sábado, 5 de fevereiro de 2011

Icapuí será contemplado com projeto Casas Digitais do Campo

Casas Digitais promovem inclusão digital no campo
Com a finalidade de trazer inclusão digital para o campo, o Governo do Estado, em parceria com Governo Federal vai implantar 247 Casas Digitais do Campo no Ceará. A implantação faz parte do Projeto Territórios Digitais criado em 2008, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Ministério das Comunicações e o Ministério de Ciências e Tecnologia.
O Projeto Territórios Digitais oferece gratuitamente o acesso à informática e internet para a população rural, por meio de Casas Digitais, que contribuem para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar através da inclusão digital. São beneficiadas comunidades de assentados, agricultores familiares, ribeirinhas, indígenas e quilombolas.


Segundo a coordenadora estadual do projeto, Sandra Bandeira, a SDA realiza o curso de capacitação de Gestor Comunitário e de Multiplicador das Casas Digitais do Campo. A indicação do local da casa parte dos colegiados dos territórios e da própria comunidade. No Ceará, há 23 casas em funcionamento e mais uma em capacitação, sendo 40 gestores voluntários por cada casa. “Neste ano ainda serão capacitadas mais sete do primeiro contrato com o MDA”, afirma.


Sandra explica que a gestão das Casas Digitais é de responsabilidade das comunidades e o Ministério das Comunicações garante a manutenção dos equipamentos nos primeiros cinco anos. A SDA já realizou 46 Cursos de Gestor Comunitário com capacitação de 920 voluntários e investiu mais de R$ 321 mil. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, é fundamental que o agricultor tenha acesso à informação, “sendo isto um fator determinante de capacitação e parceria com o Estado, na execução de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável”.





02.02.2011- Assessoria de Imprensa da SDA


Munique Freitas ( munique.sf@gmail.com / 85 3101.8105)

Fonte: Governo do Estado do Ceará visto www.icapui.ce.gov.br

Nenhum comentário: