

1°- Jaime Crispim - CTC (Icapuí)
2° -Wellington – CTC (Icapuí)
3°- Nicodemos- CTC ( Icapuí)

Adulto masculino até 58Kg “B”

1°- Alison- TEC (?)
2° -Francisco Leandro –ATC (Fortaleza)
3°- Ednardo- TOP FIGTHR (?)

Adulto Feminino até 58 kg

1°- Solange Andrade -IMPACTO (?)
2° -Thailany – ATC (Fortaleza)

Adulto masculino até 68Kg

1°- Guilherme Guedes – IMPACTO (?)

2° - Nicolete - CTC (Icapuí)

3°- Jonas –ATC (Fortaleza)


Adulto masculino até 80Kg “A”

1°- Claudemir –CTC (Icapuí)
2° - Cristonildo - AIT (Icapuí)

Adulto masculino até 80Kg “B”

1°- Adriano Rebouças – AIT(Icapuí)
2° - Moacir Junior – IMPACTO (?)

Adulto masculino até 80Kg “C”

1°- Felipe Roberto – AETC (Mossoró)
2° - Hélio Daniel - CTC(Icapuí)

Adulto masculino até 80Kg “D”

1°- Kalielber –AETC (Mossoró)
2° - Robson - ATC (Fortaleza)
3° - Lindemberg – CTC (Icapuí)

Fizemos agradecimento especial ao Professor Wallyson, que nos enviou as fotos e as informações sobre o Campeonato.

Blitz da Lei Seca flagra motorista alcoolizado em Icapuí

No último fim de semana, de quinta-feira (22) a domingo (25), foram multados 188 condutores, pelas 27 equipes de fiscalização do Detran, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Companhia de Policiamento da Capital (CPC), que realizaram uma média de 2.600 exames de bafômetro.

Os infratores flagrados com índice até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões devem pagar multa no valor de R$ 957,50 e podem ter a suspensão por 12 meses da sua CNH de acordo com a lei 11.705 (Lei Seca). Ainda foram detidas 08 pessoas porque estavam com um teor acima de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido. Nesse caso, os condutores devem responder a processo criminal.

Do total de infrações de acordo com a Lei Seca, só em Fortaleza foram registradas 150, o restante das multas foram realizadas no interior e região metropolitana, sendo assim distribuídas: Caucaia (09), Iguape (09), Maracanaú (08), Beberibe (04), Itaitinga (03), Sobral (01), Iguatu (01), Eusébio (01), Santa Quitéria (01) e Icapuí (01).

Fonte: www.ceará.gov.br

Calçamento em ladeira na Mutamba está quase finalizado


Há cerca de dois meses, a Prefeitura Municipal de Icapuí iniciou a construção do calçamento feito com paralelepípedo no corredor que liga a Avenida Esaú Lacerda à Serra de Mutamba, bem próximo ao cemitério.

A urbanização desse trecho era um desejo antigo dos moradores de ambas as comunidades, já que o acesso à Serra de Mutamba se fazia por corredores distantes: ou pela Serra do Mar, ou pelo Ladeira de Hugo. O calçamento já está quase pronto e brevemente está disponível para circulação de veículos.

Buscamos informações sobre o custo e a previsão de entrega da obra, porém, não encontramos respostas no setor de licitação da prefeitura.



Esclarecimentos sobre o dia de luto oficial

A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou hoje dia de luto oficial em razão do falecimento do servidor público municipal Emanoel Alexandre Rebouças. Fica facultativo o funcionamento das repartições públicas e escolas da rede municipal de ensino.

Salientamos que haverá aula normal na Escola Gabriel Epifânio dos Reis. Segundo o diretor da Escola, por se tratar de uma instituição de ensino estadual, não se enquadra na determinação do luto oficial da prefeitura munical de Icapuí.

Nota de falecimento

Faleceu na noite de ontem (25/4), o servidor público municipal Emanuel Alexandre Rebouças, que exercia as atividades de Fiscal de Obras. A "causa mortis" anunciada foi complicações cardíacas.

A Prefeitura Municipal de Icapuí declarou luto oficial de um dia, em solidariedade e pêsames à família do falecido.

A equipe do blog lamenta o ocorrido e se consterna junto com familiares e amigos.

Pichação do Mirante da Serra do Mar foi apagada

Divulgamos aqui neste blog recentemente, a ação do vandalismo ocorrido no Mirante da Serra do Mar, em Mutamba. Os vândalos ainda não identificados, picharam a parede lateral do Mirante com tinta spray na cor preta.

Nessa semana, pudemos observar que a pichação com tinta preta foi pintada com uma tinta branca, possivelmente à base de cal (como mostra a foto acima), cobrindo exatamente o mesmo desenho feito anteriormente pelos pichadores. Não sabemos se isso foi uma ação de restauração da Prefeitura de Icapuí, se haverá uma nova pintura no espaço, ou se foi mais uma atitude de vandalismo no local.

domingo, 25 de abril de 2010

ONG Aquasis visita à Praia de Redonda

Retirado da Coluna de Cláudio Cabral no Caderno Zoeira do Diário do Nordeste - edição 24/04/2010:

Manatí

As comunidades de Redonda, em Icapuí, recebem os profissionais da Aquasis, ONG que realiza Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Além de Redonda, Quixaba e Cajueiro da Praia receberão as ações da Aquasis.

Fonte: Diário do Nordeste

Bacalango Hexacampeão na final do XVI Peladão de Futebol

O tradicional campeonato "peladão de futebol" na Serra de Mutamba, chegou ontem ao final de sua décima sexta edição, com público recorde que acompanhou cada detalhe do emocionante jogo da final, disputado entre as equipes do "Bacalango" e "Vila Nova".


As duas equipes, Bacalango de uniforme amarelo e Vila Nova usando vermelho, fizeram uma excelente campanha durante o campeonato, chegando a final com suas equipes preparadas para disputar o título com muita garra e disposição.


Deixando de lado os detalhes técnicos da partida, vale destacar a presença e a participação dos torcedores, que literalmente entram em campo junto com os jogadores. Na foto acima, podemos ver um momento de concentração dos times com suas respectivas torcidas em volta, fazendo um círculo de "proteção" de seus ídolos.
Como era esperando, a presença maciça dos admiradores do esporte e do "peladão" se aglomeravam nos cantos das cercas, o único local disponível para assistir aos jogos e vibravam a cada lance perigoso para ambas as equipes.

O jogo da final do XVI Peladão foi transmitido pela FM Educativa de Icapuí, levando a emoção do jogo para todos os cantos do município chegando àqueles que não puderam prestigiar ao vivo. João Filho, Claudio Roberto e Ferreirinha fizeram a cobertura completa do evento, com comentários dos principais lances e dos bastidores.


Depois de um empate de 1 a 1, a disputa da final foi para a decisão nos penaltis. A equipe do Bacalango venceu a equipe de Vila Nova por 5 a 4, e quem fez a festa foi a torcida que invadiu o campo e comemorou junto com os jogadores.

Parabéns a todos os atletas que participaram do XVI Peladão de Futebol, fazendo de um campeonato praticamente sem nenhuma estrutura física de apoio, jogando debaixo de sol forte, correndo na areia, limitado por uma corda no chão, cara a cara com os torcedores, demonstraram a paixão que o futebol desperta nas pessoas e transformando aqueles instantes em um grande acontecimento para muitos que ali estavam presentes. Essa é a magia do esporte, unir as pessoas em torno de uma emoção. E parabéns a equipe do Bacalango pela conquista do hexacampeonato.

Veja o vídeo da cobrança dos penaltis clicando em www.youtube.com.

Fotos e vídeo gentilmente cedidos por Felipe Freitas.

Campanha: APOIE ESSE BLOG

O Blog "acidadeicapui" completou 9 meses de existência. Nesse breve trajetória muitas foram as dificuldades para se obter informações, devido principalmente a falta de tempo para nos dedicar exclusivamente a função de "blogueiro", além de diversos outros fatores que enfrentamos diariamente, entre eles a falta de equipamento fotográfico de boa qualidade, para registrar e informar em tempo real todos os principais acontecimentos relacionados à cidade de Icapuí. Mesmo assim, nos tornamos referência quando se trata de notícias locais. Fomos reconhecido inclusive pelo Jornal O Povo, que nos recomenda em seu portal na internet. Além de inúmeros veículos de comunicação que usam nosso blog como fonte de informação.

A equipe deste blog é formada por Adolfo Maia, Claudimar Silva, Clotenir Rabelo e João Filho. Todos atuando de forma espontânea e voluntária, fazendo muitas vezes malabarismos com o tempo disponível para se dedicar a atualização do blog.

Porém, todo essa estrutura de informação requer custos de manutenção e necessidade de expansão no formato do blog, devido ao significativo crescimento do número de visitas diárias e o fluxo de dados. O blog precisa crescer para se tornar cada vez melhor, mais dinâmico e mais eficiente, para suprir a necessidade de informações sobre nossa cidade.

Assim, lançamos a campanha APOIE ESSE BLOG, onde disponibilizaremos espaço publicitário limitado em nossa página. O blog tem em média 300 visitas diárias e nesses 9 meses já tivemos mais de 80.ooo acessos. Portanto, o blog "acidadeicapui" é sem dúvida uma grande janela para divulgar empresas, marcas ou atividades.

Entre em contato pelo email acidadeicapui@gmail.com ou pelos fones (88) 9200-6852 e/ou (88) 8806-9940, tratar com Adolfo ou Claudimar e saiba mais informações para ser um APOIADOR do nosso blog.

Detalhe: em breve estará no ar o novo layout, mais modernos e mais funcional.

sábado, 24 de abril de 2010

GDTUR de Icapuí torna-se vice-presidente do Fórum de Turismo do Litoral Leste

Retirado do Diário do Nordeste do dia 23 de abril de 2010:

LITORAL LESTE (23/4/2010)

Fórum de Turismo elege sua nova diretoria

O Fórum de Turismo do Litoral Leste realizou sua primeira reunião de 2010 na última sexta-feira, dia 16, na sede da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq) e, na ocasião, foi eleita a nova diretoria para o biênio 2010/2012.

A presidência foi assumida pelo representante da Asdecq, J. Ruy Barbosa; e a vice-presidência pelo presidente da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (Gdtur), Geraldo Menezes. Também compondo a diretoria, assumiram a Secretaria do Fórum o Sebrae/CE e a Secretaria de Turismo de Beberibe, representados, respectivamente, pela analista Mônica Sabino e pela secretária Ingrid Bessa.

Ao secretariar o fórum, o Sebrae/CE contribuirá para a mobilização e participação efetiva das lideranças empresariais, de entidades e gestores municipais, de forma a integrar os municípios envolvidos e fomentar a representatividade da região.

Ainda na reunião, foi revisado, discutido e aprovado o novo Regimento Interno do Fórum, que norteará as atividades da instância, e proposto o calendário anual de reuniões. Formado pela iniciativa privada, o Fórum é um instrumento de aproximação entre o empresariado e o poder público e de mobilização e conscientização dos gestores sobre a relevância da sua atuação para o desenvolvimento dos municípios da região.

Será um canal de debate e comunicação entre as lideranças dos municípios, a fim de socializar informações e iniciativas que sejam pertinentes ao desenvolvimento responsável e sustentável do turismo no litoral Leste do Ceará. Já está disponível para acesso a página www.forumturismocearall.com.br

Fonte: Diário do Nordeste

Projeto Olhar Brasil realiza os exames neste fim de semana

O Projeto Olhar Brasil se propõe a identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação está propondo a implantação do projeto denominado “Olhar Brasil”, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação e Cultura de Icapuí.

Hoje pela manhã, iniciou as consultas com três médicos oftalmologistas no Centro de Juventude e Cidadania, muitas pessoas estavam presentes para fazer os exames e caso detectar problemas de visão, escolhem entre os 12 modelos de armação de óculos disponíveis. A previsão que em 15 dias os óculos sejam entregues.

A programação de consultas segue hoje a tarde na Escola Carlota Tavares em Ibicuitaba. Amanhã estará o dia todo na comunidade de Redonda.

Fotos: Adolfo Maia

Mudam as regras para a obtenção da carteira de pescador artesanal

Reproduzimos abaixo a matéria que saiu no Diario do Nordeste, que vimos no site do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais(www.sindicapui.org.br):

Mudam as regras para a obtenção da carteira de pescador artesanal

A iniciativa do Governo Federa de mudar, a partir de 19 de maio, aos aspirantes à profissão, as regras para a emissão da carteira de pescador artesanal ainda é desconhecidas por vários pescadores. A Instrução Normativa assinada pelo ministro da pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, entrará em vigor somente em outubro para quem já exerce essa ocupação.

Conforme o Ministério da Pesca e Aquicultura, as exigências para a obtenção da carteira de pescador artesanal serão modificadas para que se tenha maior controle sobre o documento, reduzindo fraudes e atualizando o Registro Geral de Pesca (RGP). Esse documento contém informações sobre todas as categorias profissionais e as atividades ligadas ao setor. A idéia também, com as mudanças, é evitar a inscrição de falsos pescadores artesanais.

TIRA-DÚVIDAS

Quem vai receber a nova carteira provisória?

Apenas os novos pescadores que pleitearem sua inscrição no Registro Geral da Pesca (RGP). Não será feita a inscrição de aposentados por invalidez ou que recebam benefícios inerentes ao amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, bem como previdenciário que, pela legislação específica, não seja permitido o pleno exercício de atividades comerciais e econômicas

Que documentos são necessários para a obtenção da carteira provisória?

Formulário de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado; cópia do documento de identidade; cópia do comprovante de residência, devidamente atualizado; cópia do CPF; cópia do documento de inscrição no NIT, NIS ou PIS/Pasep; e uma foto 3X4 recente. Quando for aposentado, comprovação da aposentadoria especial ou aposentadoria como pescador profissional, por idade ou tempo de serviço; apresentação dos recibos de recolhimento das contribuições previdenciárias dos 12 meses da licença temporária; notas fiscais das vendas de pescado (no mínimo, uma por mês); apresentação de relatório de desempenho de atividade homologada pela entidade representativa da qual o interessado é filiado ou, quando não filiado a nenhuma entidade, ratificado por dois pescadores já inscritos no RGP

Quando começam a vigorar essas exigências para os pescadores que já possuem carteiras definitivas?

A partir de outubro, quando serão completados seis meses de assinatura da nova Instrução Normativa de regulação da emissão de registro no RGP, para que haja tempo suficiente de adaptação às novas regras

O que será avaliado pelo MPA para concessão da carteira provisória?

Comprovação que não há qualquer vínculo empregatício em outra atividade profissional, inclusive junto ao setor público federal, estadual e municipal; verificação de que não há outra atividade econômica não relacionada diretamente com a atividade pesqueira, mesmo sem vínculo empregatício; atestado de “nada consta” ou certidão negativa de débito junto ao Ibama. As mudanças que já possuem o registro definitivo no RGP deverão apresentar também, entre outros, o relatório de atividade homologado por uma entidade representativa ou ratificado por dois pescadores e a apresentação de notas fiscais de venda de pescado relativo ao período de atividade.

Fonte: Diario do Nordeste


Pesca da lagosta será monitorada via satélite


PESCA DA LAGOSTA SERÁ MONITORADA VIA SATÉLITE EM TODO O BRASIL
Por: Luciano Augusto

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MDA) anunciou nesta sexta-feira que aproximadamente 800 embarcações entre 10 a 15 metros de comprimento, com permissão para a pesca da lagosta, terão suas atividades acompanhadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a exemplo do que já é feito com embarcações acima dessas dimensões.

O monitoramento tem como objetivo permitir a exploração sustentável dos recursos pesqueiros. A compra dos equipamentos e instalação nos barcos será feita pelo MPA ao custo aproximado de R$ 3 milhões. Os aparelhos serão entregues aos donos dos barcos em regime de comodato por tempo indeterminado. Após a instalação, as embarcações passam a fazer parte do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras (Preps) que já monitora cerca de três mil barcos com mais de 15 metros de comprimento em todo o país.

Matéria publicada no blog CEARÁ AGORA no dia 23/4/2010.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Primeira audiência da CPI do ICAPREV sofre adiamento


A audiência da CPI do ICAPREV que estava marcada para dia 26 de abril, foi adiada para uma data ainda não determinada. Nessa primeira audiência seriam ouvidos a presidente do ICAPREV, Maria Irisvanda e o prefeito municipal, Irmão Edilson.

O blog não sabe os motivos que levaram ao adiamento, mas qualquer novidade sobre o caso informaremos.

Os direitos dos servidores temporários nas prefeituras

O blog Monólitos Post de Quixadá fez uma matéria sobre o direito dos servidores temporários das prefeituras, motivada por uma ação da Prefeitura de Quixadá, que nesse mês demitiu vários servidores temporários e alguns cargos comissionados, devido que a situação critica das finanças da prefeitura.

Abaixo reproduzimos algumas questões sobre o direitos de servidores temporários do blog Monólitos Post:

1) Um servidor com mais de 10 anos de serviços prestados como temporário pode ser efetivado ? Há alguma maneira disso acontecer ?

A Constituição Federal é enfática em só permitir a efetivação de servidores públicos através de concurso público, de provas e/ou de provas e títulos. De acordo com o artigo 41 da Carta Constitucional, a estabilidade só é adquirida após três anos de efetivo exercício, desde que se trate de servidores nomeados para cargo de provimento efetivo através de concurso público. O referido concurso público é pressuposto para a efetividade. Dessa forma não há possibilidade de efetivar-se servidores temporários, mesmo com muitos anos de trabalho.

2) E quanto aos recebimento de férias ?

Todo e qualquer servidor, público ou privado, tem o direito ao gozo de 30 dias de férias após 12 meses de efetivo trabalho. Ressalte-se que possui também o direito ao recebimento de 1/3 sobre o valor de suas férias, conforme nossa Constituição.

Os servidores temporários de qualquer prefeitura fazem juz ao recebimento de férias acrescidas do terço constitucional. O direito de férias é assegurado, constitucionalmente, pelo art. 7º, inciso XVII. A CLT regula a matéria nos arts. 129 a 153.

3) E o 13o.salário deve ser pago aos servidores temporários ?

O entendimento é o mesmo no tocante às férias. A gratificação natalina, popularmente conhecida como “13º Salário” é a gratificação a que o servidor faz jus na proporção de 1/12 avos por mês ou fração acima de 15 dias de exercício durante o respectivo ano civil, correspondente ao valor da remuneração percebida em dezembro.

O décimo terceiro salário é um direito garantido pelo art.7º da Constituição Federal de 1988. Consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. Como é um preceito constitucional os tribunais tem entendido ser um direito dos servidores temporários, como no caso dos demitidos da Prefeitura de Quixadá.

4) E quanto ao FGTS há algum direito ?

Os Tribunais tem entendido que não há estabilidade para os temporários em prefeituras ou governos estaduais. Interessante é que embora não reconheçam esta possibilidade, os tribunais tem decidido reiteradas vezes que é obrigação dos órgãos públicos o pagamento dos depósitos fundiários. Vejamos recente decisão que tratou sobre o caso de uma de agente comunitário de saúde. Ela não se enquadra no conceito de comissionado, pois não há exercício de direção, chefia e assessoramento (artigo 37, V, da CF/1988). Porém, se houver repetidas renovações do contrato do trabalho temporário, o trabalhador deve receber as horas trabalhadas e o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse foi o entendimento da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (de Direito Público) que rejeitou a Apelação nº 123096/2009, interposta pelo Município de Nova Mutum, distante 264 km ao norte de Cuiabá, em face de uma servidora.

O município buscou reformar decisão que reconheceu a nulidade do contrato de trabalho firmado com uma agente comunitária de saúde e o condenou ao pagamento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, em favor da autora, relativo a todo o período laborado, com juros de mora e correção monetária na forma da lei, bem como honorários advocatícios fixados em 20% sobre o valor da causa. O apelante asseverou que o pacto celebrado entre as partes seria de natureza estatutária, conforme a Lei Complementar Municipal nº 14/2002, de modo que a requerente não faria jus ao recebimento de FGTS. Afirmou não haver nulidade a ser declarada pelo fato do cargo ocupado ser de livre nomeação e exoneração.

O relator do recurso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, observou o teor do artigo 37 da Constituição Federal, que preconiza ser a investidura em cargo ou emprego público dependente de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Ressaltou que o inciso V do mesmo dispositivo estabelece que os cargos em comissão destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. Nessa mesma linha também estabelece a própria Lei Complementar Municipal 14/2002, em seu § 2º do artigo 4º.

Porém, o magistrado destacou que a apelada, conforme os autos, exerceu cargo de agente comunitária de saúde no período de 5/8/1998 a 3/12/2005, sem ter sido submetida a concurso público. Sublinhou que não houve comprovação de exercício de atribuições de direção, chefia ou assessoramento, sendo, portanto, desvirtuado o contrato de trabalho temporário, também descrito no art. 37, IX da CF. “Ao invés de atender ao interesse público, o pacto acabou sendo renovado, por repetidas vezes, conforme comprovam os atos de nomeações apresentados às fls. 55/59, de forma que sua nulidade resta patente”. Ao reconhecer a nulidade do contrato, o desembargador Rubens de Oliveira explicou que seria aplicável a Súmula 363 do Tribunal Superior do Trabalho, que confere ao trabalhador o direito à percepção das horas trabalhadas e depósitos do FGTS.

Esta decisão é do mês de abril de 2010. Entretanto, existem inúmeras decisões da mesma forma. Como podemos constatar, o caso analisado, é a mesma situação de inúmeros dos servidores demitidos recentemente em Quixadá. Os contratos são repetidos inúmeras vezes. Muitos por anos a fio. Tem estes servidores o direito ao FGTS, 13o. salário, férias e horas trabalhadas. Cabe apenas exigir judicialmente seus direitos, caso não pagos, o que provavelmente ocorrerá.


Fonte: Monólitos Post


Boletim Nossa Voz entrevista o vereador Jerônimo Felipe (PT)

O Boletim Informativo Nossa Voz do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí entrevistou o vereador Jerônimo Felipe, que é o presidente da CPI do Icaprev sobre as perspectivas do trabalho da comissão na investigação dos recursos do instituto.

Nossa Voz - O QUE OS SERVIDORES DE ICAPUÍ PODEM ESPERAR DA CPI DA ICAPREV?

Jerônimo Felipe - Seriedade na apuração dos fatos, e a certeza que estamos defendendo o patrimônio dos servidores, para que venham a ter um futuro mais tranquilo e mais digno.

NV - COMO ESTÃO OS TRABALHOS DE APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES DO ICAPREV?

JF - Passado um primeiro momento de organização interna da comissão, demos mais um passo junto ao poder judiciário, onde esta semana fizemos uma visita cordial ao juiz e ao promotor dando ciência dos fatos e agora passaremos para a fase dos depoimentos.

NV- QUAIS AS PESSOAS A SEREM OUVIDAS PELA CPI?

JF - Todas as que durante as investigações, acharmos que poderá contribuir para que cheguemos a verdade o mais rápido possível, com certeza uma dessas será a senhora Maria Irisvanda.

NV - QUAIS SÃO AS PENAS PREVISTAS, CASO SEJAM COMPROVADAS AS DENUNCIAS?

JF - A nossa preocupação é descobrir o porquê das transferências dos recursos do ICAPREV, o julgamento e as penas possíveis caberá ao MINISTÉRIO PÚBLICO determinar.

Fonte: SINDICAPUI

Sindicato dos Servidores Municipais lança boletim informativo NOSSA VOZ

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - SINDSERPUMI lançou nesta semana, seu boletim informativo Nossa Voz, que está no nº: 20 - Ano: 07 - Abr/2010.

O boletim aborda sobre: 1º de maio; a queda do ginásio; contratação de assessoria, Sindicato participa de encontro da Federação; CPI do Icaprev; Semana Pedagógica; Faixas na Rua e PCR aprovado. Também tem uma entrevista com o vereador Jerônimo, onde este responde questionamento da CPI do ICAPREV.

Para baixar clique aqui.

Fonte: SINDICAPUI

SECITEC cria Cooperativa de Tecnologia da Informação - CTI


A Secretaria de Ciência e Tecnologia do município de Icapuí - SECITEC cria uma cooperativa com o objetivo de gerir o provedor de internet Banda Larga do projeto Icapuí Digital. Vejam a seguir o comunicado que nos foi enviado para divulgação:


ESTADO DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ
SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

COMUNICADO


O Secretário de Ciência e Tecnologia de Icapuí, Silvio Roberto Teixeira Barreira, comunica aos interessados que a referida Secretaria está implantando uma Cooperativa de Tecnologia da Informação – CTI, cujo objetivo é ser gestora do Icapuí Digital, que será o provedor vinculado à Prefeitura Municipal de Icapuí.

A Cooperativa terá o mínimo de 21 cooperados e o máximo de 30, sendo sua implantação precedida de um Programa de Capacitação com enfoque em Cooperativismo e em Tecnologia da Informação.

Haverá um Processo Seletivo para participação como Cooperado, o qual define como perfil mínimo pessoas que tenham o Ensino Médio completo (ou equivalente) e cursos na área de informática.

Os interessados deverão preencher o Formulário de Pré-Seleção para Cooperados, entregando-o na sede da SECITEC, à Rua 22 de Janeiro, Nº4822 – Cajuais – CEP: 62810-000 - Icapuí – CE. O período para entrega será do dia 10 a 21 de maio de 2010.

Icapuí, 22 de abril de 2010

Silvio Roberto Teixeira Barreira
Secretário de Ciência e Tecnologia

Baixe o formulário de inscrição na Cooperativa de Tecnologia da Informação clicando aqui.

Com informações da SECITEC

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Divulgado o resultado final do concurso para professores do Estado

Retirado do Blog O Povo Concurso:

Acabou a espera. A tão aguardada divulgação do resultado final do concurso que vai contratar 4 mil professores para a rede estadual de ensino ocorreu nesta quinta-feira, dia 22.

A lista definitiva dos aprovados na seleção foi publicada na edição do dia do Diário Oficial do Estado.

A informação foi adiantada esta semana, em primeira mão, pelo Blog Concursos do O POVO.

Dentro de alguns instantes a relação dos futuros docentes também estará disponível no site da Cespe/UnB.

PRÓXIMO PASSO

Os candidatos irão aguardar agora a homologação do resultado, que será divulgada primeiramente no Diário Oficial, prevista para ocorrer até a próxima terça-feira, conforme informou ao blog a coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Marta Vieira.

A SELEÇÃO

Serão contratados, de forma imediata, quatro mil profissionais para assumir o cargo de Professor Pleno I, em áreas de estudo do Ensino Médio. O salário oferecido é de R$1.327,66.

No ato de contratação, os candidatos devem, obrigatoriamente, possuir diploma de ensino superior completo na área em que foram aprovados. A regra consta no edital do certame.

>>>> SERVIÇO

Veja aqui o resultado final

Confira aqui a página de informações do concurso

Fonte: O POVO Concursos

Primeira audiência da CPI da Icaprev está marcada

A CPI que investiga as possíveis transferências de recursos financeiros do Instituto de Previdência Municipal - ICAPREV em favor da Prefeitura Municipal de Icapuí, terá sua primeira audiência marcada para a próxima segunda-feira, 26 de abril, às 09 horas na Câmara de Vereadores do município.

A CPI do Icaprev foi criada para investigar a transferência de aproximadamente 587 mil reais das contas do ICAPREV para as contas da Prefeitura entre agosto e setembro de 2008. Segundo o relatório preliminar do Tribunal de Contas dos Municípios -TCM essa operação foi enquadrada como ilegal.

A Comissão Parlamentar de Inquérito formada pelos vereadores Jerônimo (Presidente), Marcos Nunes (relator) e Cadá, deverá ouvir a presidente do Icaprev, a senhora Maria Irisvanda de Sousa Viana Braga e o prefeito municipal Irmão Edilson.

Segundo informações colhidas pelo blog, a Câmara de Vereadores no intuito de evitar tumulto e baderna, estabeleceu que apenas 40 pessoas poderão assistir a audiência. As inscrições serão feitas na sede da Câmara.

Chuvas começam a causar transtornos

A exemplo do ano passado, onde o intenso período chuvoso causou enormes estragos em praticamente todas as comunidades do município de Icapuí, vimos que as primeiras chuvas de 2010 já preocupa a população. Hoje, desde às 17 horas que chove na cidade, acompanhado de grandes rajadas de vento, causando pequenos alagamentos nas ruas do centro da cidade e a tradicional "correnteza" na praça central.

Em alguns trechos em Cajuais, o vento danificou algumas árvores e teve início pequenos alagamentos nos trechos já tão conhecidos por todos. Porém, ressaltamos que muitos moradores que foram atingidos por enchentes em suas casa no ano passado, se precaveram e fizeram reformas em suas residências, alguns com esforço financeiro imenso, para elevar o piso da casa, para evitar que as águas da chuva invadam novamente os lares.

Já os locais que comumente são alagados, como por exemplo, rua Eng. Francisco de Assis, próximo ao mercado público, o cruzamento do fórum, corredor da Barrinha, proximidades da antiga fábrica de côco, em frente a Pousada Icapuí, entre outros, nada foi feito para previnir alagamentos.

Se analisarmos a intensidade que as chuvas estão ocorrendo em outras regiões do Brasil, podemos nos preparar para chuvas ainda mais fortes que as do ano passado. Atentem para isso!

Amigos do Meio Ambiente completa 7 anos

O Amigo do Meio Ambiente começou em 2003, com o intuito de mostrar e incentivar as pessoas uma nova maneira de educar através da arte como preservar o meio ambiente. Começou com o projeto do Instituto Sousa Cruz, plantando árvores exóticas no nordeste. O teatro começou com uma participação do grupo numa gincana da semana do meio ambiente da cidade de Icapui.

O grupo é formado por adolescentes moradores do município de Icapuí, que se preocupando com o futuro do meio ambiente, e realizam atividades de conscientização sobre os problemas ambientais em nosso município.

Os integrantes nunca fizeram curso de teatro, iniciaram com no mundo teatral com a cara e a coragem. E deu certo. Não imaginavam que iriam tão Longe. Tiveram o auxílio de uma coordenadora que sempre incentivou e ensinou aos jovens a interagir com outras pessoas!, entender o que é meio ambiente, a impoirtância de preservar para que futuramente nossos descendente possam desfrutar de todas as suas riquezas.

Neste Ano o grupo faz 7 anos de existência e abordam em suas peças teatrais temas da atualidade do mundo e da nossa cidade. O primeiro tema foi a pesca predatória (MAR É ViIDA, um tema bem discutido na nossa cidade, já que Icapui é uma cidade litorânea e a metade da sua população vive da pesca da lagosta. Depois, o tema foi a mata atlântica, com a peça "Quem conhece Ama, quem ama Preserva ), em seguida, o tema abordado foi a afrodescendência, sendo um dos mais aplaudidos, pois na sua temática trazia um pouco da realidade do Brasil. Fizeram uma pequena apresentação no Acampamento Latino Americano, realizado em Icapuí ,trazendo os versos de Patativa do Assaré que fala do meio ambiente. Atualmente estão produzindo novas peças, revitalizando a cultura de hortas e o replantio de árvores nativas, além de outras atividades.

Retirado do blog www.amigosdomeioambienteicapui20.blogspot.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Governador Cid Gomes fala sobre a EEEP de Icapuí

O governador Cid Gomes hoje a noite participou de uma sabatina no twitter, através de seu perfil oficial (http://www.twitter/cidfgomes) respondendo a várias perguntas sobre ações do Governo do Estado.

O icapuiense Jackson Ney fez a seguinte pergunta ao governador:
@cidfgomes Afinal governador, o projeto da EEEP de Icapuí é indicação do Dep. Dedé Teixeira ou Dep. José Airton?
O Governador Cid Gomes respondeu:
Olha a disputa... rsrs @jaksonney É necessidade e direito do povo de Icapuí... Me saí bem? rsrs
Interessante destacar a mensagem que Jackson Ney:
@cidfgomes Perfeito Governador, de fato isso é o que menos importa, Icapuí aguarda a obra e agradece o reconhecimento.

Dessa forma o Governador garantiu a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante para o município de Icapuí. A cidade merece a nova escola, independente da disputa política sobre a indicação.

Abaixo reproduzimos o vídeo da escola profissionalizante divulgado pelo governador no twitter:



Fonte1: Twitter do Governador Cid Gomes
Fonte2: Twitter de Jackson Ney
Fonte3: Youtube

Revista AU - Arquitetura e Urbanismo faz matéria sobre a Fossa Biosanitária e Cisterna do Projeto De Olho na Água

A jornalista Bianca Antunes da Revista Au- Arquiterura e Urbanismo fez matéria com título: Soluções simples para a água potável no projeto De olho na água . Fundação Brasil Cidadão e Ipec . Icapuí, CE.

Abaixo reproduzimos o texto da revista:

Sustentabilidade

Soluções simples para a água potável no projeto De olho na água . Fundação Brasil Cidadão e Ipec . Icapuí, CE
Por Bianca Antunes Fotos Felipe Horst


O Oceano Atlântico banha a pequena cidade pesqueira de Icapuí, litoral do Ceará na fronteira com o Rio Grande do Norte. Belas praias e vida pacata em uma cidade com pouco mais de 17 mil habitantes. E um problema comum no interior do Brasil: falta de água potável.

