quarta-feira, 30 de junho de 2010

TV Verdes Mares: Queda no preço da lagosta

O programa Bom Dia Ceará da TV Verdes Mares fez uma reportagem sobre a queda do preço da lagosta e entrevistou Eloi Araújo, que é secretário de monitoramento do Ministério da Pesca.Abaixo a Matéria e no final tem um link para você assistir a reportagem no sítio da TV Verdes Mares.

Veja a repercussão do incidente de hoje na mídia cearense

Em mais um episódio do conflito entre os pescadores de lagosta de Icapuí ocorrido desde ontem à noite na cidade repercutiu em toda a midia cearense. Tanto o ato criminoso de atirar e ferir os pescadores Francisco de Assis de Sousa Filho e Antônio Carlos de Oliveira Sousa, quando a manifestação dos pescadores alternativos, que criminosamente destruiu o carro que fazia transporte a comunidade de Redonda a Icapui  ganharam destaque. 

Os portais de do Diário do Nordeste, OPOVO, Jangadeiro Online noticiaram os fatos negativos de nosso município. A TV Verdes Mares encontra-se no municipio para fazer a reportagem. Alguns jornais de Mossoró-RN  também cobriram  as péssimas noticias que sairam de Icapuí hoje. As informação sairam em vários blogs de noticias, que repercutiram a matéria e as fotos de nosso blog,

Abaixo reproduzimos as matérias que saiu na mídia sobre o episódio.

OPOVO: Delegacia de Icapuí pede reforço policial para conter confronto entre pescadores

O Portal O POVO Online traz a questão dos incidentes que ocorreram ontem a noite e hoje de Manhã em Icapuí. Ontem a noite o pescador FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA foi baleado com tiro de 12  e seu filho ANTONIO CARLOS DE SOUSA teve o braço direito fraturado. Hoje pela manhã, um grupo de pescadores revoltados com incidente de ontem, foram protestar na praça destruindo um carro de transporte entre a praia de Redonda e Icapuí, pelo simples motivo de carro ser da referida comunidade. Determinaram também o fechamento do comércio local.

Abaixo a matéria do O POVO Online:

Plantão Policial de Icapuí - 29/06/2010 - ICAPUÍ: Confronto entre pescadores causa lesão corporal à bala


Extraido do Portal TV Jaguar.

ICAPUÍ: Dia 29.06.2010, por volta das 18h00 no mar da Praia de Redonda, um barco com alguns pescadores encapuzados e armados com revolveis e espingardas cal. 12, abordaram a embarcação PORTO SEGURO de propriedade do Sr. FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA, 54 anos, filho de Maria Carneiro de Sousa e pai não declarado, natural de Icapuí, residente na Rua dos Porfírios – Centro – Icapuí que levou um tiro de 12 no quadril direito e foi transportado para o barco dos invasores, seu filho ANTONIO CARLOS DE SOUSA, 21 anos, teve o braço direito fraturado ao ser jogado para dentro da cabine do barco. O primeiro foi deixado na praia da Barrinha, onde foi socorrido por populares e encaminhado para o hospital de Aracati e o segundo foi resgatado por pescadores de Redonda. Os policiais foram ao local onde coletaram os dados da ocorrência e conduziram uma das vítimas (Antonio Carlos) para registrar o BO.

Fonte: TV Jaguar

Multidão encendeia veículo durante manifestação em Icapuí

Uma multidão, composta na maioria por pescadores de Icapuí, promoveram agora há pouco uma manifestação em praça pública, em resposta ao incidente ocorrido ontem à noite, onde um pescador foi atingido por uma bala e outro sofreu escoreações no braço. No protesto, os manifestantes tombaram um veículo tipo micro-ônibus que transportava passageiros entre as comunidades do municípios  e o centro de Icapuí diariamente. A Polícia Militar estava presente no local, mas pouco pôde fazer diante da grande quantidade de pessoas no local, porém o movimento transcorreu sem vitimar ninguém. Em seguida, a multidão conduziu o veículo para um terreno baldio e ateou fogo no mesmo, provocando uma enorme nuvem de fumaça negra.
 


Esse conflito é resultado da já conhecida "guerra da lagosta" em Icapuí, onde pescadores artesanais e alternativos vem se enfrentando constantemente pela disputa da tão cobiçada lagosta. Os pescadores artesanais defendem o cumprimento da lei que proíbe o uso de equipamentos de mergulho e armadilhas impróprias na captura da lagosta, e os pescadores alternativos se defendem alegando que a responsabilidade da fiscalização da pesca é dos órgãos federais constituídos para essa finalidade Porém, com a ausência da fiscalização por parte destes órgãos, as comunidades de pescadores artesanais iniciaram a fiscalização por conta própria, resultando em uma querela que começou de modo pacífico mas que alcançou status de guerrilha, inclusive com a utilização de armas de fogo.


As autoridades policiais e governamentais ainda não encontraram uma solução para o impasse nem para a crise econômica existente no ciclo produtivo da lagosta. E pelo acontecido hoje, há que se tomar providências urgentes para evitar o agravamento da situação.

4ª Cruzada Evangelistica Cristo Liberdade Vida


A Igreja Assembleia de Deus realiza a 4ª Cruzada Evangelistica Cristo Liberdade Vida nos dias 10 e 11 de julho no Posto de Combustiveis SP em Cajuais. O evento começará às 19 horas e tem o lema "por que o filho do homem veio buscar e salvar o que havia perdido". Participarão das cruzadas os cantores Paulo Neto, Pastor Josué Souza e Jefferson Benny.

Haverá sorteio de vários itens como ferro eletrico, um dvd, uma rede entre outros. Os recursos arrecadados servirão para a construção do Templo em Cajuais. O bilhete custa três reais.

Blog OBSERVATORIO DOS INHAMUNS questiona o Prêmio Palma de Ouro

 O blog Observatório dos Inhamuns publicou ontem uma matéria intitulada "Prêmio Palma de Ouro – Destaque Nacional Duvidoso" onde questiona algumas informações sobre o referido prêmio. Como a matéria cita o municipio de Icapuí, abaixo reproduzimos.


terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais um pescador é ferido à bala em Icapuí

Um pescador foi atingido por uma bala hoje por volta das 19 horas, quando regressava da pesca junto com seu filho, que também sofreu agressão física. O pescador foi encaminhado com urgência para Fortaleza na ambulância da SAMU, enquanto o seu filho permanece em observação no Hospital Municipal de Icapuí.

O fato aconteceu próximo ao porto da Barra Grande, na praia de Requenguela, quando os dois retornavam na pescaria e foram abordados por outra embarcação, que possivelmente fazia a fiscalização da pesca da lagosta na área. Ainda não se sabe exatamente quem foram os agressores e qual o motivo que levou os tripulantes da outra embarcação a fazerem uso de arma de fogo contra os pescadores.

Quaisquer novas informações, publicaremos aqui.

Escola Gabriel lança o blog "Greenbiel" sobre preservação ambiental

A Escola Estadual Professor Gabriel Epifâneo dos Reis, lançou essa semana o blog "Greenbiel" para divulgar ações realizadas pela escola e informações relacionadas à preservação ambiental. Na postagem de estreia, os criadores do blog fazem referência aos objetivos desejados. Veja a seguir o texto inaugural:

O município de Icapuí vem sofrendo uma grande carência na área ambiental. Os problemas ambientais são constantes em nossa bela cidade, nós professores da Escola Gabriel temos a incumbência de preparar da melhor forma os nossos jovens alunos, pois, estes jovens serão o legado de nossa geração. Isso torna o papel da escola fundamental, pois a mesma deve debater assuntos ambientais, não só em eventos especiais como a Semana do Meio Ambiente, mas também adicionar ao Currículo Escolar ações que promovam um desencadeamento de discussões a favor da luta pela preservação. 

O Blog GreenBIEL nasceu com a incumbência de mostrar aos alunos de nossa escola e ao público visitante a importância da preservação do meio em que vivemos, sensibilizar os jovens icapuienses em promover um desenvolvimento mais sustentável, que por sua vez possa garantir às futuras gerações o bem-estar que hoje usufruímos.

Visite o blog Greenbiel.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ministério Público Federal ajuiza ação contra instalação de eólica em Icapuí

O MPF do Ceará entrou com ação civil pública na Justiça Federal do estado pedindo a anulação do licenciamento ambiental concedido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará à Eólica Cacimbas, em Icapuí (CE). 
Para o procurador da República em Limoeiro do Norte (CE), Luiz Carlos Oliveira Júnior, responsável pela ação, a competência do licenciamento da usina é do Ibama. O empreendimento estaria em uma rota migratória de aves do hemisfério norte o que, de acordo com o procurador, tem potencialidade de causar danos transnacionais.
A ação também pede que sejam realizados estudos prévios para viabilizar a implantação do empreendimento, já que a usina ficaria em uma área de proteção ambiental e na zona costeira.
Notícia retirada do Portal Energia Hoje.

Grupo RESOLVER realiza fórum sobre Campanha Anti-drogas

O grupo Resolver – ética e cidadania em Redonda realiza um fórum de discussão na comunidade de Redonda, com o tema “O Estatuto da Criança e Adolescente – direitos e deveres de pais e filhos”; parte da Campanha Antidrogas que o grupo está desenvolvendo na comunidade há cerca de um ano.

A discussão é uma ação educativa dirigida aos pais e mães dos alunos da escola e os comerciantes de bebidas (donos de bares e barracas de praia), com o intuito de alertar para o cuidado que todos têm devem ter com a exposição excessiva das crianças e adolescentes aos ambientes impróprios para sua idade, inclusive com o consumo de bebidas alcoólicas.

O fórum de discussão acontecerá na Casa do Pescador, no dia 30 de junho, com início às 14:00h e contará com a participação da Defensora Pública do Fórum de Justiça de Icapuí, da delegada de polícia, das Secretárias da Educação e da Ação Social, dos vereadores municipais, do Conselho Tutelar, Conselho da Criança e Adolescente pais e comerciantes de Redonda. Nosso intuito maior é o esclarecimento, mas também o fortalecimento da ação do Conselho Tutelar em nosso município.

RESOLVER - ÉTICA E CIDADANIA EM REDONDA

Adesão ao Programa do Livro Didático tem prazo até quarta-feira

  

Segundo o fundo, o objetivo da mudança é evitar o desperdício. Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo FNDE, uma autarquia do Ministério da Educação. Mas, em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência e não utilizar o material enviado pelo governo federal.

Para 2011, o PNLD vai atender a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental com obras de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol). As informações sobre as novas regras do programa e a lista dos municípios que já formalizaram a adesão estão disponíveis no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

Fonte: Blog do Eliomar (O povo)

domingo, 27 de junho de 2010

NordesTurismo traz a beleza de Icapuí

O sítio NordesTurismo é um um espaço dedicado exclusivamente a informações turísticas do Nordeste do Brasil. Trazendo informaçoes para você planejar sua viagem,  buscando as dicas e opções detalhadas para trazer comodidade ao seu lazer.


Neste sítio traz informações e fotos de Icapuí, que reproduzimos abaixo:

Informações do Boletim do Vereador Marcos Nunes - Parte II

Continuamos a publicar as matérias do boletim informativo do mandato do vereador Marcos Nunes . Na segunda parte o Jornal aborda a visita do vereador a escolas,a falta do cumprimento do acordo do concurso da Camara, a aprovação da lei do PCR dos professores e do excesso de prestadores de serviço na Prefeitura Municipal de Icapuí.

Abaixo as informações

Informações do Boletim do Vereador Marcos Nunes - Parte I

No dia 16 de junho publicamos a informação que o vereador Marcos Nunes lançou o boletim informativo de seu mandato parlamentar. Abaixo reproduzimos algumas matéria sobre o Polo de Lazer, o aterro do local onde será a delegacia, necessidade de investimentos na região leste do município e sobre o acionamento do Ministério Público em relação a compra de cadeiras escolares.

As informações do boletim foram divididos em duas postagem para facilitar a leitura, mais tarde publicaremos a segunda parte delas.

sábado, 26 de junho de 2010

Comitiva do PSDB-Icapuí participa da convenção estadual do partido em Fortaleza



Aconteceu hoje em Fortaleza/CE, a convenção estadual do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB para apresentação de nomes que irão compor a chapa do partido na disputa das eleições de 2010. Uma comitiva de simpatizantes da sigla em Icapuí, liderados pelos vereadores Lacerda Filho e Cadá, ambos representantes do partido no poder legislativo local, prestigiaram o evento que definiu os candidatos aos cargos de governador, vice-governador e senador no estado do Ceará.

Icapuí e 15 cidades do Ceará voltam a ser abastecidas pelos Carros-pipa da Operação Pipa do Exército

Os carros-pipas vão voltar a atender os 16 municípios cearenses onde o serviço havia sido suspenso por falta de verbas. Icapuí estava entre os municípios prejudicados.

Plantão Policial de Icapuí - 25/06/2010


ICAPUI: Dia 25.06.2010, por volta das 07h30min, na localidade de Berimbau, zona rural de Icapui-CE, foi conduzida FRANCISCA TERCÁPIO ANDRADE, nascida aos 08.08.1964, natural de Munlugu-CE, filha de José Ferreira de Andrade e Ilza Maria Tercápio de Andrade, residente na localidade de Olho D’água, também zona rural de Icapui-CE, por se encontrar pilotando a moto Honda XLR 125, ano 1997/1998, cor azul, placa MXN 2942, de propriedade de Francisco da Silva Ferreira, sem ser devidamente habilitada e de acordo com denúncia de populares trafegar em alta velocidade pelas ruas da referida localidade. A polícia compareceu no local e depois de constatada a veracidade dos fatos, conduziram o veículo e condutora a DPC, onde ficou acertado com a autoridade policial a lavratura do T C O por conduzir veículo automotor sem está devidamente habilitado.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Falta de água leva preocupação a população do município.


O município de Icapuí volta a sofre com a falta de abastecimento de água para a população. Na terça-feira, os moradores do assentamento Michucha fecharam a estrada na última terça-feira para reclamar da falta de água na comunidade. 

Agora é a vez da comunidade de Ibicuitaba reclamar da falta de abastecimento na comunidade. Moradores entraram em contato com o blog afirmando que não tem água nas torneiras a mais de uma semana. de água está com problemas de abastecimento de água a cerca de um semana. O Centro de Icapuí também está com falta de água desde a manhã.

Se você morador de Icapuí está enfrentando problemas com abastecimento de água em sua comunidade, entre em contato com o nosso espaço e nos conte o problema. O espaço está aberto também para o SAAE explicar sobre a resolução desses problemas. 

