quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Informes da Cidade - 30/09/2010

Abastecimento de água

O abastecimento de água no município de Icapuí começou a ser normalizado na tarde desta quinta-feira, havendo ainda pontos onde água não chegou. Desde ontem a cidade enfrentava problemas com a falta de água, devido a dívidas  do SAAE com a COELCE. 


Blog tem destaque no portal OPOVO


A matéria sobre o Corte de energia provoca crise no abastecimento de água em Icapuí ganhou destaque na guia de Blogs do Portal O POVO Online (http://www.opovo.com.br/blogs/). Isso demonstra a qualidade da informação e do trabalho exercido pelo blog A Cidade Icapuí.  


Salários atrasados

Os servidores da área de saúde do município estão com salários atrasados. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, os servidores efetivos não receberam o salário de agosto e os prestadores de serviços estão com seis meses sem receber. A Secretaria de Saúde informou em uma reunião que o pagamento dos efetivos acontecerá hoje (30/09) e que não tinha previsão para o pagamento dos prestadores de serviços. A Alegação da Secretaria é que Governo Municipal não tem repassado os recursos suficiente para manter em dias os salários destes servidores. (Fonte: SINDSERPUMI)

Inscrições para aplicador do SPAECE 2010 prorrogada

A coordenação do Programa de Alfabetização na Idade Certa avisa que o prazo de inscrição para o Curso de Formação de Aplicadores do SPACE 2010 foi prorrogada para o dia 05 de Outubro. Os interessados deve acessar  o link http://www.sia.caedufjf.net/spaece/inscricao/?cargo=aplicador.   (Fonte: Educação de Fato).

Polícia Militar

Chega ao município o efetivo da Polícia Militar para garantir a segurança durante o pleito eleitoral.

Policia Federal em Icapuí

Hoje a tarde, três viaturas da Policia Federal estiveram em Icapuí, não tivemos informações de que operação eles estavam realizando no município.  

Alunos participaram da Olimpiada Brasileira de Fisica

Os alunos da Escola Gabriel de Icapuí participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física – OBF no ultimo sábado, 25 de setembro, na cidade de Limoeiro do Norte no Vale Jaguaribano. O Professor Coordenador de Área – PCA Doriedson Costa acompanhou a turma de seis alunos da Escola na prova. Os mesmo tiveram aulas de reforço com professor Getúlio Reis. (Fonte: Escola Gabriel)



Alunos do Gabriel vistam usina eólica

Os alunos da escola Gabriel visitaram um projeto de energia eólica na comunidade do Cumbe em Aracati. Organizado pelo Professor de física, Getúlio Reis teve objetivo de proporcionar ao grupo de estudantes um entendimento sobre as fontes alternativas de energias, visando a Feira Regional de Ciências. (Fonte: Escola Gabriel)




Carreata de Dedé Teixeira


Nesta sexta-feira acontece uma carreata da campanha para deputado estadual de Dedé Teixeira. O percurso será Serra do Mar ao Centro e está previsto para iniciar às 17 horas.



Festas do Servidores Públicos

 O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí realizará no dia 28 de outubro a Festa dos Servidores Públicos, entre as atrações terá show com humorista Hiran Delmar e festa com uma banda. Acontecerá sorteios para os filiados do Sindicato. A entrada será franca para os servidores e 02kg de alimentos não perecível para restante do público. (Fonte: SINDSERPUMI)


Corte de energia provoca crise no abastecimento de água em Icapuí

Atualizado às 13:20

O município de Icapuí sofre desde ontem com falta de abastecimento de água, prejudicando moradores e o comércio, um exemplo é que a Escola Professora Mizinha, maior do município, parou as aulas devido ao problema. O motivo é o corte de energia elétrica das bombas de abastecimento que são administradas pelo Sistema Autônomo de Água e Esgotos - SAAE, devido a falta de pagamento à COELCE.

A falta de abastecimento de água perdura há anos em Icapuí e já foi motivo de trocas constantes na Direção do SAAE, que é uma autarquia ligada a Prefeitura Municipal de Icapuí, responsável do serviço de abastecimento de água no município. Alguns vereadores reclamam quase toda semana, durante as sessões legislativas, da existência de comunidades sem água nas torneiras das residências.

O grande problema que o SAAE enfrenta é a baixa arrecadação das contas de água no município. Recentemente o órgão investiu na compra de novos hidrômetros para substituir os que estavam quebrados, para evitar desperdícios e melhorar as finanças. No entanto, devido a crise da pesca da lagosta em nosso município, a inadimplência continua alta, agravando o problema. 
 
Segundo o SAAE, o maior devedor da autarquia é a própria Prefeitura Municipal de Icapuí , sendo isso  motivo da atitude de corte nos prédios públicos municipais, exceto escolas e hospital, no ano passado (Veja aqui). 

Existe, desde o ano passado, uma negociação por parte de setores da Prefeitura para repassar o SAAE para a CAGECE, como afirmou o presidente do órgão estadual ao jornal O Povo e o blog já noticiou (Leia aqui). Há pessoas questionam se essa constante falta de águas na rede de abastecimento não seria uma estratégia para que a opinião pública de Icapuí possa aceitar a negociação do SAAE com a Companhia de Água e Esgotos do Estado do Ceará. 

Entramos em contato com o diretor do SAAE, Edson Barreto, ele garantiu que até o final da tarde, o problema estaria resolvido.

Artigo: O papel da imprensa é informar, doa a quem doer

O professor José Wellington da Silva Pinto aborda neste artigo "O papel da imprensa é informar, doa a quem doer" sobre o papel da imprensa em face da crescente polêmica que a envolveu a essa eleição no Brasil. 

Você também pode escrever para o Blog, basta enviar seu texto para o nosso e-mail: acidadeicapui@gmail.com. 

Leia abaixo o Artigo do Professor Wellington Pinto, que nos foi enviado por e-mail:


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS ESCOLARES


A Secretaria Municipal da Educação vem realizando desde o mês de Agosto processo de formação continuada de conselheiros escolares. 

Artigo: Amadurecimento Político Ambiental

Extraímos do blog do Vereador Marcos Nunes a carta enviada pelo advogado Gilberto Carvalho abordando um amadurecimento político ambiental em defesa do meio ambiente em Icapuí, após a reportagem do Diário do Nordeste. Ele aborda no artigo outra preocupação ambiental em nossa cidade, que é a matança do veado catigueiro e a necessidade de preservar a espécie . Leia o artigo abaixo:


Servidores Municipais de Icapuí participam de curso de Gestão de Pessoas



Servidores Públicos do Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Icapuí, participaram ontem da abertura do curso de Gestão de Pessoas promovido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG, no Centro Administrativo do governo estadual em Fortaleza/CE.

Servidores do Depto de Pessoal da PMI

 O curso é na modalidade de Ensino a Distãncia, através de um ambiente virtual acessado pela internet, e a aula presencial de ontem serviu para dar orientações aos cursistas sobre o conteúdo do curso, as atividades a serem realizadas e o modelo de avaliação de desempenho adotado pela instituição, além dos detalhes de como navegar pelo ambiete virtual.
       O curso tem como objetivo fornecer à Servidores/Empregados Públicos pressupostos teóricos que fundamentem a definição de políticas e práticas de Gestão de Pessoas nas instituições públicas. A capacitação com carga horária de 20h/a acontecerá de 29 de setembro a 13 de outubro.

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O ENCCEJA 2010

Foram prorrogadas para 10 de outubro as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro. 

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade curricular apropriada. Para obter a certificação, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TV Jangadeiro: Algas marinhas geram renda em Icapuí

O jornal Ceará Notícias do TV Jangadeiro, afiliada do STB no Estado, exibiu uma reportagem sobre o projeto de beneficiamento de Algas na Praia da Barrinha em Icapuí. Segundo a reportagem  o projeto é vantajoso para a economia e para o meio ambiente, podendo produzir shampoo e à gelatina.

Veja o video abaixo:

Fonte: TV Jangadeiro

Inscrições abertas para o curso de formação de aplicadores do SPAECE 2010

O Curso de Formação de Aplicadores do SPAECE 2010, está de inscrições abertas no período de 16 a 30 de setembro, pelo Portal SIA no endereço www.sia.caedufjf.net/spaece/inscricao/?cargo=aplicador . Após o curso haverá seleção de bolsistas que aplicaram os questionários do programa de avaliação educacional SPAECE no município de Icapuí. O SPAECE 2010 consiste na avaliação educacional realizada pelo Governo do Estado em todas as escolas do Ceará. Para obter maiores informações, procurar a Equipe do PAIC na Secretária da Educação e Cultura ou ligar para o numero 88 -3432-1300.

Para você saber quais são os documentos necessários para fazer a inscrição, clique no leia mais:

Eleição do Grêmio Estudantil da Escola Gabriel

No dia 06 de outubro de 2010, acontecerá nos três turnos a Eleição do Grêmio Estudantil da Escola Gabriel.

O processo iniciou-se desde a Semana do Estudante, quando o Núcleo Gestor organizou uma palestra com o tema: “Protagonismo Juvenil: Movimentos Estudantis em Icapuí’. A intenção era desde já favorecer uma discussão da importância dessa entidade na escola, como mais uma instância de diálogo entre a gestão e alunos.

A comissão eleitoral foi formada no dia 15/09 e é composta por três alunos de cada turno, bem como, por representante do grêmio atual e do Conselho Escolar e da Gestão como apoio aos alunos organizadores. A Presidente da Comissão é Regina Maria Ferreira, do 3º ano "E", e o Secretário é Rodrigo Alexandre de Araújo, do 3º ano "D".

Nesta segunda-feira 27/09, mais uma vez a comissão se reuniu com as duas chapas para discutir alguns assuntos inerentes ao processo eleitoral, destacando a importância de se fazer uma campanha limpa e respeitosa. Na oportunidade, foi feito um sorteio para definir o horário de cada chapa para passar nas salas.

Abaixo segue o Cronograma do Processo Eleitoral e os nomes dos candidatos.


Veja abaixo a composição das duas chapas que concorrem a eleição do Grêmio da Escola Gabriel:

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ministério Público Diz Não Ter Competência para Atuar

O Promotor de Justiça de Icapuí, Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, informou  na semana passada ao vereador Marcos Nunes do PCdoB que não poderá impetrar Ação Judicial contra Coelce e a Prefeitura de Icapuí uma vez que o Ministério Público não abrange tal competência para atuar em ocasiões similares a tributação, apesar da reclamação apresentar lastro jurídico no que concerne a argumentação do vereador do qual a referida cobrança  para o Custeio da Iluminação Pública esteja sendo aplicada de forma ilegal. O promotor informou ao vereador que o mesmo poderá propor ação própria  para o caso representando os interessados em vê aplicado a legislação pertinete a cobrança.

       A luta do vereador continuará com a população através de seu mandato e das  instituições populares que queiram contribuir para entrar na justiça contra tal cobrança, para isso pede que as pessoas interessadas procurem juntar faturas da Coelce dos últimos cinco anos, além de cópia dos documentos pessoais como cédula de identidade, CPF, título, preencher declaração e procuração para o advogado que cuidará do caso.

telefones para contatos e maiores esclarecimentos
88 34321037
88 92092013
88 92553365
88 99274929
 
 
Extraído do Blog do Vereador Marcos Nunes 

Pescadores da Praia de Peroba descobrem vantagens do G.P.S

Alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, dentro do curso de extensão Operações Básicas em G.P.S, ministrado pelo professor Marcelo Augusto realizou uma atividade com pescadores da Praia de Peroba em Icapuí sobre a utilização de G.P.S. A proposta é que os pescadores se tornem multiplicadores das informações. Um manual sobre utilização do G.P.S adaptado a linguagem dos pescadores locais será preparado pelos alunos participantes do curso de extensão. Cerca de 20 pescadores participaram da capacitação. 

A iniciativa torna-se interessante em aproximar a teoria e a prática para os alunos e favorecer a aproximação social da universidade com a população. Abaixo a matéria completa, que extraímos do sítio da UFERSA. 


Artigo: ELEIÇÕES DO “TUDO JUNTO E MISTURADO” QUEM APOIA QUEM EM ICAPUÍ

O presidente do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, Francisco Celestino Cavalcante enviou um artigo denominado "ELEIÇÕES DO “TUDO JUNTO E MISTURADO” QUEM APOIA QUEM EM ICAPUÍ" em que ele questiona os apoios municipais na eleição deste ano.

Lembrando que o espaço Artigo é em que os leitores podem enviar seus textos para nosso e-mail : acidadeicapui@gmail.com. 

Abaixo o artigo:


Informes da Cidade

  • Luis Filho faleceu ontem a tarde após sofre um infarto. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Maria Idalina, mas não resistiu. O enterro está previsto para 16 horas. O blog A Cidade Icapuí solidariza-se com a família neste momento de dor. 
  • Há cerca de um mês houve uma mudança na direção da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, localizada no Centro de Icapuí. O novo diretor é Diumberto Freitas. A ex-diretora Geisa Lopes assumiu a Direção da Educação Básica da Secretaria da Educação e Cultura.
  • Leo Bayma, candidato a deputado estadual pelo PPS realizou visitas a eleitores em  várias comunidades de Icapuí neste fim de semana.
  • Cancelada a carreata do candidato a deputado estadual Dedé Teixeira, que aconteceria hoje a noite em Icapui, devido ao falecimento de Luis Filho e do jovem Armandelson Lima da Silva, conhecido como Ricardo Fogo. O evento agora acontecerá na próxima sexta-feira no final da tarde.

