terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Artigo: É POSSÍVEL SER FELIZ COM SIMPLICIDADE!

Escrito por Ulisses Venceslau.
Professor

Você deve conhecer pessoas simples, que passam por dificuldades, que enfrentam muitos problemas, que têm inúmeros motivos para serem tristes ou infelizes, mas, na verdade, conseguem manter o sorriso no rosto e contagiar de alegria e energia positiva as pessoas com as quais convive. Da mesma forma, porém, você certamente conhece pessoas com menos dificuldades, com melhores condições vida, com mais oportunidades, mas que na realidade vivem tristes, desestimuladas, infelizes.

A experiência da vida nos revela que felicidade não implica em ausência de problemas. Há muitas pessoas que enfrentam problemas adversos, mas caracterizam-se pela sua irradiante felicidade.

Quanto mais somos desafiados, mais encontramos sentido para a nossa existência. A busca honesta e incessante pela concretização de nossos ideais é o que deve nortear as nossas ações e pôr sentido em nossa existência. E essa busca supera as situações de desânimo, que de vez em quando se implanta em nosso caminhar.

O que nos torna pessoas felizes, dentre muitas outras coisas, é a nossa capacidade de manter um relacionamento saudável com as pessoas que convivemos (familiares, amigos, colegas de trabalho...) e nunca desistir dos nossos objetivos. Aquele relacionamento fraterno e amigo nos faz ver a beleza do outro e, além disso, nos proporciona um rico aprendizado.

Depois de termos comemorado mais um ano de emancipação do nosso município, somos instigados a refletir sobre as oportunidades que esses 27 anos tem nos oferecido. Se são muitas, devemos segurá-las com firmeza para que não escapem. Se são poucas, como pessoas conscientes devemos questionar o porquê dessa escassez de oportunidade, buscando alternativas que propiciem melhores condições de vida ou reivindicando políticas públicas que favoreçam a coletividade.

Que cada um de nós, cidadãos icapuiense, cultivemos sempre a simplicidade em nosso coração, mantendo a alegria e a força de lutar pela execução de nossos projetos. Que cada um de nós também sejamos pessoas conscientes e amantes da justiça, com coragem de se contrapor a tudo aquilo que inviabiliza a nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário: