sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cagece pode assumir a gestão da água e esgotos de Icapuí

O Jornal O Povo na edição de hoje abordou a pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil que colocou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a quarta melhor empresa de serviço de saneamento do Brasil.

O presidente da Cagece, Henrique Vieira, em entrevista ao OPOVO mostrou que a empresa pública administra o saneamento de 149 cidades do Ceará e afirmou que a Cagece está em negociações avançadas para assumir o atendimento em mais três cidades: Ararendá, Pedra Branca e Icapuí.

Não sabemos como está em as negociações da Prefeitura de Icapuí e da Cagece sobre a gestão da água e esgoto de Icapuí, mas com está em grau avançado é praticamente certo que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos - SAAE seja extinto e a Empresa Estadual seja a nova resposável pelo sistema de água na cidade.

Com informações do Jornal O POVO

Programação Cultural desta sexta-feira

O Circo do Pica-Pau continua a apresentação sempre lotada na cidade, o espetaculo começa Às 20:30h. O Circo armado do lado da Secretaria da Educação. 

O Circuito Cowboy de Rodeio fará abertura hoje a noite e ficará até domingo na cidade. A Arena está no Polo de Lazer enfrente a Escola Mizinha.

Paróquia de Icapuí realiza bingo beneficente neste Sábado (31/07)


Amanhã, (Sábado) 31 de julho de 2010 será realizado um BINGO BENEFICENTE em prol da Reforma da Igreja Matriz. Os interessados em adquirir as cartelas podem encontrá-las na Secretaria da Paróquia, no horário de 08:00 às 12:00 com Antônio José e nas Capelas das comunidades. Também serão vendidas cartelas no dia do evento. O bingo começa às 19 horas, na Praça Adauto Róseo no Centro da cidade. Preço da Cartela: 15 reais. Premiação: 1º Prêmio: uma FAN 0km 2º Prêmio: uma Pop 0km.

A coordenação do evento agradece pela colaboração e agradece a todos!

Enviado por Antônio José
Secretário Paroquial

Programa Ciranda Cinema do SENAR está em Icapuí hoje a noite

Às 20 horas, a Praça Adalto Roseo recebe o Programa Ciranda Cinema do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, com apresentação de filmes nacionais. A entrada é franca e os filmes escolhidos são de censura livre. As exibições são feitas em telões , DVD de filme nacional e sonorização estéreo compatível com o espaço disponível.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEMESTRE LETIVO INICIA-SE NESTE DIA 02 DE AGOSTO

As aulas da rede municipal de ensino retornam das férias nesta segunda-feira, dois de agosto. Reproduzimos abaixo a matéria do Blog Educação de Fato da Secretaria da Educação e Cultura sobre início do semestre letivo.

Eleições 2010: Candidatos do PSDB realizam carreata em Icapuí

Foto: site oficial do candidato Marcos Cals 
Está previsto para hoje (29/07), às 15 horas, a carreata com os candidatos do PSDB, saindo da Serra do Mar (Mutamba) em direção à Praça Central de Icapuí, onde acontecerá os pronunciamentos. O evento será a primeira manifestação de fato da campanha eleitoral 2010 em nossa cidade.

São aguardados os candidatos do PSDB a vaga de Senador, Tasso Jereissati; a Governador, Marcos Cals; a Deputado Estadual, Teo Menezes; além de outros nomes importantes da coligação "por um ceará moderno e forte", encabeçado pelo PSDB.

O PSDB-Icapuí criou um blog onde disponibilizará todas as informações sobre a campanha eleitoral em Icapui e fará cobertura dos principais eventos do partido em nossa cidade. Confira em  www.psdbicapui45.blogspot.com.

Saiba como foi a participação de Icapui nas Olimpíadas Escolares do Ceará

Saiba como foi a participação dos alunos de Icapuí nas Olimpíadas Escolares do Ceará. Os jogos para faixa etária de 12 a 14 anos aconteceram em Limoeiro do Norte no período de 08 a 11 de julho. Os jogos de 15 a 17 anos ocorreu em Aracati entre os dias de 22 a 25 de julho. A final Estadual acontecerá em Fortaleza entre 27 de julho e 01 de agosto.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como será a cobertura do blog nas Eleições 2010

Em 2010 teremos eleição para escolha de Presidente, Governador, Senadores, deputados federais e estaduais. As eleições são um verdadeiro ato de democracia, e como em toda democracia, é assegurado aos cidadãos o direito à informação. As campanhas eleitorais neste ano contam com o enorme poder da internet e suas infinitas possibilidades de divulgação dos candidatos. As mais cobiçadas são as rede sociais e os blogs, onde os candidatos as vagas mantém um contato bem próximo de seus possíveis eleitores, ou dos eleitores fiéis e assumidos que voluntariamente se dispõem a divulgarem seus candidatos.

Para isso, a veiculação de propaganda eleitoral na internet foi regulamentada pelo congresso nacional, que estipulou regras no uso da internet. O não cumprimento dessas regras acarretam penalidades aos responsáveis pela divulgação mal feita. 

O blog "A Cidade Icapuí", seguindo as normas estabelecidas, fará a cobertura das eleições 2010  divulgando apenas as atividades de campanha que ocorrerem no município de Icapuí, priorizando sempre a informação, mantendo os nossos leitores a par dos principais acontecimentos durante o período eleitoral. Não haverá neste espaço promoção de quaisquer candidatos, partidos ou coligações, nem emissão de opinião a favor ou contra os candidatos que pleiteiam as vagas.

Esperamos que as informações postas aqui sirvam para os eleitores conhecerem melhor os candidatos, suas propostas, ações e compromissos assumidos, e façam suas escolhas de forma consciente.

Os candidatos ou suas assessorias devem enviar para nosso email (acidadeicapui@gmail.com) as informações de campanha em Icapuí para que possamos publicar. 

IPDH parabeniza Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí pela evolução no IDEB 2009

A Secretária de Educação e Cultura do município de Icapuí, Ana Lúcia da Costa Mello, e toda a sua equipe  receberam congratulações do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano - IPDH pelo desempenho na evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2009. Em nota enviada à secretaria, o diretor executivo do Instituto, Francisco Leonardo de Castro Bezerra, se prontifica a continuar contribuindo para o desenvolvimento da educação em nosso município.

O Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano destaca a evolução do IDEB do município de Icapuí, que saiu de 3,3 nas séries iniciais no ano de 2007 e passou para 3,8 no ano de 2009. Nas séries finais, o índice subiu de 3,2 para 3,6, referente ao mesmo período.




1º Encontro de Prefeitos dos Municípios da Orla Marítima Acontece em Agosto

Será realizado no próximo dia 03 de agosto, no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, a partir das 8 horas, o Primeiro Encontro de Prefeitos dos Municípios da Orla Marítima do Ceará. O evento é uma realização do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará, que coordenam o Projeto Orla Ceará. 

Na ocasião, serão tratadas questões relacionadas à adesão e participação dos 20 municípios da orla marítima do Estado no Projeto Orla e na Certificação Praia Limpa, criada pela Lei nº 13.892/07. O objetivo da certificação é incentivar as municipalidades para a adoção de medidas efetivas de proteção das praias e aplicabilidade dos instrumentos da política do meio ambiente de forma a garantir a proteção, conservação e restauração do patrimônio natural. 

Por: Roberto Nascimento do Portal Ceará Agora 

terça-feira, 27 de julho de 2010

Artigo: "Ao mestre, com respeito e saudade!"

Desde cedo aprendi a ver o Prof. Gabriel como uma referência das primeiras iniciativas de educação no âmbito municipal. Muito agregada a essa referência, aprendi a reconhecê-lo ao lado de outras lideranças locais como ícone da emancipação de Icapuí e como personagem marcante nos primeiros passos dessa cidade. Guardo essa aprendizagem como se guarda as aprendizagens mais significativas da escola. Aliás, penso que ele, como professor, tinha clareza que somente aprendemos mesmo aquilo que é significativo para nossas vidas.

Tão significativa sua presença na vida desse município e na sua história que numa iniciativa feliz teve, ainda em vida, seu nome marcando o nome da escola estadual de nossa rede de ensino, que até bem pouco tempo, foi a maior escola da cidade. Uma atitude que acredito deve ter trazido muita satisfação ao Prof. Gabriel. Nestes termos, é necessário dizer que, mediante tantas figuras importantes em Icapuí, cujo falecimento trouxe consternações à população, é urgente à municipalidade reverenciar o mestre que nos deixa, e não somente apenas sentir-se consternado. Que sua permanência em nossa história não seja somente como professor – profissão por vezes tão desprestigiada – mas como símbolo de uma história da qual nós todos fazemos parte e continuamos.

A memória do Prof. Gabriel, sua simplicidade e sua delicadeza, para além de toda sua competência humana e profissional, junta-se ao significado que ele como liderança e educador construiu e marcou nesse município. Muito mais que o reconhecimento público, a firmação de atitudes de instalação do respeito à “reverência histórica” a esse personagem de nosso torrão natal é algo imprescindível. E isso deve ser feito de muitas formas, cada um no seu âmbito e no limite de sua relação. Mas que esta pessoa tão respeitada permaneça muito viva na história de Icapuí. E que nossos filhos de hoje, por meio de nossos atuais professores, não esqueçam a presença significativa de um dos nossos primeiros professores.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Icapuí está nas cidades participantes do Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará

O Projeto de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará vai atuar em 57 cidades do estado e está divido em quatro polos. O projeto prevê apoio em assistência técnica e capacitação, e em incentivos financeiros. Os critérios serão de ser produtor familiar e portador de DAP e as inscrições vão até o dia 15 de agosto nos escritórios da EMATERCE.
O município de Icapuí faz parte do polo de cajucultura dois, juntos com as outras cidades do Vale do Jaguaribe. Para saber a notícia completa, que estraímos do blog Cajucultura, clique no Leia Mais.

domingo, 25 de julho de 2010

Plantão Policial de Icapuí - 24/07/2010 - Pessoa fica baleada em assalto na noite de ontem

Extraído do sítio da TV jaguar:

ICAPUÍ: Dia 24.07.2010 – Por volta das 22h00, na Rua Serra de Redonda s/nº, em Icapuí-Ce, 04(quatro) indivíduos encapuzados, armados de revolveres, chegaram na residência do individuo APOLINÁRIO PEREIRA DA SILVA, 47 anos, natural de Aracati-Ce, filho de pai não declarado e Lucia Pereira da Silva, residente no endereço acima, o qual já respondeu por crime de trafico de entorpecentes, arrombaram a porta e efetuaram 06(seis) disparos de revolver contra o mesmo, em seguida os acusados roubaram de dentro do guarda roupa da vitima, o seguinte: 01(um) revolver(marca e calibre não informada); 01(um) aparelho celular, 01(um) aparelho de DVD; e uma quantia de R$ 30,00(trinta reais) em dinheiro, em seguida fugiram a pé, já a vitima foi socorrida para o hospital de Aracati, onde foi submetido a intervenção cirúrgica, e ficou sob observação medica. Vale ressaltar, que não foi informado o local do corpo da vitima que foram atingidos pelos disparos.

Fonte: TV Jaguar

sábado, 24 de julho de 2010

Icapui participa da fase regional da Olimpiadas Escolares do Ceará


Alunos de 15 a 17 anos de Icapuí estão participando em Aracati da Fase Regional das  Olimpíadas Escolares do Ceará, que iniciou no dia 22 e vai até o dia 25 de julho.

Membros da Banda de Musica Municipal participam do VII Festival de Música na Ibiapaba


Sete músicos da Banda de Musica Municipal de Icapuí participam do VII Festival de Música na Ibiapaba, que acontece em Viçosa do Ceará no período de 24 à 31de julho de 2010.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vereador Marcos Nunes lança blog de seu mandato


O Vereador Marcos Nunes lançou um blog para tratar de assuntos de seu primeiro mandato parlamentar. O Vereador afirma na postagem de abertura do blog:
"Chegar a Câmara Municipal dos Vereadores de Icapuí é uma tarefa árdua e difícil, especialmente porque tem fortes laços históricos construídos pelos políticos com o assistencialismo, o paternalismo e o fanatismo, porém esses não são propriamente os maiores desafios a vencer, o maior desafio é fazer um bom mandato que preste conta aos eleitores de forma que todos também participem, para isso é necessário esmiuçar o verdadeiro papel do parlamentar a fim de deixar muito claro para a população essa definição, é importante manter o elo, é importante divulgar e para tal, imprescindível os veículos de informação da mídia.
A idéia de construção de um blog é uma das formas de utilização da mídia como um veiculo dos mais eficientes para prestar contas da ação parlamentar, bem como de ouvir a opinião do cidadão a respeito de questões de interesse da sociedade Icapuiense. "
Para você pode acessar no endereço vereadormarconunes.blogspot.com

Errata sobre a matéria DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS SERÃO APOIADAS POR "ESCOLAS NOTA10"

O blog teve um erro de interpretação ao fazer a chamada para a materia  que extraímos do blog Educação de Fato sobre o apoio recebido por duas escolas do municipio por escolas que ganharam o Prêmio Escola Nota 10. 

Em nosso entendimento achamos que as escolas municipais tiveram o apoio financeiro e pedagógico por estarem na lista de 150 escolas premiadas, porém o que existe na verdade é que essa escolas com a premiação vão apoiar duas escolas de nosso município por apresentarem índices baixos no SPACE-ALFA.




DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS SERÃO APOIADAS POR "ESCOLAS NOTA10"

Atualizado em 23/07/2010  às 14:32H

Extraímos do blog Educação de Fato da Secretária da Educação e Cultura de Icapuí . Segundo o blog , duas escolas de Icapuí vão ser apoiadas por Escolas do Estado que venceram o  o "Prêmio Escola Nota Dez.", este prêmio é uma ação do Governo do Estado do Ceará que premiam as 150 escolas  com melhores índices no SPACE-ALFA-2009.