Festejos Juninos escolares de Icapuí

Reproduzido do blog Educação de Fato da Secretaria da Educação e Cultura:

CALENDÁRIO DAS FESTAS JUNINAS NAS ESCOLAS

Dia 01 e 02 de Julho
- CEI Ângela Maria de Goes – Haverá um bingo no dia 1° de junho e no dia 02 de junho tem apresentação de quadrilhas e barracas com comidas típicas.
- CEI José Antero Rebouças – Quadrilhas e Comidas típicas
- 22° Arraia dos Namorados e 3° Festival das Quadrilhas Escolares na Escola Gabriel Epifânio dos Reis

Dia 03 de Julho
- XII Arraiá da Cidadania – Escola Horizonte da Cidadania
- Escola Francisco Ezequiel da Costa – Quadrilhas e Comidas típicas. 

Comissões da AL debatem em Aracati implantação de campus da UFC

Extraído do sítio da Assembleia Legislativa do Ceará:

24.06.2010
Comissões da AL debatem em Aracati implantação de campus da UFC

As comissões de Ciência e Tecnologia e da Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizam, nesta segunda-feira (28/06), audiência pública, no município de Aracati, para discutir a implantação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) naquela cidade. O debate, que vai acontecer a partir das 8h30, na Escola das Irmãs Salesianas, atende à solicitação dos deputados Dedé Teixeira e Artur Bruno, ambos do PT, e da Câmara Municipal de Aracati.

Dedé Teixeira justificou o debate, ressaltando que o campus vai atender uma população que há décadas luta por serviços básicos, como asfalto, luz e água, tendo de deixar de lado o sonho da universidade. Segundo ele, após os investimentos feitos pelos governos federal e estadual na infraestrutura da região, as demandas estão mudando e a região do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste, que apresentam uma população em torno de 500 mil habitantes está se mobilizando em prol da educação.

Foram convidados para a discussão, representantes da UFC; das câmaras de vereadores dos municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste; do Conselho Estadual de Educação do Ceará; da Universidade Estadual do Ceará (Uece); das secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e da Educação Superior do Estado; além de prefeitos das duas regiões.
LF/JU

Blog "acidadeicapui": 11 meses dando exemplo de democracia

Em 22 de junho passado, nosso blog "acidadeicapui" completou 11 meses divulgando notícias sobre nosso município, artigos sobre assuntos de interesse comum da população icapuiense e acontecimentos marcantes na nossa cidade. Ao longo desse período, muitas matérias informativas foram exibidas, algumas se tornaram polêmicas pela sua essência, outras por estimular as opiniões do leitores sobre o cenário político local e as divergências, ou discordâncias ideológicas partidárias. No entanto, o blog sempre se mostrou aberto para que os leitores manifestassem seus pensamentos sobre a infinidade de assuntos apresentados aqui, e eles se manifestaram (e se manisfetam) nas mais variadas formas: seja nos comentários, seja nos enviando email para acidadeicapui@gmail.com, nosso canal direto com o leitor.

A seguir, apresentamos duas manifestações distintas referentes ao pensamento desses leitores sobre os 11 meses de existência deste blog, que caracterizam a plenitude da democracia em nosso país, e que fazemos questão de segui-la.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vereador Lacerda Filho (PSDB) esclarece sobre problemas no abastecimento de água nos assentamentos do INCRA em Icapuí

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) instalados nos assentamentos do INCRA provocaram na última terça-feira a interdição da CE-261 que dar acesso ao município de Icapuí e a entrada para a praia de Redonda, reivindicando solução para a falta de abastecimento de água naquela comunidade. Exigiram a presença do prefeito municipal e do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Icapuí, para juntos com a direção da empresa PETROBRAS encontrar uma solução definitiva para o impasse.

O vereador Lacerda Filho (PSDB) se mostrou surpreso com a manifestação dos assentados, por ser de competência do Governo Federal à assistência aos projetos de assentamentos efetivados pelo INCRA. Para o vereador, o MST é um movimento social que merece o devido respeito e reconhecimento de suas ações por contribuir para a geração de emprego e renda no meio rural através de atividades produtivas e incremento à agricultura familiar, mas considerou uma infelicidade por parte dos dirigentes daquele movimento o fechamento da CE-261, de competência estadual, ao invés do fechamento da BR-364 ou do acesso a empresa Petrobras que ficam próximos do local escolhido, estes sim, de competência federal. A sociedade icapuiense é solidária com a causa da comunidade e o governo municipal tem contribuído para amenizar o problema da falta de abastecimento de água, porém não deve ser posto como o culpado por não ser de competência municipal o abastecimento de água desses assentamentos, e sim do Governo Federal.

Site da Prefeitura de Icapuí volta a ser atualizado

O site da Prefeitura Municipal de Icapuí, criado em junho de 2009, para divulgar os principais acontecimentos de nossa cidade e informações históricas e culturais que compõem nossa identidade, voltou a ser atualizado. A equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município é agora a responsável pela manutenção e alimentação do site, mantendo-o constantemente atualizado servindo de referencial principalmente para as  pessoas que desejam conhecer nossa belíssima cidade.

Clique em www.icapui.ce.gov.br e conheça um pouco do que Icapuí tem para oferecer.

Para Saber Direito por Daniel Freitas - O Procedimento do Processo Administrativo das Infrações Ambientais perante o IBAMA

O advogado Daniel Freitas, que atualmente faz parte de Advogados da Prefeitura Municipal de Icapuí, enviou-nos o Artigo "O Procedimento do Processo Administrativo das Infrações Ambientais perante o IBAMA" e com frequencia escreverá para o blog sobre questões de Direito. Se você tem alguma dúvida sobre alguma questão do ambito do direito, envie-nos um e-mail (acidadeicapui@gmail.com) que nosso Amigo Daniel Feitas responderá sua duvida.

Daniel Freitas está participando do blog na coluna "Para saber Direito" onde responderá questões pertinentes ao tema.

Abaixo o Artigo "O Procedimento do Processo Administrativo das Infrações Ambientais perante o IBAMA"

Operação Pipa suspende água em Icapuí e mais 15 municípios

Segundo o reportagem do Diário do Nordeste de hoje, a Operação Pipa realizado pelo Exercito suspenderá o fornecimento de água através de caminhão pipa para 16 municipios do ceará, inclusive Icapuí, devido a falta de pagamento do Ministério da Integração Nacional à 10ª Região Militar. 16 municipios do Estado já decretaram situação de emergência e aguardam a homologação pelo Estado. Porém o Governo do Estado decretará estado de emergência na próxima semana.

A reportagem completa do Diário do Nordeste está abaixo:

Plantão Policial de Icapuí - 23/06/2010 - Senhor é encontrado morto em sua residência


ICAPUÍ: Dia 23.06.2010, por volta das 16h00, na localidade de Olho D’Água de Baixo – Icapuí-CE foi encontrado por vizinhos, no interior de sua residência o Cadáver de VICENTE MENDONÇA DA SILVA, 56 anos, filho de Francisco Mendonça da Silva e Regina Viana da Conceição, agricultor, natural de São José de Campestre-RN. O corpo aparenta sinais de morte natural.

Fonte: TV Jaguar 

Quadrilha que assaltava região de Icapuí, Tibau e Aracati é desbaratada em Natal

Integrantes da quadrilha que realizou vários assaltos na região de Icapui foi presa no dia 21 em Natal. A mesma quadrilha foi quem assassinou o jovem Abimael de Sousa Braga em um assalto ocorrido na Praia de Redonda.

Prefeito Municipal e Secretária de Educação de Icapuí recebem prêmio Palma de Ouro

O prefeito municipal de Icapuí, José Edilson da Silva, e a Secretária Municipal de Educação, Ana Lúcia da Costa Mello, foram agraciados com o prêmio "Palma de Ouro" no Educa Brasil – Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, realizado no estado de Santa Catarina, onde reuniu importantes educadores do país em reconhecimento aos projetos idealizados no desenvolvimento de políticas educacionais.
 
