sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 EM ICAPUÍ

Os fatos e noticias mais relevantes de 2010, essa é a RETROSPECTIVA 201O EM ICAPUÍ. Com um trabalho de verificar as 1263 publicações do blog A Cidade Icapuí e selecionar esses fatos marcantes abaixo, fechamos o nosso trabalho neste ano com esse espaço. Ano que consolidou e premiou o trabalho e esforço de manter o blog no ar e que tornou referência sobre Icapuí para as pessoas da cidade e para a mídia. 

Agradecemos a todos que fazem o blog e a todos os que participaram enviando artigos, notícias ou fazendo comentários. Agradecemos também todos os leitores, que regularmente nos acessa. Com a retrospectiva, entramos em um pequeno recesso e só retornamos no dia 03 de janeiro de 2011. Por isso, queremos dizer:


Agora fiquem com a RETROSPECTIVA 2010 selecionada por Adolfo Maia e Claudimar Silva:

JANEIRO

Multidão lota a
Tradicional Corridas de Jegues
Foi criada a tribunal popular na Câmara de Vereadores (Câmara de Vereadores institui a Tribuna Popular). Semana do Município de Icapuí em comemoração aos 26 anos de emancipação política-administrativa, sendo 5 dias de festividades e muitas inaugurações, como o Mirante de Mutamba, realizadas pelo prefeito Irmão Edilson (PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA XXIII SEMANA DO MUNICÍPIO). Inspetores do TCM fiscalizam o ICAPREV (Auditores do TCM fazem inspeção surpresa na ICAPREV) e o blog "A Cidade Icapuí" muda o seu domínio na internet e passa a ter o endereço www.acidadeicapui.com.br (Novidades no Blog A Cidade Icapuí).

FEVEREIRO

Corpos de Bombeiro inspecionam
o ginasio municipal
Mar avança e invade casas na praia da Barrinha, em Mutamba (Mar avança e invade casas na Barrinha). Carnaval 2010 de Icapuí: Foram quatro dias de muita folia, animação e muitas atrações nas praias e na praça central (Momentos do Carnaval 2010 em Icapuí) e Teto do ginásio Municipal de Icapuí, José do Carmo Rebouças, desaba após 18 dias da reinauguração pela Prefeitura e repercute na mídia cearense (Telhado do Ginásio de Icapuí desaba nessa madrugada).



MARÇO

Plenário da Camara de Vereadores
Problemas com avanço do Mar continuam em Março, afetando várias comunidades (Maré volta a causar destruição em Icapuí). A Câmara de Vereadores de Icapuí aprovou a formação de Comissão Parlamentar de Inquerito - CPI para investigação de possíveis fraudes em repasses do Instituto de Previdência dos Servidores de Icapuí - ICAPREV, com base no relatorio do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM (Vereadores protocolam Pedido de CPI sobre a ICAPREV). Falece Dona Santina Felix, mãe do Deputado Federal José Airton e do Prefeito Irmão Edilson (Luto: Falece Dona Santina Felix). Telina, mãe do vice-prefeito Heverton Costa, é a nova secretária de Saúde e Saneamento (Telina é nova secretária de Saúde de Icapuí) e o Blog "A Cidade Icapuí" passa a ser um blog recomentado pelo portal O POVO ONLINE, reconhecendo o trabalho e dedicação do trabalho realizado. (Blog A CIDADE ICAPUÍ passa a ser Recomendado pelo OPOVO ONLINE).



ABRIL

Escola Profissionalizante em Icapui
torna-se alvo de conflito pol
É anunciado a construção de uma Escola Profissionalizante em Icapuí (Icapuí terá Escola Estadual Profissionalizante) e a disputa pela paternidade da escola entre os deputados José Airton (Nota de esclarecimento do Deputado José Airton) e Dedé Teixeira (Dedé Teixeira envia para o blog Nota de Esclarecimento). Portal da Internet da Prefeitura de Icapuí fica 6 meses sem atualização (Site da Prefeitura de Icapuí está há mais de 6 mes...). Time do Bacalango torna-se hexacampeão do Torneio Peladão de Futebol de Areia na Serra de Mutamba (Bacalango Hexacampeão na final do XVI Peladão). Acontece a Semana Pedagógica em Icapuí (Semana Pedagógica: o foco na aprendizagem). Icapuí é a 18ª cidade cearense no de acordo com o  Índice de Desenvolvimento Municipal - IDM - 2008. (Icapuí é a 18ª cidade com melhor IDM)



MAIO

Prefeito Irmão Edilson sai pelas ruas
após audiência da CPI do ICAPREV
Icapuí é destaque no Estado como uma das 11 cidades cearenses onde não existem biblioteca pública, segundo pesquisa do Ministério da Cultura (esquisa aponta Icapuí como um dos 11 municípios sem biblioteca). Assalto em Pousada na Praia de Redonda, assaltantes matam Abimael de Sousa Braga com tiro na cabeça (Balanço do Final de Semana em Icapuí). Placas de Sinalização Turistica são colocadas nos principais pontos turisticos da cidade (Placas de sinalização turisticas começam a ser colocadas). Inicia a construção da Delegacia de Polícia (Começou a construção da Delegacia.) O prefeito municipal José Edilson da Silva e a presidente do Instituto de Previdência de Icapuí - ICAPREV, Maria Irisvanda de Sousa Viana Brga, prestam esclarecimentos Primeira audiência da CPI do Icaprev, sobre supostos desvios de recursos financeiros do ICAPREV a favor da Prefeitura Municipal de Icapuí (Primeira audiência da CPI do Icaprev). Corpo de Bombeiros condecoram  o prefeito Irmão Edilson, o vereador Lacerda Filho e os deputatos José Airton e Dedé Teixeira ( Corpo de Bombeiros condecora políticos icapuienses). Com início da pesca da lagosta, o problema do conflito entre pescadores em Icapuí retomam, sendo dois baleados e são destaque novamente na mídia cearense (Pescadores voltam a disputar no mar)



JUNHO

Carro encendiado no
protesto dos pescadores
Multidão, na maioria pescadores de lagosta, incendeia veículo que fazia transporte de passageiros da praia de Redonda ao Centro, com grande repercussão na mídia cearense (Multidão incendeia veículo durante manisfestação em Icapuí). Delegacia de Icapuí pede reforço policial para conter confronto entre pescadores (Delegacia de Icapuí pede reforço policial). Site oficial da Prefeitura Municipal de Icapuí volta a ser atualizado pela equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia, depois de longo período sem atualização (Site da Prefeitura de Icapuí volta a ser atualizado). O prefeito de Icapuí, Irmão Edilson, e a secretária de Educação e Cultura, Ana Mello, recebem o prêmio "Palma de Ouro" do Educa Brasil, em Santa Catarina. Posteriormente esse prêmio foi questionado quanto a sua procedência (Prefeito Municipal e Secretária de Educação de Icapuí recebem prêmio Palma de Ouro / Blog Obs dos Inhamuns questiona prêmio Palma de Ouro). Mais um pescador é ferido à bala na "guerra da lagosta" (Mais um pescador ferido à bala). Moradores da comunidade do "Sem-terra" interditam a CE-261 reclamando da falta de água (Sem Terras interditaram a CE 261 que dá acesso à Icapuí). Audiência Pública debata problemas ambientais de Icapuí (Audiência Pública debate problemas ambientais de Icapuí). Irmão Edilson é absorvido no processo de cassação ( Prefeito Irmão Edilson recebe seis votos a favor) e  Oposição critica atitudes do prefeito durante comemoração pela vitória no recurso. (Oposição critica atitudes do prefeito Irmão Edilson durante comemoração)



JULHO

Quadrilha participa de Festival
Conflitos entre pescadores de lagosta repercutem na mídia e passa a ser chamada de "guerra da lagosta" (Guerra na terra e no mar de Icapuí). Quadrilhas juninas se apresentam em festival na cidade de Aracati, já que a prefeitura de Icapuí não mais realiza o Festival de Quadrilhas (Quadrilhas juninas mantêm tradição em Icapuí). Homem morre atropelado em barreiras (Homem morre em atropelamento). A prefeitura de Icapuí inicia ciclo de debates sobre desenvolvimento sustentável (Desenvolvimento Sustentável: desafio para um Icapuí melhor). Aniversário de um ano do blog "A cidade Icapuí" (Estamos em festa: 1 ano do blog "acidadeicapui"). Carreata do PSDB dar início as campanhas em Icapuí para eleições 2010 (Eleições 2010: candidatos do PDSB realizam carreata)



AGOSTO

Incendio na Estrada da Mata
Um grande incêndio atinge a mata caatinga nas proximidades da estrada da Mata Fresca em Icapuí (Incêndio atinge 5 km de mata caatinga em Icapuí). Dedé Teixeira tem sua candidatura a deputado estadual impugnada pelo TRE (TRE julga pedido de impugnação de candidatura de Dedé Teixeira). Secretaria de Ciência e Tecnologia apresenta o projeto do Icapuí Cidade Digital (SECITEC apresenta o projeto do Icapuí Cidade Digital). Redonda sedia o Circuito Petrobras de vela (Redonda sedia etapa do Circuito Petrobras de Vela) e a Comunidade realiza bingo beneficente para ajudar seu Assis, que teve seu veículo queimado em manifestação na praça central (Bingo beneficente em prol de Seu Assis da Redonda). Ladrões arrobam durante a noite os Correios (Ladrões arrombam Agência dos Correios de Icapuí). Augusto Jeronimo assume a Secretária de Assistencia Social (Novo secretário de Ação Social tomou posse). Taxistas fazem protesto na CE-261 e exigem presença do prefeito Irmão Edilson para tratar sobre as licenças (Taxistas fazem protesto e exigem presença do prefeito). Adriano Jorge Pinheiro Saraiva é empossado como Promotor de Justiça da Comarca de Icapuí (Novo Promotor de Justiça)


SETEMBRO

Efetivo da Polícia Federal
na Praia de Redonda
Foto: Diário do Nordeste
A Caravana da TV Verdes Mares visitou Icapuí, mostrando um pouco das belezas naturais, da cultura e do artesanato local (Caravana Verdes Mares mostra os encantos de Icapuí) Instituto Portal Messejana, realiza projeto de Turismo Sustentável no município de Icapuí, vistando pontos turísticos e reunindo com lideranças locais (Instituto Portal Messejana inicia projeto Turismo ). Secretaria de Assistência Social e inicia elaboração do Planejamento Estratégico Participativo (Secretaria de Assistência Social inicia elaboração planejamento). Extinção de aves em Icapuí, como Graúna, Cabeça Vermelha e Corrupião, é destaque no Jornal Diário do Nordeste  (Extinção de Aves em Icapuí é destaque) Uma operação da Polícia Federal apreende os dois barcos utilizados para fiscalização ilegal da pesca da lagosta na Praia de Redonda (Polícia Federal apreende barcos na Praia da Redonda).  Falta de pagamento de Energia das bombas do Sistema Autonomo de Água e Esgoto de Icapuí gera crise no abastecimento de água no munícipio (Corte de energia provoca crise no abastecimento de água). A CPI do Icaprev chega ao fim sem muito estadalhaço e o relatório é entregue ao Ministério Público, que aceita a denúncia.(CPI da ICAPREV chega ao fim).



OUTUBRO

Manifestantes em frente a sede do SAAE
Possível clima de instabilidade que pode surgir em Icapuí durante as eleições, fez com que o efetivo da Polícia Militar ganhasse um reforço, devido a uma preocupação que os pescadores da praia da Redonda pudessem atrapalhar as eleições. (Polícia Militar reforça efetivo durante as Eleições). José Airton é eleito deputado federal com 103.611 votos.(José Airton é o 13º deputado mais votado no Estado). Dedé Teixeira é o 20% deputado estadual mais bem votado, mas corre o risco de não assumir o mandato caso o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, mantenha a decisão do TRE do Ceará (Dedé Teixeira consegue 52.679 votos.). Eleição 2010 destaca a força politica de Icapuí (Coluna do Viana destaca força política de Icapuí). Jovem de 18 anos morre em acidente de moto (Madrugada de acidentes de moto em Icapuí). TSE julga recurso contra enquadramento de Dedé Teixeira na Ficha Limpa e ele torna-se deputado estadual eleito  (Dedé Teixeira tem registro deferido). Várias comunidades do Municipio de Icapuí sofrem com falta de abastecimento de água e causa protestos (Comunidade de Serra do Mar sofre com falta d´água/ População protesta em frente ao SAAE) .



NOVEMBRO

Cantor Chico Cesar foi a
grande atração do Festival
Em uma sessão surpresa, o vereador Cadá é eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Icapuí (Vereador Cadá é eleito o novo presidente da Câmara). Francisco Gilberto da Silva Santiago é novo diretor do SAAE em substituição à Edson Barreto  (SAAE tem novo Diretor). Cinco julgamentos contra a vida aconteceu o Forum de Icapuí (Comarca de Icapuí realiza cinco Tribunais de Juri). V Festival da Lagosta consolida no calendário turístico cearense e encerra-se com o cantor Chico Cesar. (Show com Chico Cesar encerra o V Festival). Morreu o músico icapuiense Valdermar Ferreira da Costa Neto (Luto. Falece o músico icapuiense Neto) Regata de Mini-botes do Peixe-Boi Marinho
realizada pela Aquasis na Praia de Redonda (Regata de mini-botes do peixe-boi marinho). Promotor de Icapuí realiza reunião com pescadores para tratar sobre o cadatramento do seguro defeso (Promotoria de Justiça fará Cadastramento). 


DEZEMBRO

Desportistas reformam quadra de esportes
Exposição  “Artes que renovam a tradição” destaca a renda labirinto de Icapuí no Sobrado Dr. José Lourenço (Labirinto de Icapuí será exposto). Prefeitura de Icapuí recebe pela terceira vez o selo de Responsabilidade Cultural. (Prefeitura de Icapuí conquista selo de resposabilidade cultural). Tomam posse os novos representantes do conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e do Conselho Municipal de Defesa dos direitos das pessoas com deficiências (Posse dos conselheiros municipais) Prefeitura de Icapuí perde viveiros de criação de mudas, que foi premio do Selo Verde 2007 (Prefeitura de Icapuí perde viveiro de mudas). Município de Icapuí é certificado com a categoria C do Selo Verde e ganha uma moto (Icapuí é certificado com o Selo Verde). Desportistas se unem para reformar a quadra em Cajuais para poder praticar esportes (Associações se unem para reformar a Quadra). Secretaria de Assistência Social e Ufersa vão realizar projeto para inclusão digital de idosos (Assistência Social e UFERSA - Mossoró Aprovam Projeto). Prefeitura Municipal de Icapuí deixa de realizar a decoração natalina da praça Adauto Roseo no Centro de Icapuí pelo segundo ano seguido (Icapuí fica sem decoração natalina)

Obras na Ponte em Aracati causam transtornos aos turistas que vem para Icapuí

E o caos se fez na ponte de Aracati


Do jornalista e historiador Túlio Muniz, recebemos a seguinte nota em tom de apelo em favor do município de Aracati (Litorla Leste). O problema agora é a situação de caos na área da ponte sobre o rio Jaguaribe. Confira:

Caro Eliomar de Lima,

Não bastasse os desastres da atual administração municipal, que culminaram inclusive com o fechamento do hospital público, Aracati está abandonada pelas demais instancias do Executivo.
Exemplo disso é a travessia do rio Jaguaribe pela ponte da BR 304, praticamente único acesso à cidade para quem vem de Fortaleza e principal via de ligação do Ceará com o Estado do Rio Grande do Norte.

A ponte nova teve as obras interrompidas por quatro meses – desde agosto, e a antiga funciona com meia pista. Neste período, não foi feito um plano de contigência para momentos de picos como nos feriadões e chegamos ao fim do ano com uma espera de 40 minutos, em média, para atravessar. Isso, caso haja sorte, pois pode levar ate hora e meia a espera, o mesmo tempo que se gasta para ir de Fortaleza a Aracati pela CE 040.

Que as várias forças politicas de Aracati e Icapuí  suspendam antigas desavenças  e se unam para pressionar para a liberação URGENTE da ponte. Ou que se viabilize uma alternativa pelo menos no regresso do Reveillon.

Ha políticos da região tanto em Brasília quanto na Assembléia. No governdo estadual, o próprio secretário de Turismo é de Aracati (Bismarck Maia). Os olhos não podem seguir cerrados e a cidade não pode ser mais penalizada do que já está.
* Túlio Muniz, jornalista e historiador.

Do jornalista e historiador Túlio Muniz, recebemos a seguinte nota em tom de apelo em favor do município de Aracati (Litorla Leste). O problema agora é a situação de caos na área da ponte sobre o rio Jaguaribe. Confira:
Caro Eliomar de Lima,
Não bastasse os desastres da atual administração municipal, que culminaram inclusive com o fechamento do hospital público, Aracati está abandonada pelas demais instancias do Executivo.
Exemplo disso é a travessia do rio Jaguaribe pela ponte da BR 304, praticamente único acesso à cidade para quem vem de Fortaleza e principal via de ligação do Ceará com o Estado do Rio Grande do Norte.
A ponte nova teve as obras interrompidas por quatro meses – desde agosto, e a antiga funciona com meia pista. Neste período, não foi feito um plano de contigência para momentos de picos como nos feriadões e chegamos ao fim do ano com uma espera de 40 minutos, em média, para atravessar. Isso, caso haja sorte, pois pode levar ate hora e meia a espera, o mesmo tempo que se gasta para ir de Fortaleza a Aracati pela CE 040.
Que as várias forças politicas de Aracati e Icapuí  suspendam antigas desavenças  e se unam para pressionar para a liberação URGENTE da ponte. Ou que se viabilize uma alternativa pelo menos no regresso do Reveillon.
Ha políticos da região tanto em Brasília quanto na Assembléia. No governdo estadual, o próprio secretário de Turismo é de Aracati (Bismarck Maia). Os olhos não podem seguir cerrados e a cidade não pode ser mais penalizada do que já está.
* Túlio Muniz, jornalista e historiador.

Pelo segundo ano, Icapuí fica sem decoração natalina na Praça

A Prefeitura Municipal de Icapuí, pelo segundo ano seguido, deixou de fazer a decoração natalina da Praça Central de Icapuí. Além de toda simbologia que os enfeites natalinos trazem para as pessoas, a mesma é uma torna-se uma questão de cuidado e zelo com a cidade, isso porque a Praça Central é o chamariz da cidade. Ela sendo decorada torna-se a cidade mais bonita para as pessoas nativas e para as que visitam Icapuí.  

Como Icapuí é uma cidade turistica, a Prefeitura tem a obrigação de cuidar dos espaços públicos para que os turistas tenham uma boa impressão sobre a cidade. O estado da Praça Adauto Roseo é deplorável, com aspecto sujo e com bancos destruídos. Mesmo assim é o principal palco de festividades de Icapuí, como Reveillon, Semana do Município e Carnaval. Ela necessita de uma reforma urgente, já que a última que aconteceu em 2004, não foi concluída. Um agente da Prefeitura disse ao blog que não se poderia reformá-la, devido a um impedimento da época ultima reforma, mas já se passou 6 anos, sendo muito tempo para resolver qualquer problema neste sentido.

A Praça Central de Icapuí é o coração da cidade, ao redor dela que estão a maioria dos comercios da cidade, órgãos públicos, Bancos e o Correios. Ela cada vez mais torna-se o espelho de como o município de Icapuí está sendo cuidado.

A Câmara Municipal dos Vereadores, que no ano passado foi o único local da cidade com decoração pública, este ano também não foi realizado sua decoração de fim de ano. 

O único espaço público com decoração natalina este ano foi o Hospital Municipal Maria Idalina, onde foi realizado uma pintura na parede e colocação de uma arvores de natal com luzes de enfeite.

Texto e fotos de Adolfo Maia

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Prorrogado prazo de pagamento do Seguro-Safra 2010/2011 para os Agricultores

O blog recebeu via e-mail a informação passada por Luciano Bezerra, responsável pelo Garantia Safra SAF/MDA - Ceará a informação sobre a prorrogação do prazo, de de 31/12/2010 para 21/01/2011, do pagamento dos boletos de adesão dos agricultores ao Garantia Safra 2010/2011 no Estado do Ceará.

O Programa Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a participação dos Agricultores, Municípios e do Estado, e atende agricultores que sofrem perda de pelo menos 50% da produção por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Os recursos para pagamento do seguro provém de um Fundo constituído pela contribuição dos agricultores (taxa de R$6,40), dos municípios (R$19,20), dos estados (R$38,40) e da União (128,00). Nesta safra, o valor do benefício será de quatro parcelas de R$160,00, totalizando R$640,00.

Sendo de extrema importância a mobilização dos agricultores para o pagamento dos boletos,  pois a participação no programa ocorre a partir do pagamento do  boleto.

Em Icapuí, 771 já pagaram o boleto de adesão ao seguro, perfazendo o valor de R$ 4,934.40.

O prazo para o pagamento do boleto vai até o dia 21/01/2011.

Natal sem Fome em Icapuí

A representante do Conselho Tutelar, Iolanda Maria Uchôa, organizou o NATAL SEM FOME, onde foram entregues 20 cestas básicas para algumas famílias das comunidades de Requenguela, Barrinha, Serra do Mar, Serra de Cajuais. Claúdio Roberto, repórter da FM Educativa, participou como  Papai Noel. Colaboraram  Maria Núbia de Gomes, Lucilene e Cleaci. A organização agradece as pessoas que contribuiram para o sucesso deste evento sólidário.

Com informações e fotos de Nubia de Gomes recebidas por e-mail.

Leitora do Blog cobra solução para problema de Abastecimento de água na Serra do Mar

A leitora Núbia de Gomes relata o problema de falta de água na comunidade da Serra do Mar.  O blog já tinha denunciado o problema em outubro (veja aqui). Mas o problema persiste.  Leia o relato abaixo:

A comunidade de Serra do Mar, sofre mais uma vez com a falta da água , familias passaram seis dias sem água, e o pior que não é a primeira vez, o descaso com essa gente humilde, é grande, e as autoridades cruzam os braços. O pessoal vai lá e conserta, remenda, fazem uma ganbiarra, e resolvem o problema só por uns dias, depois voltam tudo de novo,e quem sofre é a comunidade toda. Precisamos de solução, algo que acabe com esse problema da falta da água, pois o papel de água não demora chegar nas casas dessas pessoas que ficam mais tempo sem água do que com água. Peço encarecidamente ao responsavél que compre uma bomba nova,só assim resolveria todos nossos problemas.
Extraído do comentário "Participe do Blog A cidade Icapuí"

Cinturão Digital do Ceará está em fase de testes

Portal do Governo do Estado do Ceará (27.12.2010)
Cinturão Digital do Ceará está em fase de testes

A partir desta segunda-feira (27) o Cinturão Digital do Ceará (CDC) - uma infraestrutura de 2400 km de fibra óptica para transporte de dados na velocidade de 10 Gbps (10000 vezes 1 Mbps) – que cobrirá 91% da área urbana do Ceará com Internet banda larga estará funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral. Até o fim de janeiro todas as 56 cidades cearenses previstas na primeira fase já estarão "iluminadas".

Os testes realizados na última quarta-feira (22) mostraram que nos municípios de Sobral e Morada Nova é possível baixar um filme de 2h em apenas 30 segundos no ponto central da rede. Nestas cidades os órgãos do Governo do Estado já estão conectados por meio de rádio Wimax. Além de acesso rápido à internet, o CDC permitirá o uso de serviços como, telemedicina, ensino a distância e monitoramento de câmeras de segurança em todo o território estadual. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) proverá o acesso de órgãos do Estado.

Em breve será realizado leilão de concessão de parte da infraestrutura para empresas privadas que explorarão serviços digitais por meio do Cinturão Digital. Em contrapartida, as empresas cobrirão o custeio de manutenção e a atualização tecnológica da rede.

Veja o mapa do Cinturão Digital do Ceará, onde já consta o município de Icapuí.

Assessoria de Imprensa da Etice
Helenira Cartaxo (helenira@etice.ce.gov.br/85 3101.6618)

Colunista Antonio Viana cita Dedé Teixeira como possivel candidato a prefeito em Icapuí

“Deputados/Prefeitos”
 
A nova safra de parlamentares cearenses, quer na Assembleia Legislativa e Câmara Federal (a partir de fevereiro do ano que vem), engloba em seu todo um grande número de potenciais candidatos às eleições municipais de 2012. Somente para Fortaleza, dentre outros, são comentadas as possibilidades das candidaturas de Artur Bruno (PT,), Edson Silva (PSB), André Figueiredo (PDT), todos federais, além dos senadores José Pimentel e Inácio Arruda.
 
Entre os Estaduais? – Para Fortaleza, fala-se, em Patrícia Saboya e Ferreira Aragão (PDT), Roberto Mesquita (PV), Mário Hélio (PMN), sendo que PT, PSB e PMDB também já estudam o aproveitamento de nomes com projeção na capital para o esquentamento da “pré-pré-campanha” (a partir da agora). E para os municípios interioranos, dentre outros, são comentados como prováveis candidatos, os seguintes futuros parlamentares: Miriam Sobreira (Iguatu), Sineval Roque (Crato), Manuel Duca (Acaraú), Camilo Santana (Juazeiro do Norte) e Dedé Teixeira (Icapuí). Entre os federais que poderão se candidatar à prefeituras no interior cearense o noticiário caririense já destaca os nomes de Arnon Bezerra (PTB) e Manuel Salviano) (PSDB), em Juazeiro do Norte.
 
Fonte: Coluna do Antonio Viana

Assistência Social e UFERSA - Mossoró Aprovam Projeto Junto ao CNPQ Para a Inclusão Digital do Idoso de Icapuí

A motivação do Projeto é desenvolver um trabalho com idosos do Município de Icapuí/CE, que em sua maioria trabalham ou já trabalharam com a pesca e ou agricultura familiar. Hoje atuam também na produção de artesanato com matérias primas retiradas do mar e dos coqueiros da região. O idoso participante deste projeto tem como característica a busca permanente de novas relações sociais desenvolvendo atividades artesanais como mecanismos de produção e ocupação.

A estratégia será a de facilitar as redes de contatos entre os idosos com outros grupos sociais e agregar novas tecnologias e linguagens de comunicação como ferramentas para potencializar suas experiências de organização social e cultural como também criar oportunidades de ampliação de sua renda familiar viabilizadas pela comercialização de produtos na internet e sua incorporação às redes sociais vinculadas as atividades por ele desenvolvidas como o artesanato.

O objetivo dessa ação de extensão é oferecer a inclusão digital para grupos de idosos buscando potencializar atividades sociais, econômicas e culturais, constituindo alternativas de ocupação e acolhimento social que envolvam diretamente o contato simultâneo com o município e outros grupos sociais e também com as novas gerações. Essa interação busca possibilitar a capacitação nos processos comunicativos e de formação cultural escolar e letramento, que contribuam no debate a cerca da construção de alternativas e identidades locais para o desenvolvimento social e sustentável da região.

O trabalho será desenvolvido através de oficinas planejadas em reuniões mensais com os participantes. Elas irão ocorrer em horários alternados para viabilizar a participação dos 160 idosos que serão envolvidos, utilizando os laboratórios de informática do CRAS, do Centro de Juventude e Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e um novo laboratório a ser instalado em breve no Centro de Convivência do Idoso.