As escolas nota 10 de outros municípios recém premiadas pelo Governo do Estado vão apoiar as duas escolas de Icapuí,  através de apoio financeiro da Secretaria Estadual da Educação, porque as mesmas tiveram índices baixos no SPAECE-ALFA devido a pouca participação na avaliação externa e por problemas de aprendizagem na alfabetização.
Abaixo a postagem:


Circo do Evangelho leva mensagens de fé ao icapuienses


Encontra-se montado em Icapuí o Circo do Evangelho próximo à Escola Mizinha. Trata-se de um culto intinerante promovido por membros da comunidade evangélica do município, onde serão feito apresentações de 23 a 25 de julho, sempre a partir das 19:00 horas, com entrada gratuita. O evento levará mensagens de fé através da pregação, louvor e adoração proferida pelo Pastor Márcio Roberto e participação da cantora gospel Mayara Kalinka.

A comunidade evangélica convida a todas as famílias icapuienses para compartilharem desse momento de fé.

Para mais informações, visite o site www.evangelho.net.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Veja declarações sobre o Aniversário de 1 ano do blog "acidadeicapui".

Banner enviado por Marcos Felipe

Dando continuidade as comemorações de aniversário de 1 ano do blog "acidadeicapui', seguem abaixo declarações sobre nosso espaço. O primeiro veio do deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), que sempre nos agraciou com suas congratulações e palavras de incentivo e visitante assíduo confesso. O outro comentário nos foi enviado por Michel Victor Queiroz, coordenador de mídias sociais do Grupo O Povo de Comunicação, um dos mais importante do Nordeste. 


Recebemos parabéns também pelo nosso twitter (http://twitter.com/acidadeicapui) de Reudson de Souza e da professora Eliane Curvello. Pelo comentário no blog Janice Pereira nos parabenizou e além de várias felicitações que recebemos via nosso Orkut. Agradecemos também a colaboração de Marcos Felipe e Jackson Ney por nos presentear com alguns banners e logomarcas utilizados no blog.

Faça participe também da nossa festa, utilize um de formas de interação: Comentário no blog, E-mail - acidadeicapui@gmail.com,  Orkut, Twitter e mande seu recado!


Clique em leia mais e vejam os comentários na íntegra:

Estamos em Festa! Aniversário de 1 ano do blog "acidadeicapui".


Hoje é um dia muito especial para nós, que fazemos o blog "acidadeicapui". Estamos completando 1 ano de existência. Em comemoração a essa data tão importante publicaremos uma sequência de textos homenageando o blog. 

Para começar, nada mais apropriado que um belíssimo relato do nosso amigo e ilustre colaborador Clotenir Rabelo. Segue o texto:


De repente, assim, do nada, a cidade se viu envolta por uma novidade. Coisa em extinção nesse “torrão natal” nos últimos tempos. Do marasmo da “precondia” que nesse lugar se instalou, como de surpresa, o cyberespaço rebentou-se em interatividade, e, navegando na velocidade própria dos ambientes virtuais, bem ao modo de Icapuí que é também algo veloz, ligeira, a inquieta voz de jovens deste “seio esplendoroso” jorrou como fonte onde já predominava a incomunicabilidade. A cidade, Icapuí, do estranho silêncio que nela quis se instalar reverteu-se em informação para a municipalidade.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Grupo Flor do Sol participa de Festival de Teatro de Rua em Aracati


Começou ontem, em Aracati-CE, o VI Festival Estadual de Teatro de Rua - Festmar e vai até o dia 24 de julho de 2010. O evento contará com a participação de 15 grupos treatrais, com presença de aproximadamente 200 atores. As peças são encenadas a céu aberto, utilizando-se como palco as ruas e os monumentos do patrimônio histórico nacional de Aracati. O Grupo Flor do Sol de Teatro de Rua, formado por jovens da comunidade de Redonda, representarão o município de Icapuí no festival.

O Festival é organizado pelo Projeto Aracupira - Ponto de Cultura do Aracati, com patrocínio do Banco do Nordeste do Ceará e da Ceará Diesel e apoio cultural da FM Canoa. O evento homenageará o Grupo Teatral Frente Jovem por seus 25 anos de atividade cultural. Além de Icapuí, estarão presentes grupos de Crato, Cratéus, Cascavel, Boa Viagem, Fortim e Aracati.

Clique em leia mais e veja a programação completa.

Cultivo de algas no CE terá investimento de R$ 66 milhões

Foto Ilustrativa: Fundação Brasil Cidadão

O Jornal Diario do Comércio, Indústria e Serviços abordou o projeto "Algas do Ceará" que é um resultado da parceria entre a empresa Sete Ondas Biomar, governo estadual, Banco do Brasil e Sebrae, vai investir R$ 66 milhões para implantar uma estrutura para o cultivo intensivo de algas úmidas em várias cidades litoraneas do estado. Nossa cidade está inclusa, veja a matéria abaixo:


Aposentada de Icapuí ganha na Justiça ação de R$ 5 mil contra Banco Schaim

Extraímos do portal do Tribunal de Justiça do Ceará, uma matéria sobre a vitória na justiça de uma aposentada de 95 foi ludibriada por um representante do Banco Schaim e receberá R$ 5 mil de indenização. Abaixo a matéria do TJ-CE

terça-feira, 20 de julho de 2010

Um jovem e sua escolinha de futebol

Clique para ampliar
Xavier é daqueles jovens que se engaja em toda e qualquer mobilização social. Participa ativamente dos movimentos da comunidade de Barreiras e é exemplo de jovem trabalhador, dedicado à sua família e preocupado principalmente com o futuro das crianças daquela comunidade. Seu jeito simples de menino criado de forma humilde, porém de uma educação invejável, é o retrato fiel de que basta ter força de vontade e espírito de cooperativismo para transformar as vidas das pessoas através de ideias simples. 

Foi com esse pensamento que Xavier criou a Escolinha de Futebol para crianças da comunidade de Barreiras. Ele toca o projeto de forma voluntária e incentiva a prática de esportes para um grupo de crianças, que seguem as orientações do jovem instrutor e fazem do futebol o seu lazer, sem saber inconscientemente que, a prática de qualquer esporte pode fazer toda a diferença em seus futuros.

A escolinha de futebol funciona de maneira informal e improvisada. Foi criada há três meses e atende crianças de 8 a 14 anos, todos das comunidades de Barreiras de Cima e Barreiras da Sereia.

Léo Costa: ilustre figura de Icapuí recebe título de cidadão acopiarense.

"Léo Costa e o quebrando a barra". Era assim que a cidade de Icapuí despertava logo de manhã cedo, através da Rádio FM Educativa de Icapuí. No seu programa matinal, a voz grave e ao mesmo tempo suave do Léo Costa, ilustre personagem de nossa cidade, que por muito tempo dedicou-se de corpo e alma para a construção da cidade Icapuí, transmitia aos ouvintes todo o seu bom humor e alegria com seu jeito inconfundível de cativar as pessoas.

Nascido e criado em Aracati-CE, teve sua formação acadêmica em História e Ciências Contábeis na cidade de Mossoró-RN, trabalhou em São Paulo-SP e pra nossa sorte, nos agraciou com sua presença em 1986, onde veio somar com suas ideais e dedicação ao início da administração da cidade recém emancipada que perdurou até o ano de 2004. Aqui, ele ocupou funções de secretário de governo, assessor, gerente de departamento, professor, comunicador, diretor geral da FM Educativa e uma infinidade de participações nos principais eventos da cidade. Sem dúvida, sua história pessoal se confunde com a história de Icapuí.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Conheça o Projeto Memoria Viva e saiba muitas informações sobre Icapuí


Um museu virtual sobre vários aspectos de Icapuí, é o que você encontrará no sítio "Memória Viva dos Povos do Mar de Icapuí", sendo um projeto da Fundação Brasil Cidadão. O sítio pode ser acessado pelo endereço www.brasilcidadao.org.br/museu .
 

domingo, 18 de julho de 2010

Fotos de Icapuí: A Beleza da Praia de Redonda

Voltando a postar na seção Fotos de Icapuí, foto da belíssima para de Redonda, fotografada por Thiago Tavares.


Praia de Redonda
Foto: Thiago Tavares

sábado, 17 de julho de 2010

Escolas de Icapuí contempladas com projeto do MEC para atender alunos deficientes

O blog Educação de Fato mantido pela Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí divulgou que as Escola Joana Marques de Barreiras e Raimunda Lacerda de Mutamba foram contempladas com o projeto Escola Acessível voltado para melhorar e infraestrutura para receber alunos deficientes. Abaixo a matéria na integra:

Big Brother no interior do Ceará

A Coluna Comunicado do Diário do Nordeste publicou citou que a nova Delegacia de Icapui e de mais 29 cidades do interior terão cameras de vigilância eletrônica. Abaixo a nota:
"Boa notícia para a segurança pública: delegacias de Polícia de 30 municípios serão equipadas com sistemas de vigilância eletrônica por meio de câmeras digitais. Entre as cidades, algumas onde há fluxo de turistas, como Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Icapuí e Paraipaba.


E outras onde os visitantes são esparsos, mas as demandas por segurança são muitas, como Independência, Pacujá e Solonópole. O dinheiro para bancar os equipamentos sairá dos cofres do Estado e da União."

Fonte: Comunicado - Diário do Nordeste

Visto em DireitoCE

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jovens Bombeiros e Primeiro passo: projetos de inclusão social do Governo Municipal

Em agosto de 2009 iniciava o curso Jovens Bombeiros Voluntários, promovido pela 3º SSMar/NBL do Corpo de Bombeiros de Aracati, para capacitação de jovens do município de Icapuí nas práticas de salvamento e primeiros-socorros. No mesmo período, iniciava também o projeto social Primeiro Passo, do governo no estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, que objetiva inserir os jovens no mercado de trabalho.

Em solenidade realizada pela Secretaria de Ação Social do governo municipal, foi feito a entrega dos certificados de conclusão do curso de Jovens Bombeiros Voluntários e do estágios cumpridos pelos jovens do Projeto Primeiro Passo.

TAEKWONDO - ICAPUÍ


Atletas do Taekwondo de Icapuí participam da II ETAPA DO CIRCUITO OLÍMPICO NORDESTE,
da esquerda para direita Prof. Magno Braga (Medalha de Ouro como Árbitro da Competição e Medalha de Bronze na categoria Faixa Preta Adulto até 80,00Kg), Agabo Crispim (Vice- Campeão na categoria Juvenil Faixa Colorida até 68,00Kg), Nycollethy Crispim (Medalha de Bronze na ategoria Faixa Colorida Adulto até 68,00Kg) e Nicodemos Freitas (Medalha de Bronze na categoria Faixa Colorida Adulto até 50,00Kg).
Apesar da nessecidade do apoio, por parte dos nossos representantes políticos, poderíamos ter conquistado outros pantamares com mais atletas participando do evento. Agora os mesmo se preparam para seletiva estadual para disputar vagas na seleção cearense que acontecerá dia 08 de agosto de 2010 na cidade de Fortaleza.

Artigo: Carta ao povo de Icapuí

A participação das pessoas no blog A Cidade Icapuí é um dos objetivos dele desde que foi criado no ano passado. Criamos o espaço Artigo para isso para favorecer a divulgação de textos escritos sobre a cidade ou por moradores de Icapuí. 

Seguindo esse objetivo, recebemos em nosso e-mail (acidadeicapui@gmail.com) um texto em forma poética de Silvia da Costa Silva com o título "Carta ao povo de Icapuí" em que aborda a questão da Saúde em nosso município e em especial a comunidade da Redonda.

Abaixo o texto:


Dedé Teixeira quer licenciamento da pesca da lagosta no Nordeste

O deputado estadual Dedé Teixeira usou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar ao Ministério da Pesca soluções para um novo licenciamento da lagosta no Nordeste e ele também propôs a realização de um Seminário sobre o tema. Veja abaixo a matéria do sítio da Assembleia Legislativa do Ceará, que reproduzimos:


SINDSERPUMI diz que Prefeitura desrespeita piso dos Professores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí divulgou em seu sítio nota sobre as discussões sobre o salários dos professores de Icapuí. Segundo eles a Prefeitura acordou que o piso seria de R$ 1.132,40 e mandou para Câmara uma proposta de R$1.024,27. A Prefeitura justifica que não tem recursos para conceder o aumento. O Sindicato questiona o uso dos recursos do FUNDEB em Icapuí. Abaixo a matéria do sítio do SINDSERPUMI.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Governo Municipal inaugura Projovem Adolescente na comunidade de Barreiras.


O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, do Governo Federal, que oferece serviço socioeducativo continuado de proteção básica e assistência social aos jovens para que este sejam integrados de forma salutar à sociedade, através do fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade onde estão inseridos.

Num esforço de integração das políticas do governo municipal com os anseios dos jovens daquela comunidade, Barreiras de Cima recebeu hoje um centro de referência ao atendimento dos jovens, disponibilizando meios para que estes desenvolvam suas capacidades físicas e intelectuais e tornem-se protagonistas no desenvolvimento de seus potenciais.

Deputado José Airton tem audiência com IBAMA para discutir os conflitos em Icapuí

Recebemos o e-mail da Assessoria de Imprensa do Deputado José Airton sobre a audiência que o mesmo realizou na terça-feira com o IBAMA par discutir sobre o conflito que envolvem o setor pesqueiro em Icapuí no Ceará. Abaixo a materia: 

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DERT restaura pintura de faixas na CE-261 em Icapuí


O Departamento de Edificações, Rodovias e Transporte - DERT, do governo no estado do Ceará, está restaurando a pintura das faixas de sinalização da CE-261 nos trechos compreendidos entre as avenidas João Cirilo, Esaú Lacerda e Enoque Carneiro, na zona urbana do município de Icapuí.

As faixas de sinalização pintadas no chão servem para orientação dos motoristas sobre as delimitações da via e os espaço adequados para realização de ultrapassagens com maior segurança. As listras encontravam-se totalmente apagadas em alguns trechos, com baixíssima visibilidade. A restauração da pintura já está quase concluída.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Artigo : Nem escuto a zoada da mutuca!

Por: Rabelo C.D.
 
Um outro fenômeno local dos últimos tempos que muito me vem provocando preocupações tem uma referência com algo que prefiro intitular de (des) profissionalismo dos serviços públicos em Icapuí. Sem maiores dificuldades fiz uma associação direta com uma antiga brincadeira de criança, que infelizmente não me lembro o nome. A brincadeira era marcada por um momento em que nós, fazendo mangação dos comandos do coordenador/chefe da brincadeira e desobedecendo suas diretrizes e ordens, insultávamos o chefe com uma cantiga desaforada: “nem escuto a zoada da mutuca! Nem escuto a zoada da mutuca!”. Desse modo, desrespeitávamos o comando e agredíamos o “poder” do coordenador.

Vejam resultado do IDEB das escolas de Icapuí

O MEC disponibilizou para escolas e municípios os dados referentes ao IDEB 2009 que avalia a qualidade da educação nessas instituições. O município de Icapuí, que avançou na melhoria de seu IDEB teve também significativas melhorias na maioria das escolas. Com base nos dados aferidos e publicados pelo Ministério da Educação as escolas de Ensino Fundamental de nosso município assim apresentam os dados:

Nova Rádio FM de Icapuí tem contrato assinado

A Rádio Três Climas teve o contrato assinado com o Ministério das Comunicações, publicado no Diário Oficial da União no dia 12 de julho de 2010, para ter direito de permissão do serviço de radiodifusão sonora em freqüência modulada (FM) em Icapuí. O contrato têm validade de dez anos e entram em vigor na data em que são publicados no Diário Oficial.

O blog não tem informações sobre os donos e nem quando a rádio funcionará em nosso município, mas qualquer nova informação, publicaremos.

Com informações do Ministério das Comunicações

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Jovens de Icapuí participaram do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude

O município de Icapuí esteve representado no Fórum Estadual de Gestores Municipais de Políticas Públicas de Juventude, acontecido no dia 09 de julho último, na capital cearense, através da iniciativa do coordenador do Centro de Juventude e Cidadania - CJC, Francisco Kleiton Pereira, que junto com outros jovens icapuienses participaram das discussões sobre políticas públicas voltadas para a juventude.

Projeto de Lei propõe seguro-desemprego aos que dependem indiretamente da pesca

O deputado federal José Airton (PT-CE) propôs para votação o Projeto de Lei (PL) nº 7.139/ 2010 que dispõe sobre a concessão de benefício do seguro-desemprego a todo pescador profissional que exerça pesca comercial artesanal, ao trabalhador que exerça atividade pesqueira artesanal, ao que a estes se assemelham, entre eles os que capturam ou coletam caranguejos e mariscos e os que os processam, incluindo estes trabalhadores como segurados especiais do regime geral de previdência social". Ou seja, o projeto se estende aos trabalhadores que exercem atividades assemelhadas aos dos pescadores, esse benefício vai reconhecer também aqueles que trabalham no reparo de redes e embarcações ou na captura ou coleta de caranguejos, mariscos etc., que sofrem com a falta de trabalho no período de defeso.

O projeto ainda está em fase de tramitação na câmara de deputados, e tem ainda um longo caminho a percorrer até chegar de fato aos principais beneficiados. O objetivo é amenizar a crise econômica envolvendo todos os que dependem da produção pesqueira, que após as mudanças na legislação do setor ficaram em situação calamitosa por ausência de benefícios que assegurassem sua sobrevivência. Hoje, os únicos agraciados com esse tipo de seguro são os registrados como pescadores, que recebem o benefício somente durante o período de defeso da lagosta.

Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal José Airton.

31 novos poços de petróleo serão perfurados na Fazenda Belém

Em matéria do Jornal Diário do Nordeste sobre a diminuição dos royalties no Ceará no primeiro semestre de 2010, depois que registrou queda também no ano de 2009. Mas a Petrobrás tem planos para reverter a situação. Em Icapuí terá 31 novos poços, além de contar com uma série de estudos para encontrar novos campos de petróleo.

Segundo a Petrobrás "a produção de petróleo no Ceará segue estável em cerca de 9 mil barris por dia nos campos de Fazenda Belém e Icapuí (em terra), Xaréu, Curimã, Espada e Atum (no mar). A empresa prevê, entretanto, elevar essa produção com a perfuração de 31 novos poços este ano no campo da Fazenda Belém e dois outros poços no mar, entre os campos marítimos localizados em Paracuru. Para isso, reserva investimentos de R$ 44 milhões.  Contudo, a assessoria da petrolífera não informou se estas perfurações já foram iniciadas, nem sinalizou qualquer prazo para a atividade."




Com informações do Jornal Diário do Nordeste

sábado, 10 de julho de 2010

Crônica: Barcos que navegam na areia.

Por ClaudiMar Silva



Antes os barcos iam da terra para o mar, hoje fazem o caminho inverso. Saem das águas salgadas turvas de tanta guerrilha e sobem os morros de areia da incerteza. Repousam cambados em si mesmos, encalhados talvez para sempre no solo infértil para pesca. Barcos necessitam de mar para serem barcos, para serem meio de locomoção dos bravos homens do mar. Sem mar, apodrecem suas estruturas pesadas, caras e construídas para gerar riquezas, arreiam-se prostrados ali de frente para o mar.

Artigo: Desenvolvimento sustentavel?


Abaixo publicamos o Artigo escrito pelo historiador Adolfo Maia sobre desenvolvimento local sustentável, motivado pelo Seminário Oportunidades de Negocios para Ceará e para Icapuí, realizado no Auditório da Educação no dia 09 de julho e pela matéria publicada em nosso blog. O artigo tenta conceituar o que é desenvolvimento local sustentavel e sucitamente explica suas dimenções e participantes e tenta fazer uma discussão sobre a proposta discutida no referido seminário.

Desenvolvimento Sustentável: desafio para um Icapuí melhor

Equipe da SECITEC idealizadora do debate
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do município de Icapuí - SECITEC iniciou hoje um ciclo de debates para traçar estratégias de desenvolvimento sustentável para Icapuí, buscando alternativas de geração de emprego e renda para a população através da demonstração das potencialidades econômicas existentes no município que ainda são pouco exploradas, ou nem exploradas são.

A iniciativa do governo municipal traduz o desejo do prefeito Irmão Edilson em transformar Icapuí em pólo de diversas atividades econômicas, gerando para o município, além de vagas de trabalho e outras fontes de renda, um aumento na arrecadação de receitas que se converterão em investimentos sociais para a população, propiciando uma melhoria significativa na qualidade de vida de todos. Para isso, contou com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará - ADECE, Sr. Francisco Zuza de Oliveira, e da representante do SEBRAE-CE, Sra, Mônica da Rocha Tomé, articuladora da unidade de acesso a mercados, que mostrou-se disposta a contribuir para a implementação de futuros projetos a serem desenvolvidos no município de Icapuí. 

O primeiro debate, ocorrido hoje, despertou um interesse maior nos que estavam presente, já que as informações apresentadas mostram que as riquezas existentes em Icapuí não se limitam apenas à exploração da pesca. Há uma diversidade enorme de atividades produtivas que podem aquecer a economia local e mudar o foco produtivo de nossa cidade. 

Clique em leia mais e saiba mais detalhes sobre o debate.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Justiça determina que DERT indenize uma aposentada de Icapuí por demolição de imóvel

Aposentada de Icapuí, M.R.S.C será indenizada pelo DERT por ter demolido o imóvel dela, que estava a menos de 20metros no km 26 da CE-261, essa decisão foi prolatada pelo Desembargador Ademar Mendes Bezerra, durante sessão nessa quarta-feira (07/07). O fato aconteceu no ano de 2000. 

Abaixo a matéria publicada no sítio do Tribunal de Justiça do Ceará.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dep. Federal José Airton destina emendas parlamentares para Icapuí

O Deputado Federal José Airton Cirilo (PT-CE) destinou para o município de Icapuí recursos para construção de obras de urbanização e para o desenvolvimento de ações na área educacional. O deputado atendeu as solicitações do prefeito municipal José Edilson da Silva (PSDB) e do vereador Lacerda Filho (PSDB), líder do governo na Câmara, e incluiu em seu rol de emendas individuais no orçamento da União emendas parlamentares que garantirão a execução dos diversos projetos nas áreas citadas.

A emenda parlamentar é um instrumento utilizado pelos deputados e senadores para garantir que os recursos financeiros do governo federal sejam aplicados nas regiões que os mesmos representam. Esses recursos são destinados mediante indicação do próprio representante popular dos projetos a serem atendidos com as verbas obtidas. O registro desse repasse se dar através de empenho, que assegura a obrigatoriedade do pagamento da despesa efetuada oriunda da execução de determinado projeto. Dessa forma, o deputado José Airton, em ato de afirmação da destinação dos valores necessários à execução de tais projetos, enviou ao governo os registros dos empenhos para serem abalizados. O montante ultrapassa os dois milhões de reais o que caracteriza uma cifra considerável em benfeitorias para o município de Icapuí.

Clique em leia mais para saber mais detalhes.

Deputado José Airton discursa sobre os problemas da pesca em Icapuí

O Deputado Federal José Airton Cirilo discursou ontem à tarde na tribuna da Câmara dos Deputados sobre a crise na pesca da lagosta, dando destaque aos fatos que ocorrem em Icapuí. Abordou a falta de licença de pesca para pescadores artesanais e a necessidade de resolução pacifica dos conflitos entre os pescadores.

Programa Segundo Tempo realizará atividades nas férias

O Programa Segundo Tempo é destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.  O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais.

O núcleo de Icapuí entrou em contato com o blog  e nos informou que o do Programa Segundo Tempo funcionará normalmente durante as férias de julho. Os jogos populares serão o tema das atividades do programa no Centro e na Redonda.

Com informações e foto da Coordenação do Programa Segundo Tempo - Icapuí

Por Adolfo Maia

Governo Municipal inicia debates sobre desenvolvimento sustentável de Icapuí

O Governo Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia - SECITEC, inicia nesta próxima sexta-feira, 09 de Julho de 2010, das 09:00 hs às 12:00 hs , no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, um amplo Ciclo de Debates sobre Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para nosso Município. 

Sendo a geração de emprego e renda para a população icapuiense a preocupação principal do governo municipal para o desenvolvimento econômico e social do município, foi convidado o Dr. Francisco Zuza de Oliveira, Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, para falar sobre Oportunidades de Negócios no Ceará, que abordará temas relacionados à políticas de desenvolvimento econômico através de incentivos e investimentos nos setores produtivos de maior destaque em Icapuí.

Trazendo a temática especificamente para o contexto do Município de Icapuí, estará presente também o Dr. Alcir Porto, representante do SEBRAE-CE, que irá proferir uma palestra sobre nossas potencialidades e as fontes de emprego e renda mais identificadas com nossa realidade, destacando as atividades econômicas existentes no município e apontar fontes alternativas de renda.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Icapuí participará do curso básico em Vigilância Sanitária em Russas

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove o Curso Básico em Vigilância Sanitária, que terá carga horário de 40h e os município interessados devem efetivar a inscrição de seus tecnicos para ESP. Abaixo a notícia do portal do governo do Estado.

ESCOLAS DE ICAPUÍ RECEBERÃO INCENTIVO FINANCEIRO PARA A ALFABETIZAÇÃO

Extraído do Blog Educação de Fato:

ESCOLAS DE ICAPUÍ RECEBERÃO INCENTIVO FINANCEIRO PARA A ALFABETIZAÇÃO

A coordenação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) de Icapuí informou nesta manhã que duas escolas do município receberão neste ano um incentivo financeiro do Governo Estadual para ser aplicado em ações voltadas para a melhoria da aprendizagem de alunos de alfabetização. As escolas contempladas são a EEF Prof. Mizinha (Sede) e EEF Prof. Joana Marques (Barreiras) cujos resultados na última de avaliação do SPAECE-ALFA de 2009 apresentaram baixa participação na aplicação da prova e índices de aprendizagem não satisfatórios nesta faixa de educação. O incentivo aproxima-se do montante de R$ 130.000,00 para a Escola Mizinha e de R$ 30.000,00 na Escola Joana Marques, a serem aplicados de acordo com um Plano de Ação elaborado pela escola e com a ciência da secretaria da educação. Esses valores serão confirmados posteriormente pelo Governo com base no número de alunos de cada escola. Ao lado disso, o apoio será concretizado também com a participação e apoio pedagógico de uma Escola do Município de Mauriti que apresentou na mesma avaliação excelentes resultados, segundo dados do SPAECE, com a qual as escolas de Icapuí farão trocas de experiências.

1º Encontro de Coordenadores Municipais do Programa de Formação de Executivos escolares da CEFEB

Extraído do blog Educação de Fato:

1º Encontro de Coordenadores Municipais do Programa de Formação de Executivos escolares da CEFEB


1º Encontro de Coordenadores Municipais do Programa de Formação de Executivos escolares da CEFEB. O programa já realizou uma 1ª etapa, com a participação de 36 municípios organizados em 14 polos, compreendendo um curso de 110 horas.
Agora está iniciando, com o mesmo grupo, uma etapa mais prática que consta da construção ou reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas do nosso município.


