terça-feira, 30 de novembro de 2010

Polo Regional do Concurso A Mais Bela Voz 2010 em Governador Dix Sept Rosado

O Concurso ” A Mais Bela Voz 2010″ realizado pela Rádio Rural de Mossoró-RN teve a cidade de Governador Dix Sept Rosado como Pólo regional composto pelas cidades de Areia Branca-Rn, Tibau-Rn,Icapuí-Ce,Grossos-Rn,Apodi-Rn e Governador -Rn  e Baraúnas Rn. O evento aconteceu no domingo, 28/11 na Quadra Vicente Carlos. Os representantes das cidades de Apodí e Grossos não compareceram. Os três primeiros colocados desta etapa  disputarão a final do concurso em Mossoró, durante as festividades de Santa Luzia.

A representante de Icapuí foi Renata Rebouças que venceu o Concurso "A Mais Bela Voz 2010" em janeiro de 2010, durante as festividades da Semana do Município.

O resultado do Pólo em Governador Dix Sept Rosado ficou assim:

1° Lugar : Governador Dix Sept Rosado - Vanessa Nunes
2° Lugar : Areia Branca
3° Lugar: Icapuí - Renata Rebouças
4° Lugar: Tibau
5° Lugar : Baraúnas
Renata Rebouças com o troféu do A Mais Bela Voz de Icapuí

Com isso Renata Rebouças junto com os representantes de Governador Dix Sept Rosado e Areia Branca disputarão a final em Mossoró, iniciando provavelmente nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro
.
Com informações  do Blog Here is Mass

Conheça o Projeto "Curta Gabriel"

O Projeto Curta Gabriel nasceu da iniciativa do professor José Nilson, e com apoio do LEI (Laboratório Educacional de Informática), e promove a gravação e edição de pequenos vídeos de curta metragem produzidos pelos próprios alunos. Essa primeira mostra foi designada para exibição na XIII Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Gabriel, cujo tema era a Biodiversidade. Baseados nisso, os nossos alunos voltaram o tema dos seus vídeos para a área ambiental. Os curta-metragens criados serão divulgados no blog da Escola Gabriel no decorrer do tempo e poderá ser acessado pelo YouTube.

Abaixo você poderá assistir um vídeo sobre Energia Eólica realizados pelos alunos da Escola Gabriel.



Artigo: Ótica Meio Ambiente 02

Escrito por José Marcelo
Tecgº em Saneamento e Recursos Hídricos


Nos artigos publicados ultimamente em relação ao meio ambiente da cidade de Icapuí, tenho percebido uma profunda preocupação a respeito dos enclaves que há muito já aconteceram más que hoje ainda carregam nítidas e dolorosas imagens a respeito do não compromisso com o lugar em que vivemos.

O conceito de sustentabilidade é recente, isso quer dizer que em períodos em que ocorreram os desconcertos físicos tais como a abertura e o fechamento de canais nas áreas no ecossistema manguezal da Barra Grande para dar lugar às salinas não o foram realizados com planejamento considerando os preceitos de conservação ambiental.

A abertura e o fechamento de canais provocaram numa série de mudanças nas relações físico-químicas como as trocas de matéria e energia (carreamento de sedimentos, regularização dos índices de oxigênio dissolvido, temperatura do solo/água, salinidade, ph da água/solo etc.) que engloba os vários componentes que formam este ecossistema e claramente os aspectos biológicos (extinção, ou pelo menos o desaparecimento de muitas espécies, como, por exemplo, as marrequinhas).

A construção do porto da Barra Grande foi sem dúvida um grande passo para o desenvolvimento econômico local e longe de ser considerando avanço turístico e/ou ambiental. Como pode ser turístico? Onde o que lá se encontra é lixo das mais variedades possíveis, entre os quais, isopor, produtos químicos como solventes, tintas, betumes e os tóxicos como as baterias que são descartadas ali mesmo nas margens do canal. E como pode ser ambiental considerando apenas a ótica do lançamento de tais resíduos em toda a extensão do porto?

Icapuí se destaca na produção de melão

Luiz Roberto Barcelos da empresa Agrícola Famosa,
Após a implantação da empresa Agrícola Famosa em Icapuí, o nosso município passou a ser um grande exportador de frutas frescas para o mundo inteiro. "O destino das nossas frutas é 30% para a Espanha, 30% para a Holanda, 30% para a Inglaterra e os 10% restantes vão para Portugal, Alemanha, França e Estados Unidos”, explica Barcelos(empresário Agrícola Famosa).
O empresário destaca que a Agrícola Famosa, atualmente, é a maior exportadora de frutas frescas do Brasil e, possivelmente, uma das maiores produtoras de melão do mundo. Sozinha, ela é responsável por cerca de 70% do mercado de exportação de melão no Brasil.
Não é a tona que devido a essa empresa e o grande sucesso, o nosso estado do Ceará está em 2° Lugar na comercialização das frutas.
Só pra vocês ter uma idéia o município de Icapuí produz atualmente mais de 2 mil hectares do plantio de melão, isso sem contar com o plantio de outras frutas, tais como a melancia sem caroço, produto esse no qual faz grande sucesso no exterior.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"A Rural" faz sucesso na FM Educativa de Icapui

Todos os dias, a Rural anda por todo o Icapui. Por incrível que pareça, apesar de ser um veículo antigo, a Rural do nosso amigo Carlos Garcia, têm atingido altos níveis de audiência no município, através do seu programa na FM Educativa, O show da 102. O programa que antes era apresentado pela grande locutora Lucivânia Barbosa, hoje conta com esta grande figura, o Carlos Garcia, na direção do programa. Os ouvintes também interagem ao ponto de mandar cartas para participar no quadro da Rural. É necessário que se reconheça que a Rural, todos os dias leva mais tripulantes. Há quem pense que o locutor, quando toca a música: "A rural vai atolar"está defendendo bandeira política, pois esta música esteve muito presente nas nossas campanhas eleitorais, mais segundo o mesmo, é uma forma de interagir com ouvintes das diferentes comunidades. 

Vale ressaltar a capacidade do nosso amigo Cláudio Roberto, que usa o espaço da rádio para fazer flashes ao vivo sobre como está a situação do município. É inegável a capacidade deste amigo locutor, e esta forma inovadora de interagir cada vez mais com seus ouvintes. Ele diz: A Rural passa por Vila Nova, de comunidade em comunidade até chegar na Mata Fresca, Tanque do Lima, e cada vez mais, vai levando mais amigos e ouvintes do seu programa. Até autoridades já chegaram a dirigir a Rural.

Artigo: Feira de Ciências da Escola Gabriel

Escrito por Wellington Pinto
Professor
“Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?”
Bertold Brecht
A Feira de Ciências é um momento de suma importância para a Escola Gabriel, porque na feira é mostrado toda a produção científica, cultural  e tecnológica produzida pelos alunos no decorrer do ano. É nesse momento que a comunidade vem  pres tigiar os trabalhos, como os pais e outras escolas do Município que comparece também para conferir a produção  feita pelos alunos. Não é fácil organizar uma feira principalmente pela falta de recursos financeiros, a dificuldade é grande. Nessa  feira como tantas outras que já aconteceram, quem bancou  foram os alunos e professores, a feira saiu, dentro da conjuntura financeira permitida , acredito que tenha contemplado os anseios da comunidade que compareceu de maneira maciça. 
O grupo gestor tem que ficar atento a esses momentos, pois a feira consta no Projeto Pedagógico da Escola – PDE. Ficar de pires na mão esperando recursos da Crede 10, as coisas não irão acontecer, não acho correto alunos desembolsarem recursos e professores para bancar projetos. É preciso o diretor sair da sua sala e buscar patrocínios para garantir esses momentos tão importantes para a escola. Os alunos que ficaram na escola direto que não voltaram para as suas comunidades, tiveram que pagar seus almoços, e os que não puderam merendaram. A escola tem todos os recursos para bancar o almoço e não fizeram isso, é um descaso do diretor que foi avisado antecipadamente, falta de respeito a  nosso alunado.
Outra coisa a ser observada e cobrada é o envolvimento dos professores, têm “profissionais” na escola que não apresenta nenhum projeto e se ausenta da escola para fazer outros afazeres. Essa atitude de alguns redobra o trabalho dos que estão na frente dos trabalhos. 
O multimeio pelo que observei não apresentou nada de concreto, e diga de passagem que não é por falta de profissionais. O multi meio lida com a cultura da escola, perderam o momento de resgatar a cultura local, convidar os pintores locais para apresentarem suas obras, os poetas para mostrarem seus livros, trazer as labirinteiras e rendeiras que labutam ainda contra o progresso das máquinas.
Gostaria de finalizar meus reclames alertando ao grupo gestor a importância dos profissionais da educação, alunos que se empenharam assiduamente nos seus projetos, os funcionários da limpeza, cozinha, enfim a todos aqueles que fora dos bastidores fizeram a coisa acontecer. Sempre os grandes (heróis) são lembrados, o que seria dos grandes se não tivesse alguém limpando? Por isso o teatrólogo alemão Bertold Brecht alerta para essa história tradicional que só valoriza os grandes. É bom saber que quem faz a história  com “sangue, suor e lágrimas” é o povo, o resto é história da carochinha.

Artigo: Um país se faz com homens e livros

Escrito por Wellignton Pinto
Professor

Essa frase foi pronunciada por Monteiro Lobato, parafraseando a frase diria que “Uma cidade (Icapuí) se faz com homens e livros”. Dois pontos que vejo fraco em Icapuí, a falta de homens comprometidos com seu povo, pautado pela ética; machos Icapuí tem até demais, não é nesse sentido que falo, mas homens no sentido filosófico da palavra e da práxis. Os filósofos gregos buscaram esse homem-ético. Conta à história que o filósofo Diógenes saiu às ruas com uma tocha em pleno meio-dia, e perguntaram pra ele, que fazes com essa tocha Diógenes em plena luz do dia, o mesmo respondeu: “estou atrás de homens”; e pelo visto não encontraram, porém os gregos legaram ao ocidente a democracia, mesmo assim relativa. O que nos interessa nessa argumentação é a construção da cidadania a partir dos livros.

Fonte: Blog do Professor Wellignton Pinto

Inscrições para Edição 2011 do Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí

As inscrições da edição 2011 do concurso A MAIS BELA VOZ DE ICAPUI  abrirão a partir do dia 01 de dezembro até o dia 08 de janeiro de 2011. O concurso vai ser realizado durante o período da Semana do Município. A inscrição está sendo realizada na Secretária da Educação e Cultura, que fica na Av. 22 de Janeiro, nos horários de 8h às 13h.

As músicas a serem cantadas nas duas fases são de livre escolha dos candidatos. A comissão organizadora disponibilizará uma banda (com baterria, baixo, guitarra e teclado) para acompanhar os participantes que terão no mínimo dois ensaios.
Mais informações com o Maestro Reudson Maia.

IBGE divulga primeiros resultados do Censo 2010: Icapuí tem 18.393 habitantes

Os primeiros resultados do Censo 2010, divulgado hoje (29/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, mostram que o município de Icapuí tem uma população de 18.393 habitantes. Desse total,  9.414 são homens e 8.979 são mulheres. Outro dado disponível é que a população urbana de Icapuí é composta por 5.779 pessoas e a população rural compreende 12.614 pessoas. O IBGE visitou 67,6 milhões de residências em todo o Brasil num período de quatro meses de coleta e revisão dos dados. As informações completas do censo serão disponibilizadas no site do órgão quando forem concluídos os trabalhos de organização e catalogação de tudo que foi colhido.

Para obter mais informações sobre Icapuí apuradas no Censo 2010, clique aqui

Fonte: www.ibge.gov.br

Seminário "Ceará Acessível" começa amanhã (30/11) na Universidade Regional do Cariri - URCA

Retirado do portal do Governo do Estado do Ceará.

Seminário "Ceará Acessível" começa nesta terça (30)
29.11.2010

O Governo do Estado realiza nos próximos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na Universidade Regional do Cariri (Urca), Campus Crajubar, o Seminário Ceará Acessível: A Transversalidade do Controle Social no Contexto das Políticas Públicas. O evento é dirigido aos representantes dos Conselhos Municipais: da Assistência Social, da Saúde, da Educação, do Trabalho, da Segurança Alimentar e Nutricional, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Mulher. Participarão também gestores e técnicos municipais das secretarias responsáveis pela execução das políticas de assistência social, saúde, educação, trabalho, segurança alimentar e nutricional.

O evento acontecerá em duas turmas: Na primeira (30 de novembro) participarão os representantes dos municípios : Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Baixio, Banabuiú, Cedro, Dep. Irapuan Pinheiro, Ererê, Ibicuitinga, Icapuí,Icó, Independência, Iracema, Juazeiro do Norte. E na segunda (01 de dezembro), Auto Santo, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milhã, Nova Olinda, Orós, Porteiras, São João do Jaguaribe, Senador, Umari, Pedra Branca, Pena Forte, Quixelô e Solonópole, Barbalha, Caririaçu e Crato, Brejo Santo, Missão Velha, Barro e Jardim.

Executado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Instituto de Consciência Global e Ecologia Social – Instituto JANUS, sob a coordenação da primeira dama Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, o Seminário tem como objetivos promover a intersetorialidade das políticas públicas no Ceará e fortalecer a ação dos Conselhos Municipais e Estaduais no exercício do Controle Social e fazer o levantamento das demandas municipais nas instâncias públicas relativas aos programas e projetos voltados para os segmentos em foro.

As palestras serão ministradas pelos técnicos da STDS, Isabel Cristina Pontes, assistente social, e assessora do Gabinete da Primeira Pama, Maria Meirilene Lopes Lemos, assistente social da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional da STDS e Paulo Pimenta contador, especialista e contabilidade pública,responsável contábil da STDS.

Assessoria de Imprensa da STDS
Vólia Rocha ( volia.fonseca@stds.ce.gov.br / 85 3254.4028 - 8728.0360)

Inscrições abertas para o II Edital Pontos de Cultura do Ceará

Seguem abertas inscrições para o II Edital Pontos de Cultura do Ceará (Trechos)

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o Ministério da Cultura abriram inscrições para o II edital Pontos de Cultura do Ceará que prevê a implementação de mais 100 Pontos de Cultura no Ceará. Durante o lançamento do edital, foi inaugurada a sede do Pontão de Cultura do Estado do Ceará – estrutura de suporte e atendimento de todos os pontos de cultura – em sede própria no anexo do Museu da Imagem e do Som (Avenida Barão de Studart, 510, Meireles). O edital para a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Ceará é da ordem de R$ 18 milhões no próximo triênio, sendo R$ 12 milhões vindos do Governo Federal e R$ 6 milhões investidos diretamente pelo Governo Estadual. Os cem projetos selecionados receberão o repasse dos recursos de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) em três anos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro.

(...)

Ponto de Cultura - O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do MinC. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 1200 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura. Das vagas - A distribuição de vagas do novo edital dos Pontos de Cultura obedeceu a critério de número de municípios por região e a existência de pontos de cultura. Com isso, será possível uma melhor distribuição por todo o território cearense destes modelos de gestão compartilhada entre Estado e sociedade civil.
(...)
Litoral Leste
Municípios: Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Pindoretama
Pontos de Cultura destinados a esta região: 02

Vejam a matéria na íntegra em Governo do Estado do Ceará (Secult)

domingo, 28 de novembro de 2010

Icapuí continuará sendo atendido pelo Operação Carro-pipa



FETRAECE
(24/11/2010)


FETRAECE divulga lista dos municípios atendidos pela operação carro pipa no Ceará.


Na negociação realizada no dia 09/11/2010, pela Diretoria Executiva da FETRAECE no Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Agrário – Dr. Antonio Rodrigues de Amorim que, na ocasião estava representando o Governador CID GOMES, com representantes da SDA, EMATERCE, SRH, SOHIDRA, COGERH, Projeto São José, Defesa Civil, FUNCEME e 10ª Região Militar. Foi proposto por esta Federação a continuidade e a ampliação da Operação Carro Pipa no Estado do Ceará para atender a totalidade da demanda de abastecimento d’água para consumo humano e animal dos municípios afetados pela estiagem (2010) que se encontram em situação de emergência ou calamidade pública. 

RESULTADO DA NEGOCIAÇÃO: O Exército Brasileiro/10ª Região Militar ampliou sua atuação na Operação Carro Pipa de 60 para 83 municípios: Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Aracati, Araripe, Arneiroz, Assaré, Banabuiú, Barreira, Barro, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Cascavel, Catarina, Catunda, Caucaia, Choró, Crateús, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Fortim, General Sampaio, Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Independência, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Mauriti, Milagres, Milhã, Mombaça, Morada Nova, Morrinhos, Nova Olinda, Ocara, Palhano, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Piquet Carneiro, Porteiras, Potiretama, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Várzea Alegre, (Fonte: Exército Brasileiro/10ª Região Militar).


O Governo do Estado firmou um Convênio com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) para atender com abastecimento d’água através da Operação Carro Pipa, a outros 79 municípios: Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quixeré, Redenção, Santana do Acaraú, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará, (Fonte: DECRETO Nº 30.349, publicado no Diário Oficial do Estado, de 23/10/2010). Ao total serão 162 municípios atendidos pela Operação Carro Pipa no Estado do Ceará. 

Retirado do site www.fetraece.org.br

sábado, 27 de novembro de 2010

Desfile para Escolha da Garota Raimunda Lacerda 2010 acontece neste sábado

 
A Escola de Ensino Fundamental Professora Raimunda Lacerda realizará a festa com Desfile para Escolha da Garota Raimunda Lacerda 2010 neste sábado(27/11). A Festa acontecerá na Quadra da Escola à partir das 22:00h e e comprando o ingresso você concorrerá a um bingo de um celular. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, Faculdade do Vale do Jaguaribe-FVJ e da rádio FM Educativa


Os ingressos custa o valor de R$3,00.

Local de venda de ingressos: Escola Raimunda Lacerda Damião
Av. Esaú Lacerda-Mutamba
Fone:(88)34321011

Fonte: Escola Raimunda Lacerda

Coluna Vertical S/A destaca agronegócio de Icapuí

O agronegócio se sacode

 20.11.2010

1 Terça-feira, o diretor da Agrícola Famosa, em Icapuí (Litoral Leste), Luiz Roberto Barcelos, recebe a visita do maior distribuidor de bananas da França. Ele vem discutir um projeto grande no Ceará de plantio da fruta, apesar do momento nanico do setor do agronegócio, por conta do real apreciado frente ao dólar. Em tempo: Luiz Roberto conta que até o mês passado o volume exportado de melões estava 5% menor do que no mesmo período do ano passado e o valor em dólar 4% a mais, pois aumentou o valor de venda do melão para compensar parte das perdas cambiais.

2 A propósito, a Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), numa atitude bastante louvável, está organizando uma visita a Icapuí. Vai levar à Famosa 74 diplomatas recém-formados. Pretende que os novatos conheçam os nossos produtos. Quando assumirem seus postos nas representações brasileiras mundo afora, decerto, poderão falar com conhecimento da causa.

3 O Ceará é gigante na produção e exportação de frutas frescas, especialmente em melões e melancias. A visita está marcada para o dia 27, daqui a uma semana. Virá um avião da FAB direto de Brasília para Mossoró, o aeroporto mais próximo. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira, ex-diretor da área de agronegócio da Agência e um craque na matéria, estará lá. E falará do potencial do Ceará.

Fonte: O POVO Online 

Tremembé tem projeto aprovado de turismo comunitário pela Rede Tucum

Rede Tucum inicia projetos aprovados no Edital dos Amigos da Prainha do Canto Verde

Comunidades contempladas com o edital lançado pela organização Amigos da Prainha do Canto Verde, começam a realizar suas atividades com o recurso. Ao todo, foram enviados 9 projetos da Rede Tucum que tinham como principal objetivo o fortalecimento das ações do Turismo Comunitário.O Instituto Terramar acompanhou e deu suporte às comunidades ao longo de processo de seleção.

A organização suíça Amigos da Prainha do Canto Verde (APCV) lançou em dezembro de 2009 um edital de apoio a projetos para o fortalecimento e promoção do turismo comunitário. A intenção foi contribuir para reforçar iniciativas das associações comunitárias e grupos organizados vinculados a Rede TUCUM. Os recursos dos projetos aprovados serão repassados no prazo de um ano, até outubro de 2011.