Estima-se que, no mundo, 1,1 bilhão de pessoas não tenha acesso à água potável - o que causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria entre crianças com menos de cinco anos, segundo a ONU. Em Icapuí, parte do problema foi sanado com o projeto De olho na água, organizado pela Fundação Brasil Cidadão com apoio da Petrobras e do Ipec (Instituto de Permacultura do Cerrado) para o manejo e gestão de recursos hídricos.

O Ipec implementou uma parte do projeto para atender mais de 200 famílias em duas pontas: de um lado garantir a segurança do suprimento de água potável com captação e armazenamento de água da chuva. De outro, construir sistemas de tratamento biológico dos efluentes domésticos, para que a água utilizada não polua o lençol freático que, em Icapuí, fica próximo à superfície. Para isso, foram construídos cisterna de ferrocimento, sistema de captação de água da chuva e canteiro biosséptico com tratamento biológico da água.

As tecnologias mostram que certos problemas podem ter soluções acessíveis. E que sustentabilidade é também pensar simples. "Trouxemos a solução para o quintal da casa das pessoas. São tecnologias fáceis de entender, de dominar e de replicar", explica André Soares, do Ipec.

Antes de definidas as tecnologias, foram feitas análises química e bacteriológica da água, mapeamento dos ecossistemas, análise de uso e ocupação do solo, definição das áreas mais susceptíveis à contaminação da água e das áreas potenciais de riscos ambientais. Todos os dados técnicos foram construídos com a participação da comunidade e disponibilizados para os habitantes e para a gestão municipal.

Para a fabricação dos reservatórios de água em Icapuí, utilizou-se o ferrocimento, técnica que possibilita a construção rápida de reservatórios grandes, além de permitir reparos e inspeções de vazamento.

O tamanho do reservatório deve ser determinado pela necessidade de consumo e a duração máxima do período de estiagem. Calcula-se que pelo menos 6 litros diários por pessoa sejam necessários para cozinhar e beber. Uma casa com cinco pessoas, por exemplo, vai utilizar 10.950 l por ano. O cálculo básico para construção de cada cisterna em Icapuí considerou uma área de captação de 60 m2, pluviosidade de 800 mm/ano e volume coletável de 48.000 l.

As cisternas foram construídas próximas às casas e conectadas diretamente às calhas, para aproveitar a água que cai em toda extensão do telhado. Foram utilizadas calhas comuns conectadas a canos de 100 mm que levam a água do telhado até o tanque. Uma tela serve de filtro, evitando a entrada de folhas e animais.

Como a intenção é beber a água da chuva, é importante descartar os primeiros 20 minutos de água que cai sobre o telhado. Para isso, foi instalado um sistema de descarte feito com uma câmara e uma bola flutuante. Quando a câmara de escape enche, a bola sobe e veda o desvio da água, que nesse momento começa a encher o tanque.

O canteiro biosséptico associa a digestão anaeróbica (sem presença de oxigênio) a um canteiro séptico que digere toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com micro-organismos aeróbicos (com a presença de oxigênio). A água é evapotranspirada, eliminando totalmente qualquer tipo de resíduo.

Canteiro biosséptico ou fossa de bananeira

A vala de 1 m de profundidade por 1,5 m de largura e 2 m de comprimento é escavada e impermeabilizada com alvenaria sobre um contrapiso de aproximadamente 5 cm - medidas calculadas para uma casa familiar média, com seis pessoas.

O biosséptico tem uma entrada para o esgoto e um suspiro que serve como saída de ar e inspeção do nível de água. Dentro da vala, é construída uma pirâmide com tijolos furados, criando um espaço para depositar o efluente. Os furos dos tijolos devem estar desobstruídos, apontando para as laterais. Assim o efluente pode alcançar as raízes das plantas. Na parte externa da pirâmide, coloca-se material poroso para encorajar o desenvolvimento de micro-organismos responsáveis pela digestão do efluente - em Icapuí optou-se pela casca do coco.

O efluente entra na pirâmide de tijolos e imediatamente inicia-se um processo de digestão anaeróbica. Ao alcançar os furos dos tijolos, ele entra em contato com o material poroso e as raízes das plantas, sendo digerido aerobicamente.

Acima do material poroso, uma camada de 20 cm de composto ou terra vegetal acomoda as plantas responsáveis pela evaporação da água, e que podem ser bananeiras, taiobas e bambus. O canteiro biosséptico funciona como uma horta, porém recebe água de baixo para cima. O resultado é um sistema sem efluentes, pois toda a água é absorvida e evaporada pelas plantas enquanto a matéria sólida (0,1% do volume total) é transformada em minerais inertes, que são alimentos para as plantas. "É um ciclo completo", explica André.

FICHA TÉCNICA

PATROCÍNIO E PROMOÇÃO Programa Petrobras Ambiental

REALIZAÇÃO Fundação Brasil Cidadão, UFC (Universidade Federal do Ceará), Ipec (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado)

APOIO Ibama, Promosell Comunicação, Projec, Aquasis, Prefeitura Municipal de Icapuí, Associações Comunitárias locais



Fonte: Revista Au- Arquiterura e Urbanismo