O evento é considerado o maior do Brasil na área de educação e visa premiar os profissionais nos quesitos de respeito ao pluralismo de ideias, valorização dos profissionais da educação, igualdade de condições e incentivo a elaboração de projetos voltados ao desenvolvimento da educação em diferentes níveis, integrando as ações do poder público direcionadas à garantia da qualidade de vida da população.


Outros municípios cearenses foram contemplados com o prêmio "Palma de Ouro", são eles: Quixeramobim, Iguatú, Quixelô, Quixadá, Ocara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Uruburetama.
 

Fonte: www.sertaocentral.com.br

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PROFESSORES DE 6º AO 9º ANO FAZEM ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

Reproduzimos a postagem do blog Educação de Fato da Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí: 
PROFESSORES DE 6º AO 9º ANO FAZEM ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
No próximo dia 24 de Junho, os professores que atuam nas áreas de ensino do Ensino Fundamental estarão reunidos no auditório da Secretaria Municipal da Educação para realizarem a escolha do livro didático para o ano de 2011. A escolha, inicialmente, está sendo realizada pelos professores nas próprias escolas a partir dos livros indicados pelo Ministério da Educação em seu "Guia do Livro Didático". No dia da escolha coletiva cada escola apresentará o parecer sobre as escolhas e conjuntamente às demais escolas se tomará decisões acima de consensos sobre títulos a serem adotados por todas escolas nas diversas disciplinas. A orientação do MEC é que em municípios de pequeno porte como o nosso, a escolha do livro didático seja feita nessa forma de consenso, facilitando a compra junto às Editoras e o fornecimento. Após a escolha, cada escola irá realizar cadastro on-line no MEC para informar os livros escolhidos. Nesta edição, o MEc fornecerá livros para a disciplina de língua estrangeira, que é uma importante novidade implantada atualmente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Inscrições para o Programa Petrobras Ambiental estão abertas

O Programa Petrobras Ambiental está com inscrições abertas até 19 de agosto para projetos brasileiros de conservação e preservação dos recursos ambientais e a consolidação da consciência socioambiental brasileira, relacionados aos temas Água e Clima. Podem participar ONG´s com projetos de até 3,6 milhões de reais. 

O projeto De Olho na Água da Fundação Brasil Cidadão foi um dos três projetos selecionados na ultima seleção do programa e desenvolveu seu trabalho nas comunidades de Ponta Grossa, Barrinha e Requenguela. 

Para saber mais informações sobre o programa Petrobrás Ambiental leia a reportagem do Diario do Nordeste de hoje, que reproduzimos abaixo.

EÓLICA INSTALADA EM ICAPUÍ DEVE TER LICENCIAMENTO DO IBAMA

O Portal Ceará Agora trouxe uma matéria sobre a ação civil pública feita pelo Ministério Público Federal para que tenha estudos prévios sobre a viabilização da implantação do empreendimento Eólica Caçimbas Ltda, que está sendo instalado em uma Área de Proteção Ambiental - APA no manguezal da Barra Grande.


Comissão Técnica do Projeto Orla aprova metodologia do Praia Limpa. Icapuí participará do projeto

A Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla no Ceará aprovou o questionário de avaliação e a metodologia do Projeto Certificação Praia Limpa, que objeta incetivar as prefeituras a cuidar das Praias. O município de Icapuí participará do projeto.


Municípios com planos de gerenciamento de resíduos sólidos terão 2% a mais no ICMS

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) inicia esta semana uma série de visitas a 174 cidades do interior para averiguar aqueles que implementaram o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. As cidades que tiverem executando o plano receberão 2% a mais de recursos do ICMS. A visita em Icapuí acontecerá entre os dias de 26 a 30 de julho.

SEDUC de Icapuí participou da Avaliação do Curso de Formação de Diretores

Extraído do blog Educação de Fato da Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí:

TÉCNICAS DA SEDUC MUNICIPAL PARTICIPAM DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE DIRETORES

As professoras Fernanda Bandeira e Verenice Holanda, técnicas da Secretaria Municipal da Educação, participaram ontem, dia 20, da avaliação do Curso de Formação de Diretores, realizado pelo Conselho de Educação do Ceará e ofertado em parceria com as Prefeituras Municipais de Fortim, Aracati e Icapuí. 

A avaliação foi realizada na sede do CEC, em Fortaleza. Nas discussões foi apresentando as proposições para a continuidade do Curso até Março de 2012 destinado para o aprofundamento teórico e prático na área de gestão, com ênfase na temática do Projeto Político Pedagógico. No final da fromação, existe a perspectiva de elaboração de três documentos bases: um municipal, outro da escola e um terceiro do Estado. 

As aulas que estavam sendo realizadas sempre com 8 horas aulas, passarão a ser realizadas com 6 horas de aula e 2horas para a elaboração do Projeto Pedagógico. A partir do 2º semestre os momentos de formação serão retomados. Em Icapuí, participam desse curso os Diretores das Escolas de Ensino Fundamental e os Coordenadores dos CEI's.
Fonte: Educação de Fato

COMUNIDADE SEQUESTRA EMBARCAÇÃO DE PESCA ILEGAL DE LAGOSTA APREENDIDA PELO IBAMA

A Superintendência do IBAMA do Rio Grande do Norte, através da Assessoria de Imprensa divulgou nota  sobre o fato ocorrido na última sexta-feira (18/06) quando dez embarcações das comunidades de Tremembé e Quitérias abordaram o barco apreendido pelo IBAMA no mar de Areia Branca e o levaram para terra.

Leia a nota completa abaixo:

terça-feira, 22 de junho de 2010

Credibilidade é a marca dos 11 meses do nosso blog


O blog A Cidade Icapuí comemora 11 meses de existência com orgulho de que o trabalho desenvolvido durante esse tempo já é uma fonte de credibilidade perante a sociedade icapuiense e a mídia cearense. Seguindo seus propósitos de mostrar o que acontece em Icapuí, doa a quem doer, e  baseado no principio democrático , torna-se um espaço de participação onde as pessoas possam emitir suas opiniões.

Mesmo com todas as dificuldades em alimentar diariamente, já que o blog é um trabalho paralelo ao dos editores, os mesmos esforçam-se para manter o conteúdo sempre atualizado e de boa qualidade.

Por isso tudo nós festejamos esses onze meses com nossos leitores e vamos preparar algo muito especial para o aniversário de 1 ano que acontecerá no dia 22 de julho.

Obrigado a todos os leitores!

Artigo: Sucupira é aqui!!!

O blog reproduz o artigo do Jornal Informativo do mandato do Vereador Marcos Nunes, intitulado "Sucupira é aqui!". Onde é feito uma analogia da cidade de Sucupira na novela chamado "O Bem Amado" do autor Dias Gomes e a cidade de Icapuí. 



"Sem Terras" interditaram a CE-261 que dá acesso à Icapuí


Moradores do assentamento do Michucha, localizado entre as comunidades de Fazenda Belém e Incra no município de Icapuí, bloquearam os acessos à cidade pela CE-261 e entrada da comunidade de Praia de Redonda, desde hoje pela manhã.  A manifestação é organizada por integrantes do Movimento dos Sem-Terra - MST que coordenam as ações de bloqueio e mediação com as autoridades do município. A motivação principal é a falta de abastecimento de água para os moradores daquela área.

