domingo, 31 de outubro de 2010

Menores votações de Dilma no Ceará

Extraído do blog Política do OPOVO Online:

Além de perder em Viçosa do Ceará, a candidata Dilma Roussef teve em Icapuí e Quixadá, dois redutos petistas, as suas duas menores votações no estado. Em Icapui teve 58,5% dos votos, enquanto em Quixadá conseguiu 60,58%. Mesmo assim venceu bem José Serra nos dois.

Fonte: OPOVO ONLINE

Resultado do 2º Turno das Eleições 2010 em Icapuí

Dilma Rousseff do PT venceu em Icapuí no segundo turno das eleições de 2010 com 6.614 votos, que representa 58,65% dos votos validos. José Serra obteve 4.663 votos, 41,35%. Uma diferença de 1.951 votos. No primeiro turno, a maioria que a candidata do PT foi de 2.111 votos do candidato do PSDB.

3.266 eleitores deixaram de comparecer as urnas na cidade, representando 21,83% de abstenções. No primeiro turno a abstenção foi de 2.788, cerca de 18,63%. Votos nulos foram de 257 e no primeiro turno foi de 628 para presidente. 162 votos foram brancos contra 458 do primeiro turno.

No Brasil, Dilma Rousseff foi declarada eleita pelo TSE e torna-se a primeira presidente mulher do Brasil. Com 99,12% das urnas apuradas, ela obteve 55,96% dos votos válidos contra 44,04% do candidato José Serra.

Festa

Com o inicio da apuração dos resultados para presidente, vários eleitores e militantes do PT foram para ruas da cidade de Icapuí para festejar a vitória de Dilma Rousseff. Carros de som com musicas de campanha da Dilma e de candidatos petistas animam as pessoas que estão em vários carros e motos.

Fonte: Uol Eleições

sábado, 30 de outubro de 2010

Festival da Lagosta - 2010 acontecerá em Novembro

O Festival da Lagosta em Icapuí já tem data definida para sua realização: 12, 13 e 14 de novembro e terá como atração principal o cantor paraibano Chico Cesar. A programação não está ainda fechada, mas nesta edição vai focar nos artistas locais. 

O Festival da Lagosta é organizado pela Grupo de Desenvolvimento do Turismo - GDTUR, sendo uma iniciativa de extrema importância para a valorização turistica, através de um dos simbolos da cidade, que é a lagosta. Atividades gastronômicas e culturais serão desenvolvidas durante a programação.

Artigo: Res publica – Escola Gabriel

 Res publica – Escola Gabriel

Escrito por José Wellignton da Silva Pinto
Professor


A República (do latim Res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A muito tempo gostaria de fazer uma reflexão das instituições do Estado, escolhi uma instituição para fazer, no caso a escola Gabriel na qual trabalho e acredito que serei fidelíssimo nas  minhas  colocações, maneira de ajudar a escola e trazer à  tona uma reflexão de como nossos gestores gastam dinheiro público em obras, projetos e ensaios mal sucedidos.

Diário do Nordeste: Cagece quer alta de 10,58%

30/10/2010
Até 19 de novembro, será realizada audiência pública sobre o processo de revisão ordinária em 148 cidades do Ceará
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) propõe aumento da tarifa média dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de 10,58% para Fortaleza e para outros 148 municípios do Ceará onde a empresa opera. Desde ontem até dia 19 de novembro está sendo realizada audiência pública sobre o processo de revisão ordinária da tarifa média nos 148 municípios do Interior que são regulados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). Os demais 35 municípios, como Crato, Juazeiro do Norte, Camocim e Icapuí, têm serviço autônomo de água e esgoto e não são regulados pela Arce. "A proposta de revisão tarifária apresentada pela Concessionária consiste na elevação de valor médio por metro cúbico das tarifas referente aos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário para R$ 1,88/m³", segundo a nota técnica número 15 da Arce sobre o processo de revisão tarifária da Cagece em 2010. A variação representa os 10,58% propostos pela Cagece. A tarifa média que havia sido homologada pela agência reguladora em 2009 foi de R$ 1,70 por m³.

Diário do Nordeste: Faltam fiscais sanitários para trabalho de inspeção no CE


0/10/2010
Inspecionar a sanidade animal e o uso de agrotóxicos estão entre as funções da Adagri, porém, falta pessoal

Fortaleza. Apenas 76 fiscais para cobrir todos os 184 municípios do Estado do Ceará. Este é o quadro de pessoal da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), que realiza um trabalho de fiscalização na área sanitária no Estado. Para não acarretar problemas nas funções, o presidente da Adagri, Edilson de Castro, afirmou que são feitas parcerias com as polícias Rodoviária Estadual e Federal, Ematerce, Secretaria da Fazenda e prefeituras para ajudarem na fiscalização.

Além da unidade central da Agência, na Capital, existem mais 25 distribuídas pelo interior do Ceará. Cada uma atua em vários municípios. Por exemplo, a de Aracati, é responsável pelas cidades de Aracati, Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Palhano, Jaguaruana e Icapuí. Para tentar acabar com a carência de profissionais, Edilson de Castro informou que será pedido ao Governo do Estado que amplie o número de contratados. Ele explicou que no último concurso foram chamados os profissionais para ocupar as 76 vagas aprovadas pela Assembleia Legislativa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Artigo: Poda ou mutilação?

Poda ou mutilação?

José de Arimatea da Silva – Geógrafo
Mestrando em Geografia Física - UFC

As questões ambientais tem se tornado uma temática preocupante nos dias atuais, principalmente porquê estas se refletem em mudanças no clima que afetam diretamente a vida no planeta. No tocante a esta questão, podemos ressaltar a importância das árvores para a manutenção do clima, pois elas ajudam a amenizar a temperatura, mantém a umidade do ar, oferecem sombra, entre outros benefícios principalmente para os centros urbanos que são geradores de ilhas de calor.

Alunos da Escola Mizinha relizam atividades sobre órgãos de sentidos


Os alunos do 2º ano "A" da Escola Professora Mizinha tiveram ontem (28/10) uma atividade pedagógica prática dentro da disciplina de Ciências. Para favorecer a aprendizagem a professora Zenira organizou o projeto "Sala dos Orgãos do Sentidos". O objetivo é fazer com que os alunos compreendam quais são os sentidos humanos. A turma composta de 28 alunos foi dividida em cinco grupos, de acordo com os sentidos: tato, paladar, audição, olfato e visão. Cada grupo ficou responsável de explicar e mostrar aos outros colegas como funciona cada orgãos do sentido.

Veja algumas fotos abaixo:

Alunos demonstra as funções da audição

grupo do paladar

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Artistas se reunem em Vila Nova

Nesta quinta-feira na Creche da Comunidade de Vila Nova em Icapuí, acontecerá uma reunião de artistas do município para discutir a criação de um grupo de discussão de desenvolvimento cultural. A reunião iniciará às 15h.

Escola Municipal de Mossoró visita a Estação Ambiental do Mangue Pequeno

A Escola Municipal Genildo Miranda do Sítio Lajedo na zona rural de Mossoró - RN, visitou a Estação Ambiental do Mangue Pequeno, que faz parte do projeto De Olho na Água e fica na Praia do Requenguela em Icapuí. A visita faz parte do Projeto Trilha e Conhecimento que tem por objetivo combinar prazer, lazer e construção de um conhecimento mais significativo, pois uma coisa é ouvir falar, visualizar fotos, textos, outra é participar, vivenciar, conhecer in loco a realidade, os ecossistemas.


Sob a coordenação do professor Mauro Alexandrino, os alunos tiveram uma palestra e poderam visualizar o manguezal da Barra grande e ver a biodiversidade que o mangue tem. Muitos alunos não conheciam esse ecossistema. O coordenador da Estação Ambiental, Anderson Rodrigues, proferiu uma palestra na estação, guiou os alunos  na estufa de mudas e pela trilha no mangue e até a passarela.

Veja o relato dos alunos sobre a visita:

Eu e meus colegas não tínhamos a mínima ideia de como era o habitat do mangue. Mais graças a essa experiência podemos compreender melhor isso, e, que o meioambiente não é só uma forma de nos beneficiar, é também um meio que proporciona vida a muitos animais e plantas. (Francisco Igor dos Santos - 8º ano "A")

No Brasil existem 200 paixes-boi, e em Icapuí existem 50. Quando terminou fomos para a casa de madeira, lá assistimos um vídeo que mostrava o trabalho da fundação e também das crianças que participam do projeto. Elas tem oficinas de artes, aulas de informática, tocam flauta e outras coisas mais. (Rayane Evellim - 9º ano "U")

O guia Anderson explicou que a vegetação está sendo recuperada a partir do replantio, pois esse ambiente é importante para os peixes que vem desovar. Podemos ver também o mar, caranguejos, siris, os currais que são cercados dentro do mar onde  os pescadores pegam peixe. Anderson também falou que na região também aparecem peixes-boi.(Maria Lígia  - 8º ano "B")


Fotos e informações: Blog da Escola Genildo Miranda

Artigo: DIREITO OU PRIVILÉGIO?

Mauro Jales Carvalho
Estudante de Direito do 8º período 
do Curso de Direito da Universidade Potiguar


Existem alguns vícios que por incorporar em nosso dia-a-dia, faz com que eles mais pareçam coisas normais e que não nos causam mais qualquer indignação. Às vezes fazemos isto para evitar o stress, por ignorância e outras vezes para evitar a incompatibilidade com os privilegiados ou beneficiários dos vícios encontrados.

O serviço público, por exemplo, é celeiro de certos hábitos e acomodações que somente são vistos nas repartições públicas. Regalias e privilégios que jamais serão encontrados no serviço privado, no comércio ou outra atividade particular.

Alunos da Escola Gabriel participam da Feira das Profissões na FVJ


Alunos da Escola Gabriel participarão hoje da Feira das Profissões, realizada pela Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ na cidade vizinha de Aracati. A Feira acontece desde o dia 20 de outubro e se estenderá até o dia 30 de outubro.  O objetivo é apresentar aos estudantes da rede de ensino do município de Aracati e cidades circuvizinhas as característivas e particularidades dos cursos oferecidos pela instituição, o perfil profissional  de cada área de graduação, além de mostrar toda a estrutura física do Campus da FVJ, recém construído, que conta com salas de aulas, laboratórios de enfermagem, sala de informática e biblioteca.

Com informações do Universo FVJ e da professora Eliane Curvello, via Twitter (@elianecurvello).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alunos da Escola Gabriel participam de Aulão na UNP

No dia 23/10 (sábado), os alunos dos 3º Anos da Escola Gabriel participaram de um Aulão preparatório para o ENEM 2010 na Universidade Potiguar, no Campus de Mossoró. Este Aulão faz parte da parceria entre a Escola e a UNP. Anteriormente, houve uma visita dos alunos para conhecer as dependências da Universidade, bem como, conhecer os cursos oferecidos pela Instituição.

O Aulão teve uma jornada de 8 (oito) horas de aula, tendo início às 13:00h e terminando por volta das 20:00h. Todas as disciplinas foram contempladas.
Esta ação faz parte das diversas estratégias que a Escola vem desenvolvendo para que os seus alunos tenham um bom desempenho no ENEM 2010.
 

Festa do Servidor Público Municipal acontece amanhã (28/10)

Acontece amanhã (28/10), a Festa dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí, em comemoração ao seu dia. O evento será realizado na Casa de Show Som Raiá (Berimbau), a partir das 19:00 horas. Além do tradicional sorteio de prêmios para os sindicalizados e brindes para os não-sindicalizados, terá animação do humorista Hiran Delmar, com o personagem "Coxinha" do Programa Nas Garras da Patrulha, da TV Diário. Contará também com a apresentação do grupo musical "Gens". Entre os prêmios sorteados terá geladeira, máquina de lavar roupas, netbook, microondas, entre outros.

A entrada custará um 01 kg de alimento não perecível, que pode ser trocado na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí até as 17:00 horas da quinta-feira (28/10).

Meninos do Jiu-Jitsu: projeto voluntário conquista medalhas em Mossoró

Prof Markiolki e os meninos do Jiu-Jitsu
Atualizado em 28.10.2010 às 08:00 hs.

Quase toda noite, jovens icapuienses que há pouco tempo atrás viviam na ociosidade perambulando pela Praça Central, sem ter muito o que fazer, se reúnem no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, para treinar a arte marcial do Jiu-Jitsu. A iniciativa de recrutar esses meninos e passar-lhes o conhecimento e as técnicas desta luta milenar foi do Professor Markiolki, que treina voluntariamente meninos de diversas faixas etárias. A ideia foi abraçada pelo coordenador do CJC, Kleiton Pereira, que cedeu o espaço para realização dos treinos e conseguiu material esportivo necessário à prática do Jiu-Jitsu, como o tatame e algumas vestimentas, além de custeio com transporte para participar de torneios, através do vereador Lacerda Filho (PSDB).

No dia 23 de outubro, estes meninos participaram do I Open Mossoró de Jiu-Jitsu, realizado no ginásio da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA. O evento reuniu 250 atletas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, sendo a maioria dos participantes advindas de academias profissionais que trabalham exclusivamente com o esporte. 

O grande feito dos meninos icapuienses foi, mesmo com pouco incentivo e sem nenhum recurso financeiro, nem mesmo para realizar o pagamento da inscrição, conquistar 07 (sete) medalhas de 2ª colocação, divididas em categorias. Os medalhistas foram: Jojó, Abelardo, Waguinho, Juan, Alan, Bruninho e o próprio Professor Markiolki.

O resultado motivou ainda mais os meninos e o professor, que externou seu desejo de disputar o Campeonato Cearense de Jiu-Jitsu, no próximo dia 15 de novembro, em Fortaleza-CE. Para isso, é necessário patrocínio para custear as despesas com transporte, alimentação e inscrição dos meninos do Jiu-Jitsu.

Essa belíssima iniciativa do professor Markiolki merece reconhecimento e incentivo financeiro para dar continuidade ao desempenho dos meninos, já que provaram que tem capacidade para disputar torneios de Jiu-Jitsu mundo afora, basta receber apoio necessário. Os interessados em ajudar o projeto do Jiu-Jitsu, entrar em contato com o professor Markiolki no CJC toda noite.

Parabéns ao Markiolki e seus meninos do Jiu-Jitsu.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Não veja(leia) a Veja

Não veja(leia) a Veja
Escrito por Wellignton Pinto
Professor



A imprensa marron fez de tudo para desestabilizar o governo Lula e a campanha da Dilma, vale ressaltar que a imprensa da região sudeste especificamente a revista Veja, o jornal Folha de São Paulo e o Estadão, que no seu editorial declarou apoio aberto a Serra.

Nesse artigo vou me deter em uma análise da revista Veja que descaradamente joga na lama nomes de pessoas sérias, que passaram a vida construindo seu histórico político e da noite pra o dia a Veja destrói a pessoa com fins partidários e ideológicos. O papel da imprensa é levar a seus leitores a veracidade dos fatos, o Lula foi vítima várias vezes dessa imprensa marron, Palloci, e atualmente a Dilma que fazem de tudo para acabar com a candidatura dela, espalhando boataria de todo jeito.

sábado, 23 de outubro de 2010

Alunos de Geologia da UFC tem aula de campo em Icapuí

Nove alunos do Curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará tiveram nesta semana, uma aula de campo em Icapuí. Os alunos chegaram na terça-feira e ficaram no municipio até essa sexta-feira. O professor Satander, responsável pelo Laboratório do Geologia Marinha, acompanhou a turma pelas praias de Icapuí dentro da disciplina de Sedimentologia. Entre os alunos de Geologia tem um icapuiense, Frederico Marques, que participou da aula de campo.
 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto Horta da Escola Gabriel

Nesta quinta-feira (21/10), os alunos dos 2º e 3º anos da Escola Gabriel participaram da oficina de plantio das hortaliças e legumes que iram compor a horta da instituição  de ensino que esta sendo reativada. A atividade teve a coordenação dos professores Anderson Rodrigues e do professor João Paulo Oliveira. A ação faz parte do projeto com Horta na Escola Nossa Educação Melhora, financiado pelo Conjunto Integrado de Projetos CIP Desenvolver. As hortaliças e legumes cultivados na horta iram compor o cardápio da merenda escolar oferecida aos alunos. O projeto contará ainda com palestras que serão ministradas pelos alunos e terá, como tema segurança alimentar, as ações objetivam despertar nos alunos hábitos alimentares saldáveis.

SINDSERPUMI elabora proposta de Plano de Cargos e Carreiras

Uma reivindicação antiga dos servidores não docentes da Educação, da Saúde e das demais áreas da administração municipal pode ser atendida a partir de seu apoio ao SINDSERPUMI.

O Sindicato dos Servidores de Icapuí tomou pra si a responsabilidade de apresentar à Prefeitura um Plano de Carreira para os servidores de todas as áreas e secretárias municipais. Desejamos que a conquista dos professores também se estenda aos demais servidores. Ou seja, não teremos apenas os professores com seu Plano de Carreiras, mas todas as categorias de Icapuí, como Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo e Agente Administrativo, merendeiras, motoristas, Auxiliar de Secretaria, Agente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Monitor, entre outros cargos.
 

Artigo: O PÓS-ELEIÇÃO!

CELESTINO CAVALCANTE.
Presidente do PCdoB de Icapuí

A observação mascarada confirma que as eleições municipais, estaduais e federais em Icapuí são caracterizadas por uma intensa negociação de bens materiais, favores administrativos, e R$R$R$R$. Essa é uma prática antiga, ela ocorre dentro de determinados padrões recorrentes e são organizadas por integrantes da própria máquina de campanha de alguns candidatos e pelos famosos cabos eleitorais.

Na nossa cidade umas das evidências desse mal a sociedade, é também a ilícita "boca-de-urna", geralmente usada como disfarce para a compra de votos.
 

Grêmio estudantil da Escola Gabriel toma posse


Nesta quinta feira 21/10/2010, por volta das 9:00h, o grêmio estudantil da Escola Gabriel tomou posse. O grêmio agora é presidido por Emanuel Nazareno de Almeida, que trabalhará junto com a chapa "defesa estudantil". Foi uma solenidade na própria escola, contou com a presença do núcleo gestor, funcionários, alunos e convidados, como a professora Lourdes Rebouças e Franciscp Kleiton, do Centro da Juventude e Cidadania. Teve um momento em ação de graça, quando D. Lourdes falou da importância de agradecer a Deus por todas as conquistas e vitórias, que Deus é a força de tudo; e prof. Carlos Jr. abrilhantou este momento cantando alguns hinos e louvores a Deus.
No turno da tarde, houve também um momento simbólico da posse, também acorrendo um momento musical, com o professor Geová, Carlos Jr. e alunos.
A comemoração no turno da noite será uma discoteca sexta-feira (22/10) após as aulas, a partir das 21:00h. A entrada será um quilo de alimentos não perecíveis. A intenção da nova Diretoria do Grêmio é incentivar a solidariedade e ajudar as pessoas mais carentes.

Fonte: Escola Gabriel com modificações

Merendeiras da Escola Gabriel recebem capacitação

 
Nos dias 18 e 19 as merendeiras da Escola Gabriel e a Coordenadora escolar Prof.ª Juarina Ana da Silveira receberam uma capacitação na 10ª CREDE, em Russas. Foram dois dias muito proveitosos; os temos tratados foram: alimentação e nutrição; controle de qualidade, higiene pessoal, controle de pragas, dentre outras.
 
O curso tinha como objetivo abordar técnicas de alimentação e nutrição e procedimentos adequados de higienização e armazenamento, bem como, contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis na comunidade escolar.
 

Artigo: A educação: um processo de interação entre instrução/educação e ensino/ aprendizagem.

M auro Alexandrino M arciel da Costa*

O processo ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve diversos fatores que contribuem de forma significativa para que a ação educativa possa acontecer de fato. Entre esses elementos podemos destacar os conteúdos trabalhados, a metodologia utilizada, a avaliação dos resultados propostos e os obtidos, a relação família escola, a nossa concepção de sociedade, a proposta curricular, as diferentes visões educacionais sem deixar de lado as teorias que trabalham com a temática.
 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Semana do Juiz na Escola mobiliza mil estudantes em Icapuí


O juiz Renato Vianna Velloso, titular da Comarca de Icapuí, distante 202 km de Fortaleza, está desenvolvendo atividades em comemoração à Semana do Juiz na Escola. Desde a última segunda-feira (18/10), estudantes visitam o fórum e assistem a palestras. De acordo com o magistrado, até esta sexta-feira (22/10), quando se encerra o evento, aproximadamente mil alunos da rede municipal tiveram oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Justiça.

O evento é um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará, juntamente com os titulares das Varas da Infância e Juventude e de Comarcas do Interior.

Geraldo Menezes, da Oh!Linda Pousada, palestrou na FVJ sobre turismo


O proprietário da Oh!Linda Pousada, instalada entre as praias de Redonda e Peroba, no município de Icapuí, Geraldo Menezes, proferiu ontem palestra sobre o projeto "Vivências do Brasil - Excelência no Turismo" para as turmas dos cursos de Administração e Turismo da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, em Aracati-CE. Estavam ainda presentes no evento, o comunicador Sandro Guimarães, da TV Sinal de Aracati; Claudimar Silva, editor do blog "acidadeicapui"; e a professora Eliane Curvello, da FVJ.

O Projeto Vivências do Brasil é uma ação do Ministério do Turismo, em parceria com a EMBRATUR, o SEBRAE, entre outras entidades que atuam no mercado do turismo, para propagar os ideais do "Benchmarking em turismo". Esse conceito se resume basicamente em, copiar o que há de melhor na área do turismo sustentável e aperfeiçoar essas ideias para a implementação das boas práticas no turismo local.

Durante a apresentação da palestra, que focalizava experiências realizadas em cidades que vivem exclusivamente do turismo na região sudeste, alguns comparativos com os potenciais turísticos de nossa região foram destacados. Entre eles, a preocupação com a sustentabilidade do turismo no eixo Aracati-Fortim-Icapuí. Para alguns, há uma deficiência muito grande no que se refere a políticas públicas que norteiam o desenvolvimento sustentável do turismo nessa região. Fatores como controle da ocupação do solo e a desconfiguração das paisagens naturais ocasionados pela instalação de alguns empreendimentos nesses três municípios, de potencial altíssimo para o turismo, não têm um acompanhamento eficaz por parte dos órgãos responsáveis pela incrementação do turismo local. A preservação ambiental dessas áreas é fundamental para assegurar o fluxo de turistas que buscam encontrar por aqui paisagens naturais intocáveis. Algo que está se tornando raro.

O objetivo principal do projeto mostrado nessa palestra é multiplicar o conhecimento sobre as boas práticas adotadas no turismo sustentável, que tem dado resultados positivos nas cidades onde foi implantado. Muito dessas ideias podem ser aproveitadas em nossa região, bastando para isso, que os envolvidos com o desenvolvimento do turismo regional atentem para a necessidade de organização, planejamento e conhecimento das novas formas de fazer turismo sustentável.

Mais informações sobre o projeto, acessem www.excelenciaemturismo.gov.br

Por: Claudimar Silva

Maycon Sandoval: amigos criam vídeo em sua homenagem

Na madrugada do dia 10 de outubro deste ano, um domingo, o jovem Maycow Sandoval, de apenas 18 anos de idade, deixava uma legião de amigos comovidos com seu falecimento precoce, ocasionado por um gravíssimo acidente de motocicleta. Muitas foram as manifestações de pesar e solidariedade com a família. Amigos, em sua grande maioria jovens também, vem realizando desde então várias homenagens que demonstram o quanto Maycow era querido por todos. Além da confecção de camisetas com sua foto estampada, foram produzidos vídeos com montagens de fotos do jovem falecido embalados com músicas que retratam o sentimento que todos tinham por ele. 

O vídeo abaixo foi retirado do Youtube:

video

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Artigo: “Tudo no universo conspira a nosso favor”, ou contra.

Por:  Clotenir Rabelo

Diante de ocorridos estranhos nos últimos tempos em nosso município, do alto de minha mania de observar e “meditar no coração” todas as coisas ao meu redor, tenho me convencido de que há qualquer coisa de ruim paira sobre nossas cabeças. Tenho me inquietado e rezado sobre esses fatos, e procurado encontrar respostas, ainda que incompletas. Nesse exercício, frases e ditos diversos me vem à tona como: “o universo todo conspira a nosso favor”, “para toda ação há uma reação”, “a bruxa desceu e encostou a vassoura”, “tudo que sobe, desce”, “a gente colhe o que planta”, entre outros tantos nessa direção.
O fato é que, atentem, de um passado recente para os dias atuais, há um “que” de energia negativa perpassando nossos dias, se é que se pode dizer assim. São mortes repentinas de pessoas queridas nos visitando, são acidentes graves “colhendo” vidas jovens, são ocorrências como “quedas de paredes”, são problemas de saúde acometendo pessoas amigas, são as visíveis situações de dependência do crack tomando gente muito próxima de nós, são rixas e rachas entre históricos relacionamentos de amizades, companheirismos, vizinhos, até de irmãos e famílias, enfim, um leque de situações extenso que nesse texto não abarca. Todas elas, suscetíveis de ocorrerem em qualquer lugar, mas que aqui vem vindo com intensidade assustadora.

Video dos Protesto dos Moradores da Serra de Mutamba

Veja o video do protesto ontem dos moradores da Serra de Mutamba na sede do Sistema Autônomo de Água e Esgotos, por conta da falta de água na comunidade. 

video

Artigo: Reprovar aluno é punir?

Reprovar aluno é punir?

Escrito por Wellington Pinto
Professor

Lendo o artigo do Gilberto Dimenstein colunista da Folha de São  Paulo, me veio algumas indagações em relação da educação de Icapuí. De um certo tempo pra cá a política dos governos é não reprovar, mas empurrar o aluno de qualquer jeito.Segurar os alunos por mais um ano na mesma série é gasto para os cofres públicos. Essa prática tem feito males na educação jamais sonhado, hoje os alunos não estudam, sabe que no final do ano a escola aprova. Não sou a favor de reprovar o aluno sem critérios pedagógicos, nós educadores precisamos encontrar mecanismos que aprovem os alunos com conhecimentos mínimos na série na qual cursa. 

O Gilberto Dimenstein escreveu nesta semana um artigo, “Dilma e o PT querem punir a vítima”, malicioso nos seus argumentos e mostrando para os leitores seu lado partidário, no caso seu apoio ao Serra. Diz ele que Dilma é contra a Progressão Continuada em São Paulo, quem conhece bem a educação de São Paulo sabe que lá o que funciona é a Progressão Automática, empurra o aluno de qualquer jeito.Nos seus discursos  Dilma defende a Progressão Continuada, ou seja, se o aluno ficou por exemplo em matemática ele passa para a série seguinte e durante o ano vindouro terá um acompanhamento especial para suprir suas necessidades em matemática; quando o aluno realmente aprendeu, ele faz a prova e paga seu débito com a disciplina.Vale ressaltar que o governo federal tem um programa muito bom nessa linha, Programa Mais Educação, é uma pena que a Dilma não explorou esse Programa com seu devido valor.

No Ceará segue nos mesmos moldes da educação de São Paulo,( pior?), empurrar os alunos do ensino médio, os alunos vão para a série seguinte sem saberem nada, não existe acompanhamento, marca-se a prova e na maioria das vezes promove  o aluno  sem ter tirado a nota necessária.

Esses telecursos que inventaram a nível de fundamental é triste, os alunos chegam no ensino médio sem saberem escreverem  o nome, não dominam as quatro operações, leitura e escrita, e ainda por cima desmotivados e indisciplinados, no caso o turno da noite da escola Gabriel, é de fazer dó.

Enfim, nós educadores ficamos com as mãos atadas, queremos fazer diferente e no entanto os  que estão na frente muitas vezes  não tem  noção da coisa como é séria. Todos são especialistas em educação sem jamais pisarem na sala de aula, entende  de educação quem convive no dia a dia, o resto é balela e politicagem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

População protesta em frente ao SAAE

Manifestantes em frente a sede do SAAE
Foto: Adolfo Maia

O protesto

Os moradores da Serra de Mutamba realizaram um protesto, hoje pela manhã, por volta das 10 horas,  em frente ao  prédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Icapuí. A população daquela comunidade reclama da falta de água que já dura 6 dias. O manifesto foi organizado pela Associação  de Desenvolvimento Comunitário da Serra de Mutamba - ADECOM que foi na autarquia municipal responsável pelo abastecimento de água no município, cobrar um posicionamento do seu diretor, Edson Barreto, sobre a falta de água.


Secretaria de Assistência Social elabora seu Plano Estratégico Participativo

Foto: Klaudimar Silva
Toda organização, seja empresa pública ou privada ou o terceiro setor (a sociedade civil organizada) necessita, hoje em dia, de visão estratégica capaz de nortear suas ações e favorecer a conquista de resultados. Muitas dessas organizações têm utilizado ferramentas de planejamento estratégico participativo, como é o caso da Secretaria de Assistência Social de Icapuí, a exemplo do que fez recentemente a Secretaria de Educação e a Secretaria de Turismo e Esporte.

Com três encontros, contando com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social e de representantes de outras secretarias do Governo Municipal foi definida a identidade da secretaria, como primeira etapa do processo de construção do Plano Estratégico Participativo da Assistência Social no município.

Nos próximos encontros, já agendados, será realizado o diagnóstico com análise do ambiente interno e externo, identificação, descrição e análise dos principais problemas quanto ao impacto sobre as diretrizes estratégicas; serão ainda definidas ações estratégicas transformando em desafios os principais problemas analisados; e finalmente será construído um plano de ação com projetos, metas, ações, prazos e responsáveis.

Veja abaixo a primeira etapa do processo de planejamento participativo da Secretaria de Ação Social:

Guimarães, Dedé e Pimentel na festa da vitória em Icapuí

Icapuí faz grande festa para comemorar vitórias de Guimarães, Dedé e Pimentel.



O povo de Icapuí proporcionou, na noite deste domingo (17), uma grande demonstração de carinho aos deputados reeleitos Dedé Teixeira e José Guimarães e ao senador eleito José Pimentel. Na “carreata da vitória”, marcada para comemorar o sucesso eleitoral dos petistas, milhares de carros e motos vindos de todas as partes da cidade iluminaram as ruas dos bairros por onde passou.

Muito festejados, Guimarães, Dedé e Pimentel ressaltaram o caráter “petista” da cidade, que quando foi administrada pelo partido, tornou-se referência em políticas públicas e ficou conhecida internacionalmente. Atualmente sob o comando do PSDB, Icapuí amarga tempos de abandono, desemprego e violência, além de alvo fácil para o domínio do crack.

Eleição do Conselho Tutelar acontece em novembro


COMUNICADO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – COMDCA

Está aberto o processo de escolha do Conselho Tutelar de Icapuí para o seu sexto mandato que acontecerá no dia 21 (vinte um) de novembro de 2010 (domingo), no horário das 08 às 17:00 hs, pelo voto direto e secreto, em cada uma das 05(cinco) regiões do Município.

O voto será opcional, podendo votar os maiores de 16 (dezesseis) anos que apresentem documento que comprove serem eleitores do município (Título de Eleitor ou seu comprovante e/ou comprovante de já ter votado alguma vez nas eleições oficiais do país. Cada eleitor votará apenas numa urna referente aos candidatos das comunidades da região em que o mesmo resida.


O COMDCA convidará voluntários residentes no Município de Icapuí para trabalharem como mesários no dia da eleição Os interessados podem procurar á Casa dos Conselhos para fazer a inscrição para mesário.


Veja abaixo, lista dos candidatos a Conselheiro Tutelar e locais de votação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Empresa suspende transporte dos estudantes universitários de Icapuí

Os estudantes universitários, que cursam faculdades em Aracati-CE e Mossoró-RN, foram surpreendidos nesta segunda-feira, no momento em que esperavam os ônibus, com a notícia que o transporte estava suspenso. O dono da empresa de ônibus, Claudio Vieira, disse aos estudantes que aguardavam o transporte na Praça Central, que a razão da suspensão é o atraso nos repasses mensais que a Prefeitura Municipal de Icapuí realiza para ajudar no custeio do transporte dos universitários.

Cerca de 150 estudantes de Icapuí viajam todos os dias para as universidades e cursos tecnicos nas cidades de Aracati e Mossoró, e estão organizados através da Associação Universitária do Município de Icapuí - ASSUMI. Ao todo, a ASSUMI disponibiliza diariamente três ônibus para Mossoró-RN, um pelo turno da manhã e dois pelo turno da noite, e mais um ônibus para Aracati no turno da noite.

A Prefeitura Municipal de Icapuí ajuda no transportes dos estudantes com aproximadamente 50% do que é pago a empresa de ônibus. Os outros 50% é rateado entre os usuários dos transportes. O valor do repasse é de 10 mil reais mensais. Isso foi uma garantia do Prefeito Irmão Edilson para o desenvolvimento do municipio. Segundo a empresa, há vários meses que o repasse da prefeitura não estão sendo pagos e que não tem condições de manter as despesas somente com o que é arrecadado com os estudantes, pois alguns também atrasam a mensalidade.

Segundo a Direção da ASSUMI, que entrou em contato com o dono da empresa, foi firmado acordo para o retorno amanhã do serviço de transporte universitário, mediante compromisso de que todos os estudantes acertem a mensalidade devida referente ao mês de setembro, ainda esta semana.

Caminhão desgovernado atinge casa em Barreiras

Um caminhão não conseguiu subir a ladeira de Tubiba em Barreiras da Sereia hoje por volta de meio-dia atingiu e desceu a ladeira desgovernado atingindo uma casa. Nenhum morador está na casa durante o acidente com o caminhão.

Desabamento de parede deixa homem ferido

Um acidente hoje pela manhã deixou Francisco Carlo de Sousa, mais conhecido como Tico, ferido. Ele é proprietário de uma lanchonete na Praça Central,. Segundo informações, Tico estava  ajudando na reforma da lanchonete quando uma parede desabou por cima dele. Foi socorrido para o Hospital Municipal Maria Idalina e encaminhado para Fortaleza, com fratura em um dos braços e vários hematomas no tórax.

É o segundo acidente que acontece em Icapuí em uma semana por causa de desabamento de paredes. Na tarde do dia 12 de outubro,  várias pessoas da familia de Dona Lourdes de Morro Pintado ficaram feridas devido a queda de uma parede da casa que estavam na Praia de Tremembé.