O Coordenador Municipal será o elo, fazendo a articulação entre o Núcleo Central e as escolas dos municípios integrantes do Programa.


Data do Encontro: dia 09 de julho de 2010 - sexta-feira.
Horário: de 8:30 as 12:00 horas.
Local: CEFEB – Bairro de Fátima, Fortaleza
Tema: Proposta de Construção do PPP e o papel do Coordenador Municipal.

Fotos de Icapuí - Praia de Barreiras

Praia de Barreiras (Foto: Laís Teixeira)

Icapuí nos surpreende até com um novo ângulo de uma mesma paisagem. O verde se separa da imensidão azul do mar que parece o céu, e do céu que parece mar, apenas por uma cerquinha de talos secos apaixonadamente abraçados uns aos outros. Os barcos descansam sob os raios de um sol carinhoso que clareia sutilmente o aquário de nossas infâncias. As nuvens? Apenas observam lá do alto o que nossos olhos não cansam de olhar aqui de baixo.

Parabéns Laís Teixeira pela belíssima foto.

Dedé Teixeira divulga nota esclarecendo sobre inclusão do seu nome em lista do TCM.

Após a divulgação pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM da relação dos gestores municipais com contas rejeitas, que implicam em perca dos direitos políticos de se candidatar às eleições de 2010, e que foi enviada a Justiça Eleitoral, o Deputado estadual Dedé Teixeira (PT) divulgou em seu site nota de esclarecimento sobre a aparição de seu nome na referida lista. Segue a NOTA do Deputado Dedé Teixeira:

Dedé divulga nota sobre inclusão do seu nome em lista do TCM
6/7/2010
Em respeito a todos os cidadãos e cidadãs cearenses, vimos a público lamentar a inclusão do nosso nome na lista de gestores com contas desaprovadas ou rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), encaminhada à Justiça Eleitoral.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ICAPUÍ MELHORA IDEB: BOA NOTÍCIA?

O resultado do IDEB foi divulgado na ultima quinta-feira e hoje os dados gerais do IDEB-2009 foram divulgados. O município de Icapuí melhorou nos índices tanto nas séries iniciais quanto finais.

Para ter resultado dados do IDEB, acesse AQUI.

Leia a matéria postada no blog da Secretaria da Educação e Cultura.

TCM divulga relação de gestores municipais com contas rejeitadas. Veja os nomes de Icapuí.

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou a relação de gestores municipais com contas rejeitadas de todo Ceará. Em Icapuí são 45 nomes nesta relação que foi enviada a Justiça Eleitoral. Entre eles o ex-prefeito de Icapuí, Dedé Teixeira e o atual prefeito Irmão Edilson.

Veja a materia do portal Ceará Agora, vista no blog Aracati em Foto, com a inclusão da relação dos nomes dos gestores de nossa cidade.

Dep. Dedé Teixeira está entre os influentes da Assembeia Legislativa segundo o Anuário do Ceará

O Grupo de Comunicação O POVO lançou o livro Anuário do Ceará no dia 01 de julho. O Anuário é uma verdadeira radiografia histórica, sociológica, política e econômica que serve de fonte para segmentos interessados em pesquisa sobre dados e aspectos sobre o Ceará. Também expõe pesquisas na área de marketing e divulga quem influencia nos destinos administrativo e político do Estado.

Foi realizada uma pesquisa onde cada um dos deputados estaduais mencionaram três nomes que considerasse de maior influência no Poder Legislativo cearense. Segundo o resultado da pesquisa realizada pelo Anuário do Ceará 2010-2011 revelou quem são os deputados estaduais considerados mais influentes pelos seus colegas de Casa. Foram citados 16 deputados, entre eles o deputado Dedé Teixeira. 

Para ler a versão online do Anuário do Ceará 2010-2011, clique AQUI . 

A matéria publicada no sítio Sertão Central Notícias está abaixo.


Erramos: Plantão Policial de Icapuí - Fim de Semana violento em Icapuí

Em nossa postagem "Plantão Policial de Icapuí - Fim de Semana violento em Icapuí", noticiamos que MISAEL ANTONIO DA SILVA,da  Praia de Redonda tinha sido assassinado, mas recebemos a informação que ele encontra-se bem e já está de alta hospitalar.  Por isso corrigimos a informação na postagem e fizemos esse erramos para recenhecer o nosso erro.

Prefeitura Municipal de Icapuí receberá mais três ônibus escolares

O município de Icapuí receberá três ônibus do MEC, dentro do programa Caminho da Escola. O programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Segundo o sítio da Prefeitura Municipal de Icapuí, no dia 30 de junho, o prefeito Irmão Edilson e a secretária da Educação Ana Costa Mello estiveram em Brasilia para assinar os documentos para o recebimento dos novos ônibus. A  Prefeitura de Icapuí terá a frota de seis ônibus e micro-ônibus, com a chegada desses novos transportes.

Com informações da Prefeitura Municipal de Icapuí e do FNDE

Diario do Nordeste traz matéria sobre a degradação das praias.

O jornal Diário do Nordeste em sua edição de hoje abordou a questão da erosão costeira que em provocando a sensível destruição da faixa litorânea da região Nordeste. A matéria aborda o problema em Fortaleza e também no Estado e discuti algumas soluções. São entrevistados o professor Geovah Meireles, (profundo conhecedor dos problemas ambientais no litoral de Icapuí), Raimundo José Félix (Ex-secretário da SEDEMA de Icapuí) e o professor Jáder de Morais, que aborda o problema nas praias de Ponta Grossa, Redonda e Peroba. Não deixe de ler a matéria abaixo, já que esse problema da erosão todas as praias de nossa cidade enfrenta.

SINDSERPUMI questiona dados da Secretaria da Educação de Icapuí

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - SINDSERPUMI questionou em seu sítio as informações da Secretaria da Educação e Cultura de Icapuí dada aos professores na reunião que ocorreu no dia 30 de junho no Centro de Juventude e Cidadania. Abaixo a texto na integra:

Plantão Policial de Icapuí - Fim de Semana violento em Icapuí

O ultimo final de semana em Icapuí foi violento, com uma tentativa de assassinato de MISAEL ANTONIO DA SILVA, 35 anos de idade na Praia de Redonda, mas o mesmo já está bem e já encontra-se em alta . Aconteceu a prisão de JOSENILDO GARCIA DE ARRUDA FILHO, 20 anos de idade no Assentamento Michucha, suspeito de atirar em Misael.  Ocorreu um assalto na comunidade de Belém  no sábado e um atropelamento na estrada do Pé da Serra de Barreiras, que já noticiamos em nosso espaço.

Abaixo segue as informações do Plantão Policial, que extraímos do sítio da TV Jaguar. 


A guerra do "lagostim" em literatura de cordel


Parte do Cordel "A Guerra dos redondeiros contra os compressores", escrito por Chico de Marina foi publicado no blog Aracati em Foco, do colega Sandro Guimarães. Publicamos parte do cordel e o vídeo completo, já que o mesmo encaixa-se  dentro dos eventos acontecidos em nosso cidade, que rendeu inúmeras notícias nos principais veículos de comunicação do Ceará e de outros estados. Vejam os versos e o vídeo clicando em LEIA MAIS.