De acordo com os manifestantes, há vários dias a comunidade vem sofrendo com a falta d´água, principalmente para suprir as necessidades básicas do dia-a-dia. O abastecimento é feito através da retirada de água de um poço cedido pela Petrobras, estatal instalada na região, mas que a manutenção do poço e da bomba é de responsabilidade da prefeitura de Icapuí. Um dos líderes do movimento deu início a conversas com um intermediador da prefeitura que se fazia presente no local, e reivindicou a presença do prefeito municipal de Icapuí, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE e a diretoria da empresa Petrobras, para juntos chegarem a uma solução imediata para o impasse. Segundo eles ainda, a bomba que retira a água do poço estava com problemas e o abastecimento vinha sendo feito através de carros-pipas. Porém, nos últimos dias nem o carros-pipas comparecem na comunidade, os deixando completamente sem água. 


Agora há pouco, o secretário de Obras Chico Cirilo se pronunciou na rádio FM Educativa dando um posicionamento oficial sobre o caso. Ele afirma que de fato a bomba apresentou problemas e precisou ser substituída por uma nova, que já foi comprada. Porém, como se trata de um equipamento disponível apenas em São Paulo, a demora na entrega é justificável.  O secretário assegurou que até quinta-feira a bomba já estará em funcionamento e que está se dirigindo neste momento para o local e disponibilizou carros-pipas para abastecimento emergencial para a comunidade.

A interdição da CE-261 provocou alguns transtornos a quem necessitava trafegar por ali, já que a multidão não permitia a passagem nem mesmo de pedestres. Liberaram somente a passagem da ambulância. Formou-se uma fila de veículos em torno da manifestação que aguardam a liberação da CE-261, mediante a firmeza de um acordo entre a comunidade e as autoridades do município. A Polícia Militar está presente no local somente para assegurar a tranquilidade da manifestação, não se envolvendo diretamente no movimento.

Novas informações, postaremos aqui.

Fotos e texto: ClaudiMar Silva

Diário do Nordeste: Pescadores ilegais retomam lancha apreendida pelo Ibama

Foto:  Melquíades Júnior

O jornal Diário do Nordeste faz uma matéria sobre o resgate de um barco apreendido pelo IBAMA na região da Praia de Tremembé no último fim de semana, que segundo a reportagem, "os fiscais tiveram a embarcação tomada por pescadores armados da Praia de Tremembé, onde se realiza a pesca "alternativa", na verdade, predatória irregular". Os pescadores pensavam que estavam pegando o barco da Redonda que faz fiscalização ilegal. A Polícia Federal entrou para investigar e apreender o barco, que foi mandado para o Rio Grande do Norte.

Leia a matéria completa do Jornalista Melquíades Júnior sobre esse novo incidente da conhecida nacionalmente  "Guerra da Lagosta" em Icapuí, clicando no Leia Mais;    



segunda-feira, 21 de junho de 2010

SINDSERPUMI: Icapuí abusa na contratação de prestação de serviço

Reproduzimos do sítio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí a notícia "Icapuí abusa na contratação de prestação de serviço" que mostra que a Prefeitura de Icapuí tem atualmente 1.050 servidores, sendo 488 efetivos e 562 temporários. Abaixo a matéria completa.


Icapuí continua na disputa pelo Selo Verde 2010

Icapuí é um dos 104 municípios cearenses que continuam na disputa pelo Selo Verde 2010. Esta fase era para as prefeituras responderem o questionário de Gestão Ambiental e enviaram para Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) no prazo estabelecido, que era o dia 07 de junho.

Abaixo a notícia do portal do Governo do Estado do Ceará:

Sindicato dos Servidores Municipais solicita ao Ministério Público intervenção na Prefeitura de Icapuí

Extraído do sítio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí.


O Sindicato dos Servidores solicitou ao Ministério Público Federal e a Procuradoria Geral de Justiça intervenção junto a Prefeitura Municipal de Icapuí, no que diz respeito a realização do Concurso Público, a mesma conta com um número exorbitante de prestadores de serviços contratados sem nenhum  critério legal.

Clique aqui e baixe o documento protocolado pelo Ministério Público.
Fonte: SINDSERPUMI

Artigo: As faces da TV

O blog A Cidade Icapuí ampliará sua categoria "Artigo". Essa categoria foi criada inicialmente para publicar artigos  de opinião sobre qualquer aspecto de nosso município. Agora ampliando a participação das pessoas com o blog, publicando também artigos sobre qualquer tema, desde que o autor seja de Icapuí. 

No primeiro artigo geral, publicamos o Artigo "As faces da TV", escrito por Marcos Nunes escrito para a disciplina Análise e Expressão Textual  do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Para enviar seu artigo é só enviar para nosso email (acidadeicapui@gmail.com) .

Abaixo o texto:

domingo, 20 de junho de 2010

Caderno EVA do Diário do Nordeste traz Dona Vânia Braga e sua arte de labirinto

Na última edição da série de reportagens dentro projeto "Mãos que fazem história"  do Caderno EVA do jornal Diário do Nordeste, traz a história de Dona Vânia Braga, moradora de Mutamba, com o título "Luxo de labirinto", destacada como uma das unicas que sabem fazer redes elaboradas com renda labirinto.

Não deixe de conferir a matéria completa, abaixo.

Melhora o nivel de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental

O blog da Secretaria da Educação e Cultura publicou uma postagem sobre a melhora do nível de alfabetização das crianças do segundo ano do ensino fundamental segundo o programa de avaliação do governo do Estado chamado SPAECE-ALFA. O resultado do estudo mostrou que o município saiu da posição "intermediária" para a situação "suficiente". Leia a matéria que reproduzimos na integra:

Plantão Policial de Icapuí - 19/06/2010

Um menor pilotando uma moto Honda Pop fazendo manobras perigosas na praia do Ceará e mais um assalto, agora dessa vez em um bar na Praia de Peroba é o plantão policial de Icapuí deste sábado, abaixo reproduzimos o que saiu no sítio da TV Jaguar.

Notícias da Secretaria da Educação

O blog Educação de Fato da Secretária da Educação e Cultura de Icapuí publica informações sobre a formação dos professores do município. Dessa forma reproduzimos abaixo as formações para professores do 3º ao 5º ano nas áreas de português e matemática. A outra informação é sobre a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas de ensino fundamental e médio, por fim a formação de professores da educação infantil sobre a pedagogia de projetos.


Festival da Lagosta tem data definida

Reproduzimos matéria vinculada no blog Peixe Gordo News que traz informações sobre a edição 2010 do Festival da Lagosta que acontece em Icapuí. Segundo o blog, a data provável do festival é nos dias 30 de julho e 01 de agosto.

sábado, 19 de junho de 2010

Pescador de Icapuí ganha causa de danos morais contra banco

O juiz Renato Belo Vianna Velloso decidiu que o Banco Schain S/A a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais a um pescador de Icapuí, que teve seu nome incluído indevidamente no SPC e Serasa pelo Banco. A Matéria saiu no sítio do Tribunal de Justiça do Ceará.


Um mar, uma jangada e um coqueiro

Praia de Barreiras de Cima (foto: Claudimar)

Icapuí é mesmo uma terra abençoada. Existe beleza até na mais simples das paisagens. Um mar azul, um casal de jangadas que repousam nas areias brancas, um coqueiro despreocupado com a brisa que sacode suas palmas e um céu tão profundo e intenso quanto o amor dos icapuienses por este paraíso.

Amem este lugar! 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Oposição critica atitudes do prefeito Irmão Edilson durante comemoração

Na quarta-feira à noite, o prefeito de Icapuí, Irmão Edilson, ao tomar ciência do resultado favorável do recurso impetrado contra a cassação do registro de sua candidatura às eleições de 2008, saiu às ruas da cidade em carreata junto com uma grande quantidade de pessoas, comemorando a vitória no processo que tramitava no TRE. Porém, essa manifestação comemorativa vem sendo alvo de críticas ferrenhas por parte do grupo político que faz oposição ao governo atual.

3ª parada dos servidores municipais tem efeito positivo

Extraído do sítio do SINDSERPUMI:

A 3ª Parada dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí nesta sexta 18/06 teve um efeito positivo na agenda da Campanha Salarial de 2010. Os vereadores juntamente com o líder do governo na Câmara, se comprometeram que através das comissões de justiça e de orçamento, de que até quinta-feira 24/06/2010 estabelecerão dotação orçamentária para implementação do Piso do Magistério, como também farão as correções necessárias ao projeto de lei dos demais servidores, para que ambos possam se submeter à votação da Augusta Casa legislativa.  

Fonte:  SINDSERPUMI

PT de Icapuí lança nota sobre o processo de cassação do prefeito Irmão Edilson

O Partido dos Trabalhadores - PT de Icapuí, nos enviou por e-mail uma NOTA, para que publiquemos neste blog,  onde menciona outros possíveis crimes eleitorais cometidos pelo prefeito e vice-prefeito de Icapuí que ainda tramitam na justiça, além de comentários sobre a manifestação de comemoração pela vitória no processo de recurso contra a cassação do registro da candidatura dos mesmos nas eleições de 2008, ocorrido na quarta-feira.

Como este blog é um espaço democrático, aberto a todos que desejam expor suas opiniões, publicamos a seguir a referida nota, sendo que as opiniões expressas no texto é de inteira responsabilidade dos autores. 

Clique em leia mais e veja a NOTA emitida pelo Partido dos Trabalhadores - PT.

Saiu Edital de Convocação do Concurso para professor do Estado do Ceará

O concurso para professor do Ensino Medio do Estado do Ceará, convocou 3.383 pessoas que foram classificados no certame para diversas disciplinas. Onze icapuinses estão na relação. 

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Teo Menezes diz que TRE acatou recurso de prefeito de Icapuí

O deputado Estadual Teo Menezes comentou na sessão da Assembleia Legislativa de hoje sobre o julgamento do recurso do prefeito Irmão Edilson ontem no TRE. O deputado se confundiu com o objeto do recurso, afirmando que era sobre as denuncias de desvios de recursos do Icaprev e na verdade era sobre a contratação de 484 servidores temporarios em período pré-eleitoral. 

Clique no Leia Mais para ler a matéria do sitio da Assembleia Legislativa.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Esclarecimentos sobre matéria publicada em 07/06/2010 no blog www.acidadeicapui.com.br.

Dediquei-me nos últimos dias a revisar, com mais atenção, os fatos relatados em uma matéria sobre a passagem de um veículo nas ruas que contornam a praça central de Icapuí, na noite de 06/06/2010 e publicada no dia seguinte no blog www.acidadeicapui.com.br. Erroneamente, mencionei alguns detalhes do ocorrido baseando-me em comentários de terceiros que interpretaram de maneira distorcida o acontecido. Ao ser alertado sobre o equívoco, fiz minha RETRATAÇÃO e a publiquei no dia 10/06/2010 no mesmo “blog” e retirei imediatamente a matéria original, pois não era minha intenção pré-julgar ou prejudicar ninguém. Retratei-me também diretamente à pessoa que se sentiu prejudicada pelo conteúdo do texto.

O fato é que naquela noite, após uma tarde de lazer em sua residência, o condutor fez um passeio com familiares a bordo de seu veículo, sem caráter maldoso ou intencional de representar risco algum aos ocupantes do veículo ou a outros. O único senão, que originou o mal-entendido, se deve ao uso de um escapamento instalado no veículo que produzia um barulho não muito comum que despertava a atenção dos que presenciaram a cena.

Fui informado por pessoas próximas ao motorista em questão, que a sua conduta durante os últimos sete meses se deu sempre de forma tranqüila, inclusive com abstinência total de bebidas alcoólicas ou extravagâncias comportamentais. E afirmo que, por algumas vezes, presenciei o mesmo trafegando com seu veículo de forma normal pelas ruas do município de Icapuí.

Portanto, retiro o que disse sobre o fato, levando em consideração ter me expressado de forma errônea e ofensiva sem ter feito a devida averiguação dos fatos reais, publicando de maneira precipitada o mencionado texto.

Assumo publicamente a FALHA na composição do texto e reitero minha RETRATAÇÃO associado ao pedido de DESCULPAS pelos transtornos eventualmente causados.

ClaudiMar Silva - 17/06/2010

SINDISERPUMI realiza 3ª parada dos Servidores Municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí convoca todos os servidores para a 3ª PARADA no dia 18 de junho de 2010, a iniciativa é uma cobrança para que o governo municipal atenda a lei do piso que é de R$ 1.312,85 e não R$ 1.024,27 como está no projeto enviado a Câmara, cobra também que o reajuste das demais categorias seja linear e não diferenciado como prever o projeto atual, além disso o sindicato entende que é possível melhorar os índices de reajuste.

Fonte: SINDISERPUMI

Prefeito Irmão Edilson recebe seis votos a favor em julgamento de recurso


O prefeito de Icapuí, Irmão Edison, conseguiu ontem a absolvição no julgamento, por seis votos a zero, do recurso impetrado contra a cassação do registro de sua candidatura nas eleições municipais de 2008, determinada pelo Juiz da 8ª Zona Eleitoral na comarca de Aracati. Irmão Edilson havia conseguido uma liminar concedida pela Desembargadora Gizela Nunes da Costa que suspendia os efeitos da cassação até o julgamento definitivo. Com isso, teve o direito de disputar a eleição onde obteve 6.537 votos que o re-elegeu prefeito de Icapuí.


Ao ser anunciada a decisão do Tribunal Regional Eleitoral - TRE, uma grande quantidade de pessoas se formou na praça central de Icapuí para aguardar o prefeito Irmão Edilson, que chegou junto com o vice-prefeito, Heverton Costa, iniciando uma carreata pelas principais avenidas da cidade. O percurso teve início em Ibicuitaba e ao chegar no centro já contava com um quantidade significativa de carros, motos e pessoas agitando bandeiras e cantando músicas temas da gestão do prefeito Irmão Edilson. A passeata seguiu pelos bairros de Cajuais e Mutamba indo até a praia de Barreiras de Cima. O prefeito fez agradecimentos às pessoas que o apoiaram e aos presentes que festejavam essa conquista.

Mais informações sobre a decisão do TRE, publicaremos aqui.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vereador Marcos Nunes lança novo boletim informativo

O vereador Marcos Nunes lançou essa semana o seu quinto jornal informativo do mandato parlamentar. O informativo aborda questões sobre a politica nacional, estadual e municipal. Trata de problemas do município e de ações e projetos realizados pelo referido vereador.

Para ler o Jornal clique AQUI.

Nota do Blog

O Blog A Cidade Icapuí reproduzirá algumas matérias do informativo, que se encaixam no nosso foco.

Bodega Cultural: TRE do Ceará se prepara para julgar Recurso Eleitoral do Prefeito de Icapui

O blogueiro Carlinhos Medeiros, autor do blog Bodega Cultural escreveu sobre o Julgamento  no TRE do Recurso feito pelo Prefeito de Icapuí, José Edilson da Silva, para reformar a sentença do Juiz da 8ª Zona Eleitoral na vespera das eleições de 2008. O julgamento será hoje às 18:30h.

Leia a reportagem e comentário de Carlinhos Medeiros sobre o julgamento do Prefeito Irmão Edilson, clicando no Leia Mais


terça-feira, 15 de junho de 2010

Prefeitura de Icapuí decreta ponto facultativo por causa do jogo da copa

A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou hoje ponto facultativo para todos os orgãos do governo por causa do jogo da Copa do Mundo de Futebol. Só estão em funcionamento nesta terça-feira os orgãos essenciais.

As Secretarias e Autarquias da Prefeitura de Icapuí tem expediente corrido, ou seja, funcionam de sete às treze horas. 

O jogo da Seleção Brasileira de Futebol está marcado para 15:30h.

Leitora esclarece informações sobre a vacinaçao contra paralisia infantil.

O blog recebeu um comentário em nossa postagem sobre a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, que teve o título "Icapuí só atinge 57% da meta de vacinação contra paralisia infantil" que iniciou no dia 12 de junho. Abaixo o comentário.

Deputado DedéTeixeira abordas questões municipais na Assembleia Legislativa

Saiu hoje no Jornal Diário do Nordeste, matéria sobre os deputados estaduais do Ceará que trata das questões municipais que são abordadas por estes deputados em seus discursos no plenário da Assembleia Legislativa. O Deputado Estadual Dedé Teixeira se pronunciou sobre o histórico acirramento político existente entre ele e a atual administração do município. Destacou a recente querela implantada no município que renderam a instalação de CPI´s na Câmara Municipal.

Vejam o trecho da matéria clicando em leia mais:

Certificados do Curso "Educação Fiscal e Cidadania" já estão disponíveis

 

Os certificados do curso de Educação Fiscal e Cidadania, na modalidade à distância, realizado pela Fundação Demócrito Rocha já estão prontos. O curso foi realizado durante o período de outubro/2009 a março/2010 através de fascículos disponibilizados semanalmente junto com o jornal O Povo impresso.


Os inscritos no curso que realizaram a prova final e obtiveram a média acima de 6.0 (seis) pontos, podem pegar seus certificados com Carlos Alberto (o Carlinhos) na Escola Mizinha, no horário das 7:00 às 11:00h ou das 13:00 às 17:00, a partir de hoje (15/06). O mesmo é o Coordenador Municipal voluntário do curso junto a Fundação Demócrito Rocha.

Informações enviadas por Carlos Alberto.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Julgamento do prefeito Irmão Edilson no TRE marcado para a próxima quarta-feira

O julgamento do recurso do prefeito Irmão Edilson no Tribunal Regional Eleitoral -TRE ocorrerá na próxima quarta-feira (16/06). O então candidato a re-eleição foi julgado pela 8ª zona Eleitoral em Aracati, às vesperas da eleição de 2008, por abuso de poder político e de autoridade pela contratação de 484 servidores terceirizados no período pré-eleitoral. O TRE cedeu liminar ao Prefeito para disputar a eleição.

Plantão Policial de Icapuí - 12/06/2010 - Dois assaltos na região de Barreiras

 Dois assaltos acontecidos na região de barreiras aconteceram no sábado, dia 12 de junho. No primeiro um senhor foi agredido a pauladas e teve sua moto roubada. No outro assalto, quatro homens armados invadiram uma pousada e levaram equipamentos eletrônicos, dinheiro e bebidas. 

Clique em leia mais, e veja a matéria completa:

Icapuí participa de evento de divulgação dos resultados do SPAECE-ALFA

A equipe do Programa de lfabetização na Idade Certa (PAIC) de Icapuí, juntamente com coordenadores pedagógicos das escolas e técnicos da Secretaria da Educação participam hoje, dia 14, a partir das 9h do evento de divulgação dos resultados do SPAECE -ALFA que será realizado no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Fortaleza.

Crise internacional afeta produção de melão

O Jornal Tribuna do Norte, do estado do Rio Grande do Norte, publicou ontem matéria abordando as dificuldades que as empresas produtoras de melão, que estão instaladas entre aquele estado e o Ceará, mas especificamente no município de Icapuí, vêm enfrentando devido à crise nos países europeus, principais compradores da fruta.

Como estas empresas alocam mão-de-obra de diversas cidades da região, inclusive icapuienses, há a possibilidade de cortes de vagas de empregos, o que inevitavelmente afetará os icapuienses que trabalham lá.

Clique em leia mais, e veja a matéria completa:

domingo, 13 de junho de 2010

Icapuí só atinge 57% da meta de vacinação contra paralisia infantil


A Campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil que anualmente vacina crianças com menos de 5 anos, aconteceu no último dia 12. Em Icapuí todos os postos de saúde ficaram abertos das 8 às 17 horas. e foram vacinados 57% da crianças do município.

A meta que o Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo da campanha, apesar dos números ainda não estão fechados, já indicam que ficarão abaixo da meta estabelecida.

Segundo Dados do Ministério da Saúde, a população-foco da campanha (crianças com menos de 5 anos) em nosso município é de 1.641 crianças, sendo 312 com menos de um ano de idade e 1.329 com idade de um ano a quatro anos.

Os dados sobre Icapuí no DATASUS até às 16 horas de sábado, indica que o total de vacinados foram 944 crianças, que representa 57,53% do total.  171 crianças com menos de um ano e 773 com idade de 1 a 4 anos foram vacinadas.

Com informações do DATASUS

Alunos do Projeto "Memória Viva", da FBC, selecionam áreas prioritárias para a conservação em Icapuí - CE

Alunos do Projeto "Memória Viva", da Fundação Brasil Cidadão

A Fundação Brasil Cidadão divulgou as áreas prioritárias para conservação ambiental em Icapuí, selecionados por alunos do Projeto Memória Viva, visto no sítío do projeto. Clique no Leia Mais para ver  a reprodução da matéria completa.

Icapuí está no grupo F do Intermunicipal de Futsal

O time de futsal de Icapuí disputará novamente do Campeonato Intermunicipal de Futsal, que está em sua 38ª edição. Quarenta cidades disputarão a competição. Um dos requisitos é que os atletas sejam filhos das cidades pelas quais vão disputar.

Dez grupos foram formados com quatro times em cada. O grupo F é o que o time de Icapui disputará contra as cidades de Aracati, Jaguaruana e Fortim. 

Para acompanhar o Campeonato Intermunicipal de Futsal, acesso o blog da Federação Cearense de Futsal: http://futsalcearense2010.blogspot.com/

sábado, 12 de junho de 2010

Ministério da Pesca e Aquicultura disponibiliza Financiamento para Pescadores

Pescadores terão crédito de R$ 1 bilhão para reforma de embarcações
Por clipping
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai disponibilizar R$ 1 bilhão em financiamentos para a reforma de embarcações das frotas pesqueiras artesanais de camarão sete-barbas, lagosta, pargo, atum e polvo. Na primeira etapa do programa, cerca de 10 mil proprietários de barcos poderão ser contemplados com o financiamento. A iniciativa servirá para dar melhores condições de trabalho à pesca familiar.

Em nota, o ministério explicou que os empréstimos poderão variar de acordo com a necessidade de cada embarcação. O valor mínimo será R$ 10 mil e pode chegar a até R$ 130 mil, com juros de 2% ao ano e carência de três anos para o início do pagamento.

Entre as exigências para receber os recursos, que serão passados pelos bancos públicos, os pescadores precisam ser cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, precisam cumprir algumas exigências do Ministério da Pesca, como ter a Declaração de Aptidão (DAP), que reconhece o pescador como produtor familiar e obter a carta de anuência, que restringe a reforma às características do barco para evitar a ampliação da capacidade de pesca, prejudicando as espécies capturadas por essas frotas.