Espera-se com a implementação desse projeto contribuir para a construção de novas parcerias sociais e econômicas entre os idosos e elevação de sua auto-estima. Ainda, se pretende envolver outros grupos sociais com diferentes faixas de idade para apoiar o contato e futuras parcerias entre produção cultural e econômica; inserir as atividades dos idosos em redes sociais; e ampliar o campo de estudo de tecnologias educacionais na Universidade.

Estudantes da UFERSA dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado de Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Matemática, residentes em Icapuí, serão selecionados como bolsistas para monitorar todo o processo sob a supervisão do Professor Valdemar Siqueira Filho.

Período de realização: de janeiro a dezembro de 2011.
 

Reveillon 2011 em Icapuí é citado como opção pelo Jornal Diário do Nordeste

RÉVEILLON 2011 
Shows em praias do litoral são opções 
Réveillon de Canoa Quebrada atrai,todos os anos,
milhares de visitantes,além da população local.
É realizado por Asdecq, Conselho Comunitário
e Associação de Bugueiros
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Litoral Leste e Vale do Jaguaribe estão com a programação definida para a virada do ano. A expectativa é grande
Aracati. Os destinos mais procurados para fazer a festa na virada do ano são mesmo as praias dos litorais Leste e Oeste. É nas praias que se prolonga a festa durante o dia seguinte e o fim de semana inteiro. A Praia de Canoa Quebrada organiza três diferentes espaços para atender ao público.

Em Limoeiro do Norte, três bandas musicais farão a festa em praça pública. Russas concentrará a festa na Lagoa da Caiçara. Quixeré e Icapuí também farão shows nas praças, e em todos os Municípios a expectativa é para os fogos à zero hora de 2011.

A festa em Icapuí terá animação das bandas Forrozão Arretado, Forró Balanço Nacional e Banda Mil Manias, na Praça Central. Os ritmos incluem axé, frevo, forró e a queima de fogos à meia-noite. O show pirotécnico partirá de trás de uma gruta, no ponto mais alto da cidade.

Em Aracati, a expectativa fica para a Praia de Canoa Quebrada, um dos maiores destinos litorâneos do Nordeste. A festa se dará em três espaços: nas boates e bares da Broadway, como é conhecida a Rua Dragão do Mar, nos shows do palco na praça pública, e no luau na areia da praia. No palco se apresentarão Daniel e Banda, do Rio Grande do Norte, e a banda Amor Amil, de Aracati, que toca vários estilos musicais.

A Broadway está bastante iluminada e decorada, desde as comemorações natalinas. O Réveillon de Canoa Quebrada é realizado por Asdecq, Conselho Comunitário e Associação de Bugueiros. Embora tenha diminuído o repasse financeiro prometido para o evento, a Prefeitura Municipal de Aracati é apoiadora da festa.

"Sabemos que vem muita gente, então queremos oferecer vários espaços para que as pessoas possam curtir", afirma Luis Nogueira, da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq). São aguardadas mais de 12 mil pessoas na "noite da virada".

Quixeré também fará show em praça pública com a banda FlashBack, de Fortaleza. Segundo a Prefeitura são feitos os últimos preparativos para a festa, que inclui show pirotécnico.

Governo Municipal em parceria com o Governo do Ceará irão realizar em Russas a festa do Réveillon. O evento vai acontecer no Parque Urbanizado da Lagoa da Caiçara a partir das 22h. O "Réveillon da Alegria" será uma verdadeira mistura de ritmos, o forró com a banda "Bota pra Moer" e o axé da banda "Pegada Black". A Praça José Osterne, em Limoeiro, será mais uma vez o palco da festa da virada. Durante toda a noite e por várias horas sem parar a animação fica ao cargo das bandas Magníficos, João Bandeira Jr. e o forró Bota Pra Moer.

Expectativa
12 mil pessoas são aguardadas para a "noite da virada" na Praia de Canoa Quebrada. Localizada no Município de Aracati, Litoral Leste do Ceará, atrai turistas durante o ano inteiro

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Aracati: (88) 3421.2554
Prefeitura do Município de Limoeiro do Norte: (88) 3423.1783

MELQUÍADES JÚNIORCOLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Diário do Nordeste: Turismo avança no CE

30/12/2010
O secretário Bismarck Maia
apresenta ações do governo
em benefício do turismo
FOTO: DIVULGAÇÃO
O secretário do Turismo, Bismarck Maia, mostra ações do governo nos últimos quatro anos e faz projeção para tornar o Ceará uma destinação turística

Arrojado e empreendedor. Estas são características marcantes do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, que, há quatro anos à frente da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), dá uma grande contribuição ao governo Cid Gomes na transformação do Ceará.

Dois aeroportos, um Centro de Eventos, estradas duplicadas, cursos de qualificação profissional e empresarial e outras tantas ações fazem parte do repertório de atividades que têm sido executadas em benefício do turismo e do Ceará. Nunca se investiu tanto no setor como nestes últimos quatro anos. Este é o balanço que o secretário faz em entrevista, que pode ser conferida a seguir.

Qual a política para o desenvolvimento do turismo adotada pelo Governo do Estado e como ela foi efetivada durante os últimos quatro anos?
Não basta mais falar dos atrativos naturais que temos. Não basta dizer que temos sol o ano inteiro, que a comida é boa, que as praias são maravilhosas, que a água do nosso mar tem 26 graus, que nossa gente é boa, generosa e hospitaleira. Isso só não basta. Tínhamos que fazer muito mais. O Governo do Estado desenhou uma macro estrutura para dar um salto de qualidade para mais 30 anos e consolidar o Ceará como destino turístico.

Essa estrutura é possibilitada através da criação de novos equipamentos, reforma dos antigos e, sobretudo, preservar esses atrativos naturais, que hoje são cantados em verso e prosa. Imagine que se divulgava nossas praias, mas não se fazia saneamento básico adequado. Que incoerência! Na publicidade e promoção, nenhum Estado em toda a história investiu tanto como nós nestes quatro anos.

Qual o balanço que o senhor faz do trabalho à frente da Setur e de que forma essas ações irão beneficiar o turismo no Ceará?
Superamos o desafio de fazer o planejamento da macro estrutura acontecer. Ele está todo em execução. As grandes obras estão acontecendo e ficarão prontas todas no final de 2011 ou até 2012. Com o Centro de Eventos, iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil, que é o segmento de eventos, congressos, feiras e exposições. Com as estradas do litoral Leste duplicadas, teremos o mesmo cenário que transformou a realidade da Espanha, da Itália e de Portugal.

Já o Acquario irá inserir o Ceará no cenário das grandes edificações e dará um salto, esse sim, inigualável e jamais visto antes, como representou a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e todas essas âncoras que existem no mundo e que são visitadas pelos turistas.

Por fim, os aeroportos farão com que as pessoas do Brasil e estrangeiros visitem nossos diferentes polos turísticos. Todos os turistas que vinham ao Ceará entravam via Fortaleza e as pessoas, esporadicamente, visitavam Camocim, Acaraú, Icapuí, Jericoacoara, entre outros. Agora não. Teremos um aeroporto que viabilizará a Serra da Ibiapaba e os litorais Leste e Oeste do Estado. Com os outros aeroportos regionais, incrementaremos o turismo em outras regiões cearenses.

Quais os planos para o Turismo do Ceará daqui pra frente?
Cuidar da microestrutura. Desenhamos a macro estrutura e vamos continuar avançando na promoção. Chegou a hora de cuidar da microestrutura. O que é microestrutura? Cuidar da comunidade. Como já estamos construindo as estradas, o Centro de Eventos etc, agora temos que cuidar das comunidades, dos produtos turísticos. Tratar bem as ruas, calçadas, mobiliário urbano, saneamento, enfim, criar uma boa ambiência.

É fato que o governador Cid Gomes tem a determinação de continuar investindo ainda na macroestrutura turística em diversas regiões, com obras em novos centros de convenções, estradas, equipamentos de entretenimento etc. Os recursos da CAF, do BID e do Tesouro já estão programados para esses investimentos.

Como o senhor avalia a parceria com o Sebrae?
Excelente. Agora mesmo temos em curso um forte programa de qualificação gerencial. Não basta treinar o funcionário. Temos que treinar também o gerente, o patrão. Este programa atinge profissionais e gerentes do litoral Leste, Oeste e região do Cariri. Temos muito o que avançar e avançaremos. A boa notícia é que teremos o atual ministro do Turismo, Luiz Barretto, como presidente do Sebrae Nacional. Um grande parceiro, que, apoiado pela diretoria regional, sinaliza diferentes ações para o turismo do Ceará.



Ponto de vista
"Com o Centro de Eventos iremos entrar no maior segmento do setor no Brasil"

"Na publicidade e na promoção, nenhum Estado do Brasil investiu tanto como nós"


Perfil
 

Bismarck Maia

Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, atual secretário do Turismo do Estado do Ceará, é também presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), desde março de 2009. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários do Turismo do Brasil nas gestões de 2007 e 2008. Em 1990, exerceu o mandato de deputado estadual e, em 2002 foi eleito deputado federal.

De 1991 a 1995, foi diretor de Turismo do Estado no Governo Ciro Gomes, onde iniciou a internacionalização do turismo cearense, com a conquista dos primeiros voos regulares e charters, da Argentina, Estados Unidos e Itália, resultando em um expressivo fluxo de estrangeiros para o Ceará.

Participou nesta época do Prodetur-NE, que carreou recursos para obras como o Aeroporto Internacional Pinto Martins e a Rodovia Estruturante CE 085. Foi diretor de Economia e Fomento da Embratur, de 1995 a 2002, quando promoveu grandes investimentos no Estado do Ceará.

Jornal O Povo: Dedé Teixeira fala sobre a despedida do presidente Lula

Em matéria publicada hoje no site O Povo Online, um reportagem especial sobre a era Lula na presidência do Brasil dar destaque a amizade do Deputado Estadual Dedé Teixeira (PT) com o quase ex-presidente. Segundo a reportagem, a amizade dos dois começou em meados de 1989, quando Dedé ainda era prefeito de Icapuí, e desde então vem acompanhando de perto a trajetória do sindicalista que chegou à presidência da república.

Veja a matéria:
(Foto: O Povo/Wilson Dias)
Diário do Nordeste (30/12/2010)
Caderno Política
O sindicalista e o presidente

Na última reportagem da série especial sobre a era Lula, O POVO traça um paralelo entre o petista que assumiu o poder em 2003 e o que se despede agora da Presidência. Em alguns momentos, esse ''Lulas'' se cruzam

Não são só alguns fios de cabelo branco a mais na cabeça ou as novas marcas de expressão no rosto que distinguem aquele Lula que assumiu a Presidência do País em 2003 do Lula que se despede depois de amanhã do poder. As diferenças entre o petista recém-eleito - isso depois de três tentativas - do que descerá a rampa do Palácio do Planalto logo mais vão muito além da aparência física.

Com a mesma espontaneidade e sem abrir mão de certas manias, Luiz Inácio Lula da Silva saiu da condição de ex-sindicalista para se tornar um dos estadistas mais respeitados do mundo. Deixa a presidência com uma popularidade nunca antes vista, o que demonstra um relevante grau de evolução como homem público reconhecido por quase toda a nação.

É o resultado de quem passou pelas mais diversas experiências - positivas e negativas -, enfrentou contradições, mediou conflitos, superou limites e escreveu um dos capítulos mais importantes da nossa História. Se o Brasil mudou em certos aspectos, Lula mudou junto com ele. E ninguém melhor para falar sobre essas transformações do que quem convive, ou conviveu, de perto com o quase ex-presidente.

É o caso do deputado estadual Dedé Teixeira (PT). A amizade entre ele e Lula começou lá pelos idos de 1989, quando Dedé ainda era prefeito de Icapuí, cidade localizada no litoral oeste do Ceará. Para ele, o companheiro mais famoso do PT ganhou muita experiência nos últimos oito anos, mas sem jamais perder a humildade.

“Ele nunca esqueceu o que ele foi ou o que ele representou. Ele preza muito pela origem, pela forma com ele se constituiu como cidadão. Isso faz de Lula uma pessoa cada vez mais atuante e apaixonada pelo que faz, apaixonada pelo Brasil”, destaca Dedé Teixeira.

Dedé prevê ainda que seu amigo dificilmente consiguirá ter uma vida normal depois que descer a rampa do Palácio do Planalto. “Ele vai querer ter uma vida mais tranquila, mas não vai conseguir, porque por onde ele passar vai causar tumulto”, analisa.

Partido dos Trabalhadores realiza confraternização de Fim de Ano

O Partido dos Trabalhadores de Icapuí realiza hoje às 16 horas no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, localizado na Rua dos Porfirios, sua confraternização de Fim de Ano. Participarão do evento os filiados, os eleitores e simpatizantes do partido. Contará com a presença do Deputado Estadual Dedé Teixeira.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Associações se unem para reformar a Quadra de Cajuais

Grupo que está ajudando na reforma da quadra

A Associação Desportiva e Cultural de Icapuí-ADECI junto com Associação Cultural Icapuiense - ACICA estão fazendo a reforma da quadra de esportes Elias Carneiro de Freitas, localizada na Rua Filiziolina de Freitas em Cajuais, ao lado da Escola de Ensino Médio Professor Gabriel. Ela foi iniciada na segunda-feira (27/12) com a pintura do piso da quadra.
Pintura do Piso
A quadra foi conseguida pela ACICA a muitos anos e a mais de 8 anos estava abandonada  pela Prefeitura de Icapuí, que teria a obrigação de conservar o espaço para que a comunidade pudesse dispor de um local para a prática de esportes.

A inciativa da reforma deu-se devido aos desportistas do Centro de Icapuí e de Cajuais  não terem espaço para poder jogar. O ginásio municipal no Centro está fechado desde 2004,  sendo que em fevereiro deste ano, as estuturas de ferro do telhado desabaram, depois de 18 dias que foi reinaugurado pela Prefeitura Municipal. A única opção para prática de esportes para essas pessoas seria deslocar até o Ginásio de Mutamba.

