segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Artigo: Em contra resposta à Câmara Municipal

Por José Marcelo
Tecnólogo em Saneamento e Recursos Hídricos

A Câmara Municipal, na sua postura de rebater o texto publicado “São nove, noves fora, zero”, expressou o mesmo, ser criado por meio das palavras de desinformação e exposto de forma ofensiva. Isso poderia até ser aceito e tido como verdade se a filosofia do texto fosse algo pessoal, mais não é. Este sentimento também atinge grande parte da população, o diferencial é que muitos não têm acesso ou não tem conhecimento dos meios de comunicação para poder se expressar e expor suas opiniões.

Se estou equivocado é porque estou desinformado. Então que a Câmara mostre e prove o contrário, por meio de resultados consolidados e metas atingidas por esta egrégia casa.

São muitas as coisas que a população gostaria de saber o porquê? Por exemplo: os vereadores, na gestão anterior (primeiro mandato do prefeito José Edilson), cujo alguns hoje ainda fazem parte, aprovaram uma emenda a Lei Orgânica do Município baseada num Termo de Ajustamento de Conduta de iniciativa da Promotoria Pública onde proibia em todas as esferas de poder o NEPOTISMO direto ou indireto, em seguida, poucos meses depois, por iniciativa da própria casa revogaram a referida emenda. Icapuí, com esta emenda, estaria dando passo para a consolidação da DEMOCRACIA do município. Entretanto, com a revogação da emenda o que ocorreu foi um retrocesso.

 Então por que não trazer isso novamente como pauta nas assembléias? Porque leis desta natureza não são aceitas pelos representantes do povo? Absorvam isso como um desafio e aprovem esta lei, baseada em solicitação do povo para moralização do serviço público em Icapuí.

Que tipo de planejamento anual é elaborado? Como, recentemente, um número significante de prestadores de serviço foram “postos para fora” de suas funções? Eles não tinham funções? E porque foram contratados? Por que, quando tais prestadores de serviços são contratados, ficam os mesmos, vários meses sem pagamento? Refaço minha pergunta, que planejamento é este? O salário dos vereadores atrasa?

O editor cita: “não se pode colocar em cheque o nome de uma instituição séria e comprometida com a população icapuiense”. Então que compromisso é este que deixa tantas pessoas insatisfeitas? Em quais “fatores elementares” os vereadores estão trabalhando para que  a população de Icapuí tenha acesso aos serviços básicos de saneamento, educação, transporte, lazer e saúde, e outros direitos constitucionais?

Se o jogo político é um processo natural, que tipo de jogo político estamos falando? Do que se trata? A população está sendo beneficiada com isso? Ou são apenas as lideranças políticas? Apontem onde a população tem sido beneficiada com este tal “jogo político”.
Eu ainda não pretendo me candidatar ao cargo de vereador, já imaginou se todos que pensam assim fossem se candidatar ao cargo? Mas na hipótese que isso acontecesse, eu preferiria não ficar parado no tempo, e enfrentaria este “processo natural”, procuraria trabalhar com compromisso, dedicação e responsabilidade, pois entendo que este tal “processo natural” precisa ser discutido com a sociedade, envolvendo-a e não ficar restrito ao poder legislativo.

A nossa cidade já possui um número otimista de jovens e adultos com nível superior, pessoas batalhadoras, inteligentes e acima de tudo honestas, que querem e sabem trabalhar. Por que não pensar neste potencial e realizar concurso público? E então modernizar a estrutura administrativa com a implantação de um Plano de Cargos e Salários. Pois o que vejo é muita conversa e nada de ações concretas.

Poderia aqui, apontar também, vários problemas voltados para o contexto que envolve mais diretamente toda a sociedade, como a falta de água, falta de saneamento básico, escolas com equipamentos sucateados, a falta/perda de muitos projetos, como quadras poli esportivas, centros de ensino tecnológico, e outros. Todos, na qual boa parte da população não recebe esclarecimento ou sabe o motivo de como isso acontece. Que justificativas poderíamos receber?

A câmara deveria, no mínimo, se posicionar de forma diferente. Ver que, se este é um pensamento que gira entre muitas pessoas, tentar então converter esta situação e não tratar as críticas como ameaças, mas sim como forma de conhecimento, crescimento e principio de mudança.