Fotos de Icapuí - Praia de Requenguela

Manguezal da Praia de Requenguela (foto: Claudimar)
Clique na imagem para ampliar
A praia de Requenguela fica entre as praias de Barrinha e Barra Grande e compreende uma faixa de mar tranquilo, caracterizado pelo sobre e desce do mar que forma uma extensa praia durante algumas horas do dia. É reduto de algumas casas de veraneio e de uma vila de pescadores, e propicia aos frequentadores um belo visual do mar e  garantia de tranquilidade. Próximo ao manguezal, onde está instalada a Estação Ambiental Mangue Pequeno, predomina a paisagem formada por mangues e pequenas embarcações ancoradas na praia.

Nesse ponto existem estabelecimentos comerciais que servem delícias da culinária local e são um atrativo de lazer aos que não perdem a oportunidade de apreciar as belezas naturais. Lembrando que estes pontos comerciais não interferem diretamente nos ecossistemas do manguezal e ficam no caminho de acesso à passarela que atravessa o manguezal que faz parte do projeto da Estação Ambiental Mangue Pequeno.

Visitem!

Deputado Federal José Airton (PT-CE) anuncia medidas de apoio à pesca artesanal

As comemorações do Dia do Pescador, em 29 de junho, foram marcadas por uma série de medidas para a área de Pesca e Aquicultura. Na segunda-feira (28), ocorreu o lançamento do Plano Safra das Águas, que contempla novas linhas de crédito específicas para o setor. Foram entregues também contratos para a reforma de embarcações da pesca artesanal. Além disso, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) assinou convênios com governos estaduais e entidades para assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola.

Ainda nas comemorações pela data, foram assinados os primeiros 15 convênios com órgãos e empresas públicas para Assistência Técnica e Extensão pesqueira e aquícola, voltados para a capacitação e desenvolvimento de projetos. Os cursos de capacitação deverão beneficiar cerca de 19 mil famílias.

SEDEMA distribui alimentos a inscritos no Bolsa-Família e Seguro-Safra

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, fará a distribuição de farinha e feijão de "arranca" a partir de hoje (05/07) para as pessoas inscritas no Programa Bolsa Família 2009 e Programa Seguro Safra 2008/2009.

Os interessados deverão procurar a secretaria nos horários de das 07:30 hs às 12:00 hs e de 14:00 hs às 17:00, portando o cartão que contém o número do NIS, o CPF e o RG, e levar ainda dois recipientes com capacidade  para um volume de até 10 quilos cada. A distribuição seguirá um calendário definido pela secretaria para atender a todas as comunidades do município, vejam a data de distribuição em sua comunidade na SEDEMA.

sábado, 3 de julho de 2010

Quadrilhas Juninas mantém tradição em Icapuí

Quadrilha Brilho Luná da Escola Mizinha
A tradição das festas juninas é marcada pela apresentação de "quadrilhas" em festivais Brasil afora. Durante o período junino, muito são os grupos de jovens que unem-se para manter viva essa expressão cultural de origem europeia que se incorporou e se adaptou aos nossos costumes. Em Icapuí, praticamente todas as escolas montaram suas quadrilhas para se apresentarem nos "arraiás" e merece destaque a Quadrilha Brilho Luná, da Escola Mizinha, e a Quadrilha Chapéu de Palha da Escola Joana Marques.

Quadrilha Chapéu de Palha da Escola Joana Marques (Barreiras)
As duas quadrilhas participaram do Festival Junino Universitário da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ em Aracati, e emocionaram os jurados e o público presente com a beleza e empolgação dos "quadrilheiros", aliado a coreografias bem desenhadas, músicas da cultura nordestina e a encenação teatral característica das quadrilhas estilizadas. 

OPOVO: Reunião em Beberibe para apoiar pescadores de Redonda

 Foto: OPOVO
O jornal O POVO de hoje tratá de uma reportagem sobre a reunião dos Pescadores da Prainha do Canto Verde em Beberibe em solidariedade aos pescadores de Redonda. Na reunião servirá também organizar um ato de protesto e pedido de intervenção do Ministério Público. Leia a reportagem abaixo:

Diario do Nordeste: Barco lagosteiro com compressor é apreendido

O Jornal Diário do Nordeste traz uma reportagem feita pelo repórter Mauricio Vieira sobre o barco apreendido pela Marinha na quinta-feira. A matéria traz o nome do barco e dos pescadores que foram presos pela Policia Federal. É abordado também a questão da fiscalização no mar de Icapuí. Leia a reportagem do Diário do Nordeste abaixo:

Homem morre em atropelamento na estrada do Pé da Serra de Barreiras

Um homem identificado conhecido com "Udé", residente na praia de Redonda, foi atropelado e morreu por volta da meia noite deste sábado(3), na estrada do Pé da Serra de Barreiras. O local do acidente fica cerca de 500m da Praça da Liberdade.  O corpo foi lançado cerca de 50m com o impacto.

De acordo com o Policia Militar, o responsável pelo homicídio fugiu do local, sem prestar socorro e ainda não existem pistas a respeito de sua identidade, já que não haviam testemunhas.

Populares ouviram o barulho muito forte e encontraram o homem na pista e ligaram para  a Policia Militar. A Ambulância foi acionada, mas quando chegou a vítima já estava em óbito. Os policiais presentes entraram em contato com o IML para providenciar a retirada do corpo.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Associação de Moradores de Melancias de Baixo parabeniza o blog

A Associação de Moradores de Melancias de Baixo - AMME parabenizou em seu blog (http://moradoresdemelancias.blogspot.com) o blog A Cidade Icapuí pelo trabalho desenvolvido e por ser um importante  instrumento de informação e notícia sobre o município de Icapuí.

Nós que fazemos o blog A Cidade Icapuí, que está a onze meses informando e servindo como uma fonte verdadeira e de qualidade do que passa em Icapuí, agradecemos a Associação de Moradores de Melancias de Baixo pelo registro em seu blog.

Abaixo a nota: 

PARABÉNS DE VERDADE!

       A  AMME parabeniza os blogs A Cidade Icapuí e  Peixe-Gordo News por terem sido ( e são ) um importante  instrumento de informação e notícia sobre o município de Icapuí, procurando sempre a interação com seus leitores. Apesar da atividade voluntária, os blogs citados sempre manteram  atualizado buscando acima de tudo a Imparcialidade. 

Continuem nessa força!

OPOVO: Quatro pescadores são presos e embarcação é apreendida em Icapuí

O povo deu mais detalhes sobre a prisão e do barco de pesca, chamado de Morena, que a Marinha aprendeu ontem e que ja anunciamos aqui. Os pescadores encontram-se presos na Polícia Federal em Fortaleza. Abaixo a reportagem do Jornal O POVO.