segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Artigo: DA BENÇÃO DE DEUS AO LIVRE ARBÍTRIO: 27 ANOS DE ICAPUÍ.

 Escrito por Antonio Sergio Araújo
Presidente do PT em Icapuí

Senhores e senhoras do município de Icapuí, na condição de presidente do PT de Icapuí, e de cidadão que quer ver a nossa cidade crescer e desenvolver-se, convido todos e todas a fazer uma reflexão sobre o processo de construção e “desconstrução” de nossa Canoa Veloz – ICAPUÍ.
 
Icapuí, uma cidade que já nos deu muito orgulho, não só por sua natureza exuberante ou o seu povo alegre. Não só pelos seus lindos coqueirais, suas belas praias. Não só pelos seus alpendres, pelo cultivo do caju, do sal, do petróleo, do coco. Não só pelos seus pescadores, artesões, emboladores, agricultores.
 
A Canoa Veloz nos dava orgulho também por suas conquistas, por suas proezas nos mais variados setores da administração pública.

A Canoa Veloz, sempre foi abençoada por Deus, sempre teve a benção de Deus, pois Deus deu uma natureza a nosso município que era apreciada por todos, ele fez a parte dele, deu um berçário natural que favorecesse ao homem a busca da qualidade de vida.

No entanto, de acordo com os ensinamentos bíblicos, Deus deu o livre arbítrio aos homens que habitam este torrão, e os homens lutaram por sua terra, proclamaram a sua liberdade, gritaram SIM, queremos liberdade.

Mas não bastava só a liberdade, o que importava era se manter liberto, ter cidadania, conquistar direitos e assim se foi.

Durante certo período de sua história, Icapuí se transformou numa cidade cidadã, possibilitou a saúde para todos, melhorou as condições de habitação e propagou um sistema inclusivo de educação para todo o país.

Quem diria que era possível, alguém, algum partido, acabar com esta salutar idéia de se fazer política pública. Porém, não custa lembrar que Deus deu ao homem o livre arbítrio, Deus dá opções de caminhos, e no caso de Icapuí os fatos, os números, as evidências mostram que o homem escolheu o caminho errado.

Tudo bem, se já escolhemos o caminho errado sabemos agora qual é o certo, vamos juntos resgatar a nossa canoa veloz, ancorá-la novamente num porto seguro.

Termino minhas palavras citando trechos das músicas interpretadas por nossos companheiros Taumaturgo Ferreira e Azarias:

“Meu coração está cansado de sofrer, quero um novo caminhar, quero um novo amanhecer...”.  (Taumaturgo Ferreira)

“Vivemos num tempo de muita aprovação, lutar é preciso pelo nosso chão. Sei, que a primavera não chegou, que temos muito a caminhar para alcançar nossos sonhos e ser feliz”. (Azarias)

11 comentários:

amadeu disse...

Professor Sergio seu discurso é muito bonito, mas na pratica o que foi que o PT fez por Icapui nesses 06 anos de Administração do PSDB?
Eu acho que foi só tentar prejudicar o povo dos cirilos e consequentemente o povo da cidade.

amadeu disse...

CARO SERGIO,
gostaria de em parte te agradecer por vc ter conseguido em tão pouco tempo destruir o restinho do PT de Icapui.

anaalice disse...

