quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Koka Mil e Banda prepara-se para animar o Carnaval 2011: conheça a história da banda

A banda nasceu em um ambiente de pura diversão. Da parceria entre amigos, que experimentavam as primeiras notas musicais e as primeiras batidas percussivas em latas e instrumentos rudimentares, surgiu a Banda Mil Manias, que nem sempre teve esse nome. O primeiro nome dado ao grupo foi “Os Imaginários”, ainda na segunda metade da década de 1990. Os integrantes eram: Eliane Félix, Koka, Jonas, Anny Rakiely, Reudson Maia, Paulo, Gleysinho (iluminação) e Clauber. Nesse período, as apresentações eram restritas às garagens e aos quintais de alguns componentes. A Banda Municipal de Icapuí teve uma participação ímpar na elaboração desse projeto, já que as primeiras noções musicais de harmonia e ritmos foram adquiridas naquele ambiente de cultura e aprendizagem.

Em 2001, mudou-se o nome para “SPV” (Só Pra Variar). Foram muitos os shows nos festivais que aconteciam na cidade, principalmente nos Shows de Calouros, Sextas Culturais, Semanas Culturais e do Estudante, Festivais de Quadrilhas, carnavais e nos acampamentos latino-americanos realizados na praia de Tremembé. Novos componentes juntaram-se ao "SPV", entre eles Wellington (vocal), Berguinho (bateria), Aniceto (trompete), Robson (sax), Antonio Filho (baixo), Rafael (percussão), Sami (pandeiro) e Everton (vocal). Durante a atuação do grupo SPV os instrumentos passaram a ter características profissionais e usar sua própria estampa, patrocinada pela Secretaria da Educação e Cultura. O repertório variava entre MPB, axé, forró e pagode. O grupo SPV tornou-se espelho para o surgimento de outras bandas no município.

A partir de 2002, a banda ganha nova estrutura e adquire outros profissionais. Foi a época em que atuaram  Netinho (bateria), Carlos Júnior (vocal), Neto (guitarra) (in memória), Paulo Victor (vocal), Luzirene (vocal) entre outros. As apresentações eram garantidas por contratos. Precisava-se de um nome mais vibrante e de sucesso. Assim, surgiu o nome Mil Manias, que logo caiu na boca do povo e tornou-se conhecido por toda a população do município de Icapuí. Uma nova fase trouxe Pedro Neto para a bateria, Genilson para o baixo, Jardel e Narcélio para o trombone e Adriano para o sax. 

A sede da Mil Manias foi construída e a vizinhança parava para assistir aos ensaios. Atualmente, a banda vive outro momento. É a fase “Koka Mil”, nova denominação para a saudosa Mil Manias. A equipe é formada por alguns novos atores no ramo da música, em Icapuí. Temos, portanto, Sidivânio (baixo), Andrew (bateria), Johnatha (teclados), Éric (vocal), Eliane Félix (guitarra), Mayco (percussão), Anny Rakiely (percussão) e Koka (vocal).

Da velha garagem para a pequena sede e daí para abrilhantar as festividades de Icapuí e região, Koka Mil e Banda.

6 comentários:

Wallyson Honorato disse...

muito legal a historia da banda e aqui coloco nomes de outro artista que tambem passaram pela MIL MANIAS, artista como o Franzé (pastor), Martina. Galer de uma época boa, havia dificuldades, mas era boa fazer as festa no Tragão, em Francisco,no mineiro e em outro.
Abração!

Rabelo, C.D. disse...

Muito bom lembrar da Banda de Música Municipal e de outras pessoas e políticas locais hoje esquecidas ou jogadas. É preciso ir mais fundo na memória e estabelecer relações autênticas e reconhecer que boa parte dessas conquistas se devem a um projeto de cidade que possibilitou ações que construíram as trajepórias desses garotos e garotas e lhes deram condições de crescer, conquistar seus espaços e caminharem com seus próprios pés. O Coro de flautas, a banda de música e muitas outras ações municipais foram portadoras de futuro e deram condições para que hoje, não só na área da música mas em muitas especialidades, os meninos e meninas que ali passaram se tornassem importantes líderes, excelentes profisisonais, homens de mulheres ativos. Rezo para que os meninos e meninos de nossa década tenham a mesma trajetória.

reudsonmaia disse...

Gostei de sua colacação, apesar das varias dificuldedes alguns grupos como a Mil manias é a Banda de música esta sempre ativa.

joaopedrolino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joaopedrolino disse...

muto boa a historia da banda mil manias que fez sucesso na boca do povo icapuiense mas não vamos esquecer que a integrante da banda koka mil (eliane felix ) estar começando a criar uma nova banda com andrer e koka (vocal) Sidivânio (baixo),Johnatha (teclados), maikon (bateria ) eliane (guitarra) luan (violão) ani rakiely (congas e sinos ) e joão pedro lino (panderola) é isso ai vamos contruir um icapui de historias musicais

joaopedrolino disse...

e muito bom lembrar da historia da banda mil manias, mas eu lembro que a entegarnta da banda koka mil ( eliane felix ) estar montado uma nova banda para cair de vez na boca do povo com integrantes: andrer e koka (vocal)
maikon (bateria )
eliane (guitarra)
Sidivânio (baixo),
alan (violão)
Johnatha (teclados),
ani rakiely (congas e sinos )
e joão pedro lino (panderola)

é isso ai vamos contruir um novo icapui de historias musicas

obrigado