O problema da quadra de Cajuais, se estender a várias outras quadras do município , que estão precisando de reformas, tendo algumas alto risco de desabamento do telhado. Uma nova reforma do Ginasio Municipal foi prometida pelo prefeito de Icapuí, Irmão Edilson, logo após o desabamento do ginasio, e essa reforma seria para suprir a necessidade do desportistas do Centro, mas até agora nada foi encaminhado. A Prefeitura iniciou também a construção de uma quadra em na praia de Tremembé, porém não concluiu, deixando somente os restos inacabados. 

Situação das  Muretas
A reforma da quadra de Cajuais começou com a pintura e a retirada dos buracos do piso da quadra. Serão colocados as traves para Futsal, os mastros para volei e as tabelas para basquete. A intenção do grupo é consertar a mureta, que está deteriorada, a colocação de um redão para conter as bolas e reparar a iluminação para realizar jogos noturnos. 


As associações tiveram apoio do Marcos Rebouças, proprietario da empresa Rei dos Parabrisas, para começar a reforma do espaço, mas estão precisando de ajuda de outros empresários da cidade para terminar a reforma e para que a população possa utilizar a praça de esportes de Cajuais.  

Texto e Fotos de Adolfo Maia

SAMU Ceará com novas ambulâncias e com operação especial no Ano Novo

Os acidentes envolvendo motocicletas foram as principais ocorrências atendidas pelo SAMU Ceará 192 em 18 municípios cobertos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entre os dias 24 e 27 de dezembro. Com 28 chamadas, 19% do total, queda de moto foi a ocorrência mais atendida pelo SAMU Ceará no período, seguida de colisão de veículos, com 19 chamadas (13%) e agressões, com 12 chamadas (8%). O serviço foi acionado no período para atender 33 diferentes tipos de ocorrências e fez, no total, 145 atendimentos. A operação especial iniciada pelo SAMU Ceará 192 no dia 24 prossegue até o dia 1º de dezembro de 2011.

Sete ambulâncias novas estão sendo utilizadas na operação que o Polo 1 do SAMU Ceará 192 realiza durante as festas de final de ano. A operação dá prioridade às CEs 040 e 060 e cobre os 14 municípios do SAMU Litoral Leste mais 17 municípios do Maciço de Baturité e da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo são utilizadas 16 ambulâncias básicas, quatro UTIs móveis e duas motolâncias. Nos plantões atuarão 27 médicos, 10 enfermeiras, 30 técnicos de enfermagem, 50 socorristas, além de telefonistas e pessoas de apoio.

Para a operação, o SAMU Ceará 192 montou bases com uma UTI móvel e uma ambulância básica nos municípios de Caucaia e Pacatuba. Os municípios de Maranguape, Aracoiaba e Baturité têm uma ambulância básica cada um. Os municípios do Litoral Leste contam com duas UTIs móveis e 11 ambulâncias básicas. No Litoral Leste, a operação cobre os municípios de Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Na Região Metropolitana de Fortaleza e Maciço de Baturité, os municípios cobertos são Caucaia, Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O Polo 1 do SAMU Ceará 192 está estruturando uma frota de 43 veículos, entre ambulâncias de resgate e UTIs móveis. Serão 29 veículos novos, que se somarão aos 14 já existentes no SAMU Litoral Leste. A cobertura do Polo 1 do SAMU Ceará 192 será de 2 milhões de habitantes de 41 municípios do Maciço de Baturité, litorais leste e oeste, e da Região Metropolitana de Fortaleza. A exceção é a capital, que tem SAMU municipal. A expectativa é de que já em janeiro todos os novos veículos estejam regularizados para o Polo 1 do SAMU Ceará entrar em plena operação.

Icapuí é premiado com Selo Verde e ganhará uma moto 0km

PSMV 2010 - Noite de gala da gestão ambiental 

Atores da administração ambiental pública se reuniram nesta semana em Fortaleza para celebrar os 33 certificados pelo Programa Selo Município Verde 2010.

 A última quarta-feira (22), foi marcada pela solenidade de entrega dos certificados do Programa Selo Município Verde (PSMV), organizado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, o Conpam.

Na Capital cearense, técnicos, prefeitos e representantes de mais de 30 municípios agraciados lotaram o auditório de um hotel na avenida Beira Mar para prestigiarem os protagonistas da preservação ambiental do Estado.

Dos 137 municípios inscritos na edição de 2010, 33 foram certificados. Nenhum, contudo, conquistou a certificação máxima, a categoria A. Dos 33, doze receberam o índice B e 21 alcançaram nível C. A tempo: desde sua criação, em 2004, o PSMV ainda não certificou nenhuma cidade com o selo A.

Jangadeiro: Cadastro dos pescadores de lagosta está mais rígido

Veja a reportagem da TV Jangadeiro, exibida no dia 21 de dezembro, sobre o inicio do defeso e sobre o seguro dos pescadores de lagosta.

Até maio de 2011, a pesca de lagosta é proibida em todo o litoral cearense. Enquanto ficam sem trabalho, os pescadores recebem o seguro desemprego. O valor é de um salário mínimo, mas tem muito trabalhador que teme ficar sem o benefício. 

Veja o video abaixo:

Fonte: TV jangadeiro - YouTube

Artigo: O petróleo enriquece dezenas de cidades brasileiras

 Escrito por Antonio Gomes Lacerda
em 11 maio de 2008
Icapuí-CE um dos exemplos bem-sucedidos de uso dos royalties
Foto: PeixeGordoNews

"Mas o dinheiro não vira qualidade de vida", explica o professor Lacerda em seu blog.

O petróleo é de quem? Novas jazidas de gás e petróleo trazem riqueza e esperança para dezenas de municípios, mas o dinheiro nem sempre será investido em qualidade de vida e redução da desigualdade socialPor Roberto Rockmann. Deles não é Favela em São Francisco do Conde (BA), cidade que recebe royalties graças à Refinaria Landulpho Alves, ao fundo.

Nunca se produziu tanto gás e petróleo no país. Os recordes não vão parar por aí. Nos próximos cinco anos, a Petrobras e empresas privadas devem investir mais de US$ 110 bilhões em poços terrestres e marítimos localizados ao longo da costa brasileira, criando mais de 1 milhão de empregos na área e respondendo por mais de 10% do PIB nacional. A maior parte desses investimentos – cerca de US$ 100 bilhões – será desembolsada pela estatal brasileira, cuja missão é assegurar a auto-suficiência da produção até 2015. Os recordes vão persistir: a descoberta do megacampo de Tupi, no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, deverá posicionar o Brasil entre os dez maiores países exportadores do produto (hoje está entre os 30).

No entanto, os pesados investimentos em exploração e produção trazem dilemas ambientais e sociais
para dezenas de municípios. Não se sabe se vão se traduzir em maior distribuição de renda. Já se discute, por exemplo, como será feita a partilha dos recursos concedidos pelas produtoras de petróleo quando o megacampo de Tupi começar a jorrar óleo (o que pode levar dez anos) – se os recursos distribuídos em royalties chegam hoje a cerca de R$ 15 bilhões, com as novas descobertas poderão mais que dobrar.

Icapuí continua a receber o abastecimento de água por carros-pipa

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de novembro de 2010 a Portaria nº 958, do Ministério da Integração Nacional, autorizando a transferência de R$ 9.744.748,80 (nove milhões, setecentos e quarenta e quatro mil, setecentos e quarenta e oito reais e oitenta centavos) para a execução de ações de socorro e assistência às pessoas atingidas pela estiagem no Ceará.
 
O recurso será empregado para contratação de carros pipa para abastecimento de água potável nos 79 municípios em situação de emergência, de acordo com o Decreto nº 30.346, de 28 de outubro de 2010, do Governo do Estado do Ceará: Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Acarape, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baixio, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groairas, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Monsenhor Tabosa , Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quixeré, Redenção, Santana do Acaraú, São Luiz do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa do Ceará.
 

Construindo o canteiro bio-séptico e captando água da chuva

Uma das metas do Projeto "De Olho na Água" é transferir tecnologias limpas para as comunidades que não têm acesso aos serviços básicos de saneamento.

A cartilha "Construindo o canteiro bio-séptico e captando água da chuva" mostra, passo a passo, o trabalho de saneamento por meio do canteiro bio-séptico e tratamento biológico de águas servidas, além do sistema de captação e armazenamento das águas de chuva em cisternas de ferrocimento.

Clique aqui para fazer o Download da cartilha


Plantão Policial de Icapuí - 29/12/2010

Abaixo faremos os incidentes policiais que aconteceram no periodo de 18 à 29 de dezembro em Icapuí.
.
18/12/2010 - Atropelamento com morte na Comunidade do Belem.

No sábado, 18 de novembro, por volta das 23 horas aconteceu um atropelamento na Comunidade do Belém que fica as margens da CE-261. A vitima foi José Neilson Pereira Silva de 55 anos, ele reside Fazenda Belém.

O acidente aconteceu quando a vitima saia da Fazenda Belém em uma uma moto fan 125 prata de placas  HZY- 9743. Sendo colhido por um carro Fiesta cor Preta de placa HYN 5623  O carro  tragava no sentido BR-304-Icapuí. Logo após o ocorrido, um monza da cor cinza, de placa HVT 6378 que trafegava no sentido Icapuí-BR-304 atropelou o senhor José Neilson Pereira Silva,que encontrava-se no chão. A Polícia Militar e SAMU foram acionadas, porém a vitima chegou no hospital Municipal Maria Idalina sem vida. Os  Policiais que atenderam a ocorrência foram: Sd Barbosa,SD Junior,  SD Paulo e SD Geilson. 

Informações do Destacamento da Polícia Militar de Icapuí.

20/12/2010 - PRISÃO POR FURTO E RECEPTAÇÃO

Ontem, dia 20 de dezembro, por volta das 16h00, na localidade de Salgadinho, Icapui-CE, foi preso Fábio Junior Rebouças Maia, 25 anos, solteiro, natural de Icapui-Ce, residente no endereço da ocorrência, por haver furtado a bicicleta mountain bike de cor vermelha, de propriedade de Martinha Rebouças, natural de Icapuí.


Fábio vendeu a bicicleta para José Floriano de 61 anos, casado, residente na localidade de Mutamba em Icapuí, sendo que este informou que trocara a bicicleta mountain bike, com a pessoa de Arlindo Sabino de 61 anos residente também em Mutamba, onde na troca, Floriano voltara a quantia de R$ 15,00 para Sabino.


Os policiais na CP 1531, realizaram as prisões e conduziram os acusados e o material recuperado à Unidade Policial para os devidos procedimentos.
 
Fonte: TV Jaguar

26/12/2010 - Homem agride a esposa
Ontem, dia 26 de dezembro por volta das 18h00, na Rua Teotonio Alcantara s/nº, em Icapuí-Ce, foi preso FRANCISCO UEDES DA SILVA XAVIER, 34 anos, natural de Baturité-Ce, filho de José Martins Xavier e Maria Cacilda da Silva, residente na Rua Jardim Paraíso nº 261 em Icapuí-Ce, o qual agrediu fisicamente sua esposa, CLENILDA ALVES FERREIRA, 28 anos, natural de Fortaleza-Ce, filha de Margarida Alves Ferreira.

Os pm´s. atenderam a ocorrência, prenderam o acusado e conduziram a Unidade Policial de Icapuí-Ce, onde o mesmo foi autuado na Lei Maria da Penha.
 
Fonte: TV Jaguar
 
 27/12/2010 - Adolescente lesiona outro a faca

Ontem, dia 27 de dezembro, por volta das 16h00, na localidade de Serra dos Cajuais, s/n, Icapui-Ce, o menor de iniciais, F.J.S.N 17anos, lesionou a faca (tipo canivete) o menor de iniciais F.I.G.S 16anos.

O mesmo foi socorrido ao hospital local e em seguida encaminhado a Aracati/Fortaleza, os menores moram na localidade do ocorrido, os policiais, foram ao local localizaram o agressor em sua residência, realizando a apreensão do menor que na companhia de sua mãe foi conduzido a dpc local para feitura dos procedimentos.
 
 Fonte: TV Jaguar

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Artigo: Dom Quixote e Pança de Caiçara

Escrito por Wellignton Pinto
Professor


Era uma vez dois jovens rapazes aventureiros, unidos pelas circunstancias da vida política, resolveram banir de Caiçara os maus políticos locais, essa é a história que vamos narrar.

Quixote de tanto ralar na vida acabou saindo da realidade e entrado na alienação, sonhou que era o salvador de Caiçara, teria como missão limpar da cidade dos maus políticos. Procurou uma armadura, um gibão de couro surrado, um chapéu de couro, uma “lança” de madeira afiada e um jumento abandonado de nome rocinante. Partiu da divisa, rumo à sede de Caiçara, passando por Areias encontrou um rapaz que o fez de escudeiro, chamava-se Pancho, foi convencido que se os inimigos políticos fossem vencidos, daria a Pancho o governo de Caiçara; Pancho movido pela curiosidade e pela ambição do poder resolveu seguir aquele nobre rapaz.

Chegando à ladeira de Caiçara, gritou que os inimigos estavam à espreita aguardando para atacar, Pancho na sua pouca lucidez disse que não via nada, apenas coqueiros gigantes... Quixote partiu em cima de rocinante ladeira abaixo até a estaca colidir com o coqueiro, o tombo foi grande que caiu estatelado no chão e como prêmio pela coragem um coco caiu na sua cabeça, não foi pior porque estava de chapéu de couro que amenizou a pancada. Depois de alguns minutos refazendo da tontura disse para Pancho que os coqueiros foram transformados em gigantes.