AnaAlice(Canada) Professor Sergio seu disecurso esta lindo e muito bem pensado...E verdade Icapui esta pedindo socorro, no entanto ainda tenhe pessoas que nao reconhecem e ficao discutindo familia A e B. Caro amigos o caso aqui e grave e requer atencao..... o PT teve e tenhe compromisso com o povo e com a cidade...quanto ao Senhor Amadeu desculpe eu nao estou lembrando quem eres, mas se voce nao conhece a historia de Icapui, ao inves de ficar criticando pessoa que tenhe e sempre teve compromisso com Icapui porfavor te aconselho a fazer uma pesquiza............. O povo de Icapui tennhe que tocar a barca pra frente...chega de briga entre partido A e partido B......."A maior descencia de um ser humano e saber parar quando e necessario, e reconhecer seus erros". Ta na hora das pessoas no poder, parar e pensar na tragedia que se esta tornando essa administracao ....pensem no povo... e oremos pra que Deus guie os nossos coracoes..."A palavra de Deus diz que somos responsaveis de orar pelo os nossos politicos"..... pra que eles sejem guiados pelo o espirito santo a fazer o bem. Nao estou julgando nem A nem a B... mas acredito na politica de Dede Teixeira plenamente...acredito que esse nego de garra tenhe compromisso com o povo de Icapui..acredito em Luis Oswaldo na frente do turismo juntamente com Elaine e Ideulzuite(Delza) Ramos e Dora,(que juntos fizerao brotar frutos no turismo de Icapui). Acredito que esta na hora de Icapui tomar a decisao que foi tomado anos atras na epoca do Sim e do Nao////////// estamos na reta final...."a barca ta afundando" mas oremos pq ainda existe uma Luz no fundo do poco que e Jesus/ oremos e oremos dia e noite pq a batalha nao e facil.........Abracos compaheiros e companheiras de Icapui...so lembrando sou petista de coracao......Valeu Sergao///////////////// God bless all.

anaalice disse...

A palavra de Deus diz que quem foi chamado para o ministério é santo e, santo significa separado. Ele já foi separado do mundo. Ele está no mundo, mas não é do mundo. Ele não milita mais com as coisas desse mundo. Não é que o cristão tem que ser alienado da sua Pátria e das questões políticas, mas um pastor não pode usar publicamente a sua função pastoral para se envolver com a política que é do mundo. Isso não quer dizer que não tenhamos que cumprir nosso papel cívico. Cada cidadão do céu é, também, cidadão da terra, ele tem que ter compromisso, opinião crítica e tem que saber quem são os candidatos, mas esse é um dever estritamente pessoal. Se ele tem a mente de Cristo ele sabe discernir, ele obedece a constituição, dá o voto secreto e cada um cumpre seu dever cívico, a igreja não se mete com as coisas desse mundo, ou então ela perde a sua força e vai se contaminando e, lamentavelmente, é o que vejo em grande parte da igreja evangélica, sobretudo com os pastores mais famosos. Eu fico preocupado 'por que eles estão fazendo isso?'. Tenho artigos da Folha de S. Paulo que mostram que pastores estavam no QG do Serra e tinha muito dinheiro rolando, e tenho artigos que mostram que quando a eleição foi para o segundo turno, grande líderes da igreja evangélica estavam em Brasília e o presidente Lula não apareceu nesse dia, mas ele entrou por trás, negociou com eles e saiu por trás, e a partir dali mudou muito a opinião sobre a outra candidata. Quer dizer, a Igreja está totalmente 'lambrecada' em nome de compromisso com a terra, de moralidade e isso é muito grave, porque a Igreja e o pastor têm a missão de pregar o evangelho e não de ficar pregando que algum candidato vai nos salvar. A tua vida vai melhorar porque você tem Deus, porque você trabalha, é obediente, é fiel em tudo que pode e tem a bênção de Deus, é isso que melhora sua vida. E quando um político fizer alguma coisa, seja no nível regional, municipal, estadual ou federal, a Bíblia ensina que ele está sendo usado por Deus; não é o político que melhora sua vida. Se ele faz alguma coisa pela sociedade e pelo lugar em que moramos é porque Deus, em sua soberania, o colocou lá e ele não está fazendo mais que a obrigação dele, mas não significa que eu tenha que apoiá-lo. Eu fui chamado para pregar o evangelho, só.

thiagojstavares disse...

"amadeu disse...
Professor Sergio seu discurso é muito bonito, mas na pratica o que foi que o PT fez por Icapui nesses 06 anos de Administração do PSDB?
Eu acho que foi só tentar prejudicar o povo dos cirilos e consequentemente o povo da cidade.

24 de janeiro de 2011 15:27"

Realmente é uma pergunta boa a ser respondida, o que foi que o PT fez nesses 7 anos de desadministração do PSDB.

E eu tenho uma outra pergunta também muito boa pra ser RESPONDIDA e se possivel por você AMADEU. O que o PSDB, na pessoa do PREFEITO fez por icapui? não quero saber de projetos estaduais não, quero saber das bemfeitorias da PREFEITURA, das OBRAS REALIZADAS COM RECURSOS DA PREFEITURA OU PROJETOS IDEALIZADOS PELA PREFEITURA.

ESTAREI ESPERANDO RESPOSTA, ESPERANDO UMA RESPOSTA COM DADOS QUE COMPROVEM QUE REALMENTE SÃO COISAS DA PREFEITURA. SE POSSIVEL ME MANDE UMA COPIA NO MEU EMAIL thiagojstavares@gmail.com

agradeço desde já.

amadeu disse...

O que foi que o PT fez nesses 7 anos de administração do PSDB?

O PT na grande administração do prefeito Ir. Edison, de bom nada.

O que o PSDB, na pessoa do PREFEITO fez por icapui? não quero saber de projetos estaduais não, quero saber das bemfeitorias da PREFEITURA, das OBRAS REALIZADAS COM RECURSOS DA PREFEITURA OU PROJETOS IDEALIZADOS PELA PREFEITURA.
com muito prazer tem matado a fome dos mas carente deste município,tem desenvolvido ações importantes em todas as areias da administração publica em Icapui .
A esqueci vcs são do time do nada ver, nada crer nada presta .

PEDRO NETO disse...

CARO AMADEU
O Q SEU PREFEITO TEM FEITO MUITO BEM
É DESAPROPRIAR TERRENOS EM ICAPUI E NAUM PAGAR AS PROPRIETARIOS. AXO Q VC TEM Q IR AO MEDICO, CARA PQ TODO MUNDO ENXERGA O DESMANTELO EM ICAPUI E VC AINDA DEFENDE TENHA SANTA PACIENCIA.

PEDRO NETO

Sérgio Araújo disse...

Caro Amadeu, com todo respeito que tenho às pessoas, pois a minha profissão não me permite o contrário, quero dizer-lhe que acompanhei toda a trajetória desta cidade não sei se é o seu caso.
Será que o seu nome é Amadeu mesmmo, se apresente e teremos uma boa conversa sobre o município de Icapuí, que tal pessoalmente.
Gostaria muito de lhe conhecer pessoalmente.
Não adiantas negar o fracasso da gestão do PSDB de ICapuí, usando como justificativa os erros que as administrações petistas cometeram. Sabemos que erramos, mais acertamos muitos mais. O PT construiu esta cidade e o PSDB estar desconstruindo, quer exemplos:
Mostre quantas quadras existe em Icapuí (todas feitas pelo PT) em condições de uso hoje?
Você sabe quantos meses de atraso estão os funcionários da Educação e da Saúde (prioridades de qualquer gestão séria e responsável).
Você sabe quantos funcionários estão em casa só recebendo com o "cartão corporativo" o seu salário, tirando dos pobres o direito ao remédio, à educação, etc.
Icapuí passa pela maior crise do sistema de água (SAAE), visite a serra de mutamba, Redonda, Peixe Gordo e comprovarás.
AMADEU abra os olhos, não é uma questão de ser do PT ou do PSDB, é sobre as nossas vidas que estou falando.
AMADEU hoje não vemos em Icapuí uma só pessoa, a não ser os que comem sem trabalhar, elogiar esta administração. ABRA OS OLHOS AMIGO, SE LIBERTE!!
Olha amigo, se fosse citar passaria o dia escrevendo os males que o governo tucano fez a Icapuí

Sérgio Araújo disse...

caro Amadeu, quanto ao seu comentário a respeito do meu trabalho como presidente do PT, mais uma vez você estar mal informado, iniciei em 2009 e de lá pra cá o PT colecionou só vitórias, o povo votou nas eleições de 2010 em todos os candidatos que nós (PT) apoiamos, o PT estar mais forte do que nunca, sabemos que ainda vamos crescer mais ainda rumo a 2012 ou você tem alguma dúvida quanto a isto?

joaopedrolino disse...

amadeu ja que vc falou que o (pt)não fez nada nos 6 anos de adiministração midiga uma coisa que o (PSDB) fez por icapui .A NOSER ESSA MÁ ADMINISTRAÇÃO QUE ESTAR ACABANDO COM NOSSO PATRIMONIO DESR FELZ

amadeu disse...

joão pedro,
vcs tão muito imcomodados com minha pessoa? vcs querendo ou não vou defender sempre esse grande governo popular de icapui que e o governo do prefeito Ir.edilson.