    Plantão Policial de Icapuí - 28/09/2010 - Acusados do assassinato de Ricardo Fogo são presos

    Com trabalho do Delegado Regional de Aracati, Dr. Eudes Felix e da Polícia Militar de Aracati foram presos, ontem, os dois acusados de assassinar na tarde de domingo Armandelson Lima da Silva, 22 anos, conhecido como Ricardo Fogo. Bruno Rodrigues de Lima  foi preso na Favela do Sapo-Aracati,  que confessou ser o autor do crime ocorrido em Icapui. O outro acusado do crime é um menor de idade, de 15 anos. Os dois foram conduzidos para Icapuí para prestar depoimento sobre o crime.
    O assassinato de Armandelson Lima da Silva chocou a sociedade icapuiense no dia de ontem, principalmente pelo motivo do crime, que teria sido por causa de dividas de drogas com traficantes. O problema de droga está afetando profundamente a socidade icapuiense, principalmente os jovens com uso de crack. 

    O enterro de "Ricardo Fogo" aconteceu hoje às seis da manhã e os acusados, Bruno Rodrigues de Lima e o menor, estão detidos na Cadeia Pública de Icapuí.


    Com informações da TV Jaguar

    Dicas de prevenção às drogas.

    Prevenção

    Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas.
     
    Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom.
     
    Todo usuário e principalmente sua família têm arcado com as consequências decorrentes desse tipo de busca de prazer.
     
    Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste final de milênio.

    Caminhos disponíveis:

    1. Do medo - Os jovens não se aproximarão das drogas se as temerem. Para se criar o medo, basta mostrar somente o lado negativo das drogas. Pode funcionar para crianças enquanto elas acreditarem no adultos.

    2. Das informações científicas - Quanto mais alguém souber sobre as drogas, mais condições terá para decidir usá-las ou não. Uma informação pode ser trocada por outra mais convincente e que atenda aos interesses imediatos da pessoa.

    3. Da legalidade - Não se deve usar drogas porque elas são ilegais. Mas e as drogas legais? E todas as substâncias adquiridas livremente que podem ser transformadas em drogas?

    4. Do princípio moral - A droga fere os princípios éticos e morais. Esses valores entram em crise exatamente na juventude.

    5. Do maior controle da vida dos jovens - Mais vigiados pelos pais e professores, os jovens teriam maiores dificuldades em se aproximar das drogas. Só que isso não é totalmente verdadeiro. Não adianta proteger quem não se defende.

    6. Do afeto - Quem recebe muito amor não sente necessidade de drogas. Fica aleijado afetivamente que só recebe amor e não o retribui. Droga é usufruir prazer sem ter de devolver nada.

    7. Da auto-estima - Quem tem boa auto-estima não engole qualquer "porcaria". Ocorre que algumas drogas não são consideradas "porcarias", mas "aditivos" para curtir melhor a vida.

    8. Do esporte - Quem faz esporte não usa drogas. Não é isso o que a sociedade tem presenciado. Reis do esporte perdem sua majestade devido às drogas.

    9. Da união dos vários caminhos - É um caminho composto de vários outros, cada qual com sua própria indicação. Cada jovem escolhe o mais adequado para si. Por enquanto, é o que tem dado os resultados mais satisfatórios.

    10. Da Integração relacional - Contribuição para enriquecer o caminho 9. Nesse trajeto, o jovem é uma pessoa integrada consigo mesmo (corpo e psique), com as pessoas com as quais se relaciona (integração social) e com o ecossistema (ambiente), valorizando a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a ética e a cidadania.


    (Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba. Editora Gente, 6ª edição)

    www.antidrogas.com.br/prevencao

    Colaboração: SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas

    Extraído do blog Aracati em Foco

    Jovens preservam mangues em praias de Icapuí e Aracati

    O projeto Manati,  executado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ambientes Aquáticos (Aquasis), uma ONG cearense, com o apoio do Sesc Ceará e o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental é tema da reportagem do Diário do Nordeste em sua edição de hoje. O projeto tem entre suas ações de educação ambiental como limpeza de praias e manguezais em Icapuí.

    Veja a matéria jornalista Melquiades Junior no Jornal Diário do Nordeste:


    segunda-feira, 27 de setembro de 2010

    Ônibus do Programa Caminho da Escola são inspecionados pelo IPEM

    Retirado do site www.fortaleza.ce.gov.br

    Imagem Ilustrativa
    Ipem inspeciona ônibus do Programa Caminho da Escola
    27/09/2010

    Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizaram, de janeiro a agosto deste ano, inspeção em 133 ônibus do Programa Caminho da Escola, que atende estudantes de vários municípios do Ceará. O programa, criado em 2007, é resultado de convênio entre o Governo Federal e o Inmetro.

    O objetivo do Caminho da Escola é proporcionar segurança e qualidade no transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio de transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculado na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

    O Ipem, só neste ano, já fez registro de inspeção em ônibus que estão atendendo estudantes de Iguatu, Pereiro, Salitre, Aquiraz, São Luiz do Curu, Guaíba, Saboeiro, Caridade, Trairí, Potengí, Quixeré, Baturité, Hidrolândia, Piquet Carneiro, Penaforte, Missão Velha, Cedro, Icapuí, Caririaçu, Jaguaribe, Tamboril, Beberibe, Mulungu, Poranga, Milagres, Nova Olinda, Barreira, Palhano, Icó, Baixio, General Sampaio, Ipaumirim, Potiretama, Redenção, Morrinhos, São João do Jaguaribe, Chorozinho, Araripe, Várzea Alegre, Cariré, Orós e secretarias de Educação do Estado. Os ônibus, antes de serem entregues ao governo municipal, passam por fiscalização do Ipem.

    SINDSERPUMI realiza Assembleia

    O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí realizou neste sábado 25/09 uma assembléia na pousada de Doralice para discutirmos a versão preliminar do PCCR (Plano de Cargos Carreira e Salários) dos servidores da atividade meio e saúde, na oportunidade esteve presente a assessoria do INAPE na pessoa de Haline Cordeiro que explanou a respeito do plano e fez as devidas ponderações a partir das opiniões coletadas entre os servidores presentes. 

    Assista o vídeo da Assembleia Abaixo:



    PCCR do Servidores de Icapuí
    Carregado por Sindserpumi. - Assista aos últimos videos de noticias.

    Fonte: SINDISERPUMI

    Plantão Policial de Icapuí - 27/09/2010 - Jovem é executado com quatro tiros no Requenguela


    Um crime de homicídio abalou a tranquilidade de Icapuí hoje pela manhã (27/09), um jovem de apenas 22 anos, conhecido como "Ricardo Fogo" foi executado com quatro tiros na Praia da Requenguela. Tudo leva a crer que se trata de um crime motivado por dívidas de drogas com traficantes.

    domingo, 26 de setembro de 2010

    Pequenos barcos em um mar imenso


    Pequenos barcos em um mar imenso (foto: ClaudiMar)
    Enquanto os "barcos grandes" balançam tristes no mar agitado pela "guerra da lagosta" na praia de Redonda, crianças promovem uma inusitada corrida de "barcos pequeno" bem ali, no mesmo mar que é palco de conflitos constantes envolvendo pescadores de Icapuí. O encontro acontece durante os finais de semana e as disputas pelo barco mais rápido agita as crianças, despertando a curiosidade de quem assiste a tudo encantado pela beleza da praia e pela simplicidade de uma "mini-regata",  que trás em si a importância de preservar a cultura e a arte da pesca artesanal. 

