quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Turismo. Conheça os principais atrativos de Icapuí

Praia de Retiro Grande  - Foto: Rafaella Cintia

Retiro Grande – Praia calma com pedras dentro do mar. Falésias coloridas em alguns pontos cobertas por vegetação rasteira. Existe uma pequena comunidade na parte alta das falésias.
Falésias e Dunas de Ponta Grossa. Foto: 72pixel
Ponta Grossa - A praia também teve colonização holandesa, o que é fácil perceber pela pele branca e cabelos claros dos moradores da vila. O local, de paisagens selvagens com dunas, falésias e belas formações rochosas com as mais variadas cores. É lá que se come a lagosta mais saborosa da região e os melhores e maiores camarões e peixes.

Praia de Redonda - Foto: Thiago Tavares
Praia da Redonda Toda a orla é circundada por falésia coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente.


Peroba - Foto: Alex Uchoa
Praia da Peroba – Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem e sua gente simples.


Praia de Picos - Foto: De Olho na Água
Praia de Picos – Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho.


Praia de Barreiras  - Foto: Adolfo Maia
Praia de Barreiras O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. É maravilhoso apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta.


Mirante - Foto: Claudimar Silva

Mutamba - O mirante da Serra da Mutamba é o local onde você pode ter a vista panorâmica da extensão de coqueiros, que é caracteristica de Icapuí. Casas de alpendres também são vistas no bairro. 


Barrinha - Foto: De Olho na Água
Praia Barrinha de Mutamba – Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros. Praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe.


Passarela na praia de Requenguela - Foto: Adolfo Maia
Requenguela – Região simples com núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Ao cair da tarde o branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores. A passarela passando pelo meio do mangue é um dos atrativos da praia.
Icapuí Sede - Foto: Rudrigo Maia/ PGNews
IcapuíVisitar a parte alta do município, mirante que revela a beleza da cidade, apreciar a arquitetura natural de Icapuí, suas casas alpendradas, construídas no início do século passado, suas casas de farinha, o saudoso alambique da família Borges, são lembranças da época em que a riqueza vinha dos engenhos de cana.  Foi a primeira cidade da América Latina a receber o prêmio CRIANÇA - PAZ E EDUCAÇÃO do Unicef.


Praia da Placa - Praia de mar calmo, quase deserto, ideal para banho.

Praia de Quitérias – Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.

Ibicuitaba – Distrito de Icapuí, antiga Areias. A Igreja Nossa Senhora do Rosário possui um acervo de documentos antigos e peças do início do século.
Praia de Tremembé. Foto: Tremembe Kite Mansion
Tremembé – Praia de águas calmas, coqueirais, que se enfileiram ao longo da costa. Comunidade pacata que sobrevive da pesca do peixe e da lagosta e das mulheres rendeiras. Com ondas excelentes para prática de kite-surf.
Rio Arrombado - Foto: Adolfo Maia
Arrombado ou Cuipiranga – Paisagem de inúmeros coqueiros e sangradouro da lagoa que percorre um vale de densa vegetação diferenciada e de extrema beleza. Balneário natural. No local existem barracas, onde é servido delicioso peixe e o prato tradicional da região: galinha caipira com pirão.

Manibú – Praia rústica com dunas e coqueiros, de banho fácil devido ao mar calmo.

Barrinha de Manibú – Praia caracterizada pela presença de casas de veraneio com infra-estrutura garantida pela administração municipal. Icapuí oferece ao turista o seu modo natural de ser.

Texto do sítio  Programa Parque Vivo com adaptações.

7 comentários:

lourdes maria disse...

Me emociono em ver como nossa pequena Icapui tem tantas paisagens lindas que emociona os olhos de quem um dia sonha com um ICAPUI mas valorizado,ICAPUI,nossa velha ICAPUI,onde chegasse em que ponto chegasse ruas abandonadas quadras para esporte nao existe,ruas alagadas,comunidades sem agua,esgoto,saneamneto,aff é tanta coisa que se fosse escrever naum caberia nesse espaço,obras inacabadas polo de lazer repleto de matos,e de animais,é minha velha ICAPUI,onde xegasse e onde poderas xegar se os governantes naum tomarem iniciativa,esses belas paisagens que vimos ai em cima nos deveriamos da mas valor e para nos e os turistas fazerem isso precisamos que os governantes atuais derem uma reforma nos acessos a essas maravilhas estradas emburacadas o acesso do requenguela por exemplo se de mas uma xuvinha naum passa nem a pé,fui esse fim de semana pra ponta grossa e vi o caminho da redonda acabadaaaaaa todas emburacadas tem lugares que tem ate crateras tudo efeito de chuvas e se o governo municipal naum de geito o povo da quelas comunidades ficaram sem acesso para o centro e aquelas regioes é onde se aglomeram as paisagens mas paradisiacas entao fica aqui meu apelo para que tomem iniciativas coerente e rapidas,abraços a todos.

amadeu disse...

Querida lurdes,
Porque vc tem tanto rancou do prefeito ?

carlos icapui disse...

sabe ja to de saco cheio, toda vez q o prefeito fala nas suas grandes inauguracãos e cenpre o mesmo dicurso. q tudo e culpa dos gestores pasados. prefeito deixa o pasado pra traz e faça algo pra icapui vem mora na nosa cidade vc mora em mossoro, vem trabalha aqui.

lourdes maria disse...

naum tenho nenhum rancor do prefeito ate pq naum sou empregada na prefeitura e nem tenho tal contato com ele so axo que ele como autoridade da nossa bela cidade ICAPUI deveria cuidar mas bem dela,naum deixa-la assim como esta nas mãos de um e de outro pois sabemos que naum é els que ha governa e sim irmaos etc.....,aRANCOR dele nenhum msm,RESPONDIDO SENHOR AMADEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Ursula Maia Icapuí disse...

Amadeu meu amigo vc tá com a popularidade em alta!
Abraços fraternos!!!

amadeu disse...

Abraços para vc tambem,eu estou mais procurado que Osama bin Laden.

Ricardo Rebouças. disse...

Amadeu tem que melhorar bastante em seus infelizes comentários.