Atualização em 19/10 às 8:30h

Nosso Leitor Jares, pelo comentários, corrigiu o nome que publicamos para o nome correto de Tico, que é Francisco Carlo Sousa e informou que ontem mesmo ele passou por cirurgia e que passa bem. 

CRAS realiza "Passeio da Melhor Idade" na praia de Águas Belas




Nesse último sábado (16/10), o CRAS realizou passeio com o Grupo da Melhor Idade para a praia de Águas Belas, no município de Cascavel-CE. O grupo (de 60 pessoas) participou de dinâmicas, banhos em piscinas naturais, assistiu a exposição de artesanatos e curtiu um almoço com direito a música ao vivo. 

O Grupo da Melhor Idade é uma ação desenvolvida pelo Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, que envolve tanto pessoas idosas como também as que estão se preparando para entrar na Terceira Idade, já que "Melhor Idade" é aquela que a pessoa se encontra atualmente. Além de momentos de lazer, o CRAS realiza palestras educativas, dinâmicas, debates e atividades físicas. Os encontros são realizados quinzenalmente, às quartas-feiras, às 15:00h. O grupo tem atualmente um total de 70 pessoas participantes.

O CRAS busca o bem-estar físico e mental de seus prticipantes, por isso coloca as atividades de lazer como peça fundamental para que essa meta seja alcançada.

Por: Janailma Ribeiro

Blog questiona paralisação da obra do Posto de Saude de Peixe Gordo

Posto de Saude antigo e a construção do novo em Peixe Gordo
Foto: Adolfo Maia
O Blog Peixe Gordo News questiona sobre a construção do novo posto de saúde da Comunidade de Peixe Gordo em Icapui. A obra já está com recursos liberados, no entanto está paralisada  há de um ano. Abaixo o texto extraído do blog PGNews:  

Aonde foi parar o dinheiro dessa obra?

O Posto de Saúde de Peixe-Gordo passa por um processo de esquecimento por partes dos governantes responsáveis pela saúde do município. A obra teve início aproximadamente há 1 ano e meio e nada de finalização. Passa-se o tempo e vimos com tristeza apenas o alicerce e algumas paredes levantadas. É uma pena, tanto dinheiro sendo gasto com coisas inútil e a saúde do município indo de "água a baixo".

Só lembrando que o posto teve a sua estrutura ameaçada após a passagem da CE-040. Onde a mesma passa ao lado do prédio e com isso a unidade de saúde foi indenizada justamente por ficar muito próximo da pista, além do mais, a estrutura já apresentava sinais de abandono.

Em virtudes desse problema só nos resta esperar que os responsáveis resolva essa questão para que a população dessa comunidade e demais vizinhanças possam ter ao menos um atendimento a um clínico geral, já que especialistas na área, nem pensar. Não é isso autoridades competentes?

Fonte: Blog Peixe Gordo News

Coluna do Viana destaca força política de Icapuí

A Coluna do Jornalista Antônio Viana, em seu portal AVOL destaca a força política de Icapuí pela eleição dos deputado Dedé Teixeira e José Airton. veja abaixo:


Buxixos da Campanha
 
* Inclusão do deputado Dedé Teixeira (PT) entre os eleitos (quase 53 mil votos) confirmou a força política de Icapuí. Ele e José Airton, que foram prefeitos do município continuarão com mandatos (estadual e federal, respectivamente), até 31 de janeiro de 2015.
  Fonte: Antonio Viana Online

Acidente envolvendo uma Strada e um Gol em Grossos-RN

Na Prainha em Grossos-RN, ontem (17/10) uma picape Strada (RN Grossos MNV - 2746) dirigida por Salatiel bateu em um Gol (CE Icapuí KLT - 8806) que estava estacionado em frente a parada onde se espera as balsas. O Gol que pertence a Paulo Jorge residente em Icapuí foi atingido no lado esquerdo da frente e posteriormente no lado direito com o choque na estaca de concreto. A Strada somente no lado esquerdo dianteiro. O ocorrido foi registrado pela policia de Grossos, dentre os policiais estava o policial Charlejandro R. Pontes.

Veja as fotos:


Fonte: Blog Grossos, Minha terra, Minha História

domingo, 17 de outubro de 2010

Diário do Nodeste: Produção de camarão em cativeiro gera polêmica

MEIO AMBIENTE

Produção de camarão em cativeiro gera polêmica


17/10/2010
A criação de camarão gera emprego e renda, mas também traz transtornos para a população costeira

Aracati. Depois da lagosta, outro crustáceo é o "diamante de sangue" nos conflitos de pesca envolvendo os povos do mar. O camarão, reproduzido em granjas em municípios como Trairi, Acaraú, Amontada e Aracati, tem enfrentado forte resistência de comunidades litorâneas, e os motivos são comuns e evidentes: o cultivo irregular está poluindo as águas, destruindo os manguezais, atingindo espécies de animais e descaracterizando a região dos povos do mar. No mês passado, a juíza da Segunda Vara em Aracati, Thèmis Pinheiro Murta Maia, determinou "a demolição das obras existentes em Área de Preservação Permanente (APP)". O carcinicultor era notificado pela Semace desde 2003.

Diário do Nodeste: Uma saída para quem vive na zona costeira

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Uma saída para quem vive na zona costeira


Especialistas defendem que políticas públicas devem contemplar o "direito natural" dos povos
Fortaleza. O sol nasceu para todos, mas o mar é de quem tem o privilégio. O mar é de quem chegou primeiro ou de quem tem mais dinheiro. Em todos os casos há investimento. Pode ser econômico, cultural, político e social. Quando há discordância sobre qual desses investimentos deve ser prioritário, está lançada em terra e mar a divergência, que pode virar conflito e até uma guerra, com alguns capítulos escritos em documentos judiciais - e páginas de jornal. Em toda a zona costeira do Ceará, etnias indígenas, grupos remanescentes de quilombos e mesmo gente "misturada", que vive da pesca, do turismo, do artesanato, tentam garantir o direito social da terra. De outro modo, o potencial econômico dessa região do Ceará, seja na indústria, no turismo ou na pesca, tem bandeira fincada por governos e empresários. Apresenta-se mais uma complexa questão: como garantir o mar para todos, como um direito natural e, também econômico, que gere um desenvolvimento qual seja cultural, econômico, político ou social, tenha principalmente sustentabilidade.

Diário do Nordeste: Povo de amar

CULTURAS EM EXPRESSÃO

Povo de amar

17/10/2010
Emocionada, mulher de pescador conta o drama e o orgulho de ter o mar como horizonte de seu próprio destino
Icapuí. No penúltimo dia de viagem pelo zona costeira do Ceará, com muitas fotos e entrevistas na bagagem, dedicadas a este Caderno Especial, encontro dona Judite da Silva, de 72 anos, no litoral de Icapuí, e sucedo uma das últimas prosas com os povos do mar.

Diário do Nordeste: Boto-cinza pede socorro

CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Boto-cinza pede socorro


17/10/2010

Fortaleza. Quando curiosos miram o horizonte sobre a água, principalmente na Enseada do Mucuripe, em Fortaleza, querem comprovar que a costa marinha do Ceará é rica não só em diversidade de espécies como de beleza e simpatia. E não mais que de repente, o boto pode saltar da água, como quem quer voar ao menos por um segundo. Mas o boto-cinza (Sotalia fluviatilis) é o mamífero marinho com a maior mortalidade neste Estado. Nos últimos 15 anos, já foram registrados 168 encalhes da espécie. A Associação de Pesca e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) realiza, há quase duas décadas, o monitoramento da presença desse mamífero na praia de Iracema, em Fortaleza.

Diário do Nordeste: Manguezais, mamíferos e aves são os mais afetados

Baleia Jubarte encalha na Praia de Bitupitá, cidade de Barroquinha. Três baleias encalharam neste ano no Ceará
FOTOS: ARQUIVO AQUASIS

A zona costeira do Ceará é rica em animais que dependem do manejo sustentável na vegetação e na pesca. Nesta reportagem do Diário do Nodeste aborda a preocupação com o crime ambientais com a destruição de dunas, mangues, falésias e com a morte de animais e plantas no litoral cearense.  Leia abaixo a reportagem completa.


Diário do Nodeste: Famílias temem avanço do mar

DESABRIGADOS

Famílias temem avanço do mar


17/10/2010
Alguns moradores do litoral cearenses estão preocupados com o avanço do mar, pois têm que deixar suas casas
Avanço da maré na Praia de Requenguela, em Icapuí. Família de pescador olha para o mar desolada e apreensiva
FOTOS: MELQUÍADES JÚNIOR

 Icapuí/Caucaia. É como se a história de que "o sertão vai virar mar" quisesse se concretizar. Mas se for esse o caso, milhares de moradores dos povos do mar estarão desabrigados. O mar avança sobre o litoral do Ceará. Principalmente nos primeiros meses do ano, a maré chega imponente e recua cada vez menos. "O mar ´tá´ engolindo tudo. Não bastasse ter pouco peixe, agora quer pescar a gente". Dona Gislene Pereira diz isso com a propriedade (ou drama) de quem mora "quase dentro", porque agora o mar bate à sua porta. E tem noites que, sem convite, até consegue entrar. O avanço do mar já provoca até mesmo uma atualização do mapa do Ceará, encolhendo o contorno. Em apenas 12 anos, sumiram 300 metros de Praia em Iparana, Município de Caucaia.

O passeio entre as praias de Peroba, Redonda e Ponta Grossa, em Icapuí, só é possível pela manhã e até por volta de 16 horas. Daí em diante o mar não deixa. E a cada ano a tendência é os espaços de praia diminuírem. No Município de Cascavel, ainda no Litoral Leste, o trabalho de "seu Dedé" é atravessar numa balsa os turistas que querem fazer um passeio de buggy nas dunas da comunidade de Barra Velha, na Praia de Águas Belas. Só de manhã muito cedo ainda se atravessa a seco, mas sem demora.


Diário do Nodeste: Turismo sustentável aliado à preservação ambiental

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Turismo sustentável aliado à preservação ambiental

Lagoa da torta, localizada no Município de Camocim. Lá, o vento não falta para os praticantes do kitesurf e a tranquilidade é outra opção
FOTOS: MELQUÍADES JÚNIOR

17/10/2010
As pequenas comunidades litorâneas tentam mostrar para os visitantes um novo modelo de turismo

Camocim. O Ceará é a "Terra do Sol", tem 573km de frente para o mar, e em mais de 100 comunidades que margeiam as praias existem várias formas de receber turistas, que alguns gostam de resumir a "visitantes". E visita tem que ser bem recebida. Os povos do mar, que antes eram figurantes nos cenários dos cartões postais, são agora os anfitriões do lugar em que vivem. Tem aumentado o número de empreendimentos turísticos organizados pelos próprios moradores, com o diferencial de oferecer trilhas ecológicas e manejo sustentável do bom divertimento. Entra em cena o turismo comunitário.

Diário do Nordeste: Pescadoras lutam por apoio

MULHERES GUERREIRAS

Pescadoras lutam por apoio

Mulheres pescadoras do Ceará se reúnem em defesa dos direitos a políticas públicas e combatem o preconceito


Labirinto de Maria de Fátima e Bernadete da Silva: 15 horas de trabalho e apenas R$ 8,00 - Foto: Melquiades Jr



Acaraú. "Gente do Mar: No barco da vida, veleiro das ondas do meu bravo mar,/ Eu levo alegria! De noite e de dia eu posso ir pescar/ Cortando as águas como uma gaivota bem livre a voar:/ De pele rosada, de mãos calejadas, sou gente do mar!/ Eu sou a criança que brinca na areia castelo formando,/ Correndo e pulando, andando no sonho de sempre crescer!/ Eu sou marisqueira que leva nos ombros da labuta o peso,/ E deseja consigo que um dia na vida terá de vencer!".

O versos acima foram eternizados por Nazaré Flor, marisqueira de Itapipoca que faleceu em outubro de 2007 e tornou-se, desde em vida, referência das mulheres na luta pelos direitos de pescadoras. Sim, o Ceará tem pescadoras. E elas estão articuladas, reivindicando direitos que não devem ser só dos homens. "Nós precisamos ser reconhecidas como pescadoras artesanais, precisamos de políticas públicas de saúde, educação", afirma Martilene Rodrigues, da Articulação Estadual de Mulheres Pescadoras.

Diário do Nordeste: Artigo - O local que virou ouro

ARTIGO

O local que virou ouro

17/10/2010

*Camila Garcia, Jefferson Sousa e Sheila Nogueira

A zona costeira é uma estreita faixa de transição entre o continente e o oceano. Durante o processo de colonização, nos séculos XVII e XVIII não figurou como um espaço prioritário para a realização de atividades vinculadas aos ciclos econômicos da época. Aparentemente não apresentava solos férteis e água em abundância - a dita "terra de ninguém".

Diário do Nordeste: Lagosteiros, e a guerra continua...

Captura de barco que fazia a pesca predatória no mar do Litoral Leste, “justiceiros” da pesca artesanal de Redonda arrastam embarcação como prêmio
A Guerra da Lagosta e produção da lagosta no Ceará ganha destaque no Especial Povos do Mar do Caderno Regional do Jornal Diário do Nordeste. Em uma reportagem extensa, o repórter Melquiades Junior, aborda a guerra de Icapuí e o destaque nacional que a mesma tomou. Foca o problema da fiscalização a pesca predatória e o aumento de produção do pescado em 2009 no Estado e como a pesca predatória, que traz lucro fácil, pode tornar a pesca da lagosta insustentável no estado. 

Leia Abaixo a reportagem completa. 


Diário do Nodeste: Usinas eólicas geram energia limpa, mas mudam ambiente

SUSTENTABILIDADE EM QUESTÃO

Usinas eólicas geram energia limpa, mas mudam ambiente

Comunidades de várias cidades apoiam a energia eólica, desde que as usinas respeitem o meio ambiente 

Moradores de Aracati protestaram contra transtornos causados por instalação de parque eólico no Cumbe
FOTOS: MELQUÍADES JÚNIOR

Aracati. A paisagem do litoral cearense está mudando, assim como a ocupação espacial de vários povos do mar. Dividindo espaço com carnaubais e remodelando o terreno antes ocupado por gigantes montanhas de areias, as dunas, geradores de energia por meio da força dos ventos têm se espalhado em diversas praias dos litorais leste e oeste. É uma ocupação delicada, na maioria dos casos repentina para as comunidades, que mesmo reconhecendo o caráter de "energia limpa", questionam as formas de instalação pelas empresas.

Em minucioso levantamento de documentos, a reportagem constatou que todas as usinas eólicas implantadas nos últimos três anos, no Ceará, estão em Área de Preservação Permanente (APP). As obras, embora licenciadas, não foram antecedidas de um completo Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o que explica a maior parte dos conflitos judiciais, no Ceará, envolvendo comunidades e empresas eólicas.

"Nós não somos contra a energia eólica, pelo contrário, a gente entende que é uma energia limpa, o problema é que ´tá´ invadindo a nossa comunidade e comprometendo o meio ambiente", afirma João Luis Joventino Nascimento, o "João do Cumbe", comunidade que existe há mais de um século e inicia sua história de ocupação por negros remanescentes de escravos.

Diário do Nordeste: Viagem pelo litoral cearense

´TERRA À VISTA´

Viagem pelo litoral cearense

17/10/2010 

Foto: DN

Camocim. Se a história do Ceará fosse contada a partir da ocupação do homem "civilizado", o litoral deste Estado seria a primeira "terra à vista" no contexto histórico de "descobrimento do Brasil". Antes mesmo de Cabral, os navegantes espanhóis Vicente Pinzón e Diogo Lepe teriam pisado em solo cearense. Mas, muito antes de Cabral e Pinzón, milhares de pessoas já ocupavam essa área de litoral. Até hoje as famílias indígenas resistem à ocupação, reunidas com famílias de não-índios e negros que também se mantêm há séculos, constituindo todos os "Povos do Mar do Ceará". Em mais de 570km de costa, compreendendo 21 municípios, o litoral é fonte de cultura e de sobrevivência de centenas de comunidades. Mar é mais do que água. É areia, dunas, falésias, pássaros, mangues, povos e suas culturas. "Mas é aquilo que a gente tem desde que nasce, até morrer", comenta a marisqueira Tereza Nunes.


Diário do Nodeste faz reportagem especial sobre os Povos do Mar do Ceará

O caderno Regional do Diário do Nordeste faz uma série de reportagens especiais sobre os "Povos do Mar do Ceará". O reporter Melquiades Junior percorreu 16 comunidades do litoral cearense, onde constatou os problemas e desafios enfrentados pela população que vive na zona costeira do Estado do Ceará. Foram percorridos aproximadamente 2.400km.

Foram visitadas em Icapuí às praias de Ponta Grossa, Peroba, Redonda e Requenguela. Em Aracati, Marjolândia e Canoa Quebrada. Praia do Canto Verde em Beberibe e Caponga e Aguas Belas, em Cascavel. Além das Praia de Batoque e Lagoa Encantada em Aquiraz.

No Litoral Oeste do estado, foram visitadas as praias de Iparana (Caucaia), Caetanos de Cima (Amontada), Farol (Itarema), Curral Velho (Acaraú) e as praias de Camocim: Tatajuba, Lagoa da Torta e Comunidade Xavier.

Foram produzidas doze matérias abordando diferentes questões relativos a vida das comunidades que vivem na zona costeira, tais como a problemática da Produção de camarão em cativeiro; alternativas de desenvolvimento para quem vive na zona costeira, a  Cultura dos Povo de mar, questões ambientais do litoral; problema do avanço da maré para a população, iniciativas de turismo sustentavel e de desenvolvimento local; destaque sobre mulheres guerreiras, problema da lagosta  e questão da usinas éolicas no litoral cearense.

O artigo "Barcos que navegam na areia" escrito pelo Claudimar Silva, editor do blog A Cidade Icapuí,  também ilustra a série de reportagens.

Não deixe de ler essas importantes reportagens, vivenciadas e escritas,com primor, pelo repórter Melquiades Junior para o Diário do Nordeste. Embarque nas próximas postagens, em nosso blog, nessa Viagem pelo litoral cearense.

Conheça a Estação Ambiental Mangue Pequeno

A Estação Ambiental Mangue Pequeno - um conjunto de equipamentos de utilidade pública e de amplo domínio comunitário - é composta pelo Centro de Referência, Viveiro de Mudas, Quiosque Interpretativo, Passarela e Observatório Jacumã. Está localizada na comunidade da Requenguela, município de Icapuí - CE 


As atividades de Educação Ambiental e os projetos de pesquisa são acompanhadas pela coordenação executiva do Comitê Gestor Deliberativo, atualmente representada pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Icapuí e pela Fundação Brasil Cidadão para a Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente (FBC).

sábado, 16 de outubro de 2010

I Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi realizado em Icapuí

Aconteceu no último dia 29 de setembro, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Município Aprovado. Edição 2009 -2012. Coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDCA, representado pela presidente, a sra Maria Aparecida de Alcântara e pela Comissão Pró- Selo, representada pelo Articulador Municipal do Selo UNICEF e Secretário de Assistência Social do Município, o Sr Augusto Álvaro Jerônimo Gomes. Estiveram presentes diversas autoridades do município e principalmente a sociedade civil organizada, discutindo soluções e propostas de ações voltadas para a criança e adolescentes do município.

O Selo UNICEF – Município Aprovado, é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes e contribuir para o Brasil alcançar os objetivos do Milênio – ODM, definidos pela Organização das Nações Unidas - ONU.

Informes da Cidade - 16/10/2010

Incêndio em Morro Alto

Um incêndio no Bairro Moro Alto aconteceu ontem(15/10)  por volta de meio dia em um terreno próximo ao Centro Comercial João Cirilo. Segundo os moradores, uma pessoa estava limpando um terreno e pôs fogo no mato, que devido aos ventos e o clima seco desta época do ano, avançou, causando um incêndio de média proporção na cidade. A Av 22 de janeiro ficou totalmente coberta com a fumaça.

Telefones voltam a funcionar

Voltou a funcionar por volta de meio dia de ontem (15/10), o sistema de telefonia da Cidade, que desde quarta-feira estava com problemas, deixando a cidade incomunicável. O problema causou vários transtornos a população, já que o serviços do Banco do Brasil pararam e não se podia telefonar em Icapuí no período.


Guimarães e Dedé realizam carreata da vitória em Icapuí

Os deputados reeleitos José Guimarães (federal) e Dedé Teixeira (estadual), ambos do PT, realizam, neste domingo, dia 17, em Icapuí, a "carreata da vitória". 

O senador eleito pelo PT, José Pimentel, também participará do evento, que deverá atrair grande número de apoiadores e simpatizantes. Dedé Teixeira foi prefeito de Icapuí e, assim como Guimarães, teve expressiva votação no município, onde ambos encerraram suas campanhas também com uma grande carreata. 

A saída está marcada para as 17h.

Fonte: Deputado Guimarães