    Foto: ClaudiMar

    Os barquinhos são réplicas feitas por eles mesmos e impressionam pela riqueza de detalhes, que os deixam muito parecidos com os barcos de tamanho real. As crianças invadem o mar de manhã cedo e aos poucos vão colorindo as águas azuis e tranquilas, deixando o mar da praia de Redonda ainda mais imenso.

    Mais um encanto da praia de Redonda!

    Por: ClaudiMar Silva

    sábado, 25 de setembro de 2010

    Soraya Tupinambá faz campanha em Icapuí neste sábado


    A candidata ao Governo do Estado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), engenheira de pesca e militante socialista Soraya Tupinambá está em Icapuí,  iniciando sua agenda de campanha neste fim de semana, onde ela visitará várias cidades cidades do litoral leste. 

    Em Icapuí, ela teve um almoço com o Padre Lopes, logo após estará na Praia de Redonda para conversar com moradores sobre seu plano de governo e a necessidade de eleger parlamentares comprometidos com o povo.

    Ainda hoje haverá visitas da candidata as cidades de Aracati e Fortim . A noite participara de um evento na comunidade de Parapueira e Prainha do Canto Verde em Beberibe.

    sexta-feira, 24 de setembro de 2010

    Instituto Portal de Messejana realiza projeto "Turismo Sustentável e Cidadania" em Icapuí

    Como noticiamos no blog no dia 13 de setembro, (clique Aqui) o Instituto Portal Messejana está realizando o projeto ""Turismo Sustentável e Cidadania" em Icapuí. O município foi escolhido em virtude de suas belezas naturais e de suas praias magníficas e ainda preservadas. As praias visitadas foram Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia da Peroba e Barreiras. A equipe ficou na cidade nos nos dias, 12, 13, 14, 18 e 19 de setembro.

    As atividades do projeto foram reunião com representantes de entidades locais no Centro de Informações Turísticas. Aconteceu várias entrevistas com lideranças e autoridades locais abordando a importância de desenvolvimento de projetos para um Turismo Sustentável em toda a área. Outra atividade foi um trabalho fotográfico das praias e das atrações turísticas da cidade. 

    Ainda destaca problemas que a comunidade enfrenta e que são podem ser gargalos ao turismo, como a falta de ações que garantam a sustentabilidade do turismo, a dificuldade de comunicação em várias praias e o crescimento desordenado das construções.

    Abaixo a matéria que reproduzimos do sítio do Portal Messejana, que você pode acessar no endereço www.portalmessejana.com.br.



    IBAMA aluga duas lanchas para fiscalização da pesca em Icapuí.

    Retirado do Jornal O Povo (24/09/2010)

    Lanchas reforçam fiscalização da pesca predatória em Icapuí


    Em resposta ao último embate da “Guerra da Lagosta”, em Icapuí, quando dois barcos da comunidade da Praia da Redonda que realizavam a fiscalização popular da pesca predatória da lagosta foram apreendidos pela Polícia Federal, terça-feira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinou ontem o aluguel de duas lanchas para reforçar a fiscalização.

    Presente em Fortaleza para o 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública, o coordenador de operações e fiscalização nacional do Ibama, Roberto Cabral, emitiu parecer sobre a fiscalização popular: “fiscalização é ação de Estado. Particular não pode assumir pra si a fiscalização. Se a gente fizer isso, está ultrajando o estado de direito, o estado democrático”.

    Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Cacho Ribeiro, a fiscalização ilegal dificulta a ação do Instituto, porque abre prerrogativa a represália pessoal - como ocorrido em março e julho deste ano. (JB) 

    quinta-feira, 23 de setembro de 2010

    Diário do Nordeste: Pescadores ilegais destroem manzuás

    Pescador lançando o manzua, único meio de pesca da lagosta permitido.
    O jornal Diário do Nordeste traz mais uma reportagem sobre o conflito entre os pescadores em Icapuí, abordando a atitude dos pescadores que praticam pesca predatória da lagosta em destruir os manzuás dos pescadores artesanais do município.

    Segundo a reportagem, após a apreensão dos barcos que faziam a fiscalização ilegal na Redonda, Barcos da pesca predatória retiraram manzuás do mar e destruíram. "Sem as embarcações, utilizadas por conta própria pelos pescadores da Praia da Redonda para a fiscalização do litoral, a pesca predatória retoma ao mar com força."

    A reportagem mostra também que a ordem para apreensão dos barcos partiu do Juiz Federal Francisco Luis Rios Alves, da 15ª Vara, Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte. "As embarcações foram levadas para Fortaleza. Na tarde de ontem, cerca de três mil moradores da Redonda e praias vizinhas em Icapuí, que vivem da pesca artesanal, reuniram-se para discutir as providências a tomar. (...) A reivindicação da comunidade é que o Ibama permaneça na área. Atualmente, o órgão realiza a fiscalização em botes motorizados, com policiais militares, fiscais e mergulhadores do Corpo de Bombeiros. (..) À exceção da recente intervenção coordenada pela Polícia Federal, há vários anos as autoridades estaduais e municipais se omitem na Guerra."

    Como noticiamos na publicação anterior, O gestão nacional do Ibama está preocupado com o conflito em Icapuí e enviou o coordenador nacional de fiscalização Roberto Cabral Borges, a Fortaleza para discutir a fiscalização na cidade. 

    Leia a reportagem completa do Jornal Diário do Nordeste (23/09/2010):

    Eliomar de Lima: Preocupado com conflitos entre pescadores de Icapuí, Ibama manda coordenador de fiscalizações ao Ceará

    Extraído do blog do Jornalista Eliomar de Lima:

    Preocupado com conflitos entre pescadores de Icapuí, Ibama manda coordenador de fiscalizações ao Ceará

    Roberto Cabral Borges - Ibama


    O coordenador nacional de Operações e Fiscalizações do Ibama, Roberto Cabral Borges, está em Fortaleza. Ele vem manter reuniões de trabalho na sede do órgão no Estado e avaliará o quadro de conflitos envolvendo pescadores no município de Icapuí. Também vai se inteirar sobre a situação de queimadas em parques florestais do Estado.

    A assessoria de imprensa do Ibama/CE informa que Robeto Borges dará entrevista coletiva, a partir das 9 horas, no Hotel Praiano, para adiantar detalhes de sua missão no Estado. O Ibama nacional está preocupado com os conflitos registrados entre pescadores de Icapuí e promete solução.

    Fonte: Blog do Eliomar

    quarta-feira, 22 de setembro de 2010

    Vereador Felipe Maia (PT) confere entrega de trator a comunidade do INCRA


    O editorial do Blog "A Cidade Icapuí" recebeu hoje um e-mail do Vereador Felipe Maia relatando a aquisição de um Trator para a Comunidade do INCRA, segue o texto na íntegra: 

    Na manhã deste Domingo dia 19/09 eu, Vereador Felipe Maia, estive na comunidade do INCRA, Associação Ipaumirim, e constatei que já se encontra um Trator Massey Ferguson 265 doado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará através do Deputado Estadual Dedé Teixeira. Esta é uma reivindicação antiga do Deputado e principalmente desta comunidade, visto que a agricultura é base da sua economia de subsistência. Em minhas visitas periódicas e encontros com lideranças locais pude sentir a importância da aquisição deste instrumento como fortalecedor da agricultura de nossa cidade.  Parabéns aos moradores do INCRA por essa grande conquista, o povo de Icapuí merece.
    Vereador Felipe Maia

    festival Canoa Blues terá atividades de inclusão social em Icapuí

    Cantora Taryn Szpilman (RJ
     Vem aí a terceira edição do festival Canoa Blues, em Canoa Quebrada (Aracati). 

    Na agenda, de 8 a 10 de outubro, há shows da cantora Taryn Szpilman (RJ, na foto), dos guitarristas Big Joe Manfra (RJ), Marcos Ottaviano e Kiko Moura (SP) e do gaitista argentino Nicolas Smoljan, entre outros.
    Do Ceará participarão o guitarrista Felipe Cazaux e o grupo Over Trio, que tem à frente Marcelo Justa. Também serão realizadas atividades de inclusão social em Canoa e no município de Icapuí. Detalhe: toda a programação do evento é gratuita.

    Da Coluna Comunicado no DN visto em FM Canoa

    "Guerra da Lagosta" volta a ser destaque na mídia cearense


    Mais uma vez, o município de Icapuí é destaque nos principais jornais cearenses. A ação da Polícia Federal realizada ontem (21/9) na comunidade de Redonda, que resultou na apreensão dos barcos utilizados na fiscalização da pesca irregular, foi noticiada em primeira-mão por este blog "acidadeicapui". Logo em seguida, o jornal O Povo Online publicou matéria sobre o ocorrido tendo como base as informações colhidas por nós. 

    Hoje, o Jornal Diário do Nordeste, traz notícia detalhada sobre esta operação da Polícia Federal, que reproduzimos aqui:
    Diário do Nordeste (22/09/2010)
    PF apreende barcos em Icapuí
    Ação rápida e enérgica da Polícia Federal resultou na apreensão de barcos de pescadores da Praia da Redonda

    TV Senado mostra projeto de preservação do peixe-boi marinho em Icapuí


    O programa Eco Senado, da TV Senado, mostrou o trabalho realizado pela Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) no combate a extinção do peixe-boi marinho no litoral icapuiense. A matéria mostra o que está sendo feito em nosso município, para a preservação de um dos animais mais ameaçados de extinção no litoral brasileiro. Essa faixa litorânea têm registrado números recordes de filhotes de peixe-boi marinho encalhados na areia.

    O vídeo mostra ainda as principais ações desenvolvidas pela Aquasis em Icapuí para a preservação do mamífero. Depoimentos de técnicos da entidade e de moradores das praias de Peroba e Ponta Grossa dão um panorama da situação do peixe-boi marinho, tão ameaçado de desaparecer para sempre do nosso mar.

    Assistam o vídeo do programa Eco Senado, clicando aqui.

    Mais informações no site da Aquasis.

    GRANDE FESTA NA BARRACA DO FRANCISCO EM BARREIRAS

    Não percam mais uma grande festa na Barraca do Francisco (Barreiras-Icapuí) dias 25 e 26 de Setembro com as Bandas:
    Forró Menina Linda - Mossoró e Usina do Forró - Icapuí. A entrada será no valor de apenas R$5,00. Começando no Sábado às 22:00 até às 04:00 do domingo e continuando no domingo começando às 15:00 até ás 20:00. Não percam estamos esperando a sua visita.

    terça-feira, 21 de setembro de 2010

    Festa da Padroeira: 1º Pedalando com Maria


    O 1º Pedalando com Maria será realizado amanhã a partir das 8:00h. A concentração será na Praça da Igreja Católica de Mutamba e a chegada na Praça da Igreja Matriz no Centro de Icapuí. 

    O evento faz parte das festividades da Padroeira de Icapuí, Nossa Senhora da Soledade, comemorada no dia 22 de setembro. Desde o dia 12, aconteceram novenas, confissões, visitas, cafés comunitários e momentos culturais.

    Hoje à noite, a última noite de novena, começará às 19h e logo após acontecerá o tradicional Leilão da Padroeira.


    Veja a programação :

    Dia 21/098/2010 (terça-feira)
    19:00h – 9ª Novena
    Subtema:Maria: olhar que protege!
    20:00h – Leilão

    Dia 22/09/2010 (quarta-feira)
    08:00h – 1º Pedalando com Maria (saindo da Igreja da Mutamba)
    17:00h – Procissão de encerramento
    18:00h – Celebração Eucarística
    19:00h – Leilão/bingo

    Eleições 2010: Titulo Eleitoral será obrigatório para votar

    A partir desta eleição, os eleitores deverão apresentar obrigatoriamente, na hora de votar, título de eleitor e um documento oficial com foto, exemplo uma carteira de identidade. 

    Os eleitores que perderam seu títulos têm até o dia 23 de setembro, próxima quinta-feira, para solicitar a segunda via do título de eleitor. Para os eleitores de Icapuí, deverão comparecer no Cartório Eleitoral em Aracati para efetuar o pedido. 

    Geólogo americano visitará praias de Icapuí

    O geomorfológo e geólogo americano Richard Davis, considerado o maior especialista na atualidade em ambientes costeiros, chega hoje (21) ao Ceará para fazer pesquisa de campo. 

    Ele ministrará duas palestras na Universidade Federal do Ceará, abordando, dentre outros temas, o aquecimento global. Davis é professor da University of South Florida. As palestras são abertas ao público.

    Os pesquisadores da UFC vão a campo, juntamente com Davis, que visitará as praias de Icapuí, Morro Branco, Águas Belas, Iguape, Pecém, Taíba, Paracuru, Lagoinha, Caucaia e Fortaleza. Eles analisarão as formas da paisagem (relevo) dos locais visitados, devendo a missão resultar na elaboração de um artigo científico.

    Com informações do Universidade Federal do Ceará

    Vereador aciona Ministério Público contra tarifa de Iluminação Pública em Icapuí

    Promotor Adriano Saraiva e o vereador Marcos Nunes.
    Na manhã do dia 17 de setembro de 2010, o vereador Marcos Nunes do PCdoB esteve na Comarca de Justiça de Icapuí, mas precisamente na sala do Ministério Público na companhia do presidente do SINDSERPUMI, o Sr. Francisco Celestino Cavalcante, para apresentar ao Promotor de Justiça, o Senhor Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva documentação no que concerne a CIP (Contribuição Para o Custeio da Iluminação Pública). 

    Antes de protocolar sua documentação, o vereador comunista expôs sua satisfação em tê-lo na cidade de Icapuí ocupando o cargo de Promotor de Justiça, o vereador explicou que sabe o quanto é importante o trabalho de um Ministério Público atuante, "...- é mais uma chance que o cidadão tem na preservação dos direitos legais muitas vezes negados por qualquer natureza, sejam elas de natureza política, social ou econômica...". 

    Ainda através do diálogo com o Promotor de Justiça, o novo empossado externou algumas dificuldades no trabalho mas que não se abalava e se declarou um homem trabalhador, disse que no começo há acúmulos de tarefas, uma vez a ausência de um representante titular antes, dentre os diversos temas abordados, o promotor mostrou-se preocupado com a situação da cadeia pública, motivo o qual teve de imediato o apoio e a mesma preocução do vereador. Marcos Nunes explanou que antes, em visita oficial da Câmara a Cadeia Pública, ele já havia constatado juntamente com o vereador Jerônimo do PT as dificuldades da cadeia e reiterou que Promotor tem toda a razão em se dedicar para que haja melhoria da mesma. 

    Após o breve diálogo o vereador Marcos Nunes solicitou que o promotor de Justiça protocolasse sua representação contra COELCE e a Prefeitura de Icapuí que fazem cobrança sem observar a legislação pertinente.

    Para ler a petição escrita pelo Vereador Marcos Nunes e entregue ao Promotor de Justiça, clique AQUI


    Fonte: Blog do Vereador Marcos Nunes

    Equipe do PAIC discute resultados com as Escolas Municipais

    No sentido do acompanhamento e desenvolvimento de estratégias para garantir cada vez mais melhorias na aprendizagem dos alunos em nossas escolas, a equipe da Secretaria da Educação responsável pelo Ensino Fundamental de 1º ao 5º anos estará realizando a partir dessa semana em todas as escolas de Ensino Fundamental um momento de estudo e análise dos dados alcançados pelas escolas nas avaliações externas (SPAECE-ALFA, PROVA PAIC) e demais tipos de avaliações realizadas internamente. 

    O objetivo é discutir ações para promover o avanço dos resultados em todas as escolas, sensibilizando e envolvendo as equipes da comunidade escolar, em especial os professores, e criar encaminhamentos capazes de solucionas as dificuldades ainda existentes na prática dos docentes e na gestão da escola que causam problemas permanentes. 

    Os esforços até então realizados sugerem maior conhecimento dos passos já alcançados e busca de mais compromisso para se alcançar melhor qualidade da educação e, por essa razão, as professoras que coordenam o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) percorrerão as escolas promovendo estes debates.

    Fonte: Blog Educação de Fato

    Polícia Federal apreende barcos na Praia da Redonda

    Barcos que faziam a fiscalização na Praia de Redonda
    (foto: www.acidadeicapui.com.br)

    Atualização às 12:15H

    Em operação da Polícia Federal realizada na manhã de hoje na Praia de Redonda em Icapuí, foram apreendidos dois barcos que os pescadores da comunidade utilizavam na fiscalização ilegal contra a pesca predatória da lagosta, já que o combate desta prática é de responsabilidade do IBAMA. Aproximadamente dez carros da PF com cerca de 50 agentes realizaram a operação, que tiveram apoio de uma lancha e dois navios da Marinha.

    A comunidade da Redonda, desde o ano passado, está envolta nos conflitos da pesca da lagosta. A imprensa cearense denominou esses conflitos de "Guerra da Lagosta", que ocorre entre os pescadores artesanais (Redonda) e os pescadores ilegais de lagosta (Barrinha, Tremembé e Centro) no município de Icapuí.

    O ultimo episódio deste conflito aconteceu no domingo (19/09), quando foi capturado mais um barco de propriedade de Sandro José da Silva. Segundo a Polícia Militar, cerca de dez homens armados abordaram o pescadores e conduziram o barco até terra firme, onde já estão cerca de 16 barcos apreendidos pelos pescadores da comunidade nos últimos meses. "Neste momento acaba de acontecer uma das coisa mais injustas que já vi. A Polícia Federal acaba de apreender os barcos de fiscalização dos pescadores da Praia Redonda. Estão levando os barcos e deixando a miséria para trás, pois é o que restará aos pescadores artesanais a partir de agora. E viva a injustiça dos atos legais!", disse um morador da comunidade de Redonda sobre a operação da Polícia Federal.

    A apreensão dos barcos era uma das reivindicações dos pescadores que fazem pesca predatória da lagosta, nas manifestações que fecharam as ruas da cidade neste ano e em 2009.  A alegação dos mesmos é que a fiscalização deve ser feito pelos orgãos competentes. Mas, devido a fragilidade desta fiscalização, o intuito deles é poder voltar a pescar a lagosta através de métodos ilegais.

    O clima entre os moradores de Redonda é de tristeza, indignação e revolta pelo ocorrido na manhã de hoje. A  maioria dos pescadores estavam no mar e a questão discutida é qual será a reação dos mesmos quando retornarem do trabalho, qual será o desdobramento desta ação implicará para a vida do município.

    Segundo informações, os alguns moradores tentaram impedir a apreensão dos barcos pelos agentes, que fizeram disparos com bala de borracha e bombas de efeito moral para afastar a multidão. Um pescador foi baleado mas passa bem. O navio Monsenhor Diomedes I e lancha Monsenhor Diomedes II foram apreendidos e estão sendo levados para a sede da Polícia Federal em Fortaleza.

    A Comunidade fará hoje às 16:00h uma reunião junto com um advogado para entrar com uma ação na Justiça Federal em Recife para tentar revogar a decisão do juiz, que concedeu a apreensão do barcos.



    Texto: Adolfo Maia / Claudimar Silva

    Plantão Policial de Icapuí - 14/09/2010 -ASSALTO DE EMBARCAÇÃO PESQUEIRA.



    ICAPUI: ASSALTO DE EMBARCAÇÃO PESQUEIRA.

