sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Artigo: NARRATIVA DE MEROS ESPECTADORES

Escrito por José Marcelo da Silva
Tecg° em Saneamento e Recursos Hídricos - CENTEC


O nível de conversa que vem se observando aqui (blog a cidade Icapuí) ao longo dos tempos, quando o assunto é política, é sempre de crítica, onde aqueles que estão do lado, ou momentaneamente se beneficiando do atual governo, o defendem. Do outro lado, quem não se beneficia, mas que já foi, resta criticar, criticas estas vindas de pessoas muitas vezes sem razão ou pelo menos sem o direito de se pronunciar de tal forma.

Vamos refletir sobre o que há de diferente entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista e Democrático Brasileiro (PSDB) em nossa cidade. O primeiro, o (PT), que governou nossa cidade de forma majestosa, inovadora, nunca vista antes e elogiada em todos os lugares inclusive no exterior e que tinha como gestor, o atual Deputado Federal José Airton Cirilo. Eram tempos de glória. Em seguida, também comandada pelo PT, na gestão do atual Deputado Estadual Dedé Teixeira, a cidade de Icapuí vivia ainda seus tempos de glória que foram quase que bem sucedidos em seus dois primeiros mandatos. A velha história de alianças em troca de favores dentro da nossa política ficava mais forte, e com isso, se descaracterizava a essência na administração publica tão bem falada em nossa cidade.

O povo foi criando aversão quanto à aprovação daquele tipo de administração que já pairava o terceiro mandato de Dedé Teixeira. Com as próximas eleições bem perto de acontecer o povo foi se revoltando e passaram a querer mudança. Que mudança!

Vieram então as eleições. O povo, em massa, com toda aquela euforia sentimental, gritava e exigia por “mudança”, porém não enxergava o tom hipócrita que margeava o nosso torrão natal. De certa forma o povo de Icapuí foi iludido, enganado. O resultado todos nós sabemos, conhecemos, presenciamos, convivemos e o pior, aceitamos como meros espectadores de uma vida real.

É uma pena que esta tal mudança, tão desejada pelo povo, não houve da maneira como foi esperada. Foi à mudança para a mesmice, com mais realce naquilo que antes já existia.

Passado quatro anos, novamente temos eleições. Quais são os partidos que disputarão esta próxima administração? O PT e o PSDB, claro, sempre as mesmas caras. Diz o ditado que “ser enganado uma vez, tudo bem, mas ser enganado duas vezes pela mesma mentira é tolice”. Mas então em quem votar? Quem eleger?  Seria mudar da água a 25°C para a água a 26°C, ou seja, não seria muito diferente sobre determinado ponto de vista. Todavia, o povo novamente prefere o PSDB na pessoa de Edílson Cirilo para segundo mandato consecutivo como prefeito e o resultado é simplesmente catastrófico. Não é preciso nem citar os status que este governo alcançou quando se fala de irresponsabilidade política, econômica, ambiental e social.

Contudo, somos meros espectadores desta passagem triste e nada construtora da nossa história, que no futuro certamente será lembrada com tristeza e sensação de perca, pois Icapuí em 12 anos regrediu 10? 12? 20? 24?...Não tenho idéia.

Espero que nas próximas eleições possamos contar com novos rostos e partidos, outras bases políticas que não tenham vínculos com as anteriores. Pessoas jovens e inovadoras, que tenham compromisso com a administração pública e principalmente com o povo de Icapuí.

24 comentários:

Adolfo Maia disse...

Assino embaixo!

Ricardo Rebouças. disse...

Reflexão sensata, nada mais que a verdade.

Marquinhos disse...

Belissimo artigo José Marcelo, você tem toda razão. Estar administração e uma catastrofe, por isso precissamos de politicas novas, pessoas jovens e inovadoras que tenham compromisso com nossa Icapuí.

Prof. Mauro disse...

Quero parabenizar Marcelo pela bela reflexão que traz em seu texto. Pena meu caro, que muitos de nossos munícipes ainda não enxerguem isso. Precisamos sim de caras novas, pois o povo já está saturado de tanta enganação. Isso sim é o norte que devemos perseguir: Buscar o novo, a partir de pensamentos e anseios novos. Que os partidos que hoje polarizam as eleições, possam efetivamente perceber que nossa cidade precisa ser oxigenada, não apenas de falácias, mais de auto-estima, vontade, e, participação ativa dos jovens nesse processo. Fico muito feliz ao ver reflexões como as que trouxe em um texto enxuto, coeso, profundo e acima de tudo coerente.

amadeu disse...