O edital contempla projetos de comunidades da Rede Cearense de Turismo Comunitário do Ceará (Tucum) na perspectiva de incentivar o turismo comunitário e envolver as populações tradicionais no planejamento do desenvolvimento da atividade na sua região. Por meio de doações dos Amigos da Prainha do Canto Verde na Suiça, especificamente para esse edital, os recursos somaram a quantia de 108 mil reais.

Ao todo, nove grupos enviaram suas propostas após participarem de uma oficina de elaboração de projetos realizada em fevereiro deste ano, na Reserva Extrativista do Batoque. Estiveram presentes na formação representantes das comunidades: Pousada Tremembé e Ponta Grossa, de Icapuí; Coqueirinho, de Fortim; Prainha do Canto Verde, de Beberibe; Etnia Jenipapo Kanidé e Batoque, de Aquiraz; Caetanos de Cima, de Amontada; Tatajuba, de Camocim, Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Grupo do MST) e Conjunto Palmeiras, de Fortaleza. Na oficina, os grupos das comunidades refletiram sobre o processo de elaboração de um projeto social e que elementos são fundamentais para a sua construção. O momento foi assessorado pelo Instituto Terramar e a ONG Tremembé Onlus.

Para a análise dos projetos enviados, foi constituída uma comissão de pesquisadores e educadores capacitados para a avaliação, não ligados, diretamente, à Rede Tucum. Eles analisaram atentamente as propostas que valorizavam o fortalecimento de iniciativas comunitárias para promoção de turismo e ações de educação e gestão ambiental. Dos nove projetos encaminhados, oito foram selecionados.

As comunidades beneficiadas já receberam a primeira visita de monitoramento para as orientações de assinatura do convenio com o Instituto Terramar, organização responsável pelo repasse do recurso. Da Rede Tucum apenas 4 comunidades não acessaram o edital: Prainha do Canto Verde, e Curral Velho por que ainda estão executando outros projetos da AAPCV, Flecheiras e a Associação de Mulheres do Movimento (AMM) do Conjunto Palmeiras, de Fortaleza, por não terem apresentado um projeto.

Confira os projetos aprovados:
1.      “Novos Horizontes” / Batoque
2.      “Cantinho do Jenipapo Kanidé” / Jenipapo Kanidé
3.      Estruturando mais para atender melhor” / Tremembé
4.      “Quintais Produtivos do P.A. Coqueirinho” /Assentamento Coqueirinho
5.      “Rede, hospitalidade e solidariedade cearense: estruturação e equipamentação do CEFH” / Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto
6.      “Trilhando Saberes, Repensando Movimentos” / Tatajuba
7.      “Semeando Saberes” / Ponta Grossa
8.      “Estágio comunitário Juvenil” / Caetanos de Cima

 Fonte: TerraMar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Icapuí está entre os 86 municípios cearenses com risco de epidemia de dengue em 2011

86 municípios estão com risco de epidemia em 2011

A Caravana da Dengue no Ceará começa no dia 13 de dezembro pela Região Norte do Estado. No próximo dia 7, o secretário Arruda Bastos se reúne com os prefeitos e secretários municipais da Saúde em Fortaleza. Há 41 municípios com risco alto e 45 com risco muito alto de epidemia

Dos 184 municípios cearenses, 86 estão com risco alto e risco muito alto de epidemia de dengue no próximo ano. Por conta dessa constatação, feita pelo Ministério da Saúde, vão ser intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todo o Estado. No próximo dia 7, o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, vai se reunir com os secretários municipais da Capital e Região Metropolitana para alertá-los sobre a prevenção e controle da doença antes que se inicie a próxima quadra chuvosa.

A reunião será no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na praia de Iracema, das 8 horas ao meio-dia. E, no próximo dia 13, a exemplo do que fez o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Secretaria da Saúde inicia a Caravana da Dengue pelo Interior, indo, em primeiro lugar, aos municípios da macrorregião Norte. Arruda Bastos diz que vai se reunir com técnicos, profissionais da saúde e gestores municipais, no Centro de Convenções de Sobral. No dia 17 de dezembro, será a vez da macrorregião do Cariri, Sul do Ceará.

“A Caravana da dengue vai incentivar o trabalho que está sendo feito nos municípios. Vamos mobilizar os prefeitos e secretários da Saúde, além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”. Arruda Bastos diz ainda que a intensificação das ações “é para evitar epidemias semelhantes aos picos ocorridos no Ceará em 1987, 1994, 2001 e 2008”. O secretário lembra que as pessoas podem denunciar focos do mosquito nos municípios.

Em 57 municípios do Estado, o risco de epidemia de dengue é baixo e em 41 municípios o risco é moderado. Este ano, até o último dia 19, no Ceará ocorreram 10.988 casos confirmados de dengue em 117 municípios. Há 16 óbitos confirmados. Desse total, cinco por dengue hemorrágica e 11 por complicação.
Mais informações pelo disque saúde: 0800 61 1997 ou pelo site: www.combatadengue.com.br

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito e já ocorreram várias epidemias, inclusive no Ceará.
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Veja clicando no Leia Mais, a sítuação dos municípios cearenses com risco de epidemia de dengue

Cobra de 2 metros chama atenção dos moradores de Mutamba




Na quarta-feira, por volta de 15 horas, apareceu uma cobra de veado em Mutamba, na altura do Deposito de Haroldo. O tamanho da cobra de veado, cerca de 2 metros, chamou a atenção dos moradores e das pessoas que passavam pela av. João Cirilo. 

O agente ambiental da SEDEMA, João Paulo Rebouças, foi acionado para levar o animal para seu habitat natural, que com ajuda do senhor Dota, que capturou a cobra, levaram-na para area de manguezal do Reguenguela/Barra Grande, onde ela foi solta.

Vereador Marcos Nunes vai a Jaguaruana para articular proposta da Estrada Icapuí-Jaguaruana

Vereador Marcos Nunes Visita Câmara dos Vereadores de Jaguaruana


Presidente da Camara de Jaguaruana, Liana Maria  
Rebouças de Almeida - PPS e o vereador Marcos Nunes

A 57 km da sede de Icapuí-Ce, saindo pela estrada da Mata, percurso pelo qual segue caminho passando pelas comunidades de Tanque do Lima, Mata Fresca, Cacimba Funda, Cajazeiras, Assentamento Campos Verdes, Antonópolis e São José chegaremos ao município de Jaguaruana-Ce. 

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí esteve na manhã do dia 25 deste mês de novembro de 2010 com a vereadora Liana Maria Rebouças de Almeida - PPS, ela é atual presidenta da Câmara Municipal de Jaguaruana. 

O objetivo do visitante icapuiense aquele município  foi entregar um documento para fomentar a ligação entre os dois municípios e articular a bancada de vereadores jaguaruanense para discutir um projeto mútuo que viabilize a construção de uma estrada que ligue Icapuí a Jaguaruana. O vereador quer que as Câmaras de vereadores dos município de Icapuí, Aracati e Jaguaruana promovam em conjunto uma Audiência Pública para discutir o assunto. Veja o texto que ele entregou:


Projeto Quinta para Patativa é habilitado pelo Ministério da Cultura

O Sr. Celestino Cavalcante Presidente do SINDSERPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí) e do PCdoB ( Partido Comunista do Brasil) e professor da Escola Gabriel, habilitou junto ao Ministério da Cultura o projeto Quinta para Patativa, a aprovação em 1ª fase desse projeto já é um reconhecimento ao esforço do professor celestino em difundir a vida e a obra de um dos maiores poeta cearense. Antonio Gonçalves da Silva (o conhecido patativa do Assaré), entrou na vida do professor Celestino no ano de 2000, quando este com um grupo de alunos visitaram o poeta na cidade de Assaré. Em março de 2009, o professor Celestino esteve novamente em Assaré participando das festividades do centenário do poeta.
 
A Quinta para Patativa conta com exposições de livros, fotos, reportagens em jornais, revistas, cantores populares, teatro, exposição de vídeos. Toda essa arregimentação de materiais e ações visa despertar e conservar na comunidade em geral as habilidades especiais do poeta roceiro de manusear as palavras para exaltar a cultura e a destreza do caboclo nordestino.

Através dessa ação, Celestino tenta assegurar aos jovens o acesso a cultura popular, que precisa ser fomentada de forma expressiva para que se garanta a preservação e conservação da cultura nordestina tão rica e diversificada quando o assunto é poesia e sabedoria popular.
 
Exaltar a cultura nordestina, especificamente a do ceará, não se faz sem falar de Patativa do Assaré, homem humilde, porém de uma inteligência privilegiada, representada nos seus cordéis, livros, textos musicados por grandes artistas como Luiz Gonzaga e Fagner. A obra literária do Patativa já o imortalizou, mas manter este projeto com uma estrutura viável para vitalizar ainda mais a memória de nossa gente, é sem dúvida um dever de quem acredita na arte popular como instrumento transformador da consciência e da sociedade.
 
Fonte: Blog do Vereador Marcos Nunes

Icapuí será beneficiado com obras do Prodetur


Em matéria veículada no Caderno Negócios, do Diário do Nordeste, em 25/11/2010, o município de Icapuí aparece com um dos beneficiados do litoral leste cearense com as obras financiadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional - Prodetur Nacional. Os recursos foram obtidos através de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID feito pelo Governo do Estado do Ceará. Os investimentos visam melhorar a infraestrutura nos principais polos de turismo do estado.

 Leia o trecho da matéria onde cita os investimentos em Icapuí.


Diário do Nordeste

25/11/2010
Ceará assina contrato de US$ 250 mi para obras
(...)
A implantação ou reestruturação de rodovias pavimentadas de acesso a praias e lugares turísticos também serão priorizadas. Serão os percursos da CE-352, no trecho Beberibe - Praia das Fontes - Área Hoteleira (10 km); a CE-371, no entroncamento da BR-304 à Canoa Quebrada/Majorlândia/Quixaba (16 km); a CE-253, trecho Cascavel - Barra Nova (12 km); a CE-261, no trecho Icapuí - Barreiras (7 km); a CE-123, trecho Fortim - Maceió (6 km) e a construção de rodovia pavimentada, no trecho Pindoretama -Batoque (10 km).
(...)

Leia a matéria completa do Diário do Nordeste aqui.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Escola Gabriel: Biodiversidade é tema da 13ª Feira de Ciências

A Escola Gabriel promove desde ontem sua 13ª Feira de Ciências, Arte e Cultura, com o tema "Biodiversidade". O tema ganhou importância na programação da escola por 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade e por ser esse um assunto em voga em todas as rodas de debates e agendas políticas dos governos e entidades de proteção ambiental em todo o planeta.

A Feira mistura elementos didáticos para exercitar a criatividade dos alunos transformando conhecimentos teóricos em experiências práticas. Paralelo a isso, atividades artísticas e culturais complementam a programação durante os dois dias em que todos respiram saber.

O grupo de alunos coordenado pelo professor João Paulo, mostrou a biodiversidade do manguezal de Icapuí. Destacaram a importância da Estação Ambiental Mangue Pequeno para a preservação dos 25% que restaram da área de mangue nativo. Fizeram uma maquete da passarela construída há poucos meses pelo projeto e enfatizaram o trabalho de replantio de mudas de mangue.

Nos demais estandes, pudemos observar a diversidade de temas abordados pelos alunos. O foco principal são os elementos da natureza, suas transformações e os impactos da ação humana nos ambientes naturais. 

Vejam os trabalhos que mais chamaram a atenção, clicando em Leia Mais:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Esc. Gabriel realiza uma noite de Ciência e Cultura

A XIII Feira de Ciências, Cultura e Arte da Esc. Gabriel teve início nesta quarta-feira (24/11) por volta das 19:00h. Foi uma noite de muitas atrações culturais, dentre elas: Dança, Teatro, Curta metragem e Música ao vivo; estas atrações foram produções de alunos e professores da escola.

Foi uma noite muito emocionante e gratificante para alunos, professores, funcionários e núcleo gestor. O público presente também foi muito significativo, superando as expectativa da escola, dento em vista ser uma quarta-feira e no outro dia muitas pessoas irão trabalhar.

Foi um público bastante diversificado, desde alunos dos três turnos, funcionários da escola, pessoas de diversas comunidades e autoridades locais.

Após as apresentações culturais, os standes foram abertos para visitação, quando os alunos tiveram a oprtunidade de demostrar os conheciemntos produzidos.

Na quinta-feira será dado continuidade aos trabalhos, sendo o encerramento da feira a noite quando haverá uma discoteca, aberta ao público em geral.

Fonte: Escola Gabriel

13ª FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTES E CULTURA DA ESCOLA GABRIEL INICIA NESTA QUARTA-FEIRA

A Escola de Ensino Médio Professor Gabriel Epifânio dos Reis inicia nesta quarta-feira a partir das 19h a 13ª Feira de Ciências, Arte e Cultura, que neste ano terá o tema BIODIVERSIDADE, por 2010 ser definido Ano Internacional da Biodiversidade. Várias atividades como Teatro, Música, Curtas Metragens e Experimentos Científicos e amostras vão ser apresentados pelos alunos.

Participe desde evento relevante para a educação de Icapuí.