A reforma das embarcações está no âmbito do Programa Revitaliza, que consiste na criação de linhas especiais de crédito pelos bancos oficiais. (Fonte: Agência Brasil)

Hoje é dia de Vacinação contra a poliomelite, Vacine seu filho nos postos de saúde

A primeira fase da a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite acontece em todo Brasil neste sábado. Em Icapuí, todos os postos de saúde estarão abertos até as 17 horas para vacinar as crianças de  zero a cinco anos.

Para quem não sabe a poliomielite - ou paralisia infantil - é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), e a contaminação se dá principalmente por via oral.

O tema da campanha, aproveitando o clima de copa do mundo, é "Vacinou, é gol", com o tradicional mascote da campanha o Zé Gotinha com uniforme da Seleção Brasileira de futebol.

Leve seu filho de zero a cinco anos a qualquer posto de saúde para receber as gotinhas.


Com informações do Portal Terra

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Servidores temporários elaboram carta reivindicando pagamentos de salários.

Um grupo de prestadores de serviços da Prefeitura Municipal de Icapuí entregaram ao vereador Marcos Nunes, uma carta contando os problemas com os salários atrasados dos servidores e professores temporários, para que fosse lido durante a sessão da Câmara de Vereadores. Em Maio, um grupo de prestadores de serviço da Saúde já tinha feito uma manifestação durante uma solenidade da Prefeitura na Praça Central de Icapuí.

Clique no Leia Mais para ver a notícia do sítio do Sindicato dos Servidores Municipais de Icapuí.


Saiba como ficam as aulas em Icapuí durante os jogos da Copa do Mundo

A Secretaria da Educação e Cultura, através de sua coordenação pedagógica, definiu como ficarão as aulas nas escolas municipais durante a Copa do Mundo de Futebol. Leia abaixo a postagem do blog Educação de Fato. 

Secretária da Educação realiza chamada para aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí está divulgando uma chamada pública de compra de alimentos para alimentação escolar, exclusivo para agricultores que fazem parte da agricultura familiar. Eles tem até o dia 24 de junho para apresentar os documentos de habilitação e projeto de vendas. 

Avisem aos agricultores de Icapuí, que vocês conhecem leitores, dessa oportunidade de obtenção de recursos financeiros. Mais informações na Secretária da Educação e Cultura de Icapuí.
Clique no Leia Mais para ver o documento da chamada pública para aquisição de alimentação escolar.

Prefeitura inicia retirada de entulhos do Ginásio Poliesportivo de Icapuí

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, está fazendo a retirada dos entulhos do telhado do Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, que desabou no dia 12 de fevereiro de 2010. A limpeza do local faz parte do processo de reconstrução do ginásio, anunciado pelo prefeito Irmão Edilson em maio deste ano.

PC do B realiza conferência municipal

O Partido Comunista do Brasil - PCdoB realiza  uma conferência municipal neste domingo (13/06/10), às 9h, na Câmara de veradores de Icapuí. Na oportunidade será discutidos assuntos da conjuntura política estadual, sobre a organização do partido. Estarão presente o  Vereador Marcos Nunes, o Deputado Estadual Lula Morais e o representante do Comitê Estadual Luciano Simplício.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ICAPUÍ RECEBE KIT DE IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

No blog Educação de Fato da Secretária de Educação de Icapuí foi postado um notícia sobre a Biblioteca Pública Municipal, que recebeu um kit do Governo Federa,que contém livros e equipamentos necessários para o bom funcionamento da Biblioteca. Informa que o prédio já está em reforma para o funcionamento da mesma, que ficará na extinta Creche Maria Maia Rebouças.


Artigo: A OLIGARQUIA DOS MAUS POLÍTICOS

Publicamos um artigo do Professor Celestino Cavalcante, que é presidente do Partido Comunista do Brasil - PCdoB em Icapuí, com o título "A Oligarquia dos maus políticos" que expõem sua opinião sobre a politica em Icapuí.

O categoria "Artigo" é um espaço aberto a todos para publicar suas opiniões sobre a nossa cidade. Caso você queira participar desse espaço, mande seu texto para o nosso email: acidadeicapui@gmail.com

Abaixo o Artigo do professor Celestino:


Retratação sobre matéria publicada neste blog.

Prezados leitores,

No dia 07 de junho de 2010, publiquei neste blog a matéria intitulada "Impunidade põe vida de pessoas em risco"onde menciono a realização de manobras arriscadas praticadas por um motorista que há algum meses atrás se envolveu em um acidente que vitimou duas pessoas.

Quero aqui RETRATAR-ME sobre a afirmação de que o mesmo estaria "VISIVELMENTE EMBRIAGADO", já que tomei como base os comentários de populares que estavam na praça central e presenciaram as manobras arriscadas feitas pelo motorista.

De fato, vi a cena, porém, eu não tinha condições de afirmar que o mesmo estava embriagado ao conduzir o veículo. Algo que somente seria possível mediante teste técnico com uso de aparelho específico para essa finalidade.

Registro aqui a minha falha e minha retratação.
ClaudiMar Silva


Leitores aprovam novo layout da "acidadeicapui".

 

No dia 02 de junho, lançamos o novo layout do blog "acidadeicapui" e fizemos uma enquete para saber como seria a aceitação da nova identidade visual pelos leitores. Votaram na enquete 88 pessoas e  o resultado foi o seguinte:
SIM - 54 votos (61%)
NÃO - 34 votos (39%)
*percentuais arrendodados

Ou seja, a maioria dos leitores que votaram na enquete gostaram do resultado. Porém, alguns visitantes têm reclamado que, apesar de o blog ter ficado visualmente agradável, ficou mais "pesado" para carregar a página. Isso no entanto já era esperado, já que os novos grafismos e os recursos aplicados para tornar a navegação mais interativa, requerem uma estrutura mais complexa, o que causa uma pequena lentidão no carregamento da página.

Lembramos que estamos em processo de aperfeiçoamento desse novo layout e aos poucos faremos as mudanças necessárias para deixar o blog mais prático e confortável de usar. Tudo isso para nossos leitores!

Em breve lançaremos um concurso para escolher a nova logomarca do blog. Aguardem!

Abraços a todos!




Icapuí em clima de Copa do Mundo

Avenida João Cirilo enfeitada para Copa

Icapuí está tomado do verde-amarelo. Casas, lojas, carros e ruas ganham as cores destaque da bandeira.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inscrições para Sisu começam amanhã. 16,5 mil vagas em universidades serão oferecidas


O Sistema de Seleção Unificada(Sisu) disponibilizar cerca de 16,5 mil vagas em 35 instituições de nível superior. As inscrições iniciam amanhã, dia 10 e irão até o dia 14 de junho. O Sisu usará como base as notas obtidas pelos alunos no Enem 2009 (exame Nacional do Ensino Médio). Só participam dessa etapa instituições que contam com vestibular no meio do ano.

Para fazer a inscrição no Sisu, acesse http://sisu.mec.gov.br/.

Com informações da Folha de São Paulo

Estudo diz que água subterranea da bacia potiguar/Apodi tem contaminação de agrotóxicos.

O jornal Diario do Nordeste de hoje trouxe uma matéria intitulada "Só 15% do CE tem águas subterrâneas" que aborda a escassez de água subterrânea no estado, onde 85% do estado é pobre dessas águas. A cidade de Icapuí tem água subterrânea e faz parte da Bacia Potiguar/Apodi.

Abaixo reproduzimos a matéria que fala sobre o estudo feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na bacia Bacia Potiguar/Apodi e que identificou que a água subterrânea está contaminada com agrotóxicos. Sendo necessário o cuidado com esses mananciais de água para garantir o abastecimento humano nas gerações futuras.