Adolfo vc como colaborador do blog deveria se manifestar pela razão e não pela emoção.Afinal vc é de qual partido PT ou PSOL?Porque vc só defende o PT. Me Desculpe mais vc não tem personalidade política.

amadeu disse...

sendo artigo contra nosso abençoado prefeito, vcs adoram mais o povo de Icapui reconhece o brilhantismo do trabalho do prefeito Ir. Edison .
aguenta coração magoado.

amadeu disse...

“Bem-aventurados aqueles que sabem e cuja sabedoria está isenta de enganos e superstições.

Bem-aventurados aqueles que transmitem o que sabem de forma amável, sincera e verdadeira.

Bem-aventurados aqueles cuja conduta é pacífica, honesta e pura.

Bem-aventurados aqueles que ganham a vida sem prejudicar ou por em perigo a vida de qualquer ser vivo.

Bem-aventurados os pacíficos, que se despem da má vontade, orgulho e jactância, e em seu lugar situam o amor, a piedade e a compaixão.

Bem-aventurados aqueles que dirigem seus melhores esforços no sentido da auto-educação e da auto-disciplina.

Bem-aventurados sem limites aqueles que, por estes meios, se encontram livres das limitações do egoísmo.

E, finalmente, bem-aventurados aqueles que desfrutam prazer na contemplação do que é profundo e realmente verdadeiro neste mundo e na nossa vida nele.”



Extraído do livro "Grandes Vidas, Grandes Obras"
Seleções do Reader's Digest, pág. 275

Ricardo Rebouças. disse...

Pena que palavras tão abençoadas estão sendo utilizadas para ludibriar o povo.

Jose Jadson disse...

Caro Amadeu! O texto não faz alusão a partido A ou B, ele é de certa maneira um resumo do que aconteceu e acontece em nosso município. Eu votei no Irmão Edilson nessas eleições, mas o que está acontecendo nessa administração é vergonhoso, o que nos vemos é um total desrespeito com nossa cidade. O governo passado não era bom, por isso o povo quis a mudança, mas esse é de longe, MIL vezes pior.

Jose Jadson
Estudante Universitário
Ciência e Tecnologia - UFERSA

amadeu disse...

caro o texto faz sim alusão ao partido e administração ,do querido e horroroso prefeito ir. Edison vc sabe q o nosso prefeito tem feito, o possível para ajudar nossa terra , mais nem sempre o povo reconhece principalmente ,aqueles doentes de odiou, e rancor no coração . Misericórdia para essa pessoas senhor Jesus pois ,eles não conhece a tua palavra .

Adolfo Maia disse...

Caro amadeu,

Primeiro quero te parabenizar por participar do blog defendendo a gestão, porque é raro alguem vim defende-la aqui nos comentários. Agora só não entendo porque você se esconde por esse pseudonimo e não se identifica abertamente quem seja.

Outra questão é que não existe mais esse discurso de bacural ou bicudo, o povo cansou disso, cansou de se dividir em dois grupos que se aguerrilham por lideranças politicas e esquecem da cidade e em que precisa de UNIÃO para evitar o grande risco que a cidade enfrenta economicamente, politicamente e socialmente. Somos todos icapuienses.

Os artigos que foram escritos aqui não foram escritos por pessoas que tem lado cegamente, mas por que vêem o caos em que a cidade de Icapuí está passando e do alto de sua posição de independência alertam que se não mudar, a bancarrota de Icapuí acontecerá. Creio que a mundança pensada aqui não seja mudar para o PT ou outro partido, mas se conseguir mudar a cabeça do Prefeito Irmão Edilson para que consiga fazer em 2 anos o que não fez em 6 anos, já seria uma boa ajuda.

Adolfo Maia disse...

Apesar de você me acusar de agir pela emoção, eu utilizo a razão aqui no blog e muito.

Eu sou do PSOL e por essa posição de independência posso criticar esse Governo do Caos, que é o governo do Prefeito Irmão Edilson. Ninguem aqui fala da pessoa dele, como você está sempre destacando, estamos criticando ele como gestor público, como a pessoa que foi escolhida pelo povo para governar para todos de Icapuienses e que não tem feito isso. Não só sou eu que diz isso, mas quem vem para Icapuí percebe a destruição causada por esse governo na autoestima do povo praiano, que perdeu o orgulho, a animação e fé na vida melhor dentro da cidade. Não são poucos que estão indo embora da cidade para conseguir trabalhar. Mossoró, que cresce absurdamente, está cheio de nossos conterraneos, que amam nossa terra, mas que nos ultimos anos não tem condições de trabalhar e não vêem nenhuma ação da Prefeitura para mudar as opções de geração de trabalho e renda na cidade. Se todo discurso do Prefeito fosse concretizado, não teriamos esse problema, vide Tremembé Beach Brasil, em que Edilson foi para Portugal, e disse que o empreendimento traria 500 empregos para cá e nunca apareceu esse famoso empreendimento. Unica coisa que veio foi um boné de Portugal do nosso prefeito, já que ele reconhecidamente adora usar bonês.