    No domingo, dia 19 de setembro, na Praia da Peroba, no Mar das Praias de Icapuí-CE, uma lancha rápida com aproximadamente (10)dez homens, com armas de fogo, encapuzados tomaram a embarcação pesqueira NUMEROS que pertence a SANDRO JOSÉ DA SILVA, 37anos, casado, pescador, natural de Icapuí que reside na Vila Jardim Paraíso Nº322, alem dele estavam na embarcação os pescadores: MARCOS FERNANDO DE AMORIM; FRANCISCO CESAR NOGUEIRA; CRISTIANO LIMA PINHEIRO; RAIMUNDO ALVES DA SILVA, alem de tomada sua embarcação e todo o material pesca de mergulho, eles seriam levados para a praia de Redonda onde uma “turba” que via telefone mantinha contacto com a lancha, aguardava para um suposto linchamento, foi então que a CP-1531 em ronda percebeu a movimentação e interveio, negociando pó telefone a soltura em segurança dos pescadores, em seguida os recolheu conduzindo-os a DPC de Aracati para feitura dos procedimentos.

    Fonte: TV JAGUAR

    Psicólogos do CAPS iniciam curso de prevenção às drogas



    Os psicólogos Dr. Júlio e Dra. Rita do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Icapuí, iniciaram na Escola Gabriel Epifânio, a implementação do projeto de Formação para Educadores de Prevenção às Drogas, motivados pela grande incidência de jovens e adolescentes envolvidos diretamente com drogas entorpecentes em nossa cidade. O objetivo do projeto não é combater o uso de drogas, mas sim PREVENIR e EVITAR que esses jovens entrem nesse universo. Para isso, capacitarão inicialmente os professores do ensino médio que lidam diretamente com alunos dessa faixa etária.

    O projeto consiste em encontros quinzenais com os professores da escola durante o mês de setembro e teve uma boa aceitação pelo corpo docente da Escola Gabriel, que ver o curso como algo muito importante, já que na realidade em que trabalham, percebem algumas situações que necessitam de um conhecimento maior para enfrentá-las. Segundo os professores, não se pode fugir do problema, mas enfrentá-lo com sabedoria e bom senso, sendo a informação a melhor opção na luta contra o uso das drogas.

    Texto adaptado do blog www.escolaprofgabriel.blogspot.com

    segunda-feira, 20 de setembro de 2010

    Praia de Redonda: encantadora e polêmica

    Fotos e texto por ClaudiMar Silva

    Neste último fim de semana, tive a experiência de conviver com alguns moradores da praia de Redonda durante três dias e observar um pouco como é a realidade daquela comunidade. O que vi foram pessoas muito hospitaleiras e que adotam uma postura pacifista, muito diferente do que se é disseminado no restante da cidade. O problema da crise da lagosta é muito presente ainda nas rodas de conversas e a fiscalização no mar continua, porém, o clima de violência e agressividade a qual se atribuía a praia de Redonda, não é tão visível quanto imaginamos. 

    A praia de Redonda, uma das mais visitadas no município de Icapuí, foi palco dos principais conflitos envolvendo pescadores da lagosta. A comunidade tem aparecido constantemente na mídia como protagonista na polêmica da pesca ilegal do crustáceo que representa, ainda, a principal fonte de renda do município. Essa imagem negativa, criada pela sequência de fatos gerados pela captura de embarcações que pescam de forma ilegal e que são apreendidos por pescadores daquela comunidade, deu à praia de Redonda o rótulo de local pouco "amigável" para se visitar. Muitas pessoas, principalmente de outras comunidades do município,  afirmam ter medo de frequentar a praia devido a agressividade mostrada por alguns moradores de lá durante os conflitos mais violentos acontecidos recentemente.

    Extinção de Aves em Icapuí é destaque do Diário do Nordeste

    O Cabeça-vermelha habita em áreas de Caatinga.
    É granívoro mas também come sementes amargas - Foto: DN


    O Jornal Diário do Nordeste de hoje traz matéria sobre a extinção de aves no município de Icapuí, como a graúna, cabeça-vermelha e o corrupião. Segundo a reportagem de Melquiades Junior, o estímulo foi dado pelo vereador Marcos Nunes, da Câmara Municipal de Icapuí, que em seu blog e no plenário da Casa Legislativa, esbravejou que "A natureza de Icapuí pede socorro!", e que aqui foi reproduzido também. 

    Abaixo Leia a reportagem completa do Jornal Diário do Nordeste:


    sábado, 18 de setembro de 2010

    Cooperativa FRUTICOCO realiza bingo na praça Central

    A Cooperativa de Beneficiamento de Frutos de Icapuí LTDA, denominado FRUTICOCO, formado pela ex-funcionários da antiga fábrica de Coco de Cajuais realiza neste sábado a noite, a partir das 20hs, um bingo em prol da Construção da Sede da Cooperativa na Comunidade de Morro Pintado.

    A cartela custa 10 reais e terão como prêmios: 01 computador; 01 geladeira e uma moto Crypton K 0km.

    Os recursos do bingo servirão para construir a sede e assim da início aos trabalho de beneficiamento de frutas em Icapuí, contribuindo para o desenvolvimento do município.

    Dedé Teixeira realiza carreata no Domingo

    O candidato a deputado estadual Dedé Teixeira realiza uma carreata neste domingo a partir das 19 horas saindo de Peixe Gordo até a Comunidade de Ibicuitaba.

    Em nota enviado ao e-mail do blog, o Dedé Teixeira reitera "que nossa campanha transcorre suas atividades na mais absoluta tranquilidade. Ao contrário de alguns boatos que teimam em confundir cidadãos icapuienses, nossa candidatura segue firme em mais de 70 municípios das mais variadas regiões e já havíamos recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, em recurso que ainda aguarda julgamento, assim como esperamos decisão sobre a liminar interposta no Supremo Tribunal Federal (STF)".

    Vereadores comprometem-se com Peixe Gordo


    Os vereadores Marcos Nunes-PCdoB, Gilson da Paz Segundo-PSDB e Cadá-PSDB participaram da última reunião da Associação de Moradores de Peixe Gordo que aconteceu no último domingo, dia 12/09, às 7 da manhã, na escola da comunidade. 
     
    Na ocasião o vereador Marcos Nunes falou que esteve pessoalmente com o diretor do SAAE, o Sr Edson Barreto para tentar resolver a problemática da falta de água da Comunidade, informou também que esteve em Fortaleza acompanhado do vereador Cadá na sede da SOIHDRA para cobrar a perfução de poços solicitados pelo SAAE para a região. O vereador do PCdoB informou que a SOIHDRA não perfurará poços para o SAAE,conforme informações prestadas pelos funcionários do órgão do Estado, uma vez que a SOIHDRA só perfura poços em comunidades onde não há encanamentos da CAGECE e do SAAE. O vereador comunista informou ainda a comunidade sobre o seu trabalho contra a Cobrança Indevida da Taxa de Iluminação Pública icapuiense e que até a próxima sexta-feira apresentará uma representação ao Ministério Público Local, informou também que o Deputado Federal Chico Lopes do PCdoB garantirá o valor de R$150.000,00 para a construção da estrada que liga Peixe Gordo a Melancias de Cima através de suas emendas parlamentares. 

    O vereador Cadá também garantiu na reunião que o Deputado Federal que ele apóia está disposto a empenhar R$50.000,00 das suas emendas, trata-se do Deputado Federal Flávio Bezerra do PRB, bastando apenas que a comunidade reunida expresse sua reivindicação para utilização dos recursos federais. Os vereadores Marcos Nunes, Cadá e Segundo prometeram colaborar com o esporte da comunidade e mesmo sem ter comparecido a reunião por motivo de força maior o vereador Jerônimo do PT também já havia se disponibilizado a colaborar com os desportistas conforme relatou Saulo, presidente da Associação.

    Sobre o esporte os veradores Marcos Nunes e Jerônimo doaram materiais esportivos a Associação, já o vereador Segundo se comprometeu com a aquisição de traves para a quadra de esportes. Na ocasião, o comunitário Berlamino e neto do ilustre João Cunha, único homem de Icapuí que conseguiu formar todos os seus mais de 15 filhos, pediu o apoio dos vereadores para a aprovação de um Projeto futuro,no que concerne sobre a doação daquela escola de proriedade da prefeitura para a Associação, ele ainda prestou contas da festa do padroeiro santo Antônio da Comunidade.

    Extraído do Blog do Vereador Marcos Nunes

    sexta-feira, 17 de setembro de 2010

    TV Jangadeiro: Conheça Icapuí no Litoral Leste

    Veja a reportagem sobre Icapuí exibida na TV Jangadeiro no programa Ceará Notícias.

    17 de setembro de 2010 às 11:23
    Conheça Icapuí no Litoral Leste

    Imagine o cenário: uma praia deserta, mar calmo e o sol bem agradável. Gostou da ideia? Então, que tal embarcar em uma viagem pelas belezas naturais do litoral cearense? Confira!

    Fonte: TV Jangadeiro

    Portal Messejana: Icapuí e suas praias belíssimas

    Reproduzimos abaixo a matéria do Portal Messejana (www.portalmessejana.com.br) sobre Icapuí e suas praias, produzida durante o periodo de 26 a 28 de fevereiro de 2010, mostrando um pouco das praias de Icapuí, com dicas de hospedagem, alimentação e lazer. No final do texto tem um link para você visualizar as fotos direto no sítio do portal de Messejana. Para ver quanto Icapuí é belo, veja a matéria abaixo:

    Praia de Redonda: mais um cartão-postal de Icapuí

    Praia de Redonda - Icapuí/CE (Foto: pgnews)
    A praia de Redonda fica localizada numa enseada banhada por um mar estupidamente azul, com rochas e falésias que desenham um contorno místico e especial. É uma das principais praias do município de Icapuí, sendo famosa por seu estilo rústico e simples de vila de pescador. Além de suas belezas naturais, tem um povo acolhedor e hospitaleiro.

    Visitem!

    quinta-feira, 16 de setembro de 2010

    Egidio Carneiro falece após Infarto

    O pescador e armador de pesca icapuiense Egídio Carneiro, estava em uma embarcação no mar da praia de Requenguela, junto com um outro pescador, quando sentiu-se mal e veio a óbito por volta das cinco da manhã, após sofrer um infarto fulminante. Ainda tentaram socorrer para o Hospital municipal Maria Idalina, mas já chegou morto. 

    Egídio Carneiro, que tinha 50 anos, era uma pessoa muito conhecida e querida na sociedade de Icapuí,. Seu velório está acontecendo na rua Antônio Ciríaco e o enterro está previsto para amanhã a tarde no Cemitério Municipal de Icapuí. 

    Nota do Blog

    Nós que fazemos compomos o blog, solidarizamos aos familiares e amigos neste momento de dor e que Deus acolha bem a sua alma, sabendo que Egídio deixará muitas saudades para Icapuí.

    Informes da Cidade


    Veja notas do que saiu na mídia e em blogs sobre Icapuí durante esta semana, sobre esporte, economia, cidade e eventos que acontecerão na cidade.

    Educação e arte

    Saiu na coluna Comunicado do dia 14/09/2010 do Diário que os músicos e arte-educadores Di Lennon Ribeiro e Rodrigo BZ ministrarão aulas  em outubro para crianças e adolescentes em Icapuí, na programação da terceira edição do Festival Canoa Blues. (Fonte: Comunicado )
    Além do mar -
    Icapuí tem uma rede enorme de mulheres que fazem renda e labirinto e pescadores em guerra eterna. Mas tem também, na Fazenda Formosa, plantação de aspargos do melhor que há.  (Blog do Macário)


    SPA Revivere na Casa do Mar


    O SPA Revivare prestará seus serviços no Hotel Casa do Mar, em Icapuí (CE), nos meses de outubro, novembro e dezembro. Entre os profissionais que compõem a equipe: a endocrinologista Lyz Helena, a nutricionista Cristiany Queiroga, o educador físico Francisco de S. Bezerra e a administradora Ana Carla de Azevedo. (Fonte: Blog Abelhinha)


    Semana de Avaliação

    A Escola Gabriel Epifânio dos Reis implementou experimentalmente uma semana de avaliação bimestral, e de recuperação paralela que iniciou no dia 08 e estendera-se até 14 de setembro e nos dias 21, 23 e 24 deste mês acontecerá as avaliações paralela. A intenção de todos é favorecer um maior compromisso do educando com a sua aprendizagem. (Escola Gabriel)



    III Feira Regional de Ciências e Cultural da 10ª CREDE

    A Escola Gabriel no dia seis (06) de setembro enviou quatro (04) projetos, um por área de conhecimento para participar da III Feira Regional de Ciências e Cultural da 10ª CREDE, que acontecerá no dia 29 de deste mês, em Russas. Os projetos foram "Viva a Biodiversidade" da área de Linguagem e Códigos; "Os Patrimônios Históricos das Comunidades de Icapuí: Um Mundo Multicultural,” da área de Ciências Humanas; “Energia Eólica: Preservação ou Degradação dos Recursos Naturais?” da área de Ciências da Natureza e Matemática; e “Algas no Mar e Vida na Terra,” da área de Educação Ambiental. (Blog da Escola Gabriel)

    Faixa de Cobrança

    O vereador Marcos Nunes colocou uma faixa na comunidade de Olho D´água com os dizeres: "Aqui em Olho D´água deveria ter sido construída uma quadra de esporte, emenda liberada de R$ 80.000,00 , do dep. estadual Lula Morais - PCdoB". O intuito é cobrar da Prefeitura empenho para construção da obra. (Blog do Vereador Marcos Nunes

    Olimpíadas do Vale

    Reuniu-se em Jaguaribe, o Covale (Comitê Organizador das Olimpíadas do Vale do Jaguaribe) com representantes dos municípios da região. As olimpíadas do Vale têm data e local para sua realização: será no período de 11 a 15 de novembro em Aracati, com 9 modalidades: futebol, handebol, vôlei, basquete, atletismo, xadrez, tênis de mesa, futsal e vôlei de praia. (DN - Silvio Carlos)