Deveria também elogiar e parabenizar este blog, A Cidade Icapuí, onde acredito que está se transformando numa das mais importantes ferramentas de informação de massa em nosso município. Espelha o empenho e espírito de responsabilidade que seus idealizadores e colaboradores possuem e que, sem dúvida, retrata também o sentimento de vários jovens de nossa cidade.

Quero dizer que: se esta é a casa do povo, como a diretoria fez questão de frisar, então vamos ouvir e servir o povo. E quero dizer também que o vereador em quem votei não foi eleito, caso tivesse, as cobranças seriam feitas mais diretamente, mas isso não importa, todos os vereadores são representantes do povo e devem servir a todos, repito, para o bem comum de toda a sociedade.

Entendo que as dificuldades existem, porém quero afirmar que os dias não são apenas de dificuldades, devem existir conquistas, rendimentos, resultados, é isso que a população espera.

São muitas as interrogações. Contudo, sou filho de Icapuí de peito aberto, amo minha região, minha cidade, meu país e não só posso como devo e tenho o direito de expressar minha opinião.

* recebido por e-mail

4 comentários:

tonhinho disse...

Olá pessoal do blog acidadeicapui, como cidadão quero parabenizar o companheiro Adolfo Maia,pelo seu pronuciamento, parabens pelo seu espirito publico, é lamentavel que vereadores não temham compromissos com seus Eleitores, é repugnante esta postura, o povo de Icapui deve ficar atento para banir da politica estes meliantes que se dizem representantes do povo.

Adolfo Maia disse...

Caro Tonhinho,

O texto acima não é meu, foi escrito por José Marcelo . Ele é tem o merito do artigo e da discussão sobre o papel dos vereadores!

Nós do blog, apenas cumprindo seu objetivo, deixamos aberto a participação das pessoas em artigos de opinião.

Abraços

Adolfo Maia
Editor

CARLINHOS FININHO & VOVÔ disse...

São tantas perguntas, tantas dúvidas.....
As respostas "deveriam" aparecer na forma de melhoria da qualidade de vida do povo da Cidade, seus munícipes, as pessoas que vivem em comunidade.
O "VEREADOR" tem a "OBRIGAÇÃO" e o dever de fiscalizar as barbaridades e barbeiragens do prefeito que fala em nome de DEUS, o VEREADOR deveria fazer projetos visando a melhoria do povo da cidade que paga o seu salário, o VEREADOR deveria elaborar leis, fazer a Cultura acontecer, o Lazer, o Esporte, a educação, o Entretenimento.....etc.....
Não sei se existe alguma exceção dentre os integrantes desta atual legislatura, não sei !
Sei que trabalhei como uma mula para levar cultura, Educação e entretenimento aos ouvintes da Rádio Educativa Fm de Icapuí, no início do ano de 2005, e, aos 7 meses de in-gestão e des-governo do Prefeito atual e desaparecido, não aguentando assistir à tantos desmandos, negligências, omissões, prevaricações, peculato e falta de carater....Ufa, pedí as contas !
Entretanto, após 4 anos sem nada fazer, o ""POVO"" ainda assim, quis estas amebas que aí estão, outra vez no comando das vidas das pessoas de bem da cidade.
Aguardemos então, para ver no que vai dar os 8 anos de des-governo.
Que venham as próximas eleições !
Poder para o povo !
Eu sou o CARLOS FONSECA.
Sou BOMBEIRO MILITAR
POLICIAL MILITAR
MÚSICO
RADIALISTA
ARTESÃO
SOU CIDADÃO BRASILEIRO E FUTURO MORADOR DA CIDADE DE ICAPUÍ, CIDADE QUE DEVERIA SER A MAIS ARBORIZADA, CHEIROSA, LIMPA E LINDA DO BRASIL.
mergulhofonseca@hotmail.com)
O meu abraço e meus parabéns pela iniciativa deste Blog, espaço democrático, como democrático deveria ser o tratamento dos governantes para copm o seu povo !!

Jéssica disse...

Esses artigos críticos(como os de José Marcelo) a respeito da política de Icapuí vem configurando algo de errado e que realmente merece ser debatido e claro solucionado.

Como turista me preocupo muito com está cidade linda e encantadora, por isso temo pelo seu futuro.

Aguardo as próximas respostas por parte dos vereadores, pois as perguntas direcionadas são ótimas!