O mais interessante nesse binomio que tem em Icapuí entre os partidos PT e PSDB, é que todos tem que adequar a essas opções. Se defende o prefeito é PSDB, se critica sua gestão é PT. Que coisa mais simploria, existe muitas pessoas que não se adequam a nenhum dos dois, e tem posição independente, que se o PT estivesse na Prefeitura fazendo a mesma coisas que o PSDB estivesse fazendo, estaria denunciando e teria alguns petistas que viriam dizer que era do PSDB e estaria criticando simplesmente a pretensa gestão petista.

O que acho interessante nesta história sobre os dois partidos, PT e PSDB. O PSDB surgiu como um partido, cheio de várias lideranças que eram oposição ao governo do PT, mas hoje se resume apenas a familia Cirilo. Várias lideranças que não fazem parte da familia, deixaram o partido ou tomaram decisão de ficar independentes.

Já no caso do PT, ele não surgiu como um partido, mas surgiu dentro da gestão de José Airton e tinham uma ligação estrita dos filiados com o governo, depois que perdeu a Prefeitura de Icapuí o PT sumiu, ele hoje não existe, não tem vida partidaria e nem trabalho politico realizado. O PT se vale apenas de suas lideranças.

Concordo com você, Amadeu, eu (Adolfo) não tenho personalidade politica, já que só posso ser politicamente entre os dois partidos em Icapuí, não posso ser de um partido que faz oposição a atitudes que trabalham contra o povo de Icapuí e que só beneficia os seus soldados.

Mas lhe pergunto a você, Amadeu, qual é o grandioso trabalho realizado pelo Prefeito Irmão Edilson em seis anos de gestão na Saude, Educação, infraestrutura, Abastecimento de Agua, Turismo, Meio Ambiente e para jovens e crianças? Podes me responder, citando todas as ações e obras, bem como os resultados de cada uma da relação acima.

valeu por sua participação.

amadeu disse...

caro Adolfo maia,
Minha párticipacao neste blog e de defesa sim do governo, e do prefeito Ir.Edilson, pois como amaioria do nosso povo reconheco o trabalho do mesmo pelo nosso povo ,principalmente pelos mais humildes dessa terra.
Não existe mais esse discurso de bicudo e bacura ,agora o descurso dos, opositores e de tudo custo tentar difamar e caluniar o governo e o nosso querido e amavel prefeito.
os artigos que foram escritos no Blog, não forao escritos por pessoas que tem lado cegamente ?
Foram escritar por doente ,por pessoas que não tem compromisso com o povo pois não querem respeita a soberania popular do voto.
faz tempo que voces não tem independencia na grande maioria são plenamente alienados por lideranças e faquisoes partidarias.

amadeu disse...

caro Adolfo,
não preciso responde por que o povo de Icapui, já respondeu dando mais um mandato ao nosso querido prefeito nas urnas.

Adolfo Maia disse...

Caro Amadeu,

Entao você nos pode dizer as ações e obras que lhe fiz lá em cima, e que é de reconhecimento do maioria do povo. Porque não escreves aqui isso?

Porque respostas vagas como você falou agora não me dizem nada. Porque a justificativa do reconhecimento do trabalho é por causa da eleição e que ninguem pode falar nada, porque a participação popular só se dar durante a eleição. O povo tem que baixar a cabeça e concordar com tudo que qualquer prefeito fizer, não é meio idade média quando existia reis e eles eram absolutos?

Estamos em uma republica que se preza pela democracia, o mesmo respeito que devemos ter pelo prefeito, ele deve ter pelas outras pessoas.

Não consigo ver essa pessoa que escreveu esse artigo ser doente, que não tem compromisso com o povo. Vejo eles tem compromisso sim, que tem compromisso de ser uma posição que se não for feito nada será dominante no municipio. Lembre-se que criticar é torna-se a possibilidade das pessoas reconhecerem os erros, pelo menos alguns artigos aqui são criticas positivas.

A questão é simples e é o que está acontendo aqui com você, amadeu. Você discordou da posição e argumentou e a gente está criando um clima de debate sobre a gestão de Irmao Edilson. Debater é bom para esclarecer as coisas, colocar a verdade a tona. No entanto vejo cada vez mais uma forma de esconder as verdadeiras informaçoes para a população na prefeitura.

Eu me sinto independente politicamente no contexto de Icapuí. Mas será que você também não está sendo alienado por lideranças e faquisoes partidars também?

Abraços e parabens pelo debate!

procad disse...

[José Marcelo] - Caro Amadeu, a doença ela pode ser interpretada sob diversas formas. Eu posso ser doente, só que por músicas, por praias, pescarias etc. e tenho também uma doença que contagia muitos conterrâneos, que é o amor por nossa cidade, e daí a cede pelo compromisso, ética, cidadania e respeito. E na condição de filho desta terra, tenho e temos o direito e também o dever expressar esta insatisfação política, social, cultural, etc., etc., etc... que é a atual e precária gestão. – Existe um ditado popular que diz: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

JEFSON REIS disse...

Meu caro Amadeu, as criticas feitas aqui nesse blog sao de pessoas na maioria jovens que sentem a necessidade de ver o nosso municipio crescer e se desenvolver, e nao doentes como vc fala, mas que aproveitam a liberdade de expressao e expoe seus pensamentos.Agora,os administradores desse municipio poderiam visitar mais o blog e dele tirar proveito para resolver problemas que sao colocados aqui.
Amadeu, vc poderia era se orgulhar de textos, opnioes e criticas que sao colocadas aqui neste blog, porque sao de pessoas que acreditam e preocupam-se com Icapui. Parabens Adolfo, Claudimir, Mauro, Wellington Pinto e todos que colaboram com o blog.

joaopedrolino disse...

CONCORDO COM VCS TODOS MENOS COM ESSE TAL DE AMADEU

Ursula Maia Icapuí disse...

Ai, Amadeu só eles não sabem quem é você!
Espero que esteja tudo bem!
Fique com Deus!
Abraços!;)

Ursula Maia Icapuí disse...

Ai, Amadeu só eles não sabem quem é você!
Espero que esteja tudo bem!
Fique com Deus!
Abraços!;)

amadeu disse...

Muito obrigado cara Ursula....

Ursula Maia Icapuí disse...

Salve AMADEU!!!

amadeu disse...

Jefson, a maioria dos jovens que estão seguindo o blog é do PT, então vc quer que eles defendão o PSDB. Mais a realidade está mudando.

anaalice disse...

Eu fico tao triste de ver a cidade divida entre PT e PSDB........ voces nao achao que ta na hora de dar um basta nessas discursoes sobre quem e petista ou nao... Eu sou petista mas garanto que indenpendente eu defenderia o povo antes de qualquer sigla politica ou pessoa. Entendo perfeitamente que o Irmao Edilson deve ter boas intencoes em fazer o mlr pela a cidade,acredito que ele nao seje egoista ao ponto de querer se lucrar a cima do povo,estou falando do sua pessoa como ser humando nao como politico, mas como ja disse antes o lugar dele e ser pastor e ajudar na obra do Senhor... e talvez se realmente o irmao fosse o prefeito no ato, e nao so no papel a dministracao seria outra... no entanto ele so tenhe o nome de prefeito e venhe nas solenidades.... o irmao tenhe alguem por tras dele que esta acabando com a nossa cidade. Infelizmente nao sei o que passa em sua cabeca e oro pedindo a Deus que o perdoe e guie para fazer o bem...assim como o Dede Teixeira eu acredito que irmao Edilson tenha um coracao imenso e goste de ajudar as pessoas carentes,mas a diferenca e que o Dede Teixeira alem de coracao nobre ele tenhe o dom de ser plolitico e a preparacao necessaria pra comandar seu povo... E do Edilson tenhe o coracao nobre mas nao tenhe o dom politico pq nasceu pra evangelizar. Irmao porfavor ore e peca ao espirito santo orientacao pra que vc consiga fazer o mlr e a vontade de Deus pela a nossa cidade nesses ultimos anos que ainda resta de sua gestao. Icapui da proxima vez, pensem bem pessao orientacao divina antes de votar.................. pra que a nossa cidade nao seja integre em maos de lobos again...... seje ela petista ou do PSDB.....precisamos de alguem com compromisso com a nossa cidade e com o povo....mas por agora so nos resta orar e pedir a Deus que ilumine ao seu filho pra que ele assuma de vez a prefetura e faca segundo os seus ensinamentos biblicos............ Que a Paz do senhor esteja com all.