Veja abaixo a programação do evento:


Dia 24 (Quarta-Feira)
Noite
19:00 Cerimonial de Abertura
Apresentação da Banda de Musica
Apresentação do Grupo de Dança da Escola Gabriel
20:00 Abertura dos Stands: Exposição de Experiências.
21:00 Amostra Cinematográfica (Curta Metragem)

Dia 25 (Quinta-Feira)
Manhã
08:00 Abertura dos Stands
09:00 Entrega de certificados da OBA e homenagem de todas as
Olimpíadas.
09:30 Amostra Cinematográfica
10:30 Apresentação do Teatro Flor do Sol
11:00 Encerramento dos Trabalhos

Tarde
13:00 Exposição de Experiências
14:00 Amostra Cinematográfica (Curta Metragem)
15:00 Apresentação de Teatro (Resp. Prof Paulo Sérgio)
Apresentação do Teatro Peixe-Boi (2º E)
Atração Musical
16:30 Encerramento dos Trabalhos

Noite
18:45 Exposição de Experiências
20:00 Apresentação de Teatro: Companhia de Aracati
Apresentação de Dança (Escola Gabriel)
20:40 Amostra Cinematográfica (Curta Metragem)
21:00 Encerramento dos Stands
21:00 Encerramento da 13ª Feira de Ciências, Cultura e Arte da
Escola Gabriel com grande Discoteca na Quadra de Esportes ao lado
da Escola

SINDSERPUMI: ICAPREV TROCA CERTO POR DUVIDOSO

O ICAPREV (Fundo de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí) após ter sido alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apontou a partir do relatório da 13ª inspetoria da diretoria de fiscalização de inspeção do TCM e das oitivas realizadas com os envolvidos (prefeito e a presidente do instituto) inúmeras irregularidades dos recursos do fundo, tendo inclusive o relatório produzido sido aceito pelo Ministério Público Estadual, se ver as portas com outro gravíssimo problema. É que a maioria dos recursos do ICAPREV estão aplicados no Banco Pan-americano, coisa que até hoje o Sindicato dos Servidores não entende o porquê. Uma vez que esses recursos deveriam ser aplicados em bancos públicos como Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O que sabemos é que corre na impressa que o pan-americano passa por sérias dificuldades financeiras tendo inclusive que recorrer a empréstimos vultuoso de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para sanar o rombo financeiro da instituição bancária. Resta sabermos da presidente do ICAPREV o que acontecerá com o dinheiro dos servidores caso este banco venha abrir falência? Esta situação merece ser questionada, até porque a gestora do fundo não conseguiu até hoje dar uma explicação palpável para as transferências feitas das contas do ICAPREV para as contas da prefeitura em pleno período eleitoral. Precisamos urgentemente de uma explicação convincente!

PRIMEIRA REUNIÃO DO CINTURÃO DIGITAL FOI REALIZADA ONTEM

Aconteceu ontem (23/11) no prédio da Secitec( Secretaria de Ciência e Tecnologia), localizado na comunidade de Cajuais, uma reunião do cinturão digital de Icapuí. A mesma teve início as 9 horas da manhã e término as 12 horas do dia e foi ministrada pelo secretário de ciência e tecnologia de Icapuí, Silvio Roberto Teixeira.

Foram escolhidos 20 jovens do município de Icapuí para trabalhar nesse projeto. A seleção levou em conta a capacitação de cada um, tais como cursos na área de informática, entre outros. Na pauta, os participantes souberam mais sobre o que é o cinturão digital, como foi criado e qual objetivo desse projeto.

Vale ressaltar que as 20 pessoas que foram selecionadas serão remuneradas, porém não pela prefeitura e sim pela cooperativa.Próxima reunião provavelmente será no dia 15 de dezembro.
 
Saiba mais

O que é o Cinturão Digital?
É um projeto que pretende disponibilizar acesso gratuito a internet banda larga aos cidadãos icapuienses. O mesmo contará com 2 torres instaladas em pontos estratégicos da cidade, uma em Cajuais e a outra em Redonda.


Com informações de Romário e Pablo.
 

Em Redonda, donos de embarcações se reunem para encaminhar o Seguro Defeso.

Os pescadores artesanais da comunidade de Redonda que são proprietários de embarcações participaram de uma importante reunião hoje pela manhã. O encontro ocorreu na sede da Associação    Monsenhor Diomedes, que é sediada na referida comunidade, e teve duração de 3 horas, aproximadamente. Além do Agente do Seguro defeso de Icapui, estiveram presente o promotor de justiça e lideranças da comunidade.

Foto: Ulisses Venceslau
     O principal objetivo da reunião era o esclarecimento de alguns pontos importantes para a confirmação do Seguro Defeso e a entrega da folha aos donos de embarcações. Conforme dito em reunião, cada embarcação pode colocar, no máximo, cinco tripulantes na sua folha.
 
Raimundo Bonfim Braga, o conhecido Kamundo, ex-vereador da comunidade, estava presente na reunião e também ajudou nos esclarecimentos. O recém-eleito presidente da câmara dos vereadores, Manoel Geová Braga, também participou do encontro.
 
Já preenchidas com os nomes dos tripulantes, as folhas serão devolvidas no dia 13 ou 14 de dezembro. Nesta mesma data, o promotor retornará à comunidade para dar novas instruções aos pescadores. 
 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Beneficiadas do Programa Bolsa Família de Redonda recebem orientação

Foto: Icapuí em Foco
Hoje pela manhã, na quadra de esporte da comunidade de Redonda, por volta das 9:30h, mulheres residentes e domiciliadas na comunidade de Redonda que são beneficiadas pelo programa Bolsa Família receberam orientações e comunicados importantes a respeito do novo recadastramento. Durante o encontro, a orientadora falou tanto da importância do benefício como também de corriqueiras irregularidades que estão ocorrendo. 
 
As mães que estavam presentes na reunião foram orientadas a denunciar casos perceptíveis de anormalidades. Conforme depoimento de duas senhoras, há muitas pessoas recebendo o benefício de forma irregular. O recadatrasmento está marcado para o mês de janeiro.

Retirado do blog  Icapuí em Foco

Resultado final das eleições do Conselho Tutelar de Icapuí

A comissão organizadora da eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, acaba de divulgar o resultado oficial dos eleitos para o 6º mandato da entidade que, tem por objetivoa acompanhar e proteger as crianças e adolescentes em nossa cidade.

Vejam o resultado:

Região I - Redonda - 938 votantes
Brancos - 0
Nulos - 10
Eldevan - 661 votos
Navegantes - 38 votos
Neuma - 229 votos

Região II - Barreiras - 207 votantes

Brancos - 01
Nulos - 02
Missileia - 182 votos
Xavier - 22 votos

Região III - Mutamba - 895 votantes

Brancos - 05
Nulos - 22
Ana Claudia - 85 votos
Iolanda - 424 votos
Biana - 357 votos
Adriana - 03 votos

Região IV - Icapuí Sede - 755 votantes

Brancos - 01
Nulos - 06
Carlos Virgilio - 352 votos
Albino - 348 votos
Clemilda - 48 votos

Região V - Ibicuitaba - 580 votantes

Brancos - 04
Nulos - 06
Deisely - 500 votos
Elisabeth - 70 votos

Portanto, os novos conselheiros tutelares são: Eldevan Nascimento Silva; Missileia da Silva Barbosa; Iolanda Maria Uchoa; Carlos Virgilio Rebouças da Silva e Deisely Maia Rebouças. Os eleitos tomarão posse no dia 7 de dezembro de 2010, em solenidade a ser realizada no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, no centro de Icapuí, e ficarão todo o mês de dezembro em estágio de aprendizagem na sede do Conselho Tutelar. O mandato inicia em janeiro de 2011.

Com informações de Aparecida Alcantara.

Professora Anny Rakiely recria Blog com Fotos Históricas de Icapuí

A Professora de História Anny Rakiely recriou o blog Icapuí de Tradições para mostrar fotos que comprovam fatos históricos da cidade. O trabalho está no ar desde o dia 12 de outubro deste ano. Este blog tem a finalidade de dizer que "as fotos não falam por si. As nossas perguntas e nossas falas pronunciadas com respeito e carinho poderão contar um pouco de Icapuí. São parcelas ínfimas do todo. Retalhos, muitas vezes, esquecidos pelo tempo. Quis guardar. Quis preservar. Divulgar é preciso, navegar é preciso. Sou Canoa Veloz, sou tradição!"

 Segundo Anny Rakiely, a maior "parte dessa coleta de fotos foi realizada durante o curso de Pós-Graduação em Museologia da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. Tivemos o apoio ímpar da professora Jakqueline Reis, também aluna da Pós- Graduação em Museologia. Percebi a importância de divulgar esses materiais e continuar esse trabalho de coleta sobre os retalhos de nossa história.

 PARA VISITAR O BLOG ICAPUI DE TRADIÇÕES BASTA VOCÊ ACESSAR: http://icapuidetradicoes.blogspot.com/



Nota do Blog

Parabéns a professora Anny Rakiely, esse seu trabalho é de demasiada importância para o resgate histórico da cidade e para constituir a identidade icapuiense. Creio que todos devemos rever os baús de fotos antigas e colaborar com essa iniciativa!

Artigo: RESISTÊNCIA A APARTAÇÃO

Escrito por Celestino Cavalcante

Quando era criança morando la no interior de Grossos-RN, meu pai cuidava de gado e os bezerro quando chegava numa cerda idade, era apartado da vaca, para que o animal pudesse viver de forma independente, e a mãe iniciasse um novo ciclo, no começo era meio difícil para o filhote, perdiam peso, mais depois costumavam e tudo se ajeitava.

Coloquei este exemplo dos meus tempos de criança, para falar de uma turma de “políticos e/ou lideranças” que não consegue se apartar do poder entra governo e sai governo e eles atracado nos peitos da administração publica, esta é uma pratica comum, também em nosso município, são cidadãos que nos 25 anos de emancipação do nosso município estiveram sempre desfrutando dos benefícios do poder, essas pessoas são ate chamados de tapiocas, pois viram de lado de acordo com as conveniências, não precisamos retornar muito no tempo para lembrarmos de casos como: a eleição de prefeito de 2000, a eleição para presidente da câmara em 2005, e demais casos conhecidos da população.
 

Colunista do Jornal O Estado aborta a questão da proprosta para o Porto da Barra Grande

 Antônio Viana

Porto de Barra Grande

Comissão de Viação e Transporte aprova o Projeto de Lei no 4338/2008, do dep. José Airton. O projeto de lei pretende incluir na Relação Descritiva dos Portos Marítimos, Fluviais e Lacustres, do Plano Nacional de Viação, o porto marítimo de Barra Grande, que se localiza no Município de Icapuí, no Estado do Ceará. O porto é responsável pelo ancoradouro de centenas de embarcações pesqueiras de pequeno e médio portes que lá atracam para desembarcar o produto do pescado.

A importância da atividade pesqueira para a economia da região é algo inquestionável. Pelo menos 80% das famílias de Icapuí vivem da indústria da pesca. O Porto de Barra Grande opera ainda de modo primitivo, carecendo de investimentos para a execução de dragagem, construção de atracadouros e ampliação de instalações, entre outras obras. A falta de infraestrutura tem comprometido o crescimento da indústria pesqueira daquela região, ameaçada pela saturação da capacidade de escoamento da produção e pela falta de condições de tráfego de embarcações de maior porte. Os recursos provenientes do Orçamento Geral da União e de fundos específicos, destinados ao setor de transportes, somente poderão ser empregados em vias, portos e aeródromos que constem do Plano Nacional de Viação. Dessa forma, ao propor a inclusão do Porto de Barra Grande no Plano Nacional de Viação, o projeto de lei do deputado José Airton visa à realização de investimento de recursos federais na infraestrutura de transportes aquaviários do Estado do Ceará, para propiciar o aproveitamento das suas potencialidades naturais e contribuir para a elevação dos níveis de desenvolvimento econômico e social. O Projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça.
 

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Meninos do Jiu-Jitsu" conquista medalha de 1º lugar na IV Copa Fortaleza de Jiu-Jitsu Olímpico

Alan, Waguinho e o prof Markiolki
 Os "Meninos do Jiu-Jitsu" estão com tudo mesmo. No último dia 15, eles participaram da IV Copa Fortaleza de Jiu-Jitsu realizada pela Federação de Jiu-Jitsu Olímpico do Ceará - FJJO-CE, em Fortaleza, e trouxeram uma medalha de ouro. O competidor Wagner Feitosa, mais conhecido por Waguinho, conquistou o 1º lugar na categoria Puma, com peso até 64 kg. O lutador Markiolki (o professor de Jiu-Jitsu), não competiu por ter se machucado e o Alan ficou de fora da competição por ter ultrapassado o limite de peso da categoria em apenas 400 gramas.


Recentemente, alguns destes meninos conquistaram sete medalhas de 2º lugar no I Open Mossoró de Jiu-Jitsu (veja a matéria clicando aqui). Isso mostra que, apesar do pouco incentivo recebido pelo grupo, os resultados começam a aparecer. O professor Markiolki coordena e treina meninos de todas as idades. Segundo ele, inscreveram-se 120 crianças e adolescentes, mas apenas 80 estão comparecendo com frequência aos treinos. As turmas são divididas em dois horários durante a tarde e um horário a noite. As aulas acontecem no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, no centro de Icapuí. As crianças do turno da noite chegam cedo para o treino. Ajudam a montar o tatame e têm o maior cuidado para não sujar ou rasgar o local sagrado da luta. O brilho no olhar denota o desejo de aprender rapidamente os segredos da arte marcial, e quem sabe, competir como seus colegas mais "experientes" já fazem.

O projeto voluntário tem o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do município, que cede o prédio do CIP Desenvolver para realização dos treinos. Porém, os meninos necessitam de um incentivo maior.  Para participar das competições, por exemplo, os meninos buscam patrocínios e até fazem "vaquinha" para realizarem suas inscrições, custear o transporte e a alimentação. Muito deles não têm condições financeiras para comprar os Kimonos (vestimenta usada no Jiu-Jitsu). Pensando nisso, Markiolki criou um "consórcio" para aquisição de uma roupa por mês. Cada menino interessado contribui com R$ 10,00 mensal, sendo feito um sorteio para ver quem será o contemplado com o tão sonhado kimono. Dessa forma, de um em um, o professor espera que logo todos treinem devidamente vestidos.

A iniciativa do professor Markiolki está dando resultados muito positivos. Apesar das dificuldades, principalmente financeiras, os meninos não desanimam. Treinam bastante e se dedicam de corpo e alma aos fundamentos do Jiu-Jitsu. As competições acontecem durante o ano inteiro e nossos meninos têm potencial de sobra para trazer mais medalhas para nosso município. Só precisam de mais apoio, porque vontade eles têm de sobra.

Por: ClaudiMar Silva

Informes da Cidade - 22/11/2010

Cadastro Seguro-Defeso

O Promotor Dr. Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, junto com o SINE/IDT está nesta manhã de segunda-feira na Ginasio de Mutamba fazendo o cadastro dos barcos e dos pescadores para organização do seguro desemprego dos pescadores para o defeso da pesca da lagosta. Amanhã, por volta de nove horas o cadastramento será feito na Quadra da Redonda.


Apuração da Eleição do Conselho Tutelar

Nesta manhã está acontecendo a apuração do Eleição para os novos conselheiros tutelares de Icapuí no auditório do Forum da Comarca na av. Chico Felix. A eleição ocorreu no domingo, dia 21/11 e escolherá os representantes do Conselho Tutelar para cinco regiões de Icapuí. O resultado será divulgado oficialmente amanhã, após a conclusão da apuração de todos os votos e cumpriimento dos prazos de recursos, caso algum candidato deseje. 

De acordo com a comissão que organiza a eleição, três candidatos já foram considerados eleitos: Missileia da Silva Barbosa, da Região II; Iolanda Maria Uchôa, da Região III e Deisely Maia Rebouças, da Região V.

Divulgaremos o resultado oficial assim que for homologado.

Selo Verde: Icapuí continua na disputa em 2010

Retirado do portal www.ceara.gov.br
   

Selo Verde divulga lista dos 33 municípios que continuam na disputa em 2010
Portal do Governo do Estado do Ceará (22/11/2010)

O Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), divulgou, na última sexta-feira (19), a lista dos 33 municípios que obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) suficiente para serem avaliados “in loco” e que, portanto, continuam na disputa pela obtenção do Selo Verde 2010. Os municípios também passaram por  avaliação de Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental,

De acordo com a coordenadora do Selo Verde, Socorro Azevedo, dos 137 municípios inscritos este ano no Programa, 110 enviaram ao Conpam os questionários de Gestão Ambiental e Mobilização Ambiental. No entanto, apenas 89 tiveram avaliação validada quanto aos prazos. “Nós avaliamos os questionários destes 89 municípios e 33 deles conseguiram passar para a próxima etapa”, ressaltou a coordenadora.

Com a seleção, os municípios serão avaliados “in loco” a partir desta semana, por técnicos do Programa. O cronograma será divulgado pela coordenação do Programa a partir desta segunda-feira e estará disponível no site do Conpam:www.conpam.ce.gov.br.

Confira a lista dos municípios:  Acaraú, Apuiarés, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Itaitinga, Itarema, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira,Maracanaú, Maranguape, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara,Pacatuba, Pacoti, Quixeramobim, Sobral, Tianguá e Várzea Alegre.

Assessoria de Imprensa do Conpam
Ranne Almeida (85) 9978.7019 / 9968.8880

Associação Icapuiense de TaeKwonDo (AIT) realiza exame de faixa

Escrito por Wallyson Honorato

A Associação Icapuiense de TaeKwonDo (AIT) realizou neste domingo 21 de Novembro, o exame de faixa de seus atletas. A AIT, que fecha o ano de 2010 com uma avaliação de um bom ano para turma, ano que realizou a 1ª etapa do cearense em Icapui e ficou com uma boa colocação, ano em que levou 10 atletas e conquistou 6 medalhas na 1ª etapa do circuito nordeste em Nata-R/N e com 13 atletas conquistou 11 medalhas na 2ª etapa do cearense 2010.

A AIT agora se prepara para eleição de sua nova diretoria que acontecerá em Dezembro e já planejar também as atividades para o ano de 2011,  onde já se prepara para realizar mais uma vez a 1ª etapa do cearense.

                A diretoria de AIT, parabeniza seus atletas que conquistam sua nova graduação e lembra: “ Uma nova batalha começa agora e que junto a nova graduação virá cobrança de mais responsabilidade.”

Veja os nomes dos Atletas que graduaram de faixa:

Regata de mini-botes do peixe-boi marinho: mais cores no mar azul de Redonda

Ontem, o domingo na praia de Redonda foi muito mais colorido. Além do infinito azul do mar, dezenas de mini-botes encheram de cores suas águas calmas. Todo esse colorido fazia parte da Regata de Mini-botes do Peixe-Boi Marinho realizada pela Aquasis, entidade não-governamental que atua na área de pesquisa e preservação dos ecossistemas aquáticos. O evento faz parte da última etapa da Campanha de Educação Ambiental do Projeto Manatí. O objetivo principal é socializar, sensibilizar e conscientizar as comunidades beneficiadas das ações de conservação do peixe-boi marinho, assim como fortalecer a sensibilização da comunidade para a proteção da espécie.

 
A regata mobilizou a comunidade da praia de Redonda, que encheu o mar com barcos multicoloridos de diversos tamanhos e competidores de todas as faixas etárias. Muitas crianças levaram seus barquinhos, mas as disputas eram acirradas entres os mais velhos. A correria para preparar os barcos, ajustar os detalhes e alinhar na baliza de largada era intensa, alguns mini-botes viravam no meio do trajeto e lá ia seu dono tentar retomar a corrida. A empolgação dos "meninos" e seus mini-botes era contagiante, com direito a torcida  inclusive. A regata foi divida em três categorias de acordo com o tamanho dos barcos.



Ali, à beira do mar colorido, uma roda de capoeira foi formada. Embalados pelo som do berimbau e pelas palmas, os jovens mostraram suas habilidades na dança/luta criada pelos escravos. Rapidamente, a roda ganhou expectadores que puderam contemplar os "embates" dos capoeiristas.

A equipe da Aquasis, que cuidava da organização do evento, contou com o auxílio de membros do grupo de teatro de rua Flor do Sol e de moradores da comunidade. A regata teve o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, da Petrobras, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, do Banco do Nordeste e do SESC Ceará. Na cobertura do evento, o cineasta Tibico Brasil estava presente fazendo filmagens, registrando todos os detalhes da regata. 

A premiação aconteceu às 17:00 horas, na Escola Horizonte da Cidadania, contemplando os vencedores das três categorias.

Saiba mais sobre os projetos de preservação de ecossistemas aquáticos no site www.aquasis.org

Fotos: ClaudiMar